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Um campo, várias mulheres
Magali
Muito obrigada, vou investir em um projeto de texto, sim. Como a proposta é bastante ampla, fazer um recorte que embase uma tese requer um bom treino pois é muito fácil incluir, mas muito difícil cortar. Contextualizar>problematizar>tese é um ótimo caminho, vou estudar esse paradigma. Estou acLeia mais
Muito obrigada, vou investir em um projeto de texto, sim. Como a proposta é bastante ampla, fazer um recorte que embase uma tese requer um bom treino pois é muito fácil incluir, mas muito difícil cortar. Contextualizar>problematizar>tese é um ótimo caminho, vou estudar esse paradigma. Estou acompanhando também suas correções.
See lessMulheres no campo: importância para o desenvolvimento da agricultura no Brasil
Magali
Olá, bicodeviuva, tudo bem? Sua redação ficou ótima, concisa e com raciocínio claro. O seu uso do repertório sociocultural está bem produtivo. A questão do determinismo biológico na formação do patriarcado agrícola se destacou bastante, deu muito valor ao seu texto. Fiz uma sobre este tema também eLeia mais
Olá, bicodeviuva, tudo bem?
See lessSua redação ficou ótima, concisa e com raciocínio claro. O seu uso do repertório sociocultural está bem produtivo. A questão do determinismo biológico na formação do patriarcado agrícola se destacou bastante, deu muito valor ao seu texto. Fiz uma sobre este tema também e tive muita dificuldade em não repetir palavras, o que você dominou plenamente. Tampouco consegui uma boa síntese e a sua me mostrou como isso é possível. As medidas de intervenção estão bem dentro do que é pedido no Enem. A questão do financiamento de linhas de crédito em geral é bem complicada no Brasil, e no campo e para a mulher é muito mais e você ressaltou isso muito bem. Só mudaria uma ou outra vírgula, que não tem grande impacto no geral, são mais relacionados à competência 1 mesmo, talvez.
Acho que sua redação poderia render muitos subtemas ainda, é um ás de ouro que você tem na mão, parabéns! Aprendi bastante também, obrigada por compartilhar.
Um abraço, mantenha esse pique!
A diferença entre fake news e desiformaçao ! a diferença entre LER e SABER
Magali
Oi, Gislaine, tudo bem? Você tem muita opinião sobre esse assunto, sabe comunicar suas ideias. Mas, pode melhorar muito se tentar separar apenas uma ideia principal e desenvolver sua redação a partir dela. Vejo que os comentários dos colegas acima estão tentando te ajudar, e cada qual tem seu quinhãLeia mais
Oi, Gislaine, tudo bem?
See lessVocê tem muita opinião sobre esse assunto, sabe comunicar suas ideias. Mas, pode melhorar muito se tentar separar apenas uma ideia principal e desenvolver sua redação a partir dela. Vejo que os comentários dos colegas acima estão tentando te ajudar, e cada qual tem seu quinhão de razão a ser analisado. Lendo pela primeira vez, o seu texto parece muito com a linguagem informal, dá para entender seu ponto de vista. Lendo uma segunda vez, parece que a pontuação não estão ajudando na organização das suas frases. O ponto final está, às vezes, no lugar da vírgula e vice-versa. Acredito que a acentuação também ficou falha por que estamos tão acostumados a teclar que isso é quase natural quando vamos digitar. Então, acho que vale a pena parar e corrigir a acentuação certinha de muitas palavras que você usou.
Como fiz essa proposta também, sei que havia três instruções no comando do exercício. Tente responder cada uma delas, separadamente, com suas próprias palavras. Depois, faça uma ligação entre cada uma; como elas se interrelacionam? Use conectivos para isso: de adição, oposição, etc. Este link bem popular é bem simples e completo: https://www.todamateria.com.br/conectivos/.
Por último, pense em um título que reforce a ideia principal.
