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Desafios para a prevenção do uso excessivo de telas entre jovens brasileiros.
Projeto Redação
INTRODUÇÃO: Muito bem construída, de tal modo que não tenho nada a pontuar de forma negativa, parabéns. DESENVOLVIMENTO 1: Nesse viés, constata-se que a ênfase nas vantagens econômicas intensifica esse panorama desordenado na conjuntura brasileira. Isso ocorre porque, como já apontado por Yuval NoahLeia mais
INTRODUÇÃO:
Muito bem construída, de tal modo que não tenho nada a pontuar de forma negativa, parabéns.
DESENVOLVIMENTO 1:
Nesse viés, constata-se que a ênfase nas vantagens econômicas intensifica esse panorama desordenado na conjuntura brasileira. Isso ocorre porque, como já apontado por Yuval Noah [1] em seu livro “21 Lições para o Século 21”, as grandes corporações tecnológicas são guiadas pelo lucro, ignorando, muitas vezes, a ética humana em busca de riqueza e poder. Tal pensamento está profundamente enraizado na sociedade brasileira, uma vez que muitos aparatos de comunicação no Brasil, como a mídia [2] através das redes sociais, negligenciam o uso excessivo das telas pelos jovens em prol do lucro — a exemplo da disseminação de desinformações, produtos em massa e um padrão estético imposto aos jovens. Por conseguinte, os jovens brasileiros, objetificados pela mídia, tornam-se reféns de uma realidade moldada por interesses econômicos, com consequências profundas para sua saúde mental e desenvolvimento pessoal.
1- Ausência de vírgula para isolar o aposto.
2 – Ausência de vírgula para isolar o aposto exemplificativo.
DESENVOLVIMENTO 2:
Em segunda análise, é essencial destacar que a negligência governamental agrava esses problemas. Nesse sentido, Zygmunt Bauman argumenta que o Estado tem dois papéis essenciais no mundo moderno: manter a economia estável e ajudar as pessoas afetadas pela globalização. No entanto, no Brasil atual, esses papéis são frequentemente comprometidos (Por quê? cadê a explicação?). A expansão das tecnologias, como os smartphones, traz benefícios (que tipo? Exemplifique), mas também gera malefícios, especialmente no que se refere ao vício e à dependência entre os jovens. Esses malefícios são muitas vezes negligenciados pelo Estado, que não oferece orientação ou apoio adequados (que tipo de orientação e apoio seria esse?) para lidar com consequências [1] como sedentarismo, insônia e queda na produtividade escolar.
1 – Ausência de vírgula para isolar o aposto exemplificativo.
* Apresenta algumas lacunas na argumentação.
CONCLUSÃO:
Todos os elementos estão presentes.
NOTA:
See lessc1: 160
c2: 200
c3: 160
c4: 200
c5: 200
TOTAL: 920
Estratégias sociopolíticas para acabar com a aporofobia no Brasil contemporâneo
Projeto Redação
Olá, Alam28012003! A Competência II não avalia argumentação, e sim abordagem completa do tema, uso de repertório e estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, gostaria de saber como eu poderia expandir mais as argumentações e fornecer exemplos adicionais que explorem diferentes perspeLeia mais
Olá, Alam28012003! A Competência II não avalia argumentação, e sim abordagem completa do tema, uso de repertório e estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, gostaria de saber como eu poderia expandir mais as argumentações e fornecer exemplos adicionais que explorem diferentes perspectivas, bem como o motivo pelo qual devo fazer isso. Há alguma lacuna na argumentação? Se sim, onde? Acredito que devo ter cometido um erro muito gravíssimo para receber 140. Acerca da Competência IV, gostaria de saber quais são as frases que poderiam ser mais elaboradas e por qual motivo. Quanto à Competência V, há detalhamento suficiente para obter 200 pontos. Para acrescentar mais, só se eu pedir ao INEP para aumentar as linhas da folha de redação.
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Projeto Redação
Olá, mrcioleo! Uma conclusão só é genérica se o agente ou a ação forem vagos, por exemplo, Alguém deve resolver esse problema. (Quem é esse Alguém?); (Qual é esse problema?) Se você você olhar bem, notará que a proposta de intervenção passa bem longe do termo "genérico". Além disso, proposta de inteLeia mais
Olá, mrcioleo! Uma conclusão só é genérica se o agente ou a ação forem vagos, por exemplo, Alguém deve resolver esse problema. (Quem é esse Alguém?); (Qual é esse problema?) Se você você olhar bem, notará que a proposta de intervenção passa bem longe do termo “genérico”. Além disso, proposta de intervenção não é lugar para trazer repertório sociocultural, e sim para resolver os problemas discutidos nos desenvolvimentos. ;)
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Projeto Redação
Olá, Giovanna! Só teria a vírgula se, em seguida, fosse um aposto, um adjunto adverbial ou a conjunção estivesse deslocada do início da frase.
