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Tema:analfabetismo total ou funcional no Brasil
myyaraujo
Oi! Então, muito interessante você ter abordado a Constituição! Você colocou o problema geral de forma muito direta, muito bom fazer isso na introdução. Agora, é interessante no 1o parágrafo você apenas problematizar, pois é a 1ª parte do desenvolvimento, e no trecho "como projetos educativos para aLeia mais
Oi! Então, muito interessante você ter abordado a Constituição! Você colocou o problema geral de forma muito direta, muito bom fazer isso na introdução. Agora, é interessante no 1o parágrafo você apenas problematizar, pois é a 1ª parte do desenvolvimento, e no trecho “como projetos educativos para a população analfabeta” você já expõe uma proposta de intervenção (isso ocorre novamente na 2ª parte do desenvolvimento, em “como a criação de escolas para pessoas analfabetas”). Mas de qualquer forma, seus parágrafos de desenvolvimento e sua conclusão estão muito bons! Parabéns!
Competência 1 (Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa): 180
See lessCompetência 2 (Compreensão e adequação ao tema): 200
Competência 3 (Capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista): 160
Competência 4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos): 160
Competência 5 (Respeito aos Direitos Humanos): 200
TOTAL: 900
A importância da educação financeira na vida do cidadão
myyaraujo
Excelente redação! Você seguiu uma linha de raciocínio bastante coerente, explicando os problemas relacionados a falta da educação financeira e sua proposta de intervenção foi muito boa. Entretanto, senti falta no 2o parágrafo de desenvolvimento uma outra problemática, no sentido de outra forma ao qLeia mais
Excelente redação! Você seguiu uma linha de raciocínio bastante coerente, explicando os problemas relacionados a falta da educação financeira e sua proposta de intervenção foi muito boa.
Entretanto, senti falta no 2o parágrafo de desenvolvimento uma outra problemática, no sentido de outra forma ao qual essa lacuna prejudica a população, pois no 1o parágrafo você diz ” isso acontece porque as pessoas não sabem administrar o próprio dinheiro e o usam de forma errada (…)” e no 2o parágrafo uma ideia bastante semelhante “benefícios como gasto consciente do dinheiro, mais organização econômica (…)”.
Então, seria interessante você ter problematizado outro aspecto que a falta da educação financeira prejudica, como por exemplo a dificuldade que os donos/donas de casa enfrentam para sustentar a família com essa falta de organização.
De qualquer forma, sua redação está muito boa! Continue assim :)
Competência 1 (Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa): 200
See lessCompetência 2 (Compreensão e adequação ao tema): 200
Competência 3 (Capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista): 160
Competência 4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos): 180
Competência 5 (Respeito aos Direitos Humanos): 200
TOTAL: 180
A importância da Lei Geral de Proteção de Dados para o cidadão
myyaraujo
Oi! Você disserta muito bem, parabéns! Gostei da tua redação. 1. Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa = 180 2. Compreensão e adequação ao tema = 200 3. Capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista = 160 4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos = 180 5. Respeito aos DireitosLeia mais
Oi! Você disserta muito bem, parabéns! Gostei da tua redação.
1. Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa = 180
2. Compreensão e adequação ao tema = 200
3. Capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista = 160
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos = 180
5. Respeito aos Direitos Humanos = 200
TOTAL = 920
See lessDesafios para a formação educacional de surdos no Brasil (ENEM)
myyaraujo
Oi! Você disserta muito bem, com bastante coerência na sua argumentação, parabéns! Gostei muito da proposta de intervenção. 1. Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa = 180 2. Compreensão e adequação ao tema = 200 3. Capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista = 200 4. ConhecimenLeia mais
Oi! Você disserta muito bem, com bastante coerência na sua argumentação, parabéns! Gostei muito da proposta de intervenção.
1. Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa = 180
2. Compreensão e adequação ao tema = 200
3. Capacidade de argumentação e de defesa de ponto de vista = 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos = 160
5. Respeito aos Direitos Humanos = 200
TOTAL: 940
See lessDiscurso de ódio nas redes e o fenômeno do linchamento virtual
SheilaAlvesGonçalves
Oi Abigail, tudo bem? Bom... Gostei bastante do seu texto. Você colocou bem seus argumentos e soube contextualizar bem, você articulou bem seus parágrafos, seu texto estava com boa coerência e coesão, gostei do fato de você ter utilizado bem sinônimos, não encontrei erros de norma culta, utilizou beLeia mais
Oi Abigail, tudo bem?
