Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Desigualdade escolar em tempos de pandemia
Josenildo da Silva Barbosa
Boa tarde, acabei de vê uma correção sua e gostei, porém queria vê se você escreve tão bem como corrige. Vamos lá. INTRODUÇÃO: ▪︎A constituição [1] Federal de 1988, [2] prevê [3] em seu artigo 6º, o direito a [4] educação como próprio a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal prerrogativa não tem se rLeia mais
Boa tarde, acabei de vê uma correção sua e gostei, porém queria vê se você escreve tão bem como corrige. Vamos lá.
INTRODUÇÃO:
▪︎A constituição [1] Federal de 1988, [2] prevê [3] em seu artigo 6º, o direito a [4] educação como próprio a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa a desigualdade escolar em tempos de pandemia, dificultando, desta maneira, a disseminação desse direito social tão importante. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a ausência de medidas governamentais e a falta de acesso a [5] internet para pessoas mais pobres como agravantes da situação.
Obs.:
▪︎1- A inicial de “Constituição” é maiúscula.
▪︎2- Equívoco de vírgula.
▪︎3- Ausência de vírgula.
▪︎4- Ausência de crase, pois se tem “direito” é a alguma coisa.
▪︎5- Ausência de crase, pois se tem “acesso” tem a alguma coisa.
DESENVOLVIMENTO 01:
▪︎Primordialmente, deve-se salientar a carência de ações governamentais para combater a desigualdade escolar em período de pandemia. Por esse ângulo, a falta de investimento em uma educação de qualidade e que seja acessível para todo cidadão brasileiro, principalmente os de classe mais pobre, é um dos maiores fatores para que o problema continue a perdurar no país. Essa situação, conforme as concepções do filósofo contratualista, John Locke, caracteriza-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos essenciais, como a saúde, o que [1] lamentavelmente [2] é evidente no Brasil.
Obs.:
▪︎1 e 2- Ausência de vírgulas.
▪︎Teu parágrafo só teve 3 períodos, isso não é o suficiente pra conseguir atingir os 200 pontos. Se você tivesse construído mais outro período, talvez, fecharia a competência, pois a sua argumentação é ótima.
▪︎Escassez de conectivos, em cada parágrafo de desenvolvimento, deve conter ao menos 2 conectivos. “primordialmente, por esse ângulo, essa situação” não são conectivos, são conectores para encaixar no seu texto. Conectivos são esses: dessa forma, dessa maneira, diante disso, nesse viés, nesse parâmetro, nesse sentido, nesse contexto, diante dessa perspectiva, desse modo, portanto, assim, além disso, outrossim, no entanto, entretanto, todavia…
▪︎Eu aconcelho você utilizar esses conectores para iniciar o segundo período dos desenvolvimentos: isso porque, isso ocorre porque, isso acontece porque, isso se deve ao fato de, isso se deve à/ao. Escolha um desses e use em cada parágrafo de desenvolvimento, pois você precisa explicar o motivo daquilo que você diz no tópico frasal acontecer.
▪︎O número ideal de períodos nos desenvolvimentos é 4, eu, por exemplo, gosto de fazer o desenvolvimento 01 com 5 e o desenvolvimento 2 com 4. Mas, se você quiser, pode fazer 4 nos 2 parágrafos.
DESENVOLVIMENTO 02:
▪︎Outrossim, é essencial apontar a ausência de acesso à internet a população carente. Segundo a PNAD, feita pelo IBGE, [1] 17,3% da população brasileira não possui acesso à internet e, desse número, 0,262 dessas pessoas, não possuíam renda suficiente para pagar um serviço de internet. Diante de tal exposto, a desigualdade de renda é um problema presente no Brasil antes da pandemia e que se intensificou durante o período da mesma. À vista disso, é intolerável que esse cenário continue a durar.
Obs.:
▪︎1- O que foi feita pelo IBGE? Informação solta.
▪︎O repertório deve vir no terceiro período e não no segundo, pois você precisa explicar o tópico frasal.
▪︎Argumentação muito pouca, não tenha medo de aprofundar no assunto.
CONCLUSÃO:
▪︎Infere-se, portanto, a necessidade de se contrapor esses obstáculos. Para tal fim, é fundamental que o governo e o Ministério da Educação, através [1] de campanhas educativas e distribuição de verbas para a educação, crie [2] programas que possibilitem a população carente a acessar a [3] internet e a ter acesso a um sistema de ensino de qualidade – com a intenção de diminuir esses dados alarmantes. Assim, tornar-se-á [4] possível a construção de uma sociedade permeada pela realização dos elementos listados na Magna Carta.
Obs.:
▪︎1- Uso inadequado da palavra “através”, uma vez que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
▪︎2- O correto é “criem”. Tem que concordar com os 2 agentes.
▪︎3- Ausência de crase.
▪︎4- Não aconcelho usar a ênclise de forma excessiva.
▪︎Aconcelho colocar a sua ação antes do “meio” pra manter uma organização.
▪︎Cadê o detalhamento da sua ação?
Nota:
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 120
C5: 160
Total: 760
Então é isso, acho que os colegas acima se equivocaram um pouco na nota, não estou dizendo que você não merece, mas essa redação está um pouco distante do 1000. Só te respondendo à correção de um colega acima: você pode usar sim as siglas, porém tem que tomar cuidado com elas, pois só pode usar se elas forem bastante conhecidas, nesse caso, são. Outra coisa, aquilo que você fez no final da sua conclusão não é o detalhamento, mas sim, uma retomada ao repertório. Qualquer dúvida me procure.
See lessA importância do investimento no turismo sustentável no Brasil.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: O advento da Revolução Industrial [1] além de desenvolvimento, trouxe uma crescente e desenfreada degradação ambiental. De forma análoga a isso, há a importância do investimento no turismo sustentável no Brasil. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de educação ambLeia mais
INTRODUÇÃO:
O advento da Revolução Industrial [1] além de desenvolvimento, trouxe uma crescente e desenfreada degradação ambiental. De forma análoga a isso, há a importância do investimento no turismo sustentável no Brasil. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de educação ambiental e investimentos públicos.
Obs.:
▪︎1- Ausência de vírgula.
DESENVOLVIMENTO 01:
Em primeiro plano, pode-se destacar a falta de educação [1] e consciência ambiental. Desse modo, o sociólogo francês Émile Durkheim, classifica os fatos sociais como normais ou patológicos. [2] Nesse sentido, categoriza-se a ausência de instruções sustentáveis durante a formação do indivíduo como um fato patológico, pois, em consequência disso, propicia a indiferença com questões ambientais.
Obs.:
▪︎1- Não repita a mesma coisa do tópico frasal, encontre sinônimos, se não perderá 40 pontos na competência 4 por repetição de palavras.
