Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E SEUS EFEITOS EM DISCUSSÃO NO BRASIL
powozumisa
1- Gostei bastante da sua introdução, pois traz um repertório sociocultural, a tese e os dois argumentos que serão desenvolvidos ao longo do texto, mas cuidado com a concordância verbal em "ideais que buscam respeitar as diferentes formas de falar não SÃO realidade..." Também achei a contextualizaçãLeia mais
1- Gostei bastante da sua introdução, pois traz um repertório sociocultural, a tese e os dois argumentos que serão desenvolvidos ao longo do texto, mas cuidado com a concordância verbal em “ideais que buscam respeitar as diferentes formas de falar não SÃO realidade…” Também achei a contextualização do repertório com o tema meio confuso, procure uma linguagem mais simplificada se for caso, lembre-se que tem que ficar bem claro para o corretor.
See less2- A variedade dos conectivos está bem legal.
3- No segundo parágrafo, atenção de novo para a coesão em “tendo em vista o potencial maléfico QUE O preconceito linguístico possui…” e “as instituições de educação não SÃO apenas”.
4- Cuidado com a pontuação, a segunda frase do terceiro parágrafo ficou muito longa até a vírgula, pois se utilizada de forma correta, os corretores gostam de pausas para a melhor compreensão do texto. No entanto, em alguns momentos ficaram muitas vírgulas.
5- Note que em “algo errado e motivo de gozação, utilizando-se, geralmente, os nordestinos e moradores da área rural para esse fim…” ficou incompleto, ou você poderia colocar “utilizando-se, geralmente, DE nordestinos…” ou “utilizando, geralmente, nordestinos…”
6- De modo geral, gostei bastante dos seus argumentos, possuem a ideia central, exemplificação e citação para comprovar o argumento, porém algo que você pode melhorar é a organização das ideias, as vezes fica confuso, para isso eu recomendo que você anote as ideias de cada parágrafo antes para ver como fica melhor encaixando no texto.
7- Na conclusão, o correto seria “efeitos prejudiciais advindos DO preconceito linguístico no país…”
8- Na proposta de intervenção, note que você utilizou “através DA exposição…”, então depois você deveria colocar ” DO entendimento…”, pois você está falando que é através “DE” algo…
9- Na proposta de intervenção, na frase que fala sobre a propagação nas redes sociais, não ficou bem claro o que será propagado, se é a campanha já citada ou se é uma proposta nova, acredito que seja o primeiro caso, por isso recomendo que você utilize algum termo que faça referência a proposta anterior, por exemplo, “isso” ou “essa campanha também deve ser propagada…”
C1(140)
C2(200)
C3(200)
C4(140)
C5(180)
Nota final: 860
OBS.: Coloquei algumas palavras em maiúsculo para ficar claro o que eu quis dizer, espero não soar grosso haha. De modo geral você está indo muito bem nas ideias, mas é importante estudar mais gramática e as conjunções.
A questão da violência obstétrica no Brasil: como erradicá- la?
powozumisa
Boa tarde, você pode se atentar nos seguintes pontos: 1- Repetição da palavra "pois", procure substituir por " visto que, posto que, já que, uma vez que..." O uso variado de conectivos corresponde a competência 4. 2- As palavras "dessaber" e "conveniada" não se encaixam muito bem na regra formal daLeia mais
Boa tarde, você pode se atentar nos seguintes pontos:
See less1- Repetição da palavra “pois”, procure substituir por ” visto que, posto que, já que, uma vez que…” O uso variado de conectivos corresponde a competência 4.
2- As palavras “dessaber” e “conveniada” não se encaixam muito bem na regra formal da língua portuguesa(competência 1), procure substituir por “falta de saber” e “rede de conveniência”.
3- No início da introdução não há vírgula em “A violência obstétrica é o conjunto…”
4- Também não há vírgula na introdução em “Durante a aparição e não saber…” Além disso, o correto é “parição”, pois deriva de parir.
5- Na introdução é necessário utilizar repertório sociocultural, ou seja, você deve citar algum filme, série, música, livro, poema… Para contextualizar com o tema e atender a competência 2, por exemplo, você poderia citar algum filme que aborde a temática da violência dentro dos hospitais.
6- Uma sugestão é utilizar algum dado estatístico para comprovar ainda melhor sua tese, por exemplo, você poderia dizer quantas mulheres possuem o direito a companhantes negado, de acordo com alguma fonte de pesquisa, que você também deve especificar.
7- Na conclusão, a frase inicial “Mais problemáticas devem ser solucionadas” não resumiu adequadamente a ideia central do texto, pois não especifica quais problemáticas, procure utilizar “A problemática da violência durante o parte deve ser solucionada” ou ” Cabem medidas para solucionar a problemática da violência contra a mulher durante o parto”.
