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“Debate sobre a gordofobia no Brasil”
emillainepaiva
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos! Na clássica série de gibis “Turma da Mônica” a personagem principal sofre depreciação por conta do seu peso, sendo chamada diversas vezes de “gorducha”. ILeia mais
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos!
Na clássica série de gibis “Turma da Mônica” a personagem principal sofre depreciação por conta do seu peso, sendo chamada diversas vezes de “gorducha”. Infelizmente, a gordofobia que afeta a protagonista também está presente fora da ficção no Brasil. [amei o repertório kkk; e produtivo] Logo, é crucial [a] análise das suas causas, as quais destacam-se: o preconceito camuflado [antecipação argumentativa 1 ok] e a omissão do Estado. [antecipação argumentativa 2 ok]
See lessDiante desse cenário, é importante evidenciar como o assédio à pessoa gorda é colocado com uma preocupação com a saúde do indivíduo. [aqui eu já teria mencionado o preconceito camuflado para retomar o A1 presente na tese] Só para ilustrar, segundo a teoria do homem cordial proposta por Sérgio Buarque de Holanda, o brasileiro seria um povo cortês, mas que usa da sua amabilidade para disfarçar relações de violência. Nesse sentido, a pressão exercida pela sociedade em razão do peso é vista como uma proteção à saúde, pois tem-se no imaginário coletivo que magreza é sinônimo de estar saudável. Entretanto, esse pensamento apenas mascara a violência e o preconceito previsto por Sérgio Buarque. Assim, é inaceitável que uma nação mundialmente conhecida pela sua cordialidade perpetue a gordofobia.
Ademais, a inércia estatal [A2 ok] em frear a discriminação em função do corpo também urge ser considerada. A esse respeito, o filósofo contratualista John Locke afirma ser responsabilidade do Estado prover bem-estar coletivo e igualdade à população. Todavia, indo contra as ideias de Locke, é notável a falta de ações governamentais para acabar com o preconceito corporal, a exemplo da escassez de políticas públicas e leis. Dessa forma, é inadmissível que esse cenário ineficaz perdure. [D2 ficou raso, mas entendi q vc quis focar no D1]
Portanto, o combate à gordofobia precisa ser regra no Brasil [retomada ok]. Nesse viés, cabe ao Governo Federal [agente] acabar com esse preconceito [ação], por meio de um projeto de lei que não apenas torne a gordofobia ilegal [modo/meio 1], mas que também preveja multa e até prisão para os seus propagadores [ainda é modo/meio]. Além disso, o Ministério da Saúde [agente 2] deve promover uma campanha de conscientização [ação 2], através da distribuição de panfletos [modo/meio 2], que informem a população de que o sobrepeso nem sempre está relacionado a enfermidades [ainda é modo/meio]. Enfim, essas ações teriam a finalidade de afastar a realidade nacional àquela vivida por Mônica. [finalidade 1 e 2]
[texto inegavelmente coeso e bem articulado com os elementos conectivos]
[algumas inadequações no uso da vírgula]
[no mais, redação com muito potencial]
A importância da cultura popular na construção identitária do brasileiro
emillainepaiva
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos! Cultura compreende a bagagem de todo um povo, ultrapassando limites da história e geografia, alcança cada fração do ser que nela cresce. [ótima definição,Leia mais
Olá! Meus comentários sobre seu texto estão entre as chaves. Corrigi segundo o modelo de redação do ENEM. Boa sorte na realização de seus sonhos!
