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A música como demonstração de desigualdade socioeconômica
Fersevero
Oiii, primeiro quero falar que você tem um potencial enorme de ir muito bem na redação do enem, acredito em você. Vou comentar algumas coisinhas que notei que podem diminuir muito a sua nota: *A falta de tese na introdução dificulta muito a compreensão dos pontos que você está querendo defender, aléLeia mais
Oiii, primeiro quero falar que você tem um potencial enorme de ir muito bem na redação do enem, acredito em você. Vou comentar algumas coisinhas que notei que podem diminuir muito a sua nota:
See less*A falta de tese na introdução dificulta muito a compreensão dos pontos que você está querendo defender, além de descontar na competência 2 e na 3, eu sempre tive muitas dificuldades para colocar a minha tese de uma maneira explícita até construir um modelo de tese e começar a aplicar em todas as minhas redações, isso me ajudou muito e pode ajudar você
*Você tem argumentos muito bons, só que não estão dispostos de uma maneira adequada para sustentar a sua tese, isso desconta na competência 3
*o “No entanto” não é um conectivo bom para iniciar o primeiro parágrafo do desenvolvimento, pois ele contraria o termo anterior. Assim, você está contrariando a sua introdução e perde pontos na competência 4 e tenha cuidado com o uso da palavra “onde” ela só representa lugares, prefira a qual, o qual…
*Na competência 5 você perderia pontos, pois não fez nenhuma proposta de intervenção. Lembre-se, nela é necessário responder 5 perguntas e cada uma vale 40 pontos – Quem vai fazer? O que vai fazer? o meio que vai fazer?qual é a intenção ? e um detalhamento-.
*Na competência 2 você fugiu do modelo dissertativo argumentativo, ficou muito expositivo no 3 parágrafo e no 2.
*Na competência 1 não achei problemas só acho que não tem aquela vírgula no 4 parágrafo após o que, na primeira linha .
Continue treinado, desejo muito sucesso para você, não vou colocar notas, porque acredito que você perdeu ponto em coisas que podem ser mudadas rapidamente, leia o material disponibilizado pelo inep das competências corrigidas . Qualquer coisa pode me chamar em mensagem!!!
Os problemas relacionados à mobilidade urbana na sociedade brasileira
Fersevero
Oii !! sua redação está muito boa. Não sou profissional, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder, vou analisar algumas coisinhas segundo as competências do enem. Qualquer equívoco meu, é só me chamar nas mensagens. Competência 1: nota 160, nessa competência é tolerável até 2 desvios-de gramáticaLeia mais
Oii !! sua redação está muito boa. Não sou profissional, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder, vou analisar algumas coisinhas segundo as competências do enem. Qualquer equívoco meu, é só me chamar nas mensagens.
Competência 1: nota 160, nessa competência é tolerável até 2 desvios-de gramática, escolha vocabular- e 1 sintático. A princípio, não encontrei nada sintático, mas percebi alguns desvios, vou tentar explicar o porquê de eu ter considerado um problema.
-Falta de vírgula(cada uma equivale a 1 desvio) nas seguintes frases :
*” em virtude de entraves(vírgula) como as deficiências no sistema de transporte público ofertado e a falta de uma consciência coletiva e ambiental por parte da população, tal postulado não é corretamente respeitado e seguido” porque você está dando exemplos, assim, acho que deveria ficar entre vírgulas, para respeitar a sequência da oração “Em virtude de entraves tal postulado não é corretamente respeitado e seguido”.
*”como(vírgula) por exemplo(vírgula) os constantes”, pois esse nexo tem que vir entre vírgulas, além disso a estrutura “como, por exemplo,” é um pleonasmo, porque “como” já está explicitando e o outro, também – porém, isso eu não é avaliado aqui, só coloquei para aproveitar o momento-.
-Concordância
*”transporte” tem que ir para o plural na parte “transportes coletivos”
OBS: na frase “À vista disso, e entendendo-se que a demanda por transporte urbano tem crescido em progressão acelerada” a partícula “se” não parece ser necessária.
Competência 2: nota 200, uma vez que ela avalia o respeito ao tipo textual dissertativo-argumentativo, se houve alguma cópia dos textos motivadores, se todas as partes do tema foi abordado e se o repertório sociocultural foi legitimado, pertinente e produtivo. Você abordou muito bem a tipologia textual, acredito que tudo exigido pelo tema foi bem abordado e para analisar o repertório avaliei o do 3 parágrafo:
– É legitimado? sim, apresenta uma estatística
– É pertinente? sim, fala exatamente sobre o tema abordado, problema sobre a mobilidade urbana
– É produtivo? sim, ele serviu muito bem para ilustrar o argumento central desse desenvolvimento.
