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Obstáculos da educação pública inclusiva no Brasil
EvellynMendes
Obrigada por corrigir! Ficarei mais atenta em relação a isso
Obrigada por corrigir! Ficarei mais atenta em relação a isso
See lessA pandemia das apostas online no Brasil
EvellynMendes
Ei, boa tarde! Você fez uma ótima redação usando um repertório sociocultural na introdução e 2 argumentos de autoridade no seu desenvolvimento. Porém, eu recomendo você aprofundar mais na introdução para deixar bem explicado o tema e a sua tese. Além disso, para não perder pontos na competência 4, uLeia mais
Ei, boa tarde! Você fez uma ótima redação usando um repertório sociocultural na introdução e 2 argumentos de autoridade no seu desenvolvimento. Porém, eu recomendo você aprofundar mais na introdução para deixar bem explicado o tema e a sua tese. Além disso, para não perder pontos na competência 4, use conectivos para unir as ideias apresentadas, como antes de “Esses dados alarmantes denunciam que o vício nos “cassinos online” se tornou um problema de saúde pública…”. No último parágrafo, notei que você só usou os elementos agente, ação e efeito, sendo necessário também o uso de algum detalhamento do agente e o modo que se deve realizar a ação (por exemplo, por meio de investimentos em tecnologias de rastreamento, o Ministério da Fazenda pode impedir o funcionamento de plataformas de apostas ilegais no país), para não perder pontos na competência 5. Continue treinando, pois acredito no seu potencial!
See lessInsegurança alimentar no Brasil
EvellynMendes
Excelente redação!! Você abordou muito bem o tema utilizando 2 argumentos de autoridade e 2 de causa e consequência no seu desenvolvimento, além de utilizar a Constituição como repertório sociocultural. Porém, no último parágrafo, use conectivo antes da frase "Essas ações estratégicas" para não acabLeia mais
Excelente redação!! Você abordou muito bem o tema utilizando 2 argumentos de autoridade e 2 de causa e consequência no seu desenvolvimento, além de utilizar a Constituição como repertório sociocultural. Porém, no último parágrafo, use conectivo antes da frase “Essas ações estratégicas” para não acabar perdendo pontos na competência 4. Além disso, para não acabar perdendo pontos na competência 1, não é necessário o uso da crase na frase ” visam à um melhor enfrentamento da problemática.”, visto que o substantivo é masculino e o artigo indefinido “um/uma” não exige crase. Continue assim que você logo alcançará o 1000 no ENEM!
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EvellynMendes
Entendi, muito obrigada!
Entendi, muito obrigada!
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EvellynMendes
Ei, muito obrigada por corrigir! Porém, se você notar a frase "nota-se que tal prerrogativa não é cumprida de fato" há um conectivo antes dele. Em relação a outra correção sobre o segundo parágrafo, tem sempre de haver conectivo para aumentar a nota na competência 4, então peço novamente uma reformuLeia mais
Ei, muito obrigada por corrigir! Porém, se você notar a frase “nota-se que tal prerrogativa não é cumprida de fato” há um conectivo antes dele. Em relação a outra correção sobre o segundo parágrafo, tem sempre de haver conectivo para aumentar a nota na competência 4, então peço novamente uma reformulação da frase corrigida por você com conectivo, pois estou sem ideias de como posso reformular. Além disso, a sua correção sobre o último parágrafo tambem está certa, pois o verbo “garantir” exige um objeto direto e um objeto indireto com a preposição “a” ou objeto indireto com preposição “de”. Por exemplo, o órgão garante os direitos aos/dos cidadãos (garante o que? garante a quem ou de quem?). Enfim, era só isso que queria falar
See lessDesafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
EvellynMendes
Entendi, obrigada!