Cultura compreende a bagagem de todo um povo, ultrapassando limites da história e geografia, alcança cada fração do ser que nela cresce. [ótima definição, mas para dar prioridade a ela, coloque uma fonte: dicionário, autor etc] Sendo de tamanha importância na construção do indivíduo, segrega-se qual cultura deveria ser digna de compor um povo e quais valores são defendidos e seus impactos. [aqui seria bom deixar claro sua opinião contrária a essa segregação] [também é interessante fazer uma antecipação argumentativa já na introdução]
See lessÉ de conhecimento público a miscigenação brasileira, a estruturação da população do Brasil tem como base diversos tipos de cultura. Entretanto, vê-se que crenças elitistas que enxergam culturas, principalmente, africanas e indígenas como inúteis e pessoas marginalizadas como inconvenientes, mostra que parte da população não acolhe quem não lhe convém. Cria-se narrativa de fazer outras culturas caberem no que é mais aceito. Desta forma, a cultura tão essencial ao ser humano é julgada por juízes autoproclamados. [argumentação forte, ótimo. no entanto, faltou uma fonte que embasasse o que foi dito, como por exemplo, vc poderia ter citado o conceito de darwinismo social ou o período de invasão portuguesa ao território brasileiro; ou até mesmo algum dado]
Devido à intrínseca importância da cultura para o ser, questiona-se os valores alicerçados ao cidadão nela inserido. Utilizando-me [se for modelo enem, NUNCA use primeira pessoa] das palavras da filósofa francesa, Simone de Beauvoir, “É preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo”. [bom repertório, mas você precisa legitimá-lo, relacionando- o com o tema em questão] Visto que a vivência em sociedade não se sustenta por valores sociais subjetivos, a disponibilização de conteúdos pornográficos ou de depreciação de outrem, semelhantes ao show da “Mc Pipoquinha”, onde foi encorajado contato infantil, não podem representar um país e seu povo. [creio que aqui vc fugiu um pouco ao tema]
No intuito de assegurar o direito básico de expressão e atenuar as problemáticas discutidas, ações urgentes precisam ser tomadas. [fuga ao tema novamente, pouco foi falado no seu texto sobre a presença da cultura popular na construção da identidade nacional] É necessário que o Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria ao Ministério da Cultura, [agente 1 ok] criem políticas de acolhimento social e disponibilização de valores através da cultura [ação 1 ok], em shows, eventos e atividades que instruam a conservação cultural [detalhamento 1]. O Ministério dos Direitos Humanos [agente 2] deve promover políticas estatais [ação 2] que conscientizem e protejam o valor e trajetória de cada cultura, de modo que cada fração do brasileiro seja resguardada. [finalidade 2]. [Duas propostas, mas nenhuma delas completa; se for modelo enem, não pontuaria os 200 pontos na C5.]
[também não achei muito desvios gramaticais, boa pontuação na competência 1]
A IMPORTÂNCIA DO COMBATE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO BRASIL
emillainepaiva
Olá, deixo meus comentários sobre sua redação entre as chaves. E sobre o comentário do colega, seu texto segue sim um esqueleto/estrutura muito usada, mas é por que isso funciona. Então continue nesse caminho, inúmeras notas mil em 2022 foram seguindo esse padrão. Boa sorte! Que o bom Deus te ajudeLeia mais
Olá, deixo meus comentários sobre sua redação entre as chaves. E sobre o comentário do colega, seu texto segue sim um esqueleto/estrutura muito usada, mas é por que isso funciona. Então continue nesse caminho, inúmeras notas mil em 2022 foram seguindo esse padrão. Boa sorte! Que o bom Deus te ajude na conquista de seus sonhos!
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira adaptou, em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade. No entanto, em um âmbito social em que há a falta de importância do combate ao preconceito linguístico no Brasil, percebe-se o contrário de uma nação em progresso. Nesse sentido, tal problemática é causada pela inércia estatal [antecipação argumentativa 1 ok} e pela desigualdade social [antecipação argumentativa 2 ok].
See lessDiante desse cenário, é importante destacar a ineficácia governamental [ argumento 1] em relação à disseminação do preconceito linguístico. A esse respeito, no ano de 1988, o Brasil conheceu o documento mais importante de sua história: A Constituição Federal. Nela é previsto ser dever do Estado – ou deveria – assegurar e promover o combate à intolerância do dialeto em todo o território nacional. Entretanto, tal norma aparenta estar presente apenas no papel, tendo em vista que não é possível identificar medidas eficazes para mitigar o viés. Isso ocorre devido à falta de investimentos em setores que ofertam o direito descrito, consequentemente, uma parte da sociedade é alvo de brincadeiras desagradáveis no que se refere ao seu linguajar, por conseguinte, [não é recomendável usar conectivos de conclusão em seguida, como em “consequentemente”, por conseguinte” e “logo”] a legislação prevista não tem sido realidade entre essas pessoas. Logo, a omissão estatal acerca da temática se mostra um grave problema.
