Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
camilaburity
Problema da INTRODUÇÃO 1: no primeiro período, a escolha das palavras ficou meio confuso, colocaria assim “como também, DEVIDO as causas econômicas, políticas e religiosas”. E outro ponto desse primeiro período, quem está à procura de novos lugares? Ficou muito esquisito, causas econômicas, politicaLeia mais
Problema da INTRODUÇÃO 1: no primeiro período, a escolha das palavras ficou meio confuso, colocaria assim “como também, DEVIDO as causas econômicas, políticas e religiosas”. E outro ponto desse primeiro período, quem está à procura de novos lugares? Ficou muito esquisito, causas econômicas, politicas e religiosas de que época?? Lembrem-se de SEMPRE colocar as informações no início, “Desde a década de noventa” deveria ter sido posto no primeiro período (seu texto ficou meio confuso)
Dica: Sempre após a conclusão de um período, ponha um conectivo, por exemplo: “Ademais, esses foram os principais fatores sucedidos…”
Problema INTRODUÇÃO 2: Suas teses não ficaram claras, ficou algo muito solto, eu particularmente deduzi que durante o seu texto você irá falar sobre “causas econômicas, políticas e religiosas”. Lembre-se que o corretor vai corrigir o seu texto em menos de 5 minutos, portanto, você precisa ser clara e objetiva. Além do mais, sua introdução ficou muito curta e sem muita informação.
Problema D1: No primeiro período, eu vi ausência de conectivos, ficou um período extremamente informativo, lembre-se que o texto precisa ser dissertativo, isto é, você precisa opinar de forma indireta.
Problema 2, D1: Nesse parágrafo, você não acrescentou muito, apenas jogou informações soltas, você precisa explicar, opinar. Se você citou a vinda da família real, você precisa dizer que influencia teve/tem nos dias atuais, lembre-se sempre de lincar. Fora que você não fechou o parágrafo.
Nesse segundo parágrafo você resolveu falar sobre a instabilidade social no Brasil, entretanto, essa não é a sua tese, se você pretende discutir sobre isso, ponha na introdução!! Eu não sei se o corretor iria levar em conta esse parágrafo, visto que ele não tem conexão com a introdução, entretanto, caso não penalizasse, eu achei até agora (não li a conclusão) o seu melhor parágrafo, você dissertou digamos assim. Mas as informações ainda estão um pouco jogadas.
Dica: LEMBRE-SE DOS TÓPICOS FRASAIS.
Ponto negativo da conclusão: Ficou muito longo a abertura da conclusão.
Problema da conclusão: Você falou (QUEM) vai resolver e o QUE SERÁ feito, entretanto, não disse COMO e nem a FINALIDADE.
C1: 160
See lessC2: 80-120
C3: 80-120
C4: 120
C5: 80
nota: 520-600
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
camilaburity
Oie, serei direta (não estou sendo grossa), e outra sou estudante também. “Mesmo após a construção do colegio carioca” informação desnecessária, não colocaria, ficou encheção de linguiça. Problema 1: Suas teses não ficaram claras, na realidade eu vi apenas uma problemática que seria o fato das escolLeia mais
Oie, serei direta (não estou sendo grossa), e outra sou estudante também.
“Mesmo após a construção do colegio carioca” informação desnecessária, não colocaria, ficou encheção de linguiça.
Problema 1: Suas teses não ficaram claras, na realidade eu vi apenas uma problemática que seria o fato das escolas não apresentarem intérpretes. Lembre, ou seu texto será “causa e consequência” ou você precisará apresentar dois problemas, e eles DEVEM ser citados na introdução, seja direta, deixe tudo o mais claro possível.
Sobre o D1: Não agregou em nada, você não colocou nenhuma informação útil, não sei se você tentou usar o site “biolibras” como forma de repertório, porém não seria considerado, pois ele não acrescenta NADA no parágrafo, você poderia muito bem dizer que o intérprete funciona como ponte e tals, sem mencionar o site. O D1 ficou desorganizado também, você deveria ter usado o último período no início, poderia até citar a constituição e tals, ficaria muito melhor.
D2: vi agora que você citou a declaração universal, mas você falou no d1, ficou bem bagunçado as ideias. O dado ficou solto, lembre de completar.
*o ideal são 7 linhas (introdução e conclusao) 8 linhas (desenvolvimentos) usufrua. Entretanto, lembre que é uma redação discursiva argumentativa, você precisa argumentar, pôr sua opinião de forma imparcial, apresentar dados ou agregar valor ao seu texto através de livros, séries, alusões histórias, ou citar filósofos e sociólogos. Dá uma lida no modelo de redação mil.
