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A progressiva marcha brasileira ao colapso ambiental
Carlos Eduardo
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Comentários por competência: C1- Use "diante do" ao invés de "diante ao". Felipe, como eu já te disse em outra correção, cuidado com o uso de "ponto e vírgula", recomendo , caso necessário, utilizar esse tipo de acLeia mais
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
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C1- Use “diante do” ao invés de “diante ao”. Felipe, como eu já te disse em outra correção, cuidado com o uso de “ponto e vírgula”, recomendo , caso necessário, utilizar esse tipo de acentuação apenas uma vez ao longo do seu texto, ou, se preferir, evitar usar o “ponto e vírgula” ao longo da sua redação. Eu trocaria “à urbanização” por “à zona urbana”, ficaria melhor. Em ” corrobora à exacerbação do problema”, o correto seria usar o “colabora”, “corroborar” é diferente de “colaborar”, além disso a crase foi aplicada desnecessariamente, o que já provoca a perda de 40 pontos na C1. Ainda verifico ao longo do seu texto o uso incorreto dos pronomes demonstrativos que eu já havia lhe falado, não confunda “esses” com “estes”, “nestes” com “nesses”, “dessas” com “destas”, o mesmo vale para flexão no gênero feminino. Em “Esse que, por intermédio da modificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementará tais diretrizes adicionando a disciplina, desde a tenra idade, de Educação Ambiental de cunho obrigatório devido a sua importância” observe as modificações que fiz na pontuação.
Eu não queria entrar muito nesse mérito kkk, mas terei que comentar para que você possa corrigir no futuro. É sobre a aplicação do gerúndio no texto dissertativo, vários professores que eu já estudei redação e ainda estudo recomendam evitar o gerúndio ao longo da redação, por exemplo, “conduzindo, buscando, provocando etc”, e eu percebi que seu texto tem muito disso. Você pode substituir esses termos pela associação de verbos com pronomes, por exemplo, ao invés de aplicar o termo “buscando” na frase “buscando recursos e…”, poderia substituir por “que buscam recursos e…”, o que evita que seu texto incline-se mais para o lado narrativo/descritivo do que o argumentativo-dissertativo.
C2- O candidato compreende e desenvolve muito bem a proposta de redação. Contudo, quanto à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, o 2º parágrafo de desenvolvimento poderia ser mais bem elaborado, por exemplo, quando você coloca “Desta maneira, provocando a destruição de habitats, obrigando as espécies a se locomover aos povoamentos, objetivando recursos”, seria bom indicar uma fonte de informação que embasasse esse seu argumento, como uma forma de diferenciar a informação inserida da visão do senso comum.
C3- O texto apresenta não só informações extraídas de outras fontes de conhecimento, mas também o autor soube muito bem utilizá-las para construção do seu ponto de vista, o que fica bem evidente ao final de cada parágrafo.
C4- Nota máxima nessa competência. Você usa muito bem os conectivos, seja para inicio ou entre os parágrafos, o que colabora para a progressão textual. Quanto ao vocabulário, achei muito bom as palavras utilizadas, demonstra grande conhecimento dos mecanismos linguísticos. Como vi aqui algumas pessoas relatando nas correções, também posso comentar sobre esse fato de que não são todos que admiram, infelizmente, o vocabulário mais inovador no texto de redação, por que tem haver com a questão de acessibilidade e claro entendimento por todos que estão lendo o texto. O que eu quero dizer é que não está errado o uso dos termos mais rebuscados na redação (por outro lado, demonstra o conhecimento por parte do indivíduo acerca da língua), no entanto, caso opte por usar palavras não muito comuns no dia a dia, aplique-as de forma mais moderada e que esteja em acordo com a sua proposta de escrita.
C5- Se tratando apenas da estrutura da proposta de intervenção e sua relação com a competência 5, a proposta apresenta todos os elementos da conclusão e esses estão bem articulados. A única observação no parágrafo de conclusão é quanto à pontuação gráfica, essa eu deixo mais evidente lá na C1, mais relembrando que sempre procure colocar cada vírgula no seu devido lugar, delimitando quem são, principalmente, o meio/modo da proposta e o detalhamento dessa.
