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A questão do analfabetismo funcional no Brasil
DMV
Estou copiando e colando sua redação aqui abaixo. Coloquei minhas anotações em CAPS LOCK e entre colchetes. :) De acordo com a Constituição Federal de 1988 [BOA REFERÊNCIA, BOA CONTEXTUALIZAÇÃO :)], é dever do Estado e da família, [NÃO SE USA VÍRGULA, NÃO SE SEPARA VERBO DE PREDICADO] promover e incLeia mais
Estou copiando e colando sua redação aqui abaixo. Coloquei minhas anotações em CAPS LOCK e entre colchetes. :)
De acordo com a Constituição Federal de 1988 [BOA REFERÊNCIA, BOA CONTEXTUALIZAÇÃO :)], é dever do Estado e da família, [NÃO SE USA VÍRGULA, NÃO SE SEPARA VERBO DE PREDICADO] promover e incentivar a educação na sociedade, visando, dessa maneira, [“DESSA MANEIRA” PODE SER RETIRADO SE QUISER SER MAIS RÁPIDA E OBJETIVA] o desenvolvimento da nação. No entanto, percebe-se que no Brasil há uma baixa qualificação educacional, contribuindo consequentemente para o analfabetismo funcional que, [SEM VÍRGULA] tem como desafios a negligência estatal, como também o aumento da evasão escolar. [SE QUISER SER MAIS RÁPIDA E OBJETIVA, PODERIA DIZER: “TEM COMO DESAFIOS A NEGLIGÊNCIA ESTATAL E O AUMENTO DA EVASÃO ESCOLAR.” ACHO QUE VOCÊ ESTÁ PREOCUPADA EM USAR OS TERMOS COESIVOS. SÓ CUIDADO PARA NÃO USAR NOS LOCAIS QUE NÃO NECESSITAM. :)]
A princípio, vale ressaltar que, [SEM VÍRGULA] a falta de investimentos estatais na área da educação, [SEM VÍRGULA. NÃO SE SEPARA SUJEITO DE PREDICADO] é um problema árduo. Assim, no filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” [VÍRGULA. DEIXA-SE ENTRE VÍRGULA OBRIGATORIAMENTE O ADJUNTO ADVERBIAL LONGO DESLOCADO] é retratado um professor que, [O PROFESSOR ESTIMULA. SEM VÍRGULA. NÃO SE SEPARA SUJEITO DE PREDICADO] estimula a autonomia e o pensamento crítico dos alunos, para que os objetivos sejam alcançados. Logo, fora da ficção, observa-se que muitas vezes os professores não são estimulados a exercer sua profissão e, com isso [VÍRGULA] o ensino sem qualidade eficaz é visto em várias escolas, contribuindo dessa forma com o aumento dos níveis de analfabetismo.
Outrossim, é importante compreender o efeito da evasão escolar na problemática. Desse modo, no livro “Conto de Escola” de Machado de Assis, é demonstrado a história do protagonista Pilar, o qual ficava desmotivado por ter que ficar na sala de aula e, desejava estar na rua em vez de estar estudando. Analogamente ao que foi descrito na obra, a questão da dificuldade de se concentrar nos estudos é visto como um infortúnio, podendo ocasionar situações em que os estudantes não encontram prazer em estudar, dificultando a educação.
Destarte, a fim de solucionar o problema, é de suma importância que o Estado, por meio do Ministério da Educação- MEC, estimule a sociedade e os jovens, promovendo campanhas e ações sociais, para demonstrar a importância da educação no país, podendo ser feito por meio de atividades em locais públicos, como praças, incentivando a leitura e a busca de conhecimento, como também a construção de novas bibliotecas com maior infraestrutura e diversidade de conteúdo, sendo aberto para toda população. Portanto, com essas ações [VÍRGULA] a situação do analfabetismo funcional, entre outras questões, podem ser resolvidas, de modo que a população alcance o bem-estar.
SUA REDAÇÃO ESTÁ MUITO BOA, PARABÉNS. SÓ TOME CUIDADO COM AS REGRAS DO USO DA VÍRGULA. REVEJA SOBRE PONTUAÇÃO. COM CERTEZA FICARÁ MELHOR CADA VEZ MAIS. :)
See lessEvasão escolar
DMV
Oi, Ana, tudo bem? Estava lendo aqui a correção do nosso colega Miguel. Ele teve bons apontamentos, mas cuidado com a primeira correção dele, está incorreta. Você colocou a vírgula corretamente na primeira frase do seu texto. Ele disse que não iria vírgula, pois não se separa sujeito de verbo. De faLeia mais
Oi, Ana, tudo bem?
Estava lendo aqui a correção do nosso colega Miguel. Ele teve bons apontamentos, mas cuidado com a primeira correção dele, está incorreta.
Você colocou a vírgula corretamente na primeira frase do seu texto.
Ele disse que não iria vírgula, pois não se separa sujeito de verbo. De fato, não se separa sujeito de predicado. Porém, na sua frase, não houve separação de sujeito e de predicado.
