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Os limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio
letícia_
Olá matteus - em primeiro lugar, parabéns pelo texto, sua argumentação é muito bem elaborada!! - porém, tem muitas coisas que você precisa tomar mais cuidado, vou corrigir cada parágrafo, beleza? INTRODUÇÃO - ótima introdução, mas ficou muito longa. Isso pode prejudicar os outros parágrafos - como fLeia mais
Olá matteus
– em primeiro lugar, parabéns pelo texto, sua argumentação é muito bem elaborada!!
– porém, tem muitas coisas que você precisa tomar mais cuidado, vou corrigir cada parágrafo, beleza?
INTRODUÇÃO
– ótima introdução, mas ficou muito longa. Isso pode prejudicar os outros parágrafos – como foi o caso da sua conclusão, a qual ficou muito vaga por falta de espaço. Lembre-se que tem um limite de linhas, a introdução deve ter no máximo até 6/7 linhas para uma boa estrutura textual, certo?
– além disso, o tema é: “Os limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio” – você citou um problema específico: discurso transfóbico que tenta frear os direitos da parcela transexual.
– o tema proposto não é acerca do ódio por transexuais, você deve escrever de um modo geral (a não ser que seja um tema específico), até porque isso afeta todas as pessoas, desde famosos, etc.
DESENVOLVIMENTO 1
– excelente argumentação!
– evite começar com “primeiramente” isso dá a entender que terá “segundamente” “terceiramente” e isso não existe!
– outro ponto, na sua tese o seu primeiro problema é “utilização de mecanismos virtuais”, por conseguinte “o discurso transfóbico que tenta frear…”
– Percebe-se que você iniciou o seu desenvolvimento 1 com o problema que seria abordado no desenvolvimento 2? Cuidado! Você deve seguir a ordem da sua tese, caso o contrário isso prejudica a sua estratégia estrutural.
DESENVOLVIMENTO 2
“Em segunda análise, outra causa”
– ou você utiliza em segunda análise ou outra causa, não há necessidade de usar dois conectivos.
– “comunidade gorda” “sempre” excesso de gerúndio: sendo, querendo… evite utilizar esses termos, isso deixa seu texto de maneira oral.
– além disso, seu repertório ficou solto no parágrafo, não está contextualizado.
CONCLUSÃO
– “o Ministério da Justiça deve proporcionar uma lei mais eficiente para ações de insulto e caráter miserável no quadro virtual”. Como seria essa lei na prática? Qual intuito? Suas soluções não ficaram claras!
Nota: 640
See lessA arma das fake news
letícia_
Em primeiro plano, parabéns pela argumentação! - mas o ENEM cobra um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, não é o suficiente apenas mostrar o seu ponto de vista para o corretor, precisa apresentar uma sustentação a sua tese, com levantamentos, obras, citações, dados estatísticos, exemplos ou qLeia mais
Em primeiro plano, parabéns pela argumentação!
– mas o ENEM cobra um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, não é o suficiente apenas mostrar o seu ponto de vista para o corretor, precisa apresentar uma sustentação a sua tese, com levantamentos, obras, citações, dados estatísticos, exemplos ou quaisquer outros elementos que possa provar a veracidade dos seus argumentos, beleza?
– além disso, na suas soluções há ausência de alguns elementos.
Dica: procure, se puder, ler redações nota mil, para você ter uma base de como é a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, ok?
See less– e não esqueça, treine muuuuuito! O treino é muito importante para que você consiga fazer redações cada vez melhores!
Desafios da Alfabetização Tecnológica para Idosos
letícia_
Olá Gabriel, vou corrigir cada parágrafo, ok? • INTRODUÇÃO - você sabia que a primeira frase da introdução é a chamada estratégia de abertura? Pois bem, isso significa que é na primeira frase que irá chamar a atenção do corretor, ou seja, que ele classificará sua redação se é realmente boa ou está lLeia mais
Olá Gabriel, vou corrigir cada parágrafo, ok?
• INTRODUÇÃO
– você sabia que a primeira frase da introdução é a chamada estratégia de abertura? Pois bem, isso significa que é na primeira frase que irá chamar a atenção do corretor, ou seja, que ele classificará sua redação se é realmente boa ou está limitada ao senso comum 😌
– por que estou lhe dizendo isso? Porque você deve sempre começar a sua primeira frase com um repertório, seja citação, obras, músicas, leis, dados estatísticos, enfim…
– percebe-se que você utilizou um repertório – a Constituição de 1988, porém você não relacionou com a atualidade, após citar a Constituição, logo, trouxe a tese, e isso não pode acontecer! Você precisa contextualizar + fazer o paralelo com a realidade brasileira + tese, beleza?
