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Os impasses éticos e morais do uso de Inteligência Artificia
condessa
Oi Alexaleq! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações: 1. Você tem erros graves de estrutura e gramática. Fiz esse documento para que você possa analisá-los com mais calma: https://docs.google.com/document/d/1cOCl3nNB3h1coJ2Vx2IbmEpHzLrcXny1AvcmMiiHcRU/edit?usp=sharing 2Leia mais
Oi Alexaleq! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:
1. Você tem erros graves de estrutura e gramática. Fiz esse documento para que você possa analisá-los com mais calma: https://docs.google.com/document/d/1cOCl3nNB3h1coJ2Vx2IbmEpHzLrcXny1AvcmMiiHcRU/edit?usp=sharing
2. Robusteça sua argumentação. Explicite, por exemplo, quais são os perigos da IA e suas possíveis consequências. Sempre atribua um juízo de valor ao problema abordado. Sua abordagem do tema é superficial, porque simplesmente afirma que essa tecnologia é nociva, sem explicar como ou porque.
3. Sua proposta de intervenção carece um pouco mais de detalhamento.
Recomendo que você dê uma olhada na Cartilha de Redação Nota 1000 do ENEM para melhorar sua argumentação. Existem, ainda, alguns vídeos e redações modelo do Descomplica que podem te ajudar. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet.
Nota: 600
Critério 1: 80
Critério 2: 120
Critério 3: 120
Critério 4: 120
Critério 5: 160
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
See lessE não se desanime! A prática leva a perfeição ;)
A intolerância como elemento gerador de tensão e conflito na sociedade contemporânea
condessa
Oi Lucas! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações: 1. Seu primeiro parágrafo carece a contextualização. Você poderia, por exemplo, mencionar o atentado ao jornal Charlie Hebdo ou qualquer outro fato que exemplifique a intolerância no mundo contemporâneo. Isso é importanLeia mais
Oi Lucas! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:
1. Seu primeiro parágrafo carece a contextualização. Você poderia, por exemplo, mencionar o atentado ao jornal Charlie Hebdo ou qualquer outro fato que exemplifique a intolerância no mundo contemporâneo. Isso é importante porque revela, desde o início do texto, a relevância do assunto.
2. Você propõe uma reflexão interessante no segundo parágrafo. Contudo, diante do pouco desenvolvimento do seu raciocínio, sua ideia ficou superficial. O que gera esse desinteresse pela opinião alheia? Quais são as consequências dessa intolerância? Perceba que seu parágrafo é majoritariamente expositivo, quando deveria apresentar um juízo de valor.
3. Seria interessante trazer um elemento concreto ao seu terceiro parágrafo. Você poderia mencionar, por exemplo, as eleições americanas de 2016. A maioria dos vestibulares exige o uso de repertório sociocultural, o que não ocorre no seu texto.
4. É importante retomar seus argumentos no parágrafo de conclusão para então apresentar uma possível resposta ao problema.
5. Apesar da sua linguagem ser boa, você apresentou alguns erros de vírgula. Na oração “que infelizmente tem se tornado comum atualmente.”, por exemplo, era necessário isolar o termo infelizmente por meio do uso da pontuação.
Recomendo que você dê uma olhada em alguns vídeos e redações modelo do Descomplica para fortalecer seus argumentos. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet. No mais, parabéns pelo texto!
Nota (de acordo como o modelo FUVEST): 29/50
Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo: 2/5
Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto: 3/5
Correção gramatical e adequação vocabular: 4/5
Os três critérios assumem peso 4, 3 e 3 respectivamente.
A nota pode parecer baixa, mas os critérios da FUVEST sã extremamente rígidos, então não desanime.