Você disse:
“No livro “Conto de Escola” de Machado de Assis, é retratado a história do protagonista Pilar, o qual ficava (…)”
NO LIVRO (…) é um adjunto adverbial deslocado para o início da frase e por ser extenso (3 palavras ou mais), é necessário pôr vírgula.
Ao invés de Adjunto Adverbial, seria sujeito se estivesse escrito:
“O LIVRO “Conto de Escola” de Machado de Assis RETRATA a história do (…)”
Veja a diferença de NO LIVRO para O LIVRO. Você pontuou corretamente, pode ficar tranquila. No livro (…) = adj. adv. deslocado extenso = vírgula obrigatória. =)
Continue firme, quero ver mais redações suas por aqui. :)
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DMV
Na introdução, você usou a palavra ATRAVÉS equivocadamente. Já perdi ponto na redação por isso, rsrs, eu também já cometi muito esse erro. ATRAVÉS é quando se trata de atravessar algo. Exemplo: A luz passou através da janela. Da forma que você citou no texto, troque por POR MEIO DE ou POR INTERMÉDIOLeia mais
Na introdução, você usou a palavra ATRAVÉS equivocadamente. Já perdi ponto na redação por isso, rsrs, eu também já cometi muito esse erro.
ATRAVÉS é quando se trata de atravessar algo. Exemplo: A luz passou através da janela.
Da forma que você citou no texto, troque por POR MEIO DE ou POR INTERMÉDIO DE.
Eu não sei se isso é um erro, mas eu não colocaria “deixa claro” (na introdução), acho um pouco informal. Eu iria preferir: “Com a opinião do ex-líder africano, é evidente que as pessoas que buscam o conhecimento têm um futuro promissor (…)”.
Além disso, no texto, você colocou uma vírgula inadequada antes de TÊM, separando sujeito de predicado. Não podemos separar sujeito de predicado.
O conectivo DESSA FORMA na introdução foi de forma inadequada. Sugiro revisar sobre o uso dos recursos coesivos. Em contrapartida, você fez um excelente trabalho com os recursos coesivos ao longo do texto, parabéns. :)
Em D2, você deve tirar a vírgula após BRASILIANOS, pois não se separa sujeito de predicado.
Atenção:
“Sob ESSA perspectiva”.
Sugiro não falar algo vago como “futuro brilhante”. É bonito, mas é vago. Prefira algo como “formação de cidadãos mais críticos” ou algo do gênero. Seja específico na sua redação, objetivo. Não deixe nada vago.
Quando você disse “LER E ESCREVER MEU DIREITO”, sugiro também colocar VÍRGULA antes de MEU. Sem a vírgula, a frase fica ambígua. Dá a entender que vai ler e escrever a palavra “meu direito”… ou entende que ler e escrever são direitos, então… fica ambíguo. Sugiro colocar vírgula.
No mais, sua redação está muito boa, parabéns! Continue firme e sempre em frente! =D
See lessDEMOCRATIZAÇÃO DIGITAL NO BRASIL-CORRIJO DE VOLTA
DMV
Sua redação está excelente, parabéns. Na introdução, você já começou com uma alusão, usou corretamente os recursos coesivos e desenvolveu sua tese coerentemente, perfeito. Contudo, o uso do ponto e vírgula está equivocado. Estude um pouco mais o uso dessa pontuação, tenho certeza que irá melhorar. ALeia mais
Sua redação está excelente, parabéns.
Na introdução, você já começou com uma alusão, usou corretamente os recursos coesivos e desenvolveu sua tese coerentemente, perfeito. Contudo, o uso do ponto e vírgula está equivocado. Estude um pouco mais o uso dessa pontuação, tenho certeza que irá melhorar.
Além disso, ainda na introdução, o uso da palavra “consigo”, linha 1, não é necessária, pode retirá-lo para deixar seu texto mais “enxuto”.
D1:
Copiando e colando seu texto:
“computadores, [NÃO USAR VÍRGULA ANTES DO “E” ADITIVO] e [ACHO QUE VOCÊ ESQUECEU DE ESCREVER UM “ATÉ MESMO” AQUI] mesmo pagar planos de internet; enquanto que a maioria da população, que precisa dividir seu pequeno salário com inúmeras obrigações necessárias, a exemplo da alimentação, fica totalmente excluída do cenário tecnológico-informacional.”
No D2, eu não indicaria você a não colocar “bolha”, acho coloquial. Prefira usar mais objetivo e concreto. Entendemos, mas vai um pouco para o coloquialismo.
Ainda no D2, não há vírgula antes de OU. Ainda tem o mesmo erro dos parágrafos anteriores: vírgula antes de E ADITIVO.
Tome cuidado também, tanto no D1 quanto no D2, no uso da vírgula antes de COMO.
Na conclusão, você colocou um acento inadequado em “distribuir”, mas acho que foi erro de digitação, rs. :) Cuidado na prova com as desatenções, ;)
Ainda na conclusão, a palavra ASSIM fica entre vírgulas. Há tanto uma vírgula antes quanto outra depois: “permitindo, assim, sua democratização.”
