Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O direito de não saber (Enem Tema 1998)
Gabikkavmr
Olá, irei corrigir sua redação de acordo com os critérios ENEM, ok? INTRODUÇÃO A sua introdução na verdade não é uma introdução. Ela está organizada em estrutura de um desenvolvimento. Isso faria você perder muitos pontos na competência 2. Eu diria que sua linha de argumentação está boa, apesar de vLeia mais
Olá, irei corrigir sua redação de acordo com os critérios ENEM, ok?
INTRODUÇÃO
A sua introdução na verdade não é uma introdução. Ela está organizada em estrutura de um desenvolvimento. Isso faria você perder muitos pontos na competência 2.
Eu diria que sua linha de argumentação está boa, apesar de você não ter usado suas palavras para argumentar e transformado o texto em algo mais expositivo, o que faria você perder pontos na competência 3.
Você inseriu bem a série no contexto do tema, utilizando ela bem.
Caso você não saiba a estrutura da introdução, irei explicar aqui embaixo. Caso não acha que é necessário, favor pular para o desenvolvimento 1.
Uma introdução precisa ter os seguintes critérios: uma contextualização (nesse caso, não precisa ser um repertório, mas uma frase que contextualize o leitor a respeito do que você irá dissertar) e uma apresentação dos dois temas que serão tratados (um no primeiro desenvolvimento e outro no segundo). Apenas isso é necessário obrigatoriamente na estrutura de redação ENEM. Nem o repertório na introdução é obrigatório. Irei fazer um exemplo de introdução usando o que você usou, ok?
“Na série Anne with an E, a personagem principal, Anne, após sua chegada em Green Gables anseia ir para a escola para conseguir aprender, uma vez que, segundo ela, é uma chance de conhecer um pedacinho do mundo. Fora da ficção, a falta do acesso ao direito da educação e a escassez de oportunidades agrava a problemática do direito de não saber.”
Nessa redação, você aborda uma contextualização (no caso, a série) e aborda os dois problemas que irá dissertar. Sem usar a série, você poderia escrever:
“No globalizado mundo atual, a maioria das pessoas são cobradas excessivamente, seja ainda na escola, quando devem aprender e decorar o máximo de informações possíveis, seja no trabalho, no qual um grande desenvolvimento profissional é esperado. Nessa realidade, é difícil encontrar cidadãos que ainda se dão o direito de não saber algo, visto que buscam sempre agradar a terceiros. Essa problemática é agravada pela falta do acesso ao direito da educação e pela escassez de oportunidades.”
DESENVOLVIMENTO 1
Seu tópico frasal é inexistente e você parte direto para a argumentação. Caso não saiba o que é tópico frasal, ele é uma retomada do que está na introdução, irei exemplificar abaixo.
Você não usa conectivos intraparágrafo, o que faria você perder pontos na competência 4. Sua linha de raciocínio é boa, mas sua argumentação está fraca. O repertório também é bom para o tema, mas você perderia muitos pontos na competência 3 porque ele está mal utilizado e você não o utiliza para argumentar.
Vou lhe dar um exemplo de desenvolvimento para te ajudar.
“Sob esse viés, a falta do acesso à educação agrava o imbróglio (ISSO É UM TÓPICO FRASAL, VOCÊ IRÁ REPETIR O QUE ESCREVEU NA INTRODUÇÃO, USANDO AS MESMAS PALAVRAS OU MUDANDO ALGUMAS). De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos possuem o direito à educação, realidade que não é observada, principalmente para pretos e pardos, haja que, após a abolição da escravatura no Brasil não houve nenhum plano de governo e elaboração de políticas públicas para abraçá-los na sociedade, a fim de tentar não gerar a exclusão. Nesse sentido, um exemplo é retratado no livro Paixão, em que Lucy, a protagonista, ao viajar no tempo e encontrar com seus amigos em suas versões passadas percebe que todos aqueles de pele preta não podem desfrutar de bailes, jantares e de até mesmo do saber de ler e de escrever. Na atualidade, ainda são observadas situações negadas à pessoas com tom de pele mais escuro, visto que, apesar de previsto no Código Penal brasileiro, ainda são observadas situações onde pessoas pretas não são contratadas em virtude de sua cor. Com isso, é perceptível que é negado o acesso a uma vida digna aos cidadãos como prevê a Carta Magna.”
Eu usei os seus elementos, mas não aconselharia usar o filme como repertório porque ele necessita de muitas linhas que poderiam ser usadas para melhorar a defesa do seu ponto de vista.
DESENVOLVIMENTO 2
Novamente, você não utiliza um tópico frasal.
Sua estrutura do desenvolvimento é a mesma da anterior, você pode analisar o desenvolvimento que fiz para ti se precisar de algo.
CONCLUSÃO
Sua conclusão está excessivamente longa, você irá perder muitas linhas escrevendo desse jeito. Além disso, você perderia pontos pois não colocou alguns elementos necessários. Irei dar um exemplo de conclusão sucinta e ótima para o ENEM, que não lhe faça perder nenhum ponto.
“Portanto, visto que pessoas pretas e pardas possuem seu direito de experimentar uma vida digna é continuamente negado, é de suma importância que haja intervenção. Com isso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais brasileiras, juntamente com o da Economia e o da Justiça, proporcionarem educação em quantidade e qualidade para o corpo social, através de políticas públicas que determinem que, no mínimo, 50% das vagas no ensino fundamental, médio e superior sejam preenchidas por pessoas não brancas, visando a diminuição da falta de acesso à educação. Nesse viés, será possível iniciar uma sociedade em que o alcance igualitário é uma realidade e que todos possam desfrutar do conhecimento assim como a personagem Anne.”
