Evasão Escolar no Brasil

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Promulgada pela ONU em 1948, a declaração dos direitos humanos tem como dever garantir educação e bem estar social à todas as pessoas. Entretanto, no Brasil, a evasão escolar tem sido algo recorrente, e isso é refletido negativamente na vida de muitos cidadãos. Nesse sentido, cabe citar a escassez de recursos e o ingresso precoce no mercado de trabalho como fonte dessa problemática.

Convém destacar, a princípio, a falta de meios como fator inteiramente ligado a esse cenário negativo. Com advento do novo coronavírus, as aulas presenciais passaram a ser a distância, assim, para conseguirem acesso as plataformas educativas é exigido que os alunos tenham ao menos um recurso tecnológico e uma fonte de internet.Portanto, por mais que existam leis que ampararem a educação, é possível afirmar que elas não são eficientes com totalidade, visto que, no cenário atual, há comunidades como Paraisópolis que são desprovidas de sinais de rede, e os alunos são impossibilitados de acessarem qualquer plataforma virtual. Logo, contribuindo para o abandono escolar

Outrossim, a razão financeira é algo motivador para a persistência do problema. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assegura  esse público com direitos básicos, como alimentação e saúde. Entretanto, de acordo com site “ educação por escrito”, um dos principais motivos para a existência de estudantes evadidos é o ingresso no mercado de trabalho. Logo, é conclusivo que a dificuldade financeira tem sido algo presente na história de muitos estudantes, isso  reflete a ineficiência do estatuto.Assim, em razões adversas do meio, na realidade de muitos, a desistência de atividades escolares para trabalharem é uma opção.

Infere-se, portanto, que para diminuição do abandono dos alunos em escolas, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que o Ministério da Educação crie projetos educativos, em locais públicos de grande circulação, para a população que não concluiu o ensino fundamental e médio, por meio de palestras educativas de professores que orientem a importância de completar os estudos e atualizem a real condição dos alunos do século XXI. Ademais, é necessário trazer para discussão o Estatuto da Criança e do Adolescente e suas implicações, para que haja a elucidação e, por consequência, o devido tratamento à esse grupo. Assim, talvez, transformando Brasil em uma nação evoluída e estudada.

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4 Correções

  1. Oi, boa tarde!
    Tudo bem?

    A sua redação está muito boa, apesar de possuir alguns erros gramaticais.
    Ao meu ver, o que você deve estudar mais é sobre crase e conectivos, para evitar uso indevido e repetição de conectivos.

    NOTAS POR COMPETÊNCIAS
    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200

    TOTAL: 840

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  2. Olá, tudo bem?
    Vejamos, gostei da sua introdução, a declaração universal dos direitos humanos cai muito bem em vários temas, entretanto, você não conectou corretamente, você usou essa contextualizão no 1° período e largou ela depois, o ideal é utiliza-lá novamente no 2° período, ex: “Entretanto, os ideais previsto por tal documento não são efetivados no Brasil, visto que há uma alta taxa de evasão escolar no país”. A sua apresentação de teses cairia muito bem depois disso. Ademais, seu D1 ficou muito bom, você utilizou seus conhecimentos de mundo, acredito que não tenha ido pegar na internet logo antes de escrever, o recomendado é esse, utilizar repertórios simples como citações, alusões, dados não, ficar decorando é ruim, vi que você fez isso no D2, acho pelo menos, que você pegou na internet. De resto é isso, sua conclusão ficou muito boa, parabéns, bons estudos.

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  3. Olá, bom dia, tudo bem?
    1.Tem que está com a inicial maiúscula “Declaração Universal dos Diretos do Homem”;
    2.Gostei do uso da Declaração, ela e a Constituição Federal funcionam como um repertório coringa que cabem em praticamente todos temas;
    3.Gostei muito da introdução, apresenta um repertório, apresenta a tese e os dois argumentos de forma clara;
    4. Acredito que “fontes dessa problemática” estaria mais correto;
    5.Seu D1 ficou muito bom, completo com o tópico frasal, apresentação de repertório, argumentação e conclusão do pensamento;
    6.Gostei bastante do seu D2 também, só queria resaltar para o nome do site ficar em letras maiúsculas “Educação Por Escrito”;
    7.Gostaria de resaltar a repetição do conectivo “Logo” , “Portanto”, “Entretanto” e “Assim”
    8.Conferindo proposta de intervenção:Infere-se, portanto, que para diminuição do abandono dos alunos em escolas, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que o Ministério da Educação(AGENTE) crie projetos educativos, em locais públicos de grande circulação, para a população que não concluiu o ensino fundamental e médio,(AÇÃO), por meio de palestras educativas de professores que orientem a importância de completar os estudos e atualizem a real condição dos alunos do século XXI(MODO/MEIO). Ademais, é necessário trazer para discussão o Estatuto da Criança e do Adolescente e suas implicações, para que haja a elucidação e, por consequência, o devido tratamento à esse grupo. Assim, talvez, transformando Brasil em uma nação evoluída e estudada.(Busque colocar sua finalidade com mais confiança, por exemplo tirando o “talvez”, poderia ficar: Assim, será possível desenvolver/transformar o Brasil em uma nação evoluída e estudada.)
    Busque usar O/A/OS/AS para AGENTE
    DEVE para AÇÃO
    POR MEIO/MEDIANTE/POR INTERMÉDIO para MODO/MEIO
    PARA QUE/AFIM/COM A FINALIDADE/ ASSIM, SERÁ POSSÍVEL para FINALIDADE.(Você já faz isso muito bem)
    C1:180
    C2:200
    C3:200
    C4:180(Repetição de alguns conectivos)
    C5:180 (Corrigi como se um corretor tivesse considerado a finalidade e outro não, ok?)
    Nota:940.
    Muito bem, continue estudando e irá melhorar.

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  4. C1: 160 (Bom domínio da norma culta; poucos erros gramaticais, principalmente o uso inadequado de crase)
    C2: 160 (Bom repertório sociocultural; bom domínio do texto dissertativo-argumentativo)
    C3: 160 (Apresenta boas informações referentes ao tema, mas faltou melhor organização e relação entre elas)
    C4: 160 (Articula as partes do texto, com poucas inadequações)
    C5: 160 (Boa proposta; faltou maior clareza)

    Total: 800

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