Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A vida em rede no século XXI: os limites entre o publico e o privado.
gabriel.augz
Em um episódio da série Black Mirror, um garoto descobre que estava sendo monitorado enquanto acessava sites adultos e é chantageado pelo invasor em troca do sigilo do seu vídeo e uma boa reputação nas redes sociais. Assim como na série, no Brasil, a sensação de estar sendo vigiado é cada vez mais cLeia mais
Em um episódio da série Black Mirror, um garoto descobre que estava sendo monitorado enquanto acessava sites adultos e é chantageado pelo invasor em troca do sigilo do seu vídeo e uma boa reputação nas redes sociais. Assim como na série, no Brasil, a sensação de estar sendo vigiado é cada vez mais comum, devido ao aumento do uso das redes sociais, onde os usuários se expõem constantemente.
*Um ponto importante que faltou aqui: você poderia ter exposto já seus dois argumentos que irá discutir no D1 e no D2.
De início, deve-se apontar o fator globalização como principal agente que facilitou atrair olhares do mundo para tudo que é compartilhado no ambiente virtual. Acompanhado do capitalismo, como é exposto no livro “A sociedade do espetáculo”, escrito em meados do século XX(1) onde(2) o autor Guy Debord apresenta a teoria de que a sociedade é fortemente influenciada por imagens,(3) a sociedade do século XXI tem, cada vez mais, compartilhado suas vidas como se fossem espetáculos nas redes sociais, ultrapassando os limites do que antes considerava-se privado.
(1) Vírgula. Adj. adverbial.
(2) Sugiro trocar por “em que” ou “no qual”. “Onde” é melhor para lugares físicos.
(3) Um ponto final aqui seria o ideal. Aí já ligava com um conectivo relacionando com o repertório. Enfim, não está errado, mas é uma sugestão.
Consequentemente, em conjunto à(1) esse cenário que facilita o acesso e a exposição dos indivíduos em um ambiente globalizado que é a internet, os usuários se tornaram mais suscetíveis aos olhares e julgamentos, podendo ser afetados psicologicamente e socialmente (2). Tal consequência demonstra a vulnerabilidade de quem ultrapassa o limite da exposição numa era onde todos são vigiados e julgados.
(1) Acho que aqui não viria crase. ACHO.
(2) De que forma esses indivíduos são afetados psicologicamente e socialmente? Quais são esses efeitos de maneira profunda? Detalhe mais.
Logo, é fundamental que esses usuários estejam atentos sobre os riscos que esse meio de comunicação pode proporcionar devido a exposição. É de competência do Ministério da Educação (agente) apresentar leis (ação) à câmara dos deputados que torne dever da escola promover a discussão acerca do limite entre o publico e o privado nas redes sociais (detalhamento), por meio de dinâmicas e palestras (meio), além de campanhas televisivas e nas redes sociais,(1) que alertem os usuários. Dessa forma, a “sociedade do espetáculo” estará ciente da exposição e suas possíveis consequências (efeito) nesse meio fundamental para a comunicação na contemporaneidade.
(1) Acho que é uma vírgula indevida aqui.
*Ok, proposta completa.
Acho que o maior problema da sua redação foi pecar na argumentação, especialmente no D2. Você pode construir essas redações causa e consequência, porém é preciso detalhar a consequência tão bem quanto você fez com a causa. No D2 você vacilou bastante nesse quesito. Ficou algo bem jogado ali, entende?
No geral, está boa a redação. Se atente a esses erros bobos de gramática que eu apontei, como vírgula e etc.
Último ponto: você pode aumentar o tamanho dessa redação também, está curtinha até. A não ser que sua letra seja muito grande, acredito que não ocuparia 30 linhas. Procure utilizar as linhas que restou no desenvolvimento mais detalhado do D1 e D2!
Vou tentar fornecer a nota agora:
C1: 160
C2: 160
C3: 160 – Há falhas na argumentação, especialmente no D2.
C4: 200 – Bom uso dos mecanismos para argumentar.
C5: 200 – Prop. de intervenção completa.
Total = 880 (aproximadamente).
Parabéns, e continue treinando!
See lessViolência contra a mulher
gabriel.augz
Olá. Vou apontar alguns detalhes na sua redação. No ano de 2020, em meio ao isolamento social, o Brasil contabilizou um aumento nos casos de feminicídio, totalizando 1.350 casos, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública isso significa uma ocorrência a cada seis horas e meia. (1) (1) Está faltLeia mais
Olá. Vou apontar alguns detalhes na sua redação.
No ano de 2020, em meio ao isolamento social, o Brasil contabilizou um aumento nos casos de feminicídio, totalizando 1.350 casos, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública isso significa uma ocorrência a cada seis horas e meia. (1)
(1) Está faltando uma organização nesse parágrafo. Você praticamente fez apenas uma frase, faltando a continuação disso. Ok, há um aumento nos casos de feminicídio, mas faltou você desenvolver melhor esse argumento. Trazer um repertório não é argumentar!
Faltou você introduzir também quais serão os temas discutidos no D1 e no D2.
De acordo com pesquisas e especialistas(1), há fortes indícios que a pandemia está diretamente relacionada com o crescimento da violência contra a mulher, uma vez que, o aumento da tensão e do estresse pode levar as pessoas a ficarem mais irritadas e agressivas. (2) Outro fator agravante para a situação é a saúde emocional e os fatores econômicos do país.(3)
(1) Poderia ter citado quais pesquisas ou especialistas.
(2) Necessidade de conectivo.
(3) Você trouxe dados mas não argumentou em cima deles. É preciso detalhar melhor toda essa parte do texto.