▪︎2- Não use o repertório no segundo período, pois você deve explicar aquilo que você colocou no tópico frasal. Comece com “isso porque, isso ocorre porque, isso se deve ao fato de…” e explique o motivo daquilo que você disse no tópico frasal acontecer.
▪︎Ué, só isso de argumentação? Tu acha que com 5 linhas fecha a competência 3? Pra você fechar a C3 é crucial argumentar em mais ou menos 8 ou 9 linhas em cada parágrafo de desenvolvimento.
▪︎Siga essa estrutura para os desenvolvimentos: tópico frasal, explicação do tópico frasal, repertório e fechamento do parágrafo. No total ficará 4 períodos, lembre-se que os períodos maiores sempre são os de argumentação.
DESENVOLVIMENTO 02:
Além disso, [1] é notória a falta de investimentos públicos quando se trata de turismo sustentável no país. Consoante a isso, o sociólogo Zygmunt Bauman [2] em sua obra “Globalizção: As consequências humanas” [3] fala que a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada [4] principalmente pela falta de controle do Estado. Sendo assim, é obrigação governamental garantir mais formas de conservação nos pontos turísticos no Brasil.
Obs.:
▪︎1- Quando você usa “em primeiro plano” no desenvolvimento 1, tem que usar “em segundo plano” no desenvolvimento 2. Se não perderá mais 40 pontos na competência 4, pois precisa manter uma sequência de continuidade de um parágrafo para o outro.
▪︎2, 3 e 4- Ausência de vírgulas.
▪︎Mesma coisa do desenvolvimento 1, não use o repertório no segundo período, pois você deve explicar aquilo que você colocou no tópico frasal. Comece com “isso porque, isso ocorre porque, isso se deve ao fato de…” e explique o motivo daquilo que você disse no tópico frasal acontecer.
▪︎Mesma coisa do desenvolvimento 2, tu acha que com 5 linhas fecha a competência 3? Pra você fechar a C3 é crucial argumentar em mais ou menos 8 ou 9 linhas em cada parágrafo de desenvolvimento.
▪︎Siga essa estrutura para os desenvolvimentos: tópico frasal, explicação do tópico frasal, repertório e fechamento do parágrafo. No total ficará 4 períodos, lembre-se que os períodos maiores sempre são os de argumentação.
CONCLUSÃO:
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham incentivar o investimento no turismo sustentável no país. Por conseguinte, cabe ao Executivo, [1] por meio de verbas direcionadas ao Ministério do Meio Ambiente, propor medidas para garantir instruções aos visitantes sobre a preservação dessas áreas, através [2] de cartilhas que evidenciem a importância da conservação. Somente assim, os brasileiros entenderão o porquê de resguardar essas áreas e como fazer isso.
Obs.:
▪︎1- O correto é “Poder Executivo”.
▪︎2- Uso imadequado da palavra “através”, uma vez que o significado é de “algo que atravessa”. Sinstitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
▪︎Não misture AÇÃO com MEIO. Primeiro coloque toda a sua ação e depois coloque o meio.
▪︎Faltou a finalidade.
▪︎Detalhe mais a sua proposta. Sua solução não está tão inovadora.
Reescrita:
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham incentivar o investimento no turismo sustentável no país. Por conseguinte, cabe ao Poder Executivo propor medidas para garantir instruções aos visitantes sobre a preservação dessas áreas, por meio de verbas direcionadas ao Ministério do Meio Ambiente, as quais serão utilizadas para a criação de cartilhas que evidenciem a importância da conservação, (detlhalhe mais, pois isso não é suficiente para fechar a competência 5), com intuito de (coloque o resultado esperado por essa ação). Somente assim, os brasileiros entenderão o porquê de resguardar essas áreas e como fazer isso.
NOTA:
See lessC1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 160
TOTAL: 720
Sem título
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎Ao afirmar “Se queres prever o futuro, estuda o passado”, o filósofo chinês Confúcio faz, de certa maneira, uma comparação entre passado e futuro. De fato, ele estava certo. [1] Desde a Revolução Industrial os trabalhadores que não aguentassem as pressões e as jornadas impostas pelos cLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎Ao afirmar “Se queres prever o futuro, estuda o passado”, o filósofo chinês Confúcio faz, de certa maneira, uma comparação entre passado e futuro. De fato, ele estava certo. [1] Desde a Revolução Industrial os trabalhadores que não aguentassem as pressões e as jornadas impostas pelos chefes seriam substituídos por outros. [2] Dessa forma, as adversidades persistem, seja pela falta de ações governamentais, seja pelo poder hierárquico.
OBS:
▪︎1- Essa parte “de fato, ele estava certo.” Ficou solto.
▪︎2- Use só UM repertório, como você usou a máxima de Confúcio, a Revolução Industrial foi desnecessária. No segundo período você deve-se apresentar o TEMA de uma forma bem breve, e você não falou sobre o tema que é pedido, daria meio que uma fuga, pois você não ligou o seu repertório com o tema. NA introdução você deve deixar BEM CLARO o tema proposto, isso evita uma queda na C2 que foi exatamente o que aconteceu aqui.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Diante desse cenário, destaca-se, de início, a indiligência de ação governamental como um dos complicadores do combate ao assédio moral no trabalho. Segundo Rousseau, na obra “Contrato Social”, cabe ao Governo viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo, [1] em questão a esse problema, [2] é preciso de soluções para poder cessar as práticas abusivas que ocorrem em muitos trabalhos. [3] Desse modo, é inaceitável que em pleno terceiro milênio esse problema aconteça violando o que é exigido constitucionalmente. [4]
OBS:
▪︎1- Equívoco de vírgula.
▪︎2- Ficou solto. Acrescente um “bem como” e tire esse “é preciso de”.
▪︎3- Esse período ficou um pouco estranho, pois você colocou a solução da conclusão no desenvolvimento, que seria o parágrafo para ARGUMENTAR e não resolver um problema que ainda nem foi discutido.
▪︎4- Ficou solto, já que, em momento algum, você falou da Constituição pra retomar com “violando o que é exigido constitucionalmente”.
▪︎Faltou organização e argumentou pouco nesse parágrafo. O ideal é fazer quatro períodos em cada desenvolvimento: Tópico frasal, UM repertório, argumenta e fecha o parágrafo. A ordem do repertório não importa, o que não pode é usar no início ou no final. Isso serve para os dois desenvolvimentos. A estrutura é avalido na competência 4.