See lessEspero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
Tema: Impactos do lixo no meio-ambiente
condessa
Oi Leo! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações: 1. A estrutura do seus parágrafos pode melhorar. Seria interessante reestruturá-los a partir da quebra de algumas frases. Um reescrista possível do primeiro parágrafo, por exemplo, seria: "Promulgada em 1988, a ConstituiçLeia mais
Oi Leo! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:
1. A estrutura do seus parágrafos pode melhorar. Seria interessante reestruturá-los a partir da quebra de algumas frases. Um reescrista possível do primeiro parágrafo, por exemplo, seria:
“Promulgada em 1988, a Constituição Federal Brasileira garante a todos os indivíduos o direito ao meio-ambiente equilibrado. No entanto, nota-se que tal direito não vem sendo observado nos dias atuais. Isso ocorre, por connta do descarte erronêo de lixo pela sociedade consumista. Para entender tal problemática, é necessário observar tantos os impactos causados pelas ações dos cidadãos, quanto a ausência de uma política pública eficiente no descarte de resíduos.”
2. Costumeiramente, os conectivos iniciam os parágrafos do modelo ENEM. Evite quebrar essa ordem, apesar da inversão não ser coniderada um erro.
3. Robusteça sua argumentação. Explicite, por exemplo, quais são os impactos negativos da produção excessiva de lixo, abordada no segundo parágrafo. Sempre atribua um juízo de valor ao problema abordado.
6. Sua proposta de intervenção carece um pouco mais de detalhamento e o modo.
Recomendo que você dê uma olhada na Cartilha de Redação Nota 1000 do ENEM para melhorar sua argumentação. Existem, ainda, alguns vídeos e redações modelo do Descomplica que podem te ajudar. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet.
Nota: 760
Critério 1: 120
Critério 2: 200
Critério 3: 160
Critério 4: 120
Critério 5: 160
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ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL
condessa
Oi Maciel! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações: 1. Sua contextualização do primeiro parágrafo ficou mal-articulada. Qual é a relação entre essas mudanças e o analfabetismo? Elas impedem a atuação dos profisionais ou obstaculizam a atenção e interesse do aluno? TeriaLeia mais
Oi Maciel! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:
1. Sua contextualização do primeiro parágrafo ficou mal-articulada. Qual é a relação entre essas mudanças e o analfabetismo? Elas impedem a atuação dos profisionais ou obstaculizam a atenção e interesse do aluno? Teria sido mais interessante, por exemplo, você trazer um fato concreto e diretamente associado ao problema.
2. Perceba que seu segundo parágrafo é expositivo, já que você meramente apresenta um dado. Tente robustecer sua argumentação. Explicite a relação entre “a falta de estrutura familiar” e o analfabetismo e como ela desistimula os jovens. Além disso, aborde porque a incapacidade de comunicação é um problema. Você deve apresentar um juízo de valor sobre a situação apresentada, o que não ocorre no seu texto.
3. Você propõe uma reflexão muito interessante no terceiro parágrafo. No entanto, por ser pouco desenvolvida, ela é superficial e insuficiente para sustentar seu ponto de vista.
4. Você apresentou alguns erros de vírgula, como o uso desnecessário da pontuação em “a dificuldade no raciocínio cognitivo, limita”.
6. Sua proposta de intervenção carece um pouco mais de detalhamento, modo e finalidade.
Recomendo que você dê uma olhada na Cartilha de Redação Nota 1000 do ENEM para rebustecer sua argumentação. Existem, ainda, alguns vídeos e redações modelo do Descomplica que podem te ajudar. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet.
Nota: 760
Critério 1: 160
Critério 2: 160
Critério 3: 120
Critério 4: 160
Critério 5: 160
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
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O respeito à identidade de gênero no Brasil
condessa
Oi Vini! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações: 1. O seu primeiro período ficou um pouco longo. Apesar de uma extensão maior não ser considerada um erro passível de penalizações, frases mais curtas facilitam o entendimento do corretor. 2. Perceba que seu parágrafo é mLeia mais
Oi Vini! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:
1. O seu primeiro período ficou um pouco longo. Apesar de uma extensão maior não ser considerada um erro passível de penalizações, frases mais curtas facilitam o entendimento do corretor.
