Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Pobreza E desigualdade social no brasil
Gislâine Martins de Souza
Olá, Danilo, vamos à correção: Seu texto apresenta muitas falas argumentativas,sintáticas, de acentuação e foge completamente da estrutura dissertativa-argumentativa. Você erra ao não construir períodos, erra na falta de emprego de vírgulas, erra na não amarração textual, no emprego da linguagem subLeia mais
Olá, Danilo, vamos à correção:
See lessSeu texto apresenta muitas falas argumentativas,sintáticas, de acentuação e foge completamente da estrutura dissertativa-argumentativa. Você erra ao não construir períodos, erra na falta de emprego de vírgulas, erra na não amarração textual, no emprego da linguagem subjetiva. Sendo assim, sua nota infelizmente será penalizada.
C1= 80. Pouca exploração dos recursos coesivos e construções sintáticas erradas.
C2= 120. Fala da pobreza , mas não apresenta repertório enriquecedor, nem explica as informações usadas de forma direta.
C3= 120. Usa poucas informações e de forma implícita.
C4= 80. Não realiza boa amarração textual.
C5= 120. Não apresenta proposta tão boa, bem como esquece dos 5 elementos conclusivos.
Estude mais gramática, explore mais a escrita e melhore sua produção.
Com muito esforço e com a correção desses erros você irá progredir. Boa Sorte!!
Tabagismo: qual é o seu verdadeiro mal?
Gislâine Martins de Souza
Olá, Andreza, vamos à correção: Seu texto fugiu um pouco da estrutura dissertativa-argumentativa, haja visto o emprego errada de muitas conjunções subordinativas que foram utilizadas como conectivos de amarração textual, o que não se encaixa no esperado pela banca de correção. Além disso, você utiliLeia mais
Olá, Andreza, vamos à correção:
See lessSeu texto fugiu um pouco da estrutura dissertativa-argumentativa, haja visto o emprego errada de muitas conjunções subordinativas que foram utilizadas como conectivos de amarração textual, o que não se encaixa no esperado pela banca de correção.
Além disso, você utiliza muitas informações desligadas ao longo do texto, o que não deixa claro a sua tese e torna seu texto expositivo ao invés de dissertativo. A compreensão do tema também parece afetada , uma vez que você associa a SARS-CoV2 e a Covid 19 ao tema tabagismo, não tendo nenhuma relação do covid com o cigarro, a SARS-CoV2 pode até ter uma relação implícita com o cigarro, mas não é uma das principais causas da doença. A partir dessas informações concluo que , ao meu ver, você tangenciou um pouquinho seu texto.
A partir dessas observações vamos às notas:
C1= 120. Você utiliza vírgulas de forma errada, realiza construções sintáticas erradas e emprega de forma indevida a conjunção subordinativa “A fim de que” como conectivo.
C2= 160. Até compreende o tema, mas usa informações soltas.
C3= 140. Utiliza algumas pesquisas,mas não apresenta um repertório enriquecedor.
C4= 140. Utiliza poucos conectivos e não trabalha bem a amarração textual.
C5= 120. A proposta “medidas socioambientais” não visam problemas de vínculo da saúde, mas sim do meio ambiente, o que não é o caso.
Nota final: 680.
Continue praticando! Boa sorte!!
Saúde pública no Brasil
Gislâine Martins de Souza
Olá.boa tarde ! Vamos à análise! C1= muitos erros com falta de utilização de vírgulas e coloquialismos. N=120 C2= compreende a proposta ,mas as ideias apresentadas estão muito soltas. N= 160 C3= apresenta repertório, porém estão muito soltas as ideias. N = 170 C4= utiliza poucos conectivos e forma pLeia mais
Olá.boa tarde ! Vamos à análise!
See lessC1= muitos erros com falta de utilização de vírgulas e coloquialismos.
N=120
C2= compreende a proposta ,mas as ideias apresentadas estão muito soltas.
N= 160
C3= apresenta repertório, porém estão muito soltas as ideias.
N = 170
C4= utiliza poucos conectivos e forma poucos períodos. Erro grave!
