Iniciante

Descarte do Lixo CFOMG concurso (Não é redacao enem) )

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tema : Grau de eficiência e alcance de campanhas que visam sensibilizar a população em geral quanto a necessidade de jogar o lixo no local apropriado argumentos aspectos positivos negativos e o alto custo da campanha

Critérios:

1. Pertinência ao tema proposto  3 pontos
2. Argumentação coerente das ideias e informatividade  3 pontos
3. Adequação do uso de articuladores 1 pt
4. Propriedade vocabular 1 ponto
5. Correção linguística (morfossintaxe), pontuação, ortografia e acentuação 2 pts

redação

Após a industrialização, século 18, a produção pelas máquinas acelerou os processos de produção de mercadorias. Com a globalização, século 20, as importações e exportações ficaram cada vez maiores. Esses acontecimentos contribuíram para elevação na produção de lixos e a falta de respeito do ser humano em várias partes do mundo, trouxe doenças enchentes poluição aérea e visual. Ademais é Mister que as propagandas em favor o descarte adequado são necessárias, mas precisam ter a direção mais abrangente e começar desde o ensino primário da Educação até os mais altos graus de ensino.

As campanhas contra o dejeto no lugar incorreto, muitas vezes usam uma linguagem verbal e não-verbal. A última é de grande efeito, pois, a imagem é mais fácil de guardar na memória dos indivíduos e como consequência incentiva ao comportamento correto quanto ao descarte do lixo. Além disso, amenizam a quantidade de detritos descartados indevidamente e até incentivam a separação adequada destes, a fim de facilitar a coleta e reduzir a poluição.
A publicidade voltada para o público adulto, às vezes, não obtém tanto eficiência quanto para o infantil ponto isso porque, o adulto já formou o seu passo que mais difícil transformá-lo, no entanto a criança ainda está em formação e recebe com maior aceitabilidade as argumentações midiáticas em favor do descarte adequado do lixo. Ainda, o exacerbado o custo em propagandas Na tentativa de amenizar o o despojo incorreto, poderia ser evitado caso os cidadãos estivessem cuidando de suas ruas desde a infância.
Assim, é notória a permanência das campanhas midiáticas em prol de um mundo mais limpo. Além do mais o mesmo desenvolvimento que proporcionou a produção de lixo, Também irá auxiliar no despojamento dele ponto quanto à educação, disse o filósofo immanuel Kant: ” o homem é aquilo que a educação faz dele” . Por isso é preciso começar a conscientização sobre há necessidade de jogar o lixo no local apropriado desde a escola primária, a fim de que a geração que se seguirá venha preservar um mundo menos poluído.

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2 Correções

  1. Normalmente vejo redação de Enem, já vi a redação para a PM espero ajudar; como já tem uma correção gramatica acima vou destacar o que poderia mudar:

    Introdução é seu cartão de visitar, eu reformularia suas citaçoes:
    “Após a industrialização, século 18, a produção pelas máquinas acelerou os processos de produção de mercadorias. Com a globalização, século 20, as importações e exportações ficaram cada vez maiores.”
    ex: No século XVIII a industrialização modernizou as produções e acelerou os processos mercantis que aumentaram a exportação e o consumo interno. Duzentos anos depois, esses fatores acarretaram na globalização e contribuiram p/ elevação do lixo…

