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O que é necessário para que os preconceitos contra a família contemporânea acabem?
HUGOJBVIEIRA
COMENTÁRIOS O texto apresenta poucos desvios gramaticas leves e de convecção de escrita, como: ausência de concordância em passiva sintética; desvios de pontuação que não comprometem o sentido do texto; Desvios de ortografia e acentuação que não comprometem o sentido do texto (COMPETÊNCIA 1). Além dLeia mais
COMENTÁRIOS
See lessO texto apresenta poucos desvios gramaticas leves e de convecção de escrita, como: ausência de concordância em passiva sintética; desvios de pontuação que não comprometem o sentido do texto; Desvios de ortografia e acentuação que não comprometem o sentido do texto (COMPETÊNCIA 1). Além disso, desenvolve bem o tema, mas não explora os seus aspectos principais. Desenvolve uma argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos (COMPETÊNCIA 2). Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista (COMPETÊNCIA 3). Articula bem as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos (COMPETÊNCIA 4). Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. A proposta está relacionada à discussão e ao tema, entretanto, não está detalhada (COMPETÊNCIA 5).
NOTAS
C1= 160
C2= 120
C3= 100
C4= 120
C5= 120
NOTA: 620
DESAFIOS PARA COMBATER O COVID-19 NO CENÁRIO BRASILEIRO
HUGOJBVIEIRA
Olá! Parabéns pelo seu texto. Você demosntra escrever muito bem a redação, acredito que só esteja faltando pequenos detalhes para que você possa mandar bem nessa prova. Faço aqui as minhas ponderações e afirmo que não sou nenhum especialista em redação. Tenho bagaguem de alguns profissionais que meLeia mais
Olá!
See lessParabéns pelo seu texto. Você demosntra escrever muito bem a redação, acredito que só esteja faltando pequenos detalhes para que você possa mandar bem nessa prova.
Faço aqui as minhas ponderações e afirmo que não sou nenhum especialista em redação. Tenho bagaguem de alguns profissionais que me passaram excelentes informações.
Espero que isso possa lhe ajudar e peço que tenta, na medida do possivel, avaliar as minhas redações que posto aqui na plataforma. Todas elas são muito bem vindas e eu agradeço bastante!
Bons estudos” =]
(1)Em dezembro de 2019, a Itália registrou seu primeiro caso confirmado de Covid-19, vírus comumente associado (2)a gripe, mas que causa uma grave insuficiência respiratória (3)em quem o contrai. Algumas semanas depois, o país atingiu a marca de 765 mortos em 24 horas, pois não (4)respeitaram as medidas necessárias para conter o vírus. Correlacionado ao fato, o Brasil (5)atualmente registra mais de 50 mil mortes causadas pelo Coronavírus. No entanto, a maioria da população não se mostra preocupada com o problema, e, por este motivo, a discussão acerca desta temática é de grande necessidade, (6)destacando os impasses que o país enfrenta para combater o Covid-19 e medidas que devem ser tomadas de imediato.
(7)Primordialmente, vale ressaltar que, por parte dos brasileiros, falta compreender a gravidade da pandemia. Segundo o G1, as praias do Rio de Janeiro permanecem lotadas e os banhistas não estão (8)respeitando os alertas do Ministério da Saúde de isolamento e distanciamento social, o que acarreta em uma maior (9)quantidade de casos confirmados da doença. Ademais, a população de baixa renda acaba (10)tendo como única saída o SUS, (11)Sistema Único de Saúde, que, devido à falta de responsabilidade e(12) empatia da população, (13)está, em algumas cidades, saturado.
(14)Além disso, algumas empresas (15)mostram-se imensamente irresponsáveis durante este período tão delicado no qual o país inteiro presencia. Uma notícia publicada recentemente expôs que o parque temático Beto Carrero World, localizado no litoral norte de Santa Catarina, reabriu suas portas após dois meses fechado por conta da pandemia. Tal notícia repercutiu e alcançou níveis inacreditáveis de negligência e descuido por parte dos visitantes, pois a maioria não efetuou o uso de proteção. Este fato demonstra a falta de preocupação por parte dos administradores do parque, visto que(16) o estado registrou um total de, aproximadamente, 17,5 mil casos confirmados e 250 mortes.