Historicamente(1) o setor de prestação de serviços é o mais afetado durante uma crise, e esse setor é composto majoritariamente por mulheres(2), ou seja, em momentos semelhantes ao qual estamos enfrentando, as mulheres são as primeiras a sentirem o impacto, o que pode acarretar em uma situação de dependência financeira do seu companheiro(3).
(1) Vírgula.
(2) Seria interessante algo que comprovasse isso que você afirmou.
(3) Ok, mas esse argumento não tem muita relação com violência contra a mulher, não concorda? Só porque a mulher terá uma dependência financeira maior por parte do companheiro ela sofrerá violência dessa pessoa? Me soa como duas coisas sem conexão. Esse desenvolvimento ficou confuso.
São por meio desses e diversos outros motivos que os números estão em constante aumento(1), e cabe ao Governo Federal (agente) tomar medidas preventivas contra este crime. é necessário uma efetiva punição aos agressores(ação), mais encorajamento para as vítimas denunciarem, uma proteção eficaz para as mesmas, além da concreta implementação de leis já existentes como a Lei Maria da Penha. (2)
(1) Não gostei muito aqui, pois o motivo do D2 você não conseguiu demonstrar uma relação direta com a mulher sofrer violência. Pode até ter, mas você não conseguiu evidenciar essa relação.
(2) Não consegui enxergar o modo que isso será feito e a finalidade. Mesmo que seja óbvia a finalidade (reduzir a violência contra a mulher), sempre tente colocar, pois assim não gera confusão.
Sua redação tem vários probleminhas que podem ser resolvidos de uma maneira simples. Procure ler redações nota mil e compare-as com a que você fez. Alguns pontos que eu acredito que você deva focar:
– Aumentar o tamanho da sua redação. A não ser que a sua letra seja absurdamente grande, eu tenho certeza que essa redação não ocuparia as 30 linhas. Sempre tente fazer com que a sua redação ocupe as 30 linhas, pois assim você desenvolve melhor seu argumento.
– Construir as frases de maneira fluída. O que quero dizer? Utilize mais pontuações, especialmente pontos finais. Suas frases são sempre muito longas e com pouquíssimos “fechamentos”.
– Desenvolva e detalhe mais os seus argumentos. Perceba como o seu D2 ficou sem conexão com o restante do texto. É preciso que o texto sempre se conecte. No D2 o argumento que você utilizou ficou muito “solto”, não havendo uma relação com o restante do texto.
Não vou fornecer nota porque não é o importante agora para você. Procure melhorar esses pontos (lendo redações nota mil já vai ajudar a você criar um outro raciocínio), e aí sim a nota vai ser útil para você!
Parabéns, e continue treinando!
See lessViolência financeira contra idosos. (ENEM)
gabriel.augz
Olá. Vou fazer algumas observações sobre a sua redação. A violência contra os idosos é um problema frequente no Brasil. Essa agressão ocorre tanto fisicamente quanto(1) psicologicamente e financeiramente. O abuso econômico sofrido pela terceira idade pode ser realizado por familiares, conhecidos e iLeia mais
Olá. Vou fazer algumas observações sobre a sua redação.
A violência contra os idosos é um problema frequente no Brasil. Essa agressão ocorre tanto fisicamente quanto(1) psicologicamente e financeiramente. O abuso econômico sofrido pela terceira idade pode ser realizado por familiares, conhecidos e instituições, e como resultado, essas vítimas acabam ficando endividadas.(2)
(1) Seria interessante ter utilizado uma vírgula aqui. Ex.: “tanto fisicamente, psicologicamente e financeiramente”. Entendi que o “quanto” que você utilizou era para marcar algo a mais, mas a vírgula seria melhor aqui.
(2) Essa é uma observação geral sobre a introdução: faltou você utilizar recursos coesivos, como os conectivos. Fica faltando ligações entre as frases, entende?
*Introdução no geral boa. Trouxe os argumentos a serem discutido no D1 e D2 (agressão realizada por pessoas próximas dos idosos e um endividamento por parte dessa população idosa).
Segundo o Estadão, mais da metade dos crimes de abuso econômico de idosos são feitos por parentes próximos, como filhos, netos e sobrinhos. (1)Os golpes ocorrem por desvios de dinheiro, chantagens ou até mesmo forçando o senhor(a) a assinar um documento, contrato ou testamento. Como no caso de uma senhora de 89 anos(2), diagnosticada com Alzheimer, a qual foi vítima de sua própria neta, que desviava a mensalidade do asilo, dinheiro de fraldas e remédios e ainda realizou(3) sete empréstimos bancários de cerca de 8.000,00 reais, deixando a senhora com o nome sujo.
(1) Poderia ter utilizado algum conectivo.
(2) Acredito que esse argumento não seja muito bom, pois parece mais um relato do que algo verídico, entende? Nessa parte do texto teria sido interessante o seu argumento, ou seja, seu ponto de vista acerca do repertório que você já tinha introduzido (dado do Estadão).
(3) Esses dois “e” podem gerar ambiguidades. Eu colocaria: “… dinheiro de fraldas e remédios, realizando sete…”
*Desenvolvimento ok. Como eu disse, essa parte do caso da senhora talvez não fosse muito bem visto para o corretor, pois parece ser um relato sem muita veracidade. O ideal ali seria você ter realmente desenvolvido o dado anterior.