Ainda assim, a conclusão fica longa, pois usei os seus próprios elementos.
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
See lessVocê ainda possui um longo caminho pela frente, mas irá conseguir. Preste muita atenção na estrutura e não tente colocar uma infinidade de repertórios, dois por redação está mais do que bom (apenas um é obrigatório).
Acredite, eu estava na mesma situação que você está uns meses atrás, mas ainda dá tempo. Foque no simples, a redação não é um bicho de sete cabeças e eu posso provar. Irei colocar um canal do youtube pouco conhecido de um ótimo professor que desmistifica a redação do ENEM. Eu saí de 800 pra 900+ em duas semanas com as aulas dele. Veja as redações ao vivo que ele faz.
Se precisar de ajuda, me manda mensagem. Sei o que é estar um pouco perdida. Você consegue. Outra dica é não pegar os temas muito antigos do ENEM, pois esse tema que você pegou não tem nada a ver com os que atualmente o enem utiliza. Pegue temas da internet mesmo ou desse site, visto que eles colocam um novo a cada semana.
Bons estudos!
Isonomia Política – Tema: representatividade feminina na política brasileira
Gabikkavmr
Oi, Jota! Vamos lá! INTRODUÇÃO Seu repertório está bom e bem utilizado (contextualizado), isso já garante uma nota interessante na COMP 3, mas eu vou deixar um recadinho no final da correção pra ti porque sei que vai gostar. O teu primeiro erro acontece no uso da palavra "onde". Essa palavra é uma dLeia mais
Oi, Jota! Vamos lá!
INTRODUÇÃO
Seu repertório está bom e bem utilizado (contextualizado), isso já garante uma nota interessante na COMP 3, mas eu vou deixar um recadinho no final da correção pra ti porque sei que vai gostar.
O teu primeiro erro acontece no uso da palavra “onde”. Essa palavra é uma desgraça, a gente pode admitir. Nunca usa “onde” na redação porque ela indica única e exclusivamente lugar. Tenta sempre usar “na qual” ou “no qual”, tudo bem se repetir mais de uma vez na redação, ok?
O teu segundo erro é a concordância do verbo “garantir”, não sei se foi erro de digitação, mas a grafia correta seria “garantem”.
Encerrou o parágrafo muito bem.
DESENVOLVIMENTO 1
Adorei teu tópico frasal, muito bem construído. Tua estrutura deu uma evoluidassa, eu sei que não te conheço mas tô orgulhosa.
Acho que essa frase sobre o voto feminino é ótima, mas ela ficou um pouco jogada ali no texto, tenta dar uma arrumadinha, dependendo do corretor, ele pode incomodar com a coesão textual e te fazer perder pontos na COMP 2. Vou dar um exemplo:
“Diante disso, cabe ressaltar a ausência de leis que garantam a isonomia de gênero no espectro político brasileiro como fator do problema. Nesse sentido, a Constituição de 1891 não previa o voto feminino, injustiça que atrasou a politização de muitas mulheres e, como efeito (ADICIONEI O “O” NO “COM”, NÃO SEI SE FOI ERRO DE DIGITAÇÃO), os homens passaram a dominar a maior parte dos cargos políticos. …”
O resto da tua argumentação está boa e linear, só te atenta pra usar os conectivos intraparágrafos (se não usar, perde pontos na COMP 4). Eles são aqueles que ligam um período a outro: Nesse sentido, Dessa forma, Nessa realidade, Nessa conjuntura, etc. Usa o “Nessa” bastante que dá certo.
DESENVOLVIMENTO 2
Notei os mesmos problemas de falta de conectivos interparágrafos que comentei anteriormente. Dá uma pesquisada sobre eles pra ter uns 3 na manga.
Uma coisa que eu notei: dá uma cuidada na parte dos verbos e na concordância. É chatinho, eu sei, a gente sempre tem que voltar no início da frase pra descobrir a que o verbo tá se referindo e não fazer bagunça, teu verbo “reforçar” deveria estar escrito “reforça” porque se refere apenas à falta de conhecimento.
A tua argumentação tá bem organizada e, novamente, linear.
CONCLUSÃO
Jesus, tua conclusão tá gigante, menino do céu. Tá, vamos tentar organizar isso aí. Sempre pensa em “duas conclusões”, mas como assim? Você vai apresentar dois problemas, no caso, a falta de educação escolar e o desconhecimento do feminismo. A tua primeira conclusão (para um desses problemas, só escolher qual), faz mais rapidinha e com poucos elementos, eu sempre uso apenas o agente, a ação e o meio. Já a segunda conclusão (para o outro dos problemas) tem que conter todos os elementos necessários. Assim, é mais fácil usar menos linhas e, ao mesmo tempo, abordar os dois problemas na conclusão. Vou te dar um exemplo aqui embaixo pra essa redação em específico:
“Portanto, é imprescindível superar as causas dessa desigualdade. Nesse viés, é imprescindível que a população se conscientize e auxilie na criação de projetos de lei que visem ampliar a presença feminina na política brasileira (NESSE CASO EU SÓ NÃO USEI O MEIO, MAS USEI O OBJETIVO, O FIM, A FINALIDADE). Além disso, o Ministério da Educação deve criar a disciplina Feminismo Social — a ser obrigatória nas escolas de nível fundamental e médio —, formulada e ministrada por sociólogas e antropólogas por meio planos de cursos elaborados por essas, tendo como finalidade a inserção profissional de mulheres na política do país. Nesse sentido, a sociedade estará mais próxima da igualdade que Betinho idealizara. (NESSE EU SÓ COPIEI A TUA INTERVENÇÃO E ADICIONEI A FINALIDADE QUE VOCÊ ESQUECEU, LEMBRA SEMPRE DE CONTAR TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS ANTES DE FINALIZAR).”