N= 120
C5= faltou explicitar os meios de execução da proposta de intervenção.
N=160
Total: 730
Caminhos para o combate à homofobia no Brasil
Gislâine Martins de Souza
Olá, boa tarde! Vou fazer uma breve análise de sua redação: C1 = faltou crase no trecho "respeito ao combate "a" homofobia ano brasil.". Faltou vírgula no início do 2° período da constituição. "Consoante" pede preposição "com ". N=160 C2 = conpreendeu bem a proposta. Parabéns! N= 200 C3 = tem bastanLeia mais
Olá, boa tarde! Vou fazer uma breve análise de sua redação:
See lessC1 = faltou crase no trecho “respeito ao combate “a” homofobia ano brasil.”. Faltou vírgula no início do 2° período da constituição. “Consoante” pede preposição “com “.
N=160
C2 = conpreendeu bem a proposta. Parabéns!
N= 200
C3 = tem bastante alusões e informações .
N= 200
C4= tem bastante conectivos e boa articulação do texto.
N= 200
C5= proposta boa, porém faltou um pouco mais de explicação dos meios e finalidades
N=180
Total: 940
Parabéns!!
Tema: A integração social da pessoa com síndrome de down.
Gislâine Martins de Souza
Olá, boa noite! Sua redação está muito boa por sinal, porém, notei alguns pontos importantes: Introdução: Deveria ter iniciado salientando que a constituição brasileira fora aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, ao invés de promulgada pelo Governo Federal em 1988, ficaria mais óbviLeia mais
Olá, boa noite! Sua redação está muito boa por sinal, porém, notei alguns pontos importantes:
See lessIntrodução: Deveria ter iniciado salientando que a constituição brasileira fora aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, ao invés de promulgada pelo Governo Federal em 1988, ficaria mais óbvio.
D1: Apresenta bem o tema com argumentação consistente e bem posicionada. Conquanto, achei a frase de Voltaire pouco explicada nesse parágrafo, causando incoerência.
D2: houve uma grande incoerência neste no trecho: “Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, conquanto, isso não ocorre definitivamente no Brasil. ( sem necessidade de outro período)Devido à falta de atuação das autoridades em detrimento de diretrizes viabilizando uma estrutura social aos portadores da doença, como a falta de convênios escolares e profissionais especializados, o que corrobora para ausência de estruturas voltadas a tais indivíduos,deixando-os…”
Conclusão: Apresenta todos os cinco elementos e elenca muito bem a possível resolução para a problemática. Parabéns.
Notas:
I – 160 : Isso por causa da incoerência e erro de vírgula antes de Voltaire
ll – 200: Apresenta bem o tema e argumenta bem
lll – 190: usa repertórios mas alguns ficaram pouco explícitos.
lV – 200: ótimos conectivos
V – 200: ótima proposta e utilização dos 5 elementos conclusivos.
Total: 950
Parabéns pelo empenho!!!👏👏
Tema: A problemática do descarte inadequado de Resíduos Sólidos no Brasil
Gislâine Martins de Souza
Muito boa sua redação, notei somente a falta de argumentos próprios, visto que utilizou muitos argumentos de outras fontes, não expondo, de fato, sua opinião. Se essa redação estiver direcionada para o enem, te aconselho a ler mais redações nota mil e praticar mais a argumentação individual. Eu, porLeia mais
Muito boa sua redação, notei somente a falta de argumentos próprios, visto que utilizou muitos argumentos de outras fontes, não expondo, de fato, sua opinião. Se essa redação estiver direcionada para o enem, te aconselho a ler mais redações nota mil e praticar mais a argumentação individual. Eu, por exemplo, utilizo a apostila de redação do Lucas Felpi com 44 redações nota mil do ano passado. Aconselho vocês que verem esse comentário à utilizá-la. É gratuita. Muito sucesso! Boa sorte!