Como este tema é bem atual, acho que vale muito a pena tentar de novo, dentro da estrutura de dissertação, separando os parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão, para treinar este requisito de prova. Escrever a redação para qualquer vestibular é o único momento em que podemos ter voz e nos expressarmos, por isso, não desanime. Todo esse aprendizado não se perde, é acumulativo e é para a vida. Persevere, Gislaine! Poste de novo que a gente te ajuda mais um pouco. Bons treinos!
Fake News mata
Magali
Oi, Lucas, obrigada pelos comentários! Sobre o segundo parágrafo, já comentado antes pelas meninas e agora por você, vejo que deveria estar no terceiro, como uma introdução, talvez. E quanto à conclusão, também aceito novamente a dica da explicitar o agente. Vou dar atenção a isso, obrigada!
Oi, Lucas, obrigada pelos comentários! Sobre o segundo parágrafo, já comentado antes pelas meninas e agora por você, vejo que deveria estar no terceiro, como uma introdução, talvez. E quanto à conclusão, também aceito novamente a dica da explicitar o agente. Vou dar atenção a isso, obrigada!
See lessFake News mata
Magali
Oi, Gislaine, entendi sua observação. Na verdade, tenho muita dificuldade com os títulos, por isso a sua impressão é válida. Não tive essa intenção, mas concordo que já entrega minha tese de cara. Poderia ter elaborado um pouco. Vou pensar em algo melhor na re-escrita, só como exercício. Muito obrigLeia mais
Oi, Gislaine, entendi sua observação. Na verdade, tenho muita dificuldade com os títulos, por isso a sua impressão é válida. Não tive essa intenção, mas concordo que já entrega minha tese de cara. Poderia ter elaborado um pouco. Vou pensar em algo melhor na re-escrita, só como exercício. Muito obrigada!
See lessFake News mata
Magali
Obrigada, Larissa, vou seguir suas dicas! Especialmente quanto ao uso da expressão fake news, passou batido na minha revisão as aspas necessárias cada vez que o termo aparece. E na conclusão, os agentes são diluídos, alguns são indeterminados, como os redatores dos pronunciamentos, geralmente o pessLeia mais
Obrigada, Larissa, vou seguir suas dicas! Especialmente quanto ao uso da expressão fake news, passou batido na minha revisão as aspas necessárias cada vez que o termo aparece. E na conclusão, os agentes são diluídos, alguns são indeterminados, como os redatores dos pronunciamentos, geralmente o pessoal das assessorias. Vou deixar mais clara essa informação sim, obrigada!
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Magali
Olá, Melissa, tudo bem? Vi o seu apelo e que bom que você gritou por socorro, afinal, o seu caso é bem particular. A sua redação está muito boa mesmo, como a galera comentou, estão você já sai com larga vantagem. Independente de nota, seu texto e organização de ideias está bem acima da média nesta rLeia mais
Olá, Melissa, tudo bem?
See lessVi o seu apelo e que bom que você gritou por socorro, afinal, o seu caso é bem particular.
A sua redação está muito boa mesmo, como a galera comentou, estão você já sai com larga vantagem. Independente de nota, seu texto e organização de ideias está bem acima da média nesta redação.
Estava dando uma olhada nos critérios de correção da redação do IFRN de 2019, parece que é o documento mais atualizado que há. Vou me basear por ele para tentar te ajudar com mais, digamos, praticidade.
Para o IFRN, você tem que atender a três critérios, que são:
1. Estrutura> me parece que seu texto está na estrutura discursiva sim, e tem os elementos obrigatórios requeridos, como título e assinatura (suponhamos que você não se esquecesse de assinar no dia da prova, certo?), tem ponto de vista, tem argumentos e tem conclusão.
2. Organização linguístico-textual> sua escrita está adequada e não há nenhum erro de ortografia ou uso de maiúsculas. Porém, você se esqueceu do acento em: “ocupa-la”.
