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O estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira
Daniel Barbosa
C1 - 160 C2 - 180 C3 - 180 C4 - 180 C5 - 200 ======= 900 Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte! Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também! Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@ =================== A minha redação é a última q fiz
C1 – 160
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 200
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900
Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte!
Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também!
Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@
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See lessA minha redação é a última q fiz
Caminhos para combater o problema da falta de moradia adequada no Brasil. (Modelo ENEM)
LayneSilva123
Oii! Bom, vamos à correção: *Introdução* "Segundo a Lei de 1988 art°6 diz que a assistência social, o lazer e a saúde são direitos fundamentais do cidadão." Nesse trecho da sua introdução há um erro de concordância. Veja: Segundo a Lei de 1988 art°6 diz que a assistência... O verbo diz estar concordLeia mais
Oii! Bom, vamos à correção:
*Introdução*
“Segundo a Lei de 1988 art°6 diz que a assistência social, o lazer e a saúde são direitos fundamentais do cidadão.”
Nesse trecho da sua introdução há um erro de concordância. Veja: Segundo a Lei de 1988 art°6 diz que a assistência…
O verbo diz estar concordando com o que a lei diz e não com a palavra “Segundo”.
Isso torna essa parte da sua introdução sem coerência.
Agora veja como seria o certo segundo a minha opinião:
Ou assim:
Segundo a Lei de 1988 art°6 a assistência social, o lazer e a saúde são direitos fundamentais do cidadão.
Ou dessa forma:
A Lei de 1988 art°6 diz que a assistência social, o lazer e a saúde são direitos fundamentais do cidadão.
Perceba que isso muda a coerência do seu texto, deixando mais claro.
Então sempre se lembre de antes de usar um verbo observar com qual palavra anterior ele está concordando.
“NO ENTANTO, há pessoas que possuem baixa renda salarial e por isso vão abrigar-se em bairros com um baixo custo de vida, como favelas e morros, ENTRETANTO, submetem-se à moradias inadequadas para a sua saúde e segurança.”
Aqui você usou dois conectivos adversativos. Quando isso acontece, o seu texto acaba novamente ficando incoerente. O certo seria você trocar o último conectivo por um de conclusão porque isso vai dar um fechamento à sua frase. Veja:
NO ENTANTO, há pessoas que possuem baixa renda salarial e por isso vão abrigar-se em bairros com um baixo custo de vida, como favelas e morros, DESSA FORMA(ou dessa maneira,assim, com isso,etc.), submetem-se à moradias inadequadas para a sua saúde e segurança.
*Desenvolvimento*
“Ademais, profissionais de saúde e engenheiros ambientais apontam os problemas gerados pela…”
Evite começar o seu D1 com conectivos como : Ademais, outrossim. Porque eles tem a função de acrescentar algo ao que já foi dito. Eles são mais indicados para o D2, pois demonstram uma continuidade para o texto. Mas no D1 o melhor é você começar com conectivos que indiquem que você vai começar a explicar algo, tais como: Nesse sentido, Sob esse viés,…
Voltando um pouquinho ao que você escreveu na sua introdução, pelo que li, a sua tese seria sobre as moradias inadequadas e sem segurança nos morros e favelas e os riscos à saúde dos moradores devido á poluição.
Vamos como isso está nos seus desenvolvimentos 1 e 2:
– Você apresentou repertórios adequados ao problema que você trouxe.
-Argumentou bem cada um deles.
Porém só uma observação: Achei que o seu D2 deveria ter ficado como D1 e o D1 ser o D2. Porque isso? Porque você colocou os problemas de segurança nas favelas antes dos problemas no meio ambiente na sua introdução, mas começou falando primeiro dos problemas de poluição.
Não que isso afete o seu texto todo, mas quando você apresenta seus desenvolvimentos na ordem dos problemas que foram postos na tese, isso deixa o seu texto mais organizado e o corretor percebe isso.
*Conclusão*
Gostei bastante da sua conclusão, você apresentou bem a sua proposta de intervenção, detalhou tudo claramente.
Só um conselho: evite repetir palavras várias vezes, tais como morros e favelas, moradia, população. Procure substituir mais por sinônimos.