Sua conclusão está muito boa, eu só recomendo não utilizar “fazer valer a pena”, isso é informal, coloquial. Busque substituir essa expressão por (sugestões):
“a fim de concretizar e de expandir os esforços da Revolução Técnico-Científica.”
“a fim de impulsionar os esforços…”
Excelente redação, continue firme! =D
See lessO desafio de alcançar pela leitura a cidadania
DMV
Copiei e colei sua redação aqui abaixo, ok? Coloquei minhas anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para ficar melhor a visualização. ---------------------------- Com o período colonial e [CONTINUAR COM O PARALELISMO] [COM] a chegada da família real ao território brasileiro [VÍRGULA] diversas mudanças aconteLeia mais
Copiei e colei sua redação aqui abaixo, ok?
Coloquei minhas anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para ficar melhor a visualização.
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Com o período colonial e [CONTINUAR COM O PARALELISMO] [COM] a chegada da família real ao território brasileiro [VÍRGULA] diversas mudanças aconteceram e, com isso [VÍRGULA] começou a surgir os primeiros acervos literários no país [PONTO FINAL] [SUGESTÃO: APÓS CONCLUIR A IDEIA, COLOQUE PONTO FINAL, DÊ PREFERÊNCIA A FRASES CURTAS, CLARAS E OBJETIVAS. ASSIM FICA MAIS PRÁTICO E EVITA ERROS]. [CONTUDO,] porém [RETIRAR “PORÉM”] [VÍRGULA] como eram objetos de alto valor [VÍRGULA] [“COMO ERAM OBJETOS DE ALTO VALOR” PRECISA VIR ENTRE VÍRGULAS] foi restrito à elite. De maneira análoga ao antigo cenário, percebe-se que hodiernamente muitas pessoas não possuem acesso aos livros, causando desafios para implementar a cidadania, seja pelo fato de que o livro proporciona o desenvolvimento do senso crítico, seja também que pela prática da leitura a criatividade é ampliada.
Vale ressaltar, [EXCELENTE USO DOS RECURSOS COESIVOS, PARABÉNS! =D] a princípio [VÍRGULA] [DEIXE “A PRINCÍPIO” ENTRE VÍRGULAS] que as obras literárias estimulam o pensamento crítico dos indivíduos, tendo em vista que pela leitura é possível analisar situações de modo racional e inteligente, logo aumenta o conhecimento e permite muitas vezes que a sociedade não seja alienada. [COMO A LEITURA ESTIMULA O PENSAMENTO CRÍTICO? FICARIA MAIS INTERESSANTE APROFUNDAR E EXPLICAR O QUE FOI DITO. POR EXEMPLO, VOCÊ PODERIA DIZER QUE É POR MEIO DA LEITURA DE DIVERSAS OBRAS QUE O SER HUMANO CONSEGUE CRITICAR OU APOIAR DIFERENTES PONTOS DE VISTAS, FORMANDO UM BOM SENSO CRÍTICO. ALGO ASSIM DO TIPO].
Além disso, é preciso compreender o efeito da criatividade adquirida pela leitura e como ela afeta a cidadania. [CONFORME A SÉRIE (…) ABUSE DOS RECURSOS COESIVOS] A série canadense ‘Anne with an e’ retrata a vida da protagonista Anne, que é uma leitora e sempre estimula seus amigos a ler [LEREM] também, pois [VÍRGULA] para ela [VÍRGULA] é um modo de desenvolver a criatividade, disseminando cultura e valores essenciais na cidadania [EXCELENTE ALUSÃO E COMENTÁRIO DELA, PARABÉNS! =D]. Na sociedade contemporânea e fora da ficção [VÍRGULA] observa-se que muitos não possuem o hábito de ler e, logo [VÍRGULA] não é desenvolvido o lado criativo e inovador que influencia as pessoas, permitindo muitas vezes um pensamento crítico [USE SINÔNIMOS COMO PENSAMENTO ANALÍTICO] em relação à [NÃO HÁ CRASE. VEJA:
EM RELAÇÃO A CERTAS QUESTÕES
EM RELAÇÃO ÀS CERTAS QUESTÕES
SE ESTIVESSE NO PLURAL, TERIA ACENTO INDICATIVO DE CRASE]
certas questões sociais e a capacidade de resolver estas [ESSAS] questões.
Destarte, a fim de solucionar o problema, é de suma importância que o Estado, por meio do Ministério da Educação- MEC, estimule as famílias e as escolas [PARALELISMO ÓTIMO. AS FAMÍLIAS E AS ESCOLAS, AMBAS COM ARTIGOS, PARABÉNS] para que incentivem as crianças e [OS] jovens [PARALELISMO] a ter o hábito da leitura prazerosa, que pode ser feito por meio de projetos sociais e campanhas distribuindo livros grátis à toda população e informando os diversos benefícios da leitura [BUSQUE SINÔNIMOS PARA “LEITURA” COMO “APRECIAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS”] e como ela é importante para formação da cidadania. Deste [DESSE] modo, a cidadania poderá ser alcançada mais facilmente por meio da leitura. [CUIDADO PARA REPETIR MUITO AS PALAVRAS. BUSQUE SINÔNIMOS SE QUISER RECOLOCÁ-LAS NO TEXTO. AS PALAVRAS “LEITURA” E “CIDADANIA” ESTÃO ASSIM, REPETITIVAS].