Competência 3: nota 200, pois essa competência trata sobre a progressão textual e o projeto de texto. Acredito que seu projeto de texto está bem visível, tudo bem planejado e o desenvolvimento das tuas ideais dão fluidez a leitura. Uma ideia que eu gostaria de te dar é você colocar algum tópico frasal, assim que começa os parágrafos de desenvolvimento, eu sei que isso não é uma regra, nem nada, todavia, facilita para o leitor entender logo de início o posicionamento que tu vai defender.
Competência 4: Nota 200, ela analisa os mecanismos coesivos, notando o uso dos pronomes, sinônimos, nexos coesivos entre outros. Acredito que você se saiu muito bem nessa competência, porque não notei nenhum erro de escolha, nem nenhuma repetição que atrapalhasse a leitura. Ademais, os nexos coesivos interparágrafos e intra são muito bons.
Competência 5: nota 160, porque não encontrei o detalhamento da sua proposta, eu percebi que você detalhou o agente, porém acho interessante que detalhasse como eles iriam investir, para não correr riscos, investiriam em reformas, por exemplo.
Por fim, sua redação está muito boa, acredito que você tem um enorme potencial, parabéns!!!
See lessFome no Brasil: Como enfrentar esse problema?
Fersevero
Oii Beatriz, achei sua redação boa e acredito que tenha um potencial enorme. Não sou profissional, mas vou tentar te ajudar com o que e puder, eu geralmente analiso segundo as competências do enem, detalhadamente, mas não encontrei muitos problemas, assim, vou só fazer alguns comentários, qualquer eLeia mais
Oii Beatriz, achei sua redação boa e acredito que tenha um potencial enorme. Não sou profissional, mas vou tentar te ajudar com o que e puder, eu geralmente analiso segundo as competências do enem, detalhadamente, mas não encontrei muitos problemas, assim, vou só fazer alguns comentários, qualquer erro meu me chame no mensagem:
See lessC1- tolerável até 2 desvios e 1 erro sintático para tirar a nota máxima.
-Utópico está acentuado de maneira errada e curto prazo não tem hífen.
-por exemplo tem que vir entre vírgula
C3
– No segundo parágrafo você colocou muita informação e não explicou elas, eu acho que seria interessante você escolher ou a constituição, ou o período colonial , para não ficar uma abordagem superficial. Além disso, tu colocou o Nordeste como exemplo, supondo que o corretor pensasse do mesmo modo que você, tu sempre tem que colocar tudo explícito no seu texto, explicar o porquê de você achar que esse estado seria um exemplo cabível,, não pode deixar nada pro corretor supor, pois pode perder nota na competência 3
C5
-Acho que nas suas duas propostas faltou o meio em que isso que tu propôs iria acontecer .
Já as competências 2 e 4 seu desempenho foi muito bem, o tipo textual, o tema e o repertório foram bem abordados( referentes a competência 2) e na 4 não encontrei nenhum problema em relação aos mecanismos coesivos.
Por fim, acho que sua nota seria 160, 200, 160,200,160
Parabéns e muito sucesso!!
Caminhos para combater a violência infantil no Brasil
Fersevero
Oii Samara, quero dizer que adorei a sua redação e que você tem um enorme potencial. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar lhe ajudar com o que eu puder. Vou analisar segundo as competências do enem, qualquer erro da minha parte pode me chamar nas mensagens!! Competência 1: Ela analisa o usLeia mais
Oii Samara, quero dizer que adorei a sua redação e que você tem um enorme potencial. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar lhe ajudar com o que eu puder. Vou analisar segundo as competências do enem, qualquer erro da minha parte pode me chamar nas mensagens!!
Competência 1: Ela analisa o uso adequado da língua portuguesa. Desse modo, para atingir a nota máxima é tolerável até 2 desvios- de gramática, escolha vocabular, ortografia e outros- e 1 sintático. Eu notei os seguintes e vou tentar explicar o porquê de eu ter achado que seja um desvio.
#Desvios :
-Vírgua(cada ausência de virgula ou colocação incorreta é considerado um desvio ) nas seguintes frases :
*”visto que, tem isso é infelizmente uma realidade no país”. Acredito que a vírgula após o visto que não é necessária, pois não existe nenhum termo deslocado.
*”os agressores(vírgula)muitas das vezes(vírgula) livre do ato ilegal”. Acho que aqui o “muitas das vezes” deveria vir entre vírgulas, porque é um adjunto adverbial com mais de 3 palavras( está no manual do corretor) e, além disso tem o verbo “estão” omitido o que também exigiria vírgula ” os agressores estão livres do ato ilegal”( livres tem que vir para o plural, pois é o predicativo do sujeito, então, varia segundo ele).
*” percebe-se(vírguls) então,” uma vírgula antes do então por ser um nexo conclusivo, eles devem vir entre vírgula.
*”que(vírgula) ao criar uma lei (vírgula)é preciso que ela seja garantida (vírgula)não somente no papel,” as duas primeiras virgulas servem para separar uma oração deslocada e a terceira eu não tenho tanta certeza, eu gosto de usar esses conectivos não só… mas também e várias vezes o corretor me pediu para colocar vírgula antes do não.
