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Crise ambiental: responsabilidade individual e governamental
Gabriel Maess
Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá: Introdução: ótima introdução. Apresenta argumentação coerente ao tema e teses bem marcadas facilitando o entendimento sobre o quê o texto irá tratar, contudo ainda está muito abrangente, não sendo citado nenhum momento que está se tratando do Brasil, mas simLeia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
Introdução: ótima introdução. Apresenta argumentação coerente ao tema e teses bem marcadas facilitando o entendimento sobre o quê o texto irá tratar, contudo ainda está muito abrangente, não sendo citado nenhum momento que está se tratando do Brasil, mas sim do mundo todo.
Desenvolvimento:
D1: bom parágrafo. Possui tópico frasal, repertório e argumentos que justificam tal citação, além de relacioná-lo com a realidade da nossa sociedade. Só cuidado com a falta de algumas vírgulas.
D2- gostei do seu desenvolvimento, apresenta argumentos pertinentes ao que foi dito na tese.
Conclusão: a sua conclusão apresenta: agente+ ação+ meio+ efeito, ou seja, os quatro elementos para se construir uma proposta de intervenção, porém ainda falta um pouco mais de detalhamento de como o governo poderá realizar essas campanhas de conscientização e como as pessoas podem agir para se conscientizar também. Contudo, fato de você ter retomado o que foi dito na citação da sua D1 também contribuiu para a sua nota final.
See lessComp. 1- gramática: não encontrei muitos desvios, que influenciem a sua nota. 200
Comp. 2- repertório: você aplica varias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, todos pertinentes ao tema e com boa produtividade. 200
Comp. 3- Projeto de texto: esse texto está muito bem escrito, nota-se que você conhece e domina bem as estruturas de uma redação. 200
Comp. 4- Coerência: você utiliza bem os conectivos que ajudam a interligar os argumentos, senti falta deles um pouco no segundo parágrafo (D1). 160
Comp 5- Proposta de intervenção: sua proposta apresenta apenas 4 elementos válidos. 140
Total: 900
Peço desculpas se interpretei alguma parte errada! Continue treinando, você possui muito potencial!
Espero ter ajudado e bons estudos!!!
FOME (ENEM)
Gabriel Maess
Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá: Introdução: ótima introdução. Apresenta citação coerente ao tema e teses bem marcadas facilitando o entendimento sobre o quê o texto irá tratar, só mais atenção na quantidade de vírgulas e no titulo que é generalizado. Desenvolvimento: D1: bom parágrafo. PossLeia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
Introdução: ótima introdução. Apresenta citação coerente ao tema e teses bem marcadas facilitando o entendimento sobre o quê o texto irá tratar, só mais atenção na quantidade de vírgulas e no titulo que é generalizado.
Desenvolvimento:
D1: bom parágrafo. Possui tópico frasal, repertório e argumentos que justificam tal citação, além de relacioná-lo com a realidade da nossa sociedade.
D2- adorei esse desenvolvimento, esta muito bem escrito e apresenta argumentos pertinentes ao que foi dito na tese.
Conclusão: a sua conclusão apresenta: agente + ação + efeito + detalhamento, ou seja,apenas 4 elementos necessários para se construir uma proposta de intervenção, ainda falta o meio/efeito nesse paragráfo. Por seguinte, fato de você ter retomado o que foi dito no primeiro parágrafo também contribui para a sua nota final.
Comp. 1- gramática: 200
See lessComp. 2- repertório: 200
Comp. 3- Projeto de texto: 140
Comp. 4- Coerência: 200
Comp 5- Proposta de intervenção: 160
Total: 820
Peço desculpas se interpretei alguma parte errada! Continue treinando, você possui muito potencial!
Espero ter ajudado e bons estudos!!!
A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See lessBrincadeiras de Luta Devem Ser Estimuladas ou Evitadas?
