Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Minimizando a desigualdade adiando o Enem
DaviMCutrim
Olá Roger, blz? Vou corrigir seu texto e tentar trazer algumas contribuições para vc. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- INTRODUÇÃO: Vc delimitou bem o tema e tem uma tese clara (é um problema). Contudo, achei a introduçãLeia mais
Olá Roger, blz?
See lessVou corrigir seu texto e tentar trazer algumas contribuições para vc.
—————————————————————————————————————–
INTRODUÇÃO: Vc delimitou bem o tema e tem uma tese clara (é um problema). Contudo, achei a introdução grande ( 7 linhas). E o segundo periodo está muito longo. Isso pode dificultar a leitura e a compreensao das ideias. Cuidado com periodos muitos longos , pois podem afetar a C4. Além disso, vc usou a palavra ENEM e esqueceu-se de usar ‘minimizando” e “desigualdade”. Sempre utilize todas as palavras do tema, para não correr o risco de o corretor achar que vc tangenciou e, por isso, perder pontos na C2. Alguns usos inadequados do emprego de vírgula. Sugestão de reescrita:
//O novo coronavírus (COVID-19) tem assolado e afetado todo o mundo. Uma vez que o alto grau de transmissão do vírus faz do afastamento social uma necessidade. No Brasil, instituições de ensino foram afetadas por tal pandemia, como escolas e faculdades. De modo que a realização do ENEM ( Exame Nacional do Ensino médio) torna-se uma alternativa para minimizar a desigualdade para o estudantes da rede pública, por conta do ensino de baixa qualidade e da falta de internet.//
—————————————————————————————————————-
DESENVOLVIMENTO: Uma dica: construa seus parágrafos de desenvolvimento com o seguintes elementos: tópico frasal + argumentação+ registro de autoria.
D1- As ideias são boas, mas vc carece de colocar fontes ou dados embasados para fundamentar a sua argumentação. 80% sao de rede publica, qual a fonte? traga alguma materia ou noticia de sites do G1, DATAFOLHA, FOLHA DE SAO PAULO, IBGE que respaldem os problemas que vc citou na rede publica, okay. Uma dica pra vc: pra comecar o seu D1, use: Primeiramente, Em primeiro plano, Inicialmente, Em primeira análise. O conectivo ALEM DISSO fica legal pra inicio do D2 ou quando vc ja colocou uma ideia anteriormente. O segundo periodo está muito longo.
——————————————————————————————————————-
D2- Vc traz uma discussão importante que pela falta de internet no Brasil. Mas cade a fonte, ou dados de órgaos oficiais para corroborar o que vc disse? Coloque sempre, para que o corretor não te penalize na C3.
——————————————————————————————————————–
CONCLUSÃO: Lembre-se que na prova do ENEM, vc terá apenas 30 linhas. O primeiro periodo tá muito grande e vc não usa nada dele para a proposta. Vc poderia fazer uma retomada de forme breve com duas linhas. Use na conclusao o PORTANTO, é um conectivo receita de bolo para não erra. Seja claro, técnico e objetivo nas palavras.
A sua proposta está um pouco confusa. E segunda proposta é surreal. Alem disso, vc precisa ser direito ao ponto. Uma dica, use sempre essa estrutura : agente +DEVERÁ/ DEVE + VERBO DE AÇÃO… evite usar ‘poderia, outra sugestão, outra maneira, talvez’ assim, pois sao coisas incertas, saca. Repito, vc tem boas ideias , mas precisa saber relacioná-las com clareza e objetividade. Sugestão de reecrita:
// Portanto, para estabelecer uma igualdade no ENEM 2020 faz-se necessário algumas medidas. Então, cabe ao MEC (ministério da educação), por meio do INEP, que é o órgão responsável pelo exame, analisar E ADIAR a aplicação do concurso por 60 ou 90 dias. Tal medida tem como objetivo garantir um período maior de preparação para os estudantes, sobretudo os alunos da rede pública. Além disso, o Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com as prefeituras, deverá fornecer internet via wi-fi para que alunos carentes possam estudar em casa de forma online por plataformas d ensino e YOUTUBE. Isso será feito por meio de parcerias com as empresas que prestam serviços de acesso à internet. Espera-se, com isso, minimizar a desigualdade entre os alunos no país. //
————————————————————————————————————-
OBS GERAL: VC TEM MUITO POTENCIAL, TEM BOAS IDEIAS, MAS ATENTE-SE NAS OBSEVAÇÕES. SEJA CLARO, OBJETIVO E CONCISO NAS IDEIAS, TRAGA REPERTORIO SOCIOCULTURAL LEGITIMADO, OU SEJA, COMPROVE A SUA IDEIA COM DADOS, CITAÇÕES, ALUSOES HISTÓRICAS, EXEMPLOS DA REALIDADE QUE FORAM NOTICIADOS EM REVISTAS E JORNAIS. PEGA ESSA DICA: PROBLEMATIZE E TENTE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS QUE VC CRIOU PARA ARGUMENTAR OU CRITICAR NO TEXTO. OBSERVE OS 4 ELEMENTOS DA CONCLUSÃO + O DETALHAMENTO.
