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Desafios para o enfrentamento dos conflitos que acometem as Unidades Básicas de Saúde no Brasil
dudaalopesb3
Aqui está uma análise detalhada da sua redação com base nas competências do Enem: Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta • Aspectos positivos: O texto está bem escrito, com uso adequado de vocabulário formal e coerente com o tema. • Pontos de melhoria: Há pequenas correções a fazer, como oLeia mais
Aqui está uma análise detalhada da sua redação com base nas competências do Enem:
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta
• Aspectos positivos: O texto está bem escrito, com uso adequado de vocabulário formal e coerente com o tema.
• Pontos de melhoria: Há pequenas correções a fazer, como o excesso de vírgulas em “Isso ocorre, pois esse sistema” (seria mais claro “Isso ocorre porque esse sistema”), e o uso de “maior remuneração dos atendimentos particulares dos médicos diante do salário prestado ao seu ofício no SUS”, que poderia ser simplificado para “maior remuneração dos médicos na rede privada em comparação com o SUS”.
• Nota estimada: 180/200.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
• Aspectos positivos: A redação compreende bem o tema proposto e apresenta referências relevantes, como Irmã Dulce e a série “Sob Pressão”, demonstrando boa contextualização e articulação com o tema dos conflitos nas UBS.
• Pontos de melhoria: Uma análise mais detalhada da importância das UBS no sistema de saúde poderia fortalecer a contextualização e enriquecer a argumentação.
• Nota estimada: 200/200.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
• Aspectos positivos: O texto está bem estruturado e apresenta argumentos claros e convincentes, com progressão lógica. A citação de elementos da cultura brasileira e os problemas econômicos dão força à argumentação.
• Pontos de melhoria: A redação poderia incluir dados mais concretos, como estatísticas de falta de médicos ou de infraestrutura nas UBS, para dar ainda mais credibilidade aos argumentos.
• Nota estimada: 180/200.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
• Aspectos positivos: A argumentação é fluida e apresenta bom uso de conectivos e mecanismos de coesão, como “Sob essa análise” e “Ademais”.
• Pontos de melhoria: Em algumas frases, a clareza poderia ser reforçada com estruturas mais objetivas. Por exemplo, “essa pendência urge ser solucionada” poderia ser simplificado para “essa situação precisa ser solucionada com urgência”.
• Nota estimada: 180/200.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
• Aspectos positivos: A proposta é clara, com ações bem detalhadas, como o investimento em infraestrutura das UBS e na remuneração dos profissionais, além de envolver o Tribunal de Contas da União.
• Pontos de melhoria: Para fortalecer a proposta, poderia ser interessante sugerir medidas de fiscalização da aplicação dos recursos e capacitação dos profissionais para melhorar o atendimento.
• Nota estimada: 180/200.
Nota final estimada: 920/1000
Sua redação é bem elaborada, com argumentação coerente e proposta de intervenção sólida. Com pequenas melhorias na clareza e no detalhamento de alguns pontos, você tem um texto muito próximo de uma pontuação máxima.
See lessCaminhos para proteger a criança e adolescente no meio digital
dudaalopesb3
Segue a análise detalhada da sua redação de acordo com as competências do Enem: Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta • Aspectos positivos: A redação apresenta um bom uso da norma culta e uma estrutura gramatical em geral correta. O vocabulário é formal e apropriado ao tema. • Pontos de mLeia mais
Segue a análise detalhada da sua redação de acordo com as competências do Enem:
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta
• Aspectos positivos: A redação apresenta um bom uso da norma culta e uma estrutura gramatical em geral correta. O vocabulário é formal e apropriado ao tema.
• Pontos de melhoria: Há pequenas falhas, como o uso de “em razão de que” (que poderia ser apenas “porque”) e o excesso de vírgulas em algumas frases, como em “para o vazamento de dados , como o ocorrido em 2018”. Remover o espaço antes da vírgula e reformular algumas expressões pode tornar a leitura mais fluida.