*”(vírgula) em parceria com o poder judiciario(vírgula)” viria entre virgulas porque é uma informação a mais, ai viria entre vírgulas.
*”caso de violência infantil e, que façam” essa vírgula após o “e” não parece ser necessária.
-Acentuação incorreta nas seguinte palavras: princípio(paroxítona terminada em ditongo), sociólogo( proparoxítona) e judiciário(paroxítona terminada em ditongo)
-ortografia da palavra adolescente e legislativo.
#Sintáxe – o último parágrafo ficou um período muito longo, ficaria interessante se você separasse, isso pode ser considerado um erro de justaposição.
Competência 2- analisa a estrutura do texto, se respeitou o tipo textual e se não tangenciou o tema-todos elementos da propostas foram abordados), nessas questões você foi muito bem. Além disso, analisa se você tem um repertório legitimado, pertinente e produtivo, você também teve, para te dar a nota máxima usei o 3 repertório para te avaliar:
* é legitimado? sim, usa a filosofia.
*é pertinente? aborda sobre leis, aparentemente não tem uma relação direta com o tema, porém como bem produtivo no texto ele torna-se pertinente.
*é produtivo? sim, conseguiu unir bem a frase com aquilo que quer expressar.
Competência 3: Ela analisa seu projeto de texto e a progressão temática que tu dá para a sua tese. Você visivelmente tem um projeto de texto muito bom. Mas, a progressão ficou um pouco superficial nos teus argumentos d2 e d3, poderia ter explicado mais eles.
Competência 4-analisa os elementos de coesão, pronomes, nexos coesivos, sinônimos e entre outros. Não encontrei repetições e nem mal uso dos conectivos, muito bem nessa competência.
Competência 5- Sua proposta de introdução aborda todos os elementos que é exigido. Porém, ficou meio desorganizado e difícil de identificar eles.
Por fim, a nota que eu daria é essa; 120, 200, 160,200 e 200
See lessParabéns, e muito sucesso !!
A importância da literacia familiar em debate no Brasil
Fersevero
Oiii, primeiro quero afirmar que adorei sua redação, ela está muito boa. Não sou profissional, nem nada, mas vou pontuar algumas coisinhas que acredito que aumentaria se desempenho. Honestamente, eu li teu texto 3 vezes e não encontrei muitas coisas e, por isso, não falarei de maneira detalhada cadaLeia mais
Oiii, primeiro quero afirmar que adorei sua redação, ela está muito boa. Não sou profissional, nem nada, mas vou pontuar algumas coisinhas que acredito que aumentaria se desempenho. Honestamente, eu li teu texto 3 vezes e não encontrei muitas coisas e, por isso, não falarei de maneira detalhada cada competência, só as seguintes observações:
*Haja vista é invariável e você colocou “haja visto”.
*Acredito que faltou uma virgula antes e depois do nexo conclusivo “assim”.
*Achei que o “objetivo de é tornar-se mão de obra” ficou muito forte e em nenhum momento você explicou isso em seu desenvolvimento, acredito que ficaria melhor sem.
*Na minha primeira leitura, imaginei que o primeiro desenvolvimento tu iria falar sobre como a leitura desenvolve o senso crítico e, no segundo, porque a leitura diminui as desigualdades, pois isso se apresenta como tua tese na introdução, o que não ocorreu. Pelo que eu entendi, no 1, você falou sobre hierarquização dos conhecimentos e, no 2, a falha do Estado em não assegurar que direitos constitucionais fossem cumpridos. Nesse sentido, você poderia ter um desconto na competência 3 por causa do planejamento de texto.
* A frase do Paulo Freire ficou boa, legitimada, pertinente e produtiva. No entanto, eu penso que esse parágrafo ficaria mais “forte” se você usasse, como repertório do parágrafo, somente a Constituição de uma maneira mais exemplificada, para conseguir argumentar melhor.
Como a maioria das observações que eu dei é algo mais subjetivo, não teria muito o que tirar de nota. Então, eu lhe daria as seguintes notas 200,200,160,200,200.
See lessTome cuidado com a competência 3
Continue assim e muito sucesso !!!
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Fersevero
Oiii, adorei a sua redação e o modo como abordou o assunto - acho um tema muito pertinente para esse ano-. Não sou profissional, nem nada, mas vou pontuar algumas coisinhas que acredito que aumentariam o seu desempenho, irei analisar segundo as competências do enem: Competência 1: Acredito que vocêLeia mais
Oiii, adorei a sua redação e o modo como abordou o assunto – acho um tema muito pertinente para esse ano-. Não sou profissional, nem nada, mas vou pontuar algumas coisinhas que acredito que aumentariam o seu desempenho, irei analisar segundo as competências do enem:
Competência 1: Acredito que você teve um ótimo desempenho aqui, porque é tolerável até 2 desvios (gramática e escolha de palavra) e um sintático para atingir a nota máxima nessa competência e eu só notei dois:
* Na frase seguinte, penso que existe 2 opções para a melhorar: tirar a vírgula anterior ao “e”, pois a vírgula antes a ele dá outro sentido para a frase( adversativo/conclusivo ) e acredito que o sentido que você busca é aditivo, ou tirar o “e” e deixar a vírgula, para marcar uma elipse.