Espero ter contribuido, boa sote!
————————————————————-
AVALIAÇÃO e JUSTIFICATIVA DAS NOTAS:
C1- 160 (erros de pontuação e alguns registros de oralidade)
C2- 160 (explorou parte do tema)
C3- 120 (falta de fontes ou dados para legitimação)
C4- 140 (alguns conectivos empregados de forma errada e alguns periodos longos demais)
C5- 140 ( a proposta não respondeu todos os problemas do texto, além de que está incompleta e a ultima é fora de possibilidades reais, pois a universidades nao tem condições, estruturas, dinheiro para oferecer as vagas em dobro do que o normal, ou seja, resolva o problemas com sem sair da realidade e em viajar muito nas ideias)
NOTA: 720
Mobilidade urbana sustentável
DaviMCutrim
Olá, Ana Marina, td bm? Vou tentar te ajudar em alguns pontos. INTRODUÇÃO: Vc fez uma boa contextualização. Eu identifiquei a sua tese, porém, vc poderia deixa-lá mais clara. Veja que o tema é Mobilidade Urbana Sustentável, NÃO é sobre a qualidade do transporte público. No entanto, vc precisaria relLeia mais
Olá, Ana Marina, td bm?
See lessVou tentar te ajudar em alguns pontos.
INTRODUÇÃO: Vc fez uma boa contextualização. Eu identifiquei a sua tese, porém, vc poderia deixa-lá mais clara. Veja que o tema é Mobilidade Urbana Sustentável, NÃO é sobre a qualidade do transporte público. No entanto, vc precisaria relacionar que as péssimas condiçoes dos transportes púbicos fazem com que muitas pessoas com maior pode aquisitivo deixem de usá-lo e priorize o carro. E isso ja seria o gancho pro segundo argumento.
————————————————————————————————————–
DESENVOLVIMENTO:
D1- o tópico frasal ficou solto e sem relação ao tema porque vc não relacionou, conforme citei acima. A argumentação faz sentido com seu TF, mas não, necessariamente, com o tema. Te pergunto, ” a ausência de uma estrutura boa nos meios de condução contribui para que não haja uma melhor flexibilidade urbana ” afeta a mobilidade urbana sustentável de que forma ? Percebe que vc falou algo muito importante, mas não relacionou com a temática da redação?
Reescreveria seu parágrafo, assim:
//Primeiramente, cabe destacar que a inexistência de condução pública adequada é um dos entraves para a locomobilidade urbana, pois a má qualidade deste serviço faz com que um maior número de pessoas com bom poder aquisitivo prefira comprar e trafegar em um veiculo próprio. Tal fato pode ser visto em uma reportagem publicada pelo G1, a qual diz que 34% dos ônibus não possuem conforto e , também, meios de acessibilidade, ou seja, muitas pessoas deficientes físicas não podem usufruir desses serviço públicos, e isto encoraja a compra de automotores e o aumento da frota de carros nas ruas. Logo, infere-se que a ausência de uma estrutura boa nos meios de condução contribui de forma indireta para o problema da mobilidade urbana.//
Percebeu que usei o seu argumento, porém relacionei com a temática?
