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A relevância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro.
Fryda
OLÁ ANA! Adorei a forma como escreveu!!! Irei pontuar e falar mais sobre o que achei de acordo com as competências, para que assim vc saiba onde necessita melhorar, vamos lá :) Competência 1 ======== 200 "intrinsicamente", o correto seria 'intrinsecamente' direcionar capital* , regência. Grámatica iLeia mais
OLÁ ANA!
Adorei a forma como escreveu!!! Irei pontuar e falar mais sobre o que achei de acordo com as competências, para que assim vc saiba onde necessita melhorar, vamos lá :)
Competência 1 ======== 200
“intrinsicamente”, o correto seria ‘intrinsecamente’
direcionar capital* , regência.
Grámatica impecável, apesar dos erros. Eles não são suficientes para tirar ponto na competência.
Competência 2 ======== 160
Vc fez a abordagem completa do tema, apresentou repertórios legitimados e petinentes. No entanto, não consegui enxergar no texto uma ligação entre os repertório que vc utilizou e a sua argumentação. Veja:
“Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, ao se observar a infância saudável de uma criança no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática(…)” Pq ele não é constatado na prática ? O que a sociedade NÃO faz ? Pq ela não se moblliza com o problema do outro, que no caso é ” uma infância saudável para as crianças brasileiras ? Não vejos essas respostas ao longo do texto, o que acaba prejudicando tbm na C3, uma vez que vc deixa a cargo do corretor fazer essas relações.
“Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a falta de acesso a educação rompe essa harmonia(…)” Onde entra a política ? Como ela está relacionada com a falta de acessoa à educação ? E pq a falta de educação rompe com esssa harmonia ? O que e/ou quem fica prejudicado? Quais as consequências disso e como isso afeta na infância saudavél das crianças ?
Competência 3 ======== 120
Ao colocar a citação de Freire no final do seu parágrafo, vc não a desenvolveu, o que afeta sua argumentação ao não selecionar e relacionar corretamente suas ideias à do pensador. Recomendo que no último período do desenvolvimento vc conclua sua argumentação, dexando claro seu posicionamento crítico acerca da situação, ou seja, sua indignação com a problemática.
falta de acesso à educação—-essa e sua tese.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema—— essa a forma como retomou ela. Percebe como ficou muito superficial e abrangente a forma como fez a retomada. Vc diz que a edução é uma causa para a problemática e retoma ela com a Constituição. Não está errado, contudo, não retoma de forma fiel sua tese. VC poderia ter ao menos usado o artigo 205 que se refere à educação, assim vc deixaria claro a relação da Contituição e a educação.
Alguns pontos que levantei na C2 quanto a argumentação/ relação de suas ideias e o repertório tbm entram aqui.
Competência 4 ======== 200
Ótimo uso dos elementos coesivos, parabéns!!
Competência 5 ======== 200
A sua proposta de intervenção está completa. Entretanto, não nego que tive um poquinho de dificuldade para separar cada elemento. Recomendo que deixe mais claro
( por meio de conectivos, tais como: a fim de, com a finalidade, com o intuito- para a finalidade) a introdução de cada elemento, assim não tem como o corretor ter dúvidas quanto à presença deles no texto.
E tente detalhar melhor sua proposta, ficou bem superficial.
Tirando esse pontos a sua redação ficou perfeita, continue assim.
Vc tem erros pontuais que trabalhados corretamente podem ser corrigidos muito rápido
Bons estudos ;)
See lessOs principais obstáculos para o combate ao tráfico de pessoas no Brasil (Por favor corrigir e dar a nota de cada competência)
Fryda
OLÁ Vicente, tudo bem? Achei o tema ótimo, muito importante de se pensar, entretanto, um pouco complicado, também, é necessário um bom embasamento crítico. Infelizmente, o seu texto não atende aos moldes exigidos pelos ENEM (dissertativo-argumentativo), o seu texta está muito expositivo, vc cita muiLeia mais
OLÁ Vicente, tudo bem?