    – Outro ponto, evite palavras como: várias, muitos, em alguns, por vezes, na maioria dos casos… são palavras generalizadas, a redação é objetiva, tem pouco espaço, é necessário por o que é relevante.
    ex: se eu disser
    sua redação ficou sensacional
    e
    sua redação ficou muito sensacional
    dá praticamente na mesma, IMPORTANTE: digo isso nas partes generalizadas, quando vc estiver argumentando já é o contrario ai o correto seria mais:
    sua redação ficou extremamente sensacional
    notou como dá diferença? mostra sua opniao, o que VOCE pensa sobre – requesito da sua prova, sobre argumentar-
    na parte anterior aquelas partes “sobravam” pq elas só ocupavam espaço e vc pode usar esse espaço de melhor forma
    .
    as partes de gramatica como eu disse já foram ditas, mas acredito que leitura e revisão sanem elas, só queria apontar essa parte
    “Ademais é Mister que as propagandas em favor o descarte adequado são necessárias, mas precisam ter a direção mais abrangente e começar desde o ensino primário da Educação até os mais altos graus de ensino.”
    Mister remete a algo necessário, provavelmente vc nao sabia o significado pq alem de repetir essa ideia, ainda usou “são necessárias” concordando com “é”
    novamente uma reformulação seria interessante
    ex: Ademais, é necessário combater o desafio do descarte incorreto, já que falta direcionamento e instrução nas escolas e instituições.
    veja: além de resumido, indo direto ao ponto, ainda tira tudo o que fica sobrando, outra coisa é seus argumentos: direcionar e instruir, eles são bem proximos pq eu pelo menos escreveria p/ o primeiro que falta alguem pra organizar essa questao e no segundo eu colocaria sobre faltar alguem mandando as escolas ensinarem isso, se vc tiver bom argumento consegue escrever distanciando bem, mas no nervosismo temos tendencia a repetir ideias e acabam ficando um texto inteiro batendo na mesma tecla. Eu colocaria um desses argumentos e outro bem diferente como: causa do descarte incorreto, falta de lei punitiva, problemas ambientais seria legal….

    2 coisas:
    – quando não souber, nao use. Busque palavras sinonimos, outras palavras que expressem sua ideia, mas nao usa algo que nao tem crtz pq pode estar errado e vai perder nota por bobeira
    – não é necessário explicar que precisa de uma solução já na introdução pq isso é funcao da conclusao

    NAO VOU DAR NOTA PQ NAO SEI COMO AVALIAM, MAS VEJA AS ANOTAÇOES
    1. Pertinência ao tema proposto 3 pontos
    SE MANTEVE NO QUE FOI PEDIDO NO TEMA, MAS NAO ESCREVEU SOBRE O ALTO CUSTO, E OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS PODERIAM ESTAR MAIS DESTACADOS EM UM UNICO PARAGRAFO
    2. Argumentação coerente das ideias e informatividade 3 pontos
    FALTOU COMPROVAÇÃO: DADOS QUE INFORMEM E ME MOSTREM QUE VC NAO TIROU ISSO DA PROPRIA CABEÇA E FOI EXPONDO ALI
    3. Adequação do uso de articuladores 1 pt
    USOU CONECTIVOS, ALGUMAS FRASES FICARAM LONGAS, PODERIA SER FINALIZADA E INICIADA OUTRA, MAS ONDE VC USOU ARTICULADOR FICOU BOM
    4. Propriedade vocabular 1 ponto
    FALTOU UM POUCO, FOI COMO EXPLIQUEI SOBRE USAR O “MUITO” ERA DESFAVORAVEL, MAS SE USASSE O “EXTREMAMENTE” TE AJUDARIA, É NESSA COMPETENCIA QUE VAO AVALIAR ISSO
    5. Correção linguística (morfossintaxe), pontuação, ortografia e acentuação 2 pts
    AQUI TEM BASTANTE A MELHORAR KKK LEIA BASTANTE E REVISE SUA REDAÇÃO, ALGUMAS PARTES PODE SER APENAS ERRO DE DIGITAÇÃO, FALTA DE VIRGULA E TAL. ENTAO, REVEJA E PRATIQUE

    REDAÇÃO NADA MAIS É DO QUE PRÁTICA. continue treinando, vou deixar anotado apenas a introdução pq se eu for ir para os outros vai ficar enorme (isso nao é ruim ok?) eu detalho bastante p/ entender sem dificuldade. Se ficou dúvidas ou quiser que eu faça o restante, me envia msg (só entrar no meu perfil e ir em enviar msg) é um prazer ajudar nessa ou em outras redações que queira fazer

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  2. Copiei e colei sua redação aqui abaixo. Coloco minhas anotações em [LETRA MAIÚSCULA] para ficar mais vísivel, ok? Espero poder ajudar de alguma forma.

