Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Mundo real versus mundo virtual: Deve haver limites entre ambos? (CORRIGAM ESTILO ENEM, se possível coloca uma nota)
Ruan6763
Sua introdução está ótima , relaciona a música "tempos perdidos" com a descrição do mundo virtual e traz uma opnião crítica sobre as consequências entre viver as duas realidades. O primeiro desenvolvimento apresenta muitos erros do uso da língua padrão , sendo que até mesmo a matéria do g1 está comLeia mais
Sua introdução está ótima , relaciona a música “tempos perdidos” com a descrição do mundo virtual e traz uma opnião crítica sobre as consequências entre viver as duas realidades.
O primeiro desenvolvimento apresenta muitos erros do uso da língua padrão , sendo que até mesmo a matéria do g1 está com a grafia errada, ocasionando assim a perca de uma informação a qual deveria lhe ajudar na argumentação. E também há uma duabilidade em “..relata que, esta distorção e mais apresentada aos jovens e adolescentes que adquirem notório conhecimento sobre tais aspectos, ..”. Quais são esses aspectos ? ( pelo que eu entendi acho que você queria dizer
que adquirem notório conhecimento sobre as tecnologias)
No segundo desenvolvimento você utiliza a fala do Sergio Sacani , mas não fala quem ele é, seria necessário dizer algo relacionado a ele para reforçar as palavras dele, pois o corretor não tem a obrigação de saber quem é quem.
Por fim, na sua conclusão foi possívei verificar que o agente da intervenção é o Estado em conjunto com os jogos e as rede(sociais?) e a ação é efetuar campanhas publicitátias. Além disso o meio descrito é a internet e posteriormente fala do efeito da ação que é diminuir a distração das pessoas e retomar a realidade, deixando assim sua intervenção com pouco detalhamento e muito simples.
Em resumo, seu texto apresenta ótimos argumentos e também traz uma introdução muito boa. Porém os pequenos erros do uso da língua padrão comprometeram e muito em sua argumentação e também faltou uma melhor organização das ideias para uma melhor compreensão.
C1 120
See lessC2 200
C3 120
C4 160
C5 160
Evasão escolar em questão no Brasil.
Ruan6763
Ótima redação. Sua citação direta na introdução de Arthur Lewis foi usada da forma correta e também foi bem relacionada com sua opinião trazendo a situação atual do Brasil com os problemas apresentados. Seus desenvolvimentos ficaram ótimos, haja visto que foram a expansão dos problemas ditos em suaLeia mais
Ótima redação. Sua citação direta na introdução de Arthur Lewis foi usada da forma correta e também foi bem relacionada com sua opinião trazendo a situação atual do Brasil com os problemas apresentados.
Seus desenvolvimentos ficaram ótimos, haja visto que foram a expansão dos problemas ditos em sua introdução,sendo eles o descaso governamental e a prática do bullying nas escolas. A única coisa que me causou estranheza foi a frase ” Em uma primeira análise”.
Sua conclusão foi bem relatada, evidenciado que o agente é o Ministério da educação e a ação é fiscalizar e criar programas. Porém quando vemos no modo que isso é feito parece que você generaliza algum plano que o Estado tenha , logo deixando vago o planejamento da ação. O detalhamento ficou ok , não ficou carente de informações e a finalidade proposta foi bem clara.
C1 200
See lessC2 200
C3 180
C4 180
C5 160
Desastres ambientais: Qual o papel do Estado na busca pela resiliência
rogimcos
Olá Carlos Ruas, eu li sua redação e com base na cartilha do participante disponibiliza pelo Inep, analisei as cinco competências assim: C1: 200 pts (tem alguns erros gramáticais de concordancia, como aqui: "Sobre essas questão,..." seria "Sobre essas questões,..."). C2: 120 pts C3: 120 pts C4: 120Leia mais
Olá Carlos Ruas, eu li sua redação e com base na cartilha do participante disponibiliza pelo Inep, analisei as cinco competências assim:
C1: 200 pts (tem alguns erros gramáticais de concordancia, como aqui: “Sobre essas questão,…” seria “Sobre essas questões,…”).
C2: 120 pts
C3: 120 pts
C4: 120 pts
C5: 200 pts
Nota Final: 760
Observações:
Você fez uma boa introdução da temática, mencionando um acontecimento histórico e logo em seguida apresentou sua tese, com dois argumentos. Seriam esses: “desamparo psicológico” e “desamparo socioecônomico”? Você usou o conectivo “e” que é uma boa, mas fiquei com a impressão de que eles poderiam ter ficado mais claros, como, ao inveś de escrever: “… uma vez que o Estado brasileiro não fornece o amparo psicológico e socioeconômico necessários para as vítimas.”, poderia ser: “uma vez que o houve, por parte do Estado brasileiro, desamparo psicológico às famílias afetadas e descaso socioecônomico.”
Bom, parece que você inverteu a ordem dos desenvolvimentos dos argumentos nos dois parágrafos posteriores, discorrendo em primeiro lugar sobre o desamparo socioecônomico ao invés de ter trazido o desamparo psicológico aqui. Pode ficar confuso para o corretor da redação, e talvez desrespeite a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Ah, assisti em um vídeo do Lucas Felpi (garoto que tirou 1000 na redação do Enem em 2018), que não é legal escrever “primeiramente” no D1, pelo menos não mais. Você poderia usar: “Em primeiro lugar”. Mais uma coisa, embora você coloque um acontecimento histórico, sinto que carece de um repertório diversificado (pra não repetir o mesmo citado na intrdoução) e respaldado como por exemplo; em livros ou notícias, figura de autoridade, dados estatísticos etc.
