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os problemas causados pelo tabagismo no séc
cibelleyasmin
Olá, youngblzzd! De antemão, quero que você saiba que estarei analisando seu texto como leitora e corretora da sua redação e, por isso, não irei apresentar uma correção especificamente numérica por competências, mas te trarei dicas valiosas sobre como aperfeiçoá-lo. Assim, você poderá analisar do seLeia mais
Olá, youngblzzd!
De antemão, quero que você saiba que estarei analisando seu texto como leitora e corretora da sua redação e, por isso, não irei apresentar uma correção especificamente numérica por competências, mas te trarei dicas valiosas sobre como aperfeiçoá-lo. Assim, você poderá analisar do seu jeitinho. Vamos lá?
INTRODUÇÃO:
Nossa! Você já começa seu texto apresentando uma informação muito interessante para a construção do seu texto e com potencial para fomentar sua tese! Isso é importante para uma redação. No entanto, como nem tudo são flores, já notei que, nessa primeira frase, você poderia ter especificado o Órgão responsável pela sua fonte assim ó:
“…pela Organização Mundial de Saúde (OMS)…”. Assim, a banca vai valorizar mais a sua fonte de informação. Por mais que esse detalhe seja algo simples, sabia que ele pode levantar sua nota? Isso mesmo! Ele indicia que você tem domínio de repertório.
Outra coisa, senti falta de mais detalhamento, sabe? Por exemplo, você citou assim: “…esses dados alarmantes evidencia a necessidade de discussões sobre o assunto e o combate na sociedade a essa crise…” e eu fiquei me perguntando: combate? como seria? através de quê?
Fora isso, eu só gostaria de ressaltar a pontuação, concordância nominal e essas coisas que você pode ver no conteúdo de coerência e coesão. Em geral, gostei da sua tese e da sua argumentação aqui, é simples e objetiva.
DESENVOLVIMENTO 1:
Adorei o uso do conectivo, arrasou! Então, aqui volta a mesma questão levantada lá em cima: a falta de detalhamento. Você disse que “as imagens de pessoas fumando, muitas vezes demonstrando prazer ao ato, são muito comuns na indústria cinematográfica”, ok, mas onde você viu essas imagens? Onde a indústria colocou essas imagens? Entendeu a sacada? Você deve mostrar detalhadamente a raiz do problema, o que induz os fumantes ao ato do tabagismo e etc.
Outro ponto importantíssimo: Evite usar muitos verbos flexionados no gerúndio e menos ainda repeti-los, porque isso pode tirar pontos significativos da sua redação e demonstra que você tem pouca diversificação de vocabulário. Estude a questão do uso da coesão aqui também.
DESENVOLVIMENTO 2:
Adorei o dado, mas cadê a sua fonte de pesquisa? Onde você viu isso? Procure SEMPRE colocar de onde você tirou o dado, porque em uma prova de Enem, por exemplo, você perderia muitos pontos por essa falta de atenção. Lembre que o dado serve para reafirmar sua tese e não se tornar sua tese! O leitor pode ficar um pouco confuso, cuidado. Em geral, seu posicionamento é interessante, é uma pena que existam essas pequenas falhas que podem comprometer sua nota: falta de detalhamento e concretismo e carência de coesão e coerência.
CONCLUSÃO:
Muito bem! Essa parte do seu texto iria te dar pontos bem legais! Você chamou a atenção do leitor para o problema ” necessidade de combate ao tabagismo”, como e por meio de quê seria resolvido. Minha sugestão pra sua nota aqui decolar é você detalhar ainda mais, como por exemplo, abordar uma proposta de intervenção baseada na causa e consequência do tabagismo na sociedade em sua totalidade ou no público especificamente fumante, mas isso você quem irá decidir.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Apesar de todas as situações de erros e acertos apresentadas, quero que você entenda que, nesse processo de desenvolvimento de escrita, a gente erra mesmo e o segredo do negócio é transformar as dificuldades em oportunidade para evoluir. Percebi que você tem facilidade de expressar sua tese, ponto de vista e ainda trabalhar a argumentação em cima disso, coisa que não é fácil! Enfim, meus parabéns pela iniciativa e treine muito, mas muito mesmo, que aí você chegará onde quiser, basta querer e correr atrás.
Cuide-se, espero ter te ajudado!
See lessO direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
cibelleyasmin
Olá, ThaiOliveira! Vou analisar seu texto na perspectiva de leitor, ou seja, não vou abordar a pontuação por competências, ok? Então, vamos lá: Introdução: Boa! Você apresentou uma alusão histórica e interligou ela à sua tese. O que senti falta foi de uma finalização mais detalhada. Veja que você coLeia mais
Olá, ThaiOliveira!
Vou analisar seu texto na perspectiva de leitor, ou seja, não vou abordar a pontuação por competências, ok?