• Nota estimada: 180/200.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
• Aspectos positivos: O texto compreende bem a proposta e apresenta referências pertinentes, como o documentário “O Dilema das Redes” e o conceito de “banalização do mal” de Hannah Arendt. Os argumentos estão bem conectados ao tema e demonstram boa reflexão sobre a proteção de crianças e adolescentes no meio digital.
• Pontos de melhoria: Uma análise mais detalhada das consequências práticas da falta de proteção poderia fortalecer ainda mais a argumentação.
• Nota estimada: 200/200.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
• Aspectos positivos: A redação é bem organizada, com uma progressão lógica entre os parágrafos e argumentos claros. A citação de dados e de referências filosóficas contribui para a força da argumentação.
• Pontos de melhoria: O trecho sobre o vazamento de dados em 2018 poderia ser aprofundado para oferecer mais clareza sobre o contexto, reforçando o argumento.
• Nota estimada: 180/200.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
• Aspectos positivos: A coesão do texto é bem construída, com conectivos adequados e variação de estruturas.
• Pontos de melhoria: Algumas expressões poderiam ser simplificadas para tornar a leitura mais fluida, como “Nessa perspectiva, é notório que essas atitudes omissas” (poderia ser “Essa omissão”).
• Nota estimada: 180/200.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
• Aspectos positivos: A proposta é clara e bem detalhada, envolvendo tanto o Poder Legislativo quanto o Ministério da Educação, com objetivos específicos e ações bem fundamentadas.
• Pontos de melhoria: A proposta de intervenção poderia incluir um plano mais detalhado sobre a fiscalização das plataformas digitais, explicando melhor quem seria responsável pela supervisão e execução.
• Nota estimada: 180/200.
Nota final estimada: 920/1000
Sua redação é muito bem fundamentada e apresenta argumentos sólidos, com intervenções detalhadas e boas referências. Com alguns ajustes finos para aumentar a fluidez e clareza, o texto está bem próximo de uma pontuação muito alta.
See lessInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
dudaalopesb3
E a nota?
E a nota?
See lessO trabalho infantil na realidade brasileira.
dudaalopesb3
Com base na avaliação detalhada, aqui estão as notas específicas para cada competência: • Competência 1: 160 • Competência 2: 160 • Competência 3: 160 • Competência 4: 160 • Competência 5: 160 Nota final estimada: 800. Sua redação traz uma boa compreensão do tema e utiliza referências literárias relLeia mais
Com base na avaliação detalhada, aqui estão as notas específicas para cada competência:
• Competência 1: 160
• Competência 2: 160
• Competência 3: 160
• Competência 4: 160
• Competência 5: 160
Nota final estimada: 800.
Sua redação traz uma boa compreensão do tema e utiliza referências literárias relevantes, como “Utopia”, “Cidadão de Papel” e “Quarto de Despejo”, para argumentar sobre o trabalho infantil. Isso demonstra uma capacidade crítica interessante e uma conexão cultural rica com a questão proposta.
Pontos positivos:
• Repertório sociocultural: As citações literárias foram bem escolhidas e contextualizadas com o tema, o que fortalece os argumentos.
• Clareza dos argumentos: A ideia de que a inoperância estatal e a desigualdade social são os principais fatores que perpetuam o trabalho infantil foi bem desenvolvida.
• Proposta de intervenção: Apresenta soluções para o problema, como o projeto “Lugar de Criança” e a fiscalização, que são importantes para a construção de uma intervenção.
O que pode melhorar:
• Domínio da norma culta: Há alguns erros gramaticais e de concordância que prejudicam a fluidez do texto. Revisar a concordância e o uso de vírgulas seria importante para melhorar a coesão.
• Mais detalhamento na proposta de intervenção: Embora você tenha sugerido soluções, faltou aprofundar um pouco mais sobre a viabilidade prática dessas medidas e seu impacto no combate ao problema.