Thamirysbds
Oioi :) Intro- "se reúnem para lutarem como uma forma de terapia." eu achei a construção da frase meio estranha, ficaria melhor "homens usam a luta como uma forma de terapia". Enfim, acredito que não há erro, apenas uma má colocação. Olha, Thiago não te aconselho a terminar o parágrafo dizendo "convLeia mais
Oioi :)
Intro-
“se reúnem para lutarem como uma forma de terapia.” eu achei a construção da frase meio estranha, ficaria melhor “homens usam a luta como uma forma de terapia”. Enfim, acredito que não há erro, apenas uma má colocação.
Olha, Thiago não te aconselho a terminar o parágrafo dizendo “convém analisar os motivos…” e pipipi popopo. Sim, é uma forma não errônea de estruturação, entretanto não é indicada. A “magia” da introdução é você fazer com que o leitor antes mesmo de ler seus desenvolvimentos já saiba do que ambos irão tratar. Se isso facilita pro leitor, imagine pro corretor.
Ah, “levam a evitar…”
D1-
A princípio (não é conectivo, mas você não perdeu pontos)
Concordância: “DanoSS físicoSS e psicológicoSS”
Evita a repetição [diversas]: “bem como, outras incentivando”
Vírgulas:
-> “apenas uma brincadeira[,] existe a possibilidade” (‘locução conj. concessiva “mesmo que”)
-> “na internet[,] causando danos” (assindética, normalmente antes de gerundio tem)
Tempo verbal: “o que deveria ser…” (a construção da frase exige o futuro do pretérito, por ser algo que deveria acontecer, mas não acontece). Ao usar o “devia” (pretérito perfeito) você estar se referindo a algo que aconteceu e foi inacabado.
Sua argumentação está ótima, mas acredito que faltou um “tikinho” de informação para explicar onde exatamente a ansiedade/depressão entra nisso.
D2-
” e alcançaram os mesmos…” você sabe que ta errado, eu sei que sabe, foi apenas um deslizÃO da sua parte
“fisicamente e mentalmente.” quando tiver assim, você escreve assim: “físico e mentalmente” o primeiro termo normal e o segundo com a terminação, senão causa o famigerado eco sonoro.
Argumentação excelente.
Conclusão-
” que serviram para educar…” ai ai Thiago…
ÃO: futuro | servirÃÃÃÃÃOOOO
M: passado | SERVIram
Crase: “ensino as artes marciais”: às artes
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 200
= 940
Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (ENEM 2011)
Thamirysbds
Oi, Ângelo! Intro- Cara, a introdução ficou bem boa, sem muitos erros e com um excelente tamanho e estrutura. O que tenho a dizer é: toda palavra estrangeira vem entre aspas, é regra: "Hollywood Arts" e "The Slap". Outra coisa, faltou uma crase em "leva à obsessão" D1- Tenho certeza que você colocaLeia mais
Oi, Ângelo!
Intro-
Cara, a introdução ficou bem boa, sem muitos erros e com um excelente tamanho e estrutura. O que tenho a dizer é: toda palavra estrangeira vem entre aspas, é regra: “Hollywood Arts” e “The Slap”. Outra coisa, faltou uma crase em “leva à obsessão”
D1-
Tenho certeza que você coloca “Segundo fulano de tal” e não “Segundo o fulano de tal”, então, por que seria “Segundo [uma] pesquisa?”. O correto é “Segundo pesquisa da…”
Olha só, quase deixei passar esse erro de concordância verbal: “tendo em vista que seu conteúdo de notícias e informações podem ser acessados”.
-O que mesmo que “podem ser acessados?”
-> o conteúdo [singular] :)
Correto: “tendo em vista que seu conteúdo de notícias e informações pode ser acessado”
Cara, você conhece a estrutura da redação, eu sei disso. Entretando, porém, todavia, lê essa sua tese de fechamento do D1 de novo. Parece que você tá concluindo o pensamento do parágrafo ou acrescentando novas informações? Pois é, você não concluiu nada, cuidado com isso, principalmente pelo uso do “por isso”, que exige um fechamento.