▪︎Senti falta de uma argumentação mais crítica. Fale mais sobre a CAUSA do problema, que é a “indiligência governamental”, esse argumento que você trouxe foi ótimo, porém faltou aprofundar e explicar melhor. Nesse caso, você poderia ter feito assim: “Diante desse cenário, destaca-se, de início, a indiligência de ação governamental como um dos complicadores do combate ao assédio moral no trabalho. Segundo Rousseau, na obra “Contrato Social”, cabe ao Governo viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. No entanto, no Brasil contemporâneo, tal ação não é exercida na prática, visto que (explica o motivo da negligência governamental).”
▪︎A quantidade de linhas deve ser entre 8 à 9. Isso não é uma regra OBRIGATÓRIA. É só uma dica, eu faço assim.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Por outro lado, o poder hierárquico nas empresas é um dos desafios para combater o assédio moral no trabalho, tendo em vista o egocentrismo de quem pratica o assédio. [1] Conforme o filme “O poço”, indivíduos que estavam nos níveis mais altos subestimavam aqueles que estavam nos níveis mais baixos, [2] em relação a [3] impertinência moral em alguns empregos, [4] essa vicissitude acontece em demasiado, pois caso alguém queira demitir um funcionário, este será um dos meios a ser usado. Assim, o cenário visto pelo combate ao assédio moral no trabalho pode se alterar assertivamente.
OBS:
▪︎1- Tenta simplificar mais o tópico frasal, tira essa parte “tendo em vista o egocentrismo de quem pratica o assédio”.
▪︎2- Equívoco de vírgula.
▪︎3- Ausência de crase.
▪︎4- Coloque um “visto que” pra não ficar solto.
▪︎Siga o modelo que eu te passei no D1.
▪︎Também senti falta de uma argumentação mais crítica, nesse parágrafo você argumentou mais uma CAUSA, não está errado, só faltou aprofundar. Se quisesse poderia ter abordado às CONSEQUÊNCIAS, ou seja, os malefícios causados pelo assédio moral.
CONCLUSÃO:
▪︎Depreende-se, dessa forma, a urgência de ações interventivas [1] a fim de amenizar essa questão. Para isso, a Justiça do Trabalho deve executar com mais eficácia as [2] políticas em relação ao assédio moral no trabalho, mediante a uma vigorosa intepretação dos casos junto a uma [3] soma de todo o conjunto de provas para verificar a real correspondência entre o dano e a atitude tida como abusiva [4] com o intuito de proporcionar uma boa relação entre os funcionários de uma empresa. Ademais, cabe ao corpo social do trabalho respeitar os funcionários criando regras de conduta claras contra todas as formas de discriminação para poder criar um ambiente de trabalho harmonioso.
OBS:
▪︎1- Ausência de vírgula.
▪︎2- Ausência de crase.
▪︎3- Repetição da mesma palavra no mesmo parágrafo e bem próximas, isso afeta a competência 4, talvez, no ENEM, nem fosse descontado, porém é melhor prevenir. Substitua por “com a”.
▪︎4- Ausência de vírgula, sempre antes de “com o intuito/ com a finaliade/ com o objetivo…” usa-se vírgula.
▪︎Não consegui identificar seu detalhamento, talvez nem esteja aí. Quando você coloca “mediante a uma vigorosa intepretação dos casos junto a uma soma de todo o conjunto de provas para verificar a real correspondência entre o dano e a atitude tida como abusiva” isso ainda é o MEIO.
▪︎ Coloque apenas UMA solução, uma vez que duas não são mais obrigatórias, escolha uma e detalhe ao máximo.
NOTA:
▪︎C1: 160
▪︎C2: 160
▪︎C3: 120
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOATAL: 760
Qualquer dúvida que surgir pode me perguntar!
See lessO combate ao crime organizado no Brasil: como enfrentar o poder paralelo?
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎Segundo o filósofo grego Pitágoras, “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”. [1] A fala do pensador remete à ideia de que o conhecimento pode transformar os seres e evitar falhas futuras. No entanto, o cenário atual do mundo hodierno não condiz com [2] pensamentoLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎Segundo o filósofo grego Pitágoras, “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”. [1] A fala do pensador remete à ideia de que o conhecimento pode transformar os seres e evitar falhas futuras. No entanto, o cenário atual do mundo hodierno não condiz com [2] pensamento, já que o crime organizado [3] no Brasil [4] está se agravando e, consequentemente, promovendo não só a violência nas cidades [5] como também o pânico na sociedade.
OBS:
▪︎1- Ausência de conectivo, SEMPRE inicie um novo período com um conectivo. Poderia ter usado “Nesse sentido/Nesse parâmetro/Nesse viés…”.
▪︎2- Faltou uma palavra pra ligar. Use “esse” para retomar ao pensamento de Pitágoras.
▪︎3, 4 e 5- Ausências de vírgulas.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Primeiramente, vale ressaltar que, mesmo com políticas públicas voltadas para a promoção da segurança coletiva, a violência decorrente do crime organizado ainda se consolida no país. Outrossim, é possível observar no seriado “La casa de papel”, um assalto a casa da moeda que fora [1] totalmente organizado e que utiliza a violência para disciplinar os reféns. Em suma, fica evidente que a ficção retrata o que ocorre na infração esquematizada, pois muitos criminosos, [2] aplicam a força física sobre suas vítimas a fim de conseguirem o objeto de valor.
OBS:
▪︎1- Acredito que o correto é “foi”.
▪︎2- Equívoco de vírgula.
▪︎Você argumentou pouco sobre o tema.
▪︎1° DICA: seja mais breve no tópico frasal, uma vez que este serve para você RESUMIR, em uma frase, o conteúdo do parágrafo. A parte da argumentação fica no próximo período.
▪︎2° DICA: Faça quatro períodos em cada desenvolvimento. Assim, o parágrafo fica mais estruturado e evita ficar um período muito longo e cansativo no momento da leitura.
▪︎Divida os parágrafos de desenvolvimentos em 4 partes: Tópico frasal, repertório, argumentação e fechamento do parágrafo. A ordem do repertório não importa, você pode usar no terceiro período também, o que não pode é usar no início e no final. Isso serve para os dois desenvolvimentos.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, é importante destacar que o medo direcionado aos cidadãos, é em virtude a violência dos ladrões que circundam as cidades. [1] Sob essa ótica, a rotina dos indivíduos que necessitam transitar [2] diariamente [3] torna-se algo dificultado, uma vez que a possibilidade de sofrer um assalto é o pivô para o pânico desses. Desse modo, fica evidente que o crime organizado precisa ser combatido, [4] e, uma forma de se resolver essa problemática é materializar o argumento de Aristóteles, que defende a importância do conhecimento para a formação individual. [5]
OBS:
▪︎1- Seu tópico frasal ficou um pouco confuso. Poderia ter feito assim: “Ademais, é importante destacar que o medo direcionado aos cidadãos está relacionado à violência dos ladrões que circundam as cidades.”
▪︎2 e 3- Ausência de vírgulas.