Ademais, a desigualdade social [argumento 2] reflete, também, na manutenção de uma problemática historicamente ocorrente. Tal questão ocorre [ocorre e ocorrente não ficou muito bom, tente substituir], pois, de acordo com à análise [a não craseado] da antropóloga brasileira Lilia Schwarcz, desde a independência do Brasil, não há a formação de um ideal de coletividade – ou seja, de uma “Nação” ao invés de, meramente, um “Estado”. Com isso, o caráter de desigualdade social e exclusão do diferente se mantém, sobretudo, no que diz respeito aos indivíduos que sofrem com o preconceito linguístico, os quais, frequentemente, são obrigados a lidarem com situações humilhantes: das mais diversas discriminações até o fato de não se sentirem pertencentes ao corpo social, haja vista a falta de leis que criminalizam a prática exercida por uma parte da população. Portanto, não é razoável que esse empecilho permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida.
É urgente, portanto, que se combata o preconceito linguístico no Brasil. Mediante o exposto em suma [basta um dos conectivos], cabe ao Poder Executivo [agente ok] – órgão de maior hierarquia e importância no âmbito social [detalhamento ok] – por meio da aplicação dos poderes estatais [modo/meio ok], elaborar leis que visam combater a intolerância de linguajar e orientar os infratores para que possam disseminar atitudes positivas [ação ok], a fim de que o viés seja mitigado [finalidade presente, mas muito genérica]. Outrossim, cabe [cabem] as mídias [agente 2 ok] [a deveria ser craseado] promoverem uma campanha nacional [ação 2 ok] intitulado [intitulada] “O preconceito enraizado” e nela exemplificar os malefícios de brincadeiras que envolvam o modo de fala de indivíduos e os benefícios caso isso não ocorra. Essas iniciativas terão a finalidade de garantir o direito descrito na Carta Magna e fazer com que o Brasil haja progresso [finalidade 2 ok].
A persistência do tráfico de drogas nas periferias brasileiras
Sarahbeatriz171
Oi, Alixo! Comentário geral: fez uma boa redação com uma boa argumentação, mas segue abaixo algumas observações. ERROS GRAMATICAIS: - " arruinando assim, sua própria vida." Arruinando, assim, sua própria vida. - De forma geral vc tem uma gramática excelente, parabéns! INTRODUÇÃO - Contextualização OLeia mais
Oi, Alixo!
Comentário geral: fez uma boa redação com uma boa argumentação, mas segue abaixo algumas observações.
ERROS GRAMATICAIS:
– ” arruinando assim, sua própria vida.” Arruinando, assim, sua própria vida.
– De forma geral vc tem uma gramática excelente, parabéns!
INTRODUÇÃO
– Contextualização OK
– Tese OK
– ARG 1 e 2 OK
– Como já foi citado nos comentários vc só se esqueceu de falar sobre a persistência em relação às drogas no atual cenário.
D1\D2
– A estrutura do desenvolvimento está perfeitinha!
– O pessoal citou a questão da repetição, mas não se preocupe, pois aqui vc não perderia na C4. De toda forma, eu recomendo que ao iniciar o seu texto já coloque sinônimos ao redor do título para evitar repetições e lembrar de falar o tema completinho na introdução.
– Não falar sobre tudo pode causar “buracos”, então toma cuidado!
CONCLUSÃO
Agente: Ok
Ação: OK
Modo\Meio: OK
Detalhamento: OK
Finalidade: OK
PS: recomendo trocar “De modo” na linha 5 por “Espera-se, com isso,…” para indicar finalidade.
Notas
C1: 180 (não percebi outros erros…)
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
NF:980
Está no caminho certo, Alixo! Boas escritas!
See lessRedação Enem- Tema: Desvalorização dos docentes no Brasil
Sarahbeatriz171
Olá, Andressa =) Vamos lá ? COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua estrutura está certinha, mas ainda existem pontos a serem trabalhados! CORREÇÃO GRAMATICAL - (Segundo parágrafo): " docentes não sentem representados pelo Estado" = docentes NÃO SE SENTEM representados pelo Estado. - (Terceiro parágrafo): "AléLeia mais
Olá, Andressa =)
Vamos lá ?
COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua estrutura está certinha, mas ainda existem pontos a serem trabalhados!
CORREÇÃO GRAMATICAL
– (Segundo parágrafo): ” docentes não sentem representados pelo Estado” = docentes NÃO SE SENTEM representados pelo Estado.
– (Terceiro parágrafo): “Além de não estão cientes o quão importante”= Além de não ESTAREM cientes SOBRE o quão importante…
INTRODUÇÃO:
– Repertório sociocultural logo na introdução não é obrigatório no Enem, mas faz total diferença na redação. Na próxima, tente colocar!
– TESE OK!
– DOIS argumentos OK!
D1\D2:
– Bom, a estrutura do D1 está correta, mas a sua argumentação (opinião sobre o tema) pode ser melhorada. Veja bem: senti falta das CONSEQUÊNCIAS no seu texto, afinal, quais são os pontos negativos dessa desvalorização\ de que forma isso afeta a sociedade\ além do Estado quais são os outros culpados ? Poderia ter aprofundado mais esses pontos!
– O seu repertório do D1 já valeu 200 pontos, mas é sempre bom provar tudo o que vc fala ao decorrer do parágrafo, por isso, na próxima, tente colocar repertório sociocultural nos dois parágrafos.
– Sempre faça por que’s na sua cabeça à respeito do tema, assim, vc terá mais facilidade para argumentar sobre ele.
– Por último, cuidado com as repetições no seu texto como “alunos” e “Estado” sempre use sinônimos.
CONCLUSÃO: 200 p
– AGENTE: OK
– AÇÃO: OK
– MODO\MEIO: Ok
– DETALHAMENTO: detalhou o Tribunal de Contas, OK
– FINALIDADE: OK
NOTAS:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200 (só cuida das repetições! )
C5: 200
NOTA FINAL: 920
Só foque nos pontos que falei…vc está melhorando! Continue buscando melhorar a argumentação e pratique mts textos!
See lessBoas escritas e uma boa sorte no ENEM, Andressa! >3
O tráfico de animais silvestres no Brasil
Sarahbeatriz171
Olá, Alixo! Vamos lá! Primariamente, sim, é necessário ter pelo menos 1 proposta com os 5 elementos. Entretanto, a sua proposta não está COMPLETA. Veja bem: (tudo o que irei falar abaixo é em relação à proposta 1, pq a 2 faltou mais coisas). - Agente: Ministério do Meio Ambiente (OK) - Ação: implemeLeia mais
Olá, Alixo! Vamos lá!
Primariamente, sim, é necessário ter pelo menos 1 proposta com os 5 elementos. Entretanto, a sua proposta não está COMPLETA. Veja bem: (tudo o que irei falar abaixo é em relação à proposta 1, pq a 2 faltou mais coisas).
– Agente: Ministério do Meio Ambiente (OK)
– Ação: implementar mecanismos de fiscalização mais eficazes na fauna silvestre (OK)
-Modo\Meio: por meio da tecnologia de código de barras de DNA (OK)
– Detalhamento: bom, aqui vc disse que o seu detalhamento era “com o intuito de rastrear/mapear os animais em seu habitat e protegê-los de contrabandistas”. Porém, observe que vc utilizou o conectivo “COM O INTUITO” que claramente expressa ideia de FINALIDADE e não uma ideia de detalhamento. Sendo assim, o detalhamento serve para aprofundar a tua ação (caso não detalhe o AGENTE) e analisando esses fatos surgiram dúvidas que poderiam ter sido esclarecidas no detalhamento como: em caso de resgate(para a proteção) o que será feito com os animais (faltou), quais serão os profissionais que estarão envolvidos nesse sistema (faltou). A sua ideia em si foi mt boa, mas faltou esse aprofundamento.
