Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A Persistência da Violência Contra a Mulher na Sociedade Brasileira
Joãovictormacedo
O filósofo Raimundo de Teixeira, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, destaca-se a violência contra a mulher, problema recorrente na soLeia mais
O filósofo Raimundo de Teixeira, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, destaca-se a violência contra a mulher, problema recorrente na sociedade brasileira. Nesse sentido, essa realidade se deve, principalmente, (faltou uma vírgula para isolar o aposto) à objetificação feminina e à globalização.
Primordialmente, é explícito que as mulheres sofrem com a sua reificação. Desde os primórdios da civilização (que civilização)?, o corpo feminino é visto somente como um objeto de agrado aos homens e que os mesmos (o mesmo não pode ser utilizado como mecanismo de retomada substituindo pronome, pois é errado gramaticalmente) podem fazer o que quiserem, trazendo à tona a violência, tanto sexual como psicológica. Nessa lógica, o Mito de Procusto evidencia que todos devem se encaixar em um padrão e aqueles que não pertencerem (conseguirem) devem ser execrados. Essa visão é semelhante ao pensamento de muitos machistas, visto que não aceitam o fato de que a mulher possa ser um indivíduo independente e ter os mesmos direitos. Sendo assim, .. (poderia ter feito um desfecho. Cada parágrafo é como se fosse uma mini redação, com introdução (tópico frasal), desenvolvimento (repertório e contextualização do repertório) e conclusão (desfecho do parágrafo)).
Ademais, cabe avaliar o quanto a globalização contribuiu para que a mulher sofresse ainda mais traumas. Segundo “Histórias e Conversas de Mulher”, livro de Mary Del Priore, a mundialização com a sua supressão de fronteiras relaciona-se com a proliferação de crimes organizados, com ênfase em tráfico internacional de mulheres. Sob essa perspectiva, .. (poderia ter feito um período aqui para contextualizar seu repertório articulando-o à sua argumentação, tornando-o produtivo). Portanto, é ilógico pontas (pontas?) que em um país desenvolvido (se tiver se referindo ao Brasil, ele é subdesenvolvido), a persistência dessa brutalidade contra os corpos femininos seja colocada como segundo plano.
Devido aos fatos supracitados (coloque no início dos parágrafos operadores argumentativos, pois isso é exigência do ENEM. O ENEM exige que tenha pelo menos 2 no início dos parágrafos. Até o momento só teve 1, que foi o “ademais”), é evidente que essa problemática deve ser resolvida e fazer jus ao lema de Raimundo. Desse modo, cabe ao Estado (agente) implementar um projeto (ação), utilizando-se de propagandas nas redes sociais (detalhamento da ação), para induzir as mulheres a denunciarem quaisquer tipos de agressões (finalidade), através (vou considerar, mas o através não é aceito para indicar modo meio. Use por meio, mediante ou por intermédio, tá?) do disque denúncia 180, canal criado pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres. Á vista disso, espera-se garantir apoio e segurança para esse grupo da sociedade e trazer o país para um patamar de maior integridade.
See lessRESULTADO:
C1 -160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 200
NOTA FINAL: 880
A situação dos maus-tratos aos animais no Brasil
Joãovictormacedo
C1 - 160 ( poucos erros gramaticais, mas que poderiam se evitados. Evite utilizar o ponto e vírgula! Você está colocando demais e sem necessidade. Dê preferência apenas às vírgulas, pontos finais, dois pontos, travessões e aspas. Esses são os sinais gráficos de pontuação mais comuns nesse tipo de teLeia mais
C1 – 160 ( poucos erros gramaticais, mas que poderiam se evitados. Evite utilizar o ponto e vírgula! Você está colocando demais e sem necessidade. Dê preferência apenas às vírgulas, pontos finais, dois pontos, travessões e aspas. Esses são os sinais gráficos de pontuação mais comuns nesse tipo de texto. Além disso, achei alguns equívocos no uso da vírgula, por exemplo, na linha 10, pois acho que deveria ter uma virgula depois de espécie pra isolar o aposto. Outra coisa! Evite o gerúndio e a informalidade, bem como atente-se à concordância verbal e nominal).
See lessC2 – 200 (repertorio, compreensão textual e obediência ao tipo textual ok, parabéns!)
C3 – 160 (achei que você poderia ter organizado melhor as ideias, escolhendo um vocabulário mais preciso e evitando errinhos pontuais que podem estar dificultando a coerência do texto. Siga essa estrutura de desenvolvimento : topico frasal com retomada do argumento da tese + repertorio + contextualização e argumentação do repertório + desfecho do parágrafo. Cada período é uma etapa dessa, totalizando 4). Vv seguiu bem essa estrutura no D1, mas senti falta no D2. Além disso, não sei se a sua proposta de intervenção ameniza os 2 argumentos da sua tese. Seja fiel à su discussão até o fim, e se possivel retome um repertorio que vc ja tenha utilizado no final do texto, pra demonstrar projeto, planejamento.