Então, vamos lá:
Introdução: Boa! Você apresentou uma alusão histórica e interligou ela à sua tese. O que senti falta foi de uma finalização mais detalhada. Veja que você colocou o seguinte: “Dessa forma, em razão da insuficiência legislativa e de uma lacuna educacional, emerge um problema complexo que precisa ser resolvido.” contudo, você não deixa claro que problema é esse a ser resolvido. O leitor fica se perguntando: que problema? a insuficiência legislativa, as transformações sociais ou o que? Ou seja, tenha cuidado com isso, pois apesar de sua introdução ter começado de maneira impecável, é importante que também esteja bem esclarecedora, caso contrário você pode perder pontos na hora da avaliação.
Desenvolvimento 1: Muito bem! Porém vejo que você esqueceu de determinar mais a problematização. Como assim? Veja bem, você citou que o problema estava no comprometimento dos políticos, mas depois você voltou sua tese para a questão do voto da população. O que realmente está errado, o político ou a população? Lembre-se que a sua citação deve andar lado a lado com sua tese e não adequar sua tese a ela, já que ela deve COMPROVAR seu ponto de vista.
Desenvolvimento 2: Ótimo levantamento! Agora seu texto está mais adequado para a construção de sentido da sua tese, tornando-se um texto mais coerente que desperta mais a curiosidade de ler, uma vez que a citação que você pôs foi muito proveitosa no sentido de complementar sua tese, coisa que se aplicada em uma redação do Enem, já te daria muita vantagem de pontuação.
Conclusão: Arrasou! Só senti falta daquele seu argumento de educação voltada para as crianças (isso sendo o que entendi como leitora quando você citou BASE educacional) para que elas entendam a noção do problema e tenham conhecimento de como agir na vida adulta e, dessa forma, sejam alertadas, a fim de que se tornem mais responsáveis na hora de eleger um candidato. Fora isso, ficou muito interessante seu posicionamento, show!
Considerações finais:
See lessVocê tem muito talento, Thai, continue assim e treine bastante, seja muito amiga da coesão e coerência e corra atrás de informações que mais casem com suas ideias e opiniões. Assim, você vai muito longe. O Enem quer exatamente isso dos alunos, quer saber se você tem realmente o conhecimento suficiente para comprovar sua opinião e, se você está querendo uma nota satisfatória no Enem ou em outros vestibulares, saiba que você está no caminho certo. Parabéns!
Cuide-se, espero ter te ajudado.
TEMA: O trabalho na construção da dignidade humana.
cibelleyasmin
Olá, Querenrms! Vou analisar seu texto na perspectiva de leitor e, assim sendo, não vou analisar por competências, ok? Então vamos lá: Introdução: Muito boa a sua tese, pois evidencia seu ponto de vista de forma bem clara, mas tem um problema: falta argumentação ou pelo menos uma alusão histórica deLeia mais
Olá, Querenrms!
Vou analisar seu texto na perspectiva de leitor e, assim sendo, não vou analisar por competências, ok?
Então vamos lá:
Introdução: Muito boa a sua tese, pois evidencia seu ponto de vista de forma bem clara, mas tem um problema: falta argumentação ou pelo menos uma alusão histórica de algum fato para reforçar sua ideia. Por exemplo, se você tivesse colocado nesse parágrafo, no início ou meio, a música construção de Chico Buarque trazendo sua tese, problematizando e provocando uma reflexão, aí sim, seu leitor teria mais curiosidade em ler seu texto. Outro ponto que você deve ter cuidado é a questão da pontuação, como, por exemplo, o uso de virgulas, pontos e travessões. Saiba posicionar corretamente as conjunções e pronomes, pois além da estética, isso irá proporcionar um entendimento muito mais facilitador para quem está concentrado na leitura do seu texto.
Desenvolvimento 1: Como já abordei, um bom espaço para citar essa música poderia ter sido na introdução, porém isso não significa que ele esteja no lugar errado, pelo contrário, nesse caso ele se deu muito bem para reafirmar seu ponto de vista e posicionamento requisitado na introdução, coisa que no Enem já te daria muita vantagem de pontos. Diante disso, só tenho a chamar sua atenção mesmo para a questão da pontuação, que em algumas frases o leitor sente falta de mais pausas e conectividade entre as frases. Não podemos esquecer também da conjunção, que fez muita falta até mesmo para a estrutura correta do seu texto. Por que isso? Porque tudo gira em torno da melhor compreensão pelo leitor de seu texto, não é mesmo? Como o leitor vai saber que você está argumentando um desenvolvimento se você não inicia com conectivos aditivos ou adversativos (a classificação vai de acordo com a abordagem da tese)? Fora esses aspectos, você foi bem.
Desenvolvimento 2: Aqui, de cara, temos o mesmo problema citado anteriormente: a ausência do conectivo. É arriscadíssimo fazer um texto no formato de Enem sem conectivos e esperar uma pontuação satisfatória, isso é quase que uma antítese. Então, tenha mais cuidado com isso. Em relação ao restante do desenvolvimento, vi que você colocou um dado que casou muito bem com sua tese, contudo, não entendo porque não posicionou ele no início ou no meio, pois assim, além de ficar mais interessante de ler e interpretar, fica mais próximo do padrão de pontuação que você deseja alcançar. Cuidado também com a pontuação, seja mais objetiva e procure diversificar mais seu vocabulário, tal como seus argumentos.