(20)Levando em consideração os fatos apresentados, deve-se buscar soluções para solucionar o problema. O governo, juntamente ao Ministério da Saúde, deve, sobretudo, efetuar a aplicação de políticas públicas e leis mais radicais, a fim de evitar aglomeração desnecessária e o (17)contagio acelerado do vírus, visando garantir a proteção dos cidadãos brasileiros. Ademais, cabe também a cada indivíduo desenvolver a empatia, respeitar as medidas do Ministério da Saúde e (18)preocupar-se em se informar sobre a situação atual, com o intuito de atenuar os casos confirmados (19)e mortes já registradas. Realizando a aplicação de tais medidas, a diminuição dos casos de Covid-19 no Brasil será acentuada, visto que na Itália houve o cumprimento de diversas medidas e um grande declínio dos casos.
COMENTÁRIOS
(1) Você demonstra ter um amplo conhecimento teórico e estatístico do tema em questão, e isso é muito bom em um texto como a redação do Enem, o qual exige a capacidade do candidato interpretar, relacionar e organizar fatos, opiniões, argumentos e evidências científicas na defesa de um ponto de vista. No entanto, é preciso ter o máximo de cuidado no que diz respeito à adequação textual, a fim de que o seu texto não se apresente expositivo- o que pode fazer com seja penalizado nas competências 3 e 4. A tipologia textual exigida é a modalidade dissertativo-argumentativa, isto é, a redação deve vir com os argumentos pertinentes à temática e, principalmente, é imprescindível que esteja explícita a opinião do autor (Tese). Sua introdução apresenta esses desvios de tipologia, o que necessita um maior cuidado, visto que você pode perder pontos importantes. Além disso, foram identifcados poucos desvios, os quais não comprometem a interpretação do texto, mas, quando se tem esse erro de tipologia, isso pode fazer com que o olhar dos corretores fique mais rigoroso.
(2) Nesse caso ocorre o fenômeno fonético indicativo de crase, pois o “associado a” exige a preposição ‘’a’’ e o substantivo “gripe”, além de ser uma palavra feminina, exige um artigo “a”. Logo, tem-se “[…] associado a+a=à gripe […]’’
(3) Recomendo a você substituir a preposição “em” por “a”, visto que isso gera quebra de paralelismo semântico entre as frases. Logo, o correto é “a quem o contrai’’
(4) Evite a voz passiva. Ela, além de demonstrar um caráter informal ao texto, causa um estranhamento por parte do leitor. Recomendo sempre a voz ativa, pois ela demonstra formalidade e maior sustentação argumentativa. Logo, coloque: “[…] pois as medidas necessárias para conter o vírus não foram respeitadas […]’’
(5) A palavra “atualmente” funciona, nessa frase, como um vocativo, logo, deve estar separado do restante da oração entre vírgulas.
(6) Destacando-se é o mais correto nessa frase
(7) Você inicia muito bem o seu texto, com o uso de conectivo- o que contribui para a competência 4 e também faz o uso do tópico frasal, o qual funciona como uma espécie de síntese dos elementos que serão discutidos ao longo do primeiro parágrafo de desenvolvimento.
(8) Evite o gerúndio. Recomendo substituir por ”[…] os banhistas não respeitam a recomendação do Ministério da Saúde […]’’
(9) Recomendo substituir a palavra ‘’quantidade’’ por “número’’, a fim de dar maior fluidez ao seu texto.
(10) Melhor você substituir por: ‘’[…] acaba por ter como única saída […]”
(11) Siglas reconhecidas como: SUS, IBGE, MEC, IPEA não necessitam serem significadas. Portanto, use esse pequeno espaço para constituir melhor a sua argumentação.
(12) Ocorreu erro de sintaxe, nesse caso, visto que há a omissão de um termo subentendido (figura de linguagem- Elipse). Faltou a preposição “de” em: ”[…] devido à falta de responsabilidade e de empatia […]”
(13) Nesse caso, o correto é “estar”. Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo, o que não ocorre nessa frase.
(14) Mais uma vez você inicia bem o seu parágrafo de desenvolvimento (no caso o segundo) com o uso de conectivo de adição- o “além disso”, o que causa efeito de continuidade textual (unidade do texto). Assim como foi identificado ao longo do texto, percebe-se que o texto elenca uma série de informações a respeito do tema e isso é importante para a competência 2. Entretanto, verifica-se também o caráter expositivo de seu texto. Recomendo a você tentar refazer esse parágrafo e tentar evitar o excesso de informações. Se atente a argumentar de forma dissertativa, isto é, de forma que expresse explicitamente o seu ponto de vista sobre o problema discutido com termos dissertativos.
