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ENEM 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
dudaalopesb3
Nota final: 840/1000 Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (Nota: 160/200) • Sugestão: Revisar a pontuação e algumas expressões que não se encaixam bem, como “agravam eles” (que poderia ser “agravam-nos”) e “pendura-se” (melhor substituir por “perpetua-se”), para melhorLeia mais
Nota final: 840/1000
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (Nota: 160/200)
• Sugestão: Revisar a pontuação e algumas expressões que não se encaixam bem, como “agravam eles” (que poderia ser “agravam-nos”) e “pendura-se” (melhor substituir por “perpetua-se”), para melhorar a clareza e o domínio da norma padrão.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema (Nota: 180/200)
• Sugestão: O texto compreende bem o tema, mas poderia ser ainda mais pertinente com exemplos próximos da realidade brasileira, como dados de casos de estigmatização no Brasil ou exemplos de personalidades brasileiras com transtornos mentais.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (Nota: 160/200)
• Sugestão: A relação entre os exemplos e o tema poderia ser melhor trabalhada. Os exemplos utilizados são válidos, mas fortaleceriam o texto se estivessem mais conectados à realidade brasileira e à argumentação principal.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (Nota: 160/200)
• Sugestão: A estrutura do texto é coesa, mas algumas transições entre parágrafos e conectores poderiam ser mais fluídas. Melhorar a conexão entre os exemplos e os argumentos centrais ajudaria a tornar a redação mais clara e bem articulada.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos (Nota: 180/200)
• Sugestão: A proposta de intervenção é pertinente e viável, mas poderia ser mais detalhada. Explorar como o Ministério da Educação implementaria as campanhas de conscientização e qual seria o impacto delas ajudaria a solidificar a intervenção.
See lessO combate ao crime organizado na realidade brasileira atual
dudaalopesb3
Nota final: 840/1000 Sugestões para melhoria: • Competência 1 (160) : Revisar pontuação e pequenos deslizes de acentuação e uso de conectivos para melhorar a coesão sintática. • Competência 2 (180) : Explorar mais profundamente os conceitos trazidos, como a relação histórica com a ditadura, e conectLeia mais
Nota final: 840/1000
Sugestões para melhoria:
• Competência 1 (160) : Revisar pontuação e pequenos deslizes de acentuação e uso de conectivos para melhorar a coesão sintática.
See less• Competência 2 (180) : Explorar mais profundamente os conceitos trazidos, como a relação histórica com a ditadura, e conectar melhor essas ideias com o contexto atual.
• Competência 3(160): Aprofundar os argumentos e dar mais exemplos concretos sobre o impacto do crime organizado, tanto no nível social quanto no econômico.
• Competência 4 (160): em alguns momentos, as frases poderiam ser melhor conectadas para evitar rupturas no fluxo do texto, como no segundo parágrafo, onde a transição entre a história do crime organizado e a dificuldade do Estado em combatê-lo é um pouco abrupta.
• Competência 5(180): Detalhar mais a proposta de intervenção, especificando as etapas de implementação das ações e o papel de cada instituição.
DESAFIOS PARA A PROPAGAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM COMUNIDADES REMOTAS
dudaalopesb3
No trecho fornecido, há alguns aspectos que podem ser melhorados em seu texto: Clareza na exposição das ideias: Em alguns trechos, a construção das frases pode ficar um pouco confusa, dificultando a compreensão das suas argumentações. É importante buscar uma redação mais clara e objetiva, evitando aLeia mais
No trecho fornecido, há alguns aspectos que podem ser melhorados em seu texto:
Clareza na exposição das ideias: Em alguns trechos, a construção das frases pode ficar um pouco confusa, dificultando a compreensão das suas argumentações. É importante buscar uma redação mais clara e objetiva, evitando ambiguidades e tornando o texto mais fluente.
See lessArgumentação mais aprofundada: Embora você tenha abordado os desafios para a propagação dos meios de comunicação em comunidades remotas, é possível desenvolver seus argumentos de forma mais detalhada. Tente explorar exemplos concretos, dados estatísticos ou informações relevantes que sustentem suas afirmações e reforcem seu ponto de vista.
Maior conexão entre as partes do texto: Para melhorar a coesão e a coerência do seu texto, é importante garantir uma transição suave entre as ideias apresentadas em cada parágrafo. Certifique-se de estabelecer uma relação lógica entre as diferentes partes do texto, de modo que as informações sejam apresentadas de forma sequencial e organizada.
Propostas de intervenção mais específicas: No último parágrafo, você menciona a implementação de medidas eficazes, como a construção de infraestrutura em regiões precarizadas e uma campanha nacional. No entanto, seria interessante fornecer mais detalhes sobre como essas medidas seriam realizadas e quais seriam os recursos necessários. Além disso, considere abordar possíveis obstáculos e como superá-los para garantir a efetividade das propostas
A Organização do Tempo e o Acesso às Redes Sociais – Reescrevendo, Modelo ENEM
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O texto precisa ser reestruturado para melhorar a organização e conexão das informações. A introdução deve ser mais concisa, apresentando apenas dois argumentos principais, como estresse e ansiedade, que serão desenvolvidos nos parágrafos subsequentes. O primeiro parágrafo de desenvolvimento deve abLeia mais
O texto precisa ser reestruturado para melhorar a organização e conexão das informações. A introdução deve ser mais concisa, apresentando apenas dois argumentos principais, como estresse e ansiedade, que serão desenvolvidos nos parágrafos subsequentes. O primeiro parágrafo de desenvolvimento deve abordar o argumento 1, enquanto o segundo parágrafo de desenvolvimento tratará do argumento 2, para proporcionar uma melhor organização ao texto.
No segundo parágrafo, embora ele esteja relacionado ao tema, é necessário estabelecer uma conexão mais clara com a tese. Já o terceiro parágrafo conseguiu estabelecer uma conexão adequada com a tese, além de utilizar um repertório cultural.
Portanto, é recomendado revisar e reestruturar o texto, seguindo essas orientações para melhorar a clareza, organização e conexão das informações.
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