Como resultado dos fatos mencionados, a terceira idade garante seu lugar na lista de endividados no Brasil. Muitas das vezes aceitam propostas aproveitadoras por inocência, como cartões, empréstimos em bancos, parcelamentos com juros enormes, etc. Esses contratos(1) junto com os golpes e crimes, seriam evitados se os idosos tivessem controle de seu dinheiro e soubessem diferenciar e reconhecer quando estão sendo enganados, pois, uma vez que (2)caem nesses golpes(3) para sair dessa situação, identificar os criminosos, ir a justiça e provar não ser responsável pelas dívidas enormes, leva tempo e muito desgaste emocional.
(1) Vírgula. Adjunto adverbial com mais de 3 palavras.
(2) Teria utilizado um “… pois, quando caem nesses golpes…” aqui. Já que ficou um pouco confuso da maneira que você escreveu.
(3) Vírgula.
*Ok, foi um desenvolvimento bom. Porém, perceba: esse início, “Como resultado dos fatos mencionados…” ficou um pouco estranho. Digo isso porque os fatos anteriores não explicam totalmente o argumento do D2. No D1 é dito que os idosos são, muitas vezes, chantageados financeiramente por pessoas próximas. Mas isso não explica o porque de idosos estarem na lista de endividados no Brasil. Resumindo: faltou você desenvolver melhor esse ponto.
Porém, você mandou bem na relação de efeito. Idosos caem em golpes financeiros, e o efeito disso é uma tentativa desses tentarem recuperar, porém, como essa recuperação gasta tempo e emocional, muitos desistem.
Portanto, a violência financeira contra o idoso é perigosa e inaceitável, pois causa o endividamentos dessas pessoas, e muitas frustrações em pessoas tão frágeis. Por isso, para combater tal abuso, é necessário que o Estatuto do Idoso(1) junto com o Concelho(2) Municipal do Idoso(1) disponibilize educação financeira para essas pessoas poderem ter autonomia, independência e conhecimento para cuidar de seus bens, (3)invistam em acompanhamentos econômicos públicos, e na penalização dos criminosos que realizam esses crimes(3), a fim de diminuir o número de vítimas do abuso econômico.
(1) Vírgulas aqui.
(2) Conselho.
(3) Aqui é como se fosse uma nova proposta de intervenção já. Cuidado, pois não há necessidade de duas propostas, apenas uma, desde que esteja completa, é suficiente.
Agente: Estatuto do Idoso
Ação: Disponibilizar educação financeira aos idosos
Modo: ?
Detalhamento: Independência financeira
Efeito: Diminuir o número de vítimas em golpes financeiros
*Boa proposta, porém está incompleta. O modo (ou meio) que será feita não está evidente.
Vou tentar fornecer uma nota agora:
C1: 160 — Há erros gramaticais, mas não ao ponto de chegar em 120.
C2: 160 — Argumentação consistente, porém repertório social em alguns momentos não tão produtivo.
C3: 120 — Algumas informações desorganizadas e não tão bem desenvolvidas, especialmente no D2.
C4: 120 — 120 pois há poucos recursos coesivos no seu texto. Invista mais em conectivos.
C5: 160 — Proposta incompleta, faltando o modo que será feito a ação.
Total: 720 (a nota poderia ser mais ou menos, é apenas uma estimativa).
Parabéns, e continue treinando!
See lessA importância da polícia para coibir as violências contra as mulheres
gabriel.augz
Olá. Vou apontar alguns detalhes na sua redação. Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita apenas de pequenos ajustes para ser perfeita. Entretanto, fora da ficção(1) diversLeia mais
Olá. Vou apontar alguns detalhes na sua redação.
Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita apenas de pequenos ajustes para ser perfeita. Entretanto, fora da ficção(1) diversos problemas assolam o país, como a violência doméstica, o que afasta a visão idealizada pelo protagonista sonhar. Nesse contexto, convém analisar os fatores que estão implicados na importância da polícia no combate a esse crime.
(1) Vírgula explicativa.
*Boa introdução, trouxe um ótimo exemplo para o tema. Só faltou dar um pouco de detalhe no que você irá dizer nos parágrafos de desenvolvimento. O que quero dizer? Quero dizer que faltou citar esses fatores que explicam a importância na polícia no crime de violência contra as mulheres. É sempre útil colocar os fatores que serão discutidos no D1 e D2, sempre vejo as redações nota mil fazerem isso.
A princípio, é indiscutível ressaltar a importância da segurança pública para a sociedade. Segundo Thomas Hobbes, filósofo inglês, é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Partindo desse ponto de vista, também está dentro da garantia de bem-estar social a segurança fornecida, por meio dos órgãos de segurança pública, para o combate aos crimes de violência doméstica, seja investigando ou atuando repreensivamente. Logo, a atuação das autoridades policiais como garantidoras da segurança da sociedade é de suma importância para assegurar a integridade física e mental das mulheres.
*Não encontrei erros, porém eu evitaria essa frase final pois repete o que você já disse no começo. Poderia ter utilizado para detalhar melhor seu desenvolvimento. Porém, não é propriamente um erro.
Ademais, é importante salientar como a polícia é o principal meio de coibir esse crime, devido a indiferença das pessoas em muitos casos desse ato criminoso. Segundo Simone Beauvoir, filósofa francesa, “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. Diante disso, nota-se que há esse sentimento de indiferença em uma parcela da população brasileira, resultado do individualismo na modernidade,(1) consequentemente, com o tempo, ao se acostumar com esses casos de violência doméstica(2) as pessoas deixam de denunciar esse crime levando a sério o ditado o qual diz que “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Nesse sentido, a polícia torna-se o principal meio de impedir, com investigações, a ocorrência de violência contra a mulher.
(1) Eu teria utilizado uma pontuação aqui, como ponto final ou até mesmo ponto e vírgula. Ficou bem longo essa frase.
