Mestre

RACISMO VELADO NO BRASIL

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No seriado estadunidense “Todo Mundo Odeia o Chris”, é retratado questões raciais e mostra o modo como o racismo se manifesta na sociedade, levando o preconceito racial como algo que está embutido na mente das pessoas. Infelizmente essa problemática não se limita apenas à obra, pois a realidade dos negros no Brasil é um luta diária contra o preconceito que está presente nos meios sociais também de forma velada. Assim, dentre os fatos que corroboram esse quadro, estão o comportamento midiático acerca da questão e a herança colonial do país.

Em primeiro ponto, é importante ressaltar que as práticas racistas na mídia não aparecem de forma escancarada. Essas práticas muitas vezes se dão pela omissão de informações e opiniões sobre a questão racial, pois quase não há debates sobre racismo em canais de televisão, e quando há, são tratados de maneira superficial. Em adição, a visão da mídia sobre essa questão acaba reforçando estereótipos associados ao povo negro, que ajudam a construir imagens negativas sobre essas pessoas. Um exemplo dessa discriminação é sobre a violência contra negros e periféricos, na qual raramente há a associação de agressões físicas ou ações discriminatórias da polícia ao racismo interpessoal ou institucional. Assim, se torna evidente a banalização de pessoas negras em plataformas midiáticas.

Em segundo plano, o passado escravocrata do Brasil  tem consequências na atualidade. Dessa maneira, mesmo com a abolição da escravatura em 1888, ainda existe heranças vivas do racismo que são refletidas no tratamento de pessoas negras em empresas, na mídia ou nas diversas relações sociais. A comunidade afro-brasileira teve papel fundamental para a formação cultural do país, no entanto, por conta da invisibilização deste papel, a população negra fica à margem da sociedade. Esse problema se confirma, por exemplo, quando um canal aberto de televisão recebeu diversas críticas após a jornalista Glória Maria,  mulher negra, aparecer apresentando uma matéria pela primeira vez. Nesse sentido, é perceptível como as raízes coloniais escravocratas prevalecem na sociedade. 

   Sendo assim, é de suma importância combater as práticas racistas no país. Desse modo, o Governo juntamente com o Ministério dos Direitos Humanos, devem exigir alteração nas leis contra o crime de racismo ao Poder Legislativo, tornando-as mais rígidas para pessoas que praticam racismo e devem, também,  dar auxílio às pessoas atingidas, por meio de apoio psicológico e judicial. Além disso, as plataformas midiáticas podem promover mais conteúdos com pessoas negras, como novelas ou programas educativos sobre o preconceito racial , de modo que haja uma inclusão das mesmas nesse meio. Posto isso, espera-se que a discriminação e opressão contra a comunidade negra sejam extintos. 