Achei o tema ótimo, muito importante de se pensar, entretanto, um pouco complicado, também, é necessário um bom embasamento crítico. Infelizmente, o seu texto não atende aos moldes exigidos pelos ENEM (dissertativo-argumentativo), o seu texta está muito expositivo, vc cita muitas informações, muitos dados, mas não defende um ponto de vista claro acerca do assunto, vc não critica, não aponta as falhas do governo perante a situação e trata do assunto de forma mais global( lembre-se o ENEM cobra problemas a serem resolvidas e melhorados dentro do país, na nossa nação e não internacionalmente)
Algumas indicações para melhoria:
INTRODUÇÃO
“Apesar de ser um tema que já hoje em dia não se comenta muito”== coloquialidade. O ENEM exige que o texto seja escrito na norma-padrão, evite termos e expressões que se relembram a forma falada da língua.
“o trafico de pessoas no Brasil é algo ainda recorrente e medidas precisam ser tomadas” == Vc inicia seu paragárfo de introdução com uma frase que remete a conclusão/fechamento do texto.Na introdução não é hora de vc apresentar soluções é o momento de vc apresentar o problema, associar ele à realidade brasileira e por fim defender argumentos que o leva a pensar “o pq do problemas ter chegado a tal ponto”.
“, as vítimas, na maioria das vezes são crianças, ” O CORRETO SERIA = , as vítimas, na maioria das vezes, são crianças, ….”
O correto é ” da COVID- 19″, pois estamos nos referindo a doença, que é uma palavra feminina.
às vezes*
Não recomendo o uso de reticências na redação. A redação é o local para vc escrever de forma clara e concisa sobre o assunto, quando vc coloca esse recurso vc deixa a crago do corretor imaginar o que vc queria colocar ali, o que vc pensou, o que acaba afetando coerência da C3.
VC não apresenta de forma clara o tema e, também, não apresenta as teses a serem defendidas nos desenvolvimentos( isso desconta ponto da C3, pois, demonstra a falta de um projeto de texto. Tente fazer a introdução da seguinte forma: apresente uma repertório, relacione ele com o tema, seja de forma análoga ou contrária, e por fim apresente as teses que seram defendidas.
Em outro viés* inadequação ao usar esse conectivo.
O seu repertório é pertinete ao tema.Contudo, vc não consegue relacioná-lo com o tema abordado.
DESENVOLVIMENTO 1
Vc cita muitos dados, mas não foca em um somente para embasar sua argumentação, falta conectivos, organização no parágrafo e há bastante erros de gramática, principalmente, concordância verbal e nominal. VC não apresenta marca de autoria e não faz uso produtivos dos seus repertórios e tbm não deixou clara a tese que seria defendida. Estruture seu paragráfo da seguinte forma: tópico frasal, repertório para embasamento, argumentação e fechamento. Dessa forma, seu texto fica mais organizado e fácil de entender.
DESENVOLVIMENTO 2
nosso pais,*** NÃO escreva em primeira pessoal, oteto dissertativo-argumentativo exige a impessoalidade, tome cuidado com isso. E cuidado com a coloquialidade também.
“Como algumas crianças ficam em casa sozinhas, a facilidade em sequestra-las fica mais fácil” isso ocorre realmente ? quem sequestra essas crianças ? como isso é feito? existe uma organzação ? quais crianças são sequestradas ? de qual classe social ?
“trazendo efeitos socioeconômicos” , quais efeitos são esse ? o que impede os pais de ficarem com os filhos ? pq a situação se agravou com a COVID -19 ? o que mudou ?
De que serviu seu repertório nesse desenvolvimento, não o vi relacionado a nenhum argumento. O repertório não é colocado na redação para encher linha e pontuar na C2 ele tem um proposito: embasar sua argumentação, dar peso/ veracidade àquilo que vc esta dizendo. Pense bem em qual repertório colocar e o use de forma produtiva.
esse paragráfo contém tbm erros de gramática ( recomendo que dê uma revisada no seu antes de passá-lo a limpo.
CONCLUSÃO
“Sabemos que por mais que tentemos lutar contra o tráfico humano” ATENTE-SE à coloquialidade. A proposta de intervenção é composta por 5 elementos, sendo eles: ação, agente, meio/ modo, finalidade e detalhamento da ação. Vc apresentou apenas 2 a ação e o agente. Não se esqueça que Governo é sempre com letra maiúscula.
Espero muito que o que escrevi contribua para seu desenvolvimento na escrita.Não irei pontuar, pois vc ainda não tema a base da redação, mas julgo que ficaria entre 450-550.