Notas por competência:
C1- 120
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 200
Nota final: 920
A progressiva marcha, brasileira, ao colapso ambiental
Carlos Eduardo
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Comentários por competência: C1- Ausência de vírgula após "Zygmunt Bauman", na 1ª linha. "Diante do frequente" ao invés de "diante ao frequente". É desnecessário esse "de" após "desde". Eu reescreveria esse trechoLeia mais
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
See lessComentários por competência:
C1- Ausência de vírgula após “Zygmunt Bauman”, na 1ª linha. “Diante do frequente” ao invés de “diante ao frequente”. É desnecessário esse “de” após “desde”. Eu reescreveria esse trecho “ocasionando desde de danos a flora brasileira a destruição de habitats naturais” da seguinte forma: ocasionando danos desde a flora brasileira até a destruição de habitats naturais. No seu lugar, para esse período da introdução não ficar tão extenso, eu tiraria esse ponto e vírgula e iniciaria um novo período seguinte, dessa forma: Tal panorama atrai, consequentemente, esses animais – agora sem casa – para as grandes cidades, sendo imperiosa a ampliação de medidas a fim de liquidar este (cuidado no uso de pronomes demonstrativos, o correto seria “esse”) imbróglio. Nesse trecho: “correlacionada ao déficit de consequências efetivas contra…”, eu acho que correto seria “ações efetivas” ao invés de “consequências”. Forma correta: “Nesse viés”. Nesse trecho: “caso as causas não forem tratadas”, a repetição dos sons fica evidente, poderia ser reescrito assim: “caso os motivos não sejam abordados”. Eu reparei que você usa bastante o “ponto e vírgula”, não há problema em usá-lo, desde que seja de maneira discreta e corretamente. Apesar de fazer parte da C5, é importante comentar na C1: evite utilizar termos como “em suma, diante do exposto, diante do supracitado, diante do que foi abordado” na conclusão, por que a banca já sabe que ali aonde você está escrevendo já é a conclusão, então fica redundante utilizar tais expressões.
C2- O candidato soube compreender o tema, utilizou de outras áreas do conhecimento para síntese do texto e respeitou os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
C3- Ficou muito bom sua argumentação, e deixou claro no texto sua marca de autoria, cuja competência exige isso do aluno.
C4- Parabéns pelos conectivos, além da abundância no emprego deles, também soube aplicar corretamente para coesão entre os parágrafos e dentro desses.
C5- Sua proposta ficou muito boa, contudo, falta indicar o meio/modo de como seria executada a ação. Você pode deixar isso bem evidente para banca usando expressões como : por meio de, através de. Por exemplo: Cabe ao Ministério da Educação, por meio da modificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), adotar novas disciplinas para formação integral dos cidadãos……..
* No geral, você se atentar principalmente na C1, é o que a banca vem exigindo cada vez mais dos alunos.
Notas por competência:
C1- 160
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 160
Nota final: 920
Desculpa pela demora irmão :))
os limites entre a estetica e a saude no Brasil
Carlos Eduardo
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Comentários por competência: C1- Cuidado com o uso correto de vírgulas em adjuntos adverbiais, na 1ª linha o correto seria o seguinte: "O poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira, faz uma forte crítica as imposições paLeia mais
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
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C1- Cuidado com o uso correto de vírgulas em adjuntos adverbiais, na 1ª linha o correto seria o seguinte: “O poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira, faz uma forte crítica as imposições parnasianas sobre o culto à forma”. Você também não colocou crase no “as” em “as imposições”, lembrando que um único erro de crase já desconta 40 pontos da C1. Atente que eu vou reescrever o seguinte trecho “Este fato, não só aconteceu no parnasianismo, em verdade vem se perpetuando cada vez mais no Brasil. Haja vista, que a supervalorização do belo está causando impactos na saúde”, reescrito : “Esse fato não só aconteceu no Parnasianismo, mas, em verdade, vem se perpetuando cada vez mais no Brasil, haja vista que, a supervalorização do belo, está causando impactos na saúde”. Uso desnecessário de crase em “à cultura”. Nesse trecho “cegando a população”, sabemos que a população não está “cegando” realmente, então sempre coloque entre aspas expressões com caráter conotativo. Ao invés de “corrompesse”, é “corrompe-se”.