2. Perceba que seu parágrafo é meramente expositivo, já que você meramente menciona o desrespeito dos direitos da comunidade LGBT. Tente robustecer sua argumentação. Por que isso ocorre? Por conta da mentalidade preconceituosa da sociedade ou uma noção religiosa? Quais são os efeitos negativos? Como solucionar essa questão? Você também pode trazer argumentos concretos, como a proibição de gays doarem sangue.
3. Tente articular melhor suas ideias. No segundo parágrafo, por exemplo, você poderia ter escrito: “a população LGBT encontra diversas dificuldades. Dentre elas, cabe destacar empecilhos na busca por emprego.” Isso valoriza sua expressão sintática e coesiva.
4. É de bom tom que siglas e nomes de instituições sejam grafadas com letra maiúscula. Desse modo, seria interessante que se escrevesse “LGBT” e “Associação Nacional de Travestis e Transsexuais”, por exemplo. (Apesar de não ser considerado um desvio gramatical, é bom evitar problemas com corretores mais rígidos).
5. Você apresentou alguns erros de vírgula (pontuação desnecessária em “garanta, aos lgbts,” e de concordância (uso incorreto do plural em “destilam gratuitamente ódio”).
6. Sua proposta de intervenção carece um pouco mais de detalhamento e o modo.
Perceba que a maioria das questões apontadas, com exceção da 2, são “bobinhas”. Você apresentou uma melhora impressionante na sua estrutura e vocabulário. Meus parabéns!!!! Apesar disso, você ainda precisa fortalecer sua argumentação. Recomendo que você dê uma olhada na Cartilha de Redação Nota 1000 do ENEM. Existem, ainda, alguns vídeos e redações modelo do Descomplica que podem te ajudar. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet. Continue treinando e se dedicando que logo o 1000 vem ;) Além disso, fiquei feliz de ver que você usou algumas das minhas dicas, como a retomada da figura inicial na sua conclusão.
Nota: 840
Critério 1: 160
Critério 2: 200
Critério 3: 160
Critério 4: 160
Critério 5: 160
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
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As dificuldades com o tabagismo no Brasil
RaianaMG
Olá, bom dia, tudo bem? 1.Acredito que após "1948" cabe uma vírgula; 2."No entanto, o problema com a droga lícita impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática." acredito que seria bom colocar "com as drogas lícitas" e depois destacar o tabagismo; 3.Um erroLeia mais
Olá, bom dia, tudo bem?
See less1.Acredito que após “1948” cabe uma vírgula;
2.”No entanto, o problema com a droga lícita impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática.” acredito que seria bom colocar “com as drogas lícitas” e depois destacar o tabagismo;
3.Um erro na sua introdução foi não citar o tabagismo ou cigarro, você tem que escrever sua redação como se o corretor não soubesse o tema, e apresentar o tema usando a maior quantidade de palavras e sinônimos relacionados ao tema para assim mostrar o corretor que você compreendeu a proposta(C2);
3.Outro ponto é a parte “essa parcela da população” o termo “essa” é usado para se referir a algo que já foi citado, mas você não falou qual era a parcela da população(adolescentes, idosos, classe média, etc);
4.O uso de pessoalidade em “analisarmos”;
5.Eu acho sempre bom apresentar seus dois argumentos que serão desenvolvidos nos seus dois argumentos, deixa para o corretor mais claro o que irá falar e se ele notar que você seguiu a ordem vai mostrar que teve organização, importante na C3;
6.Sua introdução tem a quantidade de períodos e tamanho adequado, tem um repertório e tem uma tese, senti falta da apresentação dosdo argumentos,uma maior organização das palavras e uma mais clara apresentação do tema, esses pontos iriam fazer você perder pontos da C2 e na C3;
7.Como você não apresentou o seu argumento na redação fica um pouco bagunçado o entendimento para seguir sua linha de raciocínio, entende o que digo?