Não fica com medo de usar “conscientizar” como ação e finalidade e também não fica com medo de fazer uma das duas propostas que escolher pela metade, só uma delas importa que tenha os 5 elementos. A outra proposta a gente só faz mesmo pra dizer pro corretor: não esqueci daquela parte do texto ali, viu?
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
See lessVocê melhorou demaaaaaaaais a tua redação. Cuida bastante os erros de gramática (principalmente no dia porque é onde eles mais amam tirar pontos) e sempre coloca os conectivos intraparágrafos pra ganhar pontinho naquela competência 4. A conclusão, tenta dar uma diminuída, não precisa fazer ela do tamanho de um estádio olímpico porque vai perder muitas linhas e pode ainda ser penalizado por faltar alguma coisa. Seja sempre muito objetivo com o que quer dizer.
Se precisar, hoje eu postei a minha primeira redação na plataforma de acordo com o que eu estudei de novo, dá uma olhadinha. Eu estou tirando notas bem show com aquela estrutura e corrigi a tua de acordo com aquela ali (antes desse mês que fiquei meio parada eu estava com bastante dificuldade em desenvolver a minha argumentação nos dois desenvolvimentos, agora tá show de tri).
Vou deixar aqui embaixo um canal do youtube praticamente desconhecido de um cara que eu indicaria pra todo o Brasil sem sombra de dúvidas, ele é um baita professor e ainda tira alguns dos medos que temos da redação. Sabe aquela vozinha da razão dos professores e studygrams e tudo o mais que falam “Tem que ter repertório na introdução”? Pois é, ele vai te mostrar que isso são mitos puros e te ajudar a fazer uma estrutura mais facilitada e se adaptar a TODOS os temas (eu também tinha um pouco de dificuldade nisso sem pesquisar). Dá uma olhada nas redações que ele fez em live e também lembra sempre: o melhor tema é aquele que a gente não sabe NADA.
https://www.youtube.com/c/ProfFelipePereira/featured
Bons estudos, Jota!!!
A questão do desaparecimento de crianças no Brasil- Enem
Gabikkavmr
Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências do ENEM, ok? INTRODUÇÃO Sua introdução foi muito bem escrita e argumentada, gostei muito da forma como introduziu o seu repertório e o encaixou bem na argumentação. Você colocou uma vírgula após "Lima Barreto" que não deveria estar ali. VoLeia mais
Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências do ENEM, ok?
INTRODUÇÃO
Sua introdução foi muito bem escrita e argumentada, gostei muito da forma como introduziu o seu repertório e o encaixou bem na argumentação.
Você colocou uma vírgula após “Lima Barreto” que não deveria estar ali.
Você também cometeu um erro ao escrever “devido O desaparecimento…” e não “devido AO desaparecimento”.
DESENVOLVIMENTO 1
Seu tópico frasal está muito bom e você inseriu o repertório muito bem, mas cometeu outro erro de gramática. “…Abraham Lincoln sobre política: esta é serva do povo e não o contrário…” quando deveria escrever “…Abraham Lincoln sobre política: ESSA é serva do povo e não o contrário…”
Sua argumentação está muito expositiva, tente utilizar ao menos um período (que não o de fechamento do parágrafo para argumentar apenas com as suas palavras e sem utilização de repertórios ou dados estatísticos.
DESENVOLVIMENTO 2
Seu tópico frasal, novamente, muito bom.
Essa sua argumentação está bem bagunçada e de difícil entendimento, isso pode pecar na pontuação de coesão e coerência. Irei reescrever aqui com algumas anotações (as anotações estarão em CAPS para que consiga observá-las melhor, ok?
“Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, ao invés de promover matérias que elevem os níveis de informações das pessoas sobre essa questão pública de segurança que os brasileiros enfrentam, influencia na consolidação da garantia desse direito (A MÍDIA IRÁ INFLUENCIAR NA CONSOLIDAÇÃO DA GARANTIA DE QUE DIREITO E POR QUE ISSO SERIA ALGO RUIM? VOCÊ ESTÁ QUERENDO DIZER O DIREITO A SEGURANÇA? SE SIM, DEVERIA TER DEIXADO CLARO ISSO ANTERIORMENTE.), em razão do silenciamento midiático de uma situação que persiste atualmente e que precisa ser cessada.
Você culpou a mídia pelo problema mas não argumentou de forma coesa como ela realmente causa esse problema. Você comentou sobre o silenciamento desse assunto e usou ele como sua tese, mas não o explicou ou argumentou em relação a ele. Você criou um parágrafo expositivo e sem argumentação apropriada.