Espero ter te ajudado de alguma forma. não sei dar uma nota específica para a sua redação, mas espero que as reparações que fiz te ajude nas tuas próximas redações. Bons estudos!!
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LayneSilva123
Olá! Gostei bastante da sua redação -A estrutura dela está correta -A sua introdução está ótima, você conseguiu apresentar as suas teses corretamente e de forma objetiva. -Sobre o seus D1 e D2, achei que você apresentou bem os seus argumentos, com ótimos repertórios acerca do tema. -Gostei muito daLeia mais
Olá! Gostei bastante da sua redação
-A estrutura dela está correta
-A sua introdução está ótima, você conseguiu apresentar as suas teses corretamente e de forma objetiva.
-Sobre o seus D1 e D2, achei que você apresentou bem os seus argumentos, com ótimos repertórios acerca do tema.
-Gostei muito da sua conclusão, você apresentou bem a proposta de intervenção.
Só permanece praticando porque se as suas redações continuarem seguindo esse caminho as suas notas serão ótimas.
Parabéns!!
See lessMundo Real vs. Mundo Virtual: deve haver limite entre ambos?
LayneSilva123
Oii. Achei a estrutura da sua redação muito boa, porém toma cuidado com a sua introdução. Notei que ela ficou muito grande. Recomendo que você procure diminuir o número de linhas que a sua introdução não passe de 7 e você tenha mais espaço para expor os seus argumentos nos parágrafos de desenvolvimeLeia mais
Oii. Achei a estrutura da sua redação muito boa, porém toma cuidado com a sua introdução. Notei que ela ficou muito grande. Recomendo que você procure diminuir o número de linhas que a sua introdução não passe de 7 e você tenha mais espaço para expor os seus argumentos nos parágrafos de desenvolvimento.
Já com relação à sua conclusão, acho que ela poderia começar a partir do ” Portanto,…”
Pois tudo o que você citou antes você já tinha argumentado sobre no seu D1 e D2. Não que esteja errado como você fez, mas fazendo como eu te falei, tornaria o seu texto mais direto.
Veja um exemplo:
“Portanto, a fim de amenizar os problemas mencionados,cabe ao Ministério da Tecnologia, em colaboração com empresas públicas e privadas, a implementação em dispositivos eletrônicos um sistema que vise instruir a população sobre o tempo dedicado as telas, por meio da contratação de profissionais de informática para…”
Espero ter te ajudado! Bons estudos!!
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LayneSilva123
Oii. Gostei da sua redação no geral, porém notei alguns erros gramaticais que podem ser prejudiciais na competência 1 da redação. irei te dar umas dicas sobre o que você precisa melhorar. 1) Introdução "tal conjuntura é retratado" o certo: Tal conjuntura é retratada Com o que palavra retratado estáLeia mais
Oii. Gostei da sua redação no geral, porém notei alguns erros gramaticais que podem ser prejudiciais na competência 1 da redação.
irei te dar umas dicas sobre o que você precisa melhorar.
1) Introdução
“tal conjuntura é retratado”
o certo:
Tal conjuntura é retratada
Com o que palavra retratado está concordando? A conjuntura. Então fica “retratada”.
-Evite usar palavras repetidar muito próximas umas outras. Você já tinha usado a palavra retratado quando falou o que o filme retratava. Então na próxima palavra você poderia colocar um sinônimo: tal conjuntura é vista, é notada, é presente, etc.
-“o qual é um problema resultante das displicência populacional diante do tema.”
O certo:
Resultante da displicência.
A sua tese foi bem apresentada, parabéns!
2) D1
Ok
3) D2
“Ademais a mídia é mais um fator…”
Virgula após o ademais.
– ” faz é alienar a sociedade mediante.. ”
Seria melhor você tirar o “faz é” e deixar: aliena a sociedade mediante…
-“no tocante à respeito das diferenças linguísticas…”
Seria melhor tirar o “respeito das diferenças”, veja:
no tocante às diferenças linguísticas
Assim, o trecho do seu desenvolvimento ficaria mais coeso. Dê uma olhada:
-“Nessa óptica, a mídia a qual não tem o papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população no tocante às diferenças linguísticas presentes na nação, aliena a sociedade mediante conteúdos empobrecidos…”
* Recomendo você assistir aulas sobre o uso da vírgula. Por mais simples que esse sinal seja, ele ainda é um problema na escrita de uma redação pra qualquer um.