Ex. de como eu faria: “Diante disso, nota-se que há esse sentimento de indiferença em uma parcela da população brasileira, resultado do individualismo na modernidade; consequentemente, com o tempo, ao se…”
(2) Vírgula. Esse é o problema de fazer frases muito longas, a chance de você cometer erros aumenta. Cuidado com isso.
*Bom desenvolvimento, apenas tome cuidado com esses pontos que eu coloquei acima.
Portanto, é necessário efetivar a polícia como principal agente para coibir esse crime. De início, deve o governo federal(agente), com o Tribunal de Contas da União (TCU), destinar verbas as polícias(ação) – que serviram(1) para aumentar a qualidade dos equipamentos e angariar meios necessários para investigar esses crimes(detalhamento) -. Isso será feito por meio de projetos de lei e distribuição de recursos(modo).(2) A fim de que a mulher obtenha a segurança que é sua por direito(efeito).
(1) Servirão. Futuro.
(2) Aqui eu teria utilizado uma vírgula.
*Boa proposta, está completa. Não concordo com o que a “BrendaSSilva” disse, não está sem diversidade cultural e o uso do tempo verbal no futuro não implica em nada — pelo menos na minha concepção.
Nota:
C1: 160 — Há desvios.
C2: 200 — Bons parágrafos de desenvolvimento.
C3: 160 — Ok, só senti a falta de uma defesa maior do seu ponto de vista.
C4: 200 — Bom uso dos recursos coesivos.
C5: 200 — Proposta de intervenção completa.
Total: 920 (pode ser menos ou mais, é apenas uma estimativa).
Você está no caminho certo, apenas se atente a esses pontos que eu coloquei (como frases muito longas e a necessidade de apresentar melhor seu ponto de vista). Com esses dois pontos melhorados, você conseguirá beirar nos 920+.
Parabéns, e continue treinando!
See lessA contribuição da sociedade para a existência do bullying no Brasil
gabriel.augz
Olá. Irei apontar alguns detalhes na sua redação. Na série “Todo mundo odeia o Chris”, os personagens Chris e Greg são vítimas de insultos e de agressões cometidas por Caruso,(1) durante os anos escolares. Fora da ficção, muitas crianças também sofrem com o bullying, sendo que a sociedade brasileiraLeia mais
Olá. Irei apontar alguns detalhes na sua redação.
Na série “Todo mundo odeia o Chris”, os personagens Chris e Greg são vítimas de insultos e de agressões cometidas por Caruso,(1) durante os anos escolares. Fora da ficção, muitas crianças também sofrem com o bullying, sendo que a sociedade brasileira contribui para a existência de tal problema. Nesse sentido, o papel da família na formação dos indivíduos e a segurança nas escolas são importantes questões a serem discutidas para contornar essa realidade preocupante.
(1) Acredito que a vírgula aqui está indevida.
*Boa referência e ótimo parágrafo de introdução. Trouxe os argumentos que serão discutidos no D1 e D2.
A priori, pode-se afirmar que as relações familiares conturbadas têm um impacto negativo na formação do caráter das crianças e dos jovens. Sob tal perspectiva, no campo sociológico, a família é a primeira instituição social em que o indivíduo é inserido, de forma que se torna a responsável pela preparação desse para as interações em sociedade. A partir disso, infere-se que as vivências domésticas assumem uma importante função ao definirem as noções de certo e de errado da juventude. Sendo assim, fica evidente que os comportamentos violentos e intimidadores que caracterizam aqueles que praticam o bullying, muitas vezes, são um reflexo do ambiente familiar. Logo, a criação de lares saudáveis é fundamental para encerrar a perpetuação da violência.
*Ótimo parágrafo, não consegui encontrar erros gramaticais (mas talvez eles existam).
Ademais, cabe ressaltar que as instituições de ensino brasileiras são suscetíveis a situações problemáticas entre os alunos. Acerca disso, dados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, de 2018, constataram que os casos de bullying estão mais presentes nas escolas públicas do país, atingindo 35% dessas. Tal incidência alarmante ocorre porque professores e outros profissionais da educação gratuita, apesar de terem como responsabilidade a garantia do convívio harmonioso, não são capazes de cumprir essa atribuição quando submetidos a jornadas de trabalho desgastantes e pouco valorizadas social e financeiramente. Com base nisso, os discentes precisam de condições de emprego adequadas para auxiliar no combate ao bullying.
*Mesmo ponto do D1.
Portanto, medidas são necessárias para resolver essa adversidade. A fim de evitar casos de bullying, urge que o Ministério da Educação(agente) crie projetos sociais nas instituições de ensino,(ação) mediante a convocação de pais, alunos e de professores para rodas de conversa mensais mediadas por psicólogos(modo). Nessa ação, esses profissionais devem buscar entender as relações entre os alunos e as famílias(detalhamento) e propor soluções pacíficas para conflitos(efeito). (1)Também, esse Ministério deve aumentar os salários dos professores por meio do direcionamento de verbas(1). Só assim, a sociedade contribuirá para que não haja vítimas de bullying como Chris e Greg.
(1) Essa proposta não era necessária, pois o ENEM avaliará apenas uma (no caso a que estiver mais completa). Aqui seria bom você ter se aprofundado mais na sua primeira proposta de intervenção para não gastar essas linhas.
*Boa proposta, contando com os 5 elementos.