Boa sorte nos estudos, continue praticando, quato mais cedo corrigir seus erros mais rápido irá evoluir.
Bjos! Se precisar estou à disposição ;)
See lessNa sociedade brasileira, os mais velhos têm sido considerados pessoas sábias?
Fryda
Olá Gustavo, tudo bem ? Gostei bastante da sua redação, sério. No entanto, acho que vc interpretou mal o tema (não posso diser ao certo, pq isso vai depender do direcionamento dos texto motivadores), mas acredito que vc deveria ter argumentado sobre o pq dos idosos, hoje, não serem considerados maisLeia mais
Olá Gustavo, tudo bem ?
Gostei bastante da sua redação, sério. No entanto, acho que vc interpretou mal o tema (não posso diser ao certo, pq isso vai depender do direcionamento dos texto motivadores), mas acredito que vc deveria ter argumentado sobre o pq dos idosos, hoje, não serem considerados mais tão sábios quanto tempos atrás ( assim vc problematiza o tema, que é a proposta do Enem)
Vou dar meu posicionamento acerca das competências, espero ajudar ;)
C1- 120
1) não é possível*
2) demais*
3) “carregar, visto que, ” deve estar entre vírgulas, uma vez que vc está dando continuidade ao seu pensamento, sem mudar de direção(TRUNCAMENTO DO PERÍODO).
4) não se têm* , as palavras de sentido negativo devem ser seguidas de próclise.
5) Ministério da Educação, lembre-se sempre de colocar letra maiúscula.
6) o que* , acredito que tenha sido erro de digitação.
7) Por tanto – ? Não seria portanto*
8) “aprender, principalmente, com” principalmente deve vir entre vírgulas.
9) Não há vírgula depois de história(fim da introdução) quebra de raciocínio.
10) O trecho da canção*, pede o uso de uma artigo determinado, uma vez que se trata de um trecho em específico.
11) “desde a antiguidade” deve vir entre vírgulas.
12) mentalização da população a*, não há crase.
13) ,em companhia do Ministério da Cultura, – deve vir entre vírgulas, pois se trata de uma adição no meio da frase.
14) é altamente necessária *
15) “para o bom desenvolvimento da sociedade”*
C2- 160
Abordagem superficial do tema( como eu disse, posso estra errada, mas ao meu ver vc deu uma fugida em uma das suas teses)
Bom uso dos repertórios, só recomendo que vc coloque eles no segundo período do parágrafo, pois assim vc consegue argumentar mais usando ele como base.
C3- 160
“não existe algo que ele não saiba de mais, refutando o pensamento de muitos idosos que por terem vivido muito, não têm-se mais o que aprender.” Acho que o ideal seria ” não existe algo que ele saiba demais” demonstrando, pois, que ele ainda tem muito a aprender. A maneira como vc organzou sua frase prejudicou o entendimento, pois da a entender que ele sabe tudo, o que contradiz o que vc disse logo após. Tome cuidado com a aorganização das suas frases.
“campanhas publicitárias nas redes sociais e na programação da televisão aberta”, acredito que faltou uma palavra nessa frase ou pode ter sido erro de digitação, mas recomendo acrescentar a palvra CRIE antes de “campanhas” ,essa falha prejudicou o entendimento da sua proposta.
C4- 200
Bom uso dos recursos linguísticos para a construção do seu texto. Parabéns!
C5- 160
Faltou apresentar a finalidade de forma clara e mais elaborada.
Ah , e uma dica. Tente finalizar seu texto retomando o repertório da introdução, assim seu teto fica mais cíclico.
Continue assim, vc escreve muito bem !! Se precisar de ajuda, estou por aqui!!
See lessBeijos e bons estudos !!
A juventude no mercado de trabalho ( SE PUDEREM PONTUAR EU AGRADEÇO )
Fryda
OLÁ, Islania. Irei fazer a correção de acordo com as competências do Enem, espero ajudar ;) C1- 120 Erros de grafia: "trás" o correto seria "Traz" - forma conjugada do verbo trazer, uma vez que vc está se referindo a algo que é tlevado para a sociedade, no caso, prejuízos. (...)maneira estar em bemLeia mais
OLÁ, Islania.
