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A importância da educação financeira para a formação plena dos cidadãos
Clarinha:v
Conforme [1]Confúcio, para o ser humano predizer os tempos vindouros, basta somente analisar o passado. A opinião do filósofo deixa claro que, ao olhar no tempo retrógrado, vê-se o futuro da nossa vida [2]. [3]Dessa forma, a importância da educação financeira brasileira possui as suas problemáticas,Leia mais
Conforme [1]Confúcio, para o ser humano predizer os tempos vindouros, basta somente analisar o passado. A opinião do filósofo deixa claro que, ao olhar no tempo retrógrado, vê-se o futuro da nossa vida [2]. [3]Dessa forma, a importância da educação financeira brasileira possui as suas problemáticas, principalmente, devido à deficiência governamental na questão monetária do corpo social e à falta de ciência dos pais ao colocarem em prática esse conhecimento aos filhos.
1: Quem é Confúcio? Para que o repertório seja legitimado, é necessário especificar a personalidade.
2: Repertório impertinente e improdutivo, uma vez que não associa o repertório a um dos elementos do tema, seja por forma direta ou indireta, e nem vincula à discussão proposta.
3: inadequação coesiva, porque o “Dessa forma” é um conectivo conclusivo, e você está introduzindo ideias.
Ponto de vista: “importância da educação financeira brasileira possui as suas problemáticas”
Teses: “deficiência governamental na questão monetária do corpo social e à falta de ciência dos pais ao colocarem em prática esse conhecimento aos filhos.”
Diante desse cenário, é indispensável ressaltar que o [4]Governo é negligente[5], na questão das transações financeiras dos indivíduos. [6]Não obstante, a [7]Secretaria de Educação Básica (SEB), entre 2008 e 2010, levou educação financial à rede pública de ensino médio [8]ao Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal. Ainda mais, precisa inserir nos Estados que não [9]tem a disciplina de formação financeira, para que [10] também esses alunos possam se familiarizar com [11]este estudo. Enfim, é inadmissível que os governantes responsáveis por essa educação, não [12]colocam programas com destino a solucionar essa deficiência.
4: governo é um substantivo comum, por isso deve estar com inicial minúscula.
5: vírgula inadequada.
6: Inadequação coesiva, pois o “não obstante” indica uma contraposição.
7: Repertório legitimado e pertinente, mas improdutivo. Obs: esses dados estão muito ultrapassados, desde 2010.
8: quebra de paralelismo sintático em “ao Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal”
9: coloque acento circunflexo no “e”, para indicar que está no plural e concordando com “Estados”.
10: retire “também esses”. Deixe assim: “para que os alunos”
11: o correto é “esse”, pois você está retomando uma palavra.
12: acho que esse verbo não é muito adequado. Troque por “promover”
Problemas no desenvolvimento das informações:
> Como o governo é negligente na questão das transações financeiras dos indivíduos?
>Qual vínculo tem o repertório com a negligência governamental?
>Quais são as consequências dessa negligência estatal?
>Como você pode provar que os governantes não promovem programas de educação financeira?
Além disso, urge apontar que os responsáveis pela educação dos bens dos filhos [13]desconhecem esse benefício. Sob [14]esta perspectiva, de acordo com uma pesquisa publicada no portal Uol, as famílias têm um desempenho no significado que os filhos atribuem à cédula e à forma como se lida com seus recursos financeiros. Isso pode influenciar a maneira de administrar seus bens, pois nota-se que [15]muitas crianças não sabem usar sua moeda de forma que não lhes tragam inadimplência no futuro. Destarte, é nocivo que esse quadro precário continua a pendurar no meio do [16]País e, por isso, precisa mudar com urgência.
13: porque as famílias desconhecem esse benefício?
14: o correto é “essa”
15: como você tem certeza disso?
16: país é com inicial minúscula
Logo, para promover a importância da educação financeira no Brasil, medidas são necessárias. [17]Ademais, o Ministério da [18]Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de [18]Educação, os quais são responsáveis pela [18]educação da sociedade, deve criar uma disciplina por nome [19]“EDUCAR SEU DINHEIRO” e inserir junto à grade curricular das escolas [20] no sentido de que todos os alunos possam aprender essa matéria[21], por meio de disponibilização de recursos por parte do Governo Federal, com o intuito de mostrar a importância de saber usar o seu dinheiro. Assim, os alunos vão chegar ao futuro sem se arrepender do passado com as suas finanças, pois ao retornar ao acontecido vão profetizar o amanhã, como dizia o grego Confúcio.