“Isso porque ele funciona segundo uma lógica em que o professor é o centro, e não o aluno”
*E a falta de vírgula após oração deslocada, na seguinte frase:
“entretanto, para aqueles que não conseguem usufruir dos livros(vírgula) a realidade”
OBS: o “a qua” após “muito arcaica” considerei um erro de digitação. E o “entretanto” entre vírgula, poderia ser considerado um erro sintático de justaposição. Todavia, não tenho propriedades suficientes para afirmar isso, mas, mesmo que considerado erro, tu não perderia nota aqui por estar dentro do tolerável.
Competência 2: Ela analisa se todos os elementos do tema foram abordados e se houve no mínimo 1 repertório legitimado, pertinente e produtivo. Você foi bem também, só quero afirmar uma coisa, caso o tema seja isso que você colocou no título, seria interessante apresentar mais vezes a palavra pertinência ou sinônimos, só percebi uma vez,assim como, na questão do repertório, eu avaliei o primeiro assim:
-É legitimado? sim, aborda um conhecimento de mundo sobre filmes.
-É pertinente? sim, associa ao menos a um elemento do tema “analfabetismo funcional”
-É produtivo? Sim, ilustra a situação proposta pelo tema e você vincula bem esse repertório à discussão.
Além disso, analisa se a tipologia textual foi respeitado, o que realmente aconteceu na sua redação.
Competência 3:Analisa o projeto de texto, a progressão temática e a capacidade que o participante tem de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista. Aqui, acho que algumas coisinhas poderiam fazer com que você perdesse pontos, no parágrafo 2 a parte da “qualidade e quantidade” precisam ser explicitadas, você deixou implícito o que queria dizer e isso faz com que o corretor tenha que trazer conhecimentos de fora para entender o que você disso, o que é avaliado nessa competência, por exemplo, a quantidade de horas, matérias, conteúdo…. e a qualidade daquilo que é dado. Ademais, você não perdeu, na competência 2, pontos, porque ela só avalia 1 repertório, já acredito que perderia na 3 por causa da falta de explicação, pois você afirmar que o professor é o centro e que isso causa o analfabetismo ,mas não explica porque isso ocorre . Nas outras questões está tudo ótimo. O final da sua conclusão ficou muito boa, o fato de você trazer elementos da introdução engrandeceu sua redação e demonstrou um planejamento de texto.
Competência 4 analisa os elementos coesivos, como sinônimos, palavras que conectem frases, pronomes e outros. Na questão dos nexos não notei nenhuma repetição, nem inadequação, só que nos sinônimos, no primeiro parágrafo, você repetiu a palavra “brasileiros” em um mesmo período e, no segundo, a “necessidade” em um mesmo parágrafo. Para palavras do tema existe um grau de tolerância com a repetição. No geral, você foi bem, só acho que isso cairia muito na questão de se o corretor nota ou não.
Competência 5: percebi todos os 5 elementos, mas gostaria de alertar que você poderia ter detalhado mais, em nenhum momento do texto você abordou que essa política pública existia e no final trouxe como única resolução, como ele visa superar o analfabetismo? . Vou avaliar como 160 porque, realmente, não sei se o corretor consideraria o detalhamento que tu colocou.
Por fim, como cada competência é analisada de maneira separada, sem que nenhuma influencie a outra, acredito que sua nota ficaria algo como ; 200,200,160,180 e 160.
Qualquer dúvida ou erro meu você pode me chamar na mensagem.
See lessParabéns e muito sucesso!!!
Obesidade infanto-juvenil
Fersevero
Oii Rosane!! sua redação está boa. Não sou profissional, nem nada, mas notei algumas coisinhas que precisam ser cuidadas para aumentar a sua nota. Você tem um potencial enorme de tirar uma nota muito boa no enem. Então, vou tentar analisar a tua redação segundo as competências exigidas. CompetênciaLeia mais
Oii Rosane!! sua redação está boa. Não sou profissional, nem nada, mas notei algumas coisinhas que precisam ser cuidadas para aumentar a sua nota. Você tem um potencial enorme de tirar uma nota muito boa no enem. Então, vou tentar analisar a tua redação segundo as competências exigidas.
Competência 1, nela é avaliado aspectos linguísticos e sintáticos, para tirar a nota máxima, é tolerável até 2 desvios(gramática ou escolha vocabular) e 1 sintático. Você teve alguns probleminhas que diminuiria a sua nota, vou apontar eles e tentar explicar porque é considerado um erro( se eu me equivocar e tu notar que estou errada, me manda uma mensagem, também sou estudante e essa troca é fundamental).