▪︎4- Equívoco de vírgula.
▪︎5- Aqui têm dois erros, 1° por ter usado o repertório no final, uma vez que o último período é o encerramento do parágrafo, 2° por ter falado o que fazer para resolver o problema, já que isso é na conclusão e não no desenvolvimento.
▪︎Siga a estrutura que eu te passei acima.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, cabe ao Governo, por meio de verba, [1] investir na educação infantil e média, com o intuito de explicitar para os estudantes a importância de viver em comunidade sem causar prejuízo ao próximo. Tudo isso deve ser passado aos alunos de maneira didática e variada [2] a fim [3] de formar seres humanos justos e críticos, o que contribuirá para o progresso do país e um futuro melhor.
OBS:
▪︎1- Coloque “verbas”
▪︎2- Ausência de vírgula.
▪︎3- Você repetiu “a fim” duas vezes, uma aqui e outra no D2. Isso afeta a competência 4, talvez, no ENEM, nem fosse descontado, porém é bom não arriscar. Poderia substituir esse último por “Com a finalidade/ Com o fito/ Com o objetivo…”
▪︎Faltou o detalhamento, explique COMO seria essa maneira didática, seria por meio de aulas? Se sim, inclua, também, alguns profissionais.
NOTA:
▪︎C1: 160
▪︎C2: 160
▪︎C3: 160
▪︎C4: 180
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 820
Parabéns pela redação, qualquer dúvida que surgir me pergunte!
See lessA extinção da biodiversidade da Amazônia
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎Desde a colonização, [1] a floresta amazônica [2] vem sendo explorada demasiadamente para fins lucrativos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a área desmatada chegou a 367,61 km² no mês de março de 2021, sendo [3] a maior taxa de desmatamento em um mês.Leia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎Desde a colonização, [1] a floresta amazônica [2] vem sendo explorada demasiadamente para fins lucrativos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a área desmatada chegou a 367,61 km² no mês de março de 2021, sendo [3] a maior taxa de desmatamento em um mês. [4] Essa pauta causou uma maior notoriedade internacional no filme Rio 2, lançado no ano de 2014, há uma forte crítica ao desmatamento da Amazônia e apresenta sua biodiversidade. É inegável a necessidade da criação de políticas públicas e privadas visando a preservação desse bioma. [5]
OBS:
▪︎1- A inicial de “Colonização” é com letra maiúscula.
▪︎2- A inicial de “Amazônica” é com letra maiúscula, pois trata-se de um nome próprio.
▪︎3- Evite repetição de palavras, pois sua nota na C4 pode diminuir, você repetiu “sendo” duas vezes e bem próximas.
▪︎4- Evite estar trazendo dados estatísticos na introdução, visto que não é muito comum utilizar na introdução.
▪︎Você trouxe 3 repertórios, “a Colonização”, “o dado do INPE” e o “filme Rio 2”, traga só um, pois mais de 1 será muita informação e ficará confuso, a mesma coisa serve para os desenvolvimentos.
▪︎5- Você só deve dizer o que fazer na conclusão.
▪︎Faltou a sua tese, a tese é seus argumentos que serão discutidas no D1 e no D2. Tem que deixar bem claro.
▪︎Faltou conectivos para ligar um período ao outro, mostro aguns mais adiante.
▪︎Essa é a estrutura da introdução: Contextualização, traz pro Brasil contemporâneo apresentando o tema e depois a tese.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Tendo em vista esses aspectos, é indubitável que o avanço do desmatamento traz inúmeras consequências ambientais e sem ações efetivas, [1] essa problemática se agrava cada vez mais. O aumento do efeito estufa, perda da biodiversidade, mudança climática, perda de território da população indígena e extinção de espécies silvestres são alguns dos impactos do desflorestamento. A falta de investimento e cuidado por parte do Estado, intensifica a destruição desse bioma importante.
OBS:
▪︎Aconcelho iniciar o tópico frasal com um elemento coesivo: “Convém ressaltar, a princípio,… É necessário pontuar, de início,… De início,… Sob tal viés, é lícito postular…”
▪︎1- Equívoco de vírgula.
▪︎Cadê os conectivos, lembre-se da C4 que avalia isso. São conectivos “Nesse sentido, Nesse parâmetro, Nesse viés, Nesse contexto, No entanto, Entretanto, Dessa forma, Dessa maneira, Desse modo, Diante disso, Diante dessa perspectiva, Logo, Porém, Assim, Outrossim, Todavia, contudo, etc. Eles servem para ligar um período ao outro.
▪︎Cadê o repertório??? Pode ser uma série, novela, documentário, filme, situação do cotidiano, dados estatísticos. Este é avaliado pela C2, que é a competência sobre o entendimento do tema aplicando diversas áreas do conhecimento. Aconcelho a não trazer dados estatísticos, pois são muito clichês, não estou dizendo que não pode, mas tente evitar.
▪︎Argumentou muito pouco, o ideial é 4 períodos em cada parágrafo de desenvolvimento.
▪︎Estrutura dos desenvolvimentos: Tópico frasal, argumentação, repertório e fechamento do parágrafo. Se quiser pode colocar o repertório depois do tópico frasal, aconcelho fazer cada parte dessa que eu fale em um período, totalizando 4. Lembre-se do uso dos conectivos.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Outro aspecto a ser abordado é o fato que a floresta possui uma grande relevância no âmbito nacional e internacional, já que ela contribui para o setor alimentício, farmacêutico e cultural, sendo grande alvo de pesquisas e inovação. Assim, destruir a floresta, [1] significa perder a produção de medicamentos, diminuir a produção agrícola, perder culturas, agravar o abastecimento de água nas metrópoles, entre outras perdas.
OBS:
▪︎Inicie o tópico frasal com um elemento coesivo: “É imprescindível discutir, ainda,… É relevante abordar, ainda,… Ademais,… É importante discutir, ainda,…”
▪︎Faltou fazer o tópico frasal, este será uma frase que resumirá o assunto abordado no parágrafo.
▪︎1- Equívoco de vírgula.
▪︎Achei a sua argumentação um pouco solta, tente amarrar mais suas ideias. Use mais conectivos.
▪︎Faltou o repertório, você tem que trazer um em cada parágrafo de desenvolvimento, visto que faz parte da estrutura.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo, este será uma reafirmação do que você argumentou, comece com um conectivo conclusivo: “Dessa forma, Desse modo, Dessa maneira, Logo”.
CONCLUSÃO:
▪︎Tendo em vista [1] os argumentos supracitados, é necessário [2] intervenção ativa no Estado nessa problemática. Logo, o Estado [3] com uma [4] parceria com o Ministério do Meio Ambiente, devem [5] promover uma maior fiscalização e indenizações altas [6] para os que [7] desmatam a floresta, conceder áreas para exploração de forma sustentável, instaurar as demais áreas como uma reserva legal. Além disso, investir em postos de guarda ambiental por toda a floresta com investimentos estrangeiros e com verbas nacionais. De tal maneira que um dos maiores patrimônios naturais da humanidade seja preservado.