8.Seu D1 tem a apresentação de um tópico frasal, isso é bom;
9.Sinto que você foi bastante expositiva no seu D1, trouxe um dado com fonte, o que é muito bom, mas você não argumentou tanto, isso por que com a apresentação do dado você já fala que o cigarro é prejudicial para as demais pessoas do ambiente, depois você so reforça isso mais uma vez, sem muito a acrescentar, você poderia colocar algo como “Nesse sentido, nota-se que o hábito do tabagismo acarreta problemáticas para além do usuário, o que caracteriza ineficiência do Poder Público no combate a essa prática e na garantia à saúde da população.”;
10. Outro ponto é a falta de um período de conclusão de pensamento, sem ele o corretor é jogado para outro parágrafo, isso pode fazer ele notar uma falta d organização;
11.Acho que é mais adequado começar o segundo desenvolvimento com um conectivo como “Ademais”, “Outrossim”, “Em segundo plano”;
12.Senti no seu D2 também uma falta de conclusão do pensamento, mas ficou muito bem embasada;
13.Novamente o uso de pessoalidade em “podemos”;
14.Conferindo elementos da intervenção:Posto isso, cabe ao Ministério da Saúde(AGENTE) intensificar seus investimentos, principalmente na formação de profissionais para auxiliarem no combate ao tabagismo, sobretudo, inserindo-os em locais com maior necessidade, (AÇÃO/DETALHAMENTO)mediante replanejamento orçamentário, que viabilize a destinação de mais verbas para medicamentos para o tratamento(MODO/MEIO), com o propósito de mais brasileiros desfrutarem dessa ferramenta(FINALIDADE). Com isso, concretizar o que garante a Declaração de 1948.
15.Sua internação ficou muito boa, e ainda fez referência ao primeiro repertório que foi usado, muito bem.
C1:160.
C2:180
C3:120
C4:160
C5:200
Nota:820.
Parabéns, continue estudando.
Causas e consequências do senso de coletividade para a sociedade mais justa no Brasil
RaianaMG
Olá, bom dia, tudo bem? 1.Eu senti falta de conectivos na sua introdução, outra questão é o excesso de informações, trazer repertório é muito bom, fortalece sua argumentação e deixa seu texto embasado e é avaliado no C2. Mas senti que sua introdução tem muitas informações,você cita o poeta e a ConstLeia mais
Olá, bom dia, tudo bem?
See less1.Eu senti falta de conectivos na sua introdução, outra questão é o excesso de informações, trazer repertório é muito bom, fortalece sua argumentação e deixa seu texto embasado e é avaliado no C2. Mas senti que sua introdução tem muitas informações,você cita o poeta e a Constituição Federal, são bons repertório mas há muita informação, busque usar um repertório na introdução e um em cada desenvolvimento, para não tornar seu parágrafo grande, cansativo e acabar não sobrando espaço para a argumentação e torna-lo muito expositivo;
2.No seu D1 você traz o tópico frasal, isso é muito bom pois introduz o leitor a sua redação, o que tenho a destacar é apenas a troca de “desgastado” pois é muito similar a “desgaste” que você usou na apresentação dos argumentos, pode trocar por ” defasagem”;
3. Em “observamos” houve o uso de pessoalidade;
4.Seu D1 ficou muito expositivo, não há ou há pouquíssima argumentação nele, você traz muitas informações e isso torna ele muito expositivo, outro problema é a falta da conclusão do pensamento para iniciar o seguinte, quando não se faz a conclusão do pensamento você acaba “jogando” o leitor para outra informação e pode deixa-lo confuso com a mudança repentina, e para o corretor isso é falta de organização e vai fazer você perder pontos no C3;
Deixarei aqui um modelo de desenvolvimento que uso, ele é bem simples: Tópico frasal+Repertório+Argumentação+Conclusão de pensamento. Faço cada ponto em um período, se tiver alguma dúvida pode entrar em contato;