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3 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Parabéns pelo seu texto! Gostei bastante dele! você escreve muito bem! continue na persistência. Peço que contribua também com o meu aprendizado fazendo ponderações em meus textos publicados na plataforma. Se puder avaliá-los eu agradeço enormemente.
    Bons estudos!
    (1)No seriado estadunidense “Todo Mundo Odeia o Chris”, é retratado questões raciais (2)e mostra o modo como o racismo se manifesta na sociedade, (3) levando o preconceito racial como algo que está embutido na mente das pessoas. Infelizmente essa problemática não se limita apenas à obra, pois a realidade dos negros no Brasil é um luta diária contra o preconceito que está presente nos meios sociais também de forma velada. Assim, dentre os fatos que corroboram (4) esse quadro, estão o comportamento midiático acerca da questão e a herança colonial do país.
    (5) Em primeiro ponto, é importante ressaltar que as práticas racistas na mídia não aparecem de forma escancarada. Essas práticas muitas vezes se dão pela omissão de informações e opiniões sobre a questão racial, pois quase não há debates sobre racismo em canais de televisão, e quando há, são tratados de maneira superficial. Em adição, a visão da mídia sobre essa questão acaba reforçando estereótipos associados ao povo negro, que ajudam a construir imagens negativas sobre essas pessoas. Um exemplo dessa discriminação é sobre a violência contra negros e periféricos, na qual raramente há a associação de agressões físicas ou ações discriminatórias da polícia ao racismo interpessoal ou institucional. Assim, se torna evidente a banalização de pessoas negras em plataformas midiáticas.
    (6) Em segundo plano, o passado escravocrata do Brasil tem consequências na atualidade. Dessa maneira, mesmo com a abolição da escravatura em 1888, ainda (7) existe heranças vivas do racismo que são refletidas no tratamento de pessoas negras em empresas, na mídia ou nas diversas relações sociais. A comunidade afro-brasileira teve papel fundamental para a formação cultural do país, no entanto, por conta da (8) invisibilização deste papel, a população negra fica à margem da sociedade. Esse problema se confirma, por exemplo, quando um canal aberto de televisão recebeu diversas críticas após a jornalista Glória Maria, mulher negra, (9) aparecer apresentando uma matéria pela primeira vez. Nesse sentido, é perceptível como as raízes coloniais escravocratas prevalecem na sociedade.
    (10) Sendo assim, é de suma importância combater as práticas racistas no país. Desse modo, o Governo juntamente com o Ministério dos Direitos Humanos, devem exigir alteração nas leis contra o crime de racismo ao Poder Legislativo, tornando-as mais rígidas para pessoas que praticam racismo e devem, também, dar auxílio às pessoas atingidas, por meio de apoio psicológico e judicial. Além disso, as plataformas midiáticas podem promover mais conteúdos com pessoas negras, como novelas ou programas educativos sobre o preconceito racial , de modo que haja uma inclusão das mesmas nesse meio. Posto isso, espera-se que a discriminação e opressão contra a comunidade negra sejam extintos.
    COMENTÁRIOS:
    (1) Muito interessante você iniciar o seu texto já colocando um repertório sociocultural, isso te renderá pontos na competência 2 do Enem. Na sua introdução verifiquei repertório, contextualização, tese, causas do problema e organização textual, o que configura um excelente processo de articulação textual dinâmico e conciso. Parabéns!
    (2) Melhor você substituir os termos: ‘’[…] é retratado questões raciais e mostra o modo como o racismo se manifesta na sociedade […]’’ por “em que é evidenciado o modo pelo qual”, a fim de demonstrar fluidez em seu texto e evitar quebra de paralelismo, da seguinte forma: ‘’[…] é retratado questões raciais, em que é evidenciado o modo pelo qual o racismo se manifesta na sociedade […]’’. Repare na fluidez após as alterações!
    (3) As palavras “levando” e “embutido” soam um pouco estranho no contexto em que elas estão inseridas. Levando para onde? Embutido de que forma? O termo enchido ou embutido compreende o gênero de alimentos que são produzidos ao encher tripas de animais ou sintéticas com diversos tipos de recheios. Repare que ambas as palavras não se encaixam muito bem na ideia pela qual você deseja defender. Tente ao máximo evitar termos superficiais que demonstrem informalidades ou ‘’gerundismos’’; isso poderá te prejudicar na competência 1 da Redação. Recomendo que você tente fazer alterações pontuais a fim de se evitar ambiguidades, da seguinte forma- substitua: ‘’[…] levando o preconceito racial como algo que está embutido na mente das pessoas […]’’ por ‘’[…] ao reproduzir o preconceito racial atrelado à mentalidade dos indivíduos […]’’.