SEU TEXTO ESTÁ MUITO BOM, SÓ CUIDADO COM ESSES DETALHES QUE COLOQUEI AO DECORRER DELE.
ESPERO VER MAIS REDAÇÕES SUAS POR AQUI. =D SIGA FIRME!
ESPERO TER AJUDADO EM ALGO. GRANDE ABRAÇO. :)
See lessA Importância da Tecnologia no meio do trabalho
DMV
Copiei e colei sua redação aqui abaixo, ok? Vou colocar minhas anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para ficar melhor a visualização. Espero ter te ajudado em alguma coisa. :) ------------- Em decorrência da globalização e dos avanços tecnológicos, hoje vivemos [SE SEU TEXTO FOR DISSERTATIVO ARGUMENTATIVOLeia mais
Copiei e colei sua redação aqui abaixo, ok? Vou colocar minhas anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para ficar melhor a visualização. Espero ter te ajudado em alguma coisa. :)
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Em decorrência da globalização e dos avanços tecnológicos, hoje vivemos [SE SEU TEXTO FOR DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO, NÃO CONJUGUE OS VERBOS EM PRIMEIRA PESSOA (PLURAL OU SINGULAR). UMA DAS REGRAS DESSE TIPO DE TEXTO É A IMPESSOALIDADE] em um mundo extremamente conectado, já que é possível a comunicação entre todas as partes do nosso globo, tornando, no meio do trabalho, um mercado mais amplo e com um maior leque de opções, sendo assim visível o benefício da implementação da tecnologia e dos meios virtuais dentro dos ambientes prestadores de serviços .
A presença da tecnologia no meio do trabalho é uma das maiores marcas do séc [SÉCULO, NÃO ABREVIE] XXI. [FIM DA LÓGICA, PONTO FINAL. BUSQUE FRASES CURTAS E OBJETIVAS PARA SER MAIS CLARO E EVITAR COMETER ERROS]. Antes a tínhamos [SEJA IMPESSOAL] como sendo um fator diferencial das empresas, hoje já a vemos [SEJA IMPESSOAL E OBJETIVO. EXEMPLO: HOJE ELA É ESSENCIAL, POIS (…)] como sendo algo essencial, pois [VÍRGULA] com ela [VÍRGULA] é possível observar melhores resultados, não só na parte de produtiva, mas também em diversos outros setores como comunicação e entrega. [EXEMPLIFIQUE. É BOM CONTEXTUALIZAR, DÁ MAIS PONTO. EXEMPLIFIQUE QUE MELHORES RESULTADOS SÃO ESTES NA ÁREA PRODUTIVA, COMUNICAÇÃO OU ENTREGA. NÃO PRECISA EXEMPLIFICAR TODOS, MAS MOSTRE AO CORRETOR QUE, DE FATO, GARANTE MELHORES RESULTADOS COM EXEMPLOS DE CASO CONCRETO].
Atualmente temos os meios digitais [PREFIRA: ATUALMENTE, OS MEIOS DIGITAIS SÃO OS MAIORES (…)] como os maiores propagadores de informações, principalmente nos ramos empresariais e comerciais, [FIM DE LÓGICA. PONTO FINAL]. Ao administrar uma página profissional [VÍRGULA] é possível divulgar informações que ficarão visíveis a qualquer tipo de público de maneira rápida e prática, permitindo assim uma melhor relação entre os lados consumidores e fornecedores, isso só é possível devido a [À – CRASE. DEVIDO A ALGUMA COISA, REGÊNCIA] implementação dos meios tecnológicos.
A melhoria de um sistema de produção maquinário em relação a um sistema artesão é nítida, [CONCLUSÃO DE IDEIA. PONTO FINAL]. Com o sistema artesão [VÍRGULA] o produtor é responsável por todo o processo de produção do produto [“DO PRODUTO” SÃO PALAVRAS DESNECESSÁRIAS. SE É “PRODUÇÃO”, JÁ SERÁ DE ALGUM “PRODUTO”, ALÉM DE FICAR REPETITIVO “PRODUTOR”, “PRODUÇÃO” E “PRODUTO”], [PONTO E VÍRGULA] já no sistema maquinário [VÍRGULA] temos [HÁ FUNCIONÁRIOS. SEJA IMPESSOAL] funcionários especializados em setores específicos operando maquinas [MÁQUINAS] que os auxiliam na produção, tirando assim a carga total da produção em uma única pessoa e tendo uma produção muito maior em menor tempo. [SENTI FALTA DO USO DE TERMOS COESIVOS. POR EXEMPLO, VOCÊ PODERIA USAR: (…) E TENDO, COMO CONSEQUÊNCIA, UMA PRODUÇÃO (…)]
Com isso [VÍRGULA FACULTATIVA, POIS O ADJUNTO ADVERBIAL ESTÁ COM MENOS DE 3 PALAVRAS. PERFEITO] vimos [SEJA IMPESSOAL] que o incentivo em pesquisas para o avanço da tecnologia é o ponto chave para continuarmos atingindo [TROQUE “CONTINUARMOS ATINGINDO” POR “ATINGIR”] essas melhorias listadas e que a associação entre tecnologia e trabalho foi primordial para termos [SE TER] um mercado tão movimentado e lucrativo como o vemos hoje.