– além isso, o tema deve ser SEMPRE apresentado na introdução, você utilizou apenas “parcela mais antiga” percebe-se que não está diretamente ligado aos desafios da alfabetização tecnológica para idosos?
• DESENVOLVIMENTO 1
– problema do arg 1: rápido avanço tecnológico
e você desenvolveu sobre “a falta de investimentos sociais” (?)
– não há coerência
• DESENVOLVIMENTO 1 e 2
– parágrafos curtos e mal estruturados, seus repertórios não estão contextualizados, além de apresentar uma argumentação ineficiente.
• CONCLUSÃO
– SOLUÇÃO 1
> agente: Poder Público
> ação: iniciar projetos de cursos de informática de forma gratuita
> meio/modo: ?
> para quê? para que idosos adquiram maior independência
> detalhamento: ?
SOLUÇÃO 2
> agente: empresas privadas
> ação: diminuir os preços de seus produtos
> meio/modo: ?
> para quê: a fim de os tornarem mais acessíveis
> detalhamento: e, consequentemente, facilitar a aprendizagem de manuseamento desses aparelhos, além também de aumentar a confiança dessa parcela da população para ingressar em carreiras profissionais que exigem o uso da tecnologia.
– conclusão ineficiente, não apresenta os 5 elementos.
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 80 pontos: apresenta muitas inadequações de vírgulas no decorrer do texto.
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 80 pontos: não estão bem contextualizados.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 40 pontos, não apresentou muito convincente nos seus argumentos, além de falta de coesão entre a tese e o desenvolvimento 1
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 80 pontos: apresenta poucos conectivos.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 80 pontos, conclusão ineficiente. Apresenta ausência dos 5 elementos.
Nota: 320
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letícia_
Olá Elba! - em primeiro lugar, sua argumentação é excelente!! - mas o texto cobrado no ENEM é um texto dissertativo-argumentativo. Nesse caso você apenas argumentou o seu ponto de vista :( Em um texto dissertativo você precisa defender a ideia central a partir da sua argumentação, valendo-se, portanLeia mais
Olá Elba!
– em primeiro lugar, sua argumentação é excelente!!
– mas o texto cobrado no ENEM é um texto dissertativo-argumentativo. Nesse caso você apenas argumentou o seu ponto de vista :(
Em um texto dissertativo você precisa defender a ideia central a partir da sua argumentação, valendo-se, portanto, de dados estatísticos, levantamentos, fatos, exemplos, alusões históricas, livros, filmes e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada, ou seja, que traga veracidade do que você está defendendo, beleza?
Dica: procure, se conseguir, ver a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo no YouTube ou no google, para você ter uma base de como fazer uma redação cobrada no enem. Aliás, se tiver com dificuldades pode me procurar, tá?
E não esquece, treine muuuuuito. O treino é muito importante e você está em um ótimo caminho! Boa sorte!
See lessAutomedicação na sociedade brasileira
letícia_
- ausência de vírgulas nas orações. "As descobertas tecnológicas, realizadas no período da Guerra Fria, propiciaram mudanças comportamentais e ideológicas na sociedade como um todo, devido a introdução de artefatos recém-descobertos que, logo, se tornaram indispensáveis em sua vivência – a internet,Leia mais
– ausência de vírgulas nas orações.
“As descobertas tecnológicas, realizadas no período da Guerra Fria, propiciaram mudanças comportamentais e ideológicas na sociedade como um todo, devido a introdução de artefatos recém-descobertos que, logo, se tornaram indispensáveis em sua vivência – a internet, os computadores e uma variedade de remédios.”
– tese muito longa.
– argumentação limita
• CONCLUSÃO
– agente: ?
– ação: “É mister que políticas públicas sejam criadas e postas em ação”
isso não é uma ação e sim uma afirmação.
– meio/modo: “por meio da atuação do Ministério da Saúde”
– finalidade com detalhamento: “regulamentar a venda de medicamentos em farmácias, tanto física como virtuais, através de um processo burocrático que evite a venda sem receita médica”
2° solução:
– agente: ?
– ação: “investir monetariamente na saúde pública e difundir a ineficácia do “Doutor Google”
OBS: Google é um serviço e não um doutor!
– detalhamento da ação: “alertando os cidadãos a procurar ajuda profissional e não levar em consideração apenas as informações encontradas na internet”
– meio/modo: ?
– finalidade: ?