Você já entendeu o que o ENEM quer e não preciso, e talvez nem esteja no nível, de fornecer dicas a você. Só peço que reconsidere o que a “Tâmara06” disse, pois utilizar conectivos no começo dos parágrafos é algo marcado nas redações do ENEM. Só ver as redações nota mil desse ano (https://en.calameo.com/read/005876988604b5f78252d), todas utilizam conectivos no início do parágrafo. Isso é necessário para interligar todo o texto.
Não vou fornecer nota pois acredito que você já esteja com 900+. Então, eu colocaria algo entre 960 ou 920.
Parabéns, e continue treinando!
See lessA crescente descrença no pensamento científico no Brasil
gabriel.augz
Olá. Irei apontar alguns detalhes na sua redação. A frase “nenhum homem é uma ilha”, escrita pelo poeta inglês John Donne, representa o contexto global hodierno, uma vez que a internet tornou-se palco para a interação social e a difusão da informação. Todavia, apesar do conhecimento estar a alguns cLeia mais
Olá. Irei apontar alguns detalhes na sua redação.
A frase “nenhum homem é uma ilha”, escrita pelo poeta inglês John Donne, representa o contexto global hodierno, uma vez que a internet tornou-se palco para a interação social e a difusão da informação. Todavia, apesar do conhecimento estar a alguns cliques de distância, percebe-se que no Brasil versa-se mais ao campo das opiniões do que às pesquisas validadas pelo método científico. Tal realidade, marcada pela relativização da verdade, não só é fomentada pela desconfiança em relação aos meios de comunicação, como também pela tentativa de isolamento a que parte da população se submete ao defender o que gostaria que fosse verídico. Nesse sentido, nota-se no país uma lamentável descrença na ciência, o que, por conseguinte, acarreta na desvalorização das universidades e na propagação da desinformação. Assim, visto a complexidade que permeia esse cenário, é preciso analisar os fatores que favorecem a persistência do descrédito na produção científica e as implicações dessa problemática na sociedade brasileira.
*Não encontrei nenhum erro necessariamente, porém esse seu parágrafo de introdução está enorme. Dava para você ter “enxugado” bastante esse parágrafo. Normalmente, os parágrafos de desenvolvimento que são um pouco maiores que o de introdução, e não o contrário como você fez. Isso não seria necessariamente um erro, mas foge da “fórmula” que o ENEM prefere e você perde linhas para desenvolver no segundo e terceiro parágrafo.
Desse modo, em primeiro plano, é preciso salientar que a desconfiança em relação às(1) informações científicas veiculadas está relacionada a intensa circulação de notícias falsas nas redes sociais. Assim, quando toda fonte de conhecimento parece passível de manipulação, o homem, de acordo com o sofista Protágoras, passa a ser a medida de todas as coisas, pois elegerá o que é verídico. Logo, tal escolha torna-se exclusiva e, de maneira semelhante ao filme “A caixa de pássaros”, parte dos internautas opta por colocar uma venda e desvincular-se da situação vivenciada no meio externo.
(1) Creio que não viria crase aqui.
*Ok, bom desenvolvimento com referência ao Protágoras e Bird Box. Porém, poderia ter se aprofundado mais em alguma dessas referências e ter construído melhor seu argumento nesse parágrafo. No geral, está bom.
Consequentemente, a ciência vê o seu declínio na sociedade brasileira, uma vez que segundo pesquisas do instituto Gallup, 73% dos entrevistados afirmam desconfiar do conhecimento científico. Por conseguinte, nota-se a crescente desvalorização das universidades públicas e de pesquisas acadêmicas vide a passividade frente ao corte de bolsas e à precarização de estruturas. Deste modo, é notável a presença de um ciclo, tendo em vista a relação entre a relativização da verdade e a decadência científica. Portanto, observa-se que medidas devem ser tomadas para remediar este cenário nefasto.
*Desenvolvimento ok, porém eu diria que teve algumas inconsistências e falta de aprofundamento. Por exemplo, qual a relação dos entrevistados não acreditarem no conhecimento científico com uma suposta passividade ao corte de bolsas e orçamento nas universidades? Não acredito que houve passividade também, pois ocorreram diversas manifestações acerca desse tema — envolvendo tanto estudantes como professores. Entendi o seu ponto, mas faltou aprofundá-lo, entende?
Portanto, é preciso uma maior transparência da comunidade científica. Assim, urge que as reitorias(agente) estimulem a realização de eventos que visem integrar a sociedade com as universidades(ação) e denotar a importância da esfera acadêmica(finalidade?), por meio de palestras e visitações(modo). Só assim, o brasileiro de fato deixará de ser uma ilha como o poeta John Donne preconizava.
*Proposta de intervenção incompleta, ficando a “finalidade/efeito” não tão evidente e faltando também o detalhamento da proposta. Esse parágrafo ficou também bem curto, você poderia ter desenvolvido ele melhor.
*No geral, você escreve muito bem e entende o que o ENEM quer. Porém, precisa dar importância aos outros parágrafos também! Você focou muito na introdução — que honestamente está muito bem escrita e desenvolvida — porém pecou nos outros parágrafos, tanto em quantidade como na qualidade. Não é viável, tanto para a redação p/ o ENEM quanto para o tempo de prova, fazer uma introdução tão grande e reduzir os outros parágrafos, pois sinceramente você não iria ganhar nada com isso.
C1: 160
C2: 120
C3: 160
C4: 200
C5: 120
Total: 760 (pode ser mais ou menos, a nota é apenas uma aproximação do que eu acredito que poderia ser a real).
Parabéns, e continue treinando!