5.Outro ponto que quero ressaltar é o tamanho dos parágrafos, sua introdução ficou bem grande e o seu D1 ficou pequeno, isso não pode acontecer pois a introdução é apenas introduzir o leitor no seu texto, ou seja, ou parágrafo sucinto, com apresentação do tema, um repertório, sua tese e os seus argumentos, já os desenvolvimento você vai desenvolver seus argumentos que defendem seu ponto de vista(tese), ou seja, precisa ser maior;
6.Outro ponto que quero ressaltar sobre o tamanho dos parágrafos é a diferença do tamanho do D1 e do D2, um é maior que o outro, isso faz o corretor entender que você não tinha tanto domínio sobre um, busque fazer parágrafos de desenvolvimento com tamanhos similares;
7.No seu D2 faltou o tópico frasal;
8.Seu D2 ficou também bastante expositivo, muita informação;
9.Conferindo proposta de intervenção:Logo, para mudar esta realidade de corrosão do Estado de direito, restabelecendo a confiança na democracia e no senso de justiça, cabe ao Congresso Nacional(AGENTE) discutir e reformar o código penal vigente, alterando a lógica recursal, tornando-a mais enxuta e célere, possibilitando a apresentação mutua de agravos(AÇÃO). E cabe ao Supremo Tribunal Federal(AGENTE) um esforço conjunto aos tribunais colegiados, para rever todas as prisões passíveis de habeas corpus e anulação e impondo ressarcimento e o acompanhamento psicológico dos réus,(AÇÃO/DETALHAMENTO) tendo em vista o que dispõe a constituição em seu quinto artigo.(FINALIDADE)
Você fez duas propostas pois propostos dois agentes e duas ações diferentes, apenas uma é considerada, existem palavras que facilitam a apresentação dos elementos da conclusão busque usar O/A/OS/AS para AGENTE
DEVE para AÇÃO
POR MEIO/MEDIANTE/POR INTERMÉDIO para MODO/MEIO
PARA QUE/AFIM/COM A FINALIDADE/ ASSIM, SERÁ POSSÍVEL para FINALIDADE.
10.Seu maior problema é o uso dos conectivos, a organização das ideias e o excesso de exposição.
C1:200
C2:160
C3:80
C4:80
C5:160
NOTA:680.
Evasão Escolar no Brasil
RaianaMG
Olá, bom dia, tudo bem? 1.Tem que está com a inicial maiúscula "Declaração Universal dos Diretos do Homem"; 2.Gostei do uso da Declaração, ela e a Constituição Federal funcionam como um repertório coringa que cabem em praticamente todos temas; 3.Gostei muito da introdução, apresenta um repertório, aLeia mais
Olá, bom dia, tudo bem?
See less1.Tem que está com a inicial maiúscula “Declaração Universal dos Diretos do Homem”;
2.Gostei do uso da Declaração, ela e a Constituição Federal funcionam como um repertório coringa que cabem em praticamente todos temas;
3.Gostei muito da introdução, apresenta um repertório, apresenta a tese e os dois argumentos de forma clara;
4. Acredito que “fontes dessa problemática” estaria mais correto;
5.Seu D1 ficou muito bom, completo com o tópico frasal, apresentação de repertório, argumentação e conclusão do pensamento;
6.Gostei bastante do seu D2 também, só queria resaltar para o nome do site ficar em letras maiúsculas “Educação Por Escrito”;
7.Gostaria de resaltar a repetição do conectivo “Logo” , “Portanto”, “Entretanto” e “Assim”
8.Conferindo proposta de intervenção:Infere-se, portanto, que para diminuição do abandono dos alunos em escolas, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que o Ministério da Educação(AGENTE) crie projetos educativos, em locais públicos de grande circulação, para a população que não concluiu o ensino fundamental e médio,(AÇÃO), por meio de palestras educativas de professores que orientem a importância de completar os estudos e atualizem a real condição dos alunos do século XXI(MODO/MEIO). Ademais, é necessário trazer para discussão o Estatuto da Criança e do Adolescente e suas implicações, para que haja a elucidação e, por consequência, o devido tratamento à esse grupo. Assim, talvez, transformando Brasil em uma nação evoluída e estudada.(Busque colocar sua finalidade com mais confiança, por exemplo tirando o “talvez”, poderia ficar: Assim, será possível desenvolver/transformar o Brasil em uma nação evoluída e estudada.)