Dê uma olhada nessa conclusão de 2021 nota 1000:
“Assim, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ampliar o acesso aos cartórios de registro civil. Tal ação deverá ocorrer por meio da implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à Identidade Civil, [ o qual irá articular, junto aos gestores dos municípios brasileiros, campanhas, divulgadas pela mídia socialmente engajada, que expliquem sobre a importância do registro oficial para garantia da cidadania, além de instruções para realizar o processo] , a fim de mitigar as desigualdades geradas pela falta dessa documentação”. ( O QUE ESTÁ EM COLCHETES (]) É O DETALHAMENTO…OBSERVE COMO ELE DETALHOU A AÇÃO E, LOGO EM SEGUIDA, UTILIZOU O “A FIM” PARA REALIZAR A FINALIDADE). Lá na sua proposta 2 vc detalhou o AGENTE se tivesse feito o mesmo com a proposta 1 teria os 200 pontos!
– Finalidade: eu tinha considerado o seu “detalhamento” como finalidade, então mesmo que tivesse considerado o detalhamento como realmente sendo detalhamento faltaria aqui de qualquer jeito. De todas as formas faltaria 1 elemento! Toma cuidado, porque nem sempre colocar 2 proposta vai te ajudar, em alguns casos, até atrapalha.
SOBRE A C3:
– Veja parte do seu terceiro parágrafo: “De acordo com uma reportagem divulgada pelo Ecoa, UOL, a explicação da atração por possuir animais exóticos advém da megalomania humana, relembra também celebridades que tiveram esses seres silvestres e como essa conduta desperta o interesse das pessoas de cometerem infrações contra à natureza. Conta ainda, que as implicações dessa futilidade humana podem causar diversos prejuízos aos animais, bem como os maus-tratos que são submetidos. ”
– O problema com esse parágrafo é que tem uma contextualização grande e pouca argumentação…deu pra sentir falta do teu lado crítico e a sua última frase de fechamento não compensou. O ENEM quer saber o quanto vc sabe argumentar sobre o tema e o repertório é só uma ajuda, não pode ocupar muitas linhas. Eu acabei tirando pontos para te alertar, mas em relação à nota dependeria do corretor, pois já perdi 40 pontos na C3 mesmo tendo um outro parágrafo “perfeito”, os corretores costumam chamar de “argumentação previsível”.
Enfim, a nota foi representativa, como disse, não sou corretora e tudo isso é a minha opinião de estudante e de experiências com o Enem. Logo, tudo bem não concordar com o que foi dito. É isso, Alixo! =)
See lessO tráfico de animais silvestres no Brasil
Sarahbeatriz171
Hey, Alixo! =) Espero ser útil na sua jornada de conhecimento! COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua redação tem a estrutura do 1000, mas ainda há detalhes a serem trabalhados, então vamos lá? CORREÇÃO GRAMATICAL: - (Segundo parágrafo) : "A par disso, é indubitável que essa temática é deixada em último planoLeia mais
Hey, Alixo! =)
Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!
COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua redação tem a estrutura do 1000, mas ainda há detalhes a serem trabalhados, então vamos lá?
CORREÇÃO GRAMATICAL:
– (Segundo parágrafo) : “A par disso, é indubitável que essa temática é deixada em último plano”= A partir disso, é indubitável que essa temática ( SEJA) deixada em último plano. (substitua “a par” por ” a partir”, assim terá uma melhor coerência).
-(Segundo parágrafo): “encontra-se fadada a irresponsabilidade”= encontra-se fadada ( à ) irresponsabilidade.
– (Quarto parágrafo): “com o intuito de rastrear/mapear os animais” = escolha um dos dois: rastrear ou mapear.
CORREÇÃO GERAL:
INTRODUÇÃO:
– Contextualização: OK
– Tese: a sua tese pode melhorar…tente deixá-la um pouco mais crítica, pois aqui ela só foi uma frase que complementou a contextualização do filme Rio, mas não evidenciou o teu ponto de vista, entende?
“Assim como retratado no longa, animais exóticos são removidos de seu habitat por criminosos”= Assim como retratado no longa, no falho cenário hodierno, animais exóticos vem sendo constantemente removidos de seu habitat por criminosos que agravam a questão do comércio ilegal de tais seres. AS PALAVRAS DE JUÍZO DE VALOR FAZEM DIFERENÇA!