Irei fazer a correção de acordo com as competências do Enem, espero ajudar ;)
C1- 120
Erros de grafia:
“trás” o correto seria “Traz” – forma conjugada do verbo trazer, uma vez que vc está se referindo a algo que é tlevado para a sociedade, no caso, prejuízos.
(…)maneira estar em bem estar físico(…) bem-estar é seperado por hífen
Erro de concordância de gênero: “Dentro dessa contexto” == o correto é desse.
ministério da educação, estado == nome de ministérios e o uso da palavra estado quando esta remete ao Governo Federal deve ser escrita com letra maiúscula.
Cuidado com o uso do advérbio onde, ele é usado para remeter-se a um lugar
Fundação Getúlio Vargas ( FGV ) não há necessidade de escrever a sigla se vc não irá citar ela novamente.
Cuidado com a repetição de palavras: jovens, trabalho, preparo-despreparo. Procure fazer uso de sinônimos para dar maior fluidez ao seu texto.
C2- 160
Vc entendeu a proposta da redação e trouxe repertórios legitimados e pertinentes, entretanto não fez uso produtivo deles. Deveria ter relacionado melhor seu repertório com a sua teses, em “(…) segundo Max Weber , ” O trabalho dignifica o homem “ “(…)” o pq ? A sociedade coloca para que os jovens assim que terminam o ensino médio arrumem um emprego para “ser alguém na vida” ? VC poderia ter feito paralelos para incorporar o repertório à sua argumentação.
C3- 120
(…) Isso somente vem a reforçar, o quão desigual o âmbito profissional se apresenta para a população jovem brasileira(…). Vc não cita exemplos, o que comprova que é desigual? Pq é desigual? qual a relação da sua argumentação com o seu repertório?
(…) podemos destacar que parte desse desemprego é recorrente da falta de preparo e estrutura por parte dos nossos governantes,(…). Quais fatores da falta de preparo e estrutura por parte dos governantes influenciam para a perpetuação do problema? Tente sempre, explicar e explicar a relação dos seus argumentos com o tema e como isso influência no caso. Ajuda bastante. Não deve deixar a cargo do corretor decifrar aquilo que vc pensou e não conseguiu escrever de forma eficaz.
C4- 200
Fez bom uso dos operadores argumentativos, só sugiro que vc substitua “através” por um conectivo: por intermédio, por meio de, mediante. Procure o significado da palavra através e verá que não é a escolha adequada.
C5-160
VC apresentou 3 propostas de intervenção e a mais completa apresenta 4 dos 5 elementos, faltou vc detalhar a proposta. Concentre sua atenção em apenas 2 e utilize as linhas para fazer a proposta completa.
Eu, particularmente, gostei bastante da sua redação, continue praticando, vc vai longe.
See lessBeijos, Boa sorte!!
Os desafios para inserção do jovem no mercado de trabalho
Fryda
OLÁ, Luiza!! Sua redação atende ao gênero dissertativo-argumentativo, entretanto faltou vc desenvolver mais seus argumentos e também, acresecntar mais um parágraf. Vou fazer a correção com as notas, assim vc tem uma visão geral sobre as competências que precisa melhorar. C1- 120 "mas como no mundo iLeia mais
OLÁ, Luiza!!
Sua redação atende ao gênero dissertativo-argumentativo, entretanto faltou vc desenvolver mais seus argumentos e também, acresecntar mais um parágraf. Vou fazer a correção com as notas, assim vc tem uma visão geral sobre as competências que precisa melhorar.
C1- 120
“mas como no mundo inteiro à taxa de jovens” == não é exigido o uso da preposição a, logo, não há crase.
“posteriormente está empregado” == para melhor concordância o ideal seria SERÃO no lugar de está. E empregado(s) viria no plural, para concordar em número com serão.
“novas vagas e sobretudo investir” ==== e, sobretudo, investir – uso da vírgula.
“global do covid 19” === o correto é da covid-19, pois estamos tratando de uma palavra feminina, no caso, uma doença .
Reveja a estruturação das suas orações, mudando algumas palavras de lugar sua escrita fica bem mais rica e compreensível.
C2- Avalia o tipo textual, abordagem completa do tema e o repertórios- 80
Então, vc cita dados( que parecem terem sido tirados de algum lugar), mas não diz de onde, vc não coloca as fontes.
