Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A valorização do patrimônio cultural no Brasil
Giorgianne
Na Constituição Federal de 1988 esta garantido a cultura, no entanto, não é isso que ocorre na realidade, visto que, ela não é considerada um bem a ser preservado. INTRODUÇÃO: A introdução é de extrema importância para sua redação, é nela que você apresenta o tema a ser discutido. Observe que você nLeia mais
Na Constituição Federal de 1988 esta garantido a cultura, no entanto, não é isso que ocorre na realidade, visto que, ela não é considerada um bem a ser preservado.
INTRODUÇÃO: A introdução é de extrema importância para sua redação, é nela que você apresenta o tema a ser discutido.
Observe que você não teve concordância verbal na sua introdução: “Na Constituição Federal de 1988 esta garantido a CULTURA (não estamos falando de cultura, e sim de PATRIMÔNIO CULTURAL) e realmente ela não é considerada um bem a ser preservado?
–>Poderia ser: A Constituição Federal de 1988 garante a preservação do patrimônio cultural visto que este é considerado bem de natureza material e imaterial, não obstante a isso o cenário que se configura da realidade brasileira é totalmente antagônico ao que garante a constituição.
A saber, esse pensamento foi construido (CONSTRUÍDO) devido à falta de discusão (DISCUSSÃO) dos valores que elas têm e, consequentemente, o desinteresse por parte da sociedade, as quais ao longo do tempo foi, passando de geração em geração até serem normalizadas. Dessa forma, faz-se necessário o debate sobre a valorização do patrimônio cultural no Brasil.
–>Você problematizou o tema de forma muito boa, no entanto poderia ter mais embasamento.
Primeiramente, a negligência do gorverno (GOVERNO) em mostra para à população a importância que tem um patrimônio imaterial e material faz com que seus valores sejam perdidos.
–> Aqui você poderia explicar o porque da negligência do governo, e não fique acusando o governo o tempo todo (Só dica) torna sua redação clichê
Nesse sentido, a cultura, que é uma identidade histórica de povo, precisa ser preservada e aqueles que estão sobe (SOB) a responsabilidade de cuida da sociedade, além de ter que cuidar dos critérios básicos (saúde, educação e segurança), também é indispensável a preocupação com às raizes (RAÍZES) da comunidade em que o tal governante está inserido, por exemplo, o Governo brasileiro, tem uma responsabilidade com o Musel (MUSEU) Nacional, porém, deixou (DEIXARAM) ele pega (PEGAR) fogo e mostrou (MOSTRARAM) para os brasileiro que a história do Brasil é algo banal.
–> Muitos erros de regência e concordância, é importante também falar a causa do acontecimento, antes de mencionar conheça bastante o assunto a ser mencionado e logo discorrido, e use vocabulário mais culto
–>Poderia ser: A exemplo, pode-se destacar a falta de responsabilidade e supervisão que o Governo Brasileiro tinha para com o Museu Nacional, consequência disto, foi o incêndio ocorrido, acarretando a perda de diversos bens patrimoniais e transparecendo a insignificância que o próprio brasileiro tem para com sua história.
Ademais, uma consequência desse ato, horrendo, é que isso gera um desinteresse na sociedade de preservar sua historia (HISTÓRIA). Nessa linha de raciocínio, o conceito de Anna Harandh “A Banalização do Mal” reflete como a realidade chegou a esse ponto, já que a população se acomodou com as coisas irrefutáveis, como o desprezo à sua própria historia, e essa normalização vem sendo passada de geração até que se formou o pensamento que o patrimônio histórico não é necessário. Sob essa óptica, vê-se que a problemática ocorre de maneira cíclica, pois, ou a população toma uma atitude, ou os governos tomam providências.
–> O acomodamento não pode ser configurado como algo irrefutável
–> O conceito que vêm sendo passado de geração em geração é de que patrimônio cultural não têm importância
De forma concordante: Sob essa óptica, vê-se que a problemática ocorre de maneira cíclica, a população deve tomar uma posição frente a esta problemática pressionando o governo a tomar atitudes.
Diante do exposto, medidas precisam ser feitas. Então o Ministério da Cultura, com a finalidade de mitiga (MITIGAR) esse problema, deve, por meio reuniões com os governantes, desconstruir esse pensamento…
Como esse pensamento vai ser desconstruído? De que forma? Por que meios?
“procure dar nome aos bois”
(…)e nessas reuniões ira (DEVERÃO)debater sobre a importância da cultura e também aconselhar fortemente para que eles mostrem a suas (A POPULAÇÃO) populações o deve (DEVER) de preserva (PRESERVAR) a (AS) suas raízes. Por fim, o deve(DEVER) da Carta Magna será efetivado e casos com o Musel não acontecerá. (E CASOS COMO O DO MUSEU NÃO VOLTAREM A SE REPETIR)
CUIDE COM OS ERROS GRAMÁTICAIS (FORAM MUITOS) E FIQUE ATENTO TAMBÉM A CONCORDÂNCIA GRAMATICAL E VERBAL
See less