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Tema: A supervalorização dos laços sanguíneos leva a sociedade a ignorar problemas familiares?
Matheus Mello
Essa redação foi corrigida por um profissional, que deu a nota 960, devido ao seguinte fato: Em relação ao projeto de texto, alegou estar impecável, havendo sempre uma retomada do que foi dito. Os repertórios foram produtivos e relacionados com o tema, exemplificando a argumentação, sem deixar lacunLeia mais
Essa redação foi corrigida por um profissional, que deu a nota 960, devido ao seguinte fato:
Em relação ao projeto de texto, alegou estar impecável, havendo sempre uma retomada do que foi dito.
Os repertórios foram produtivos e relacionados com o tema, exemplificando a argumentação, sem deixar lacunas no desenvolvimento. Logo, as competências 2 e 3 recebem a nota máxima.
Os elementos coesivos estão presentes com frequência ao longo do texto, dando uma continuidade (coerência) no que é dito. Além disso, não há repetições excessivas e próximas, uma vez que utilizei sinônimos. Dessa forma, garanti 200 na competência 4.
A conclusão retoma todos os ideais já mencionados. Há, também, os 5 elementos na proposta de intervenção:
Agente: Governo Federal, que, embora não apresentado antes, cumpre o o papel de solucionar a consequência à saúde, como dito no meu argumento 2.
Ação: disponibilizar sessões mensais à população de terapia familiar.
Meio/modo: por meio de investimentos na área da saúde.
Finalidade: reduzir a inocência acerca da toxidade parental e evitar fatos de instabilidade mental. Resolve os problemas apresentados no desenvolvimento, o que evidencia um projeto de texto.
Detalhamento: “sobretudo no que tange à psiquiatria e à psicologia” e “que é banalizada”.
Dessa forma, a competência 5 recebe nota máxima.
O meu erro foi na competência 1, em que, no final do primeiro parágrafo, fiz um período muito longo. Deveria ter separado alguma das orações com um ponto final e, apenas por este erro, recebi 160 na competência 1.
De acordo com o manual de correção do Enem, são aceitados, aproximadamente, 2 ou 3 erros gramaticais. Em diversas redações 1000 há tal quantidade. Essa redação, tendo apenas um erro, pode receber 1000, mas estou satisfeito com a nota do meu corretor, que me exige sempre a busca da perfeição no texto. O 1000 é, também, político, então, não dá para dizer que um texto receberá tal nota, se há algum mínimo erro, porque depende da boa vontade de dois corretores, mesmo que a redação mereça 1000.
Diante disso, essa redação é 960!
See lessPor que dirigir embriagado ainda é uma prática recorrente na sociedade brasileira
skaynicolas1021
Boa tarde. No seu desenvolvimento um, senti que a citação da CTB e a explicação da lei atual ficou meio largada, não tendo um desenvolvimento adequado, além de não ser retomada. Somente erros de português foram notáveis, mas não sou experiente nisso. Na sua conclusão só faltou retomar novamente suaLeia mais
Boa tarde.
No seu desenvolvimento um, senti que a citação da CTB e a explicação da lei atual ficou meio largada, não tendo um desenvolvimento adequado, além de não ser retomada. Somente erros de português foram notáveis, mas não sou experiente nisso.
Na sua conclusão só faltou retomar novamente sua introdução.
Congratulations.
See lessA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM QUESTÃO NO BRASIL (NOTA ENEM)
skaynicolas1021
Boa tarde. Ótimo texto, tudo perfeito. Sua conclusão se inicia com uma contextualização meio clichê, o que pode acarretar em alguns pontos a menos, porém, sem problemas. No final de sua conclusão, você esqueceu de retomar a sua introdução, pois o contexto histórico ficou esquecido durante a redação.Leia mais
Boa tarde.
Ótimo texto, tudo perfeito. Sua conclusão se inicia com uma contextualização meio clichê, o que pode acarretar em alguns pontos a menos, porém, sem problemas.
No final de sua conclusão, você esqueceu de retomar a sua introdução, pois o contexto histórico ficou esquecido durante a redação.
De resto excelente.
