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Automedicação e Cibercondria na Sociedade Brasileira
Chanp
Bom dia, Lara! Nota da redação: 600. Competência 1 | 160 Competência 2 | 80 Competência 3 | 120 Competência 4 | 120 Competência 5 | 120 Comentários: A redação dissertativa-argumentativa segue um padrão: contexto histórico + tese (com duas problemáticas) // argumento 1 // argumento 2 // solução 1 + sLeia mais
Bom dia, Lara!
Nota da redação: 600.
Competência 1 | 160
Competência 2 | 80
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Comentários: A redação dissertativa-argumentativa segue um padrão: contexto histórico + tese (com duas problemáticas) // argumento 1 // argumento 2 // solução 1 + solução 2 + retomada da tese.
Você não soube seguir esse padrão. A tese define o rumo que o seu texto toma, no entanto, você não citou no primeiro parágrafo o que trataria nos demais, já que os seus argumentos e a sua solução estão diretamente relacionados ao tema da redação. Recomendo que leia um site com exemplos de redações nota mil no ENEM para fixar a ideia que eu te passei.
Pouquíssimos erros ortográficos e gramaticais, mas existem. Para melhorar nesse aspecto, você deve praticar, mas deixo uma dica: nunca use “o mesmo” como pronome pessoal.
A existência de conectivos é fraca no texto. É importante que você utilize três conectivos em cada parágrafo, sendo um no início deste, com exceção do paragrafo introdutório. A falta deles acaba não trazendo total coesão. O texto é coerente, mas pode melhorar.
A introdução do parágrafo final ficou muito extensa, enquanto a solução da problemática, que é o foco da redação, ficou curta. Procure inverter essa situação. A primeira parte não precisa ser algo tão complexo, apenas um trecho para não iniciar a solução de maneira imediata. Como já citado anteriormente por mim, também falta a retomada da tese no final da redação.
No geral, a redação, que também envolve seu repertório cultural, acabou sendo mal desenvolvida e não segue o padrão estipulado pelo vestibular. Lembre-se que o caminho para a excelência é a persistência.
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Chanp
Olá! Nota da redação: 760. Competência 1 | 120 Competência 2 | 160 Competência 3 | 160 Competência 4 | 160 Competência 5 | 160 Comentário: A princípio, você cometeu diversos erros ortográficos; suas citações foram boas e bem utilizadas, com exceção do segundo parágrafo, onde você não relacionou de mLeia mais
Olá!
Nota da redação: 760.
Competência 1 | 120
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Comentário: A princípio, você cometeu diversos erros ortográficos; suas citações foram boas e bem utilizadas, com exceção do segundo parágrafo, onde você não relacionou de modo compreensível o seu texto a sua citação; os argumentos, de modo geral, foram apresentados e escolhidos de modo regular, já que em alguns pontos, você não soube explicar o assunto abordado de modo compreensível; você fez o uso dos conectivos de modo correto, trazendo coesão, mas alguns trechos do primeiro parágrafo ficaram incoerentes; na primeira solução, você esqueceu de trazer a finalidade desta. Além disso, você não apresentou uma retomada da tese após as duas soluções.
Dicas: não utilize uma linguagem tão rebuscada. Procure escrever algo compreensível para todos os públicos; sempre busque explicar, mesmo que de modo breve, como a citação se encaixa no argumento; não se esqueça de retomar a tese no final da redação. É essencial para uma melhor compreensão por parte do leitor.
Até mais!
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Chanp
Olá! Competência 1: 120. Competência 2: 120. Competência 3: 120. Competência 4: 160. Competência 5: 120. Total: 640. Comentário: A redação é totalmente compreensível, no entanto, existem diversos erros ortográficos e gramaticais que te prejudicam na competência 1. Evite também repetir as palavras. SLeia mais
Olá!
Competência 1: 120.
Competência 2: 120.
Competência 3: 120.
Competência 4: 160.
Competência 5: 120.
Total: 640.
Comentário: A redação é totalmente compreensível, no entanto, existem diversos erros ortográficos e gramaticais que te prejudicam na competência 1. Evite também repetir as palavras. Sempre busque sinônimos nos dicionários online. Apenas repita se, de fato, não houver outra opção.
Você não soube seguir totalmente o padrão estipulado pelo ENEM. Recomendo que as primeiras palavras do seu texto sejam uma citação de uma série, livro, filósofo ou algum contexto histórico, como a chegada da cultura europeia por meio da descoberta do Brasil por parte dos portugueses. Além disso, é importante ter em mente que os temas sempre serão problemas sociais e o objetivo da redação é apresentar uma solução para tal problemática. Portanto, não é totalmente coerente você utilizar os agentes da solução na tese. Acredito que é mais viável utilizar dois problemas que estão presentes na tentativa de fornecer incentivo à cultura popular. Exemplo: “Dessa forma, é possível mencionar que tal problemática é fruto da falta de investimento do governo no setor cultural e da imposição da cultura europeia por meio dos materiais didáticos”. Uma dica: no final de cada parágrafo de argumento, finalize de modo a remeter à tese. Esses erros te prejudicam na competência 2.
Sobre a competência 3, a redação está relativamente curta e, portanto, não é possível apresentar devidamente os fatos necessários. Os argumentos foram pouco desenvolvidos e, se melhor elaborados, podem proporcionar um texto incrível. O seu repertório sociocultural está presente, mas poderia ser melhor colocada, principalmente no primeiro parágrafo. Sem dúvidas, você ganharia uns pontinhos a mais com isso.
A competência 4 visa, basicamente, a coesão e coerência do texto. Segue uma dica muito importante: em cada parágrafo tenha 3 conectivos, com exceção do primeiro, que pode ser apenas 2. Além de fornecer mais coesão para o seu texto e facilitar a compreensão, também te ajudará a arrecadar alguns pontos nessa competência.
O último parágrafo, que compreende totalmente a competência 5, foi mal desenvolvido e, portanto, tem alguns erros. O “Ministério da Cultura” não mais existe e, portanto, não faz sentido ser mencionado. Além disso, você apenas citou uma problemática e, consequentemente, uma solução. Isso acaba sendo insatisfatório. Procure sempre citar duas problemáticas e duas soluções (uma para cada). Evite palavras de possibilidade, como “provavelmente”, na solução. Indica incerteza e insinua que você não sabe o que está escrevendo. Além disso, eventos culturais e divulgações na mídia já são feitos, mesmo que não com tanta frequência.
Espero ter ajudado. Bons estudos!
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