See lessCaminhos para reduzir os impactos da pandemia na educação brasileira
gabriel.augz
Olá. Vou apontar alguns detalhes na sua redação. (Aliás, agradeço a correção que você fez no meu texto). A difusão educacional é uma das principais metas da Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, em tempos de pandemia, esse objetivo ainda é utópico para a sociedade brasileira(1). Dessa forma, oLeia mais
Olá. Vou apontar alguns detalhes na sua redação.
(Aliás, agradeço a correção que você fez no meu texto).
A difusão educacional é uma das principais metas da Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, em tempos de pandemia, esse objetivo ainda é utópico para a sociedade brasileira(1). Dessa forma, o atraso educacional resulta, principalmente, no aumento da desigualdade e risco à saúde mental dos alunos
(1) Você poderia ter detalhado um pouco mais sobre o porque é utópico. Só um pouco, para deixar a explicação p/ os D1 e D2.
A priori, a utilização da educação a distância fomenta a disparidade entre os discentes. segundo a UNESCO, 8 a cada 10 alunos deixaram de estudar durante a epidemia(1). A evasão escolar deriva, em sua maioria, da falta de ferramentas,(2) como computador e internet, que,(3) por sua vez dificulta o acesso ao aprendizado. portanto, nota-se uma educação elitizada e de desigual oportunidade, indo contra o pensamento iluminista,(4) cujo conhecimento é sinônimo de progresso social.
(1) Cuidado, epidemia e pandemia são diferentes. Epidemia seria em uma região, enquanto pandemia é global. No caso, vivemos numa pandemia.
(2) e (3) Não seria necessário a vírgula aqui. Perceba que no (3) a vírgula dificulta a compreensão.
(4) Talvez essa citação do iluminismo tenha ficado um pouco largada no texto. Eu teria evitado ou introduzido ela no começo do parágrafo.
Outrossim, o bem-estar da classe aprendiz em meio ao isolamento social é prejudicado. conforme uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas, doenças psíquicas como ansiedade e depressão aumentaram mais de 50%, enquanto a aprendizagem caiu pela metade. Desse modo, obediente à filosofia de Arthur Schopenhauer, na qual a tristeza é precedente do fracasso, alunos ficam deprimidos frente aos desafios do mundo digital e dificuldade de absorção de matérias. Sendo assim, evidencia-se que a saúde de grande parte dos estudantes é intrinsecamente ligada ao aprendizado.
*Senti falta de uma argumentação e opinião sua. Trouxe bastante dados, mas pecou um pouco no argumento.
Em suma, os impactos da pandemia no meio educativo são preocupantes e medidas são necessárias para atenuá-los. Para isso, cabe ao MEC, em parceria com ONG’s, a doação de ferramentas de ensino remoto, promovendo o interesse e recursos aos alunos necessitados. Além disso, o Ministério da Educação, por intermédio de psicólogos Voluntários, a disponibilização de consultas gratuitas, via internet, à classe estudantil, visando uma boa saúde emocional, e, consequentemente, um melhor desempenho. Logo, com o cumprimento dessas atividades, a meta de educação a todos da ONU deixará de ser utópica.
*Duas propostas de intervenção, mas consegui enxergar na segunda todos os requisitos.
Boa redação. Mas preciso apontar dois detalhes:
• Sua redação está até que curta, não chegando a 300 palavras. Não sei se sua letra está grande ou não ocupou as 30 linhas, porém eu recomendaria que você utilizasse todas as linhas fornecidas para que seu argumento fique bem desenvolvido.
• Seu parágrafo de intervenção ficou um pouco maior que o de desenvolvimento. Não que isso deva tirar nota, até onde eu sei não tira, mas deve ser algo para se levar em conta. Procure criar apenas uma proposta de intervenção e desenvolver melhor os argumentos nos D1 e D2, pois deu para ver que o problema não é repertório, e sim você desenvolvê-los.
Parabéns, e continue treinando!
See lessEnsino a distância
gabriel.augz
Olá, vou tentar corrigir de acordo com os moldes do ENEM. Peço que você dê mais atenção as observações que eu farei do que a nota em si. A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. CoLeia mais
Olá, vou tentar corrigir de acordo com os moldes do ENEM. Peço que você dê mais atenção as observações que eu farei do que a nota em si.
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o EAD(Ensino a Distância)(1) no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. (2)Esse método acabou(3) por sua vez(3) ganhando grande força com a chegada da pandemia do COVID-19. No entanto, observa-se que esse problema persiste tanto na evasão desenfreada, como na falta de investimentos por parte do órgão governamental. Diante dessa perspectiva, faz-se imperosa(4) a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
(1) É preferível que você coloque a abreviação entre os parênteses.
(2) Senti falta de um conectivo aqui.
(3) Aqui poderia ter vindo uma vírgula explicativa.
(4) Imperiosa.
*Sua introdução no geral está muito boa. Apresentou os fatores que serão discutidos no decorrer do texto. Fora esses erros, não encontrei nenhum outro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a prática do ensino apenas a distância. Nesse sentido, por mais que a educação a distância seja uma grande alternativa na atual fase a qual vivemos, são muitas as desvantagens ocasionadas ao seu entorno. Valendo ressaltar assim, a convivência social e a qualidade do ensino que se torna completamente diferente ao comparar-se a prática das aulas presenciais. Essa conjuntura, segundo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
*Não encontrei erros gramaticais, mas encontrei alguns pontos na sua argumentação que preciso levantar aqui. Lembrando que estou seguindo apenas o que você escreveu.
Você diz que medidas governamentais estão ausentes para *combater* a prática do ensino apenas a distância. Em seguida, diz que o Estado não consegue garantir a educação aos cidadãos. Consegue perceber a inconsistência aqui? Se o ensino a distância não está funcionando, como o presencial funcionará? Você poderia ter deixado mais claro quais são os benefícios do presencial. Outro ponto: dizer que a prática do ensino apenas a distância deve ser combatido é um pouco agressivo demais, não acha? Kkkkk.