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa – 200
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 180
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160
Nota: 940
See lessEstigmas associados às doenças menntais
skaynicolas1021
Introdução: Bela contextualização, e ótima estruturação textual. “coadunam-se” = se coadunam – nesse caso se usa próclise. Desenvolvimento: D1-“é fulcral entender a relação do hiato legislativo como intrínseco para que esse óbice continue.” – acho que você quis dizer “esse óbice não continue.” BeloLeia mais
Introdução:
Bela contextualização, e ótima estruturação textual.
“coadunam-se” = se coadunam – nesse caso se usa próclise.
Desenvolvimento:
D1-“é fulcral entender a relação do hiato legislativo como intrínseco para que esse óbice continue.” – acho que você quis dizer “esse óbice não continue.”
Belo tópico frasal, relacionando o que você irá defender.
Argumento de autoridade identificado.
Seu ponto de vista foi identificado.
Conclusão ok.
D2 – Tópico frasal ok.
Argumento de sociocultural identificado, porém eu recomendo que ao usar essa expressão “cidadão de papel” é citar o nome do autor dela, no caso da obra: Gilberto Dimenstein.
Conclusão ok.
Conclusão:
Agente: Ok
Ação: ok
Modo: ok
Finalidade: ok
Detalhamento – ok.
Congratulations.
See lessInfância e cibercultura
skaynicolas1021
Introdução: Repertório: Sociocultural. Apresentou o tema corretamente. Tese 1: desenvolvimento de sua personalidade . Tese 2: aspectos de sua vida adulta. Foi meio difícil encontrar as teses, uma dica é no final da introdução, dar enfâse nestas. Como: "Necessitando o debate sobre bla bla". Mas ficouLeia mais
Introdução:
Repertório: Sociocultural. Apresentou o tema corretamente.
Tese 1: desenvolvimento de sua personalidade .
Tese 2: aspectos de sua vida adulta.
Foi meio difícil encontrar as teses, uma dica é no final da introdução, dar enfâse nestas. Como: “Necessitando o debate sobre bla bla”. Mas ficou perfeita.
Desenvolvimentos:
Tópico frasal: Ok.
“Em civilizações da Antiguidade, por exemplo, ser criança estava condicionado à socialização, ao aprendizado, às experiências e brincadeiras coletivas.” Um argumento meio fraco, pois na antiguidade muitas vezes crianças eram forçadas a trabalhar. Seria melhor especificar, quais ou qual civilização a criança obtinha desses direitos.
O restante do parágrafo foi bem desenvolvido, porém faltou a conclusão do desenvolvimento.
D2: Faltou o tópico frasal.
Parágrafo bem desenvolvido, ótimos repertórios, com um incrível desfecho.
Conclusão:
Faltou o tópico frasal.
Agente: Prefeituras, em consonância com a Secretaria de Educação de cada município.
Ação: elabore estratégias para limitar o uso das mídias digitais nas escolas públicas
Modo: por meio de cronogramas de atividades, palestras com psicólogos e profissionais da área, além de orientação às famílias.
Finalidade: Assim, com o intuito de conscientizar primordialmente o público infantil, reduzir o uso inapropriado de eletrônicos pelos mesmos e minimizar os efeitos negativos da exposição precoce, será possível verificar uma melhoria efetiva na qualidade de vida das crianças e o zelo pela sua infância.
Detalhamento: Tem.
Retomada da introdução: Não retomou o livro que você citou na introdução, cuidado, pois ele não pode ser esquecido.
Comentários gerais: Não analisei a ortografia, pois sou péssimo nisso.
Recomendo que estude mais sobre tópicos frasais.
Não esqueça de concluir e deixar tudo organizado.
Dica:
Desenvolvimento deve ter:
Conectivo + tópico frasal + desenvolvimento com sua opinião + conclusão.
Nota:
See less1 – 160
2 – 200
3 – 120
4 – 120
5 – 160
Nota: 760
A amplitude da corrupção na sociedade brasileira
skaynicolas1021
Introdução: Repertório: Contexto histórico. Apresenta o tema corretamente. Tese 1: setor político. Tese 2: fatos do cotidiano. Desenvolvimento: D1 - Conectivo - Ok. Tópico frasal - ok. Retomada ao tema: Ok. Repertórios: Autoridade e fatos atuais. Conclusão: Senti falta de uma conclusão no seu desenvLeia mais
Introdução: Repertório: Contexto histórico.
Apresenta o tema corretamente.
Tese 1: setor político.
Tese 2: fatos do cotidiano.
Desenvolvimento:
D1 – Conectivo – Ok.