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 80 pontos: apresenta muitas inadequações de vírgulas, além de ausência da mesma em alguns casos e também desvios de concordância verbal.
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 120 pontos
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 80 pontos, não apresentou muito convincente nos seus argumentos, estão bem vagos e limitados.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 pontos
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 80 pontos, conclusão ineficiente. Apresenta ausência dos 5 elementos.
Nota: 480
See lessOs desafios da universalização do saneamento básico no Brasil
letícia_
• INTRODUÇÃO - 'nos deparamos' Evite construir o discurso na primeira pessoa do plural (nós) e adote o uso da terceira pessoa do plural (eles). Dessa maneira, você evitará elementos que possam atribuir marcas de subjetividade em seu texto. Além disso, quando utilizar "eles" é necessário omitir os agLeia mais
• INTRODUÇÃO
– ‘nos deparamos’
Evite construir o discurso na primeira pessoa do plural (nós) e adote o uso da terceira pessoa do plural (eles). Dessa maneira, você evitará elementos que possam atribuir marcas de subjetividade em seu texto. Além disso, quando utilizar “eles” é necessário omitir os agentes do discurso para ocultar sua opinião pessoal e as diversas vozes que compõem um texto, pois os textos formais exigem a impessoalização da linguagem.
– tese clara e objetiva!
– inadequações de vírgulas.
• DESENVOLVIMENTO 1 e 2
– repertórios socioculturais vagos, não estão muito contextualizados.
– frases muito longas
– muitas inadequações de vírgulas.
– argumentação pouco convincente
• CONCLUSÃO
– ausência do conectivo conclusivo.
– conclusão confusa e desorganizada
– ausência de vírgulas
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 40 pontos: apresenta muitas inadequações de vírgulas ao decorrer do texto, além de não apresentar uma linguagem formal.
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 80 pontos, repertórios bem vagos.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120 pontos, ótima tese, porém não apresentou muito convincente nos seus argumentos.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 80 pontos
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 80 pontos
Nota: 400
See lessCaminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira.
letícia_
• INTRODUÇÃO - você trouxe uma contextualização de Hollywood, porém ficou vago o pararelo que isso tem na realidade brasileira. - tese clara e objetiva. - apresenta muuitas inadequações de vírgulas, está em excesso. - trabalhe com mais conectivos nos intraparagráfos, isso facilita a leitura e deixaLeia mais
• INTRODUÇÃO
– você trouxe uma contextualização de Hollywood, porém ficou vago o pararelo que isso tem na realidade brasileira.
– tese clara e objetiva.
– apresenta muuitas inadequações de vírgulas, está em excesso.
– trabalhe com mais conectivos nos intraparagráfos, isso facilita a leitura e deixa suas ideias mais claras.
• DESENVOLVIMENTO 1 e 2
– suas ideias são ótimas, mas você poderia desenvolver um pouco mais.
• CONCLUSÃO
– uso inadequado do “onde” o advérbio retoma a ideia de lugar. Cuidado! Você pode pode perder 40 pontos apenas com esse erro grave.
Dica: você pode substituir o advérbio por na qual; os quais; em que;
– conclusão perfeita! apresentou os 5 elementos com clareza e não está limitada ao senso comum. Com certeza se não fosse o erro do advérbio tiraria 200 na competência V.
– como foi falado a cima, seria interessante retomar Hollywood na última frase da conclusão, os corretores amam isso!
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 120 pontos: apresenta muitas inadequações de vírgulas ao decorrer do texto.
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 120 pontos
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 80 pontos
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 pontos
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 180 pontos
Nota: 620
See lessA importância da Cultura Digital no Mercado de Trabalho
letícia_
• INTRODUÇÃO - uso inadequado da vírgula, procure utilizar dois pontos, são utlizados para apresentar uma fala ou explicação. Ex: "De acordo com o cientista da computação Alan Kay: “Tecnologia é qualquer coisa que não estava por aí quando você nasceu”. - você explicou a frase porém não apresentou suLeia mais
• INTRODUÇÃO
– uso inadequado da vírgula, procure utilizar dois pontos, são utlizados para apresentar uma fala ou explicação.
Ex: “De acordo com o cientista da computação Alan Kay: “Tecnologia é qualquer coisa que não estava por aí quando você nasceu”.
– você explicou a frase porém não apresentou sua tese, ou seja, seu ponto de vista em relação ao tema.
– não apresentou mais nenhuma inadequação de vírgula e nenhum erro de gramática!
• DESENVOLVIMENTO 1 e 2
– evite utilizar ‘primeiramente’ no início da frase, isso dá a entender que irá ter ‘segundamente’ ‘terceiramente’ … e isso não existe.