————————————————————————————————————————
D2- o segundo período está muito longo e um pouco confuso. Isso pode dificultar a leitura e fazer o corretor descontar pontos na C4 (coesão) e C1 (ausencia de pontuação).
As ideias são muito boas, vc , porém, precisa relacionar de forma mais objetiva e com maior clareza. Reescreveria, assim:
//Além disso, outro desafio a ser enfrentado é a forma como a mídia influencia as pessoas verem o carro um símbolo de empoderamento e status social elevado. Isso começou a ser evidenciado por Juscelino Kubitschek, então presidente do Brasil em 1956, o qual criou uma “cultura do carro”, em que ter um carro é sinônimo de alta qualidade de vida e poder de compras. Nesse sentido, as pessoas que tivessem um carro demonstravam estar em uma boa posição social. E, com o passar do tempo, a sociedade começou a abandonar o uso dos transportes públicos, o que ficou como opção apenas para os mais pobres. Assim, o crescimento da população e a maio aquisição de carros tem contribuído para os congestionamentos no trânsito.//
OBS: vc so usou a palavra “sustentável” na introdução e na conclusao so pra citar msm, mas não abordou nada relacionado a isso.
———————————————————————————————————
CONCLUSÃO:
Vc tem duas propostas de intervenção. E ambas estão confusas.
Pergunta, vc sabe o que fazia o Ministério dos Transportes? Hoje, ele não existe mais. Agora o que há é o Ministério da Infraestrutura.
Veja bem quem fiscaliza o transito dentro das cidades são as Prefeituras por meio das Secretarias de Transportes. Mecânicos são profissionais que consertam e fazem seu trabalho em oficinas. Sobre as condições de acessibilidade dos ônibus, as empresas devem cumprir a legislação vigente, Caso contrário, qualquer cidadão pode fazer denuncias ao Ministério Público e ate chamar a imprensa. Além disso, vc tentou resolver o problema que vc criou na D1, mas que nao teve ligação com o tema.
Na segunda proposta, fica aquela pergunta, qual Poder Legislativo? A Câmara dos Deputados (Federal), Assembléia Legislativa (Estadual) ou a Câmara dos Vereadores (Municipal) ? Todos eles criam leis em diferentes esferas. Outra coisa, vc não pode propor que leis sejam criadas para restringir o direito de as pessoas comprarem carros. Isso fere o principio da liberdade. Todo mundo é livre, Vc poderia sugerir o rodizio de carros pela placa, para diminuir os congestionamentos.
Acho que teria sido melhor vc ter focado em solucionar so o segundo problema e ter feito uma propostas mais completa.
————————————————————————————————————–
AVALIAÇÃO: as observações justificando estão ao lado
C1- 160 (alguns desvios no uso da virgula, palavras grafadas erradas e oralidade)
C2- 160 (dissertou e argumentou bem , faltou explorar mais o tema)
C3- 160 (Tem bom repertório sociocultural, so falta articular melhor as ideias ao tema)
C4- 160 ( alguns períodos longos e a falta de alguns conectivos prejudicam a fluidez do texto)
C5- 160 (vou considerar, porém, nenhumas delas está completa)
NOTA: 800 – Vc tem muito potencial e excelentes ideias. Esta no caminho certo para escrever cada vez melhor. Se atente nas dicas que dei. Seja bem clara e objetiva, relacione bem as partes, o corretor vai te avaliar por aquilo que vc disse, e nao por aquilo que quis dizer. Na proposta, seja coerente com os problemas que vc apresentou no texto. Evite fugir do tema. Ah, coloque os espaços antes e depois das vírgulas.
Espero ter contribuído. :)
Bons estudos e boa sorte nessa jornada. Treine bastante e vc chegará à perfeição.
Fuga de Cérebros
DaviMCutrim
Olá, Yaho! Td blz? :D Vc fez uma redação de alto nível! Parabéns! Vou fazer uma breve análise do seu texto. INTRODUÇÃO: Vc construiu um ótimo parágrafo. Delimitou bem o tema e tem uma tese clara. Tbm gostei da sua alusão do migração de cientistas europeus para os EUA após a II GM. OBS1: 'haviam trabLeia mais
Olá, Yaho! Td blz? :D
See lessVc fez uma redação de alto nível! Parabéns!