Sobre pontuação:
“Acredito que o investimento na educação apresentaria uma melhoria gradativa e eficaz para esse embaraço, porque assim como disse Johann Seume ”A ociosidade é a estupidez do corpo e a estupidez é a ociosidade da mente” qualquer jovem que estiver de mente vazia sempre procurará ocupa-la”
Aqui faltou um ponto final para introduzir a sentença “qualquer jovem…”. Isso dá uma pausa para o leitor apreender a conexão que você traz.
Um errinho de crase:
“(…) instruir os jovens à serem bons cidadãos(…)”.
Aqui não tem crase por que você usou verbo (ser bons cidadãos), então é só a preposição mesmo que aparece. Lembrando que antes de verbo não usamos crase!
A sua conclusão tem pontos a melhorar:
“Então, conclui-se que é necessário intervir nesse problema urgentemente,mas não apenas com a ação da família em parceria com a escola,também urge-se que a sociedade atue por exemplo, na criação de atividades gratuitas para os adolescentes,onde deverá existir psicólogos e meios que incentivem a etapa da adolescência prioritariamente sem que hajam avanços desnecessários.”
Prefira um ponto final depois de “escola” para separar melhor as ideias e evitar uma frase tão longa.
E lembrando que o verbo haver é impessoal neste caso pois não está como verbo composto e sim como sinônimo de existir.
Em relação à concordância nominal, verbal e à regência, está tudo certinho.
3. Textualidade> sua redação certamente tem coerência (é lógica) e coesão. Tem boa progressão e tem informação, considerando-se seu repertório cultural e visão de mundo. Você trouxe duas citações interessantes. A construção de argumentação pode sempre melhorar: o seu argumento de ociosidade é provocativo, mas sua citação não foi produtiva, você só a utilizou e não explorou bem a ideia. Este é um ponto que pode ser re-escrito.
No geral, está muito bom. Tente praticar outros temas e poste aqui! Persevere, e bons treinos!
A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira
Magali
Oi, Fransasa, tudo bem? Estava lendo as redações por aqui e me chamou a atenção o seu texto, muito bem escrito. Por isso, tenho apenas algumas sugestões, se me permite: "histórias passadas de boca a boca"> não me vem uma imagem que tem a ver com a sua redação, hehehhe. "De boca em boca" ou "histoLeia mais
Oi, Fransasa, tudo bem?
See lessEstava lendo as redações por aqui e me chamou a atenção o seu texto, muito bem escrito.
Por isso, tenho apenas algumas sugestões, se me permite:
“histórias passadas de boca a boca”> não me vem uma imagem que tem a ver com a sua redação, hehehhe. “De boca em boca” ou “historias passadas de geração a geração”.
“A problemática nisso é o fato “> trocaria por “a problemática está no fato”
“os fatos que o foram dados”> trocaria por “fatos que lhe foram dados”
De resto, seu texto tem muita coesão, está com os argumentos bem costurados e com uma lógica clara.
Se você quiser trabalhar mais um pouco este tema, sugiro abarcar os conceitos de educação midiática, inclusão/exclusão digital, o custo de pacote de dados x wii fi livre e as concessões dos meios de comunicação de massa como rádios e tv, além de especialistas no assunto que podem enriquecer sua fala com boas citações.
Já vi que você quer mesmo é escrever, então, solte-se!!! Seu texto vai ficar cada vez melhor!! Um abraço!
LIMITES ENTRE ESTÉTICA E SAÚDE
Magali
Olá, Natalia, tudo bem? Que tema difícil, não é mesmo? Sorte que há muitos estudos, reportagens, discussões e estudos de caso sobre essa questão tão importante. Acho que você pode enriquecer sua redação com um ou dois exemplos de quando a busca pela estética causou sérios riscos à saúde (lembro do cLeia mais
Olá, Natalia, tudo bem?
See lessQue tema difícil, não é mesmo? Sorte que há muitos estudos, reportagens, discussões e estudos de caso sobre essa questão tão importante.
Acho que você pode enriquecer sua redação com um ou dois exemplos de quando a busca pela estética causou sérios riscos à saúde (lembro do caso do Ken brasileiro e de uma moça em BH que morreu em uma clínica sem alvará).