C4 – 160 (faltou ao menos dois conectivos no inicio dos parágrafos do tipo OPERADOR ARGUMENTATIVO). Por exemplo no D1, você poderia ter colocado ” Sob essa perspectiva “, aí já contaria 1 operador argumentativo e com o da conclusão , que foi o logo, faria 2.
C5 – 200 (ok, poposta completa com os 5 elementos. Eu só trocaria o através pelo por meio, a fim de sinalizar melhor o modo meio).
No mais tá ótima sua redação. Uma dica que eu te daria era tentar reescrevê-la de acordo com alguns desses apontamentos. Garanto que ajudará! Eu te daria 880, parabéns e boa sorte, siga firme no seu sonho.
Resquicios de uma sociedade alienada
Joãovictormacedo
Acredito q o tema seja o do Enem 2020 né? C1 - 120 ( você deixou muito a desejar na questão das vírgulas, pois muitas vezes elas foram empregadas de maneira errônea, além de algumas palavras errada como : además, sendo q o certo é ademais. ). C2 - 200 (repertório bom. Não existe repertório clichê, oLeia mais
Acredito q o tema seja o do Enem 2020 né?
See lessC1 – 120 ( você deixou muito a desejar na questão das vírgulas, pois muitas vezes elas foram empregadas de maneira errônea, além de algumas palavras errada como : además, sendo q o certo é ademais. ).
C2 – 200 (repertório bom. Não existe repertório clichê, o importante é que seja legitimado, pertinente e produtivo ao tema e à discussão no texto).
C3- 160 (você comete alguns equívocos na organização. Normalmente o primeiro período do desenvolvimento é a retomada do arg da tese, e vc já iniciou com um repertorio no caso do d1, sendo q ele deveria vir depois. Isso pode te prejudicar).
C4- 160 (acredito q vc utilizar bem os conectivos, porém falta diversifica-los, e coloca-los em cada inicio de período.
C5- 160 (sua proposta é boa, mas faltou o modo meio. Para sinaliza-lo vc deve colocar a palavra POR MEIO. Ex : Portanto, o Governo deve … POR MEIO de .. enfim..
Mas vc foi muito bem. De certo sua redação vale 800 pontos ou pode ser até mais, é q sou um corretor, por vezes, rigoroso.
Sua redacao é avaliada com base nas 5 competências do enem.
Cada redação oficialmente é avaliada por 2 corretores , sendo q n se conhecem. Sua nota final será a média aritmetica das notas q eles atribuirem desde q n haja discrepância. Ex : Corretor 1- 720
Corretor 2- 760
Nota final- 740.
Se houver discrepância vai pra um correor 3, ai a media aritmética sera das duas notas q mais se aproximarem. Fica tranquilo, vc foi bem, e tem grande potencial. Parabens!!!
Debate sobre o aumento dos casos de violência doméstica durante a quarentena
Joãovictormacedo
C1 - 160 ( Alguns errinhos pontuais, como crase na linha 3, pois devido é um verbo que sempre exige crase se a palavra seguinte for feminina ou admitir 2 gêneros, ou seja, o correto seria devido à maior, ok? Além disso, no final da introdução acredito que o correto seria ao se pensar para intervir NLeia mais
C1 – 160 ( Alguns errinhos pontuais, como crase na linha 3, pois devido é um verbo que sempre exige crase se a palavra seguinte for feminina ou admitir 2 gêneros, ou seja, o correto seria devido à maior, ok? Além disso, no final da introdução acredito que o correto seria ao se pensar para intervir NESSE problema, tá?).
See lessC2 – 200 ( Achei a compreensão do tema, obediência ao tipo textual e repertórios muito bons, contudo peço para que você não exagere nos repertórios e esqueça da sua argumentação e autoria, deixando seu texto expositivo. Um repertório por parágrafo é suficiente, e vc precisa argumentar em cima dele, além dele ser pertinente ao tema, ele deve ser produtivo, ou seja, não basta só citar, ficou claro? Isso pode te prejudicar na C3).
C3- 160 ( As discussões nos desenvolvimentos atenderam a sua tese, mas a sua conclusão não, o texto deve ser circuito, é isso que a C3 avalia: principalmente PROJETO DE TEXTO, mas tbm autoria e argumentação).
C4 – 160 ( seu repertório de recursos coesivos é bom, mas achei que vc poderia diversificar mais. Utilize de 3 a 4 períodos em cada parágrafo, e sempre que for iniciar um período coloque um conectivo, diversifique-os. Vc utilizou porém 2 vezes, percebe? Uma vez no D1 e uma vez do D2, sendo que tem vários conectivos com o mesmo significado como: contudo, entretanto, no entanto, mas, todavia, dentre outros).