Olá, Giovanna! Só teria a vírgula se, em seguida, fosse um aposto, um adjunto adverbial ou a conjunção estivesse deslocada do início da frase.
See lessAtual cenário da leitura no Brasil – Corrigir com os padrões Enem, se possível.
Projeto Redação
INTRODUÇÃO: Na animação “Moriarty: O Patriota” [1] é retratado [2] uma crítica à sociedade de classes onde [3] as mazelas sociais é [4] consequência [5] do comportamento populacional. De maneira análoga, tal conjuntura é observada na conteporaneidade [6] ao se analisar o atual cenário da leitura noLeia mais
INTRODUÇÃO:
Na animação “Moriarty: O Patriota” [1] é retratado [2] uma crítica à sociedade de classes onde [3] as mazelas sociais é [4] consequência [5] do comportamento populacional. De maneira análoga, tal conjuntura é observada na conteporaneidade [6] ao se analisar o atual cenário da leitura no Brasil, [*] que é um problema ocasionado, principalmente [7] pela displicência social. Desse modo, constata -se um impacto motivado não só pela negligência governamental, mas também pela ineficiência midiática.
Obs.:
1 – coloque a vírgula para isolar o adjunto adverbial grande.
2 – concordância. O correto é “retratada”, pois concorda com o feminino que vem em seguida.
3 – o pronome relativo “onde” só pode ser utilizado para se referir a lugares físicos. Usá-lo de forma incorreta ocasiona -40 pontos na c4. Aqui, deveria ser utilizado o “em que”.
4 e 5 – concordância. O correto é “são consequências”, pois concorda com “as mazelas sociais”.
6 – o correto é “contemporaneidade”.
7 – já que colocou uma vírgula antes do advérbio, coloque outra após ele.
* – problematize o tema. “cenário da escassez de leitura no Brasil…”
DESENVOLVIMENTO 1:
Diante desse cenário, a débil ação do poder público é um agravante do revés. Acerca disso, o filósofo Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a [1] ideia de Hobbes, uma vez que possuem papel inerte em relação aos índices de desenvolvimento da leitura brasileira. (c3) Porém, [2] esse cenário decorre do fato das [3] autoridades, ao se orientar [4] por um viés individualista, perfaz negligenciando suas responsabilidades, (c3) o que acarreta a situação da leitura [*] em território nacional. Assim, devido a uma falha na esfera administrativa, a problemática se perdura no país.
Obs.:
1 – regência. O correto é “vão de encontro à…”
c3 – por que as autoridades possuem papel inerte em relação aos índices de desenvolvimento da leitura brasileira? Isso precisa ser explicado para evitar a lacuna argumentativa. Bastaria usar uma conjunção explicativa e falar o que o Estado não faz para aumentar o hábito de ler no país.
2 – Uso inadequado do conectivo, uma vez que não há motivo para usar a conjunção adversativa ali, já que a ideia é um completo da anterior. Use o conectivo “nesse contexto”.
3 – regência. o correto é “do fato de as…”
4 – concordância. O correto é “orientarem”, pois concorda com “autoridades”.
c3 – que responsabilidades são essas que são negligenciadas?
* – faltou problematizar o tema. Escrever apenas “a situação da leitura” não o torna problematizado. Para isso, bastaria escrever “a situação da precária prática de leitura…”
DESENVOLVIMENTO 2:
Ademais, a impraticabilidade da mídia é outro fator que perpetua o entrave. Nesse sentido, conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, as instituições, cujo dever é promover a democracia, não deve [1] se converter em instrumento de violência simbólica. Nessa óptica, a mídia, a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, faz é “alienar” [2] a sociedade mediante conteúdos empobrecidos que não apresentam conteúdos empobrecidos (c3) que não apresentam melhorias para a questão (c3). Dessa forma, o setor midiático contribui para a manutenção interna do infortúnio.
Obs.:
1 – concordância. O correto é “devem”, pois concorda com “as instituições”.
2 – aqui, o correto é escrever “[…] disseminar o conhecimento, aliena a sociedade […]”.
c3 – não entendi o que você quis dizer. Como assim conteúdos empobrecidos?
c3 – que melhorias e que questão é essa? O tema precisa aparecer no parágrafo.
c3 – deveria ter explicado o porquê de a mídia ser negligente, ou seja, o que ela não faz a respeito do incentivo à leitura no Brasil e as consequências disso (note que isso não tem em nenhum dos desenvolvimentos, o que gera uma argumentação superficial).