CONCLUSÃO
Iniciou muito bem, apenas com um erro de gramática, você escreveu “Ministérios” em vez de “Ministério”, dando uma ideia de plural. Você realizou uma conclusão boa, estilo ENEM e com todos os critérios necessários. Mas você também perderia muitos pontos por causa dessa conclusão. Você apresentou duas problemáticas (as quais escolheu argumentar): a negligência governamental (1) e o silenciamento do tópico pela mídia (2). Apesar de apresentar e argumentar sobre os dois pontos, você não apresentou uma proposta de intervenção para um deles (2), realizando uma proposta genérica para o tema apresentado, entende?
Busque sempre, quando falar de negligência governamental, usar órgãos específicos (como você usou), mas que visem diminuir essa negligência, mostrando à população e governantes que a negligência governamental piora a situação e impede a realização de uma sociedade ideal, deixe isso bem claro em sua conclusão.
Quando falar sobre o silenciamento das mídias, busque comentar sobre a necessidade do conhecimento dos casos pelas vítimas e formas de modificar isso. Lembre sempre de abordar os tópicos que você argumentou na conclusão. Você pode usar o Estado e a mídia como agentes. Dessa forma, você estará resolvendo os dois problemas.
Por exemplo:
“Logo, é evidente a necessidade de intervenção com relação ao desaparecimento infantil no Brasil, visto que a negligência Estatal e a falta de abordagem ao problema pela mídia corroboram para a continuidade da problemática. Para tanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve, por meio de programas midiáticos, promover campanhas visando a conscientização social, utilizando-se de escolas, universidades e praças municipais para informar a população e seus governantes sobre o assunto. Tais programas devem ter alcance nacional, inclusive pela internet, com transmissões ao vivo, por exemplo, para serem apresentadas as principais questões do tópico, com o objetivo de diminuir o número de casos de crianças que desaparecerão e expor seus direitos como cidadãos. Feito isso, espera-se tornar o país mais próximo do Brasil utópico de Policarpo Quaresma.”
Sempre use a “conscientização social” não como uma ação, mas como uma finalidade. Sempre busque inserir os dois tópicos abordados a fim de fechar a sua argumentação com chave de ouro. Eu retirei a parte de “não confiar em desconhecidos” no exemplo, pois você não abordou isso durante seu texto, o que poderia perder pontos na sua coesão e coerência, além do conhecimento da estrutura do texto dissertativo argumentativo, visto que uma ideia não pode ser inserida na conclusão.
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
See lessVocê está indo muito bem Acredito que deve ter se perdido um pouco e isso é muito normal. Não sei se você realiza um projeto de texto antes de começar a escrever mas, se sim, indico começar a prestar um pouquinho mais de atenção para a linearidade da sua argumentação, visto que seu segundo parágrafo de desenvolvimento está pouco compreensível.
Você conhece bem a estrutura e está indo no caminho correto, aos poucos você vai aprendendo cada vez mais. Continue estudando que eu sei, nesse ritmo, você chegará nos 900+ no final desse ano! Bons estudos!
Trabalho na construção da dignidade humana – ENEM 2010
Gabikkavmr
Olá! Irei corrigir a sua redação de acordo com os critérios ENEM, ok? INTRODUÇÃO Você fez uma introdução interessante e organizada, com a estrutura correta. Gostei muito do último período do seu desenvolvimento. A única coisa que pontuo é: você não especificou que o legado deixado é o da escravidãoLeia mais
Olá! Irei corrigir a sua redação de acordo com os critérios ENEM, ok?
INTRODUÇÃO
Você fez uma introdução interessante e organizada, com a estrutura correta. Gostei muito do último período do seu desenvolvimento. A única coisa que pontuo é: você não especificou que o legado deixado é o da escravidão na introdução, podendo (dependendo do corretor), fazer você perder pontos na COMP 2.
DESENVOLVIMENTO 1
Você comete um erro de gramática, esquecendo da crase na frase “analogamente à obra” e, após a palavra “obra” não é necessária a vírgula. A vírgula antes da palavra “pois”, deveria ser colocada dessa forma: “…escravocrata pois, mesmo…”. Você escreveu “condição similar AO de escravo”, deveria ser “à de escravo”.
Sua argumentação está boa e organizada.
DESENVOLVIMENTO 2
Erro de gramática “às suas famílias”, faltou a crase. Você posicionou mal a vírgula “…qualidade, custam caro e, os chefes…” deveria ser: “… qualidade, curtam caro, e os chefes…”
CONCLUSÃO
A palavra “indubitavelmente” não é indicada para início de parágrafo. Use “Assim” ou “Visto os argumentos supracitados”, etc.
Erro de grafia em “costura”, você escreveu “costuma”.
Você escreveu a palavra “com” duas vezes muito seguidas. Tente utilizar para a finalidade o verbo “visar”.
Sua conclusão está muito boa, solucionando os dois problemas apresentados de forma correta e coesa.
CONCLUSÃO DA REDAÇÃO
See lessVocê está indo muito bem! Sua argumentação está boa e organizada e você utiliza seus repertórios bem. Caso não tenham sido erros de digitação, sugiro que estude um pouquinho sobre a crase e posicionamento de vírgulas, visto que os corretores adoram retirar pontos por causa disso.
Também indico que você escreva a redação no papel, ela parece ser bem comprida. Veja se cabe na folha do ENEM e treine o tamanho da sua letra. Isso pode fazer com que a sua redação muito boa seja estragada por ter que “comer” partes dela, entende?
Bons estudos, Sandy!!