– Desvios :
*Hífen: A palavra infantojuvenil, segundo o novo acordo ortográfico de 2009, é sem hífen, porque a palavra infanto termina com a vogal “o”, enquanto a juvenil começa com a consoante “j”, o que tornaria desnecessário o hífen. Todavia, o site corrige para hífen, o que me deixou com muitas dúvidas, dai resolvi pesquisar no google e achei vários sites falando que o corretor seria sem hífen, por medo de errar eu optaria por algum sinônimo.
*Ortografia : a palavra “conscientizar” está escrita errada.
*Acentuação: as palavras “Lamentavelmente” e “drasticamente” não têm acento, pois nenhuma delas segue as regras de acentuação e a palavra “contêm” deveria ter acento circunflexo, porque você retoma “comidas industrializadas”, que estão na 3 pessoa do plural, assim, o verbo ter recebe acento circunflexo e fica contêm.
*Escolha vocabular: me desculpa se eu estiver errada aqui, a palavra “arretados” é considerado um regionalismo, o que foge da norma padrão, você não quis dizer acarretado?
*Vírgulas: falta nas seguintes orações :”O documentário(vírgula) de Estela Renner(vírgula) “;”retrata(vírgula) de maneira real(vírgula) o cotidiano de algumas crianças e jovens,”;”Um dos principais motivos(vírgula) para que essa doença ocorra desenfreadamente”;” que contém contêm (vírgula)em sua composição(vírgula) carboidratos (vírgula) sódio e gorduras”;”Para que esse problema seja solucionado (vírgula) deve-se “;” nossas crianças(vírgula) prematuramente(vírgula) desde o ensino fundamental 1(um)”;”á câmara dos deputados(vírgula) para serem aprovados, no qual instruam todas as escolas adotarem matérias obrigatórias, que ensine (vírgula)unicamente(virgula) sobre saúde nutricional e física.”. Eu escrevi “(vírgula)” onde acredito que falta.
*O “cujo” acredito que deveria ser “cujos” por retomar “crianças e jovens”, mas eu não tenho o costume de usá-lo, logo, não tenho tanta certeza.
Já a competência 2 analisa a capacidade do participante de trabalhar, em seu texto, todos os elementos do tema, o tipo textual e se os argumentos estão legitimado, pertinente e produtivo. Como não tive acesso ao tema e aos textos motivadores vou considerar que você cumpriu todo ele e não fez cópia dos textos motivadores ou usou os mesmo argumentos( isso deixaria você ou no nível 1 ou 2). O tipo textual foi respeitado, pois apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, porém os seus argumento não foram legitimados, ou seja, você não trouxe uma área do conhecimento para legitimá-los, por exemplo, você até abordou carboidratos, sais e gorduras, mas de maneira muito superficiais o que parece ser apenas uma opinião, o que deixou você no nível 3 dessa competência, acredito que, se você tivesse explicado o porque dessas coisas fazerem mal, de acordo com a biologia( tipo as gorduras LDL tem uma maior facilidade em se “grudar” nos vasos sanguíneos, ou que o excesso de sal causa hipertensões) , você já aumentaria a sua nota, pois não só estaria legitimando, mas tornando sua opinião pertinente, por retomar o tema e produtivo, por vincular o repertório à discussão.
Competência 3, aqui analisa se você teve um projeto de texto, progressão textual e o desenvolvimento dos argumentos. A tese na introdução não ficou bem explícita, você tinha que comentar os alimentos e o sedentarismo para explicitá-la, tu comenta que a obesidade causa problemas, mas você argumenta no desenvolvimento o que causa a obesidade. Acredito que, se você tivesse repartido esse teu único desenvolvimento em 2(abordando em 1 as comidas processadas e em outro o sedentarismo), seu desempenho seria bem maior e possibilitaria você se sair melhor na competência 2, pois teria espaço para argumentar os teus dois elementos da tese. Apesar de serem competências avaliadas separadamente, uma pode ajudar a outra . Já a sua proposta de intervenção ficou um pouco confusa, muitos elementos justapostos.
Competência 4: Analisa os mecanismos coesivos, como pronomes, sinônimos, “conectivos” e outros. Acredito que tenha se saído bem, mas faltou o uso de nexos para gerar fluidez na leitura e é obrigatório um nexo no começo dos parágrafos de desenvolvimento e conclusão.
Competência 5, apesar de confusa, a proposta de introdução parece abordar todos os elementos necessários para atingir a nota máxima(QUEM?O QUÊ?POR MEIO DE?COM A INTENÇÃO DE … E UM DETALHAMENTO).
Por fim, acho que sua nota seria algo parecido com 120,120,80, 120 e 200
See lessParabéns e muito sucesso!!