8- Os agentes sociais escolhidos devem ser adequados para a realidade no Brasil, por exemplo, utilizar a OMS é muito amplo e genérico, pois ela lida com a saúde do mundo todo, seria melhor escolher o Ministério da Saúde em parceria com com o PSF. Ademais, a escolha de cartilhas é uma proposta muito comum, procure variar um pouco, pense em algo mais efetivo na solução do problema.
9- No final da conclusão há um equivoco em “profissionais esclareça são”, lembre-se de que é “esclareçam”, mas acredito que seja algum erro de digitação, é importante revisar o texto antes.
C1- Língua portuguesa(120)- devido ao uso incorreto de algumas vírgulas e palavras que remetem a linguagem oral.
C2- Abordagem/gênero(160)- devido a falta de repertório sociocultural, desenvolve bem os argumentos, senti falta apenas de alguns dados mais específicos.
C3- Defesa/coerência(200)- demonstra autoria(sua opinião) em relação ao tema e defende de forma organizada.
C4- Coesão e articulação(120)- o uso de conectivos não está muito diversificado devido a repetição do “pois”. Além disso, procure deixar as frases mais coesas umas com as outras, por exemplo, na conclusão você pode utilizar “Destarte, mais problemáticas devem ser solucionadas. Para isso, é necessário…”, note que o “para isso” conecta melhor as frases.
C5- Proposta de intervenção(200)- apresenta agente, ação, modo, efeito e detalhamento, no entanto, como eu mencionei, procure trazer algo mais original para prender a atenção do leitor.
Nota final: 800. Recomendações: procure realizar anotações de repertórios socioculturais quando você assistir séries e filmes, é interessante treinar a utilização de vírgulas através de videaulas e exercícios, além de construir uma tabela com conectivos e seus sinônimos, você está no caminho certo, parabéns!
Riscos do desequilíbrio entre consumo e sustentabilidade para a humanidade.
powozumisa
Boa tarde, você deve se atentar a estes pontos: 1- Repetição do agente social "população", procure utilizar sinônimos como "nação, cidadãos, habitantes, indivíduos". 2- Erro de acentuação em "egoísta". 3- Utilização de linguagem informal, prefira utilizar "de água", pois "d'água" remete a oralidade.Leia mais
Boa tarde, você deve se atentar a estes pontos:
See less1- Repetição do agente social “população”, procure utilizar sinônimos como “nação, cidadãos, habitantes, indivíduos”.
2- Erro de acentuação em “egoísta”.
3- Utilização de linguagem informal, prefira utilizar “de água”, pois “d’água” remete a oralidade.
4- Na introdução falta o repertório sociocultural, ou seja, você deve buscar alguma citação de filmes, séries, livros, contexto histórico, música… Para encaixar e contextualizar no tema, mostrando que você domina outras áreas de conhecimento, atendendo a competência 2.
5- No segundo parágrafo a citação do filme se encaixa melhor se utilizado como repertório na introdução, recomendo utilizar algum dado estatístico para comprovar a “falta de responsabilidade das empresas”, visto que nos argumentos você deve comprovar sua tese, utilizando o filme torna-se muito expositivo. É importante atentar-se a marca de autoria, ou seja, você deve expressar sua opinião sobre o assunto para fechar o parágrafo.
6- No segundo parágrafo a frase ” Cabe as autoridades combater a problemática” encaixa-se apenas na conclusão, entretanto, seria necessário especificar quais autoridades, por exemplo, Governo Federal.
7- No terceiro parágrafo é bom se atentar para dados que falem especificamente da realidade brasileira, pois apesar da contextualização com o Brasil, ficou muito vago, por exemplo, após a frase “Visto que grandes metrópoles apresentam altas taxas de poluição…”, você poderia apresentar um dado brasileiro que confirme isso.
C1- norma culta(180): devido ao erro de ortografia e ao desvio de oralidade
C2- abordagem/gênero(160): devido a falta de repertório sociocultural na introdução e a argumentação pouco consistente do segundo parágrafo
C3- defesa/coerência(120): pois senti falta de argumentos mais aprofundados para comprovar a tese.
C4- coesão e articulação(200): uso diversificado de conectivos e articulação entre as partes do texto.
C5- proposta de intervenção(200): a sua proposta possui agente, ação, modo, efeito e detalhamento.
Nota final: 860. Recomendações: procure se atentar a estrutura dos parágrafos, por exemplo, a introdução deve possuir um repertório sociocultural, tese e dois argumentos que você irá desenvolver ao longo dos dois parágrafos de desenvolvimento, de modo geral você está no caminho certo, parabéns!!