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Desafios da Alfabetização Tecnológica para Idosos

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A falta de acesso e habilidade digital impedem que os idosos possam com autonomia realizar as atividades básicas do cotidiano, bem como sua introdução ao mercado de trabalho. De acordo com a Constituição Federal, todo ser humano tem direito a igualdade nos vários âmbitos sociais do Brasil. No entanto, a parcela mais antiga da sociedade encontra dificuldades com o rápido avanço tecnológico e com a falta de estrutura para se adentrarem nesse processo.
Em primeira análise, a falta de investimentos sociais é um grande empecilho para que idosos acompanhem esse ritmo acelerado da tecnologia. Segundo dados apontados pelo IBGE, haverá um aumento significativo no número de idosos até o ano 2060. Esses dados preveem que se a inclusão dessa grande massa nas inteligências artificiais não se solidificar, futuramente terá uma grande leva de desempregados no país, tendo em vista que cada vez mais estão ativas as pessoas acima de 60 anos.
Ademais, é importante ressaltar sobre a ineficácia dos meios governamentais em alguns aspectos, se tratando desse problema. O sociólogo Émile Durkheim compara a sociedade a um “corpo biológico”, por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Todavia, isso se faz contrário a partir do momento em que os anciãos são excluídos dos progressos da humanidade, gerando como consequência disso, sua falta de autonomia e a dependência constante de outras pessoas.
Portanto, medidas são necessárias para combater essa atual realidade. Para que isso ocorra, o Poder Público deve iniciar projetos de cursos de informática de forma gratuita, para que idosos adquiram maior independência. Além disso, empresas privadas devem diminuir os preços de seus produtos, a fim de os tornarem mais acessíveis e, consequentemente, facilitar a aprendizagem de manuseamento desses aparelhos, além também de aumentar a confiança dessa parcela da população para ingressar em carreiras profissionais que exigem o uso da tecnologia. Dessa forma, a inclusão digital irá crescer juntamente com a expectativa de vida, e melhorar a qualidade de vidadas novas e antigas gerações.

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2 Correções

  1. Olá Gabriel, vou corrigir cada parágrafo, ok?

    • INTRODUÇÃO
    – você sabia que a primeira frase da introdução é a chamada estratégia de abertura? Pois bem, isso significa que é na primeira frase que irá chamar a atenção do corretor, ou seja, que ele classificará sua redação se é realmente boa ou está limitada ao senso comum 😌

    – por que estou lhe dizendo isso? Porque você deve sempre começar a sua primeira frase com um repertório, seja citação, obras, músicas, leis, dados estatísticos, enfim…
    – percebe-se que você utilizou um repertório – a Constituição de 1988, porém você não relacionou com a atualidade, após citar a Constituição, logo, trouxe a tese, e isso não pode acontecer! Você precisa contextualizar + fazer o paralelo com a realidade brasileira + tese, beleza?

    – além isso, o tema deve ser SEMPRE apresentado na introdução, você utilizou apenas “parcela mais antiga” percebe-se que não está diretamente ligado aos desafios da alfabetização tecnológica para idosos?

    • DESENVOLVIMENTO 1
    – problema do arg 1: rápido avanço tecnológico
    e você desenvolveu sobre “a falta de investimentos sociais” (?)
    – não há coerência
    • DESENVOLVIMENTO 1 e 2
    – parágrafos curtos e mal estruturados, seus repertórios não estão contextualizados, além de apresentar uma argumentação ineficiente.

    • CONCLUSÃO
    – SOLUÇÃO 1
    > agente: Poder Público

    > ação: iniciar projetos de cursos de informática de forma gratuita

    > meio/modo: ?

    > para quê? para que idosos adquiram maior independência

    > detalhamento: ?

    SOLUÇÃO 2
    > agente: empresas privadas

    > ação: diminuir os preços de seus produtos

    > meio/modo: ?

    > para quê: a fim de os tornarem mais acessíveis

    > detalhamento: e, consequentemente, facilitar a aprendizagem de manuseamento desses aparelhos, além também de aumentar a confiança dessa parcela da população para ingressar em carreiras profissionais que exigem o uso da tecnologia.

    – conclusão ineficiente, não apresenta os 5 elementos.

    C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 80 pontos: apresenta muitas inadequações de vírgulas no decorrer do texto.

    C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 80 pontos: não estão bem contextualizados.

    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 40 pontos, não apresentou muito convincente nos seus argumentos, além de falta de coesão entre a tese e o desenvolvimento 1

    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 80 pontos: apresenta poucos conectivos.

    C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 80 pontos, conclusão ineficiente. Apresenta ausência dos 5 elementos.

    Nota: 320

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  2. Correção
    introdução-
    bom uso de conectivos
    trouxe repertório (aviso: você disse vários âmbitos sociais no Brasil, isso ficou vago, porque faltou dizer quais são, lembre-se sempre de dar um exemplo, como o acesso transporte, ao lazer, a saúde)
    nesse trecho: No entanto, a parcela mais antiga da sociedade encontra dificuldades com o rápido avanço tecnológico e com a falta de estrutura para se adentrarem nesse processo. Foi possível identificar as causas, mas dessa forma ficaria mais correto: No entanto, a parcela mais antiga da sociedade enfrenta grandes dificuldades devido a falta de investimentos e a falta de estrutura para se adaptarem com os avanços tecnológicos.
    desenvolvimento 1-
    você iniciou dizendo : …a falta de investimentos sociais é um grande empecilho para que os idosos acompanhem esse ritmo acelerado da tecnologia. perceba que o problema não é o avanço tecnológico, porque eles sempre existiram, até o óculos, a bicicleta, a calculadora são uma tecnologia, o problema na verdade é a falta de investimentos, isso que deveria ser escrito na tese, como eu reescrevi
    IBGE sempre escreva o significado das siglas
    você poderia ter trazido um repertório de previsão, não se apoie nisso, o corretor do me salva diz para falar do presente
    Também estude adjetivos para poder dar opiniões ao longo do texto
    . O sociólogo Émile (após ponto final sempre use um conectivo)
    Na redação do enem sempre precisa de 4 paragrafos, faltou você escrever um segundo para explicar a sua tese dA FALTA DE ESTRUTURA PARA SE ADAPTAREM, verifique o que gostaria de escrever, porque cada parágrafo deve ter de 7 a 8 linhas somente, o seu D1 ficou enorme
    conclusão e proposta de intervenção-
    é necessário agente, ação, meio, modo, detalhamento e finalidade; infelizmente não ficou claro
    indico que estude com videos no youtube e leia redações nota 1000, pratique sempre
    :) avalie a minha correção como a melhor e eu volto mais vezes para te ajudar a chegar na nota mil! :)

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