O excesso de tecnologia na infância na era da cibercultura
Gabikkavmr
Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com o modelo ENEM, ok? INTRODUÇÃO Sua introdução está muito bem organizada e muito bem apresentada, a única coisa que eu pontuaria é a repetição da palavra "mecanismos". Você poderia modificar por "objeto", "sistemas", etc. Seu repertório está bem colocado eLeia mais
Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com o modelo ENEM, ok?
INTRODUÇÃO
Sua introdução está muito bem organizada e muito bem apresentada, a única coisa que eu pontuaria é a repetição da palavra “mecanismos”. Você poderia modificar por “objeto”, “sistemas”, etc. Seu repertório está bem colocado e utilizado.
DESENVOLVIMENTO 1 e 2
Você inicia seu parágrafo com uma citação e, na redação modelo ENEM, é imprescindível você iniciar com um tópico frasal. Caso não saiba o que é, irei explicar, ok? O tópico frasal é basicamente uma introdução do seu parágrafo. Por exemplo, você está falando que a população desconhece o funcionamento dos programas que viciam, correto? O seu tópico frasal poderia ser “Nesse contexto, o vício nos aparelhos ocorre pela ignorância dos usuários em relação ao desenvolvimento desses objetos”. Dessa forma, você está introduzindo a sua argumentação e o que irá falar no parágrafo de desenvolvimento. Se você notar e pesquisar, as redações nota mil do ENEM utilizam o tópico frasal nos dos parágrafos de desenvolvimento.
Seu repertório está muito bem colocado, ok? Gostei muito da forma como o contextualizou. Mas um outro problema do seu desenvolvimento é que: na introdução, você citou as duas problemáticas que pretende abordar: a falta de consciência (1) e a falta de restrições para crianças no uso de eletrônicos (2). A estrutura do texto ENEM exige que você desenvolva um desses problemas no primeiro parágrafo de desenvolvimento e o outro no segundo parágrafo de desenvolvimento.
Nesse caso, você continuou argumentando sobre os mesmos dois assuntos no terceiro parágrafo da redação. Lembre: um parágrafo inicia, desenvolve e termina (fecha) uma ideia, sendo necessário usar uma outra ideia no próximo parágrafo.
Se você for estudar uma redação nota mil do ENEM, verá que sempre as argumentações são desenvolvidas dessa maneira, visto que a estrutura do texto exige isso.
CONCLUSÃO
Você iniciou a sua conclusão com o que eu chamo de “período de conclusão do desenvolvimento”, ou seja, esse período: “Portanto, medidas devem ser tomadas para combater o excesso de tecnologia na infância.” você deveria ter colocado no final do parágrafo de desenvolvimento que aborda a tecnologia da infância, entende? Ao final da correção irei tentar elaborar melhor pra você.
A utilização do “Nesse viés” não é muito adequada para um elemento coesivo conclusivo interparágrafo, tente utilizar “Assim”, “De acordo com os fatos supracitados”.
Você cometeu um erro de gramática. O certo seria “…visem, respectivamente, informar a população”.
Sua conclusão está bem organizada e bem desenvolvida, de acordo com o que é pedido pelo ENEM.
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
Você está indo muito bem, sua introdução e conclusão estão praticamente perfeitas. O único problema, por enquanto, é o seu desenvolvimento. Acredite, eu demorei pra compreender a estrutura do desenvolvimento também, é a mais chatinha. Busque estudar as redações nota mil dos anos anteriores e se espelhar nelas. Busque uma (pois todas possuem as estruturas em si um pouco diferentes) que se assemelhe ao modo que você escreve e busque fazer algo parecido. Você pode realizar um modelo de redação seu para uso, visto que o corretor irá corrigir apenas uma vez a sua redação, então não tenha medo de repetir palavras ou repertórios de uma redação que já escreveu. Eu vou inserir aqui embaixo o esquema básico da estrutura de uma redação para você receber um norte, principalmente no desenvolvimento. Continue estudando, você vai longe! Bons estudos!
ESTRUTURA TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO:
INTRODUÇÃO
Período introdutório (é interessante que seja uma contextualização, como um repertório);
Período para “juntar” (justificar a escolha do repertório, fazer um paralelo com o tema e abordar sua tese e o que você vai argumentar);
Período de conclusão da introdução (não é essencial);
DESENVOLVIMENTOS
Elemento coesivo (pode ser “nessa perspectiva”, buscando ligar o parágrafo anterior a esse);
Tópico frasal (frase que resume o seu posicionamento);
Argumentação (se possível inserir repertórios);
– Repertório ligado ao tema;
– Dois períodos explicando o repertório e argumentando sobre, enlaçando ele ao tema a à argumentação, apresentando um pensamento linear e, se possível, causal (com causas e consequências);
Período de conclusão (fechar sua argumentação);
CONCLUSÃO
See lessElemento coesivo (pode ser “Assim” “Sob esse viés”, etc);
Caso seja estrutura do ENEM, busque estudar sobre a estruturação da conclusão, que exige: AGENTE, AÇÃO, MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. Caso não seja modelo ENEM, busque se informar da estrutura necessária para a sua conclusão.
Direito civis dos homossexuais (nota pfvr)
Gabikkavmr
Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com os critérios da redação ENEM, ok? INTRODUÇÃO Você iniciou sua introdução de forma muito ruim. Primeiramente, caso queira colocar um repertório na introdução, sempre busque aqueles que não são dados estatísticos. Os dados estatísticos são utilizados para eLeia mais
Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com os critérios da redação ENEM, ok?