CONCLUSÃO:
Portanto, torna-se imprescindível a tomada de medidas resolutiva [1] para aumentar a prática de leitura no país. Para isso, compete ao Ministério da Educação, cujo dever é organizar o ensino em território nacional, incentive [2] os cidadãos a criarem o hábito de ler, por meio da construção de bibliotecas públicas, com infraestrutura confortável e interativa para todas as idades, com o intuito de promover o aumento da prática da leitura pela sociedade, [3] e [4] assim [5] formar uma realidade diferente da retratada na animação “Moriarty: O Patriota”.
Obs.:
1 – concordância. O correto é “resolutivas”, pois concorda com “medidas”.
2 – concordância. O correto é “incentivar”, pois concorda com “compete ao…”
3 – vírgula desnecessária.
4 e 5 – coloque as vírgulas para isolar o conectivo.
Todos os cinco elementos estão presentes. No entanto, a proposta de intervenção não está relacionada ao argumento do d2 (negligência da mídia), o que gera uma falha no projeto de texto (c3).
NOTA:
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
TOTAL: 880
Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil
Projeto Redação
Olá, tudo bem? Espero que sim! INTRODUÇÃO: Segundo a Constituição Federal de 1988, “Todos [1] são iguais perante a lei”. Todavia, isso não se cumpre, uma vez que a desvalorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil, [2] se faz presente. Isso se dá pela falta de informação e a [3] negligêncLeia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim!
INTRODUÇÃO:
Segundo a Constituição Federal de 1988, “Todos [1] são iguais perante a lei”. Todavia, isso não se cumpre, uma vez que a desvalorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil, [2] se faz presente. Isso se dá pela falta de informação e a [3] negligência governamental, o que é inadmissível.
Obs.:
1 – Só será letra maiúscula quando antes da citação estiver posicionado dois-pontos.
2 – Equívoco de vírgula.
3 – Ausência de paralelismo sintático. O correto é “[…] pela falta de informação e pela negligência […]”.
DESENVOLVIMENTO 01:
A princípio, a desinformação da sociedade é uma das principais causas dessa problemática. Nesse viés, para o filósofo Voltaire, “O [1] preconceito é opinião sem conhecimento”. Sob essa óptica, é perceptível que [2] em pleno sec. XXI, [3] grande parte da população brasileira se baseia em estereótipos e desvaloriza as comunidades tradicionais, como caatingueiros e ciganos, pela falta de informação sobre a importância desses povos para a miscigenação em que o Brasil é formado. [4] O que é inadmissível. [5]
Obs.:
1 – Só será letra maiúscula quando antes da citação estiver posicionado dois-pontos.
2 – Ausência de vírgula para isolar o aposto.
3 – Não recomendo que abrevie. Escreva “século”.
4 – Aqui ocorreu um truncamento de períodos. Para evitá-lo, tire o ponto final e coloque a vírgula.
5 – Repetiu a mesma expressão utilizada na introdução.
– Não há o desenvolvimento das ideias. Por que ocorre essa falta de informação? É a mídia que não está esclarecendo a população sobre a importância de valorizar esse público? Seria por não promover informações detalhadas acerca do decreto n 6.040, de fevereiro de 2017?
– Infelizmente, não houve um repertório sociocultural para reforçar o seu argumento. A Competência 2 exige.
DESENVOLVIMENTO 2:
Ademais, vale ressaltar o descaso governamental como outro fator responsável por esse impasse. Nesse viés, de acordo com o “Contrato Social”, de John Locke, “O [1] papel do Estado é garantir o bem-estar social e os direitos dos cidadãos. [2] Entretanto, isso não ocorre, já que a dizimação desses povos é crescente, devido a [3] falta de atuação do governo no que rege à inclusão desses povos no meio social e o apoio para a exerção [4] de seus direitos como cidadãos. O que é inaceitável. [5]
Obs.:
1 – Só será letra maiúscula quando antes da citação estiver posicionado dois-pontos.
2 – Ausência de aspas, se abriu, tem de fechar.
3 – Ausência de acento grave.
4 – Escreva “[…] para usufruir de seus direitos […]” do jeito que está permanece sem coerência.
5 – Repetiu a mesma expressão utilizada na introdução e no desenvolvimento 1. Cuidado com a Competência 4.