Vou fazer uma breve análise do seu texto.
INTRODUÇÃO: Vc construiu um ótimo parágrafo. Delimitou bem o tema e tem uma tese clara. Tbm gostei da sua alusão do migração de cientistas europeus para os EUA após a II GM.
OBS1: ‘haviam trabalhando”- haviam trabalhado*
OBS2: ‘A Fuga de Cérebros”- a fuga de cérebros*
obs3: A Fuga de Cérebros torna-se um problema no Brasil, tanto* pela falta de apoio governamental quanto= pela insuficiente valorização social. (tanto…quanto)= construção sintática correta.
obs4: A Fuga de Cérebros torna-se um problema no Brasil, seja pela falta de apoio governamental OU pela insuficiente valorização social.
————————————————————————————————————–
DESENVOLVIMENTO:
D1- o parágrafo está bem estruturado, contem um tópico frasal, argumentação embasada e registro de autoria. Muito bem! O argumento é muito bom e pertinente. Contudo, acho que vc poderia explorar mais esse problema falando qnt por cento PIB diminuiu para a educação comparando a períodos anteriores. Esse valor é pouco, em relação a o que ? Entende?
obs1: o verbo atenuar não tem o sentido que vc quis dizer. (significa amenizar, diminuir, mitigar, reduzir). Pode ser considerado um erro de emprego de palavra pelo corretor.
Sugestão de reescrita:
“De início, convém pontuar que a negligência das autoridades competentes (potencializa/maximiza/ contribui) essa questão.”
D2- o parágrafo está bem estruturado tbm, tem um tópico frasal, argumentação embasada e registro de autoria.
obs: Fora da Ficção, esse é um cenário vivido no Brasil.*(uso da vírgula)
CONCLUSÃO: Há duas propostas, a principal está completa, porém, a segunda não.
obs1:Assim, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia, junto ao MEC, desenvolver…* (uso da vírgula)/ (o nome do ministério é no singular)
obs2: Paralelamente, a Receita Federal deve direcionar mais impostos para pesquisas no país, com o intuito de manter os profissionais em terras brasileiras.* (uso da vírgula)
—————————————————————————————————————-
OBS FINAL: VC ESCREVE MUITO BEM , ARTICULA BEM AS IDÉIAS E TEM UM BOM REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, ALEM DISSO O TEXTO ESTÁ COESO E COERENTE. HÁ ALGUNS DESVIOS DE VÍRGULAS, ALGO FÁCIL DE RESOLVER.
Nota 01 – 160 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos do tipo textual (dissertativo-argumentativo).
Nota 03 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Essas características mostram que o texto está estruturado de maneira a deixar claro o ponto de vista do autor, disposto em apresentação da tese, argumentos e conclusão.
Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA: 960
tema: o panorama da descrença no sistema político
DaviMCutrim
Olá, Gaby, td bem? :D Vou tentar contribuir na sua correção. INTRODUÇÃO: tese e delimitação do tema estão claros. Boa contextualização com a alusão da REV. FRANCESA. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ DESENVOLeia mais
Olá, Gaby, td bem? :D
See lessVou tentar contribuir na sua correção.
INTRODUÇÃO: tese e delimitação do tema estão claros. Boa contextualização com a alusão da REV. FRANCESA.
——————————————————————————————————————————
DESENVOLVIMENTO:
D1- O movimento Diretas Já nao foi pelo fim do regime militar, mas um apelo por eleições diretas para presidente.