D2-
Erro de colocação pronominal: “que mostrou-se exemplar”. Há partícular que “puxam” a próclise, isto é, o pronome oblíquo antes do verbo e uma dessas partículas é o uso do “que” (e demais pronomes relativos). Então, o correto seria: “que se mostrou exemplar”
Eu te aconselho a pegar essas aspas de “furando” e colocar em “exemplar” -visto que logo após você “desmente” isso- e trocar aquele por “infringir”, não precisaria de mais aspas e é de uso formal.
Outra coisa, nem todo mundo sabe o que é “exposed” -ou até mesmo cancelamento- visto que é um termo/expressão bastante atual. Não é um erro pavoroso, claro que não, nem é um erro, basicamente, mas, para que fique completo, eu aconselho a você trazer uma breve (MAS BREVE MSM) explicação só para “matar” qualquer dúvida que possa surgir ao leitor.
E, por último, senti falta de uma problematização maior hein, tem muita citação. Lembra que o que mais conta é sua argumentação e seu poder de persuasão, a citação é só para ti dar uma moralzinha mesmo.
Conclusão-
Completa e bem elaborada. Só uma coisa, antes desse “a fim” é uma vírgula, cuidado com o truncamento hein.
Vou te dar uma nota só para fins avaliativos, não tenho competência ou autoridade para isso, mas caso queira:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Ótima redação, parabéns! Bons estudos, se precisar, só chamar. =)
See lessComo combater o abuso de autoridade do agente policial?
Thamirysbds
Hello, Thiago! quem é vivo sempre aparece né?!?! Não vou repetir as observações de Willyans, ele pontuou bem. Vou falar apenas o que ele deixou escapar. INTRODUÇÃO --- -> Se você pegar um corretor chatão, ele tiraria pontos até desse "fim" com letra maiuscula, pq não tem necessidade. -> "paraLeia mais
Hello, Thiago! quem é vivo sempre aparece né?!?!
Não vou repetir as observações de Willyans, ele pontuou bem. Vou falar apenas o que ele deixou escapar.
INTRODUÇÃO —
-> Se você pegar um corretor chatão, ele tiraria pontos até desse “fim” com letra maiuscula, pq não tem necessidade.
-> “para ser perfeita” o Brasil será perfeita? Desvio de concordância
-> Sua introdução está boa e dentro do padrão. Entretanto, se fosse pra mudar, eu te aconselho a mudar a parte “analisar as principais maneiras de combater essa atitude” para algo que enfatize que tais coisas são o problema:
“convém analisar aque tais atitudes são reflexos de problemas como a falta de punições mais efetivas…”
—-> Isso por que a parte de combater o problema é na conclusão
D1 —
-> Se me permite uma dica, tente evitar citações diretas, as indiretas mostram mais autoria
-> olha o erro de paralelismo quase despercebido “poder nas abordagens, principalmente, da polícia militar.” -> […] principalmente, NAS da polícia militar. [‘nas’ o que? abordagens da pm]
-> Carlos Lacerda: citação 1 | consequências: citação 2 | argumentos? esse problema acarreta oq na sociedade? Faltou o seu posicionamento nesse parágrafo.
D2 —
-> “é necessário uma reestruturação” reestruturação é uma mocinha: necessária
-> olha o isolamento: “e, diante das inúmeras filmagens de abordagens, é possível”
-> evita essa locução “acaba (verbo no gerundio)” você não ta acabando com nada ne
-> “acabam resultando em um trabalho” aprenda: resultar com sentido de acarretar, é VTD, ou seja, não tem preposição:
resulta um trabalho | acarreta um trabalho
-> isolamento: “agente, como a do abordado, em risco.”