“taxa de jovens desempregados é muito alta” == fonte e também deveria ter citado a taxa.
“Há muitas corporações que fazem propagandas enganosas, oferecendo cursos no lugar da vaga de emprego” ===== Como soube disso, viu em algum jornal, leu? É muito importante citar a fonte de onde vc tira os seus repertórios.
E receio dizer que vc vc não abordou o tema de forma completa( eu não sou nenhuma especialista, é só uma opinião). O tema é o desafio p/ a inserção dos jovens no mercado de trabalho, contudo vc cita a taxa de desemprego, que as empresas estão falindo, mas não diz o pq de não estarem contratanto( em tempos normais) pode ser a saturação do mercado de trabalho, a alta especialização, o fato de sempre exigirem experiência, mas nunca darem a oportunidade para esta ser adquirida, existem inúmeros fatores.
* Tente refazer essa redação, vai ajudar bastante !
C3- avalia a capacidade de selecionar. relacionar, organizar e interpretar as informações em defesa de um ponto de vista
“sendo ainda maior para aqueles que moram em periferias. Além da distância entre sua moradia e o local de trabalho, sofrem grande preconceito, diminuindo assim suas chances e oportunidades de ter um emprego” ==== deveria ter argumentado sobre como a distância afeta a vida do jovem, o dinheiro a mais que é gasto. Sobre a questão do preconceito, deverioa ter citado mais, explicado mais, qual a relação do preconceito e as dificuldades para esses jovens ingressarem no mercado de trabalho? Tem uma relação com a questão educacional ? Com a desigualdade social? Existem vários paralelos que podem ser tratados.
Os parágrafos de desenvolvimento tendem a seguir uma microestrutura. Sendo ela: tópico frasal( apresentação da sua teses), Repertório, embasamentos argumentativo( onde vc irá desenvolver seu ponto de vista) e fachamento( uma mini-conclusão). Tende seguir esse modelo, vai te ajudar bastante.
C4- Avalia o uso de operadores argumentativos, ou seja, conectivos -120
Houve uma presença regular deste recurso linguístico, mas indico que vc utilize mais conectivos durante sua redação, principalmente, no início dos parágrafos de desenvolvimento e conclusão e, também entre os períodos. Assim, seu texto fica mais coeso e interligado.
C5-Avalia a elaboração da proposta de intervenção,respeitando os direitos humanos-120
Agente, ação, detalhamento ; Agente, ação e finalidade ====== esses são os elementos que vc apresentou nas 2 propostas de intervenção.
*Eu sugiro que vc direcione sua atenção a somente uma, inicialmente, embora seja indicado vc fazer duas, mas vai de vc e de como desenvolve seu texto. Procure escrever uma proposta completa, adicionando o agente, ação, modo/ meio, finalidade e detalhamento.
* É bem comum, nas redações nota mil, a retomada do repertório da introdução na conclusão para fazer o fechamento do seu texto, fica a dica :)
Continue praticando, afinal, a prática leva à perfeição. Não desista, nunca!
Boa sorte, beijos!!
See lessCaminhos para melhorar o bem-estar financeiro do brasileiro
Fryda
OLÁ, Gabriel. Seu texto está muito bem escrito, com bons repertórios e argumentos. Acho esse tema muito importante, todos nós deveriamos escrever e estudar a respeito.Aqui estão minhas considerações em cada competência, vamos lá! C1- 160 "o que dificulta na erradicação do problema." o correto seriaLeia mais
OLÁ, Gabriel.
Seu texto está muito bem escrito, com bons repertórios e argumentos. Acho esse tema muito importante, todos nós deveriamos escrever e estudar a respeito.Aqui estão minhas considerações em cada competência, vamos lá!
C1- 160
“o que dificulta na erradicação do problema.” o correto seria “o que dificulta a erradicação…”
erro ao escrever a palavra acerca.
“permitindo a pessoa experimentar” esse A é craseado. quem permite, permite A alguém experimentar algo. No caso, A pessoa===artigo+ preposição.
“A partir dessa ações”=== o correto é “dessas”
C2-200
Vc atendeu à tipologia do texto dissertativo- argumentativo e relacionou bem o seu repertório à tese defendida (parabéns).
