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A educação a Distância em Questão no Brasil Contemporâneo
Hel_ena
Bem, eu não sei se essa redação foi redigida como "modelo Enem ", mas vou corrigí-la como se fosse. (Se não for o caso, desde já, minhas desculpas ) Ao trazer um repertório externo, como o utilizado no início do texto, tente se apropriar daquela informação, seja por meio de paráfrase ou pela apresenLeia mais
Bem, eu não sei se essa redação foi redigida como “modelo Enem “, mas vou corrigí-la como se fosse. (Se não for o caso, desde já, minhas desculpas )
Ao trazer um repertório externo, como o utilizado no início do texto, tente se apropriar daquela informação, seja por meio de paráfrase ou pela apresentação da ideia central do conteúdo. Não é interessante transcrever exatamente o que o autor disse. Mostre para a banca que você sabe do que está falando e não apenas copiando o que foi dito por um terceiro.
Muito cuidado com as generalizações. Ao concluir sua introdução, você afirmou que o mundo inteiro teve de se adaptar a nova forma de ensino. Será mesmo que isso ocorreu? É evidente que não e é você mesma que apresenta isso. Então, cuidado com as contradições.
Ainda sobre a introdução, tente deixar explícito o que será argumentado posteriormente. Isso demonstra planejamento de texto-aspecto avaliado na C3.
Ao ler sua redação, eu não consegui encontrar traços de uma dissertação argumentativa , por esse motivo, questionei-me sobre o modelo de texto que você escreveu. A Cartilha do Participante é bem clara em relação a isso:
“Será atribuída nota zero à redação que não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa,
mesmo que atenda às exigências dos outros critérios de avaliação.”
Se esse for seu caso, reveja à estrutura exigida, caso contrário, desculpe -me o inconveniente.
Espero ter ajudado…
See lessOs desafios do Tabagismo no Brasil
Hel_ena
Bom, você demonstra que conhece a tipologia exigida pelo ENEM, mas eu senti falta , por vezes, da sua voz no texto( argumentação sólida, análise crítica) é, também, de conhecimentos exteriores que comprovarem a veracidade dos fatos apresentados. Cuidado também com o repertório improdutivo. Aqui citoLeia mais
Bom, você demonstra que conhece a tipologia exigida pelo ENEM, mas eu senti falta , por vezes, da sua voz no texto( argumentação sólida, análise crítica) é, também, de conhecimentos exteriores que comprovarem a veracidade dos fatos apresentados. Cuidado também com o repertório improdutivo. Aqui cito o que você utilizou no fechamento da redação; ele não é produtivo, nem pertinente .
Não sei se percebeu, mas você não explicitou o Tema da proposta de redação na introdução. Por mais óbvio que seja, deve-se sempre deixar claro a temática que direcionará a sua escrita. Eu sei que somos sempre aconselhados a evitar repetições, no entanto a banca já espera que citemos ,mais de uma vez, às palavras do tema.
Há alguns deslizes no que diz respeito à escolha de registro e uma reincidência de desvios com as vírgulas.
Apresenta um bom repertório de conectivos e os utiliza de maneira adequada. A proposta de intervenção está completa.
Tente, no fechamento do texto, voltar ao repertório da introdução, assim, a redação fica bem mais interligada.
C1: 140. C2: 120. C3: 140. C4: 160. C5: 200
Nota: 780
Espero ter ajudado!!
See lessTEMA: As consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira.
Hel_ena
Competência 1: O texto apresenta um sério problema com vírgulas. Ao longo do texto, há muitas orações fragmentadas devido a esse uso inadequado. Nota: 120 Competência 2: O texto apresenta todas as partes, mas você deu uma fugida do tema . "As consequências da evasão escolar para a sociedade brasileiLeia mais
Competência 1: O texto apresenta um sério problema com vírgulas. Ao longo do texto, há muitas orações fragmentadas devido a esse uso inadequado.
Nota: 120
Competência 2: O texto apresenta todas as partes, mas você deu uma fugida do tema . “As consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira. ” Focaste muito nas causas da evasão escolar e deixaste um pouco de lado as consequências disso. Entretanto, como a grade do Enem considera que citar as palavras do texto ao longo da redação e uma abordagem completa do tema, não será tão penalizada. Outra coisa , tente organizar um pouco melhor os seus repertórios para que a redação fique mais fluida.
Nota:120
Competência 3: Tenta desenvolver um planejamento de texto melhor e isso vai te ajudar com a organização das tuas informações externas, pois repertório você tem, só falta alguns ajustes. Tua argumentação é boa, mas o enfoque foi na evasão escolar e não nas consequências( reflexo da abordagem parcial do tema).
