A importância da prática regular de exercícios físicos.

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Com o lema “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”, o aluno Paulo Cintura, da série “A Escolinha do Professor Raimundo”, mostra-se engajado em estimular seus colegas e professor à prática física. Em consonância à frase do personagem, a prática regular de exercício físico tem grande importância na saúde psico-física dos indivíduos. Visto que, evita doenças, como também é necessária em um contexto de mundo globalizado.

A princípio, vale destacar a eficiência dos exercícios físicos na promoção da qualidade de vida dos praticantes. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a população idosa do mundo chegará a 2 bilhões em 2050. Tal expectativa tem base na elevação da qualidade de vida mundial, sendo os exercícios físicos destaque na questão, tendo em vista que a prática regular deles promove uma maior resistência a doenças. Desse modo, faz-se necessário o incentivo às práticas físicas para a concretização dos dados da instituição mundial.

Outrossim, a prática regular de exercícios físicos tem papel fundamental no contexto Pós Revolução Industrial. A Revolução Industrial representou não só uma mudança no contexto industrial como também social, em virtude da grande exploração da burguesia, o proletariado necessitava de atividades que promovessem um relaxamento à classe trabalhadora. Nesse viés, nota-se a importância da atividade física no antigo e atual contexto, visto a grande exigência do mercado de trabalho e o papel da prática física como forma de escape da rotina. Dessa maneira, urge à tomada de medidas que promovam maior acesso às atividades físicas.

Infere-se, portanto, a importância do papel da prática física na promoção do direito à saúde previsto na Constituição Federal. Logo, o Ministério da Saúde deve ofertar maiores recursos para a atividade física à população. Tal ação deve ocorrer por meio da construção de academias públicas ao ar livre, mediante dados que evidencie as áreas com maiores taxas de miséria onde os moradores são impossibilitados ao acesso a esses espaços, aliado à promoção de aulas gratuitas com profissionais da área da Educação Física. Assim, será possível a promoção de uma melhor qualidade de vida aos brasileiros, bem como a conscientização da população ao lema do personagem Paulo Cintura.

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3 Correções

  1. Vou corrigir de acordo com os critérios de uma redação padrão, sem ser do ENEM.
    Sua introdução está muito boa! A frase que você citou se encaixou como uma luva no tema.

    No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, você poderia ter aprofundado mais seu ponto de vista em relação ao argumento “Desse modo, faz-se necessário o incentivo às práticas físicas para a concretização dos dados da instituição mundial” seria interessante você além de colocar uma proposta de solução, refletir mais sobre o que você falou

    Já no segundo, teve um erro de pontuação: “… mudança no contexto industrial como também social, em virtude da grande exploração da burguesia, o proletariado …” deveria ter um ponto final em “como também social. Em virtude…”

    A sua conclusão está nos padrões ENEM, não tem o que se modificar.

    Sua nota final seria entre 800 e 900 .

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  2. C1 – Na linha 1 acredito que o S no início da citação poderia ser minúsculo mesmo. Se fosse depois dos dois pontos a introdução de uma frase entre aspas aí sim a inicial seria maiúscula, bem como se estivesse iniciando um período. Na linha 5 ocorreu um truncamento de período! Conjunções com teor justificativo como: pois, visto que, uma vez que, devem estar em um mesmo período pós uma vírgula, ou seja, pós uma pausa curta. Em resumo, essa expressões jamais poderão iniciar um período. Atenção às excessivas repetições, como por exemplo da palavra físico e/ou física, bem como industrial (sobretudo no D2). Atente-se às palavras que rimam seguidamente! Não que seja necessariamente um erro, mas não fica interessante no tipo textual em questão. Linha 7 do D1, acredito que seria: dessa instituição, uma vez que ela foi mencionada anteriormente. Linhas 2 e 3 do D2, acredito que caberia “mas” em vez do como, e a adição de um “pois”, veja: A Revolução Industrial proporcionou não só uma mudança no contexto industrial, mas também social, pois, em virtude.. Entendeu?
    Nota: 160
    C2 – Compreendeu o tema e o tipo textual e adicionou repertório bastante pertinente e produtivo, parabéns! Nota: 200
    C3 – A sua organização de ideias está boa e embasamento argumentativo, por meio de repertório, também! Porém senti falta de mais marcas de sua autoria mediante pensamento crítico e/ou reflexivo acentuado. Pra ajudar nessa questão sugiro que você opte sempre por temas que tragam consigo uma problemática explícita, pois no enem dificilmente cairá pro candidato falar acerca da importância de algo, certo? Nota: 160
    C4 – Uso de conectivos muito bom, não encontrei inadequações, mas aconselho que se atente aos casos em que deveria ser iniciado um novo período, mas você só pôs uma vírgula e continuou. Não é necessário sair colocando pontos em tudo, mas é interessante que o corretor respire rsrs, e sobretudo que não se perca na leitura. 3 ou 4 períodos por parágrafo é o ideal, ah! E lembre-se de fazer períodos com tamanhos parecidos, ok? Ajuda até na estética do texto. Nota: 200
    C5 – Proposta de intervenção com os 5 elementos exigidos e muito pertinente para o tema em questão, muito bom! Nota: 200
    Nota final: 920
    Continue praticando, vc vai longe. A prática leva à excelência!

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  3. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa

    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. (200)

    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto

    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. (200)

    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. (200)

    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.

    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. (200)

    5. Respeito aos direitos humanos

    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. (200)

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