Acredito que todos os seus sonhos podem se tornar realidade !!
A EVASÃO ESCOLAR EM QUESTÃO NO BRASIL
Fersevero
Oii Mateus, primeiro quero comentar que sua redação está boa e que você tem um enorme potencial. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder. Vou analisar segundo as competências do enem. Competência 1: " demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portugLeia mais
Oii Mateus, primeiro quero comentar que sua redação está boa e que você tem um enorme potencial. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder. Vou analisar segundo as competências do enem.
Competência 1: ” demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”. Nela só é tolerável até 2 desvios e 1 problema sintático para tirar a nota máxima. No entanto, você teve um pouco mais que isso, o que faria perder alguns pontinhos, vou tentar explicar o porquê daquilo que comentei ser considerado um erro, se você notar algum irregularidade no que eu disser me avisa nas mensagens, também estou aprendendo.
Devios:
– Ausência de vírgula, cada um equivale a 1 desvio.
*Falta de vírgula para separar nexos coesivos nas seguintes frases “Entretanto(Vírgula( várias crianças(…)”,”Ademais(vírgula) cabe ressaltar ainda as dificuldades”, Por outro lado (VÍRGULA) deve-se levar (…)”,”Desse modo(vírgula) entende-se (…)”,,”fazendo(VÍRGULA) assim (VÍRGULA) com que não optem(…)”,”Além disso( VÍRGULA) ONG’S poderiam(…)”. Lembre-se quando começar um parágrafo e usar um desses nexos coesivos sempre coloque vírgula após ele, além disso nexos conclusivos vêm sempre entre vírgulas .
*Termos acessórios em uma oração, como apostos e adjuntos adverbiais, com mais de 3 palavras precisam estar entre vírgulas, como em “(vírgula) principalmente de áreas periféricas,” e “(VÍRGULA) juntamente com o Tribunal de Contas da União, “.
* Termo deslocado em “(VÍRGULA) além de transmitir o conhecimento teórico,” precisa estar entre vírgula.
*Crase não é admitida na frente de artigo indefinido “Levando a nação à (SEM CRASE)uma constante.
* Crase é frente a substantivo feminino “levando CRASE a conscientização do maior”
* A palavra Bullying faltou o “i”.
*Concordância: “não desfrutam de tal direito”, acredito ser “tais direitos”, pois você falava no período anterior de mais de 1.
Sintática:
-Você várias vezes separou por ponto orações que tem uma relação de dependência e isso é considerado um erro sintático que é analisado nessa competência, tais como nos períodos ” é uma ferramenta para a estabilidade social. Uma vez que a instituição mostra e ensina o conceito do que é ser um cidadão,”,”os atos ilegais na sociedade.Levando” e ” , é necessário a tomada de atitudes. No qual o governo” .Isso é considerado um truncamento, pois, na primeira frase, o uma vez que está ligado a frase anterior,na segundo, não é possível começar um período com gerúndio e terceiro, eu acho que é uma oração subordinada adjetiva restritiva, logo, é dependente da anterior, não podendo ser separada por ponto e o pronome relativo usado não está concordando com o termo anterior ,acho que deveria ser “na qual” ou “a qual” para referir a “a tomada de atitudes”.
Competência 2- “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais dissertativo-argumentativo”. Essa competência fala analisa se o candidato tangenciou o tema, se teve repertórios pertinentes e se o tipo textual foi respeitado. Aqui não percebi problemas, você teve a estrutura bem feita e o repertório produtivo e legitimado.
Competência 3– Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”–Aqui analisa se existe um projeto de texto que mostra relaç~~ao entre as partes, progressão temática e desenvolvimento dos argumentos. Nesse sentido, acho que o teu 2 parágrafo pode levar a perder alguns pontinhos nessa competência, porque você usou 2 argumentos em um mesmo parágrafo e não aprofundou nenhum (bullying e a dificuldade financeira), recomendo usar somente um nesse parágrafo.
Competência 4: ” demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”. Ela analisa se você usou bem os mecanismos coesivos como os pronomes, “conectivos”, sinônimos e outros. Aqui acho que faltou alguns nexos coesivos como em:
-“o bullyng é um dos principais causadores da desistência de alunos no Brasil. Em uma pesquisa realizada em 201” após o ponto poderia ter colocado “Acerca disso”, À vista disso”…
-Cuidar os gerúndios, sempre tente desenvolver as frases.
Todavia, no geral não é perceptível muitas repetições.
Competência 5 “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos”. Nessa competência eu achei um pouco confusa o modo que está organizado, o que dá uma impressão que falta o “meio” em que as suas propostas vão funcionar. Lembre-se não existe a necessidade de fazer mais de uma proposta, uma abordado os 5 pontos abaixo já é considerada ótima.