– Dois argumentos OK!
D1\D2:
– O seu D1 está certinho: bom tópico frasal, boa contextualização e ótima argumentação.
– Já no D2, teve um bom tópico frasal, mas vc acabou se perdendo quando trouxe o repertório. A contextualização serve para comprovar o que vc disse e te ajudar com a argumentação, ou seja, não deve ocupar mais que 3 linhas, OK?
– O ENEM quer saber da tua capacidade de argumentar sobre determinado tema, então lembre-se de focar nisso!
– Fechamento OK
CONCLUSÃO:
– Vc trouxe 2 propostas, mas nenhuma está completa! O meu conselho é: faça somente uma proposta com os 5 elementos completos!
(Proposta 1 )
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MODO\MEIO: OK
DETALHAMENTO: ? (detalhe o agente ou a ação)
FINALIDADE: OK
(proposta 2) MT CONFUSA!
AGENTE: OK
AÇÃO: ?
MODO\MEIO: ?
DETALHAMENTO: Ok
FINALIDADE: OK
NOTAS:
C1: 180
C2: 200
C3: 160
C4: 200 (bom uso de conectivos)
C5: 160
NOTA FINAL: 900 ( nota representativa)
Continue treinando, até porque o 1000 não está longe, Alixo!!
See lessBoas escritas e uma boa sorte no ENEM >3!
As crescentes crises da mobilidade urbana no Brasil contemporâneo
Sarahbeatriz171
Olá, Clara! =) Espero ser útil na sua jornada de conhecimento! COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua estrutura ainda precisa ser aperfeiçoada, mas vc está no caminho certo, então vamos lá? CORREÇÃO GRAMATICAL: - (Quarto parágrafo) " É dever da Secretaria Nacional" = coloque um conectivo aqui para manter a coLeia mais
Olá, Clara! =)
Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!
COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua estrutura ainda precisa ser aperfeiçoada, mas vc está no caminho certo, então vamos lá?
CORREÇÃO GRAMATICAL:
– (Quarto parágrafo) ” É dever da Secretaria Nacional” = coloque um conectivo aqui para manter a coesão do texto. Exemplo, “No entanto”, é dever da…
– De forma geral a sua gramática é muito boa, Clara!
CORREÇÃO GERAL:
INTRODUÇÃO:
– O ENEM não exige iniciar a introdução com repertório, mas se vc olhar as redações nota 1000 vai notar que a maioria é muito bem contextualizada.
– Vc esqueceu da tese: a sua opinião crítica sobre o tema
– Separou os dois argumentos, ok!
– Então a estrutura correta é: CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA, TESE e APRESENTAÇÃO DOS 2 ARGUMENTOS!
D1\D2:
– O que falta para o seu projeto de texto ficar bom é um maior aprofundamento dos seus argumentos.
– A minha dica é que ao ler os textos motivadores comece a criar por que’s na sua cabeça e tente responder a essas perguntas nos parágrafos de desenvolvimento, ok?
– senti falto do teu posicionamento crítico, por isso não tenha medo de criticar secretarias, ministérios ou o que for…
CONCLUSÃO:
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MODO\MEIO: OK
DETALHAMENTO: ?
FINALIDADE: Ok
– Vc pode detalhar o agente ou a sua ação!
NOTAS:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160 (Invista mais em conectivos)
C5: 160
NOTA FINAL = 840 (nota representativa)
DICAS: recomendo os canais do youtube= Rômulo Bolivar e prof Henrique Araújo
– Leia e analise as redações nota 1000
– Leia e escreva bastante
Boas escritas e uma boa sorte no Enem! >3
See lessTema:Os efeitos do consumo e consumismo no Brasil
Sarahbeatriz171
Olá, Layssa =) Espero ser útil na sua jornada de conhecimento! COMENTÁRIO GERAL: bom, vc seguiu certinho a estrutura da redação Enem, porém senti falta de um maior aprofundamento nos seus parágrafos. Vamos lá? CORREÇÃO GRAMATICAL: - (Segundo parágrafo) " adquirir sempre produtos novos(.) OcasionandoLeia mais
Olá, Layssa =)
Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!