    (4) Faltou você inserir a preposição “para” nessa frase: ‘’[…] dentre os fatos que corroboram para esse quadro […]’’. Dica: ‘’quem corrobora’’ corrobora ‘’para’’ ‘’algo’’ ou ‘’para’’ ‘’alguma coisa’’.
    (5) Essa forma de iniciar o parágrafo por meio do artifício do ‘’tópico frasal’’ enriquece o seu texto, pois não só demonstra capacidade de síntese dos argumentos que serão discutidos no parágrafo, mas também evidencia projeto de texto e organização textual, o que poderá te render uma boa nota na competência 3 da Redação. Sobre as outras competências (1,2, 3 e 4) não identifiquei desvios, você usa de forma pertinente o repertório sociocultural, contextualiza o tema e articula bem as suas ideias mediante uso de conectivos bem encaixados. Parabéns!
    (6) Seguindo o mesmo cuidado de demarcar o tópico frasal, inserir repertório sociocultural e contextualizar o problema tratado em questão, percebe-se um excelente projeto de texto e adequação à abordagem temática. Parabéns!
    (7) A palavra “existem” deve ser colocada no plural para poder concordar com a palavra próxima a ela “heranças” a qual se encontra no plural. Sujeito deve concordar com verbo (CONCORDÂNCIA VERBAL)
    (8) A palavra “invisibilização” não ficou muito bem encaixada nesse contexto, soou estranho. Recomendo substituí-la por “invisibilidade”
    (9) A palavra certa é “aparece” sem o ‘’r’’
    (10) Em sua Proposta de Intervenção, você faz duas, porém, não detalha nenhum dos elementos que compõem o seu escopo. Recomendo que, se você deseja colocar duas propostas (o que não é exigência do certame), se atente ao detalhamento de um dos operadores interventores, visto que serão cobradas cinco questões na competência 5. Além disso, verifiquei dois erros de concordância verbal para o verbo ‘’deve’’ em: ‘’[…] O governo juntamente com o Ministério dos Direitos Humanos (devem) […]’’; o verbo ‘’deve’’ deve ser inserido no singular para concordar com o sujeito “O governo” e em: ‘’ […] que praticam racismo e devem, também, dar auxílio às pessoas atingidas […]’’; nesse caso também o verbo ‘’deve’’ deve estar no singular para poder concordar também com o mesmo sujeito “O Governo”. No mais, o restante dos elementos interventores se mostra presentes em seu parágrafo conclusivo: Agente, Ação, Modo e Finalidade.
    1- AGENTE: ‘’o Governo juntamente com o Ministério dos Direitos Humanos’’ e ‘’ as plataformas midiáticas’’
    2- AÇÃO: ‘’devem exigir alteração nas leis contra o crime de racismo ao Poder Legislativo, tornando-as mais rígidas para pessoas que praticam racismo e devem, também, dar auxílio às pessoas atingidas’’ e ‘’ podem promover mais conteúdos com pessoas negras, como novelas ou programas educativos sobre o preconceito racial’’
    3- MODO: ‘’ por meio de apoio psicológico e judicial’’ e ‘’ de modo que haja uma inclusão das mesmas nesse meio’’
    4- FINALIDADE: ‘’Posto isso, espera-se que a discriminação e opressão contra a comunidade negra sejam extintos.’’
    5-DETALHAMENTO: AUSENTE
    NOTAS:
    COMPETÊNCIA 1: 160
    COMPETÊNCIA 2: 200
    COMPETÊNCIA 3: 200
    COMPETÊNCIA 4: 200
    COMPETÊNCIA 5: 160
    NOTA: 920

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  2. Gostei muito dessa redação. Acho que você abordou muito bem o tema, só acho que faltou citar o tema na redação… Por exemplo, ” O Racismo é velado no Brasil…”
    Acho, que poderia explicar também de que forma as leis poderiam ser mais rígidas
    Ainda assim, lhe dou os parabéns pela escrita!
    Espero ter ajudado!

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  3. Oi espero ajuda.
    Introdução: OK
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    Desenvolvimento 1: “Em primeiro ponto” uma dica que dou é procure sobre conectivos. Esse que vc usou não esta errado, mas seria melhor: em primeira análise, em primeiro lugar…/ ” forma escancarada” olha vc usou essa palavra, num texto dissertativo argumentativo palavras como essa são muito arriscadas. Eu colocaria: clara, trasparente ou verdadeira. “Assim” repetição de conectivo, vc usou essa palavra na introdução.
    .
    Desenvolvimento 2: muito bom, a única coisa que achei ruim foi a retomada do paragrafo passado com esse, O tópico frasal muito raso.
    Isso e tudo eu diria que sua redação ficaria por volta de 920 pts

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