-Quem?o governo/ONG’S
-O que? destinaria uma verba maior para a ampliação do número de psicólogos nas escolas/ poderiam ofertar palestras sobre a conscientização de país e responsáveis
– Por meio de——
-Com que intenção Para que as vítimas de bullyng possam ter o acompanhamento necessário e que seja aconselhada da melhor forma possível resolvendo a situação e fazendo assim com que não optem desistir de estudar,/ levando a conscientização do maior número de pessoas.
-detalhamento– juntamente com o Tribunal de Contas da União/sobre os impactos causados no desenvolvimento das crianças que deixam de estudar para trabalharem
A nota que eu acho que seria : 120, 200,160,180,160.
See lessParabéns e sucesso!!!
A importância da família no desenvolvimento educacional
Fersevero
Oii Yasmin, quero dizer que a sua redação está muito boa. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder. Acredito que a sua redação tenha poucos erros a serem pontuados, vou analisar segundo as competências avaliadas no enem, Competência 1: acho que você quase atingiu aLeia mais
Oii Yasmin, quero dizer que a sua redação está muito boa. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder. Acredito que a sua redação tenha poucos erros a serem pontuados, vou analisar segundo as competências avaliadas no enem,
Competência 1: acho que você quase atingiu a nota máxima aqui, porque, para conseguir 200 pontos, é tolerável até 2 desvios e 1 erro sintático. Todavia, acredito que você teve 3 desvios, o que já colocaria você pontuada com o nível 4 nessa competência, ou seja, 160 pontos : “Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções
da escrita”
Desvios:- Paralelismo sintático nessa frase ” devido à intensificação do prestígio profissional e a precária ausência dos pais” deveria vir o sinal de crase na “à precária ausência…”.
– Concordância – “a correria do dia a dia derivado(DERIVADA) do sistema econômico…” para concordar com “a correria do dia a dia”.
-Acentuação: a palavra “negligencia” não é acentuada, pois o “CI” é a sílaba mais forte.
-Observação: a oração “Sob essa ótica, o comportamento dos pais influencia diretamente nos seus filhos,” o “nos” ali está estranho(eu posso estar viajando aqui, mas me pareceu estranho).
Competência 2: aqui analisa se você não fugiu do tema, respeitou o tipo textual dissertativo-argumentativo e se teu repertório sociocultural usa áreas diferentes do conhecimento, é relacionado ao tema e é legitimado. Tudo isso você fez de maneira excelente. Acredito que estaria no nível 5 “Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um
repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto
dissertativo-argumentativo.”, isto é, 200 pontos.
Competência 3: ela analisa se você teve um projeto de texto, progressão textual e argumentou de maneira eficiente. Você também apresenta um excelente desempenho nessa competência e acho que ficaria também no nível 5 “Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto,
de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um
ponto de vista.”, 200 pontos.
Competência 4 analisa se você utilizou bem os mecanismos coesivos, como pronomes, nexos conectivos, sinônimos e outros, você atingiu a nota máxima aqui também, porque a leitura é muito fluida e facilitada por conta dos mecanismos que tu utilizou, nível 5 também .
Competência 5: todos os elementos foram, aparentemente, abordados ( quem?oquê? por meio de, com o intuito de e um detalhamento), porém seu detalhamento ficou um pouco fraco e o corretor pode acabar não notando, é melhor detalhar mais, para não correr riscos. Aqui, acredito que um corretor poderia dar 160 e outro 200, vamos supor que um achou completo e outro não, ficaria, então, 180.
Observação: você não completou uma frase ” e acabam por induzir”, induzir o quê?, parece estar incompleta, não sei exatamente onde seria descontado isso.
Por fim, acredito que sua nota poderia ser assim: 160,200,200200,180.
See lessNo geral, você foi muito bem, parabéns e continue assim!!
Sucesso!! Qualquer coisa só chamar!
“Turismo e seus impactos socioambientais”
Fersevero
Olá Giulia, sua redação está muito boa, você tem um enorme potencial. Não sou profissional nem nada, mas algumas coisinhas acho que poderia comentar para aumentar ainda mais te desempenho. Vou analisar segundo as competências do enem. Na competência 1 é tolerável até 2 desvios e 1 erro sintático parLeia mais
Olá Giulia, sua redação está muito boa, você tem um enorme potencial. Não sou profissional nem nada, mas algumas coisinhas acho que poderia comentar para aumentar ainda mais te desempenho. Vou analisar segundo as competências do enem.
Na competência 1 é tolerável até 2 desvios e 1 erro sintático para tirar a nota máxima. Todavia, você cometeu um pouco a mais que isso, o que faria com que perdesse um pouco de pontos.
Eu preciso comentar algo, tem um “conectivo” que você usou duas vezes ” E como consequência”, problemas em relação a repetição de mecanismos coesivos são avaliados na competência 4. No entanto, é possível que esse te faça perder ponto por outras questões na competência 1:
-primeiro, na questão sintática, isso poderia ser encarado como um truncamento, visto que o termo aditivo “e” traz uma período composto por coordenação aditiva, só que você colocou um ponto antes dele e formou um outro período, o que leva a um problema de ordem sintática.