See lessBom… Gostei bastante do seu texto.
Você colocou bem seus argumentos e soube contextualizar bem, você articulou bem seus parágrafos, seu texto estava com boa coerência e coesão, gostei do fato de você ter utilizado bem sinônimos, não encontrei erros de norma culta, utilizou bem os conectivos e sua conclusão ficou muito boa.
E é isso, espero ter te ajudado.
Continue escrevendo, você vai longe.
Entraves do ensino a distância no Brasil
SheilaAlvesGonçalves
Olá, tudo bem? Espero que sim. Bom... Na sua introdução eu acredito que nessa parte "...mesmo sendo a distância, no entanto, este novo modo de estudo ainda não é muito bem visto hodiernamente." você poderia ter colocado um ponto final após a palavra distância e colocar o restante como outro período,Leia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Bom…
Na sua introdução eu acredito que nessa parte “…mesmo sendo a distância, no entanto, este novo modo de estudo ainda não é muito bem visto hodiernamente.” você poderia ter colocado um ponto final após a palavra distância e colocar o restante como outro período, ficando assim “mesmo sendo a distância. No entanto, este novo modo de estudo ainda não é muito bem visto hodiernamente.”
Acredito que você usou bem a citação e soube contextualizar bem.
No seu desenvolvimento 1 eu acredito que o “uma vez que” deveria estar entre vírgulas e poderia ocorrer uma pequena mudança na frase, ficando assim: “Este é um dos entraves da educação remota, uma vez que, a desigualdade social faz com que os mais vulneráveis não tenham acesso a educação”
Já nessa parte: “Desse modo faz-se necessária reformulação dessa postura estatal urgente.” cabe uma vírgula após o “Desse modo” e colocar “uma” ou “a” antes de “reformulação”, ficando assim: “Desse modo, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal urgente.”
No seu desenvolvimento 2 eu percebi um pequeno errinho de concordância ao usar a palavra “recebe” ao invés de “recebem”.
Além disso, eu não entendi o porque do uso da palavra “gere”, acho que caberia, na verdade a palavra “gera”.
Com a correção ficaria assim: “De tal modo que, os professores que não são acostumados com esse método de ensino não recebem um curso para saber como usar essas ferramentas tecnológicas, ou seja, na maioria das vezes ,eles são obrigados a se adaptar a nova realidade sem ao mesmo saber usar esses recursos tecnológicos, e isso poderá vir a dificultar no ensino do aluno, e consequentemente, gera a evasão escolar.”
Na sua conclusão você utilizou a sigla MEC sem ter falado antes o o significado todo dela em outro momento do texto. Eu sei que se refere ao Ministério da Educação, mas é sempre bom deixar as coisas explícitas.
Acredito que você poderia ter feito de duas formas.
Na primeira não cabia o uso da palavra “agir”.
Deveria haver uma vírgula antes de “por meio”.
Houve a repetição da palavra “deve”.
Faltou uma concordância no uso da palavra “ajuda” pois ao meu ver ela concordaria com a palavra “cursos” que está no plural. Sendo assim, ficaria “ajudassem” ou “ajudem”.
Acredito que a parte “mesmo a distância” deveria estar entre vírgulas.
Forma 1:
“A partir disso, o Ministério da Educação ( MEC ) deve, por meio de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através das escolas promover cursos que ajudassem os professores a operarem as ferramentas tecnológicas, com intuito que eles, mesmo a distância, consigam ensinar os seus alunos através da tecnologia, fazendo com que ela se torne uma aliada no ensino.”
Forma 2:
“A partir disso, o Ministério da Educação ( MEC ) deve agir por meio de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e, através das escolas, promover cursos que ajudassem os professores a operarem as ferramentas tecnológicas, com intuito que eles, mesmo a distância, consigam ensinar os seus alunos através da tecnologia, fazendo com que ela se torne uma aliada no ensino.”
Achei que ficou um pouco grande sua conclusão, mas ficou legal.
Você retomou o que tinha falado antes, isso é bom.
Consegui identificar o AGENTE, o MEIO, o DETALHAMENTO, a FINALIDADE e a AÇÃO. Isso te dá os 200 pontos da competência 5.
E é isso.
See lessEspero ter ajudado.