– É preciso que você desenvolva mais o seu argumento. Note que existem algumas lacunas argumentativas. O que o Estado deveria fazer, porém não faz, para incluir esses povos? Seria por não promover a demarcação de terras desse povos?
– É necessário, também, que você utilize as palavras do tema em todos os parágrafos da redação. Isso é avaliado pela Competência 2.
CONCLUSÃO:
Destarte, urge que medidas sejam tomadas. Cabe ao governo fazer a implementação de campanhas e [1] palestras sobre as comunidades e povos tradicionais nas escolas [2] e [3] através das mídias, à [4] exemplo de redes sociais, Rádio [5] e Tv, com o objetivo de desconstruir estereótipos a respeito desses povos e fortalecer a inclusão social dos mesmos. Feito isso, o Brasil estará mais próximo de ter uma sociedade igualitária, como prevê a Constituição Federal.
Obs.:
1 – Ausência de paralelismo sintático. O correto é “[…] de campanhas e de palestras […]”.
2 – Por que citar escolas? Fica um pouco contraditório, já que isso não foi uma questão dos assuntos dos desenvolvimentos. Entende? Agora, se você tive falado que a falta de informação ocorre devido à omissão dos centros educacionais, ficaria ótimo citar escolas aqui. Essa questão não é avaliada na Competência 5, e sim na Competência 3, em relação ao projeto de texto.
3 – Excesso de elemento sintático. Tire esse “e”, se quiser deixá-lo, terá que escrever desta maneira: “[…] nas escolas e, através das mídias, a exemplo de redes sociais, rádio e Tv, com o objetivo de desconstruir estereótipos a respeito desses povos, fortalecer a inclusão social dos mesmos”.
4 – Equívoco de acento grave.
5 – Equívoco de letra maiúscula em “rádio”.
Nota: não há como acertar exatamente a mesma nota que os corretores do Enem, pois lá são dois corretores que enxergarão a sua redação de formas diferentes. Estou avaliando com base nos meus estudos e experiências adquiridas nos cursinhos que trabalhei.
C1: 120
See lessC2: 160
C3: 120
C4: 200
C5: 200
TOTAL: 800 :)
Insegurança alimentar presente na sociedade brasileira
Projeto Redação
Olá, espero que goste da correção! Qualquer dúvida, mande-me uma mensagem. Introdução: A obra cinematográfica ”Garapas” [1] de José Padilha, [2] retrata sobre [3] a fome e a insegurança alimentar, onde [4] uma população [5] desassistida, [6] pelo poder público, por falta de uma política de assistêncLeia mais
Olá, espero que goste da correção! Qualquer dúvida, mande-me uma mensagem.
Introdução:
A obra cinematográfica ”Garapas” [1] de José Padilha, [2] retrata sobre [3] a fome e a insegurança alimentar, onde [4] uma população [5] desassistida, [6] pelo poder público, por falta de uma política de assistência, onde [7] a política clássica é evidente e estabelece padrões entre as relações de classes sociais, na qual os direitos do cidadão são negados. Do enredo fílmico para a realidade, a obra é intimamente ligada ao cenário brasileiro contemporâneo, uma vez que a insegurança alimentar é um problema a ser enfrentado no país. À vista disso, é crucial a necessidade de discutir sobre os alicerces que sustentam esse revés, com foco na desigualdade social e na negligência governamental.
Obs.:
1 – Ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial.
2 – Especifique quem é esse homem. Ele é um filósofo, sociólogo? Fale.
3 – Excesso de elemento sintático. Tire esse “sobre”.
4 – Uso inadequado do pronome relativo “onde”, pois ele deve ser usado apenas para se referir a lugar físico. Substitua por “em que”. O Enem não penaliza você por isso, tá?
5 – Ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial.
6 – Equívoco de vírgula.
7 – Novamente uso inadequado do “onde”.
– Seu repertório é legitimado e pertinente, mas ele foi colocado de forma confusa.
SUGESTÃO:
A obra cinematográfica ”Garapas”, do cineasta José Padilha, retrata a fome e a insegurança alimentar, na qual uma população é desassistida pelo poder público por falta de uma política de assistência, pois a política clássica é evidente e estabelece padrões entre as relações de classes sociais, tendo os direitos dos cidadãos negados.