COMENTÁRIO GERAL: bom, vc seguiu certinho a estrutura da redação Enem, porém senti falta de um maior aprofundamento nos seus parágrafos. Vamos lá?
CORREÇÃO GRAMATICAL:
– (Segundo parágrafo) ” adquirir sempre produtos novos(.) Ocasionando, portanto, um processo de endividamento.” = o ponto antes do ocasionando fez vc cometer uma fragmentação textual, o certo seria usar a vírgula. Cuidado porque isso pode prejudicar a coerência ao longo do parágrafo.
– (Terceiro parágrafo) “gerariam “= GERAM
– (Quarto parágrafo) “promovam palestras sobre a temática(.) Ações que devem ser”= aqui vc cometeu novamente uma fragmentação textual ao colocar o ponto (.), cuidado!
– (Quarto parágrafo) “devem ser realizadas(,) a fim de reeducar e formar indivíduos instruídos, e não movidos apenas pela vontade(,) como afirmava Schopenhauer.” = faltou algumas vírgulas!
CORREÇÃO GERAL
INTRODUÇÃO:
– A redação do Enem não exige iniciar com um repertório, mas se vc observar as redações nota 1000 vai perceber que são muito bem contextualizadas!
– Aqui a sua tese não ficou clara, lembrando que ela será o teu posicionamento crítico à respeito do tema.
– Não separou os dois argumentos ao final da introdução, mas fez o encaminhamento argumentativo, OK!
D1\D2:
– A sua estrutura está correta, mas senti falta de enxergar mais do seu posicionamento crítico ao longo desses dois parágrafos. Na próxima vez, lembre de reunir todas as sua ideias no papel e só depois comece a escrever.
– Ao ler os textos motivadores comece a criar POR QUE’S na sua cabeça e responda a essas perguntas no desenvolvimento.
– Não tenha medo de criticar órgãos, secretarias, ministérios e por aí vai.
– Quero ver a sua opinião crítica no texto, hein?
CONCLUSÃO:
-VC trouce 2 propostas de intervenção, mas nenhuma está completa.
(proposta 1)
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MODO\MEIO: OK
DETALHAMENTO: ?
FINALIDADE: ?
(Proposta 2)
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MODO\MEIO: ?
DETALHAMENTO: ?
FINALIDADE: OK
– Recomendo que vc faça uma única proposta contendo os 5 elementos (agente, ação, modo\meio, detalhamento e finalidade)
NOTAS:
See lessC1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 160 (cuidado ao utilizar palavras “difíceis” para enfeitar o texto. Entenda, quanto mais objetivo o seu texto estiver, melhor para o corretor)
C5: 120
Nota final: 760
Layssa, espero ter ajudado e se quiser estudar um pouco mais recomento os canais no Youtube: prof Henrique Araújo e o canal Rômulo Bolivar.
Boas escritas e uma boa sorte no ENEM! >3
A relevância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro
Sarahbeatriz171
Olá, Guilherme! Espero ser útil na sua jornada de conhecimento! COMENTÁRIO GERAL: bom, eu acredito que vc tentou fazer essa redação estilo ENEM, certo? Então existem MUITOS aspectos a serem trabalhados, mas sabe qual é a notícia boa? Tudo nessa vida é treino e persistência, vamos lá? CORREÇÃO GRAMATLeia mais
Olá, Guilherme!
Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!
COMENTÁRIO GERAL: bom, eu acredito que vc tentou fazer essa redação estilo ENEM, certo? Então existem MUITOS aspectos a serem trabalhados, mas sabe qual é a notícia boa? Tudo nessa vida é treino e persistência, vamos lá?
CORREÇÃO GRAMATICAL:
(Primeiro parágrafo):
– “e algo muito complexo pois a taxa de obesidde e muito alta”= cuidado com a falta do acento e erro ortográfico. O certo seria “é algo muito complexo, pois a taxa de obesidade é muito alta”.
– “mais temos meios de diminuir”= aqui o mais não está no sentido de quantidade e sim oposição, por isso use MAS.