(15) Nesse caso, ocorre ênclise e não próclise, pois o verbo “mostrar” exige um termo de ligação anteposto a ele. Logo, “se mostram” é o mais correto.
(16) O conectivo “visto que” deve ser colocado entre vírgulas, pois funciona como vocativo. Logo, faltou uma vírgula depois do “que”.
(17) Faltou o acento na letra ‘’a’’ em “contágio”. Palavras paroxítonas terminada em ‘’o’’ devem receber o acento.
(18) Nesse caso, ocorre ênclise e não próclise, pois o verbo irregular “preocupar” exige um elemento anteposto a ele. Logo, o correto é “se preocupar”
(19) A preposição correta, nesse caso, é “de” em:”[…] atenuar os casos confirmados de mortes já registradas […]”
(20) Em sua Proposta de Intervenção, você responde a três elementos dos cinco exigidos pelo certame. No caso, está presente: Agente, Ação e Finalidade. Entretanto, não houve qualquer menção ao “Modo” e tampouco ao “Detalhamento” de um dos operadores interventores. Logo, de forma proporcional, você deve receber 120 pontos dos 200 na competência 5.
1- AGENTE: ‘’O governo e o Ministério da Saúde’’ e “o corpo social (na figura das pessoas)’’
2- AÇÃO: “efetuar a aplicação de políticas públicas e leis mais radicais” e “desenvolver a empatia, respeitar as medidas do Ministério da Saúde e preocupar-se em se informar sobre a situação atual”
3: MODO: AUSENTE
4- FINALIDADE: ‘’ a fim de evitar aglomeração desnecessária e o contagio acelerado do vírus, visando garantir a proteção dos cidadãos brasileiros.’’ e “com o intuito de atenuar os casos confirmados e mortes já registradas.”
5-DETALHAMENTO: AUSENTE
NOTAS
COMPETÊNCIA 1: 120
COMPETÊNCIA 2: 200
COMPETÊNCIA 3: 80
COMPETÊNCIA 4: 160
COMPETÊNCIA 5: 120
NOTA: 680
RACISMO VELADO NO BRASIL
HUGOJBVIEIRA
Olá, tudo bem? Parabéns pelo seu texto! Gostei bastante dele! você escreve muito bem! continue na persistência. Peço que contribua também com o meu aprendizado fazendo ponderações em meus textos publicados na plataforma. Se puder avaliá-los eu agradeço enormemente. Bons estudos! (1)No seriado estaduLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessParabéns pelo seu texto! Gostei bastante dele! você escreve muito bem! continue na persistência. Peço que contribua também com o meu aprendizado fazendo ponderações em meus textos publicados na plataforma. Se puder avaliá-los eu agradeço enormemente.
Bons estudos!
(1)No seriado estadunidense “Todo Mundo Odeia o Chris”, é retratado questões raciais (2)e mostra o modo como o racismo se manifesta na sociedade, (3) levando o preconceito racial como algo que está embutido na mente das pessoas. Infelizmente essa problemática não se limita apenas à obra, pois a realidade dos negros no Brasil é um luta diária contra o preconceito que está presente nos meios sociais também de forma velada. Assim, dentre os fatos que corroboram (4) esse quadro, estão o comportamento midiático acerca da questão e a herança colonial do país.
(5) Em primeiro ponto, é importante ressaltar que as práticas racistas na mídia não aparecem de forma escancarada. Essas práticas muitas vezes se dão pela omissão de informações e opiniões sobre a questão racial, pois quase não há debates sobre racismo em canais de televisão, e quando há, são tratados de maneira superficial. Em adição, a visão da mídia sobre essa questão acaba reforçando estereótipos associados ao povo negro, que ajudam a construir imagens negativas sobre essas pessoas. Um exemplo dessa discriminação é sobre a violência contra negros e periféricos, na qual raramente há a associação de agressões físicas ou ações discriminatórias da polícia ao racismo interpessoal ou institucional. Assim, se torna evidente a banalização de pessoas negras em plataformas midiáticas.