Reveja a grafia de “discuti”.
A sua proposta de intervenção tem sentido e está quase completa. Faltou falar mais como o Ministério da Saúde irão fazer a ação proposta juntos. Em uma campanha nas mídias? Nas escolas? Isso não ficou muito claro.
“(…)esse assunto é uma problemática” tem uma diferença de gênero: o assunto x a problemática. Você pode trocar “problemática” por “problema”.
Evite também as palavras repetidas, como em: “(…)se preocupam em cuidar da beleza e do corpo e fazem qualquer sacrifício para se enquadrar nos padrões de beleza impostos pela sociedade(…)”. A palavra “beleza” pode ser eliminada na primeira vez em que aparece sem prejuízo para o seu texto.
Acho que vale a pena tentar um novo texto, tentando reparar estas questões e as que a Mariana colocou também. Persevere, vai dar certo! Bons treinos, um abraço!
Política na atualidade
Magali
Olá, Rubsom, tudo bem? Sua redação tem algumas ideias, mas falta uma que catalise todas e seja a sua tese. Entendi que você defende que: - houve uma evolução da consciência cidadã em relação à política: o cidadão sabe identificar bons políticos de maus políticos por que superou estereótipos marteladLeia mais
Olá, Rubsom, tudo bem?
See lessSua redação tem algumas ideias, mas falta uma que catalise todas e seja a sua tese.
Entendi que você defende que:
– houve uma evolução da consciência cidadã em relação à política: o cidadão sabe identificar bons políticos de maus políticos por que superou estereótipos martelados em campanhas eleitorais.
-isso ocorre, em parte, por que temos mais acesso à informação que no passado e estamos organizados em redes onde essa informação circula com muita rapidez.
-neste cenário, o cidadão se apropriou da política como instrumento para promover transformações na sociedade por meio de debates sobre temas necessários à sociedade como um todo.
Se minha leitura estiver certa com o que você pretendeu, faltou uma defesa de uma ideia. Uma pergunta a ser respondida ou um ponto de vista a ser colocado.
Acredito que, se você fixar a estrutura de introdução, D1, D2 e conclusão com uma proposta de intervenção pode melhorar seu texto. Tente se limitar à apenas esses quatro parágrafos, com uma frase principal em cada um deles.
Outras considerações:
Uso da vírgula: a vírgula é uma pausa, e deve refletir a fala natural de alguém que possa ler o texto. Creio que há vírgulas em excesso no seu texto, algumas em lugares incorretos, por exemplo:
de hoje, estão / na atualidade, observarmos/ aquele que é, aquilo/ a sociedade, sabia, aquilo/ o que contrasta, com o que acontecia
Em todos os exemplos acima a vírgula está separando elementos inseparáveis: sujeito de predicado (sentenças com o verbo ser ou estar, que são verbos de ligação), verbo de sujeito e verbo de seu complemento.
Conectivos: Você pode investir mais em conectivos, que ajudam a organizar suas ideias e, consequentemente, facilitam o entendimento do seu raciocínio pelo leitor. Escolha dois de cada tipo e treine pequenos argumentos com eles.
Argumentos: Como o tema que você escolheu é bem genérico, se você fizer um recorte seu trabalho vai ficar mais simplificado. Por exemplo: política se seu potencial transformador, ou o envolvimento dos jovens com a política hoje, ou ainda o acesso à informação e a política em tempos de eleição, e muitos outros. Assim, fica mais fácil escolher quais argumentos você vai defender.
Repertório: Se você quiser treinar mais vezes este tema, que é bem amplo, selecione reportagens e livros de qualidade, estude os conceitos chave mais importantes e faça um arquivo com suas anotações e reflexões. Construa sua bagagem que será utilizada nas redações.
Certamente, você ganhará muito em conhecimento e desenvoltura para falar sobre esse tema, e seu texto vai refletir esse ganho. Vai valer a pena, seja persistente!
Bons treinos! Um abraço!