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See lessInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
EvellynMendes
Coloquei errado a nota da competência 1: 160 Nota total: 720
Coloquei errado a nota da competência 1: 160
See lessNota total: 720
Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
EvellynMendes
Competência 1 (norma-culta da Língua Portuguesa): 120 Competência 2 (compreensão do tema): 200 Competência 3 (relacionar as informações para a construção da argumentação): 120 Competência 4 (uso de recursos e mecanismos linguístico para a construção da argumentação): 120 Competência 5 (proposta de iLeia mais
Competência 1 (norma-culta da Língua Portuguesa): 120
See lessCompetência 2 (compreensão do tema): 200
Competência 3 (relacionar as informações para a construção da argumentação): 120
Competência 4 (uso de recursos e mecanismos linguístico para a construção da argumentação): 120
Competência 5 (proposta de intervenção do texto): 120
Nota Total: 680
Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
EvellynMendes
Olá, tudo bem?? Espero que sim. Bom, no primeiro parágrafo, gostaria de falar que você poderia ter aprofundado mais no repertório sociocultural escolhido, visto que o modo como você apresentou ficou muito vago. No período "que é um problema persistente na sociedade onde quase 2 milhões de pessoas quLeia mais
Olá, tudo bem?? Espero que sim. Bom, no primeiro parágrafo, gostaria de falar que você poderia ter aprofundado mais no repertório sociocultural escolhido, visto que o modo como você apresentou ficou muito vago. No período “que é um problema persistente na sociedade onde quase 2 milhões de pessoas que residem no país não têm registro de nascimento, portanto, sua existência não é reconhecida oficialmente.” recomenda-se utilizar conectivos como “uma vez que”, “dado que”, “visto que” e entre outros, ao invés só de “que” para explicar o porquê da frase estar associada ao tema. Além disso, houve a repetição da palavra “sociedade”, o que seria melhor ter utilizado um sinônimo como corpo social, e, não entendi se esse pronome “onde” está se referindo à sociedade ou ao país. Concluí-se, então, que você antecipou bem os problemas para discuti-los no desenvolvimento, mas não houve uma boa apresentação do repertório nem a explicação de como pode estar associada à realidade. Sugiro aprofundar um pouco mais tanto no repertório quando na tese. Indo para o segundo parágrafo, recomendo desenvolver um pouco melhor o tópico frasal “ressalta-se que a omissão governamental é um fator do problema”, pois ficou muito vago. Sugiro que faça assim: “vale destacar que a omissão governamental intensifica os desafios relacionados à garantia de acesso à cidadania no Brasil”, sempre relacionando o problema com o tema. Lembre-se de que, sempre após o fim de um período/ponto final, coloque algum conectivo para unir os períodos. A título de exemplo, na frase ‘John Locke definiu que “as leis foram feitas para os homens e não para as leis’, reformule para ‘Segundo o filósofo John Locke, “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Logo após, você deveria explicar o significado da frase no contexto atual de forma mais elaborada, ajudando o leitor a entender sua relevância, mas não foi assim que ocorreu, visto que não houve uma boa relação entre a frase e como de fato ocorre. No terceiro parágrafo, houve muita falta de conectivo, tópico frasal vago e não houve uma boa explicação de como o problema 2 afeta o tema. Analisando o último, a frase de introdução ficou muito vaga (recomendo elaborar como “são necessárias medidas para que haja o acesso à cidadania a todos os brasileiros e os residentes no Brasil”. Não houve uma proposta completa que teria os 5 elementos da intervenção (agente, detalhamento, ação, modo/meio e efeito), somente o agente, a ação e o efeito na primeira proposta e somente o agente na segunda proposta. No geral, recomendo trabalhar mais na sua argumentação a fim de defender melhor a sua tese, invista mais em conectivos, aprofunde mais nos seus repertórios escolhidos e siga os 5 elementos da intervenção ( vou dar um exemplo de uma proposta que fiz de outro tema: “cabe ao governo, órgão responsável por assegurar os direitos aos cidadãos e a existência de todos, investir mais no desenvolvimento de projetos de prevenção, incluindo treinamento de professores e funcionários, por meio da alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias -redirecionando verbas para essa área como prioridade -, a fim de lidar com situações de bullying de maneira eficaz.” agente: governo; detalhamento: órgão responsável por assegurar os direitos aos cidadãos e a existência de todos; ação: “investir mais no desenvolvimento de projetos de prevenção, incluindo treinamento de professores e funcionários”; modo: “por meio da alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias -redirecionando verbas para essa área como prioridade -“; efeito: “a fim de lidar com situações de bullying de maneira eficaz”. Continue treinando para aprimorar cada vez mais! Acredito no seu potencial
See lessDiscuta a importância da ética no serviço público e princípios que devem guiar a conduta dos servidores. Aponte medidas para prevenir práticas de corrupção
EvellynMendes
Em primeiro lugar, gostaria de destacar que a escolha dos repertórios foi muito boa, mas faltou muita explicação do porquê está relacionado ao tema e do motivo que faz parte do cenário de ética no serviço público. Além disso, sugiro que você inclua mais exemplos concretos de corrupção no serviço púbLeia mais
Em primeiro lugar, gostaria de destacar que a escolha dos repertórios foi muito boa, mas faltou muita explicação do porquê está relacionado ao tema e do motivo que faz parte do cenário de ética no serviço público. Além disso, sugiro que você inclua mais exemplos concretos de corrupção no serviço público poderia enriquecer a discussão e ajudar a ilustrar a gravidade do problema, além de auxiliar na sua argumentação diante do seu ponto de vista. Por último, está faltando muitos conectivos que fariam uma ligação entre os períodos e as orações para estabelecer um sentido entre eles. Continue treinando para aprimorar cada vez mais!
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