– evite frases muuuuito longas, seja mais objetivo.
– o mesmo problema de inadequação de vírgula na introdução.
– argumentação vaga e limitada.
• CONCLUSÃO
– procure começar sua conclusão com um conectivo conclusivo.
– sua conclusão está um pouco confusa.
– apresenta ausência de vírgulas.
DICA:
Em suma, faz-se necessário medidas para melhorar os problemas e aprimorar a cultura digital. Assim, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, promover a inserção da tecnologia na educação escolar, incluindo o preparo aos jovens para a cultura digital. Outrossim, a mídia deve propagar informações sobre o desenvolvimento tecnológico e sobre novas medidas requeridas no mercado de trabalho, para que garantam uma boa profissionalização no mercado de trabalho e um bom desenvolvimento digital.”
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 160 pontos: apresenta muitas inadequações de vírgulas ao decorrer do texto.
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 120 pontos
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 80 pontos: sua estrutura não está bem elaborada, não apresentou tese então ficou confuso saber o que estava defendendo.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 pontos: poderia utilizar mais conectivos.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 120 pontos
Nota: 600
See lessMobilidade urbana sustentável (tema)
letícia_
• INTRODUÇÃO - alusão histórica bem contextualizada e elaborada. - os problemas na sua tese não ficaram explícitos, isso não é um problema ok? Porém você citou 'consequências', na tese é apresentada as causas, e ai sim nos desenvolvimentos você aborda as consequências. • DESENVOLVIMENTO 1 e 2 - procLeia mais
• INTRODUÇÃO
– alusão histórica bem contextualizada e elaborada.
– os problemas na sua tese não ficaram explícitos, isso não é um problema ok? Porém você citou ‘consequências’, na tese é apresentada as causas, e ai sim nos desenvolvimentos você aborda as consequências.
• DESENVOLVIMENTO 1 e 2
– procure utilizar conectivos nos interparagráfos e nos intraparagráfos, bem como conectivos de prioridade, continuidade, adversidade, exemplificação etc.
– Argumentação otimaaaa, mas tente abordar um dado de estatístico para concretizar a veracidade dos seus argumentos, além de aumentar sua nota na competência II.
– no desenvolvimento 2 você não apresentou seu ponto de vista, e sim só um dado estatístico, está bem expositivo.
• CONCLUSÃO
– sempre comece com a retomada da tese.
– troque o ‘necessitam’ por dever
Dica:
> Dessa forma, faz-se premete mitigar o cenário atual para uma alternativa sustentável na sociedade brasileira. Destarte, o Ministério de Transporte e das Cidades, juntamente com o Estatuto da Cidade, deve investir em melhorias nos transportes públicos,… <
– na primeira solução você citou duas ações:
1° investir melhorias nos transportes públicos
2° ampliar as vias públicas
Você só pode ter uma ação!
– além de apresentar uma solução insuficiente, não apresentou os 5 elementos.
– já na segunda solução está bem vaga, poderia elabora-lá melhor.
• EM GERAL:
See less– apresenta muitos erros gramaticais!
A arte tem o direto de questionar tudo?
letícia_
• INTRODUÇÃO - contextualização muuuuito longa! Dica: > No filme “O cidadão ilustre” retrata a revolta da sociedade contra a arte e impõe limites sobre a expressão, na qual critica os padrões de vida impostos, a fim de encobrir as mazelas sociais. < - tese clara e objetiva! • DESENVOLVIMENTO 1Leia mais
• INTRODUÇÃO
– contextualização muuuuito longa!
Dica:
> No filme “O cidadão ilustre” retrata a revolta da sociedade contra a arte e impõe limites sobre a expressão, na qual critica os padrões de vida impostos, a fim de encobrir as mazelas sociais. <
– tese clara e objetiva!
• DESENVOLVIMENTO 1 e 2
– suas ideias são ótimas, porém seus parágrafos estão bem expositivos e pouco argumentativos.
– apresenta erros gramaticais, como vírgulas inadequadas.
• CONCLUSÃO
See less– você citou o Estado no tópico frasal. E logo após você citou o Ministério da Educação para solucionar o problema. Bom, o Ministério da Educação faz parte do governo e não do estado!
* UOU, que conclusão!
– Muito bem elaborada, bastante clara e objetiva. Além de apresentar os 5 elementos essenciais. MEUS PARABÉNS!
– se não fosse o erro do Estado, com certeza tiraria 200 na competência V.
– apresenta algumas inadequações de vírgulas, mas o balanço é bem positivo!