A frase de Mostesquieu ficou solta, pois vc não a relacionou com “poder popular” para significar que o povo tem um poder de realiza pressões e manifestações populares. . Além disso, ele falou de poderes do Estado (Legislativo, Judiciário e Executivo), rompendo com o modelo político de Monarquia. Relacione com mais clareza as ideias. Eu reescreveria seu parágrafo assim:
“A princípio, é importante destacar os casos de corrupção como o Mensalão e o esquema de lavagem de dinheiro da Petrobrás ocorridos no país , os quais continuarão
a ocorrer se não houver um posicionamento dos cidadãos. Nesse sentido, cabe citar, como exemplo, o movimento Diretas Já, em que houve grande manifestação popular para haver eleições diretas para Presidente da República, e, isso, trouxe resultados imediatos. Tal ação popular corrobora o pensamento do filósofo francês Montesquieu, que diz “só o poder freia o poder”, uma vez que o poder do povo gera efeitos. Ou seja, a força da pressão popular contra a má administração do governo se faz necessário para mudar o cenário.”
————————————————————————————————————————–
D2- A democracia não está em colapso, e sim as instituições politicas e governamentais. A democracia é o regime politico adotado no Brasil. Alem disso, o segundo período está muito grande. Isso prejudica a C4 (coesão) e a C1 (pontuação).
Vc não relacionou bem a ideia de Platão com a argumentação. Vc possui ótimas ideias, mas precisa relacionar de forma clara e coerente àquilo que vc defende.
Eu reescreveria seu parágrafo assim:
“Além disso, é evidente que as instituições políticas estão em colapso no país e desacreditadas pela população brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, a qual mostrou que 94 % dos eleitores não se sentem representados por quem votaram. Ademais, uma parcela da sociedade brasileira tem uma visão equivocada sobre “exercer a cidadania”, visto que pensam que, apenas, votar é suficiente, e ignoram os papeis de fiscalizar, cobrar e exigir a efetividade do que o candidato eleito prometeu em campanhas eleitorais. Esse panorama sintetiza bem a ideia do filósofo grego Platão, que diz “o castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus”.
—————————————————————————————————————————-
CONCLUSÃO: Excelente! tem todos o 4 elementos + o detalhamento de um deles. E uma boa retomada da RF usada na introdução.
obs: “Dessa forma, o panorama da descrença no sistema político só aumenta, pois o povo não tem conhecimento do poder da democracia”- na verdade o povo sabe o que é democracia, porem, perdeu a fé e a credibilidade nas instituições politicas, nos governos e ate nos partidos. Agora, acho que vc quis dizer que o povo não sabe exercer forma plena a sua cidadania ou a democracia deste pais.
obs: o segundo período está muito grande. Dica: faça períodos de no máximo 3 linhas.
——————————————————————————————————————————
C1- 160 ( alguns desvios gramaticais, sobretudo, de virgula e registro de oralidade).
C2- 180 (abordou bem a parte de descrença politica e pouco sobre sistema politico)- aqui é avaliado o padrão dissertativo-argumentativo e o tema.
C3- 160 (boas ideias, e vc tem bons repertórios socioculturais, porem, vc poderia relacionar e argumentar melhor em defesa de seu ponto de vista)
C4- 180 ( a falta de algumas pausas e períodos longos prejudica a leitura e fluidez do texto)- Fiz essa análise na parte de DESENVOLVIMENTO
C5- 200
NOTA- 880
A dizimação da cultura indígena
DaviMCutrim
Nota 01 – 160 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita. Nota 02 – 180 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos. obs: A tese não está muito clara. Ademais, é importante vc nãoLeia mais
Nota 01 – 160 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
See lessNota 02 – 180 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
obs: A tese não está muito clara. Ademais, é importante vc não confundir tese com encaminhamento argumentativo. O ultimo período da introdução é um encaminhamento de texto. Já o segundo período é a sua tese, certo? Então a sua tese é que o tema é um desafio. Acho que ficaria mais claro se vc dissesse que é um problema.
Eu te sugeria fazer assim:
“Tal realidade se evidencia no Brasil, por conta da dizimação da cultura indígena, visto que é um PROBLEMA causado tanto pela presença da tecnologia quanto pelos conflitos territoriais nas áreas aborígenes . Logo, cabe analisar as causas, consequências e possível solução.”