INTRODUÇÃO
Você iniciou sua introdução de forma muito ruim. Primeiramente, caso queira colocar um repertório na introdução, sempre busque aqueles que não são dados estatísticos. Os dados estatísticos são utilizados para embasar a sua argumentação, ou seja, dar mais credibilidade a ela. Lembre que a argumentação em si é realizada nos parágrafos de desenvolvimento, não introdução. Esse tipo de organização textual penaliza a sua redação na COMP 2 e COMP 3.
No último período da introdução também é possível observar um erro de concordância e uma vírgula mal posicionada, dois pontos que fariam você perder pontuação na COMP 1.
Lembre-se: a estrutura da introdução com um repertório é:
REPERTÓRIO, CONTEXTUALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA FUTURA ARGUMENTAÇÃO.
Também não esqueça que filmes, séries, etc também são repertórios ótimos! Você poderia utilizar um filme brasileiro “Hoje eu não quero voltar sozinho” que retrata um casal homossexual em período de escola onde sofrem preconceitos. O seu repertório não precisa ser mais “científico”, o conhecimento é multilateral. Além disso, a maioria das redações nota mil possuem um filme, série ou música como repertório!
DESENVOLVIMENTO 1
Você iniciou muito bem, com um ótimo tópico frasal. Apesar disso, cometeu, novamente, um mal posicionamento de vírgula, que perderia pontos na COMP 1.
Além disso, sua argumentação não está linear e não possui uma coesão necessária para pontuação máxima, o que faria você perder pontos na COMP 2.
DESENVOLVIMENTO 2
Você não colocou um elemento coesivo no início de parágrafo (EXEMPLOS: SOB ESSE VIÉS, NESSA PERSPECTIVA, ETC), o que retira pontos na COMP 4. A constituição é um ótimo repertório, mas você não argumentou nada sobre o tema, não abordando ele em nenhum momento durante o seu desenvolvimento. Você perderia muitos pontos nesse parágrafo, nas competências 2, 3 e 4.
CONCLUSÃO
A sua conclusão está de acordo com o esperado para uma conclusão estilo ENEM, mas ela não se encaixa completamente com a sua argumentação. Se você perceber, parece uma conclusão coringa, que você apenas modificou algumas palavras, entende? Sempre busque fazer uma conclusão específica de cada tema, assim o corretor perceberá que você compreendeu o tema completamente. Isso poderia retirar pontuação da COMP 5 porque não está “na cara” que está relacionada ao seu desenvolvimento.
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
Você começou muito bem a sua redação nos dois primeiros parágrafos apesar dos erros. É normal esses erros, não se preocupe. O problema foi nos dois últimos parágrafos. Você parece que recortou parágrafos de outras redações de outros assuntos e os adaptou para a sua redação.
Não tenha medo de usar repertórios variados, use obras de pensadores, livros, filmes, séries, a constituição, use tudo ao seu favor para a sua argumentação. Não pense que um repertório mais “diário” como um desenho venha a fazer você perder pontos.
A conselho que você pesquise melhor a estrutura do texto (principalmente dos desenvolvimentos) e estude redações nota 1000, pois irá conseguir compreender tudo que falei aqui. Você está no caminho certo.
PONTUAÇÃO
COMP 1 – 120
COMP 2 – 80
COMP 3 – 120
COMP 4 – 120
COMP 5 – 160
Eu irei deixar aqui um esquema de estrutura da redação do ENEM, pode lhe ajudar caso precise de um norte para começar a estudar, ok?
ESTRUTURA TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO:
INTRODUÇÃO
Período introdutório (é interessante que seja uma contextualização, como um repertório);
Período para “juntar” (justificar a escolha do repertório, fazer um paralelo com o tema e abordar sua tese e o que você vai argumentar);
Período de conclusão da introdução (não é essencial);
DESENVOLVIMENTOS
Elemento coesivo (pode ser “nessa perspectiva”, buscando ligar o parágrafo anterior a esse);
Tópico frasal (frase que resume o seu posicionamento);
Argumentação (se possivel inserir repertórios);
Período de conclusão (fechar sua argumentação);
CONCLUSÃO
See lessElemento coesivo (pode ser “Assim” “Sob esse viés”, etc);
Caso seja estrutura do ENEM, busque estudar sobre a estruturação da conclusão, que exige: AGENTE, AÇÃO, MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. Caso não seja modelo ENEM, busque se informar da estrutura necessária para a sua conclusão.
PROBLEMAS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL ENEM
Gabikkavmr
Olá, irei corrigir sua redação de acordo com as competências ENEM, ok? INTRODUÇÃO Não é muito interessante começar a sua introdução com dados estatísticos ou pesquisas, visto que são utilizados para o desenvolvimento. Nessa parte do texto, eles não são bem aproveitados e você pode perder pontos na CLeia mais
Olá, irei corrigir sua redação de acordo com as competências ENEM, ok?
INTRODUÇÃO
Não é muito interessante começar a sua introdução com dados estatísticos ou pesquisas, visto que são utilizados para o desenvolvimento. Nessa parte do texto, eles não são bem aproveitados e você pode perder pontos na COMP 3.
É muito mais interessante você utilizar um repertório menos objetivo (por menos objetivo, digo sem números), como um filme, uma série, um livro ou obra, um pensador ou até mesmo um período histórico para realizar um paralelo com a realidade atual.