See lessO Aumento de Homicídios entre os Jovens Brasileiros e seus Fatores Motivadores
Gislâine Martins de Souza
Olá boa tarde. Ao ler sua redação observei que possui pouco conhecimento sobre o estilo de texto dissertativo-argumentativo e os mecanismos necessários para a concepção do mesmo. No entanto, apesar de não ser profissional, vou listar por parágrafo alguns dos erros que observei. São eles: INTRODUÇÃO:Leia mais
Olá boa tarde. Ao ler sua redação observei que possui pouco conhecimento sobre o estilo de texto dissertativo-argumentativo e os mecanismos necessários para a concepção do mesmo. No entanto, apesar de não ser profissional, vou listar por parágrafo alguns dos erros que observei. São eles:
See lessINTRODUÇÃO: faltou relacionar sua alusão com o tema, ou seja, deveria ter explicado melhor o que a “modernidade líquida” tinha que ver com a problemática, há desvios gramaticais e marcas ds oralidade como no trecho “assunto não é dado a devida importância, contribuindo”. Ademais, gostaria de lhe sugerir a adição de um encaminhamento argumentativo após o posionamento da tese, que também não está explícita o suficiente nesse parágrafo. Também notei a falta de conectivos entre os períodos.
D1: Não há retomada da tese, até mesmo porque em sua introdução não houve tese explícita para que isso acontecesse, os dados apresentados estão apenas expostos não sendo relacionados com o tema. Portanto, este parágrafo, além de pequeno, passa a ser expositivo.
D2: falta conectivos e melhor explicação acerca do tema. A ideia sobreposta é boa ,porém não foi coesa o suficiente para o entendimento do(a) leitor(a).
CONCLUSÃO: proposta branda e sem relação com o tema (inviável). Também não houve atendimento as cinco competências da conclusão (agente, ação, detalhamento, meio/modo e finalidade), visto que algumas dessas coisas não foram posicionadas na conclusão.
Em suma, seu texto não atendeu ao esperado pela banca avaliadora do Enem. Houve ferimento da coesão, coerência, pouca transposição de ideias. Etc.
DICAS:No entanto, para melhorar sua escrita leia mais livros e redações nota mil, estude mais gramática, consulte um professor caso tenha dúvidas sobre a dissertação e pratique cada vez mais.
NOTAS:
I: 100
II: 80
III: 120
IV: 90
V: 80
TOTAL: 470 pontos
Lembrando que essa foi uma correção feita para reparar seus erros e de forma alguma pra desanimá-la, até porque vejo que tem potencial e só precisa pesquisar mais sobre o modelo de redação do ENEM. Espero ter ajudado. Bons estudos e muito sucesso!😊
Morbidez
Gislâine Martins de Souza
Meus parabéns! Ótima redação. No entanto, apresenta alguns erros, que por conta de sua experiência e familiaridade com a redação, podem ser facilmente consertados. Para início de conversa, seu texto apresenta muitos erros na concordância nomial de número. Vou deixar aqui os trechos e os erros entreLeia mais
Meus parabéns! Ótima redação. No entanto, apresenta alguns erros, que por conta de sua experiência e familiaridade com a redação, podem ser facilmente consertados. Para início de conversa, seu texto apresenta muitos erros na concordância nomial de número. Vou deixar aqui os trechos e os erros entre aspas para que você os observe:
See less“Deve-se destacar, primeiramente, que a repulsa “ao ” serviços de modais de transporte coletivos, “
” Isso porque os interesses “capitalista”, que visam o lucro, e a má qualidade desses serviços colaboram para que a população não “utilizem”desses transportes.”
“Além disso, o Estado deve promover projetos “quem” ampliem infraestrutura viária do municípios,..”
“dificulta ” um” rotina com bicicletas e cria fatores de distanciamento social desse meio de locomoção.”
Também observei muitos vícios erros de concordância nominal, como no trecho:
“Nesse contexto, a repulsa da sociedade em usufruir dos transportes coletivos e a falta de ciclovias que incentivem uso de bicicletas, “contribui” para a existência de “uma”grande problema, a mobilidade urbana. “
Houve vícios de linguagem nos trechos:
“Desse modo, tal cenário é inconcebível em um país: o” qual a constituição garante o direito de ir e vir,..”