BUSQUE CONSTRUIR FRASES CURTAS, ISSO FACILITA À COMPREENSÃO E EVITA QUE COMETA ERROS. ALÉM DISSO, É BOM UTILIZAR TERMOS COESIVOS.
FOI REDAÇÃO ESTILO ENEM? SE SIM, A CONCLUSÃO PRECISA TER SEMPRE 5 FATORES DE INTERVENÇÃO: QUEM, FAZER O QUÊ, COMO, POR MEIO DE QUÊ E O DETALHAMENTO, QUE PODE SER O MOTIVO DAQUILO SER IMPORTANTE.
SUA REDAÇÃO ESTÁ MUITO BEM ELABORADA, DÁ PARA PERCEBER QUE VOCÊ SABE, SÓ PRECISA ORGANIZAR MELHOR AS IDEIAS E TER CUIDADO PARA NÃO FAZER FRASES TÃO LONGAS, ASSIM VOCÊ EVITA ERROS. BUSQUE NA INTERNET SOBRE O USO DE TERMOS COESIVOS, COMECE A UTILIZÁ-LOS NO INÍCIO DOS PARÁGRAFOS E SEMPRE QUE PRECISAR ENFATIZAR A UNIÃO DE DUAS ORAÇÕES. VOCÊ VAI LONGE! CONTINUE FIRME E PARABÉNS! =D
See lessDesigualdade social no Brasil.
DMV
Copiei e colei sua redação aqui abaixo, tudo bem? Colocarei anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para melhor visualização. Espero poder ajudar em algo. :) ----------------------------------------------- A desigualdade entre as camadas sociais está presente no Brasil desde o seu descobrimento. Atualmente,Leia mais
Copiei e colei sua redação aqui abaixo, tudo bem? Colocarei anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para melhor visualização. Espero poder ajudar em algo. :)
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A desigualdade entre as camadas sociais está presente no Brasil desde o seu descobrimento. Atualmente, não raro, observa-se através [“ATRAVÉS” É USADO PARA DIZER QUE TRANSPASSOU ALGO. POR EXEMPLO: A LUZ ESTÁ PASSANDO ATRAVÉS DA JANELA. NAS REDAÇÕES, USE “POR MEIO DE”, “POR INTERMÉDIO DE”] das mídias televisiva ou social, que o Brasil vem enfrentando problemas relacionados à desigualdade social. Nesse sentido, tais problemas têm como base: [NÃO HÁ NECESSIDADE DE DOIS PONTOS] a má distribuição de renda á [À] população, [JÁ IRÁ USAR O “E” ADITIVO, NÃO HÁ NECESSIDADE DE VÍRGULA] e a omissão do Governo no gerenciamento e na aplicação de verbas públicas ao país. [FEZ UM EXCELENTE TRABALHO DE PARALELISMO, PARABÉNS! =D]
Segundo dados da ONU [ESCREVA O SIGNIFICADO DA SIGLA POR EXTENSO, DEPOIS COLOQUE A SIGLA ENTRE PARÊNTESES], o Brasil é o décimo país mais desigual do planeta. Nesse contexto, é válido salientar que essa situação é gerada e expandida por meio da má distribuição de renda a [DA] população, trazendo como consequência a baixa oferta de empregos á [À] população, [SEM VÍRGULA] que [VÍRGULA] por conseguinte, além de afetar a qualidade de vida da população, a situação econômica do país que remedia a problemática por meio de políticas assistenciais, [SEM VÍRGULA] se mostram incompletas, no que tange, [SEM VÍRGULA] a disparidade econômica.
Além disso, observa-se que preocupações associadas á [À] desigualdade social no Brasil, não só existem como vem [VÊM, AS PREOCUPAÇÕES VÊM] crescendo a cada dia. Por conta disso, nota-se que a omissão do Governo no gerenciamento e [NA] aplicação de verbas públicas no país, [SEM VÍRGULA] é visto [VISTA. A OMISSÃO É VISTA.] como impulsionador do problema. Desse modo, surge como consequência o aumento da desigualdade social [QUE], por sua vez, atinge todo o cenário econômico e social do país, fazendo com que todos os recursos adquiridos pela sociedade, [SEM VÍRGULA] sejam desperdiçados com ações governamentais que se tornam inúteis á [À] população. [QUE AÇÕES INÚTEIS SÃO ESTAS?]