Não estou querendo mudar sua opinião ou seus argumentos, mas essas inconsistências não podem existir. Essa é a primeira coisa que o corretor vai notar.
Ademais, é fundamental apontar que conforme estatísticas da Abed(1), o maior obstáculo do ensino remoto vem a ser justamente a evasão dos alunos, correspondendo assim a 50% de casos situadas a desistências nas universidades. Dentre que, os mesmos não demonstram determinado compromisso de manter-se firmes nas suas práticas. Diante de tal exposto, gera grandes conflitos e possibilidades de conteúdos acumulados pelos mesmos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(1) O que seria a Abed? Sempre coloque o significado de siglas.
*Aqui seria muito interessante a opinião de alguém especialista, porém eu queria deixar um ponto aqui: me soa como um argumento inconsistente o D2, pois pense comigo: como os alunos se manteriam determinados se eles nem ao menos tem acesso à educação? Esse foi o ponto que você levantou no D1. Portanto, eu diria que aqui você deixou uma ponta solta bem grande.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação(1) juntamente com o Governo Federal, por intermédio de palestras com profissionais amplos desse contexto, faça com que os jovens venham a se conscientizar que a educação é a forma mais amplificada para obter maior sucesso e um bom desenvolvimento na vida profissional dos mesmos. Todavia, invista em verbas, aumente rendas de ensinos(2) e que haja também,(3) uma educação a distância mais estruturada e com maior qualidade. Assim, se consolidará uma sociedade qualificada, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal (4) afirma John Locke.
(1) Vírgula.
(2) Eu colocaria uma vírgula aqui e tiraria essa (3). Ou não tiraria a (3), deixando como uma vírgula explicativa.
(4) “Tal como afirma John Locke.”
*Você fez duas propostas de intervenção. Não está errado, mas te sugiro fazer apenas uma, pois é somente uma que o corretor irá corrigir. A sua primeira está completa (pelo menos eu consegui enxergar os 5 requisitos).
Vamos a nota, mas repito o que disse no início: se atente mais nas observações do que na nota!
C1: 160 — Há desvios gramaticais. Tirar 200 nessa é muito difícil.
C2: 160 — Entendeu o texto dissertativo argumentativo.
C3: 120 — A minha justificava para o 120 aqui é por conta do seu desenvolvimento.
C4: 160 — Poucas inadequações na articulação do texto.
C5: 200 — Primeira proposta de intervenção completa.
Total: 800
Minha dica é dar uma atenção a essas inconsistências na argumentação, pois isso pode tirar muito a sua nota.
Parabéns, e continue treinando!
See less(PAS UNB 2019 1 ETAPA) APRENDER A VER BELEZA NO DIFERENTE
gabriel.augz
Olá. Vou fazer pequenas observações sobre o seu texto. Muito populares nos Estados Unidos no séculos XIX, os “Freak Shows” ou Circo de Horrores eram atrações em que muitos indivíduos foram apresentados como “aberrações da natureza”, apenas por possuírem características consideradas peculiares e anorLeia mais
Olá. Vou fazer pequenas observações sobre o seu texto.
Muito populares nos Estados Unidos no séculos XIX, os “Freak Shows” ou Circo de Horrores eram atrações em que muitos indivíduos foram apresentados como “aberrações da natureza”, apenas por possuírem características consideradas peculiares e anormais, como deformações, nanismo, albinismo ou por serem gêmeos siameses. Tal realidade, contudo, não se perpetua mais em decorrência dos avanços na medicina, que possibilitaram explicar doenças e mutações genéticas. Entretanto, infelizmente, ainda é perceptível o preconceito e a discriminação da sociedade para com as diferenças, sem considerar que o conceito de beleza é relativo e não refletir(1) acerca da influência dos padrões estéticos.
(1) Quase certeza que foi erro do corretor ou algo semelhante. Aqui seria “reflete”.
Nesse sentido, é necessário pensar acerca do belo, conceito que é discutido desde a filosofia grega: para Platão, havia uma correspondência entre o bom e o belo, associando assim ética e estética, que se perpetuou até a colonização. A título de exemplo está a formação do povo brasileiro, onde uma das estratégias de dominação do colonizador europeu foi estigmatizar as referências culturais e estéticas dos povos dominados. De forma que, características afrodescendentes, como os cabelos crespos, foram marcadas como ruins ou feios, enquanto aspectos europeus eram ligados à beleza e bondade. Não obstante, tais conceitos foram questionados como(1) o advento da modernidade, de modo que a beleza passa a ser subjetiva, pois depende de cada indivíduo, variando de acordo com o tempo, a cultura e o território em que se discute, não tendo relação assim com a ética.
(1) Com o.
É relevante também abordar o papel da mídia na formação da opinião individual. Porque, embora o gosto seja subjetivo e pessoal, ainda sofre influências externas, como da televisão, das redes sociais e do cinema. A essa manipulação nomeia-se Industria cultural, conceito refletido pelo filósofo e sociólogo Theodor Adorno. Essa indústria se utiliza do conjunto dos meios de comunicação de massa para moldar o gosto das pessoas que, por sua vez, passam a gostar somente do que ela oferece. (1)Dificultando assim, que as pessoas vejam beleza no que é dessemelhante.
(1) Faltou um paralelismo aqui. Talvez uma ligação com algum conectivo ou até mesmo o uso da vírgula ali, e não ponto final.