Busque usar O/A/OS/AS para AGENTE
DEVE para AÇÃO
POR MEIO/MEDIANTE/POR INTERMÉDIO para MODO/MEIO
PARA QUE/AFIM/COM A FINALIDADE/ ASSIM, SERÁ POSSÍVEL para FINALIDADE.(Você já faz isso muito bem)
C1:180
C2:200
C3:200
C4:180(Repetição de alguns conectivos)
C5:180 (Corrigi como se um corretor tivesse considerado a finalidade e outro não, ok?)
Nota:940.
Muito bem, continue estudando e irá melhorar.
A importância da valorização do SUS para o combate ao coronavírus
RaianaMG
Olá, bom dia, tudo bem? 1.Se possível, na próxima vez tente dar um sepaço entre os parágrafo para facilitar; 2.Sua introdução ficou bastante informal, busque trazer informações mais claras e delimitar um espaço para sua alusão e cuidado com os períodos. Irei reformular aqui sua introdução com algunsLeia mais
Olá, bom dia, tudo bem?
See less1.Se possível, na próxima vez tente dar um sepaço entre os parágrafo para facilitar;
2.Sua introdução ficou bastante informal, busque trazer informações mais claras e delimitar um espaço para sua alusão e cuidado com os períodos. Irei reformular aqui sua introdução com alguns ajustes mas mantendo a ideia central.
“No ano de 2020, houve a pandemia do Covid-19, um vírus perigodo e com alto nível de contágio,tornando o SUS (Sistema Único de Saúde) ainda mais essencial. No entanto, o programa de assistência enfrenta inúmeros desafios, sendo portanto necessário sua valorização. Nesse sentido, evidencia-se a falta de investimentos do Governo e a alta demanda populacional.”
3.O certo é escrever Sistema Único de Saúde, com as iniciais maiúsculas;
4.Temos um problema no D1, para mostrar organização na sua redação busque seguir a apresentação dos argumentos nos desenvolvimentos, ou seja, nesse caso, o D1 seria a falta de investimentos do Governo e o D2 a maior demanda;
5.Seu D1 é feito em apenas um período, além de mostrar uma falta de organização dos pensamentos, torna o parágrafo confuso;
6.Como você já deu o significado da sigla SUS pode usa-la no restante do texto, para não ocupar tanto espaço;
7.O certo é Domingo Espetacular, e é bom colocar entre aspas;
8.Novamente o parágrafo feito em apenas um período, tornando a leitura bagunçada;
9.Conferindo proposta de intervenção:Portanto, com os conflitos gerados pela falta de investimento do Governo e o grande número de pessoas indo ao SUS, é necessário que o Estado(AGENTE) (Faltou uma vírgula para isolar a aposto) em conjunto com o Ministério da Saúde(Faltou uma vírgula para isolar a aposto) criem(Crie*) um projeto que viabilize levar ao Sistema Único de Saúde itens que estão em falta, como leitos e remédios,(Use o DEVE, fica mais claro que é a ação) por meio da escolha de representantes que irão monitorar as instituições de cada estado(Estado*) do país,(MODO/MEIO) assim, as problemáticas dos pacientes irão ser solucionadas(Use “minimizada” é complicado você falar que sua intervenção vai solucionar ou acabar com a problemática, minimizar é o mais adequado a ser usado)e irá ser demonstrado uma valorização maior do SUS por parte do Governo e da população.
10.Novamente problemas com os períodos, irei reformular sua conclusão com alguns ajustes.