• Conectivos e coesão: Alguns conectivos, como “Contudo” e “Dessa forma”, poderiam ser usados de forma mais apropriada para melhorar a transição entre ideias e a fluidez do texto.
No geral, a redação está muito boa e apresenta um bom domínio do tema, mas alguns ajustes na linguagem e no detalhamento das ideias podem elevar ainda mais a qualidade.
See lessA importância da educação ambiental à sociedade brasileira
dudaalopesb3
Competência 1 (Domínio da norma culta da língua escrita): O texto demonstra bom domínio da norma padrão da língua portuguesa. Contudo, alguns erros menores, como o uso de “enquanto” no lugar de “enquanto não” e “polaridades” no lugar de “polarizações”, prejudicam um pouco a clareza. A expressão “obnLeia mais
Competência 1 (Domínio da norma culta da língua escrita):
O texto demonstra bom domínio da norma padrão da língua portuguesa. Contudo, alguns erros menores, como o uso de “enquanto” no lugar de “enquanto não” e “polaridades” no lugar de “polarizações”, prejudicam um pouco a clareza. A expressão “obnubilar” também pode não ser acessível ao leitor médio do ENEM. Nota: 160/200
Competência 2 (Compreensão do tema e desenvolvimento da argumentação):
O tema foi bem abordado, com bons exemplos e referências a autores relevantes como Paulo Freire e John Locke. A metáfora de Saramago foi bem aplicada à realidade discutida. No entanto, a relação entre a falta de debates educacionais e a precariedade ambiental poderia ser mais explorada. Nota: 180/200
Competência 3 (Seleção e organização das informações):
A organização das ideias é clara e segue uma linha argumentativa lógica. O uso de autores e citações está bem feito, e a proposta de intervenção é pertinente. No entanto, o segundo argumento, sobre a omissão estatal, poderia ser mais detalhado para aumentar a profundidade da argumentação. Nota: 160/200
Competência 4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos):
O texto apresenta bom uso de conectivos e mantém a coesão entre as ideias, mas há algumas construções que poderiam ser simplificadas para maior fluidez. A expressão “obnubilar” é repetida de maneira desnecessária e complexifica o entendimento. Nota: 160/200
Competência 5 (Proposta de intervenção):
A proposta de intervenção é clara e inclui o agente (Estado), a ação (implementar planos de ensino ecológicos), e os meios (investimentos educacionais). Porém, faltou detalhar mais como essas ações seriam executadas e monitoradas, e quem seriam os responsáveis pela implementação prática. Nota: 160/200
Nota final estimada: 820/1000
A redação é bem estruturada e apresenta um bom entendimento do tema, com uma argumentação clara. Contudo, alguns pontos, como a linguagem e a profundidade dos argumentos, poderiam ser melhor desenvolvidos para aumentar o impacto do texto.
See lessA importância da literacia familiar para a formação de valores na sociedade brasileira
dudaalopesb3
Competência 1 (Domínio da norma culta da língua escrita): O texto apresenta boa construção gramatical, mas há pequenos erros, como a expressão “o atual conjuntura”, que deveria ser “a atual conjuntura”. O uso de vírgulas e conectores está adequado, mas algumas construções poderiam ser simplificadasLeia mais
Competência 1 (Domínio da norma culta da língua escrita):
O texto apresenta boa construção gramatical, mas há pequenos erros, como a expressão “o atual conjuntura”, que deveria ser “a atual conjuntura”. O uso de vírgulas e conectores está adequado, mas algumas construções poderiam ser simplificadas para melhorar a fluidez. Nota: 180/200
Competência 2 (Compreensão do tema e desenvolvimento da argumentação):
O tema foi abordado de maneira adequada e relevante, com uma boa compreensão da importância da literacia familiar. As referências literárias e sociológicas são pertinentes e bem utilizadas. Contudo, a argumentação poderia ser um pouco mais detalhada em alguns pontos. Nota: 200/200
Competência 3 (Seleção e organização das informações):
A redação está bem organizada, com progressão lógica dos argumentos. Os exemplos de Graciliano Ramos e Carolina Maria de Jesus estão bem alinhados ao tema. No entanto, há uma repetição desnecessária de termos e uma transição entre ideias que poderia ser mais fluida. Nota: 180/200
Competência 4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos):
A coesão textual é mantida ao longo do texto, com o uso adequado de conectores e boa relação entre as partes. Entretanto, há momentos em que a construção das frases é excessivamente complexa, o que pode dificultar a leitura. Nota: 180/200
Competência 5 (Proposta de intervenção):
A proposta de intervenção é pertinente e completa, abordando os agentes, as ações, o meio de execução e o objetivo. A sugestão de rodas de conversa e campanhas midiáticas é exequível, mas poderia ser mais detalhada em relação ao público-alvo e à maneira como as ações seriam implementadas. Nota: 160/200
Nota final estimada: 900/1000
Essa redação tem uma estrutura sólida e aborda bem o tema proposto. Pequenos ajustes gramaticais e um maior detalhamento na intervenção poderiam elevar a nota.