(6) Em segundo plano, o passado escravocrata do Brasil tem consequências na atualidade. Dessa maneira, mesmo com a abolição da escravatura em 1888, ainda (7) existe heranças vivas do racismo que são refletidas no tratamento de pessoas negras em empresas, na mídia ou nas diversas relações sociais. A comunidade afro-brasileira teve papel fundamental para a formação cultural do país, no entanto, por conta da (8) invisibilização deste papel, a população negra fica à margem da sociedade. Esse problema se confirma, por exemplo, quando um canal aberto de televisão recebeu diversas críticas após a jornalista Glória Maria, mulher negra, (9) aparecer apresentando uma matéria pela primeira vez. Nesse sentido, é perceptível como as raízes coloniais escravocratas prevalecem na sociedade.
(10) Sendo assim, é de suma importância combater as práticas racistas no país. Desse modo, o Governo juntamente com o Ministério dos Direitos Humanos, devem exigir alteração nas leis contra o crime de racismo ao Poder Legislativo, tornando-as mais rígidas para pessoas que praticam racismo e devem, também, dar auxílio às pessoas atingidas, por meio de apoio psicológico e judicial. Além disso, as plataformas midiáticas podem promover mais conteúdos com pessoas negras, como novelas ou programas educativos sobre o preconceito racial , de modo que haja uma inclusão das mesmas nesse meio. Posto isso, espera-se que a discriminação e opressão contra a comunidade negra sejam extintos.
COMENTÁRIOS:
(1) Muito interessante você iniciar o seu texto já colocando um repertório sociocultural, isso te renderá pontos na competência 2 do Enem. Na sua introdução verifiquei repertório, contextualização, tese, causas do problema e organização textual, o que configura um excelente processo de articulação textual dinâmico e conciso. Parabéns!
(2) Melhor você substituir os termos: ‘’[…] é retratado questões raciais e mostra o modo como o racismo se manifesta na sociedade […]’’ por “em que é evidenciado o modo pelo qual”, a fim de demonstrar fluidez em seu texto e evitar quebra de paralelismo, da seguinte forma: ‘’[…] é retratado questões raciais, em que é evidenciado o modo pelo qual o racismo se manifesta na sociedade […]’’. Repare na fluidez após as alterações!
(3) As palavras “levando” e “embutido” soam um pouco estranho no contexto em que elas estão inseridas. Levando para onde? Embutido de que forma? O termo enchido ou embutido compreende o gênero de alimentos que são produzidos ao encher tripas de animais ou sintéticas com diversos tipos de recheios. Repare que ambas as palavras não se encaixam muito bem na ideia pela qual você deseja defender. Tente ao máximo evitar termos superficiais que demonstrem informalidades ou ‘’gerundismos’’; isso poderá te prejudicar na competência 1 da Redação. Recomendo que você tente fazer alterações pontuais a fim de se evitar ambiguidades, da seguinte forma- substitua: ‘’[…] levando o preconceito racial como algo que está embutido na mente das pessoas […]’’ por ‘’[…] ao reproduzir o preconceito racial atrelado à mentalidade dos indivíduos […]’’.
(4) Faltou você inserir a preposição “para” nessa frase: ‘’[…] dentre os fatos que corroboram para esse quadro […]’’. Dica: ‘’quem corrobora’’ corrobora ‘’para’’ ‘’algo’’ ou ‘’para’’ ‘’alguma coisa’’.
(5) Essa forma de iniciar o parágrafo por meio do artifício do ‘’tópico frasal’’ enriquece o seu texto, pois não só demonstra capacidade de síntese dos argumentos que serão discutidos no parágrafo, mas também evidencia projeto de texto e organização textual, o que poderá te render uma boa nota na competência 3 da Redação. Sobre as outras competências (1,2, 3 e 4) não identifiquei desvios, você usa de forma pertinente o repertório sociocultural, contextualiza o tema e articula bem as suas ideias mediante uso de conectivos bem encaixados. Parabéns!
(6) Seguindo o mesmo cuidado de demarcar o tópico frasal, inserir repertório sociocultural e contextualizar o problema tratado em questão, percebe-se um excelente projeto de texto e adequação à abordagem temática. Parabéns!