Desenvolvimento 01:
Nessa perspectiva acerca da instabilidade alimentar, presente na sociedade brasileira, é valido ressaltar a desigualdade existente entre os indivíduos. Historicamente, o país é marcado pela diferença econômica entre seus cidadãos, além de conter fatores que contribuem para a quantidade econômica por uma parcela da população total- tal como a concentração fundiária, diferença econômica das regiões do país, entre outras- [1] Vale [2] ressaltar o começo da pandemia da Covid-19, onde [3] agravo [4] o problema da insegurança alimentar no país ao reforçar a desigualdade econômica entre os brasileiros. Com isso, a falta de recursos para a educação, saúde, áreas sociais, cultura e economia e demais vertentes faz com que o problema da desigualdade aumente, prejudicando a massa trabalhadora. Dessa forma, a desigualdade é um fator agravante da insegurança alimentar.
Obs.:
1 – Tire esse “entre outras”. Isso é muito vago. Poderia ter feito assim: “[…] a concentração fundiária e a diferença econômica das regiões do país”.
2 – Equívoco de letra maiúscula. Poderia ter construído um novo período ali. “Ademais, vale ressaltar o […]”
3 – Uso inadequado do pronome relativo “onde”, pois ele deve ser usado apenas para se referir a lugar físico. Substitua por “em que”.
4 – O correto é “agravou”.
– Senti falta de um repertório sociocultural para fundamentar a sua argumentação. A pandemia, na minha opinião, está parecendo argumento, e não repertório.
Desenvolvimento 02:
Observa-se, além disso, que a omissão estatal também agrava o impasse. Nesse quadrante, embora haja programas que se propõem a diminuir a fome, como o “Fome Zero” e “O Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE”, a falta de investimentos em programas eficientes que amparem e suportam [1] mais número de indivíduos aumenta a insegurança alimentar. Nesse sentido, com a falta de investimentos para estes programas, causa um aumento de famílias que passam por esse problema, tornando mais agravante. Esse contexto de ineficiência das esferas do poder, [2] exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, de Zygmunt Bauman, [3] que a descreve como ativo [4] na sociedade, mas não cumpre [5] seu papel com eficácia.
Obs.:
1 – O correto é “suportem”.
2 – Equívoco de vírgula.
3 – Especifique quem é esse homem. Ele é um filósofo, sociólogo? Fale.
4 – O correto é “ativas”, pois concorda com “Instituições Zumbis”.
5 – O correto é “cumprem”, pois concorda com “Instituições Zumbis”.
– Argumentação boa, mas ainda está superficial. Poderia ter falado as consequências da insegurança alimentar.
Conclusão:
Observa-se, portanto, que medidas são fundamentais para reverter a insegurança alimentar no Brasil, a fim de garantir o direito à alimentação dos indivíduos. Para tanto, cabe ao Ministério da Cidadania – órgão responsável pela proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural- realizar investimentos a programas já existentes que disponibilizam alimentos aos sujeitos vulneráveis. Isso deve ser feito por meio de entrega de cestas básicas, auxílio financeiro, [1] refeições distribuídas, com [2] finalidade de amenizar a desigualdade social existente no país. Isso deve ser realizado por meio de recursos concebidos pelo Tribunal de Contas da União, para potencializar programas que combatem a insegurança alimentar. Com essas medidas, a história retratada em ”Garapas” ficará restrita á [3] ficção.
Obs.:
1 – Tire a vírgula e coloque a conjunção aditiva “e”.
2 – Ausência de elemento sintático. O correto é “com a finalidade”.
3 – Aqui deve ser uma crase “à”, e não um acento agudo.
Nota:
c1: 120
See lessc2: 160
c3: 160
c4: 200
c5: 200
Total: 840, parabéns.
A precarização do trabalho no mundo contemporâneo
Projeto Redação
Olá, espero que goste da correção! Qualquer dúvida, mande-me uma mensagem. Introdução: Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O [1] primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou [2] nação”. Nessa linha de raciocínio, é preciso dar o primeiro em relação à precarização do trabalho nLeia mais
Olá, espero que goste da correção! Qualquer dúvida, mande-me uma mensagem.
Introdução:
Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O [1] primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou [2] nação”. Nessa linha de raciocínio, é preciso dar o primeiro em relação à precarização do trabalho no mundo contemporâneo, existente na sociedade brasileira. [3] Nesse sentido, a modernização dos meios de produção e o descumprimento das leis trabalhistas são características associadas a essa precarização.
Obs.:
1 – Só será letra maiúscula quando antes da citação direta estiver posicionado dois pontos (:)
2 – Mantenha o paralelismo sintático. O correto é “[…] na evolução de um homem ou de uma nação”.
3 – O repertório foi bom e é legitimado, mas não há pertinência; todavia, ela poderia ser encontrada na produtividade feita pelo repertório, porém não há.