C5 – 120 ( não perca espaço da sua conclusão em um tópico frasal muito longo ou ainda justificando e argumentando, você tem que se concentrar em elaborar sua proposta de intervenção completa com os 5 elementos exigidos e que amenize os 2 argumentos da sua tese, já que vc optou por apenas uma. Nesse caso, vc tirou 120 pq só colocou 3 elementos: agente, ação e finalidade. Faltou o modo meio e o detalhamento, que pode ser de qualquer um dos outros elementos).
Espero ter ajudado!
Nota – 800
No mais, parabéns viu, você tem um grande potencial! Continue praticando e bons estudos!
A alfabetização infantil em questão no Brasil
Joãovictormacedo
C1 - 120 (você tem alguns erros, como crase, vírgula e grafia, um pouco mais de atenção nesses quesitos, ok?) C2 - 200 (Você tem um bom repertório sociocultural, mas cuidado! Um repertório por parágrafo já é o suficiente, se você exagerar pode tornar seu texto expositivo e acabar prejudicando sua auLeia mais
C1 – 120 (você tem alguns erros, como crase, vírgula e grafia, um pouco mais de atenção nesses quesitos, ok?)
See lessC2 – 200 (Você tem um bom repertório sociocultural, mas cuidado! Um repertório por parágrafo já é o suficiente, se você exagerar pode tornar seu texto expositivo e acabar prejudicando sua autoria e argumentação).
C3 – 160 ( deixa um pouco a desejar na organização, por exemplo: no passo a passo do desenvolvimento você traz informações que não foram prometidas na lá introdução, isto é, na sua tese, cuidado com isso! Defenda apenas o seu argumento da tese no desenvolvimento em questão, D1 defenda o argumento 1 e D2 defenda o argumento 2! Não precisa trazer novas informações que não foram mencionadas antes, ok?
C4 – 200 (gostei do seu repertório coesivo, parabéns, não encontrei inadequações)
C5 – 160 ( vc colocou 3 propostas, mas a mais completa tinha apenas 4 elementos , que foram: agente, ação, modo meio e finalidade, faltou o detalhamento, tá? O detalhamento pode ser de qualquer um dos outros elementos, ok? )
Nota: 840
A importância da prática regular de exercícios físicos.
Joãovictormacedo
C1 - Na linha 1 acredito que o S no início da citação poderia ser minúsculo mesmo. Se fosse depois dos dois pontos a introdução de uma frase entre aspas aí sim a inicial seria maiúscula, bem como se estivesse iniciando um período. Na linha 5 ocorreu um truncamento de período! Conjunções com teor jusLeia mais
C1 – Na linha 1 acredito que o S no início da citação poderia ser minúsculo mesmo. Se fosse depois dos dois pontos a introdução de uma frase entre aspas aí sim a inicial seria maiúscula, bem como se estivesse iniciando um período. Na linha 5 ocorreu um truncamento de período! Conjunções com teor justificativo como: pois, visto que, uma vez que, devem estar em um mesmo período pós uma vírgula, ou seja, pós uma pausa curta. Em resumo, essa expressões jamais poderão iniciar um período. Atenção às excessivas repetições, como por exemplo da palavra físico e/ou física, bem como industrial (sobretudo no D2). Atente-se às palavras que rimam seguidamente! Não que seja necessariamente um erro, mas não fica interessante no tipo textual em questão. Linha 7 do D1, acredito que seria: dessa instituição, uma vez que ela foi mencionada anteriormente. Linhas 2 e 3 do D2, acredito que caberia “mas” em vez do como, e a adição de um “pois”, veja: A Revolução Industrial proporcionou não só uma mudança no contexto industrial, mas também social, pois, em virtude.. Entendeu?
See lessNota: 160
C2 – Compreendeu o tema e o tipo textual e adicionou repertório bastante pertinente e produtivo, parabéns! Nota: 200
C3 – A sua organização de ideias está boa e embasamento argumentativo, por meio de repertório, também! Porém senti falta de mais marcas de sua autoria mediante pensamento crítico e/ou reflexivo acentuado. Pra ajudar nessa questão sugiro que você opte sempre por temas que tragam consigo uma problemática explícita, pois no enem dificilmente cairá pro candidato falar acerca da importância de algo, certo? Nota: 160
C4 – Uso de conectivos muito bom, não encontrei inadequações, mas aconselho que se atente aos casos em que deveria ser iniciado um novo período, mas você só pôs uma vírgula e continuou. Não é necessário sair colocando pontos em tudo, mas é interessante que o corretor respire rsrs, e sobretudo que não se perca na leitura. 3 ou 4 períodos por parágrafo é o ideal, ah! E lembre-se de fazer períodos com tamanhos parecidos, ok? Ajuda até na estética do texto. Nota: 200
C5 – Proposta de intervenção com os 5 elementos exigidos e muito pertinente para o tema em questão, muito bom! Nota: 200
Nota final: 920
Continue praticando, vc vai longe. A prática leva à excelência!