Nota:120
Competência 4: Notei uma variedade de recursos coesivos colocados de maneira adequada. Isso é bastante positivo , visto que contribue para uma boa progressão textual.
Nota:200
Competência 5: Você apresenta duas propostas, mas nenhuma delas está completa. O termo “politicas públicas” funciona com ação , e não como agente.
O seu desvio na C2 resultou em sérios problemas aqui, haja vista que você resolveu o problema das causas , mas não os das consequências.
Nota:160
Nota final:720
Continue praticando a escrita, estude vírgulas ( muito importante para a C1) e tenha muito cuidado com a abordagem do tema. Não considerei sua redação como tangencia ao tema, mas outro corretor pode qualificá-la assim e isso vai te prejudicar muito nas C2, C3 e C5.
Espero ter ajudado. Sucesso!!
See lessOS DESAFIOS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL (SEJAM CRÍTICOS)
Hel_ena
Competência 1: Apresenta um bom domínio da norma padrão, não há marcas de oralidade. Vi um ou outro errinho, mas acredito que foi no momento da digitação. Nota:200 Competência 2: Apresenta uma boa compreensão do tema; os repertórios utilizados são produtivos; a estrutura foi respeitada. Nota:200 ComLeia mais
Competência 1: Apresenta um bom domínio da norma padrão, não há marcas de oralidade. Vi um ou outro errinho, mas acredito que foi no momento da digitação.
See lessNota:200
Competência 2: Apresenta uma boa compreensão do tema; os repertórios utilizados são produtivos; a estrutura foi respeitada.
Nota:200
Competência 3: As informações trazidas estão relacionadas com o tema; o seu ponto de vista foi bem defendido através da argumentação.
Nota:200
Competência 4: Há uma grande variedade de recursos coesivos; as partes do texto estão bem articuladas entre si.
Nota:200
Competência 5: Proposta de intervenção clara; contém todos os elementos necessários; a retomada à introdução contribuiu para que sua redação estivesse com todas as suas partes interligadas.
Nota: 200
Nota final:1000
Escreves realmente muito bem, meus parabéns. Espero ter ajudado de algum modo.
Tabagismo: qual é o seu verdadeiro mal?
Hel_ena
Competência 1: O texto apresenta alguns desvios de regência; há um excesso de pontuação interrompendo o fluxo natural da oração (sujeito-verbo-complemento) principalmente na proposta de intervenção. Dica: para resolver esse problema, podes recorrer ao uso de conectivos para que o seu texto fique maiLeia mais
Competência 1: O texto apresenta alguns desvios de regência; há um excesso de pontuação interrompendo o fluxo natural da oração (sujeito-verbo-complemento) principalmente na proposta de intervenção. Dica: para resolver esse problema, podes recorrer ao uso de conectivos para que o seu texto fique mais “amarrado”.
See lessNota:140
Competência 2: A sua compreensão do tema foi boa, não fugiu do que deveria ser apresentado, mas senti falta do respeito à estrutura. Você já inicia o texto com muitas informações e não deixa claro a sua tese e, por vezes , acaba fundindo as partes do texto. Lembre-se que o gênero é Dissertativo-argumentativo, ou seja, só exposição de fatos não é suficiente. Tente argumentar mais, dar autoria ao seu texto. Pode ocorrer do corretor entender que você fugiu da estrutura e zerar sua redação. Essa é a única competencia que pode zerar toda a sua redação.
Nota: 80
Competência 3: Senti muita falta da sua voz no texto. Você apresentou uma série de informações até interessantes, mas elas ofuscaram a tua argumentação. Leia novamente a redação e verás que alguns repertórios nem são tão produtivos para a sua progressão textual.
Nota:120
Competência 4: Apresenta uma variedade de recursos coesivos e eles foram devidamente empregado. Só tenha cuidado com o encadeamento das ideias.
Nota:160
Competência 5: A proposta não é tão clara, mas apresenta os elementos necessários para a sua estruturação. O cuidado a ser tomado aqui se refere o próprio encadeamento das orações (descontado na competência 1)
Nota:160
Nota final: 660
Espero que eu tenha te ajudado de alguma maneira!
Gravidez na adolescência no Brasil
Hel_ena
Competência 1: Há um sério problema de pontuação dentro da redação. Ao longo da construção, torna-se perceptível a presença de orações fragmentadas devido ao uso inadequado do ponto final e/ou vírgulas, o que impede, por vezes, a fluidez esperada do texto . Nota: 120 Competência 2: O uso da estruturLeia mais
Competência 1: Há um sério problema de pontuação dentro da redação. Ao longo da construção, torna-se perceptível a presença de orações fragmentadas devido ao uso inadequado do ponto final e/ou vírgulas, o que impede, por vezes, a fluidez esperada do texto .