Tópico frasal – ok.
Retomada ao tema: Ok.
Repertórios: Autoridade e fatos atuais.
Conclusão: Senti falta de uma conclusão no seu desenvolvimento.
D2- Tópico frasal: Não teve.
Retomada ao D2: “uma vez que a corrupção *também* está atrelada em fatos rotineiros” – Ok.
Repertórios: Autoridade.
Conclusão: Ok.
Conclusão: Tópico frasal, retomando o tema: Ok
Agente: MPF (Ministério Público Federal)
Ação: reforçar a fiscalização da aplicação do dinheiro público,
Modo: por meio de políticas públicas – muito clichê. Quais políticas poderiam?
Finalidade: a fim de inibir os constantes desvios ilícitos do Estado e assegurar uma boa governança.
Detalhamento: Tem.
Conclusão 2:
Agente: os pais
Ação: buscar informações a respeito de práticas corruptas presentes na contemporaneidade
Modo: mediante pesquisas e estudos – meio clichê também. Faltou completar que pesquisas, quais estudos?
Finalidade: de modo que os mesmos sejam aptos a dialogar com seus filhos sobre o certo e o errado.
Detalhamento: Ok.
Retomada a introdução: Tem.
A conclusão ficou perfeita. O ideal é ter apenas 1 proposta bem completa, por isso tente focar principalmente apenas em uma, para não ter frases meio clichê.
See lessDemocratização do acesso ao saneamento básico no Brasil
skaynicolas1021
Introdução: Contextualizou apresentando o tema. Teses: T1: ineficiência governamental em não garantir essa infraestrutura a todos T2: os problemas ocasionados em decorrência da falta desse serviço. Desenvolvimentos: D1: Os argumentos foram bem colocados, a estrutura ficou quase impecável, porém faltLeia mais
Introdução:
Contextualizou apresentando o tema. Teses:
T1: ineficiência governamental em não garantir essa infraestrutura a todos
T2: os problemas ocasionados em decorrência da falta desse serviço.
Desenvolvimentos:
D1: Os argumentos foram bem colocados, a estrutura ficou quase impecável, porém faltou a conclusão para o fechamento do seu desenvolvimento.
D2: Perfeito, os argumentos foram diferentes do D1, isso dá um destaque a mais. Aqui sim você concluiu seu texto, porém recomendo que estude mais sobre alguns conectivos, por exemplo, você poderia evidenciar ainda mais sua conclusão “Consequentemente = portanto”.
Conclusão: Conectivo e tópico frasal utilizados corretamente. Senti falta de um conectivo após o tópico.
Agente: Governo Federal
Ação: crie e invista em tecnologias e ferramentas que possam detectar regiões sem saneamento básico.
Modo: *podendo* (a falta de conectivo acaba por mim dúvidar se é uma proposta) ser por meio de aplicativos de celular.
Finalidade: a sociedade manifesta a escassez de saneamento e o governo poderá atuar efetivamente nessas regiões.
Detalhamento: Sim.
Retomada da introdução: Ok.
Nota: 860
See lessTrabalho Infantil no Brasil
skaynicolas1021
Introdução: Repertório histórico relacionando com o tema adequadamente. Introdução perfeita e curta. Tese 1: Pobreza Tese 2: As dificuldades do âmbito escolar Desenvolvimentos: D1: Faltou o conectivo inicial e o tópico frasal, lembre-se de não começar diretamente na tese. Repertório de autoridade beLeia mais
Introdução:
Repertório histórico relacionando com o tema adequadamente. Introdução perfeita e curta.
Tese 1: Pobreza
Tese 2: As dificuldades do âmbito escolar
Desenvolvimentos:
D1: Faltou o conectivo inicial e o tópico frasal, lembre-se de não começar diretamente na tese. Repertório de autoridade bem utilizado. Só faltou mesmo a conclusão da sua tese, recomendo se perguntar no final “E DAÍ?” ajuda muito.
Conclusão:
Terão que recorrer a prática ilegal do trabalho infantil – Por quê?
De que forma a pobreza influência o trabalho infantil? – “É evidente que o histórico familiar influencia fortemente a vida dessa criança, pois na tentativa de conseguir mais renda o jovem será designado para diferentes ocupações.”
D2: Conectivo bem utilizado junto ao topico frasal. Parabéns. Argumento teve introdução, desenvolvimento, e uma breve conclusão. Perfeito.