SUGESTÃO:
No entanto, ao seguir essa linha de raciocínio, percebe-se que a sociedade brasileira não tem tido essa evolução, já que parte do corpo social presencia a precarização do trabalho no mundo contemporâneo, o que faz com que o direito ao trabalho digno seja mutilado.
Desenvolvimento 01:
Diante desse cenário, a crescente modernização dos meios de produção corroboram [1] o problema. Durante a primeira Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, surgiram diversas máquinas e muitas tarefas passaram a ser realizadas de forma mecanizada [2] em fábricas e indústrias, o que fez muitos trabalhadores serem dispensados e ficarem desempregados. De maneira análoga, no atual século XXI, tal impasse persiste e é uma das causas da precarização do trabalho, pois, uma vez que os meios de produção possuem máquinas cada vez mais modernas e eficientes para a realização de tarefas, a mão de obra humana torna-se mais dispensável, ficando à mercê de condições de trabalho degradantes e precárias.
Obs.:
1 – Erro de concordância verbal. O correto é “corrobora”, pois concorda com “a crescente”.
2 – Ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial longo.
Em relação à argumentação, está ok. Só tome cuidado com o tópico frasal, pois você usou as mesmas palavras da tese, use sinônimos para não se prejudicar na Competência 4.
Desenvolvimento 02:
Outrossim, como consequência dessa intensa modernização dos meios de produção e da precarização do trabalho, tem-se o descumprimento das leis trabalhistas. Em meados da década de 1940, Getúlio Vargas, presidente do Brasil da época, criou a Consolidação das Leis Trabalhistas, que garante condições dignas de trabalho, como jornada de no máximo 8 horas e seguro-desemprego. No entanto, com a precarização do trabalho [1] essas leis são descumpridas, visto que as pessoas desempregadas acabam recorrendo a condições pouco dignas de emprego, sem terem seus direitos respeitados, o que demonstra a necessidade de reverter essa situação.
Obs.:
1 – Ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial.
– A argumentação está boa, mas senti falta de um maior aprofundamento. Poderia ter dado alguns exemplos de trabalhos precarizados, como o informal, o qual não garante ao cidadão o direito a férias remuneradas, bem como ao vale alimentação. Além disso, em alguns casos, esse tipo de trabalho não assegura o direito à segurança do indivíduo.
– Cuidado com a retomada da tese, repetiu a mesma coisa.
Conclusão:
Portanto, o Governo Federal [1] deve investir na qualificação de trabalhadores, por meio de* cursos profissionalizantes, que sejam gratuitos e acessíveis a pessoas de todas as idades, a fim de amenizar o desemprego gerado pela modernização dos meios de produção. Ademais, cabe ao Ministério do Trabalho, como instância máxima dos aspectos trabalhistas no país, realizar fiscalizações em grandes e pequenas empresas, por meio de* entrevistas com trabalhadores e donos de núcleos empresariais, com o intuito de garantir que as leis trabalhistas sejam cumpridas. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo para a evolução citado por Oscar Wilde.
1 – O recomendável é escrever “governo federal” com as iniciais minúsculas, porém o Enem não vai penalizar você caso faça desse jeito.
* Para evitar a repetição, poderia ter usado: por intermédio de, mediante, a partir…
Nota:
See lessc1: 160
c2: 200
c3: 160
c4: 200
c5: 200
Total: 920, parabéns.
Tema: A supervalorização dos laços sanguíneos leva a sociedade a ignorar problemas familiares?
Matheus Mello
Essa redação foi corrigida por um profissional, que deu a nota 960, devido ao seguinte fato: Em relação ao projeto de texto, alegou estar impecável, havendo sempre uma retomada do que foi dito. Os repertórios foram produtivos e relacionados com o tema, exemplificando a argumentação, sem deixar lacunLeia mais
Essa redação foi corrigida por um profissional, que deu a nota 960, devido ao seguinte fato:
Em relação ao projeto de texto, alegou estar impecável, havendo sempre uma retomada do que foi dito.
Os repertórios foram produtivos e relacionados com o tema, exemplificando a argumentação, sem deixar lacunas no desenvolvimento. Logo, as competências 2 e 3 recebem a nota máxima.
Os elementos coesivos estão presentes com frequência ao longo do texto, dando uma continuidade (coerência) no que é dito. Além disso, não há repetições excessivas e próximas, uma vez que utilizei sinônimos. Dessa forma, garanti 200 na competência 4.
A conclusão retoma todos os ideais já mencionados. Há, também, os 5 elementos na proposta de intervenção:
Agente: Governo Federal, que, embora não apresentado antes, cumpre o o papel de solucionar a consequência à saúde, como dito no meu argumento 2.