C3-160
“o que dificulta na erradicação do problema” pq? o que acontece com essas pessoas? qual o pensamento dela, como elas agem para dificultar a resolução? elas deixam-se levar pela alienação?
“surge a questão do baixo número de investidores, que intensifica o problema” Qual a vantegem de ser um investidor? A popança é o investimento do mercado financeiro com menor lucratitividade! Investir em outras areas é melhor? Quais áreas? O retorno será imediato ou irá levar tempo? O brasileiro está dispoto a ser paciente e ver resultado ou ele opta por formas mágicas de ganhar dinheiro fácil?
Tente relacionar e explicar o máximo que puder os seus argumento com a tese defendida, não é legal deixar a interpretação por parte do corretor.
C4- 160
Introduza mais elementos coesivos entre os períodos do seu paragráfo.
É necessário haver pelo menos um conectivo dentro de todos os paragráfos para se obter nota máxima nessa competência.
C5- 120
Vc apresentou o agente, a ação e a finalidade da sua proposta. Queria resaltar que vc sugere várias ações, mas não completa a proposta, deixando de citar o MEIO como a disciplina de educação financeira será abordada nas escolas, e como será ministrado o curso gratuito ou o que será tratado nele e, também não detalhou nenhum elemento da proposta.
Continue praticando, vc escreve muito bem!!
Beijos e boa sorte!!!
See lessPandemia e Meio Ambiente: Impactos momentâneos ou nova normalidade?
Fryda
OLÁ, Gabriel. Vamos lá, C1- 80 Há vários erros de concordância, gramaticais, no emprego da vígula e do ponto e vírgula, no emprego da crase( o seu texto apresenta dois erros de crase, na mesma expressão: "as nossas", procure estudar mais a fundo as regras para o emprego do acento grave. "mais tambémLeia mais
OLÁ, Gabriel.
Vamos lá,
C1- 80
Há vários erros de concordância, gramaticais, no emprego da vígula e do ponto e vírgula, no emprego da crase( o seu texto apresenta dois erros de crase, na mesma expressão: “as nossas”, procure estudar mais a fundo as regras para o emprego do acento grave.
“mais também” o MAIS é usado com o intuito de expressar soma, o correto seria o uso do mas.
Qunado vc utiliza as expressões “a gente” ,”a nossa” vc atribui ao seu texto certo grau de informalidade( isso é indesejado no Enem) procure sempre utilizar a norma culta.
Textos dissertativos-argumentativos devem ser escritos na terceira pessoa.
Outra coisa, “quarentena do novo vírus covid-19” o vírus não se chama covid-19, esse é o NOME DA DOENÇA, o nome do vírus é coronavírus. Essa diferença é importante e, com certeza, vc perderia alguns pontos por causa desse erro.
* Uma dica: coloque seu texto no google drive e utilize a ferramenta correção ortográfica para ver os erros que sua redação possui, assim vc pode estudar com mais foco naqueles erros que são mais frequentes. Como é difícil para nós mesmos indentificarmos esse erros, é uma boa opção.
C2-120
*Vc utilizou um diálogo para introduzir seu tema, não recomendo, uma vez que vc está indo contra as instruções da prova, que exige o uso do texto dissertativo-argumentativo.
*Seu repertório não é pertinente ao tema, e vc não estabeleceu uma conexão entre ele e o tema a ser tratado.
* Poderia ter utilizado mais repertórios para defender seu pontos de vista
C3- 80
Houve uma fuga ao tema no segundo desenvolvimento, acredito que em grande parte do texto. No D1 vc fala de ética, mas poderia ter relacionado melhor esse argumentos com a tese. Como o ética interfere nas mudaças que ocorrem no meio ambiente? Pessoas éticas tendem a pensar mais sobre suas ações e como elas influeciam no futuro do paíse do mundo? Quais seriam esse valores morais? Há bastantes argumentos incompletos no texto!
E pq vc citou relações familiares e amorosas como um entrave?
Vc poderia ter aboradado assuntos como a pandemia reduziu os indices de carbono emitidos na atmofesra.Será que essa diminuição não riá afetar a estabilidade do país/ mundo no futuro? como ficará a o efeito estufa?
poderia ter abordado tbm o fato de as pessoas estarem mais em casa, consumirem mais comida, produzirem mais lixo. Para irá todo o lixo que estamos produzindo nesse período?