Conclusão: Bom, a sua conclusão aparentemente cumpriu tudo direitinho, mas o seu texto de modo geral ficou fraquinho, mas tenho crtz que você consegue melhorar, tem muito tempo pela frente.
C1: 120 (gramática)
See lessC2: 80 (repertório)
C3: 120 (conectivos)
C4: 80 (Organização do texto, de modo geral)
C5: 160-200 (conclusao)
Analfabetismo no Brasil
camilaburity
Introdução: Interessante o que você citou e souber lincar, entretanto, não achei as teses claras. D1: Ficou bom. D2: informativo, você simplesmente jogou um informaçao e nao acrescentou sua opinião, não disse NADA. Portanto, você perderia pontos devido a isso. Fora que ficou mt curto. Conclusao: ficLeia mais
Introdução: Interessante o que você citou e souber lincar, entretanto, não achei as teses claras.
See lessD1: Ficou bom.
D2: informativo, você simplesmente jogou um informaçao e nao acrescentou sua opinião, não disse NADA. Portanto, você perderia pontos devido a isso. Fora que ficou mt curto.
Conclusao: ficou incompleta.
Voce disse o “quem”
Voce disse “como” (modo)
Voce disse a finalidade (nao ficou mt boa, mas eu entendi)
Faltou o detalhamento, e o “o que”
Dica: use “a fim de” (finalidade) e “por meio de”(modo) ficará mais fácil do corretor ver que você cumpriu com todos os quesitos.
C1: 200 (nao vi erros gramaticais)
C2: 160 (bom uso de repertório, entretanto no 2º parágrafo o texto ficou informativo…)
C3: 160 (pouco uso de conectivos)
C4: 120-160 (texto informativo… mal organizado, desenvolvimento curto…)
C5: 120 (faltou o que seria feito e o detalhamento)
O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira.
camilaburity
Introducao: Bom, fico informativo, e nao dissertativo. As teses não estão claras, na verdade nem estão evidentes. Dica: Nao use dados assim, logo de cara na introdução. D1: ficou muito curto, busque iniciar os parágrafos com conectivos. Não acrescentou nada, você só colocou um dado e finalizou o parLeia mais
Introducao: Bom, fico informativo, e nao dissertativo. As teses não estão claras, na verdade nem estão evidentes.
See lessDica: Nao use dados assim, logo de cara na introdução.
D1: ficou muito curto, busque iniciar os parágrafos com conectivos. Não acrescentou nada, você só colocou um dado e finalizou o parágrafo, novamente informativo…
D2: você falou sobre o preconceito… Entretanto, na sua introdução voce nem menciona… Fora a coloquialidade do texto. PARÁGRAFO MUITO CURTO novamente.
Conclusao: Enorme… Enquanto você fez os desenvolvimentos minúsculos, a conclusão está gigante… Você tá arrumando soluções para problemas que nao foram mencionados.
Um ponto positivo foi que você fez uma retomada ao que ja tinha sido dito.
C1: 160-200 (nao vi erros gramaticais)
C2: 80-120 (uso de repertório fraco e o seu texto foi informativo e nao dissertativo…)
C3: 120 (pouco uso de conectivos)
C4: 80-120 (texto nada organizado)
C5: 80-120 (soluções para problemas que nem fora mencionados…) nao sei como o corretor iria pensar…
Nota: 560-680
estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
camilaburity
Caramba, eu gostei falando de modo geral. A introdução ficou perfeita, as teses claras. O D1 ficou muito extenso, e devido a isso você acabou não desenvolvendo muito o D2. Como a menina falou aí, houve tb alguns erros gramaticais. Em relação a conclusão, te dou um dica de sempre usar “por meio de” “Leia mais
Caramba, eu gostei falando de modo geral.
See lessA introdução ficou perfeita, as teses claras. O D1 ficou muito extenso, e devido a isso você acabou não desenvolvendo muito o D2. Como a menina falou aí, houve tb alguns erros gramaticais.
Em relação a conclusão, te dou um dica de sempre usar “por meio de” “a fim de”, pois facilita do corretor achar se os 5 elementos estão presentes. Creio eu que o meio da tua redação seja os professores, mas ficaria mais visível se tu tivesse colocado “por meio de professores”… além disso, houve alguns erros gramaticais -a fim de- é separado. E como a menina disse, é importante você resolver os dois problemas, pq fica sem sentido você apontar dois problemas e apenas uma solução, exceto se a solução acabar servindo para ambos os problemas, não sei se o corretor irá enxergar essa tua conclusão como solução para os dois problemas, por parte pode até ser, mas é melhor nao apostar na sorte, portanto, na próxima vez poe duas soluçoes (nao é necessário desenvolver as duas, apenas uma). Mas enfim, cumpre os 5 quesitos.