-> “melhora” é mais pra paciente, prefira “melhoria”
-> “treinamento do policial(,) que conta…” pq teve a vírgula? pelo simples fato de vc estar se referindo ao conjunto de policiais, todos nessa mesma situação -com poucas horas de curso e pouca eficácia-, caso fosse a um grupo especifico de policiais, vc não precisaria da vírgula, seria uma restrição. Assunto, caso precise: OS Adj.
CONCLUSÃO —
-> truncamento sintático: “novas medidas. Afim de desenvolver melhores”, se você ainda não completou o pensamento (vc ainda ia falar da finalidade), pq vc fechou o período? Não faz isso, corta o pensamento bem na metade. Caso queria encerrar o período e deixar a finalidade separada, puxe à ideia anterior:
” Tal ação será feita a fim…” [acho que já comentei isso com o senhor]
Afim = afinidade | Comprei banana, maçã, uva e afins. (outras frutas)
A fim = finalidade.
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Estigma associado a doenças mentais
Naty Melo
Muito obrigada, tentarei melhorar, só um parênteses aqui no ponto da introdução: Elas devem ser curtas e generalizadas, não se explica nada nelas e sim nos parágrafos seguintes que são os de desenvolvimento. a introdução serve apenas para apresentar ao leitor o que o resto do texto contém, como um sLeia mais
Muito obrigada, tentarei melhorar, só um parênteses aqui no ponto da introdução: Elas devem ser curtas e generalizadas, não se explica nada nelas e sim nos parágrafos seguintes que são os de desenvolvimento. a introdução serve apenas para apresentar ao leitor o que o resto do texto contém, como um sumário de livro sabe?
See lessA importância de preservar
Naty Melo
# Garantido 200 pontos na competência com tranquilidade, ótimo domínio da norma culta, sem deixar o texto muito formal de forma que não dê para compreender. Parabéns! # Só cuidado na conclusão, pois nos parágrafos de desenvolvimento você dá muito exemplos sobre a exploração massiva da floresta poderLeia mais
# Garantido 200 pontos na competência com tranquilidade, ótimo domínio da norma culta, sem deixar o texto muito formal de forma que não dê para compreender. Parabéns!
# Só cuidado na conclusão, pois nos parágrafos de desenvolvimento você dá muito exemplos sobre a exploração massiva da floresta poderia ter citado as leis já existentes mas que infelizmente não estão garantindo a preservação ambiental eu juro que lendo eu achei que você fosse ir por essa direção pois teu texto está caminhando para isso, ai lendo a conclusão e vendo que você só citou as propagandas deu a aquela sensação de hummm mas cadê o fechamento sobre o avanço do agronegócio, será se só com divulgação é o suficiente?
See less# Outro ponto importante é que através da divulgação do ministério do meio ambiente as pessoas vão ter noção( ou informação) sobre a importância da preservação, mas no texto em nenhum momento você cita a falta de conhecimento sobre o assunto, desinformação da população, ficou meio inconsistente sabe? como se tivesse caído ali de paraquedas.
# Minha dica é, leia, e releia os parágrafos de desenvolvimento de forma crítica, veja os problemas citados e trabalhe as soluções para cada um deles, de forma detalhada. se falou sobre um problema, traga a solução,
De resto está perfeito, ótima introdução, eu leio e já sei o que vai ter nos outros parágrafos, e tese está ali bem definida, o problema existe, bom uso de conectivos só muito cuidado com a conclusão.
Tema: Debate sobre a gordofobia no Brasil
Naty Melo
# No parágrafo conclusivo eu senti falta de algum conectivo que me indicasse que era a conclusão, apesar de estar no ultimo parágrafo ( não é obrigatório inclusivo) se tivesse algo como Sendo assim, ou Portanto, outro ponto importante, poderia ter detalhado mais no trecho e em escolas privadas com oLeia mais
# No parágrafo conclusivo eu senti falta de algum conectivo que me indicasse que era a conclusão, apesar de estar no ultimo parágrafo ( não é obrigatório inclusivo) se tivesse algo como Sendo assim, ou Portanto, outro ponto importante, poderia ter detalhado mais no trecho e em escolas privadas com o apoio dos pais, como os pais poderiam ajudar? com aconselhamento? assistindo palestras? com reuniões voltadas a isso? quais consequências através do ensino ant- bullying e como este ensino poderia ser aplicado? com documentários? cartilhas? vídeo aulas?