    Após a industrialização, século 18, a produção pelas máquinas acelerou os processos de produção de mercadorias. Com a globalização, século 20, as importações e [AS] [PARALELISMO] exportações ficaram cada vez maiores. Esses acontecimentos contribuíram para [A] elevação na produção de lixos. [ENCERRA A FRASE, PONTO FINAL] [ALÉM DISSO,] a falta de respeito do ser humano [NÃO GENERALIZE. PREFIRA DIZER: DE MUITOS SERES HUMANOS] em várias partes do mundo, [NÃO COLOQUE VÍRGULA. NÃO SE SEPARA SUJEITO DE PREDICADO] trouxe [PREFIRA LINGUAGEM MAIS FORMAL: OCASIONOU, GEROU, PROVOCOU] doenças [VÍRGULA] enchentes [VÍRGULA] poluição aérea e visual. Ademais [VÍRGULA FACULTATIVA] é Mister [mister MINÚSCULO] que as propagandas em favor [FAVOR DE ALGO – DO] o descarte adequado são necessárias [JÁ CITOU “MISTER”, REPETIU INFORMAÇÃO], mas precisam ter a direção mais abrangente e começar desde o ensino primário da Educação até os mais altos graus de ensino.

    [VALE RESSALTAR QUE] [USE TERMOS COESIVOS, SUA BANCA ATRIBUI UM PONTO NISSO] As campanhas contra o dejeto no lugar incorreto, muitas vezes [VÍRGULA] usam uma linguagem verbal e não-verbal [COM A REFORMA ORTOGRÁFICA, NÃO HÁ MAIS HÍFEN NO “NÃO” COMO PREFIXO]. A última é de grande efeito, pois, [NÃO HÁ VÍRGULA] a imagem é mais fácil de guardar na memória [A IMAGEM FACILITA A MEMORIZAÇÃO DE MUITOS INDIVÍDUOS – BUSQUE LINGUAGEM FORMAL] dos indivíduos e [VÍRGULA] como consequência [VÍRGULA] incentiva [REGÊNCIA: VERBO TRANSITIVO DIRETO. QUEM INCENTIVA, INCENTIVA ALGUÉM] ao [O] comportamento correto quanto ao descarte do lixo [EVITE REPETIR “LIXO”. USE SINÔNIMOS: RESÍDUO, DETRITO, DEJETO]. Além disso, [BOM USO DOS ELEMENTOS COESIVOS, PARABÉNS! =D] amenizam [AMENIZA – SUJEITO: A LINGUAGEM NÃO VERBAL] a quantidade de detritos descartados indevidamente e até incentivam [INCENTIVA] a separação adequada destes [DELES], a fim de facilitar a coleta e [DE] reduzir a poluição [PARALELISMO. A FIM DE FACILITAR E DE REDUZIR].
    [SENTI FALTA DE TERMO COESIVO] A publicidade voltada para o público adulto, às vezes, não obtém tanto [TANTA] eficiência quanto para o infantil [PONTO FINAL, CONCLUSÃO DE LÓGICA]. ponto [SE A REDAÇÃO É UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO, EM HIPÓTESE NENHUMA VOCÊ PODE SE REFERIR NO TEXTO CONJUGANDO VERBOS NA PRIMEIRA PESSOA] isso porque, o adulto já formou o seu passo que mais difícil transformá-lo, no entanto a criança ainda está em formação e recebe com maior aceitabilidade as argumentações midiáticas em favor do descarte adequado do lixo. Ainda, o exacerbado o [SEM O] custo em propagandas Na [na] tentativa de amenizar o despojo incorreto [INADEQUADO, USE SINÔNIMOS, SE POSSÍVEL], poderia ser evitado caso os cidadãos estivessem cuidando de suas ruas desde a infância.
    Assim, é notória a [IMPORTÂNCIA DE HAVER A] permanência das campanhas midiáticas em prol de um mundo mais limpo. Além do mais [ALÉM DISSO,] o mesmo desenvolvimento que proporcionou a produção de lixo, também irá [PODE] auxiliar no despojamento dele ponto quanto à educação, disse o filósofo immanuel Kant: ” o homem é aquilo que a educação faz dele” . Por isso é preciso começar a conscientização sobre há [A] necessidade de jogar o lixo no local apropriado desde a escola primária, a fim de que a geração que se seguirá venha [A] preservar um mundo menos poluído.

    VOCÊ FOI MUITO BEM, PARABÉNS! SÓ PEÇO DESCULPA POR NÃO DAR UMA NOTA, NÃO SOU BOA NISSO, RS. ESPERO QUE EU TENHA AJUDADO DE ALGUMA FORMA. CONTINUE FIRME QUE VAI DAR CERTO! =D

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