Suas conclusões também não estão bem expostas da forma como o texto do ENEM pede, além de apresentar alguns erros de gramática (concordância verbal), o que tiraria pontuação em sua COMP 2 e 1, respectivamente.
Você inseriu os dois tópicos que irá abordar no desenvolvimento 1 e 2, como previsto na estrutura do texto dissertativo argumentativo estilo ENEM, isso está muito correto. Apesar disso, você inseriu os dois tópicos como um só, como se fossem consequências um do outro, o que realmente não está errado, mas pode confundir um pouco seu corretor.
DESENVOLVIMENTO 1
Seu tópico frasal está ótimo. Após ele, você deve colocar um elemento coesivo (COMP 4).
Sua argumentação está fraca e seu texto está voltado ao estilo expositivo, fugindo do texto argumentativo pedido pelo ENEM, o que desqualifica um pouco a sua COMP 2. Você também não realizou um período de fechamento do seu parágrafo. Lembre que o tópico frasal é como uma introdução ao seu parágrafo de desenvolvimento e o que irá tratar nele. Você também deve realizar um período de conclusão em seu parágrafo, resumindo e concluindo a sua argumentação.
DESENVOLVIMENTO 2
Novamente, seu tópico frasal está muito bom, mas sua argumentação está insuficiente, não utilizando seu repertório (Constituição) para basear a sua argumentação de forma coerente. Lembre-se: um bom repertório é aquele que pode ser inserido para auxiliar na sua argumentação.
CONCLUSÃO
Você deve especificar a situação apresentada, nem que seja com poucas palavras quando introduz o que já argumentou anteriormente na redação.
Sua conclusão possui todos os aspectos necessários e os cinco tópicos pedidos pelo ENEM, está muito bem organizada e apresentada.
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
See lessVocê está no caminho certo, apenas está utilizando alguns repertórios errados e sua argumentação não está muito argumentativa, por assim dizer. Está voltada para a exposição, o que pode render uma perda de pontos grande.
Tente pesquisar e estudar redações nota 1000 anteriores no ENEM e observar o modo como eles realizam a argumentação e utilização de repertórios. Bons estudos!
Combate a violência contra o idoso
Gabikkavmr
Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas no ENEM! INTRODUÇÃO Você introduziu sua redação de uma forma "muito brusca", como modo de falar. Irei dar uma sugestão, olhe: "A Constituição de 1988 assegura legalmente o direito ao bem estar para todos. Apesar disso, é notório nLeia mais
Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas no ENEM!
INTRODUÇÃO
Você introduziu sua redação de uma forma “muito brusca”, como modo de falar. Irei dar uma sugestão, olhe:
“A Constituição de 1988 assegura legalmente o direito ao bem estar para todos. Apesar disso, é notório na sociedade brasileira que o combate à violência contra o idoso é uma problemática. Isso acontece não só pelo descaso familiar, mas também pela ineficiência do Estado.”
Fica uma introdução pequena e não tão desenvolvida, mas possui os elementos necessários.
DESENVOLVIMENTO 1
Você escreveu o seu tópico frasal (um período pequeno no início do parágrafo que resume o que irá argumentar e qual a sua posição) mas não o isolou. Por exemplo “Sob esse viés, muitos idosos são vistos pela própria família como um meio de renda e não como um individuo que precisa de cuidado.” Você deve terminar o período após o seu tópico frasal e iniciar uma argumentação: “Nessa perspectiva,…” e continue argumentando a favor do seu posicionamento no tópico frasal.
Você escreveu seu repertório (dados estatísticos) mas não utilizou ele para embasar sua argumentação. Lembre que um repertório só é usado se for para auxiliar o seu desenvolvimento para que você defenda seu ponto de vista.
Além disso, a estrutura do texto pede uma conclusão de parágrafo breve, de uma ou duas linhas, revendo o que você argumentou.
DESENVOLVIMENTO 2
Temos os mesmos problemas do desenvolvimento 1
CONCLUSÃO
Você não colocou todos os tópicos necessários para uma conclusão de um texto ENEM (faltou o MEIO).
Irei pontuar um pouco sua conclusão para você observar, ok?
“Portanto, cabe ao Governo Federal (AGENTE) criar propagandas (AÇÃO) em conjunto com os meios midiáticos (AGENTE), incentivando e informando como a população deve fazer denúncias quando presenciar qualquer tipo de abuso contra idosos (DETALHAMENTO). Além disso, o Governo (AGENTE) deve agir criando uma lei (AÇÃO) apara o aumento da aposentadoria, com o intuito (OBJETIVO, FINALIDADE) de melhorar a vida das pessoas idosas que ainda precisam trabalhar.
Além disso, lembre-se: criar leis não é uma boa proposta de intervenção. Sempre busque projetos e tente não colocar o governo como agente, busque sempre especificar. Por exemplo: use o Ministério da Educação, do trabalho, cultura, etc.
Nesse caso, você poderia utilizar o Ministério da Saúde para solucionar seus problemas com o custo dos remédios, por exemplo.
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
See lessVocê está no caminho correto, mas ainda há tempo! Busque estudar redações nota mil e compreender toda a estrutura necessária. Você consegue chegar lá! Bons estudos!
Consequências do conflito premeditado como estratégia política no Brasil.