“Portanto, nota-se a falta de investimento do Governo e da valorização da comunidade ao programa. Logo, o Estado, em conjunto com o Ministério da Saúde, deve criar um projeto que viabilize fornecer ao SUS itens que estão em falta, como leitos e remédios. Tal ação deve ocorrer por meio da escolha de representantes que irão monitorar as instituições de cada Estado do país. Assim, as problemáticas dos pacientes irão ser minimizadas e irá ser desenvolvida uma maior valorização do SUS por parte do Governo e da população.”
11.Busque usar O/A/OS/AS para AGENTE
DEVE para AÇÃO
POR MEIO/MEDIANTE/POR INTERMÉDIO para MODO/MEIO
PARA QUE/AFIM/COM A FINALIDADE/ ASSIM, SERÁ POSSÍVEL para FINALIDADE.
C1:80
C2:100
C3:80
C4:80
C5:120 (considerei o AGENTE, MODO MEIO e FINALIDADE, cada elemento da proposta vale 40 pontos)
Nota:460.
Parabéns, continue estudando e irá melhorar.
Tema: O desafio do acesso aos bens culturais por parte da periferia
RaianaMG
Olá, bom dia, tudo bom? 1.Eu gostei muito da sua introdução, mas acho que o uso de "nesse sentido" depois de "ações governamentais" não ficou bem colocado, acredito que sem ele ficaria mais claro; 2.Senti falta de um tópico frasal no seu D1. Ele é importante pois introduz o corretor na sua redação.Leia mais
Olá, bom dia, tudo bom?
See less1.Eu gostei muito da sua introdução, mas acho que o uso de “nesse sentido” depois de “ações governamentais” não ficou bem colocado, acredito que sem ele ficaria mais claro;
2.Senti falta de um tópico frasal no seu D1. Ele é importante pois introduz o corretor na sua redação. Cada parágrafo de desenvolvimento funciona como uma mini redação, tem a introdução(tópico frasal), o desenvolvimento do seu pensamento e a conclusão do seu pensamento(É importante pois fecha sua linha de raciocínio e prepara o corretor para a mudança de assunto sem que seja jogado para outro desenvolvimento) isso mostra organização, importante na C3;
3.Ok, começamos a ter um problema no D1, você passou para o texto expositivo, não houve criticidade, você apenas apresentou fatos históricos;
4.Outro problema que notei é que você não está seguindo os argumentos que propôs na introdução, eu posso ter me enganado mas acreditava que os argumentos eram “preconceito e a falta de ações governamentais” e infelizmente você não falou do preconceito no seu D1, caso eu tenha me confundido, busque apresentar de uma melhor forma seus argumentos. Independente disso você fugiu da tipologia textual;
5.Seu D2 tem uma maior argumentação, mas ainda falta bastante coisa, como seguir a ordem dos argumentos(Que no caso seria as ações governamentais);
6. Outro problema na sua redação é que o tamanho dos parágrafos é bem distinto.A introdução deve ser um parágrafos breve já que você vai apenas apresentar sua redação ao corretor, os desenvolvimentos maiores pois irá argumentar e defender um ponto de vista e a conclusão um pouco grande pois irá apresentar 4 elementos e no mínimo um detalhamento na proposta de intervenção;
7.Conferindo proposta de intervenção:Desse modo, o Poder Legislativo(AGENTE) deve elaborar leis que determinem uma cota de recursos públicos da área da Cultura a serem investidos nas comunidades periféricas do país e assegurem a diversidade cultural(AÇÃO), de tal modo que os moradores dessas regiões possam se identificar e ter acesso a esses bens.
Busque usar O/A/OS/AS para AGENTE
DEVE para AÇÃO
POR MEIO/MEDIANTE/POR INTERMÉDIO para MODO/MEIO
PARA QUE/AFIM/COM A FINALIDADE/ ASSIM, SERÁ POSSÍVEL para FINALIDADE.
8.Cada elemento da proposta vale 40 pontos, com os 5 você tem os 200 pontos.
9.Busque fazer apenas dois desenvolvimentos completos, cada um seguindo os argumentos propostos.
C1:140
C2:100
C3:80
C4:100
C5:80
Nota:500
Continue estudando, irá melhorar.