-segundo, existe um desvios em relação à falta de vírgula, uma vez que o conectivo “como consequência” precisaria estar entre vírgulas, por se tratar de um nexo conclusivo.
Para fugir desses problemas você poderia , ou manter essa parte unida ao período anterior por meio da vírgula, como “vem a tempos ganhando muita popularidade em todo Brasil e, como consequência,[…]” o que eu acho que seria mais interessante; ou formar um novo período “vem a tempos ganhando muita popularidade em todo Brasil. Como consequência,[…]”.
Agora vou me referir a outras coisas avaliadas nessa competência.
Desvios:
– falta de vírgula nas seguintes frases/orações : “tanto por negligência estatal(vírgula) quanto pelo mau comportamento humano”,”gerando um contexto prejudicial para fauna, flora e(vírgula) inclusive(vírgula) para população que[…]”,”(vírgula) juntamente com o Ministério do Meio Ambiente(vírgula)”,”(vírgula)com o objetivo de continuar com essa atividade econômica sem causar impactos ambientais” e “(vírgula)a fim de conscientizar a sociedade da importância de preservar as áreas verdes”.
– Vírgula em local errado “exploração de espécies de animais(,) e quantidades absurdas de lixo jogadas na natureza”
Síntática:
– Outro truncamento, tome cuidado para não formar novos períodos quando as orações tem relação de dependência, como : “podemos considerar a frase do escritor francês Victor Hugo “Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.”. Conseguimos associá-la fortemente com a atual situação dos pontos turísticos”, nota que o conseguimos faz relação direta a frase anterior, parece que houve uma quebra.
No geral, acho que você apresentou uma estrutura sintática regular e alguns desvios, o que é equivalente a 120 pontos.
Já a competência 2 analisa se não houve fuga do tema, se o tipo textual dissertativo-argumentativo foi respeitado e se existe um repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo. Você todo o tempo aborda o tema, sem nenhum tangenciamento, o tipo textual é respeitado- aqui é analisado a estrutura, introdução, desenvolvimento e conclusão- e o pensamento do Vitor Hugo deixa claro um conhecimento de outras áreas, ele está diretamente ligado ao assunto de natureza e preservação e está bem justificado. Por fim, acho que a categoria do teu texto ficaria em
“Abordagem completa do tema,3 partes do texto(e nenhuma embrionária) e repertório legitimado e pertinente ao tema, com uso produtivo”, ou seja, 200 nessa competência.
Na competência 3 é analisado o teu projeto de texto,a seleção de argumento, progressão temática e explicitação da relevância das ideais apresentadas. Eu acho que você foi bem nessa parte, só uma observação, você apresentou sua tese em uma certa ordem, porém nos desenvolvimentos em outra, isso poderia atrapalhar na questão de ter um “projeto de texto” bem definido( a parte do comportamento humano e negligência…). Acredito que sua nota seria 160.
A competência 4 aborda os elementos de coesão entre os parágrafos e dentro deles, tais como os conectivos, pronomes, sinônimos e outros. Você teve muitas repetições e de palavras dentro do mesmo parágrafo, por exemplo, “, (prática) comercial que oferece (práticas) culturais “, a palavra “locais” no 1 parágrafo…
Ademais, tente sempre colocar conectivos para começar um novo período, como ” Outrossim, é pertinente abordar a negligência estatal em relação aos cuidados para preservação das áreas com pontos turísticos.(DESSA MANEIRA) é visível a falta de políticas públicas …”. Então, você perde alguns pontos pela falta desses mecanismos, acredito que ficaria entre o critério 2 “Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório
limitado de recursos coesivos.” e o 3 “Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco
diversificado de recursos coesivos” o que seria 10o pontos.
Na competência 5 você não abordou todos os pontos necessários :
-Quem?Ministério do Turismo juntamente com o Ministério do Meio Ambiente,
-O QUE?providenciar projetos de turismo sustentável /criar campanhas a fim de conscientizar a sociedade da importância de preservar as áreas verdes
-por meio de— faltou
– com a intenção de- com o objetivo de continuar com essa atividade econômica sem causar impactos ambientais/Com tais medidas, teremos a possibilidade de tentar reverter os danos causados e danos futuros.
-detalhamento— faltou
Acredito que seria avaliada como “Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à
discussão desenvolvida no texto” o que equivale a 120 pontos.
Lembre-se não é necessário fazer duas propostas, uma, com todos as obrigações postas, já é o suficiente para atingir a nota máxima nessa competência.
Desse modo, como cada competência é avaliada de maneira individual, sem que uma influenciasse a outra, acredito que tiraria algo como: 120, 200,160,100 e 120.
Acredito que irá atingir todos os teus objetivos, muito sucesso!!!
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