Dessarte, há empecilhos para que os indivíduos sejam capazes de apreciar aquilo que é diferente. E para combatê-los(1) é necessário que as instituições de ensino promovam palestras acerca dos padrões difundidos pela mídia e os conceitos de beleza, a fim de que os estudantes desenvolvam maior senso crítico pois, embora nossos juízos sofram influência da mídia, quando tomamos consciência disso, estamos aptos para perceber a realidade, ao invés de apenas receber passivamente posicionamentos e aceitá-los. Tais ações modificarão a forma como (2) indivíduos percebem o mundo, a si mesmos e como agem junto à sociedade.
(1) Vírgula.
(2) Artigo aqui. Os indivíduos.
Analisando apenas os erros, foi somente esses que eu encontrei. Não sei como o vestibular da UNB avalia as outras áreas, e claro, você não pediu isso.
Enfim, você escreve muito bem e praticamente não encontrei erros.
Parabéns, e continue treinando!
See lessCaminhos para combater os maus-tratos aos animais
gabriel.augz
Olá. Vou fazer algumas observações sobre o seu texto. Conforme o artigo 32 da Constituição Federal de 1988, é proibida a prática de maus-tratos aos animais, no entanto, essa prática é muito presente no Brasil hodierno. Nessa perspectiva, destaca-se a negligência governamental, somada à falta de consLeia mais
Olá. Vou fazer algumas observações sobre o seu texto.
Conforme o artigo 32 da Constituição Federal de 1988, é proibida a prática de maus-tratos aos animais, no entanto, essa prática é muito presente no Brasil hodierno. Nessa perspectiva, destaca-se a negligência governamental, somada à falta de consciência por parte da populacão(1) como causadores dessa chaga. Ademais, é valido(2) citar a violação dos direitos dos(3) animais como consequência desses aspectos citados acima.
(1) População. Creio que tenha sido erro de digitação.
(2) Válido. Acento agudo.
(3) Repetição desse “dos”. Seria interessante reconstruir assim: “é válido citar a violação AOS direitos do animais como…”
*Boa introdução. Soube apresentar os argumentos que serão, posteriormente, desenvolvidos nos outros parágrafos.
Primeiramente, vale salientar que a inoperância das esferas do poder é um fator catalisador desse óbice. Nesse âmbito, observa-se que o governo não toma as devidas medidas para amenizar tal problemática, uma vez que é recorrente as situações em jornais, revistas, telejornais, notícias e reportagens acerca de indivíduos que maltratam animais(1) tendo em vista sua decisão pessoal e ideológica que não foram punidos ou foram absolvidos da respectiva causa jurídica por causa da não apuração concreta dos fatos ou negligência(2). Ademais, a não conscientização da população(3) acerca dos direitos animais também é uma causa desse estigma, prova disso é a afirmação do pensador Arthur Schopenhauer quando diz que “A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem”.(4)
(1) Creio que viria uma vírgula aqui.
(2) Eu evitaria essa ambiguidade. Seria interessante colocar esse negligência ligado a alguma coisa.
(3) Eco. “ConscientizaçÃO da populaçÃO…” Cuidado.
(4) Uma dica: seria preferível você colocar essa citação no começo ou meio do texto. Aqui no final parece que você não desenvolve bem o argumento.
*Um bom desenvolvimento, porém senti uma falta de aprofundamento nessa argumento sobre a conscientização da sociedade. Ficou algo bastante jogado no texto, percebe?
Em segundo lugar, cumpre lembrar em relação ao aspecto supracitado quanto à violação do direito animal, que esta é uma situação muito recorrente onde a fiscalização é frágil, o que significa uma problemática para o país. Nesse âmbito, vale citar o filme “As aventuras de pi” que retrata os maus-tratos aos animais em uma(1) navio distante da costa. Nessa veia, observa-se que as atividades de fiscalização em navios não são bem estruturadas, facilitando a extraviação(2) de espécies exóticas no mercado negro e práticas ilícitas contra estas, corrompendo seus direitos. Nesse contexto, pode-se salientar que essas práticas são comuns não somente em navios, mas também em casas e outras localidades, o que deixa explícito que medidas devem ser tomadas.
(1) Um navio.
(2) O extravio.
*Ótimo desenvolvimento. Não encontrei mais erros além desses.
Dessarte, o Ministério do Meio Ambiente deve propor medidas para combater esse óbice, sendo elas a criação de operações fiscalizadoras no mar e em domicílio, através da deslocação de fundos e a estimulação da população(1), por meio das propagandas televisivas, a denunciar qualquer tipo de maus-tratos aos animais para amenizar essa celeuma. Além do mais, compete também ao governo brasileiro, em parceira com a mídia, promover uma visão de companheirismo acerca de “pets”, rompendo com a psicologia abusiva e derivadas da não conscientização da sociedade.
(1) Eco de palavras.
*Boa proposta de intervenção, encontrei as 5 exigências do ENEM. Porém, não se faz necessário duas propostas de intervenção. O ENEM avaliará apenas uma, que será a que estiver mais completa — no seu caso, a primeira que cita o Ministério do Meio Ambiente.
Gostei bastante da sua redação, tenho certeza que ela é nota 900 para cima. Não vou colocar nota, pois ficaria bem parecido com a da Lelê ali em cima, só adicionando mais uma justificativa dela para a nota da C4. Você repetiu alguns conectivos (“nesse âmbito” e “ademais”) e a razão que ela colocou.
Poucos erros, sendo a maioria deles exigindo apenas uma atenção maior nessas repetições de palavras e organização.
Parabéns, e continue treinando!
See less