See lessenfrentamento aos desafios do letramento racial na sociedade brasileira
dudaalopesb3
Competência 1 (Domínio da norma culta da língua escrita): A redação apresenta um bom domínio da norma padrão da língua portuguesa, com poucos desvios gramaticais. Porém, há pequenos erros como “faz-se imperioso a tomada” (o correto seria “imperiosa a tomada”). Nota: 180/200 Competência 2 (CompreensãLeia mais
Competência 1 (Domínio da norma culta da língua escrita):
A redação apresenta um bom domínio da norma padrão da língua portuguesa, com poucos desvios gramaticais. Porém, há pequenos erros como “faz-se imperioso a tomada” (o correto seria “imperiosa a tomada”). Nota: 180/200
Competência 2 (Compreensão do tema e desenvolvimento da argumentação):
O tema foi bem abordado, com argumentos claros e pertinentes. A menção aos desafios do letramento racial, como a banalização do racismo e o papel da mídia, está diretamente relacionada ao tema. Nota: 200/200
Competência 3 (Seleção e organização das informações):
A organização das ideias está coerente, com progressão textual clara e coesão entre os parágrafos. As citações de Arendt e Bourdieu enriquecem a argumentação e são bem inseridas. Nota: 180/200
Competência 4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos):
A coesão textual é bem mantida, com o uso adequado de conectivos e estruturas que ligam as partes do texto. Não há rupturas na fluidez. Nota: 180/200
Competência 5 (Proposta de intervenção):
A proposta de intervenção atende aos critérios da competência, com uma solução concreta (uso das mídias para conscientização e representatividade negra). A proposta é detalhada e exequível. Nota: 160/200
Nota final estimada: 900/1000
Essa é uma redação forte, que atende bem às exigências do ENEM, com boa argumentação e proposta de intervenção adequada. Pequenos ajustes gramaticais e um detalhamento maior na proposta de intervenção poderiam elevar a nota.
See lessENEM 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
RossoRonaldoAmaro
Muito obrigada por sua correção, mas eu queria tirar algumas dúvidas dela para eu poder aproveitá-la melhor! - Primeiramente, eu queria saber se quando você tirou pontos em certas competências com a justificativa de ter que usar "exemplos próximos da realidade brasileira", você genuinamente acha queLeia mais
Muito obrigada por sua correção, mas eu queria tirar algumas dúvidas dela para eu poder aproveitá-la melhor!