Nota 03 – 160– A argumentação é consistente e revela bom e domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Essas características mostram que o texto está estruturado de maneira a deixar claro o ponto de vista do autor, disposto em apresentação da tese, argumentos e conclusão.
obs: No D1, tome cuidado para não passar a ideia de que a tecnologia é algo ruim. Na verdade, acho que vc não quis dizer isso, mas que o abandono das práticas antigas e tradicionais em detrimento do uso excessivo de aparatos tecnológicos pode fazer com que haja um abandono das raízes culturais.
o D2 faltou vc utilizar um dado para dar robustez ao seu argumento.
Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA: 900
Desigualdade Racial no Brasil
DaviMCutrim
Ola Thaina, td bem? Vou tentar te ajudar com algumas dicas: INTRODUÇÃO: O teu primeiro parágrafo trouxe muita informação, mas não cumpriu o que a prova de redação do ENEM espera. Na sua introdução, vc precisa ter o seguinte: DELIMITAÇÃO DO TEMA E TESE. Eu gosto de usar um macete, sempre faço 3 períoLeia mais
Ola Thaina, td bem?
See lessVou tentar te ajudar com algumas dicas:
INTRODUÇÃO:
O teu primeiro parágrafo trouxe muita informação, mas não cumpriu o que a prova de redação do ENEM espera. Na sua introdução, vc precisa ter o seguinte: DELIMITAÇÃO DO TEMA E TESE. Eu gosto de usar um macete, sempre faço 3 períodos (alusão, contextualização com o tema+ tese). Faça isso e vc irá cumprir esta etapa. A tese é muito importante, pois ela dará o norte da tua redação. Se nao tiver tese, o texto ficará confuso.
========================================================================
DESENVOLVIMENTO: Em cada parágrafo de desenvolvimento vc deverá construir , pelo menos, 3 orações. (tópico frasal+ argumentação+ registro de autoria). O TF é a ideia principal do bloco, a argumentação vai apoiar-se sobre ele e o registro de autoria tbm. [É nesse momento que vc faz uso de repertório socioeconômico para legitimar o teu argumento. Pode ser dados de alguma pesquisa, matéria de jornal ou revista, citações , história, CF e outros.
No teu D1, a primeira oração está muito grande, isso prejudica a leitura e o corretor pode descontar pontos na C4 (coesão) e C1(pontuação). Vc usou um fato histórico, mas faltou deixar claro o século, o período ou contexto.
No teu D2, vc fez um parágrafo todo em um único periodo. Não faça isso, além do mais vc precisa se atentar que é um texto dissertativo-argumentativo. Argumente mais. Vc ate usou um dado, mas as ideias não estão claras.
OBS: Atente-se para os elementos de coesão, ou seja , os conectivos. eles sao importantes para relacionar as partes do texto e deixa a idéia clara.
Vc tem boas ideias, porém precisam estar claras e bem articuladas,
========================================================================
CONCLUSÃO: a conclusão serve pra vc reafirmar a sua tese e, na redação do enem, elaborar uma proposta de intervenção que deverá ter 5 elementos: agente, ação, meio/modo, finalidade + detalhamento de um deles. Além disso, vc tem que responder os problemas apresentados no texto. Nao vai precisar de solução, se não houver um problema. A tua conclusao tem alguns elementos, mas a descrição está muito confusa.
pesquise na internet o que é GOMIFES, e use esse macete pra sua redação. Deixa eu explicar outra coisa, o Governo Federal tem MINISTÉRIOS, os estados e municípios têm secretarias.
=======================================================================
Não sou corretor e nem professor, mas com base em meus conhecimentos e experiência vou te dar uma nota. Espero ter contribuído de alguma maneira.
C1-140
C2-120
C3-80
C4-80
C5-120 =========================NOTA: 540
A importância da educação financeira no Brasil
DaviMCutrim
Olá, Thay! Td bem? Parabéns pelo texto! Vou tentar contribuir um pouco, ta bom?! Segue algumas análises. INTRODUÇÃO: O tema está bem delimitado e a tese está clara. No entanto, eu achei a sua introdução muito grande. Acho que o ultimo período que vc usou para o seu encaminhamento textual poderia serLeia mais
Olá, Thay! Td bem?
See lessParabéns pelo texto!
Vou tentar contribuir um pouco, ta bom?! Segue algumas análises.