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4:160-200
C5:160-200
Nota: 880-960
Se você puder dá uma olhada na minha tb, ficarei grata❤️
O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira
Vitoria1
Olá, espero conseguir te ajudar de alguma forma! * Introdução: - Na sua introdução achei que você soube organizar bem suas idéias, além de trazer um repertório produtivo, pertinente e legitimado (isso é fundamental para a competência 2). Contudo, algo importante de se pontuar é que no final do seu pLeia mais
Olá, espero conseguir te ajudar de alguma forma!
* Introdução:
– Na sua introdução achei que você soube organizar bem suas idéias, além de trazer um repertório produtivo, pertinente e legitimado (isso é fundamental para a competência 2). Contudo, algo importante de se pontuar é que no final do seu parágrafo, você cita “estigmas associados à SAÚDE MENTAL”, saúde mental e doenças mentais são coisas que, aparentemente, parecem iguais, mas, na verdade são bem distintas, então para que você não tenha nenhum problema com tangenciamento tenta colocar todas as palavras tal qual estão presentes no tema.
* Desenvolvimenro 1:
No seu primeiro argumento, vejo que há um probleminha de organização de ideias, apesar de você ter utilizado um ótimo repertório sociocultural, sua tese ficou um pouco solta, esse é um problema comum, mas que pode ser facilmente resolvido, é só você se atentar mas ao uso dos conectivos e também reler o seu texto antes de passar a limpo.
* Desenvolvimento 2:
No seu D2, as ideias ficaram mais interligadas e coesas, o que auxilia demais na competência 3 e 4!
* Conclusão:
See lessNo desfecho do seu texto, você apresentou uma propostade intervenção completa, com: Agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Parabéns!
o estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira (correção modelo ENEM se possível)
Vitoria1
Olá, espero conseguir te ajudar! * Introdução: 1- Na sua introdução senti muito a falta da palavra "Estigma", que por ser o termo chave do tema é de extrema importância que já esteja logo de cara na sua introdução, para que não haja o tangenciamento do tema, então, te indico que nas próximas redaçõeLeia mais
Olá, espero conseguir te ajudar!
* Introdução:
1- Na sua introdução senti muito a falta da palavra “Estigma”, que por ser o termo chave do tema é de extrema importância que já esteja logo de cara na sua introdução, para que não haja o tangenciamento do tema, então, te indico que nas próximas redações você se atente bastante a essa questão!
2 – Outro aspecto importante de se citar, é que você falou sobre as consequências do uso das REDES SOCIAIS na saúde mental dos indivíduos, mas o tema é os ESTIGMAS associados às doenças mentais na sociedade brasileira, portanto, infelizmente, você tangenciou o tema, já que você trouxe uma abordagem totalmente diferente da proposta de redação.
3- “Cada vez mais estressantes e perigosos. com…” A palavra “com” deve começar com letra maiúscula.
* Desenvolvimenro 1:
Aqui, novamente, você foge do tema proposto, citando os impactos das redes sociais, sem citar os estigmas relacionados às doenças psíquicas.
* Desenvolvimento 2:
Essa, é a única parte do seu texto onde, de fato, você cita os estigmas relacionados à tais distúrbios, mas você poderia ter desenvolvido de forma mais coesa, relacionando o seu repertório com o seu argumento, você apenas citou a frase de Mahatma Gandi, sem fazer uma conexão com o seu ponto de vista, e isso prejudica tanto a competência 2, quanto a competência 3.
*Conclusão:
Na conclusão você apresentou duas propostas de intervenção. (apenas uma completa)
Proposta 1:
Agente: Ministério da ciência e tecnologia
Ação: Anúncios nas mídias sociais
Meio: ?
Finalidade: ?
Detalhamento: sobre o uso das redes sociais
Proposta 2:
Agente: Ministério da Saúde
Ação: campanhas
Meio: parcerias com as famílias
Finalidade: visando dessa forma…
Detalhamento: sobre a importância…
*Considerações finais: olha, infelizmente, como eu já citei anteriormente, você tangenciou o tema, e isso te prejudica em diversas competências, principalmente a 2, mas não só ela, então, toma bastante cuidado nas próximas redações, leia de forma cautelosa o tema proposto e também os textos apoio, para que isso não ocorra novamente. Espero ter ajudado de alguma forma!