– Primeiramente, eu queria saber se quando você tirou pontos em certas competências com a justificativa de ter que usar “exemplos próximos da realidade brasileira”, você genuinamente acha que o corretor de uma redação iria tirar esses pontos, ou você está me dando uma recomendação/dica? Eu realmente concordo que utilizar repertórios brasileiros, tanto de obras quanto de personalidades, é inevitavelmente melhor porque querendo ou não o próprio repertório, do qual está servindo como um exemplo, se aproxima mais da realidade do Brasil, porque geralmente engloba aspectos próprios do país, além de deixar claro que o problema realmente acontece no território nacional. Porém, como eu estava simulando o primeiro dia do ENEM, do qual há um limite de tempo e não pode haver consultas, eu utilizei experiências e obras estrangeiras, contudo, não deixei de fazer uma analogia (sempre utilizando conectivos como “analogamente” e “do mesmo modo” e logo depois esclarecendo que aquela realidade coincide com a dos brasileiros) com o Brasil, então eu não vejo por qual motivo eu teria penalidade em certas competências.
– Eu também queria saber o porquê da penalidade na competência IV. Em uma redação que eu postei anteriormente, também houve alguns comentários que apontaram a falta de fluidez entre alguns parágrafos e conectores, mas eu realmente não entendo esse ponto. Eu queria que, se possível, você me desse exemplos de quando que isso ocorre no meu texto e de como melhorar, porque eu realmente não consigo identificar o problema. Na minha visão, eu estou utilizando os conectores da forma que deveria e com o sentido devido.
Agradeço muito se você tiver paciência comigo e puder me responder! :)
See lessCaminhos para combater a epidemia da dengue no Brasil
Bruna Iasmin
Oiii! Eu amei a escolha do tema, problemáticas ambientais são uma ótima aposta para o Enem 2024 (na minha concepção). Eu gostei de todas alusões que utilizou, porém, acredito que falte sincronizar elas com o resto do texto. O repertório é muuito importante, porém para coesão é importante que vc as aLeia mais
Oiii! Eu amei a escolha do tema, problemáticas ambientais são uma ótima aposta para o Enem 2024 (na minha concepção). Eu gostei de todas alusões que utilizou, porém, acredito que falte sincronizar elas com o resto do texto. O repertório é muuito importante, porém para coesão é importante que vc as associe com o seu ponto de vista pessoal. Algo que não costuma falhar é se apoiar bastante na culpa governamental, facetas e leis displicentes. Na proposta de conclusão seria possível desenvolver um pouco mais, mas achei ela bem pessoal e coesa, gostei! Só faria a troca de algumas palavras para tornar menos informal.
See lessENEM 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
dudaalopesb3
Nota final: 840/1000 Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (Nota: 160/200) • Sugestão: Revisar a pontuação e algumas expressões que não se encaixam bem, como “agravam eles” (que poderia ser “agravam-nos”) e “pendura-se” (melhor substituir por “perpetua-se”), para melhorLeia mais
Nota final: 840/1000
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (Nota: 160/200)
• Sugestão: Revisar a pontuação e algumas expressões que não se encaixam bem, como “agravam eles” (que poderia ser “agravam-nos”) e “pendura-se” (melhor substituir por “perpetua-se”), para melhorar a clareza e o domínio da norma padrão.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema (Nota: 180/200)
• Sugestão: O texto compreende bem o tema, mas poderia ser ainda mais pertinente com exemplos próximos da realidade brasileira, como dados de casos de estigmatização no Brasil ou exemplos de personalidades brasileiras com transtornos mentais.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (Nota: 160/200)
• Sugestão: A relação entre os exemplos e o tema poderia ser melhor trabalhada. Os exemplos utilizados são válidos, mas fortaleceriam o texto se estivessem mais conectados à realidade brasileira e à argumentação principal.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (Nota: 160/200)
• Sugestão: A estrutura do texto é coesa, mas algumas transições entre parágrafos e conectores poderiam ser mais fluídas. Melhorar a conexão entre os exemplos e os argumentos centrais ajudaria a tornar a redação mais clara e bem articulada.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos (Nota: 180/200)
• Sugestão: A proposta de intervenção é pertinente e viável, mas poderia ser mais detalhada. Explorar como o Ministério da Educação implementaria as campanhas de conscientização e qual seria o impacto delas ajudaria a solidificar a intervenção.
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