OBS:
▪︎Evite repetições de palavras, pois pode ser descontado na C4. Você repetiu “tendo em vista” 2 vezes, uma no início do D1 e outra aqui.
▪︎Inicie a conclusão com um conectivo conclusivo: “portanto”.
▪︎2- Faltou algo pra ligar as duas palavras, use “uma”.
▪︎3- Ausência de vírgula.
▪︎4- Tire esse “com uma” e coloque “em”.
▪︎5- Erro de concordância. “devem” tem que concordar com “Estado”, então o correto é “deve”.
▪︎6- Erro de concordância. Você colocou “fiscalização” no singular e “indenizações” no plural, ou você coloca tudo no singular ou no plural.
▪︎7- Ficou solto. “para os que” ??? Coloque “para os indivíduos” ou “para as pessoas”.
▪︎Aconcelho trazer só uma solução para o problema, já que não é obrigatório resolver os 2 problemas que foram discutidos nos desenvolvimentos, escolha um pra resolver e detalhe bem. Nessa conclusão você trouxe 5. “fiscalização”, “indenizações altas”, “conceder áreas para exploração de forma sustentável”, “instaurar as demais áreas” e “investir em postos de guarda ambiental”. Algumas dessas estão faltando o MEIO e todas estão faltando detalhamento, vou pegar a mais completa e avaliar.
▪︎Estrutura da conclusão:
1) Quem fazer ? (Agente)
2) O que fazer ? (Ação)
3) Como fazer ? (Meio e detalhamento)
4) Qual a finalidade ? (Resultado esperado)
5) Retomada à tese, pode ser retomada a qualquer parte do texto. Não é obrigatório fazer, mas aconcelho fazer pra ficar mais elegante.
NOTA:
See less▪︎C1: 140
▪︎C2: 120
▪︎C3: 140
▪︎C4: 120
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 660
O aumento dos casos de DST’s entre jovens brasileiros
Josenildo da Silva Barbosa
O aumento dos casos de DST’s entre jovens brasileiros INTRODUÇÃO: ▪︎No filme “The Normal Heart”, é retratado a proliferação do HIV e da Aids nos anos 1980, quando a doença era ainda mais estigmatizada e negligenciada. Baseado em acontecimentos reais, a narrativa revela a relação com outros preconceiLeia mais
O aumento dos casos de DST’s entre jovens brasileiros
INTRODUÇÃO:
▪︎No filme “The Normal Heart”, é retratado a proliferação do HIV e da Aids nos anos 1980, quando a doença era ainda mais estigmatizada e negligenciada. Baseado em acontecimentos reais, a narrativa revela a relação com outros preconceitos da época, como a homofobia, mesmo com o esforço de ativistas gays [1] para expor os verdadeiros fatos que causaram a epidemia. Fora da ficção, é fato que a realidade da época pode ser relacionada àquela da atualidade: o aumento dos casos de DST’s entre jovens brasileiros [2] e a desinformação que impede a resolução dessa problemática.
OBS:
▪︎1- Coloque “gay” dentro de aspas, pois trata-se de uma palavra em inglês. Toda palavra estrageira fica entre aspas.
▪︎2- Isso aí que você colocou não faz parte da tese, e sim, do tema. Você tem que deixar bem claro as suas problemáticas que serão discutidas no D1 e no D2. Só tem apenas um problema, “a desinformação” faltou o outro argumento.
DESENVOLVIMENTO:
▪︎Em primeiro lugar, [1] é importante descartar que existem variedades de doenças sexualmente transmissíveis, como [2] por exemplo [3] a sífilis, o HPV, [4] o condiloma, entre outros. [5] No período de 5 anos, a Secretaria da Saúde registrou 29 mil casos de alguma DST no Brasil, sendo o perfil de infectados jovens entre 20 e 29 anos. Assim, fica claro que, apesar do avanço no tratamento médico, campanhas governamentais que diminuíram e informaram sobre doenças no passado, hoje [6] essas medidas estão defasadas. Segundo o sociólogo Roberto Geraldo, “É necessária uma urgente modernização na abordagem do tema”, portanto, a falta de conteúdos informativos e de entretenimento que comtemplam [7] o tema, também impede o debate pelas novas gerações.
OBS:
▪︎1- “Em primeiro lugar/em primeira instância/em primeiro plano” não são mais considerados elementos coesivos, substitua por “Convém ressaltar, a princípio,… É necessário pontuar, de início,… De início,…”
▪︎2 e 3- Ausência de vírgulas.
▪︎4- Acredito que o correto seja “HIV”.
▪︎5- “entre outros/etc” é muito vago, evite está usando.
▪︎6- Evite usar “hoje/nos dias atuais” substitua por “no meio moderno/no meio hodierno/no meio contemporâneo”.
▪︎7- O correto é “contemplam”.
▪︎Você trouxe 2 repertórios, o dado da “Secretária da Saúde” e a frase do sociólogo “Roberto Geraldo”. Traga só um por parágrafo, pois 2 ocupa muito espaço e acaba não sobrando linhas para argumentar o suficiente. Siga esse modelo: tópico frasal, argumente, traga 1 repertório e feche o parágrafo reafirmando sua idéia. Se quiser pode colocar o repertório depois do tópico frasal. Eu aconcelho você fazer cada parte que eu falei em um período, então, no total, vai ser 4. Isso serve para os 2 desenvolvimentos.
▪︎Utilize mais conectivos, aconcelho usar no início de cada período.
▪︎Argumentou muito pouco, só deu muito por causa dos 2 repertórios, só porque você traz 2 repertórios não quer dizer que vá fechar os 200, o mais importante é sua opinião de forma problemática, mas não deixe de usar 1 repertório.
DESENVOLVIMENTO:
▪︎Além disso, preconceitos altamente divulgados nos anos 80, que relacionavam doenças transmitidas pela relação sexual à comunidade LGBTQIA+ e a promiscuidade, continuam inseridos na sociedade. Apesar de 70% dos casos de HIV e AIDS serem de homens héteros (dados da USP), casais heteronormativos continuam com a falsa segurança de imunidade, fazendo com que apenas 51% destes usem camisinha e, consequentemente, não realizando [1] testes preventivos. Paralelamente, grande parte dos infectados com vírus como o HIV, sequer sabem que tem a doença, transmitindo para ainda mais indivíduos e causando o aumento de casos.
OBS:
▪︎1- Erro de concordância. O correto é “realizam”.