– ” sendo assim”= conectivo de conclusão sempre deve vir entre VÍRGULAS.
– “ate\e mostrando oque e saudável e oque nao e saudável.”= novamente esqueceu dos acentos no “E”. Guilherme, estude as regras de acentuação com urgência, pois isso está prejudicando o seu texto.
(segundo e terceiro parágrafo):
– Durante todo o seu parágrafo vc cometeu vários erros de pontuação e acentuação como: a falta da vírgula no “sendo assim” que inicia a sua frase e, novamente, o acento gráfico foi negligenciado na maioria do seu texto, tome cuidado!
– “frutas que no caso são alimentos saudaveis e deixam o(a) filho(a) escolher oque ela(e) vao querer comer ira imediatamente ensinando a criança a comer de uma forma saudável sendo assim ela podera crescer de uma forma melhor sem danos menstais e o indice de obesidade será extemamente baixo, porque ela(e) foi educada(o) desde pequena(o) a comer de uma forma saudadel e a respeitar o seu limite interno. ” JAMAIS coloque esse tipo de abreviação, pois quando vc diz criança já está incluindo MENINO E MENINA, ok?
– Foque em trabalhar vírgula e acentuação gráfica, viu?
(Quarto parágrafo):
– Aqui, basicamente, vc cometeu os mesmo erros dos outros parágrafos: esqueceu MUITOS acentos gráficos, não usou a vírgula da forma correta e errou na grafia de algumas palavras. Vamos continuar!
CORREÇÃO GERAL:
INTRODUÇÃO:
– Então, na redação Enem não é obrigatoriedade começar o texto usando um repertório, mas é essencial vc contextualizar o tema ou irá simplesmente “jogar” tudo na cara do corretor. E aqui vc não fez isso bem, na próxima tente dar uma pesquisada mais profunda no tema e procure contextos históricos ou qualquer outra coisa que faz alusão à proposta apresentada.
– Uma introdução MIL precisa ter os seguintes elementos: apresentação do tema (por meio de repertório ou não e sempre encaixe o tema por completo logo no início), tese e os DOIS argumentos ou tem que fazer o encaminhamento argumentativo para apresentar PROJETO DE TEXTO AO CORRETOR.
– Na sua introdução não tem a tese (ponto de vista crítico sobre o texto) e nenhum dos outros elementos que citei acima!!
DESENVOLVIMENTO 1 e 2:
– Nos seus dois parágrafos de desenvolvimento há muitos problemas, por exemplo: não existem fontes que comprovam o que vc está dizendo, o quero dizer é: cadê os seus repertórios socioculturais que comprovam os argumentos do seu texto. O seu texto seria ideal caso o Enem fosse expositivo e não argumentativo, fora que até agora não entendi sobre o que se trata o tema central. Sendo assim, da próxima vez, tente organizar as ideais na cabeça, ou melhor, num papel, só aí comece a escrever.
– O certo seria criar os seus parágrafos de desenvolvimento da seguinte forma: tópico frasal+ repertório sociocultural + aprofundamento do seu argumento 1\2 e finalizar com o seu fechamento CRÍTICO.
– A redação do Enem só tem 30 linhas, então evite fazer parágrafos extensos assim!
CONCLUSÃO:
– A sua conclusão foi elaborada de forma errada.
– Para pontuar 200 na competência 5 é preciso ter os cinco elementos na proposta de intervenção
– São eles: agente, ação, modo\meio, detalhamento e finalidade (não vou te explicar aqui, mas vc encontra no youtube muitas vídeo aulas com explicações perfeitas).
NOTAS:
C1 :80
C2: 80
C3 :40
C4: 40
C5: 40
NOTA FINAL: 280
Guilherme, não fique triste com a nota, mas use-a como motivação para ir treinando mais e mais. A sua redação precisa ser melhorada em muitos aspectos, por isso vou te dar algumas dicas.
ASSISTA AOS CANAIS NO YOUTUBE:
-Prof Henrique Araújo (assista a playlist do “corretor sicerão” tbm)
– Canal Rômulo Bolivar (assuntos básicos)
– Professor Noslen (gramática)
É isso, boas escritas e uma boa sorte no ENEM! >3
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