INTRODUÇÃO: O tema está bem delimitado e a tese está clara.
No entanto, eu achei a sua introdução muito grande. Acho que o ultimo período que vc usou para o seu encaminhamento textual poderia ser omitido, visto que na tua tese vc ja deixa claro quais serão teus argumentos. Seja breve, clara e objetiva na introdução. Economize linhas para a argumentação. :)
DESENVOLVIMENTO: Desenvolvimento muito bem desenvolvidos e dentro da estrutura padrão de argumentação: TF+ argumento + registro de autoria.
Vc fez um bom uso de repertórios para sustentar a sua argumentação.
D1: Vc fez um bom uso do método de argumentação por comparação. :)
Eu achei o seu tópico frasal muito grande, sei que vc poderia ser mais sucinta. :). Evite periodos longos para não perder ponto na C4.
Uma dica, evite o uso da palavra bastante (registro de oralidade). Eu reescreveria, assim:
“Em primeiro plano, é fulcral pontuar que países europeus, como a Dinamarca, investem intensamente na educação financeira, visando à formação de cidadãos conscientes, inteligentes e financeiramente responsáveis.”
Viu como pode ficar objetivo e breve?! :)
obs1: “Conquanto, no Brasil, o cenário” (use a vírgula para isolar o vocativo)
D2: Uma dica, evite o uso da palavra fanfarão (registro de oralidade). Use a palavra protagonista. :), ou entao, coloque entre aspas, para mostrar ao corretor que vc sabe que tal palavra não é utilizada na norma culta.
obs2: chegar na falência- chegar à falencia (erro de regência/ crase )
obs3: “Ademais, o filósofo Michael Foucault” – apesar de ter usado o conectivo de adição correto, vou te dar uma dica de conectivo pra citação ficar mais fluida. “Sob esse viés, o filósofo Michael Foucault…”
obs4: “é relevante analisar COMO os pais”
CONCLUSÃO: A proposta de Intervenção contem os elementos + o detalhamento de um deles e, além disso, responde bem aos problemas abordados no texto. Tbm fez uma boa retomada da alusão usada na introdução. Mais uma vez, achei esse parágrafo muito longo, lembre-se que haverá poucas linhas na prova. Sempre seja clara, objetiva e breve em seus parágrafos.
Eu vi que sao duas propostas, certo? a primeira faltou para quem sera destinada, ou seja, os alunos/ estudantes.
A segunda proposta tbm está incompleta.
“as instituições privadas também contribuam” Contribuir com o que ?
Seria melhor se vc utilizasse a construção: ” instituições privadas também contribuam na criação de cursos onlines”.
Vc usou TRÊS vzs a palavra dinheiro, observe os sinônimos para nao haver repetição de vocábulos, a fim de não perder pontos na C4.
OBS FINAL: O TEXTO ESTÁ DENTRO DO TEMA, POSSUI BOA COESÃO POR CONTA DOS CONECTIVOS BEM USADOS E ALGUNS DESVIOS GRAMATICAIS
.
Vc escreve bem, continue treinando.
Não sou corretor e nem profissional de letras, mas espero ter contribuído com a minha análise. Estou certo que não valeria menos de 800.
Em minha avaliação, eu daria a nota:
C1- 160
C2- 200
C3- 200
C4- 180
C5- 160 ==============TOTAL: 900
Sistema Prisional Brasileiro
DaviMCutrim
Olá, Luiz! Td blz? Parabéns pelo texto! Muito bom mesmo! INTRODUÇÃO: O tema está bem delimitado e a tese está clara. obs 1: "A série ”Vis a Vis” — transmitida pela plataforma de streaming Netflix—, demonstra" - retire a vírgula após o travessão. (para não separar o sujeito do predicado) DESENVOLVIMELeia mais
Olá, Luiz! Td blz?
See lessParabéns pelo texto! Muito bom mesmo!
INTRODUÇÃO: O tema está bem delimitado e a tese está clara.
obs 1: “A série ”Vis a Vis” — transmitida pela plataforma de streaming Netflix—, demonstra” – retire a vírgula após o travessão. (para não separar o sujeito do predicado)
DESENVOLVIMENTO: Desenvolvimento muito bem desenvolvidos e dentro da estrutura padrão de argumentação: TF+ argumento + registro de autoria.