▪︎No D1 você trouxe um dado e uma frase como repertório, no D2 uma dado, você poderia ter trazido no D1 só a frase e aqui no D2 o dado, pois você precisa diverificar os repertórios, se puder evite trazer dados estatísticos, são muito clichês. Utilize séries, documentários, novelas, filmes, frases de filósofos, pensadores e até mesmo situações do cotidiano.
▪︎Utilize mais conectivos e argumente mais.
▪︎Evite estar usando gerúndio a todo momento, gerúndio são palavras que estão em ocorrência e, geralmente, terminam em “NDO”. Você usou: fazeNDO, realizaNDO, transmitiNDO e causaNDO. Você pode usar, mas não a todo momento..
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo, este será uma reafirmação do que você já argumentou. E faz parte da estrutura.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, é preciso que não só o Estado, mas também a sociedade como um todo, tome providências para resolver essa questão. Com a finalidade de diminuir casos de DST e informar sobre a saúde sexual na juventude, espera-se que o Ministério da Saúde programe medidas socioeducativas que promovam não só [1] campanhas virtuais [2] voltadas para a desmistificação de doenças sexualmente transmissíveis, mas também [3] ações como a distribuição de preservativos e a obrigatoriedade da educação sexual em escolas. [4] Tais medidas poderiam resultar na diminuição de casos, evitariam que informações falsas fossem divulgadas e viria a combater preconceitos em relação a portadores, sendo a retomada de uma intensa luta que marcou uma década e trouxa [5] revolução em tratamentos.
OBS:
▪︎1- Evite repetir palavras, pois pode ser descontado na sua nota da C4 e ainda mais repetição muito próxima, você repetiu “não só” duas vezes no mesmo parágrafo.
▪︎2- Que tipo de especialista participaria dessas “campanhas” ??? Detalhe sempre.
▪︎3- Repetição de “mas também”, você repetiu duas vezes no mesmo parágrafo.
▪︎4- Detalhe sua solução, quem daria essas aulas nas escolas ??? Inclua profissionais.
▪︎5- Acretido que seja “trouxe”.
▪︎Faltou o MEIO.
▪︎Aconcelho trazer só uma solução para o problema, já que não é obrigatório resolver os 2 problemas que foram discutidos nos desenvolvimentos, escolha um pra resolver e detalhe bem. Nessa conclusão você trouxe 3, “campanhas virtuais”, “distribuição de preservativos” e “educação sexual nas escolas”.
NOTA:
See less▪︎C1: 140
▪︎C2: 160
▪︎C3: 160
▪︎C4: 160
▪︎C5: 140
▪︎TOTAL: 760
Saúde no Brasil: Direito a todos
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎O artigo 5° da Constituição Federal de 1988 defende – [1] o princípio da isonomia – [2] que são todos iguais perante a lei, ou seja, o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto [3] percebe-se uma lacuna na garantia legislativa na questão do direito à saúde no Brasil, que, além de gLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎O artigo 5° da Constituição Federal de 1988 defende – [1] o princípio da isonomia – [2] que são todos iguais perante a lei, ou seja, o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto [3] percebe-se uma lacuna na garantia legislativa na questão do direito à saúde no Brasil, que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional, tendo como causa a falta de médicos e de infraestrutura no sistema de saúde público brasileiro. Assim, hão de ser analisados tais fatores, a fim de que se possa liquidá-los de maneira eficaz.
OBS:
▪︎1 e 2- tire esses traços, só use quando tiver explicando algo.
▪︎3- Ausência de vírgula, SEMPRE após um conectivo usa-se vírgula.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Diante desse cenário, a saúde pública no país coloca em evidência a falta de profissionais qualificados. A filósofa alemã Hannah Arendt defende que o espaço público seja preservado para que se assegurem as condições da manutenção da cidadania, ou seja, [1] sem uma boa infraestrutura pública, o cidadão é prejudicado. Esse aspecto está presente de maneira decisiva no que tange à escassez de médicos por conta do sistema precário, uma vez que há falta de investimento governamental – por projetos como a PEC 241 – que congelou os gastos públicos da saúde por 20 anos, o que dificulta sua resolução.
OBS:
▪︎1- Evite repetir palavras, você repetiu “ou seja” aqui no D1 e na introdução. Substitua por “isto é”.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo, este será uma reafirmação do que você já disse, em um único período.
▪︎Você trouxe 2 repertórios, eu aconcelho trazer só um por parágrafo. Assim, sobra espaço pra você argumentar mais.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Visto que, [1] para que haja bons enfermeiros em hospitais e postos públicos, é necessária uma boa infraestrutura, todavia este não é um fator presente no sistema popular. Consoante a Adriano Soares da Costa, presidente do Instituto de Direito Público, entender os termos cidadania e soberania popular como sinônimos é imprescindível para reivindicar os privilégios legais. Entretanto, é notório perceber que o direito não é amplamente acessado por todos ao analisar a saúde pública no Brasil, pois o poder público não executa [2] de forma satisfatória [3] o seu papel.
OBS:
▪︎1- Comece o período com um elemento coesivo “É imprescindível discutir, ainda,… “É relevante abordar, ainda,… Ademais,…”
▪︎2 e 3- Ausência de vírgulas.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo.
CONCLUSÃO:
▪︎Fica evidente, portanto, que nem todos tem acesso ao direito à [1] este bem-estar. Nesse contexto, cabe ao Ministério da Saúde, órgão responsável pela organização de políticas públicas relacionadas a saúde, junto ao Poder Público, investirem [2] mais na infraestrutura do atendimento popular, por meio de projetos, a fim de melhorar o sistema comum, ajudando também na falta de médicos, pois, com uma boa estrutura, os profissionais se interessarão mais. Dessa forma, o artigo 5° da Constituição de 1988 será devidamente cumprida. [3]
OBS:
▪︎1- Equívoco de crase.
▪︎2- Erro de concordância, “investirem” tem que concordar com “Ministério da Saúde”, o correto é “investir”.
▪︎3- Erro de concordância, “cumprida” tem que concordar com “o artigo” que é uma palavra masculina, o correto é “cumprido”.
▪︎Detalhe mais essa parte de projeto, poderia ter criado um nome e incluído alguns especialistas.
NOTA:
See less▪︎C1: 160
▪︎C2: 200
▪︎C3: 160
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 800
Os impactos econômicos e sociais da desindustrialização no Brasil COM NOTA POR FAVOR
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎No filme estadunidense “Tempos modernos”, é retratado o trabalho de um operário de uma fábrica. Ao longo da trama, é mostrado como a industrialização afetou o seu cotidiano. Embora fictícia, o longa-metragem [1] traz de forma análoga, o impacto que o processo industrial afeta à economiLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎No filme estadunidense “Tempos modernos”, é retratado o trabalho de um operário de uma fábrica. Ao longo da trama, é mostrado como a industrialização afetou o seu cotidiano. Embora fictícia, o longa-metragem [1] traz de forma análoga, o impacto que o processo industrial afeta à economia. Entretanto, no Brasil, o teor de desindustrialização vem crescendo e provocando grandes impactos econômicos e sociais, como, [2] a diminuição do desenvolvimento do país e o aumento do desemprego, que advém da falta de organização administrativa governamental.