Conclusão: Bom mesmo! Agora sim seu leitor percebe que está no final do texto (apesar do conectivo não deixar isso tão claro, já é um avanço). Procure detalhar um pouco mais sobre como os agentes podem efetuar essa solução e essas coisas, diversifique seu vocabulário e pontue mais seu texto, a fim de que ele seja mais atraente para o leitor e mostre para ele que você tem muito conhecimento para expor sua opinião, entende?
Considerações finais:
See lessFiquei impressionada positivamente pela sua habilidade de escrever, o que falta são apenas detalhes que sempre vão existir, mas com a prática e conhecimento certamente irão ser amenizados e um dia não vão mais perdurar. Confie no seu potencial e aproveite para treinar a coesão e coerência, assim como as informações + sua tese. Mais uma vez, reafirmo que você tem muito talento, mas só a prática levará à perfeição!
Cuide-se, abraços.
Manipular é arte. Sua decepção, faz parte…
cibelleyasmin
olá azuosba! seu texto está complicado. Ele tem tese, mas falta conteúdo argumentativo desde a introdução até o fim do texto. O leitor sente falta de mais informações para concretizar seu ponto de vista. Esse, porém, não foi o seu pior erro: a redação está em 2° pessoa, o que é algo extremamente preLeia mais
olá azuosba!
See lessseu texto está complicado. Ele tem tese, mas falta conteúdo argumentativo desde a introdução até o fim do texto. O leitor sente falta de mais informações para concretizar seu ponto de vista. Esse, porém, não foi o seu pior erro: a redação está em 2° pessoa, o que é algo extremamente preocupante, que poderia diminuir de maneira notória sua nota se fosse em uma redação do Enem dissertativa argumentativa, por exemplo.
Introdução: É perceptível que falta uma alusão histórica, dados ou qualquer tipo de fato que comprove seu ponto de vista explícito, e além disso, está conjugado na 2° pessoa do plural. Sua tese é interessante, mas em geral, não é o suficiente pra persuadir o leitor.
Desenvolvimento: Aqui temos um dado, porém vc esqueceu de colocar de onde vc tirou ele (o que é muito importante) e sem falar que, apesar de possuir ponto de vista, tudo fica um pouco bagunçado para o leitor, uma vez que vc não soube ligar muito bem as informações e a sua tese. Em geral, o leitor fica um pouco confuso sobre do que o texto realmente está defendendo e pode muitas vezes pensar que foge um pouco do tema.
Conclusão: É algo muito arriscado começar uma conclusão com um conectivo de oposição ao invés de um conclusivo, já que essa é a parte final do seu texto, a qual informa o leitor que sua redação está chegando ao fim. Os problemas só começam: vc não apresenta uma problemática a qual tenha um agente, um meio, como ele vai fazer… enfim, fora isso, ainda tem o problema da linguagem em 2° pessoa, que continua como se não fosse um texto DISSERTATIVO! São erros muito preocupantes que podem comprometer todo o seu texto e a avaliação final.
Considerações finais: o texto em geral é bastante desconfigurado, com linguagem inapropriada (no sentido de estar em 2° pessoa), com erros de coesão e coerência, sem apresentar argumentação suficiente e concreta. No entanto, existe uma tese, o que é significamente bom.
Dessa maneira, acredito que você tenha bastante talento, porém falta treino para que seu conhecimento seja aplicado ao texto, e assim, sua redação não fique deficiente. Por isso, treine bastante e assista mais vídeo aulas através dessa plataforma incrível. Lembre-se que segredo da perfeição é a pratica.
Bons estudos!
Caminhos para combater o racismo no Brasil
cibelleyasmin
olá , tudo bem drybarbosa? A sua redação, em geral, é interessante, ela possui tese e argumentação, o que é um fator de extrema importância. No entanto, a construção argumentativa é robusta demais, ou seja, possui muita informação e seu ponto de vista se perdeu entre as muitas tentativas de coesão tLeia mais
olá , tudo bem drybarbosa?
See lessA sua redação, em geral, é interessante, ela possui tese e argumentação, o que é um fator de extrema importância. No entanto, a construção argumentativa é robusta demais, ou seja, possui muita informação e seu ponto de vista se perdeu entre as muitas tentativas de coesão textual. Por exemplo, sua introdução tem dados e tem argumentação baseada em uma tese, mas falta detalhamento. Já no desenvolvimento, é ao contrário: no primeiro parágrafo vc adiciona uma tese que não havia sido explícita na introdução ( sobre a discriminação racial), e no segundo parágrafo acontece exatamente o contrário, vc retoma o ponto de vista da introdução, contudo ele é ofuscado pela grande quantidade de argumentação (citação, dados,…), o que possibilitou a incompreensão. Na conclusão, vc esqueceu de retomar a tese expressa na introdução, e além disso, o nível de detalhamento é insuficiente e por isso, no final, o leitor sente falta de uma finalização mais elaborada. Trabalhe mais na linguagem e na construção do seu texto, que a perfeição em breve chegará!