# Atenção a acentuação isso faz perder pontos na competência 1.
# no desenvolvimento 1 já que houve um comparativo entre um corpo/gordo poderia ter desenvolvido mais essa diferença com exemplificações uma ideia boa seria falar sobre anorexia.
# Baseado em nada, ou baseado nas crenças dos pais? alias foram os pais quem passaram essas crenças? ficou meio vago.
Pontos positivos:
# o Parágrafo de desenvolvimento 2 está bem amarradinho com o 1 só faltou aquela complementação que eu citei, neste poderia dizer que a anorexia também entra como problema psicológico devido ao padrão a ser seguido e tal.
See less# A introdução deixa bem claro a tese e o que vou encontrar nos outros 2 parágrafos
# a proposta de intervenção existe só falta detalhamento mas é consistente com a argumentação apresentada, inclusive esperada o que é ótimo pois o corretor já lê imaginando essa possível solução para aquilo, por exemplo: na argumentação diz que foram ensinados e na conclusão os pais aparecem na resolução só muito cuidado, eles deveriam ter sido citados de forma direta, apesar de ficar claro é bom deixar mais explícito.
#Pode incluir mais conectivos isso agrega e amarra o texto deixa mais organizado da pra saber aonde começa e a onde termina não apenas pela divisão dos 4 parágrafos, além de ser a competência 4 o que já te garantiria os 200 pts.
No mais é isso, você sabe argumentar bem, agora é só treino treino e mais treino levando em consideração esses pontos afinal só se aperfeiçoa errando certo? boa sorte.
tema: A INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: quantidade significa qualidade?
Thamirysbds
Thiago, olá, desculpa a demora! Sua redação está muito boa, o único problema na argumentação foi o D2. Por eu ter visto o texto motivador, eu sei que tudo ou quase tudo você tirou de lá para montar sua fundamentação, o que é errado, pois enquanto vc tava tirando informação de lá, tudo isso conta comLeia mais
Thiago, olá, desculpa a demora! Sua redação está muito boa, o único problema na argumentação foi o D2. Por eu ter visto o texto motivador, eu sei que tudo ou quase tudo você tirou de lá para montar sua fundamentação, o que é errado, pois enquanto vc tava tirando informação de lá, tudo isso conta como a citação, ou seja, seu D2 não ha o fundamento.
Sobre a argumentação foi apenas isso, tome cuidado pq a C3 é bastante afetada. Ja sobre a norma culta encontrei alguns erros de vírgula e concordância, são eles:
Intro: (no) Brasil hodierno[,] o excesso…
Intro: problemas[,] como (fake news e o desinteresse) em aprender
D1: “discerminação” existe? acho que é “disseminação”
D1: use o “este/a” para evitar repetições, caberia melhor “estas” depois de “Decerto”
D1: “fake news” são palavras estrangeiras, precisa ter aspas
D1: “atinge[m] seus usuários…”
D1: “que[,] se desatentos e não forem atrás de fontes confiáveis para verificar a veracidade dos fatos[,] ficam…”
D1: “ nessa informação” o plural cabe melhor para enfatizar uma visão indefinida
D1: “ temos a comunidade” você não tem nada, tem-se
D1: “ que espalham” espalha
D2: “ respostas, causa” tira a virgula
D2: “ acarreta em uma sociedade” quem acarreta acarreta alguma coisa – VTD tire o “em”
Conclusão: “ quais visaram desenvolver “ visem – subjuntivo
C1: 3
See lessC2: 5
C3: 4
C4: 5
= 17