OBS:
▪︎1- Erro de concordância, “fictícia” é uma palavra feminina, então “o longa-metragem” tem que concordar com ela, o correto é “a longa-metragem”.
▪︎2- Equívoco de vírgula.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Em primeiro lugar, [1] é importante destacar que o processo industrial brasileiro começou efetivamente tardio, a partir do início do Governo Vargas, que trouxe o incremento das industrias de base, ou seja, por seu atraso o país sofreu e sofre com sua [2] não elevação econômica, dificultando o seu [3] processo de desenvolvimento fabril. Logo, segundo o pesquisador de Gestão de Automação Ricardo Caruso Vieira a sequela maior da desindustrialização recai sobre as industrias [4] de alta tecnologia, isto é, com a falta de investimentos do Governo Federal no ato tecnológico, a nação se rebaixa ainda mais no viés de amplificação econômica.
OBS:
▪︎1- “Em primeiro lugar/em primeiro plano/em primeira instância” não são mais considerados elementos coesivos. Substitua por “Convém ressaltar, a princípio,… É necessário pontuar, de início,… De início,… Nota-se, inicialmente,…”
▪︎Antes de iniciar a argumentação faça um tópico frasal, este será uma frase que irá resumir o assunto discutido no parágrafo e ele faz parte da estrutura.
▪︎2 e 3- seja mais formal, evite estar usando “seu, sua” é como se você estivesse falando com quem está lendo. Substitua o “seu” por “a” e tire o “sua”.
▪︎4- Faltou o acento agudo em “indústrias”.
▪︎Traga só um repertório por parágrafo, nesse você trouxe 2, “Governo Vargas” e o “pesquisador” eu aconcelho você trazer só um e argumentar mais com suas palavras.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Por consoante, consequentemente [1] essa problemática acarreta o aumento do desemprego, que se finda graças [2] à falta de mercado de trabalho e muitas vezes pela necessidade de qualificação mais significante. Além disso, no filme “À procura da felicidade”, por exemplo, é narrado a vida de um pai solteiro que tanta [3] conseguir um emprego apenas com determinadas habilidades que [4] descobre não ser suficiente. Paralelamente, com ramos de trabalho escassos e mais instruídos e o fraco processo de industrialização, se ver a necessidade dos meios governamentais modificarem tais realidades.
OBS:
▪︎1- “por consoante, consequentemente” não ficou muito legal. Substitua por um elemento coesivo, “É imprescindível discutir, ainda,… Ademais… É importante discutir, ainda,… É relevante abordar, ainda…”
▪︎2- A palavra “graças” não caiu tão bem na sua argumentação, uma vez que significa “dádiva”. Substitua por “pela” e tire o “à”.
▪︎Faltou o tópico frasal.
▪︎3- Erro de concordância, o correto é “tenta”.
▪︎4- Troque o “que” por “e”.
▪︎Fatou o encerramento do parágrafo, este será apenas uma reafirmação do que você já disse.
▪︎Eu aconcelho você seguir esse modelo nos parágrafos dos desenvolvimentos: tópico frasal, argumenta, traz o repertório e fecha o parágrafo. Faça cada parte em em período para totalizar 4. Se você quiser pode trazer o repertório no segundo período e argumentar no terceiro.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, é mister que o Estado tome medidas para resolver os impasses que afetam o desenvolvimento do processo industrial no Brasil. Então, urge que o Governo Federal [1] aliado aos estados e municípios [2] desenvolvam [3] uma pesquisa em países desenvolvidos como China, Estados Unidos e Japão, a partir de dados estatísticos para analisar seus processos de desenvolvimento, assim buscando desenvolver um projeto econômico chamado NEB (Nova Economia Brasileira) [4] que irá trabalhar como exemplo dos outros países, para desenvolver melhor o mercado industrial, por meio de investimentos nos processos tecnológicos e de produção, assim melhorando a economia e trazendo mais oportunidades de trabalhos. Só assim, o Brasil se desenvolverá trazendo para em pouco tempos modernos.
OBS:
▪︎1- Ausência de vírgula.
▪︎2- Coloque uma vírgula após “municípios”.
▪︎3- Erro de concordância, “desenvolvam” tem que concordar com “Governo Federal”, então o correto é “desenvolva”.
▪︎4- Ausência de vírgula.
▪︎Sua solução está um pouco confusa, porque esse projeto não pode ser desenvolvido no Brasil??? Já que o problema é no BRASIL!!!
NOTA:
See less▪︎C1: 140
▪︎C2: 160
▪︎C3: 160
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 780
O USO DE TECNLOLOGIA NA INFÂNCIA
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, dentre as crianças ouvidas por eles, 26% afirmam que são incapazes de interromper o uso de aparelhos tecnológicos por conta própria. [1] Sob esse viés, nota-se necessário frear a utilização excessiva desses aparelhos digitais, pois podLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, dentre as crianças ouvidas por eles, 26% afirmam que são incapazes de interromper o uso de aparelhos tecnológicos por conta própria. [1] Sob esse viés, nota-se necessário frear a utilização excessiva desses aparelhos digitais, pois pode acarretar problemas à saúde da criança, em conjunto, o vício digital dimana prejuízo à educação.
OBS:
▪︎1- Não utilize dados estatísticos na introdução, lugar de dado é no desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Em princípio, cabe ressaltar que o uso exagerado da tecnologia na vida do indivíduo infantil resulta no prejuízo à saúde. Segundo a terapeuta Cris Rowan, o aumento de distúrbios físicos, psicológicos e comportamentais nas crianças dá-se pela demasiada utilização dos aparelhos digitais. Logo, diante essa perspectiva, faz-se de primordial importância parar toda essa situação, uma vez que se deve priorizar a saúde acima de tudo, porém, quando se analisa a utilização da tecnologia de forma exacerbada, é visível que a saúde não tem sido pragmaticamente priorizada pela população mais jovem.