Conclusão: Faltou conectivo. Tópico frasal utilizado.
See lessAgente: governo
Ação :prestar apoio durante a jornada estudantil e adotar a fiscalização e penalização mais severa
Modo: por meio de programas educacionais – Achei muito vago, poderia dar mais atenção, irei anular nesse caso.
Finalidade: com a finalidade de proporcionar uma juventude feliz e segura, deixando essa triste história apenas NO passado.
Detalhamento: Não há. Busque sempre enriquecer sua conclusão.
Retomada da introdução: Não há. Atente-se a retomar a introdução, não deixe ela fora de lado nos textos.
Tema: “O papel e os desafios da mídia no Brasil atual”
skaynicolas1021
Introdução: Bom de ínicio notei que você começou diretamente no tema, o que não é recomendavél, busque fazer algum contexto relacionado a ele para ficar mais organizado, pois assim foi díficil identificar muitas coisas. Acredito eu que você não soube compreender a proposta de uma redação, não precisLeia mais
Introdução: Bom de ínicio notei que você começou diretamente no tema, o que não é recomendavél, busque fazer algum contexto relacionado a ele para ficar mais organizado, pois assim foi díficil identificar muitas coisas. Acredito eu que você não soube compreender a proposta de uma redação, não precisa abordar necessáriamente o papel e os desafios da mídia, mas sim gerar problemáticas sobre essas circunstâncias. Por exemplo ” a mídia está esquecendo do seu papel // a falta de interesse das pessoas é um desafio // etc “. Não esqueça de deixar suas teses bem apresentáveis para uma melhor compreensão. Eu não zero sua introdução por ser diferente das outras que avaliei então não sei como lidaria com esta.
Desenvolvimento:
D1: Conectivo foi bem usado, porém lembre sempre de se utilizar um tópico frasal para introduzir. O argumento nesse D1 é o de senso comum, ok.
Apenas faltou também para complementar, a conclusão do paragráfo, uma dica que dou é se perguntar “E DAÍ?”.
“…houve um grande trabalho e esforço a mais da mídia para conseguir transmitir todas as informações necessárias à população com relação a doença.” E DAÍ? Assim, muitos acabaram por não ter o conhecimento amplo sobre os riscos que poderiam estar acontecendo.
D2: Novamente, faltou-se o tópico frasal. Você apresentou o desafio da mídia nesse cenário, utilizando-se de senso comum (recomendo que aprenda mais repertórios). Novamente não concluiu o paragráfo.
Conclusão:
Mediante o exposto, medidas são necessárias para que ajude na ampliação desse mercado (tópico frasal que eu criei). Logo*poderia* (substitui por “deve”) ocorrer uma ação dos governos de estado em favor da mídia já que a funcionalidade dela é informar, podendo assim trazer uma liberação da imprensa em meios e comunicação, conseguindo trazer informação e conteúdo à população brasileira assim como dito na tese da Conferência Digital Media em 2019, que a liberdade e a democracia de imprensa precisam andar juntas. Desse modo sendo mostrado àqueles que a mídia nem sempre tem apenas pontos negativos.
Agente: governo
Ação: trazer uma liberação da imprensa em meios e comunicação.
Modo (Como?): Faltou. – Não consegui identificar.
Finalidade: mostrando àqueles que a mídia nem sempre tem apenas pontos negativos.
Achei meio difícil encontrar cada ponto na sua conclusão, atente-se a isso.
See lessA importância de valorizar a população indígena no Brasil.
skaynicolas1021
Titulo: A importância de valorizar a população indígena no Brasil. - Evite frases longas, o ideal é que o título tenha no máximo 3 palavras, lembrando que no título não tem ponto final. Introdução: A primeira geração do modernimo possuía como uma das suas características valorizar a importância DE rLeia mais
Titulo: A importância de valorizar a população indígena no Brasil. – Evite frases longas, o ideal é que o título tenha no máximo 3 palavras, lembrando que no título não tem ponto final.
Introdução: A primeira geração do modernimo possuía como uma das suas características valorizar a importância DE representar os indígenas nativos brasileiros. – valorizar nesse caso é um verbo transitivo direto e indireto.
See lessTema identificável.
Teses: Falta de medo do Estado para enaltecer a cultura desses povos e um preconceito retrógrado da sociedade.