Ação: disponibilizar sessões mensais à população de terapia familiar.
Meio/modo: por meio de investimentos na área da saúde.
Finalidade: reduzir a inocência acerca da toxidade parental e evitar fatos de instabilidade mental. Resolve os problemas apresentados no desenvolvimento, o que evidencia um projeto de texto.
Detalhamento: “sobretudo no que tange à psiquiatria e à psicologia” e “que é banalizada”.
Dessa forma, a competência 5 recebe nota máxima.
O meu erro foi na competência 1, em que, no final do primeiro parágrafo, fiz um período muito longo. Deveria ter separado alguma das orações com um ponto final e, apenas por este erro, recebi 160 na competência 1.
De acordo com o manual de correção do Enem, são aceitados, aproximadamente, 2 ou 3 erros gramaticais. Em diversas redações 1000 há tal quantidade. Essa redação, tendo apenas um erro, pode receber 1000, mas estou satisfeito com a nota do meu corretor, que me exige sempre a busca da perfeição no texto. O 1000 é, também, político, então, não dá para dizer que um texto receberá tal nota, se há algum mínimo erro, porque depende da boa vontade de dois corretores, mesmo que a redação mereça 1000.
Diante disso, essa redação é 960!
See lessO estigma associado ao HIV na sociedade brasileira
Projeto Redação
Introdução: De acordo com o sociólogo Amitai Etzioni, os indivíduos devem ser capazes de articular tudo aquilo que é bom para a sociedade. Ao traçar um paralelo com a condição de estigma, caracterizado por raízes históricas e pela desinformação, vivenciado pelos portadores do vírus HIV no Brasil, toLeia mais
Introdução:
De acordo com o sociólogo Amitai Etzioni, os indivíduos devem ser capazes de articular tudo aquilo que é bom para a sociedade. Ao traçar um paralelo com a condição de estigma, caracterizado por raízes históricas e pela desinformação, vivenciado pelos portadores do vírus HIV no Brasil, torna-se evidente a negligência dos agentes sociais em articular a inclusão, de forma positiva para a sociedade, desses indivíduos. Diante disso, é imprescindível a minimização dessa realidade.
Análise geral (estrutura, repertório e tema):
Em resumo, o seu parágrafo introdutório está muito bom, pois você o estrutura bem. Você trouxe um repertório legitimado na menção ao sociólogo Amitai, sem pertinência ao tema de forma direta. No entanto, a pertinência ao tema é encontrada no uso produtivo que você faz desse repertório. No que se refere ao tema, a problematização está perfeita, pois você o transforma em um problema e deixa bem evidente.
Dica: apesar de eu ter conseguido encontrar a sua tese junto à transição, aconselho que separe essas duas partes, ficando três períodos, um para cada parte da estrutura da introdução: contextualização, transição e tese.
Desvios gramaticais e problemas de estrutura sintática:
Não há desvios gramaticais e falhas de estrutura sintática nesse parágrafo.
Uso de conectivos e coesão:
Em relação ao uso de elementos coesivos, todos estão posicionados corretamente.
Desenvolvimento 01:
(1) Na série de TV americana, “Grey’s Anatomy”, em uma volta no tempo para a década de 80, em que se pouco sabia sobre a AIDS, um paciente recebe a suspeita de ter contraído a doença, gerando bastante angústia, já que naquele período a doença era tratada com ignorância e preconceito, caracterizada por ser uma doença contraída apenas pelos homossexuais e transmitida pelo ar. Infelizmente, saindo do contexto ficcional a situação também se dá de forma caótica, pois, decorrente do antigo histórico que os indivíduos com HIV possuíam, o julgamento (2) por parte da parcela populacional (3) se torna (4) (5) fator constante no dia a dia. Tal despreparo relacionado à disseminação de pensamentos arcaicos, (6) gera uma dificuldade na obtenção de uma inclusão plena, deixando, assim, deixando (7) o indivíduo à margem da sociedade. Assim, (8) torna-se evidente a necessidade de investimentos na educação (9) a fim de alterar as concepções antigas e sem embasamento da população.
Análise geral (argumentação e repertório):
Aqui, nesse parágrafo, você cumpriu perfeitamente o que foi abordado na tese – raízes históricas, uma vez que você explica muito bem o porquê de o passado influenciar na questão do preconceito com as pessoas com HIV na contemporaneidade. Isso sem deixar lacunas na argumentação. Portanto, nada tenho a pontuar de forma negativa nesse parágrafo.