See lessNota: 120
Competência 2: O uso da estrutura da redação foi respeitado , a argumentação foi um pouco previsível e, principalmente a primeira, mistura um pouco noções de senso comum, mas ela está presente e expressa o seu ponto de vista.
Nota: 120
Competência 3: As informações apresentadas estão de acordo com a temática, não apresentam contradições entre si. Tome cuidado no momento da construção argumentativa, a fim de priorizar a organização das informações e não gerar incoerências.
Nota: 120
Competência 4: Apesar de diversificados , alguns dos recursos coesivos foram empregados na redação de forma incoerente. Estude a função dos conectivos dentro da construção de sentido, visto que uma escolha errada já conta muito no momento da construção.
Nota: 140
Competência 5: Apesar de apresentar uma “solução” para o problema, a proposta não está completa e se distancia da argumentação. Como ajudar com o descaso da família? Com a ocorrência dessas palestras? Se sim, como elas vão ser realizadas, qual efeito elas vão trazer à sociedade.
Outro ponto, no segundo parágrafo de argumentação, falaste das precárias condições em que se encontram as unidades hospitalares. Como o Estado vai mudar isso?
Tente detalhar mais a sua proposta de intervenção e torná-la mais tangível. Último detalhe, não coloque que a sua proposta é a única forma de solucionar o problema; é evidente que existem outras formas.
Nota: 80
Nota final: 580
As causas e importância do combate às tragedias ambientais da sociedade conteporânia
Hel_ena
Competência 1: O texto possui diversos erros gramaticais e de concordância. Nota: 120 Competência 2: Atenção a proposta de redação. Houve um distanciamento do tema a medida em que focaste apenas nas causa e não acentuaste a importância de reverter essa situação. A base argumentativa, principalmenteLeia mais
Competência 1: O texto possui diversos erros gramaticais e de concordância.
See lessNota: 120
Competência 2: Atenção a proposta de redação. Houve um distanciamento do tema a medida em que focaste apenas nas causa e não acentuaste a importância de reverter essa situação. A base argumentativa, principalmente no terceiro parágrafo, misturou-se com concepções do senso comum.
Nota: 120
Competência 3: Há noções típicas do senso comum e partes copiadas dos textos motivadores. Dica de ouro: Não copie, de maneira alguma, informações dos textos motivadores. Essas linhas não serão contabilizadas e o seu texto perderá o sentido. Para evitar esse problema , busque fazer paráfrases dessas informações. O texto carece de fontes que auxiliem na legitimação do repertório apresentado para a sustentação da argumentação.
Nota: 120
Competência 4: Uso escasso de recursos coesivos: as partículas do texto não apresentam uma articulação entre si.
Nota: 120
Competência 5: A proposta de intervenção não se apresenta de forma clara, os meios para a sua realização não são explicitados.
Nota: 80
Nota final: 560
Os Efeitos da Resistência à vacinação
Hel_ena
Competência 1: É reincidente erros de colocação do acento grave(`), alguns problemas com vírgulas, principalmente, interrompendo o "fluxo" natural da oração ( Sujeito-verbo-complemento), repetição de alguns termos. Uma dica: evite usar o termo "mesmo(a)/mesmos(as) para fazer uma retomada ao sujeito,Leia mais
Competência 1: É reincidente erros de colocação do acento grave(`), alguns problemas com vírgulas, principalmente, interrompendo o “fluxo” natural da oração ( Sujeito-verbo-complemento), repetição de alguns termos. Uma dica: evite usar o termo “mesmo(a)/mesmos(as) para fazer uma retomada ao sujeito, visto que esse termo não possui papel de pronome pessoal.
See lessNota: 140
Competência 2: Compreende o tema abordado, possui conhecimento da estrutura, mas a argumentação ainda pende ao senso comum.
Nota: 160
Competência 3: Fez uma contextualização coerente com o tema, mas um pouco extensa demais. Tenta sintetizar um pouco mais da próxima vez. Nos argumentos, principalmente no segundo, senti falta de um repertório que o sustentasse.
Nota: 140
Competência 4: Não há uso inadequado de conectivos , estes aparecem até de forma diversificada. As partes do texto estão articuladas, só cuidado com a fragmentação de algumas orações, isso acaba comprometendo o fluxo textual
Nota: 160
Competência 5: Proposta de intervenção imcompleta, não viável, em partes, haja vista que o Estado não pode simplesmente obrigar o indivíduo a se vacinar e também a outras questões a se pontuar como sua situação socioeconômica, o próprio acesso à saúde, uma vez que este não é realidade de todos. Outra coisa, tenta retomar à contextualização no momento do fechamento da redação, isso vai dar a ela um caráter mais cíclico e conectado.
Nota: 120
Nota final: 720