D1: Vc fez um bom uso do pensamento da filósofa Heller. A argumentação é pertinente ao tema. Vc fez uma boa relação de causa consequência.
obs2: acho que seria bem interessante vc citar quem é a autora e nacionalidade (nesse caso: socióloga/filosofa húngara). O corretor pode não saber quem é, e, por isso, descontar pontos)
D2: Vc fez uso de um bom dado para legitimar seu TF. E fez uma ótima problematização.
CONCLUSÃO: Vc fez uma boa alusão quanto ao papel e dever do Estado na sociedade, conforme a visão de TH sobre o Estado. Embora vc nao o tenha usado antes, para poder retomar ao final, o texto deixa implícito que o problema é uma consequência por falha do Estado. A proposta de Intervenção contem os 4 elementos + o detalhamento de um deles e, além disso, responde bem aos problemas abordados no texto.
OBS FINAL: O TEXTO ESTÁ DENTRO DO TEMA, POSSUI BOA COESÃO POR CONTA DOS CONECTIVOS BEM USADOS E UM RARÍSSIMO DESVIO GRAMATICAL.
Vc escreve muito bem, continue assim e o mil no ENEM será uma realidade.
Não sou corretor e nem profissional de letras, mas espero ter contribuído com a minha análise. Estou certo que não valeria menos de 960.
Em minha avaliação, eu daria a nota:
C1- 180
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 200 ==============TOTAL: 980
A prática do bullying nas escolas do Brasil
DaviMCutrim
Obs: D1- "ausência dos país" (linha 4)- pais e não país D1- "Nesse sentido, observa-se que as práticas adotadas pelo público infanto-juvenil, tem origem no cotidiano de suas famílias" (linha 9)- concordância verbal Nesse sentido, observa-se que as práticas adotadas pelo público infanto-juvenil TÊM oLeia mais
Obs:
See lessD1- “ausência dos país” (linha 4)- pais e não país
D1- “Nesse sentido, observa-se que as práticas adotadas pelo público infanto-juvenil, tem origem no cotidiano de suas famílias” (linha 9)- concordância verbal
Nesse sentido, observa-se que as práticas adotadas pelo público infanto-juvenil TÊM origem no cotidiano de suas famílias
Conclusão: “Espera-se desse modo que a violência “- use as vírgulas para isolar o aposto explicativo. = Espera-se, desse modo, que a violência
Tema: O papel da tecnologia no mundo contemporâneo. (REDAÇÃO ESTILO ENEM)
DaviMCutrim
Ola, Daniele :D Tudo bem ? Seu texto está muito bem escrito. Bem estruturado e articulado. Possui uma tese clara e um excelente uso de repertórios. Vc delimitou bem o tema. Os argumentos sustentam a sua tese. Os parágrafos de desenvolvimento possuem a estrutura: tópico frasal + argumentação+ registrLeia mais
Ola, Daniele :D
See lessTudo bem ?
Seu texto está muito bem escrito. Bem estruturado e articulado. Possui uma tese clara e um excelente uso de repertórios. Vc delimitou bem o tema. Os argumentos sustentam a sua tese. Os parágrafos de desenvolvimento possuem a estrutura: tópico frasal + argumentação+ registro de autoria. Além disso, o bom uso de conectivos permite que a leitura seja fluida e agradável.
Gostei muito do uso da série “13 reasons why” no D2. Vc fez um bom recorte de um dos episódios para sustentar seu argumento. Eu não sou professor de português, contudo, eu acredito que não houve desvio gramatical. Eu, pelo menos, não achei :)
Apenas uma sugestão. A palavra viralização poderia ser colocada entre aspas. Por ser uma palavra mais coloquial e presente no discurso oral.
A conclusão está perfeita. A proposta de intervenção responde a todos os 5 itens.
Realmente um excelente texto. Parabéns!
Avaliação:
Eu daria mil, porém, eu não sou corretor do enem e nem profissional. Eu arrisco dizer que essa redação receberia no mínimo 960 pontos.