Gabikkavmr
Olá! Como pedido, irei corrigir de acordo com as competências ENEM. Normalmente as pessoas pedem uma nota específica. Irei dá-la no final, mas não leve totalmente em consideração, não sou professora. Acredito que seja mais interessante focar nas dicas, ok? INTRODUÇÃO Erro de gramática (COMP 1): "devLeia mais
Olá! Como pedido, irei corrigir de acordo com as competências ENEM. Normalmente as pessoas pedem uma nota específica. Irei dá-la no final, mas não leve totalmente em consideração, não sou professora. Acredito que seja mais interessante focar nas dicas, ok?
INTRODUÇÃO
Erro de gramática (COMP 1): “devido ÀS suas ideologias”;
Você não abordou o que irá desenvolver em um dos parágrafos seguintes (especificamente o segundo), o que pode afetar a COMP 2. Lembre de abordar os dois assuntos que irá falar.
DESENVOLVIMENTO 1
“No período da Grécia Antiga, os cidadãos discutiam sobre proposta de lei no Boulé(Conselho de Lei), e a que chamava atenção das autoridades era decretada oficialmente.” Destaquei esse período para que leia novamente como se fosse um leitor externo e tente compreender. Está um pouco confuso, isso afeta a sua coesão textual (COMP 4). Poderia escrever desse modo:
“No período da Grécia Antiga, os cidadãos debatiam sobre propostas para leis no conselho chamado Boulé e, caso tais propostas fossem interessantes e edificantes para a sociedade, eram decretadas oficialmente.”
Você também repetiu a palavra “discussão” muitas vezes e sua argumentação está muito escassa, sendo um parágrafo bem expositivo. Leia ele novamente e tente entender onde está o seu posicionamento frente ao problema.
Apesar disso, você concluiu seu parágrafo bem, resumindo sua argumentação, apesar de ter sido escassa.
DESENVOLVIMENTO 2
Ao abordar o seu repertório você utiliza algumas vírgulas errado, tirando pontos de sua COMP 1. Irei escrever o correto para você ver:
“Na história em quadrinhos “Injustice”, o herói Superman acredita que, para conseguir a paz mundial, deve matar todos os criminosos sem permitir a intervenção de outros heróis.”
Logo após isso, você escreve “Paralelamente, na atualidade” você fez um repertório não histórico mas de uma obra, uma história em quadrinhos. É necessário então usar “na realidade” e não “na atualidade”. Isso retira pontos de sua COMP 4
Sua argumentação deve deixar clara que existem leis contra os crimes virtuais mas, apesar disso, eles continuam ocorrendo. Você está sendo muito expositivo, entende?
CONCLUSÃO
Você deve retomar a sua tese antes do parágrafo de conclusão. Apesar de não estar presente na maioria dos textos nota 1000 do ENEM, é um recurso necessário para o texto dissertativo argumentativo em sua estrutura.
Além disso, sua FINALIDADE está após a conclusão de sua proposta de intervenção, não havendo coesão entre ela e o resto da proposta. Ela está “solta” no texto. Apesar disso, você colocou todos os cinco tópicos necessários.
NOTAS
COMP 1 – 160
COMP 2 – 120
COMP 3 – 160
COMP 4 – 120
COMP 5 – 120
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
See lessVocê está indo muito bem, mas cuide sempre da coesão e do sentido da sua redação. Lembre que seu corretor deve conhecer seu ponto de vista apenas pela leitura, motivo pelo qual sua escrita deve ser muito clara sempre. Dê uma olhadinha nas redações nota 1000, tenho certeza que seguindo elas você vai ir mais longe ainda! Bons estudos!
Assédio moral no trabalho
Gabikkavmr
Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com as normas ENEM, ok? INTRODUÇÃO Seu primeiro período (onde traz seu repertório) está muito mal organizado se formos observar a coesão textual. Isso retira pontos da COMP 4. Na novela “Cheias de charme”, ONDE É RETRATADA a história de Cida, Penha e Rosário,Leia mais
Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com as normas ENEM, ok?
INTRODUÇÃO
Seu primeiro período (onde traz seu repertório) está muito mal organizado se formos observar a coesão textual. Isso retira pontos da COMP 4.
Na novela “Cheias de charme”, ONDE É RETRATADA a história de Cida, Penha e Rosário, EMPREGADAS DOMÉSTICAS QUE, APESAR DE SOBRECARREGADAS, SÃO CONSTANTEMENTE CRITICADAS E COAGIDAS POR SUA EMPREGADORA.
Foque apenas em apresentar o que irá defender na introdução, você está inserindo dados do desenvolvimento e argumentação. Após inserir o repertório, você deve usar um elemento coesivo intraparágrafo (por exemplo DESSA FORMA) para fazer o paralelo com a realidade.
DESENVOLVIMENTO 1
Erros de grafia: “muita das vezes optando por ficar calado” COMP 1
DESENVOLVIMENTO 2
Sua argumentação está escassa, afetando sua COMP 2
CONCLUSÃO
Você iniciou sua conclusão muito bem, retomando a tese abordada perfeitamente.
Sua ação não se sustenta pois leis trabalhistas já existem. É necessário pensar em algo diferente, como projetos, programas, etc.
Você não colocou o “meio” na conclusão. Isso afeta demais a COMP 5, visto que um dos cinco elementos necessários está faltando.
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO: Você está no caminho certo. Tome cuidado com a coesão e distribuição dos períodos nos parágrafos. Após escrever, leia com cuidado cada parágrafo e pense que você é um leitor que não sabe quem escreveu o texto. Assim, conseguirá ter uma noção dos seus erros e solucionar possíveis problemas na compreensão do seu texto. Bons estudos!
See less