Os Obstáculos na Doação de Sangue no Brasil
AnaLor
Oiê, André. Tudo certo? Introdução: Nesse parágrafo, vc tanto contextualiza o tema na atualidade quanto elabora uma tese. Ótimo! Porém, senti falta da utilização de um repertório novo, que abordasse algum aspecto histórico, cultural etc sobre o tema. Acho que isso aumentaria e muito sua nota; DesenvLeia mais
Oiê, André. Tudo certo?
See lessIntrodução: Nesse parágrafo, vc tanto contextualiza o tema na atualidade quanto elabora uma tese. Ótimo! Porém, senti falta da utilização de um repertório novo, que abordasse algum aspecto histórico, cultural etc sobre o tema. Acho que isso aumentaria e muito sua nota;
Desenvolvimento: Poxa, curti muito. Ambos apresentam argumentos sólidos e bem estruturados. Tentaria, porém, utilizar maior número de conectivos, isso pode tornar seu texto mais fluído e bom para o leitor;
Conclusão: Tbm ficou bem legal essas propostas. Algumas melhorias poderiam ser a retomada da tese defendida na introdução e uma reescrita a fim de evitar alguns errinhos ortográficos.
Enfim, é isso. Boa sorte e parabéns! :)
O USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS E TESTES CIENTÍFICOS NO BRASIL
AnaLor
Oiê, Julia. Tudo bem? Intro: Boa contextualização, porém senti falta de um caráter mais critico, já que, em períodos como o último desse parágrafo, o tom expositivo se sobressai, o q impede melhor elaboração da tese. Desenvolvimento: Ótimas argumentações. Tanto o repertório da 2GM quanto de HeráclitLeia mais
Oiê, Julia. Tudo bem?
See lessIntro: Boa contextualização, porém senti falta de um caráter mais critico, já que, em períodos como o último desse parágrafo, o tom expositivo se sobressai, o q impede melhor elaboração da tese.
Desenvolvimento: Ótimas argumentações. Tanto o repertório da 2GM quanto de Heráclito demonstram boa argumentação.
Conclusão: Ótima conclusão.
Enfim, é isso. Como percebeu, me atentaria somente para a adequação ao gênero dissertativo-argumentativo. Boa sorte e até mais :)
Energia nuclear como solução para o Brasil
AnaLor
Oiê, Soraya. Tudo bem? Introdução: Parágrafo muito bem estruturado, porém mais expositivo que argumentativo. Tente deixar a sua tese o mais evidente possível; Desenvolvimento: acredito que exista o mesmo erro da introdução. Além disso, a discrepância de tamanho entre os dois parágrafos torna a formaLeia mais
Oiê, Soraya. Tudo bem?
See lessIntrodução: Parágrafo muito bem estruturado, porém mais expositivo que argumentativo. Tente deixar a sua tese o mais evidente possível;
Desenvolvimento: acredito que exista o mesmo erro da introdução. Além disso, a discrepância de tamanho entre os dois parágrafos torna a forma textual não tão ideal, o q pode gerar corte de notas;
Conclusão: boa proposta de intervenção, atente-se, somente, a alguns erros ortográficos, como “afim” (no caso, por se tratar de um conectivo finalístico, usa-se “a fim”).
Enfim, é isso. Boa sorte e até mais :)
A internação involuntária de dependentes químicos no Brasil
AnaLor
Oiê, Vitoria. Tudo bem? Introdução: No Enem, esse parágrafo é estruturado em: contextualização + relação entre a contextualização e a atualidade + tese. Pareceu-me que essas funções foram cumpridas, porém, de forma bastante concisa. Tentaria aprofundar os pesamentos, já que isso pode te garantir maiLeia mais
Oiê, Vitoria. Tudo bem?
See lessIntrodução: No Enem, esse parágrafo é estruturado em: contextualização + relação entre a contextualização e a atualidade + tese. Pareceu-me que essas funções foram cumpridas, porém, de forma bastante concisa. Tentaria aprofundar os pesamentos, já que isso pode te garantir maior nota;
Desenvolvimento: nesses dois parágrafos ocorre o msm erro q na introdução, além de outros ortográficos já mencionados em correção anterior;
Conclusão: Ótimo parágrafo. Tente, todavia, utilizar a circularidade, retomando a contextualização do primeiro parágrafo, o que tornaria o texto mais coeso.
Enfim, é isso. Boa sorte e até mais :)