OBS:
▪︎Faça mais outro período pra argumentação ficar perfeita, eu aconcelho fazer 4 períodos em cada parágrafo de desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, a educação deve ser levada a sério pela população mais jovem, porém, [1] a comunidade infantil tem sido gravemente prejudicada, pois, [2] nota-se que os vícios na tecnologia vêm atrapalhando o desenvolvimento educacional das crianças. Análogo a isso, o portal DW informou que o tempo médio de concentração dos usuários na internet não passa de 8 segundo. [3] Desse modo, percebe-se que a tecnologia muitas vezes é deixada acima de outras prioridades pelas pessoas, [4] e para o público infantil esse impacto é ainda maior, uma vez que [5] os estudos são deixados de lado e passam a priorizar os aparelhos digitais.
OBS:
▪︎1- Repetição da palavra “porém”, evite repetições, pois pode afetar a C4.
▪︎2- Equívoco de vírgula.
▪︎3- O correto é “segundos”
▪︎4- Equívoco de vírgula.
▪︎5- Repetição da palavra “uma vez que”, uma no D1 e outra aqui, substitua por “já que”.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo para completar os 4 períodos.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, é imprescindível combater esse uso exacerbado da tecnologia na vida das crianças. Para isso, cabe ao ministério da educação, [1] junto com o governo, [2] criarem [3] palestras, que serão dadas por profissionais na área da educação, por meio de web conferências, [4] a fim de avisar aos pais sobre os perigos do uso exagerado da tecnologia. Desse modo, será possível formar jovens equilibrados.
OBS:
▪︎1- A inicial de “Ministério da Educação” é com letra maiúscula.
▪︎2- A inicial de “Governo” é com letra maiúscula.
▪︎3- Erro de concordância, “criarem” tem que concordar com “Ministério da Educação”, então o correto é “criar”
▪︎4- Coloque palavras estrangeiras dentro de aspas, “web conferências”
▪︎Poderia ter detalhado falando que tipo de profissionais ministrariam essas palestras.
NOTA:
See less▪︎C1: 160
▪︎C2: 200
▪︎C3: 160
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 840
Como reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no Brasil
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎De acordo com o filósofo Arthur Schopenhauer, “O homem faz da terra um inferno para os animais”. [1] A fala do pensador se consolida no cenário atual do mundo hodierno, visto que a produção de lixo produzido [2] pelo ser humano é quase sempre descartado de maneira incorreta no meio ambLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎De acordo com o filósofo Arthur Schopenhauer, “O homem faz da terra um inferno para os animais”. [1] A fala do pensador se consolida no cenário atual do mundo hodierno, visto que a produção de lixo produzido [2] pelo ser humano é quase sempre descartado de maneira incorreta no meio ambiente [3] degradando os ecossistemas. Logo, como tal ação acomete a biodiversidade ao seguinte empasse:[4] interferência do ser humano no habitat dos animais.
OBS:
▪︎1- Poderia ter usado um conectivo para ligar o primeiro período com o segundo, onde de pra colocar conectivos, coloque.
▪︎2- “produzido” tem que concordar com “a produção” que estar no feminino, então o correto é “produzida”
▪︎3- Ausência de vírgula.
▪︎4- O correto é “impasse”
▪︎Cadê a sua tese??? A tese é seus dois argumentos que serão discutidos no D1 e no D2. Deixe ela bem clara na introdução.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎A priori, é importante destacar que essa problemática engloba o consumismo exagerado do indivíduo como um vetor para a contaminação e poluição dos nichos ecológicos, visto que [1] quanto mais se consome alimentos ou objetos que contém embalagens plásticas não recicláveis, mais desses produtos são produzidos a fim de atender a demanda. Sob essa ótica, percebe-se que o uso exagerado e inadequado de objetos não biodegradáveis prejudicam [2] os meios aquáticos e terrestres [3] implicando na moradia dos animais.
OBS:
▪︎Antes de iniciar a argumentação você tem que fazer um tópico frasal, este vai resumir o que será abordado no parágrafo. E é obrigatório, pois faz parte da estrutura.
▪︎1- Repetição da palavra “visto que” você repetiu uma na introdução e outra aqui, substitua por “já que”.
▪︎2- Erro de concordância, “prejudicam” tem que concordar com “exagerado e inadequado”, então o correto é “prejudica”.
▪︎3- Ausência de vírgula.
▪︎Argumentou muito pouco, pra ficar uma argumentação bem feita fica entre 8 e 9 linhas, você só fez 6 e ainda faltou o tópico frasal.
▪︎A quantidade de períodos fica melhor com 4, períodos é cada pausa que você dá com pontos finais.
▪︎Faltou o repertório, este serve para provar a sua argumentação e faz parte da estrura, e você tem que trazer um em cada parágrafo de desenvolvimento, pode ser séries, filmes, documentários, alusões históricas, situações do cotidiano etc.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Além disso, vale ressaltar que mesmo com locais propícios para receber o lixo humano, há uma grande parte [1] matéria inorgânica que não é direcionada para um local de descarte apropriado e tendo como destino final as florestas e os oceanos. Destarte, quando algum animal ingere pedaços plásticos de sacola ou canudo [2] o organismo deste não consegue digerir [3] causando problemas de saúde naquele vertebrado [4] podendo levá-lo a morte.
OBS:
▪︎1- Engoliu uma palavra, coloque “de” para ligar.
▪︎Novamente faltou o tópico frasal.
▪︎2, 3 e 4- Ausência de vírgulas.
▪︎Argumentou muito pouco, pra ficar uma argumentação bem feita fica entre 8 e 9 linhas, você só fez 5 e ainda faltou o tópico frasal.
▪︎A quantidade de períodos fica melhor com 4, períodos é cada pausa que você dá com pontos finais.
▪︎Faltou o repertório, este serve para provar a sua argumentação e faz parte da estrura e você tem que trazer um em cada parágrafo de desenvolvimento, pode ser séries, filmes, documentários, alusões históricas, situações do cotidiano etc.
CONCLUSÃO:
▪︎Em detrimento disso, fica evidente que é necessário descartar o que não se usa mais em lugares específicos para preservar a vida dos animais e do planeta. Logo, é necessário que o Governo [1] associado ao Ministério do Meio Ambiente [2] realizem [3] campanhas publicitárias de conscientização através [4] da internet, objetivando reduzir o descarte inadequado de lixo no país, preservando [5] assim [6] a vida dos bichos e progredindo para um futuro mais limpo e mais sustentável.
OBS:
▪︎1 e 2- Ausência de vírgulas.
▪︎3- Erro de concordância, “realizem” tem que concordar com “Governo”, então o correto é “realize”.
▪︎4- Uso inadequado da palavra “através”, uma vez que significa algo que atravessa, substitua por “por meio” ou “por intermédio”.
▪︎5 e 6- Ausência de vírgulas.
▪︎Faltou detalhamento na sua solução, poderia ter detalhado essas “campanhas publicitárias”, que tipo de especialistas participaram delas??? Detalhe.
NOTA:
See less▪︎C1: 140
▪︎C2: 140
▪︎C3: 160
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 760