Portanto, faz-se necessária a intervenção pontual do problema. Na sequência, é dever do Governo brasileiro atuar por meio de uma melhor distribuição de renda igualitária á [A] todos da sociedade, visando [VÍRGULA] por meio de incentivos, [A] [REGÊNCIA DE VISAR] realizar reformas nos campos produtores/agrícolas [EVITE O USO DE BARRA], gerando consequentemente empregos e uma baixa disparidade social e/ou [OU] [EVITE BARRA ENTRE E e OU] econômica. Ademais, é necessário aprimorar a qualidade da educação pública no país, vindo com objetivo desenvolver valores no meio dos cidadãos, para que os mesmos [ELES] [NÃO USE “MESMOS”, HÁ VÁRIOS CORRETORES QUE JÁ ME DISSERAM NÃO APROVAR ESTE USO] apresentem oportunidades favoráveis á [À] sociedade. Dessa forma, surgirá um país justo e igualitário.
EXCELENTE REDAÇÃO, PARABÉNS! ALGUNS PONTINHOS AQUI OU ALI, MAS É ASSIM MESMO, ESTAMOS SEMPRE EM UM CONSTANTE APRENDIZADO. PARABÉNS NOVAMENTE E CONTINUE FIRME!
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DMV
Copiei e colei sua redação aqui abaixo. Coloco minhas anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para ficar mais vísivel, ok? Espero poder ajudar de alguma forma. Após a industrialização, século 18, a produção pelas máquinas acelerou os processos de produção de mercadorias. Com a globalização, século 20, as impLeia mais
Copiei e colei sua redação aqui abaixo. Coloco minhas anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para ficar mais vísivel, ok? Espero poder ajudar de alguma forma.
Após a industrialização, século 18, a produção pelas máquinas acelerou os processos de produção de mercadorias. Com a globalização, século 20, as importações e [AS] [PARALELISMO] exportações ficaram cada vez maiores. Esses acontecimentos contribuíram para [A] elevação na produção de lixos. [ENCERRA A FRASE, PONTO FINAL] [ALÉM DISSO,] a falta de respeito do ser humano [NÃO GENERALIZE. PREFIRA DIZER: DE MUITOS SERES HUMANOS] em várias partes do mundo, [NÃO COLOQUE VÍRGULA. NÃO SE SEPARA SUJEITO DE PREDICADO] trouxe [PREFIRA LINGUAGEM MAIS FORMAL: OCASIONOU, GEROU, PROVOCOU] doenças [VÍRGULA] enchentes [VÍRGULA] poluição aérea e visual. Ademais [VÍRGULA FACULTATIVA] é Mister [mister MINÚSCULO] que as propagandas em favor [FAVOR DE ALGO – DO] o descarte adequado são necessárias [JÁ CITOU “MISTER”, REPETIU INFORMAÇÃO], mas precisam ter a direção mais abrangente e começar desde o ensino primário da Educação até os mais altos graus de ensino.
[VALE RESSALTAR QUE] [USE TERMOS COESIVOS, SUA BANCA ATRIBUI UM PONTO NISSO] As campanhas contra o dejeto no lugar incorreto, muitas vezes [VÍRGULA] usam uma linguagem verbal e não-verbal [COM A REFORMA ORTOGRÁFICA, NÃO HÁ MAIS HÍFEN NO “NÃO” COMO PREFIXO]. A última é de grande efeito, pois, [NÃO HÁ VÍRGULA] a imagem é mais fácil de guardar na memória [A IMAGEM FACILITA A MEMORIZAÇÃO DE MUITOS INDIVÍDUOS – BUSQUE LINGUAGEM FORMAL] dos indivíduos e [VÍRGULA] como consequência [VÍRGULA] incentiva [REGÊNCIA: VERBO TRANSITIVO DIRETO. QUEM INCENTIVA, INCENTIVA ALGUÉM] ao [O] comportamento correto quanto ao descarte do lixo [EVITE REPETIR “LIXO”. USE SINÔNIMOS: RESÍDUO, DETRITO, DEJETO]. Além disso, [BOM USO DOS ELEMENTOS COESIVOS, PARABÉNS! =D] amenizam [AMENIZA – SUJEITO: A LINGUAGEM NÃO VERBAL] a quantidade de detritos descartados indevidamente e até incentivam [INCENTIVA] a separação adequada destes [DELES], a fim de facilitar a coleta e [DE] reduzir a poluição [PARALELISMO. A FIM DE FACILITAR E DE REDUZIR].
[SENTI FALTA DE TERMO COESIVO] A publicidade voltada para o público adulto, às vezes, não obtém tanto [TANTA] eficiência quanto para o infantil [PONTO FINAL, CONCLUSÃO DE LÓGICA]. ponto [SE A REDAÇÃO É UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO, EM HIPÓTESE NENHUMA VOCÊ PODE SE REFERIR NO TEXTO CONJUGANDO VERBOS NA PRIMEIRA PESSOA] isso porque, o adulto já formou o seu passo que mais difícil transformá-lo, no entanto a criança ainda está em formação e recebe com maior aceitabilidade as argumentações midiáticas em favor do descarte adequado do lixo. Ainda, o exacerbado o [SEM O] custo em propagandas Na [na] tentativa de amenizar o despojo incorreto [INADEQUADO, USE SINÔNIMOS, SE POSSÍVEL], poderia ser evitado caso os cidadãos estivessem cuidando de suas ruas desde a infância.