“não há vias exclusivas para os ciclistas que “garantem” sua locomoção com segurança e que ofereçam um suporte atrativo ao uso das bicicletas”
“100 “municipalidades” brasileiras, apenas 14 contam “
“pelas industrias que os “ofertem”, uma vez que se comprometam…”
Dica: Te oriento a fazer uma autorevisão em seu texto, e observe bem o tem para que não o tangencie parcialmente ,com aconteceu, visto que falou muito sobre ciclovias e pouco sobre mobilidade urbana. Mas a princípio seu texto está bom com uma liguagem bastante clara. Só faltou uma argumentação mais aprofundada em relação a mobilidade urbana.
NOTA POR COMPETÊNCIA:
I = 140 “pelos erros de português citados”
II = 160 “pelo pequeno tangencialmento”
III = 170 “faltou um pouco mais de embasamento teórico e profundidade argumentativa”
IV = 180 “houve uso de conectivos , mas faltou a concordância nominal,uma maior formalidade”
V = 180 “proposta de intervenção boa mas poderia ser um pouco mais direta”
Média final: 830
Espero ter ajudado! 😊
Corrige de volta de puder.
TEMA: Superlotação da população carcerária no Brasil
Gislâine Martins de Souza
Muito bom seu texto. O mesmo apresenta margem argumentativa consistente com forte presença de opinião e um domínio considerável da norma culta padrão da língua portuguesa. No entanto, sua alusão está errada. A datação da promulgação da Declaração Universal dos Direitos humanos não é de 1789, mas simLeia mais
Muito bom seu texto. O mesmo apresenta margem argumentativa consistente com forte presença de opinião e um domínio considerável da norma culta padrão da língua portuguesa. No entanto, sua alusão está errada. A datação da promulgação da Declaração Universal dos Direitos humanos não é de 1789, mas sim de 1948, pela ONU, isso te faria perder pontos nas competências II e III. Também notei o uso indevido de ênclise na frase ” Entretanto, quando analisa-se o sistema carcerário brasileiro, ” o certo seria o uso da próclise, isto é, o pronome antes do verbo, portanto, a frase ficaria: Entretanto, quando SE ANALISA o sistema carcerário brasileiro, “. Isso ocorre por causa do advérbio de tempo “quando” antes do verbo. A última frase de seu texto está errada, o correto não é “promovendo melhorias nos presidiários.”, mas sim “promovendo melhorias nos presídios.” Fora isso, não notei mas nenhuma informalidade.
See lessDica: te aconselho a estudar mais gramática e a pesquisar antes de colocar uma alusão, para que não erre novamente. Tirando isso, seu texto está ótimo.
Notas por competência:
I = 190 ( por conta da informalidade na última frase)
II = 180 ( por fator da datação errada da promulgação da Declaração Universal dos Direitos humanos)
III = 180 ( Faltou um pouco mais de fatos, alusões ou embasamentos teóricos para construção da argumentação, além do erro acima)
IV = 190 ( não por falta de conectivos mas pelo uso de ênclise quando era necessário próclise)
V = 190 ( faltou retomar a superlotação nos presídios ao invés de melhorias no presídio, pelo ou menos eu acho mais formal, e também o detalhamento da última proprosta “devem atuar na promoção de debates da temática em locais abertos”.
NÃO SOU PROFISSIONAL MAS ESPERO TER AJUDADO! 😊
A Tecnologia No Combate à Criminalidade
Gislâine Martins de Souza
Realmente muito boaaa sua redação. A articulação de ideias ,o domínio da norma culta padrão portuguesa está excelentemente apresentado, o conhecimento de mundo ( filme) imposto na introdução como embasamento teórico caiu como uma luva, excelente. No entanto, a exemplificação dos fatos e argumentos aLeia mais
Realmente muito boaaa sua redação. A articulação de ideias ,o domínio da norma culta padrão portuguesa está excelentemente apresentado, o conhecimento de mundo ( filme) imposto na introdução como embasamento teórico caiu como uma luva, excelente. No entanto, a exemplificação dos fatos e argumentos apresentados está em falta nos desenvolvimentos 1 e 2 e ta.rbm
See less