(7) A palavra “existem” deve ser colocada no plural para poder concordar com a palavra próxima a ela “heranças” a qual se encontra no plural. Sujeito deve concordar com verbo (CONCORDÂNCIA VERBAL)
(8) A palavra “invisibilização” não ficou muito bem encaixada nesse contexto, soou estranho. Recomendo substituí-la por “invisibilidade”
(9) A palavra certa é “aparece” sem o ‘’r’’
(10) Em sua Proposta de Intervenção, você faz duas, porém, não detalha nenhum dos elementos que compõem o seu escopo. Recomendo que, se você deseja colocar duas propostas (o que não é exigência do certame), se atente ao detalhamento de um dos operadores interventores, visto que serão cobradas cinco questões na competência 5. Além disso, verifiquei dois erros de concordância verbal para o verbo ‘’deve’’ em: ‘’[…] O governo juntamente com o Ministério dos Direitos Humanos (devem) […]’’; o verbo ‘’deve’’ deve ser inserido no singular para concordar com o sujeito “O governo” e em: ‘’ […] que praticam racismo e devem, também, dar auxílio às pessoas atingidas […]’’; nesse caso também o verbo ‘’deve’’ deve estar no singular para poder concordar também com o mesmo sujeito “O Governo”. No mais, o restante dos elementos interventores se mostra presentes em seu parágrafo conclusivo: Agente, Ação, Modo e Finalidade.
1- AGENTE: ‘’o Governo juntamente com o Ministério dos Direitos Humanos’’ e ‘’ as plataformas midiáticas’’
2- AÇÃO: ‘’devem exigir alteração nas leis contra o crime de racismo ao Poder Legislativo, tornando-as mais rígidas para pessoas que praticam racismo e devem, também, dar auxílio às pessoas atingidas’’ e ‘’ podem promover mais conteúdos com pessoas negras, como novelas ou programas educativos sobre o preconceito racial’’
3- MODO: ‘’ por meio de apoio psicológico e judicial’’ e ‘’ de modo que haja uma inclusão das mesmas nesse meio’’
4- FINALIDADE: ‘’Posto isso, espera-se que a discriminação e opressão contra a comunidade negra sejam extintos.’’
5-DETALHAMENTO: AUSENTE
NOTAS:
COMPETÊNCIA 1: 160
COMPETÊNCIA 2: 200
COMPETÊNCIA 3: 200
COMPETÊNCIA 4: 200
COMPETÊNCIA 5: 160
NOTA: 920
Fake News e os Limites da Liberdade de Expressão
HUGOJBVIEIRA
Olá, tudo bem? Parabéns pelo seu texto! Acho que você escreve bem e que tem condições reais de tirar uma nota boa na redaçao do enem. Não sou professor e tampouco especialista em redação, mas adquiri a prática fazendo textos e comentando com os colegas de preparação. Continue firme e bons estudos! =Leia mais
Olá, tudo bem?
See lessParabéns pelo seu texto! Acho que você escreve bem e que tem condições reais de tirar uma nota boa na redaçao do enem. Não sou professor e tampouco especialista em redação, mas adquiri a prática fazendo textos e comentando com os colegas de preparação.
Continue firme e bons estudos! =]
TEMA: Fake News e os Limites da Liberdade de Expressão
(1)No livro ”Macbeth”, escrito por William Shakespeare, o personagem ”Rei Duncan” é assassinado ao acreditar na confiabilidade de Macbeth. Tal ótica, no atual cenário das notícias falsas, é recorrente, uma vez que as pessoas, por não se atentarem às fontes (2)descrevidas e por agirem de maneira espontânea, auxiliam na disseminação das (3)mesmas.
(4)Convém ressaltar, em primeiro plano, que o problema advém, em muito, do desleixo pessoal. Nesse aspecto, Thomas Hobbes diz que ”O homem é o lobo do homem”. Posto isso, sua afirmação pode ser comparada aos impasses causados pela divulgação de notícias desleais.
(5)Por conseguinte, presencia-se a ansiedade no comportamento dos cidadãos, já que os mesmos, ao se depararem com uma notícia, a divulgam sem, ao menos, checá-la. (6)Sob esse viés, a liberdade de expressão deve ser refletida, pois há diferença entre se pronunciar e transmitir notícias maléficas.