Assim, é notória a [IMPORTÂNCIA DE HAVER A] permanência das campanhas midiáticas em prol de um mundo mais limpo. Além do mais [ALÉM DISSO,] o mesmo desenvolvimento que proporcionou a produção de lixo, também irá [PODE] auxiliar no despojamento dele ponto quanto à educação, disse o filósofo immanuel Kant: ” o homem é aquilo que a educação faz dele” . Por isso é preciso começar a conscientização sobre há [A] necessidade de jogar o lixo no local apropriado desde a escola primária, a fim de que a geração que se seguirá venha [A] preservar um mundo menos poluído.
VOCÊ FOI MUITO BEM, PARABÉNS! SÓ PEÇO DESCULPA POR NÃO DAR UMA NOTA, NÃO SOU BOA NISSO, RS. ESPERO QUE EU TENHA AJUDADO DE ALGUMA FORMA. CONTINUE FIRME QUE VAI DAR CERTO! =D
See lessMas não quero me meter com gente louca, Alice observou. — Oh! É inevitável, disse o Gato, somos todos loucos aqui. Eu sou louco. Você é louca
DMV
Oi, colega. Tudo bem? Espero que sim. :) Eu não conheço o modelo da UnB, mas vou tentar ajudar do modo que você citou, espero que seja de ajuda. :) Copiei e colei a sua redação aqui abaixo. Vou colocando anotações minhas em [LETRA MAIÚSCULA] para destacar. Não estou vendo opção aqui de colocar em neLeia mais
Oi, colega. Tudo bem? Espero que sim. :)
Eu não conheço o modelo da UnB, mas vou tentar ajudar do modo que você citou, espero que seja de ajuda. :) Copiei e colei a sua redação aqui abaixo. Vou colocando anotações minhas em [LETRA MAIÚSCULA] para destacar. Não estou vendo opção aqui de colocar em negrito ou de mudar a cor.
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Atualmente, a medicina vem se desenvolvendo rapidamente, tanto em seus tratamentos para doenças antes incuráveis, quanto em diagnósticos. A sociedade se apresenta doente mentalmente, [NÃO GENERALIZAR. ESTÁ DIZENDO QUE A SOCIEDADE INTEIRA ESTÁ DOENTE MENTALMENTE, O QUE NÃO É VERDADE. PREFIRA DIZER “UMA GRANDE PARTE DA SOCIEDADE” OU “MUITAS PESSOAS” A GENERALIZAR] e tal adversidade ocasiona diagnósticos precoces e frequentes problemas psíquicos. [FALTOU UM POUCO DE COESÃO E DE COERÊNCIA. O FATO DE VOCÊ CITAR QUE A MEDICINA ESTÁ SE DESENVOLVENDO RAPIDAMENTE – INCLUSIVE EM DIAGNÓSTICOS – E SOBRE AS DOENÇAS MENTAIS OCASIONAREM DIAGNÓSTICOS PRECOCES. ALÉM DISSO, “DIAGNÓSTICO PRECOCE” NÃO É ALGO RUIM, É ALGO BOM. NÃO TEM COERÊNCIA VOCÊ CITAR QUE UMA ADVERSIDADE PROVOCA ALGO BOM. POR EXEMPLO: ALGUÉM COM CÂNCER OU COM ALZHEIMER… O IDEAL É QUE ELAS TENHAM UM DIAGNÓSTICO PRECOCE PARA QUE, ASSIM, O TRATAMENTO SEJA FEITO DESDE O INÍCIO DA DOENÇA. DIAGNÓSTICO PRECOCE É ANTECIPADO, NÃO QUER DIZER QUE ESTEJA ERRADO. VALE CITAR TAMBÉM QUE VOCÊ NÃO PODE DIZER QUE A ADVERSIDADE (DOENÇA MENTAL) OCASIONA “FREQUENTES PROBLEMAS PSÍQUICOS”, POIS O PROBLEMA PSÍQUICO JÁ É A PRÓPRIA ADVERSIDADE QUE CITOU NO TEXTO]. A maior parte da população, seja brasileira, [NÃO MISTURA “OU” COM “SEJA”] SEJA mundial, apresenta algum distúrbio da psique, determinada formalmente por uma investigação medica [MÉDICA]. Tal exagero de determinaçoes [DETERMINAÇÕES] de problemas psicológicos é um problema a ser resolvido.