Jogos eletrônicos: quais efeitos eles podem causar
myyaraujo
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 140 Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200 Competência III:Leia mais
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 140
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 180
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 140
NOTA: 820
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myyaraujo
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 120 Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160 Competência III:Leia mais
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 120
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 140
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 120
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 120
NOTA: 660
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SheilaAlvesGonçalves
Olá Guga7895, tudo bem? Espero que sim. Bom... Vou destacar alguns pontos da sua redação. Sua introdução ficou boa, você soube como colocar, contextualizar e relacionar os dados com o tema e apresentou bem sua tese, de forma clara. O seu desenvolvimento 1 ficou menos que sua introdução, isso pode teLeia mais
Olá Guga7895, tudo bem? Espero que sim.
See lessBom… Vou destacar alguns pontos da sua redação.
Sua introdução ficou boa, você soube como colocar, contextualizar e relacionar os dados com o tema e apresentou bem sua tese, de forma clara.
O seu desenvolvimento 1 ficou menos que sua introdução, isso pode te tirar pontos, você relacionou bem com seu repertório, seus períodos estão muito grandes, são apenas dois em um parágrafo.
Seu desenvolvimento 2 não apresentou uma fonte para o repertório e também ficou desproporcional em relação à introdução que geralmente é menor que qualquer parágrafo de desenvolvimento.
Sua conclusão ficou muito boa, apresentou quase todos os elementos necessários para obter os elementos necessários para obter os 200 pontos na competência 5
Nota: 760
E é isso, espero ter te ajudado
Continue escrevendo, você vai longe
Meios para garantir a valorizacao aos povos indígenas no Brasil
SheilaAlvesGonçalves
Olá Millyal, tudo bem? Espero que sim 🙂 Bom, vou tentar destacar alguns pontos da sua redação Introdução: Acredito que essa parte da sua introdução "Dessa forma, em razão da omissão governamental e igualdade emerge um impasse que precisar se revertido." ficaria melhor se você colocasse "isso deve-seLeia mais
Olá Millyal, tudo bem? Espero que sim 🙂
Bom, vou tentar destacar alguns pontos da sua redação
Introdução:
Acredito que essa parte da sua introdução “Dessa forma, em razão da omissão governamental e igualdade emerge um impasse que precisar se revertido.” ficaria melhor se você colocasse “isso deve-se, sobretudo, em razão da omissão governamental e da desigualdade que emerge um impasse que precisa ser revertido”
Nessa parte da sua introdução “Dessa forma, em razão da omissão governamental e igualdade emerge um impasse que precisar se revertido.” você esqueceu do “r” do verbo “ser” que acabou ficando apenas “se”
Teve um errinho também de concordância
Desenvolvimento 1:
Nessa parte “Diante disso, verifica que não vem sendo feito, embora o Governo …” você deveria substituir seu conectivo “Diante disso” por um conectivo adiversativo que indica algo contrário. Na sua citação você colocou o que, segundo Thomas Hoobes, é dever do Estado garantir e depois você disse que isso não vem sendo feito, demonstrando assim algo contrário.
São exemplos de conectivos adversativos: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, não obstante, só que, ainda assim.
Além disso, acredito que você poderia colocar ” uma vez que” antes da palavra “embora”
Você deve evitar o uso do gerúndio, seu texto apresentou várias vezes ( fazendo, sendo, mostrando) e o corretor pode achar que é um vício de linguagem
Ficando assim: “… Segundo o filósofo Thomas Hoobes, é dever do estado garantir o bem estar social de todos. No entanto, verifica que não vem sendo feito, uma vez que embora o Governo tenha criado o Dia do Índio, a falta de políticas públicas que possibilitem uma maior integração dessa minoria na sociedade, fazendo com que gradualmente aumente a exclusão dos nativos no corpo social.
Desenvolvimento 2:
Acredito que o conectivo “desse modo” não deu certo no período
Conclusão:
Você apresentou todos os elementos necessários para obter os 200 pontos na competência 5
Sua proposta foi boa
Nessa parte …”campanha informativa chamada ” Respeito A Quem Tava Aqui Primeiro” que evidencie para população a complexidade da situação e maneiras de amenizar-la…” eu acredito que você deveria substituir a palavra “amenizar-la” por “amenizá-la”
No seu texto como o todo, eu gostei, você usou bons argumentos e propôs uma boa proposta de intervenção
Competência 1: 120
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 100
Competência 5: 200
Nota: 700
E é isso
See lessEspero ter ajudado
Continue escrevendo, você vai longe