– D2 com argumento trocado. Ainda falta um repertório para embasar os argumentos. Está me parecendo que tudo foi tirado da cabeça. Também há a inserção de um novo argumento; “Moradia precária”, sem que haja um desenvolvimento adequeado. Superficial.
Na conclusão, você fez tudo bonitinho. Tem os cinco pontos essenciais (agente, ação, finalidade, modo e detalhamento).
See lessTema: A supervalorização dos laços sanguíneos leva a sociedade a ignorar problemas familiares?
Ruan6763
Simplesmente genial . Sua introdução utiliza uma série para usar como exemplo de um problema ficctício que relaciona com o problema real da romantização tóxica o qual infelizmente ocorre. Seu primeiro desenvolvimento aborda uma outra vertente com o uso da pensadora Hannah com a intenção de voltar aLeia mais
Simplesmente genial . Sua introdução utiliza uma série para usar como exemplo de um problema ficctício que relaciona com o problema real da romantização tóxica o qual infelizmente ocorre.
Seu primeiro desenvolvimento aborda uma outra vertente com o uso da pensadora Hannah com a intenção de voltar a falar da romantização tóxica partindo de outro segmento e além disso utiliza a série já citada como exemplo concreto dessa nova perspectiva da “Banalidade do Mal”.
O segundo desenvolvimento usa o recurso da explicação do que leva também a ignorar esses problemas familiares com a dificuldade de assimilar o ocorrido e também das adversidades mentais. Posteriormente retrata a pandemia do Covid 19 para falar da intensificação do abuso sexual com o aumento da convivência e problemas mentais.
A conclusão foi uma retomada de tudo que foi apresentado com a implementação de uma boa proposta de intervenção. O único defeito, se é um , foi o uso do Governo Federal como agente de intervenção, pois em nenhum momento foi citado pelo que me lembro, logo causou uma estranheza, mas isso não prejudica sua redação
Nota: 980, se não 1000 , muito original.
See lessViolência nas redes urbanas
Ruan6763
Olá Izabele. Sua redação dissertativa-argumentativa utiliza muitos recursos da apenas dissertativa. A redação do enem exige que o texto seja impessoal e expositivo, ao ler seu texto pareceu que era mais um relato de uma experiência vivida e além disso os argumentos que você utilizou deram a impressãLeia mais
Olá Izabele. Sua redação dissertativa-argumentativa utiliza muitos recursos da apenas dissertativa. A redação do enem exige que o texto seja impessoal e expositivo, ao ler seu texto pareceu que era mais um relato de uma experiência vivida e além disso os argumentos que você utilizou deram a impressão que foram baseado em achismos como, por exemplo, em “quanto maior a rede urbana mais crimes e violência a nela, um exemplo é Belo Horizonte que acontece um roubo a cada minuto, outro lugar bem conhecido por muita violência é as favelas do Rio de Janeiro onde a droga anda solta”. Como a Maria disse anteriormente , eu recomendo que você veja as redações nota 1000 desse mesmo tema , e tome para si algumas ideias estruturais como desenvolvimentos, introduções e conclusões finais. Tenho certeza que nas próximas redações você irá melhorar!!
See lessA inclusão social de ex-detentos no mercado de trabalho
rogimcos
Olá, eu li sua redação e com base na cartilha do participante disponibiliza pelo Inep, analisei as cinco competências assim: C1: 200 C2: 200 pts C3: 200 pts C4: 180 pts C5: 160 pts Nota Final: 940 Observações: Na quarta competência, você cometeu um pequeno deslize semântico mas que pode comprometerLeia mais
Olá, eu li sua redação e com base na cartilha do participante disponibiliza pelo Inep, analisei as cinco competências assim:
C1: 200
C2: 200 pts
C3: 200 pts
C4: 180 pts
C5: 160 pts
Nota Final: 940
Observações:
Na quarta competência, você cometeu um pequeno deslize semântico mas que pode comprometer a coesão nessa parte: “Outrossim, cabe destacar também a…”. A palavra “outrossim” já tem o sentido de “também”. Portanto, você usou duas palavras que são sinônimas e ficou prolixo. Poderia ser: “Outrossim, cabe destacar a…” ou “Também, cabe destacar a…”.
Ademais, notei que no seu argumento um, você aborda o individualismo e sustenta essa tese citando cinco pontos referentes ao pensamento do sociólogo Betinho (igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade). Entendo que você tenha escrito-as por ser exatamente o que se espera da sociedade para amenizar o individualismo exacerbado e incluiu palavras-chave que ligam uma coisa a outra, como; “mentalide retógrada” a “desenvolvimento humano”. Numa análise bem rápida, parece meio generalizado, mas quando reli o texto, ficou mais claro.
Na conclusão, dos cinco pontos essenciais (agente, ação, finalidade, modo e detalhamento), você deixou de fora o detalhamento. Me pareceu que você usou a frase final com a intenção de detalhar e causar um impacto devido a retomada do repertório, citado na intrdoução (Hegel), foi isso mesmo? Se foi, acredito que não seja o bastante para os corretores considerarem como detalhamento e quanto ao efeito de impacto na retomada, foi bem sucedido.
See less