4) Conclusão
Ok
Espero ter te ajudado de alguma maneira. Bons estudos!!
See lessA exposição irrefletida dos indivíduos nas redes sociais
LayneSilva123
Oii. Gostei muito da sua redação, você começou com uma introdução bem desenvolvida, apresentando bem a tese e contextualizando o seu repertório. Os seus dois parágrafos de desenvolvimento também foram bem elaborados e a sua conclusão também. Essa é uma das melhores que já li aqui. Não sei te dar espLeia mais
Oii. Gostei muito da sua redação, você começou com uma introdução bem desenvolvida, apresentando bem a tese e contextualizando o seu repertório.
See lessOs seus dois parágrafos de desenvolvimento também foram bem elaborados e a sua conclusão também.
Essa é uma das melhores que já li aqui. Não sei te dar especificamente uma nota, já que não sou boa nisso rsrs,mas com certeza seria uma nota máxima ou muito próxima disso. Parabéns!
Só continue assim, praticando o que você já sabe, e bons estudos!!
Desafios mediante às crises da Amazônia
luiz_laina04
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação. Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível. Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa C1 – 160 Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceitLeia mais
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.
Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
C1 – 160
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
C2 – 120
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
C3- 160
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)
C4- 120
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )
C5 – 120
OBSERVAÇÕES:
– Seu texto está um pouco confuso, quanto a organização e escrita
– Tente utilizar uma organização de parágrafos mais coesa em questão de linhas, para não haver discrepância;
– Achei seu ponto de vista superficial, não é uma tese bem escolhida, há pouca argumentação e repertório. Tente melhorar;
– Sua conclusão está incompleta, por isso a redução da nota nesta competência.
– Uma dica, leia redações nota 1000 para ter uma base de raciocínio quanto a produção textual.
Espero ter ajudado!
See lessOs desafios do sistema carcerário brasileiro
luiz_laina04
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação. Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível. Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa C1 – 160 Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceitLeia mais
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.
Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
C1 – 160
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
C2 – 160
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
C3- 120
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)
C4- 160
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )
C5 – 200
OBSERVAÇÕES:
– Seu texto está bem claro e organizado, alguns erros de escrita e sintaxe
– Suas teses foram muito bem colocadas dentro do tema.
– Achei seu ponto de vista, correto porém a argumentação em ambos parágrafos de desenvolvimento foram superficialmente trabalhadas, tente buscar um repertório menos amplo.
– Bom uso de conectivos
– Sua conclusão está completa, só tente deixar mais claro quem é quem, ainda mais em situações de conclusões diferentes para problemáticas diferentes.
Espero ter ajudado!
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luiz_laina04
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação. Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível. Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa C1 – 160 Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceitLeia mais
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.
Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
C1 – 160
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
C2 – 160
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
C3- 160
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)
C4- 160
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )
C5 – 200
OBSERVAÇÕES:
– Seu texto está um pouco confuso, quanto a organização e escrita
– Tente utilizar uma organização de parágrafos mais dividida, para não haver dúvidas
– Achei seu ponto de vista, correto porém no terceiro parágrafo há uma citação desnecessária e sem contexto, no final dele.
– Uso de poucos conectivos, tente usar mais dentro dos parágrafos
– Sua conclusão está completa, só tente ser mais direta para não gastar espaço dando voltinhas em coisas desnecessárias.
Espero ter ajudado!
See lessA importância da inclusão dos autistas na sociedade brasileira
luiz_laina04
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação. Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível. Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa C1 – 200 Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceitLeia mais
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.
Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
C1 – 200
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
C2 – 160
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
C3- 160
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)
C4- 200
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )
C5 – 160
OBSERVAÇÕES:
– Seu texto está impecável, mínimos erros de escrita
See less– Tente utilizar mais a introdução, para dar uma base mais sólida para sua argumentação
– Achei seu ponto de vista, correto porém parece focar em ambos parágrafos de desenvolvimento em um mesmo ponto sem explicitar direito a problemática em si.
– Bom uso de conectivos
– Sua conclusão faltam elementos para ganhar a nota máxima