Em relação ao seu repertório, ele é legitimado, pertinente e produtivo.
Desvios gramaticais:
2 e 3 – Ausência de vírgulas para isolar o adjunto adverbial grande – por parte da parcela populacional.
4 – Devido ao isolamento do adjunto adverbial, você terá que usar a ênclise, empurrando o pronome oblíquo átono “se” para depois do verbo “torna”, ficando “torna-se”.
5 – Ausência de elemento sintático para uma melhor fluidez. Adicione o artigo indefinido “um”. Ficará assim: “[…] torna-se um fator constante […]”
6 – Equívoco de vírgula, pois você está separando “despreparo”, que está atuando como sujeito, de seu verbo “gera”.
7 – Duplicação de elemento sintático.
9 – Apesar de a vírgula não ser obrigatória no adjunto adverbial no final da frase, mesmo que ele seja longo, aconselho que use a vírgula para uma melhor fluidez.
Uso de conectivos e coesão:
1 – Ausência de conectivo interparágrafo, pois o seu parágrafo de desenvolvimento precisa estabelecer uma relação com a introdução. São exemplos destes: Diante desse cenário, Nesse contexto, Sob tal viés, etc.
8 – Repetição do conectivo intraparágrafo “assim”.
Desenvolvimento 02:
Além disso, Aristóteles afirmou que os indivíduos diferentes devem ser tratados de modo positivamente diferente, a partir do seu nível de diferença. Ao relacionar esse pensamento ao contexto atual, é possível perceber que a população soropositiva é tratada de maneira diferentemente pejorativa, por conta da falta de informação. Dessa maneira, é indubitável que a desinformação esteja entre as causas do problema. A partir disso, é gerada uma dificuldade na desestigmatização dessa parcela da população, por conta dos receios de outros indivíduos que (1) por não conhecerem a doença (2) acabam tratando aqueles que são portadores com hostilidade e preconceito, o que pode levar a problemas psicológicos e a (3) autoexclusão.
Análise geral (argumentação e repertório):
Aqui, nesse parágrafo, você cumpriu perfeitamente o que foi abordado na tese – desinformação. No entanto, nesse parágrafo, senti falta de um maior aprofundamento. Note que você não explica o motivo de ocorrer a desinformação, ou seja, quem deveria informar à população sobre isso, mas não informa? Fale, pois isso aqui que você acabou de fazer foi uma lacuna na sua argumentação, isto é, você está dando o papel de preencher as “brechas” da argumentação para o corretor, e isso não pode acontecer.
Desvios gramaticais:
1 e 2 – Ausência de vírgulas para isolar o adjunto adverbial longo – por não conhecerem a doença.
3 – Ausência de crase, pois “se leva, leva a alguma ou a alguém”. Portanto, o correto é “leva à autoexclusão”.
Uso dos conectivos e coesão:
Não há desvios relacionados ao uso de elementos coesivos nesse parágrafo de desenvolvimento. Só tome cuidado com a repetição de termos, como o “por conta”.
Conclusão:
Sendo assim, é notória a necessidade da viabilização de propostas para a desestigmatização do HIV na (1) brasileira. A partir disso, (2) é imprescindível o direcionamento de recursos, a partir da Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, para a integração das políticas de inclusão, através de debates e projetos, por meio de equipes de saúde (3) juntamente com as famílias e as próprias equipes escolares, a fim de quebrar todas as concepções fora da realidade criadas desde a descoberta da doença. Além disso, (4) é primordial a revisão da Política Nacional de Inclusão, pelo Congresso Nacional, a fim de (5) tirar aqueles indivíduos que se sentem julgados à margem da sociedade em que são colocados. Desse modo, a população estará articulando aquilo que é bom.
Análise geral (elementos e resolução dos problemas):
A proposta de intervenção mais completa apresenta 4 dos 5 passos necessários para a sua formulação (agente, ação, meio, efeito e detalhamento), além de que respeita os direitos humanos. No entanto, faltou o detalhamento.
Além disso, você não retoma os assuntos discutidos nos parágrafos de desenvolvimentos, o que é um problema para a Competência 3.
Desvios gramaticais e problemas de estrutura sintática:
1 – Ausência de elemento sintático. Adicione “sociedade”.
3 – Ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial de valor de meio.
Uso dos conectivos e coesão:
Não há desvios relacionados ao uso de elementos coesivos nesse parágrafo de desenvolvimento.
2, 4 e 5 – Repetições de conectivos. Cuidado com a Competência 4.
Nota por competências:
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 160
Total: 840// :)