17: Inadequação coesiva.
18: repetição de palavra
19: “Educar seu dinheiro”
20: falta vírgula
21: coloque um ponto no lugar da vírgula e reescreva a frase seguinte dessa forma: “Tal ação será feita por meio da disponibilização de ….”
>E a questão dos pais que não ensinam seus filhos, vai ficar sem solução? Isso já conta como uma falha no projeto de texto.
Notas por competências:
C1: 120
C2: 200
C3: 80
C4: 120
C4; 200
NOTA FINAL: 720
See lessTEMA: PRÓS E CONTRAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA INTERNET DAS COISAS.
Clarinha:v
1º parágrafo: ❌Palavras estrangeiras, como "Black Mirror", devem ser colocadas entre aspas. ❌erro de concordância em é "retratadO uma sociedade". ❌acrescente uma vígula após "porem" ❌coloque dois pontos (:) no lugar da vírgula (depois de custo) ❌retire o "de" dps de "meios' ❌justaposição em "socialLeia mais
1º parágrafo:
❌Palavras estrangeiras, como “Black Mirror”, devem ser colocadas entre aspas.
❌erro de concordância em é “retratadO uma sociedade”.
❌acrescente uma vígula após “porem”
❌coloque dois pontos (:) no lugar da vírgula (depois de custo)
❌retire o “de” dps de “meios’
❌justaposição em “social (,) contudo”
❌acrescente uma vígula após “contudo”
✅O repertório utilizado é legitimado, pertinente e produtivo.
Apresentou o seu ponto de vista e as teses – vulenerabilidade social e a perda de privacidade.
2º parágrafo:
❌Não retoma a primeira tese (vulnerabilidade social), o que caracteriza uma falha no projeto de texto.
❌justaposição em “cibernético (,) a indústria”
❌Ao afirmar que a tecnologia aumentou 10% nas relações internacionais, de onde vc tirou essa informação? qual é a fonte dela?
❌crase icorreta em “à agilidade”
❌quebra de paralelismo sintático em ” agilidade de processos e __registros”
❌coloque entre parenteses a explicação da função do PJE, pq senão vai ficar muito confuso.
❌Parágrafo muito expositivo
3º parágrafo:
✅retoma a 2º tese, que fala sobre a privacidade de dados
❌erro de acentuação em “elétronicos”
❌justaposição em “algoritmos (,) um grande ”
❌coloque” instagram” entre aspas
❌acrescente uma vírgula após “mantendo”
❌erro de concordância em “limitadO as opções”
❌insere outro argumento sobre a questão da segurança de dados, o que configura uma falha no projeto de texto
❌erro de paralelismo em “sistemas de comunicação e ___ internet”
❌o correto é “aos usuários e às empresas”
❌Você repete os mesmos conectivos usados no 2º paragrafo (contudo e paralelamente). Isso mostra que vc não tem conhecimento de conectivos diversificados. Use sinônimos.
4º parágrafo:
✅Agente ( quem vai fazer?): Ministério das Comunicações
✅Ação ( o que vai ser feito?) : implementar campanhas de conscientização
Modo/ meio (como isso será feito? por meio de quê?): ❌NÃO TEM
✅Finalidade: ( para que será feito?): afim de propagar a informação
detalhamento ( que outra informação foi acrescentada em um desses elementos?) ❌NÃO TEM
Na minha opinião pessoal, acho que propagandas de conscientização não são muito eficientes para resolver esse problema, porque não teremos a certeza de que todas as pessoas irão se conscientizar.
Notas por competências:
C1: 80 pontos. muitos desvios gramaticais e de estrutura sintática
C2: 200; abordagem completa do tema, atende a tipologia dissertativa-argumentativa e apresenta repertório legitimado, pertinente e produtivo.
C3: 120; projeto de texto com algumas falhas
C4: 160. repetição de conectivos
C5: 120; apresenta só três elementos da proposta.
NOTA FINAL: 680
DICA: LEIA OS MANUAIS DE CORREÇÃO DO INEP E ESTUDE GRAMÁTICA
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