(7)Portanto, medidas são necessários para a resolução dos empecilhos. Assim, é dever do Ministério da Ciência e Tecnologia, investir em campanhas virtuais contra a propagação das ”Fakes News”. Dessa forma, as pessoas não estarão vulneráveis a elas, além de se informarem, a fim de que esses problemas acabem e, em contrapartida, não aconteça o mesmo que o personagem da trama ”Macbeth”.
COMENTÁRIOS
(1) Muito bom você ter iniciado o seu texto utilizando repertório sociocultural pertinente ao tema, isso te renderá pontos na competência 2, a qual exige esse tipo de abordagem. No entanto, esse parágrafo passou a impressão de que você não contextualizou muito bem essa sua informação relacionada à sua tese, isto é, você poderia detalhar um pouco mais sobre o motivo pelo qual esse livro “ilustra” “evidencia” ou até mesmo “sugere” reflexões a respeito do problema discutido. Ao você escrever: “Tal ótica, no atual cenário das notícias falsas, é recorrente…”. Faltou nesse período a contextualização. Como são recorrentes essas noticias falsas? O que motiva a sua freqüência? Em que parte da análise feita do livro “Macbeth” faz você refletir o problema em questão?. Esses questionamentos podem fazer você aperfeiçoar seus argumentos e direcioná-los para a construção da sua linha de raciocínio e, consequentemente, auxiliá-lo na síntese de sua opinião.
(2) Substitua a palavra “descrevidas” por “descritas” ou “publicadas’’. Isso melhora ainda mais a fluidez de seu texto.
(3) Ainda não existe um consenso entre os professores da língua portuguesa a despeito da utilização do termo “mesmo” como elemento de retomada, isto é, elemento catafórico, sendo considerado certo ou errado. No entanto, a fim de se evitar problemas futuros em que seu corretor seja um adepto ao não uso dessa palavra, sugiro que você tente retirá-lo, inserindo outra construção sintática. Sugestão: “e por agirem de maneira espontânea, auxiliam na disseminação de informações erradas.’’
(4) Você começou bem o seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, utilizando conectivo (o que te renderá pontos na competência 4) e também demonstra clara construção de tópico frasal, o qual configura uma espécie de resumo do que você vai argumentar nesse parágrafo. Entretanto, percebi que você não detalhou a explicação do seu repertório. Faltou você discutir as causas e as conseqüências do problema, as dificuldades de se combatê-lo no contexto social e principalmente destaca-se a ausência de sua tese nesse parágrafo. Não ficou clara essa contextualização. Esses desvios podem te prejudicar na competência 3, a qual exige um projeto de texto bem construído e contextualização dos argumentos, o que, nesse parágrafo se apresenta superficial.
(5) Repete-se o tópico frasal. Isso demonstra que você sabe como iniciar o seu parágrafo, com conectivo bem encaixado e síntese do que você vai discutir nele. Assim como percebi a falta de detalhamento de seus argumentos no primeiro parágrafo de desenvolvimento, nesse você também não contextualizou. Esses desvios podem te prejudicar na competência 3 da Redação. Sugiro que tente refazê-lo dando ênfase na explicação detalhada do que você está argumentando.
(6) O certo é “por” esse viés. Isso é diferente de “Sob tal ótica” ou “Por essa ótica”.
(7) Na Proposta de Intervenção você consegue responder apenas 3 perguntas- Agente, Ação e Finalidade (muito embora essa frase mais aparenta ser um fechamento ao texto do que a finalidade propriamente dita, dando ênfase nos objetivos futuros que tais medidas devem repercutir na sociedade brasileira). Faltou, neste sentido, o “modo” ou “meio” e também o “detalhamento” de sua proposta. Assim, de forma proporcional a essas perguntas, você perde 80 pontos pela ausência das respostas. Questionamentos respondidos:
1- Agente: ‘’Ministério da Ciência e Tecnologia’’
2- Ação: “investir em campanhas virtuais contra a propagação das ”Fakes News”
3- Modo: AUSENTE
4- Finalidade: ‘’Dessa forma, as pessoas não estarão vulneráveis a elas, além de se informarem, a fim de que esses problemas acabem..’’
5- Detalhamento: AUSENTE
Notas:
Competência 1- 160
Competência 2- 140
Competência 3- 120
Competência 4- 140
Competência 5- 120
NOTA FINAL: 680