See less“Caminhos para combater o desaparecimento de crianças e de adolescentes no Brasil”
camilaburity
Bom, obrigada pela correção mas eu citei o ministério porque é o que faz mais sentido de acordo com o meu texto, nao entendi porque ficou cansativo?? É apenas o “quem” da minha conclusão, isso não torna o texto cansativo (minha opinião). Depois dou uma olhada nos seus textos tambemmm, para tentar ajLeia mais
Bom, obrigada pela correção mas eu citei o ministério porque é o que faz mais sentido de acordo com o meu texto, nao entendi porque ficou cansativo?? É apenas o “quem” da minha conclusão, isso não torna o texto cansativo (minha opinião). Depois dou uma olhada nos seus textos tambemmm, para tentar ajuda-loo
See lessConsumismo versus minimalismo (CORRIGO DE VOLTA)
camilaburity
oieee, vim retribuir a correção. Gosto de ser bem crítica, pois assim podemos evoluir!! Inicialmente, queria dizer que o seu texto ficou muitoo curto, não daria 30 linhas e isso ja causa um impacto no corretor. Tudo que estiver em parêntese, sou eu opinando. Durante o período da Guerra Fria, os EstaLeia mais
oieee, vim retribuir a correção. Gosto de ser bem crítica, pois assim podemos evoluir!!
See lessInicialmente, queria dizer que o seu texto ficou muitoo curto, não daria 30 linhas e isso ja causa um impacto no corretor. Tudo que estiver em parêntese, sou eu opinando.
Durante o período da Guerra Fria, os Estados Unidos utilizaram (UTILIZOU), o “American way of life” (estilo de vida americano) como estratégia para consolidar o capitalismo, promovendo a ideia de felicidade através do consumo. Entretanto, a partir do séc.XXI (abreviação??? escreva!!) devido a(AS) transformações econômicas e socioambientais, percebe-se a adoção do ideal minimalista como alternativa a cultura do consumo. Dessa forma, torna-se necessário analisar tais transformações para comprender(compreender) essa mudança de comportamento.
Em primeiro plano, deve-se considerar, que em períodos de crise ocorre uma diminuição no poder aquisitivo do consumidor e consequentemente modifica seus hábitos de consumo, optando por aquilo que é essencial e necessário. Dessa maneira, é possível associar a nova tendência mundial de consumo aos efeitos no mercado, provocados pelas diversas crises econômicas, políticas e sócias ocorridas a partir dos anos 2000.(Bom, use exemplos… A quebra da bolsa de nova york, na real, você poderia falar do cenário atual, sabe? estamos vivenciando uma crise MUNDIAL!! Seu primeiro parágrafo ficou bem falho, superficial.)
Outro fator importante a ser analisado, são os efeitos socioambientais provocados pelo consumismo exacerbado. Tais impactos ,como poluição, aquecimento global e exploração de mão de obra, obrigam a sociedade a criar maneiras de aliar desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade social. Dessa forma, adotar uma pensamento essencialista contribui para a diminuição desses efeitos e a modificação da cadeia de produção. (falta de uso de repertórios, superficial também.)
Sendo assim, torna-se necessário criar medidas para lidar com essa nova tendência se consumo. Sob esse cenário, os setores empresarial e industrial devem modificar seu modo de produção através do investimento em tecnologia e qualidade, diminuindo o desperdício e adequando produção e demanda. [ Você deve falar QUEM deve fazer essas medidas, COMO faze-la, O QUE será feito, PARA QUE (a fim de) e DETALHAR ]
C1: 120
C2: 80-120 (você só usou repertório na introdução…)
C3: 160
C4: 120 (ideias superficiais)
C5: 80 (faltou, QUEM, COMO, PARA QUE E A FIM DE.)
600-620
-> Boa sorte e espero que essas dicas e observações lhe ajude!! Bjos
AUTOMEDICAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA (eh provável que eu corrija a sua tb)
camilaburity
Mulher, na realidadee, o négocio do presidente tem no texto motivador, não estou opinando, estou expondo um fato, sabe? e eu tento lincar isso que ocorreu (foi uma entrevista na internet) com os meios digitais que iriam causar um impacto na sociedade. Porque as pessoas querem a "cura" e se o presideLeia mais
Mulher, na realidadee, o négocio do presidente tem no texto motivador, não estou opinando, estou expondo um fato, sabe? e eu tento lincar isso que ocorreu (foi uma entrevista na internet) com os meios digitais que iriam causar um impacto na sociedade. Porque as pessoas querem a “cura” e se o presidente fala que temos um remédio para o coronavírus, muitos sem conhecimento vão atrás para comprar.
See less