Na serie [SÉRIE] ‘’The Handmaid’s Tale’’, [VÍRGULA, ADJ. ADVERBIAL ANTECIPADO A PARTIR DE 3 PALAVRAS] é apresentado ao publico [PÚBLICO] óbices que levam a [REGÊNCIA DO VERBO LEVAR. COLOQUE: (…) LEVAM MULHERES A SEREM (…)] mulheres serem exploradas para a geração de crianças. A exploração diária faz com que uma das personagens, chamada Ofwarren, se deprima e comece a apresentar um índice de instabilidade mental. Como a personagem, diversos cidadãos, [VÍRGULA] por suas adversidades diárias, abusos e agressões, acabam por adquirir [PREFIRA FORMA DIRETA: ADQUIREM] uma aflição cognitiva, como o transtorno de ansiedade generalizada, que é uma das doenças que mais são diagnosticadas em jovens e [EM] adolescentes. [PARALELISMO. SE COLOCAR “EM” PARA “JOVENS”, COLOQUE TAMBÉM “EM” ANTES DE “ADOLESCENTES]. [OBSERVAÇÃO: FEZ UM EXCELENTE TRABALHO DE ALUSÃO COM A SÉRIE, PARABÉNS! =D].
Alem [ALÉM] disso, a excessividade de diagnósticos psicológicos é um problema a ressaltar. Tais devem ser analisados criteriosamente, para assim [(…) CRITERIOSAMENTE PARA, ASSIM, (…) O “ASSIM”, ADVÉRBIO DE MODO, QUE DEVE SER POSTO ENTRE VÍRGULAS. LEMBRANDO QUE AS VÍRGULAS SÃO FACULTATIVAS DO “ASSIM”, POIS ELE ESTÁ EM APENAS UMA PALAVRA. A OBRIGATORIEDADE É PARA A PARTIR DE 3 PALAVRAS. MESMO ASSIM, É RECOMENDADO COLOCAR AS VÍRGULAS.] prescrever tratamentos para aquele que realmente precisa. Todos os indivíduos existentes [TIRE A PALAVRA EXISTENTE, POIS TODOS OS INDIVÍDUOS QUE ESTÃO VIVOS SÃO “EXISTENTES”. BUSQUE SER SIMPLES E O MAIS OBJETIVA POSSÍVEL] possuem seus problemas, assim como a vida determina, [A VIDA NÃO DETERMINADA NADA, SÃO CONSEQUÊNCIAS DE NOSSAS AÇÕES. DE QUALQUER MODO, ISSO É SER SUBJETIVA E TRANSMITIR OPINIÃO NO TEXTO. EVITE ISSO. SEJA O MAIS OBJETIVA POSSÍVEL] seja em relação a aparência,emprego,família e etc, [NÃO COLOQUE “E” ANTES DE “ETC”. “ETC” É FINALIZADO COM UM PONTO FINAL. POR EXEMPLO, SE QUISESSE COLOCAR O “ETC”, SERIA: (…) FAMÍLIA ETC., NÃO SENDO ESSE MOTIVO (…)
DE QUALQUER MODO, NÃO COLOQUE “ETC” EM SUAS REDAÇÕES, É MUITO INFORMAL. PREFIRA USAR “ENTRE OUTROS”] não sendo esse motivo [SE REFERIU-SE A “PROBLEMAS”, COLOQUE NO PLURAL: ESSES MOTIVOS SUFICIENTES] para trata-lós [TRATÁ-LOS] como ‘’anormais’’. Um exemplo de ‘’falso’’ diagnóstico é apresentado na série ‘’Euphoria’’, em que [A QUAL] a personagem Jules e [É] internada pela mãe por [PELO FATO DAQUELA (AQUELA, JULES) TER SE ASSUMIDO TANSEXUAL] se assumir transexual [AMBÍGUO. EU ENTENDI QUE FOI A JULES QUE SE ASSUMIU. CONTUDO, FICA AMBÍGUO. VOCÊ PODE SE PERGUNTAR: QUEM SE ASSUMIU TRANS? A MÃE OU A FILHA?] e não se agradar com o próprio corpo.
De acordo com os fatos ressaltados,é perceptível que nem todos são ‘’loucos’’ ou possuem psicopatia, mas que tendem a isso por conta dos grandes problemas sociais ou são vítimas de diagnósticos adiantados e pobres em detalhes [DIAGNÓSTICOS ERRÔNEOS, NÃO PRECOCES]. Dessa maneira, [MUITO BEM! ESTÁ USANDO MUITO BEM OS RECURSOS COESIVOS, PARABÉNS!] é preciso que a sociedade se mobilize e se disponha a não levar tudo como ‘’transtorno’’, deixando de tratar pequenas coisas como motivos de internação, [DE] tratamento e [DE] uso de remédios [PARALELISMO].
VOCÊ ESTÁ INDO MUITO BEM, PARABÉNS! CONTINUE PRATICANDO, VOCÊ VAI LONGE!
See lessNÃO SE ESQUEÇA DE BUSCAR SEMPRE SER OBJETIVA E O MAIS CLARA POSSÍVEL NAS SUAS REDAÇÕES. FRASES CURTAS E OBJETIVAS. PARABÉNS PELO CORRETO USO DOS TERMOS COESIVOS. QUERO VER MAIS REDAÇÕES SUAS POR AQUI, XD. ABRAÇO GRANDE, ESPERO TER AJUDADO.