Ausência de marca de autoria
C4-120
Falta conectivos na sua redação( é aconselhável usar conectivos entre os paragráfos e entre os período) e também houve algumas inadequações nos conectivos que vc utilizou.
No D2 vc colocou o ENTÃO para iniciá-lo, deveria ter usado um conectivo de adição, com ademais, outrossim, além disso, e não um conclusivo.
C5- 120
Faltou detalhamento, meio e finalidade.
tente escrevever sua porposta na pessoa, de modo impessoal.
e evite usar ramos da conscientização como proposta principal( elas não tem tanto peso, uso ela como uma complementação.
Continue treinando, é tudo questão de técnica e muita, muita redação feita.
Vc brilhou, qualquer dúvida como me falar!
Bjos!!!
See lessBoa sorte
A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
Fryda
OLÁ, Marcos! Gostaria de dizer que achei seu texto incrível, de verdade. Vc utilizou ótimos argumentos e execelentes repertórios(ps: quando vc citou a série "Bom dia, Verônica" ficou perfeito -sou fã kk- relacionou direitinho com tema, parabéns!) C1-160 A palavra delata-los deveria estar acentuada "Leia mais
OLÁ, Marcos!
Gostaria de dizer que achei seu texto incrível, de verdade. Vc utilizou ótimos argumentos e execelentes repertórios(ps: quando vc citou a série “Bom dia, Verônica” ficou perfeito
-sou fã kk- relacionou direitinho com tema, parabéns!)
C1-160
See lessA palavra delata-los deveria estar acentuada
“Seja vizinhos ou parentes” palavra seja deveria estar no plural, concordando com vizinhos e parentes.
Ausência de vírgula após conectivos, tais como: assim e portanto.
“que possuem conhecimento de casos de agressão contra mulheres mas não realizam a denúncia” antes de conectivos adversativos é necessária a utilização de vírgula, uma vez que indica a introdução de uma oração coordenada adversativa.
C2-200
Relacionou muito bem os repertórios ao texto e às teses defendidas
C3- 160
Faltou realizar o fechamento do D2 para deixar o texto como um todo mais harmônico. E há pouca presença de marca de autoria(expresse mais sua indignação com o problema emergente)
C4- 200
C5-200 =============== Total=920
Alternativas para o escoamento no Brasil.
Fryda
OLÁ, Ana. A sua redação está com ótimos argumentos, entretanto, você poderia ter explixado melhor a relação dos repertórios que foram utilizados com o tema. Outra coisa, não ficou muito claro o tema, eu como corretora, não identifiquei de forma rápida o tema de que você tratava, poderia ter especifiLeia mais
OLÁ, Ana.
A sua redação está com ótimos argumentos, entretanto, você poderia ter explixado melhor a relação dos repertórios que foram utilizados com o tema.
Outra coisa, não ficou muito claro o tema, eu como corretora, não identifiquei de forma rápida o tema de que você tratava, poderia ter especificado mais, o escoamento é de mercadorias, deveria ter deixado bem claro.
Uma recomedação utilize mais conectivos, principalmente no D1!
No D1, você citou as limitas de altenativas como fomentadoras do problema. Porém, não citou o pq dessas alternativas serem limitas? É pq o Brasil é um país que desviou mais recursos para a construção de rodovias que são mais caras, lentas e precisam de mais manutenções ao longo do tempo em detrimento das ferrovias e hidrovias? será que esse problema tem relação com a colonização de exploração no Brasil? Enfim, cite coias que comprove sua tese. Outra coisa, você citou o questão governamental, também no D1, qual relação dela com o problema, você não deixou claro.
Sua conclusão está incompleta, uma vez que só apresenta o agente, a ação e o meio, ainda falta o detalhamento e finalidade. Você pontuaria somente 120 na competência 5.
Você fechou o seu texto com uma citação de Paulo Freire, a conclusão é o momento de vc finalizar seu texto e não acrescentar novas ideias e argumentos. Procure retomar algum repertório já citado antes, como o da introdução e do D1 ou D2.
Continue estudando, vc tem potencial! Se precisar de algumas coisa estou aqui
See lessCaso queira uma correção com nota, me fala, que eu olho ela com mais calma pra você, Beijos!