C2- O candidato usou seu repertório sociocultural para elaboração do texto, e respeitou, em partes, a estrutura do texto dissertativo-argumentativo no ENEM. Eu recomendo você adotar um encaminhamento argumentativo ao final de sua introdução, deixando mais claro quais seriam os aspectos a serem abordados, como causas e consequências, ou aspectos negativos ou positivos. PF é um sigla e deve ser especificada.
C3- Apesar do candidato utilizar repertório de informações para construir a argumentação nos parágrafos de desenvolvimento, faltou se posicionar mais criticamente no texto, utilize expressões como “é inaceitável, é inadmissível, infelizmente etc” para deixar claro seu posicionamento sobre o tema.
C4- O texto apresenta uma boa utilização de termos conectivos, o que pode ser notado em termos como “portanto, ademais, haja vista etc”, favorecendo à coesão e coerência entre parágrafos e dentro desses.
C5- Do ponto de vista estritamente da C5, a proposta apresenta todos os elementos necessários, mas é possível perceber vários erros de vírgulas e coerência entre as ações que foram propostas, tente ser mais evidente no tocante às ações a serem feitas, e o detalhamento dessas.
Notas por competência:
C1- 80
C2- 160
C3- 160
C4- 200
C5- 160
Nota final: 760
O problema das enchentes nas grandes cidades do Brasil
Carlos Eduardo
Boa noite!!! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem. Comentários por competência: C1- Atenção quanto ao uso dos pronomes. DESTE e DESSE são pronomes demonstrativos, o primeiro faz referência a algo que ainda está por ser dito ao longo do texto, enquanto o segundoLeia mais
Boa noite!!! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
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C1- Atenção quanto ao uso dos pronomes. DESTE e DESSE são pronomes demonstrativos, o primeiro faz referência a algo que ainda está por ser dito ao longo do texto, enquanto o segundo refere-se a algo que já havia sido comentado antes no texto. “por muitos brasileiros” deve estar isolados por vírgulas, pois funciona como explicação. Atente-se ao uso excessivo dos “dois pontos”, você também pode usar as aspas para indicar a fala ou pensamento de algum autor. Ausência de crase em “a falta”, o correto seria ” à falta” , lembrando que um único erro de crase desconta 40 pontos na C1. Ficou estranho essa frase “…educar a nova geração . Haja vista…”, você deveria retirar o ponto final após “geração” e deixar tudo num só período.
“para que assim a geração futura possa colher”, possa colher?? cuidado com essas expressões do senso comum, além de mostrar marcas de coloquialidade, faz com que seu texto apresente traços de informalidade.
C2- Na questão de estrutura textual, sua introdução ficou bem elaborada, apresenta o encaminhamento argumentativo bem definido, já deu para notar que as discussões nos próximos parágrafos seriam a questão da ação humana e negligência do governo. Todavia, recomendo ao final do encaminhamento argumentativo utilizar uma frase com uma carga mais crítica como ” Deste modo, observa-se que as inundações, na maioria das vezes, são provocadas pela interferência humana no meio ambiente e a falta de organização governamental, o que gera, urgentemente, a necessidade de discussão em torna dessa problemática em prol de uma melhor infraestrutura para sociedade….”.
C3- Essa competência avalia a capacidade do candidato em selecionar informações para construção do seu texto, mas não só isso, ela defende a necessidade do candidato elaborar o seu ponto de vista com base nas informações inseridas. Você inseriu as informações corretamente, contudo, falta escrever de uma forma mais crítica sobre a problemática em questão, como se o candidato estivesse revoltado com a situação que se apresenta. Para auxiliar nessa tarefa, podem ser utilizados termos ou expressões como: “é inadmissível, é inaceitável, infelizmente, etc”.
C4- Nessa competência avalia-se a repetição de palavras (não houve a ponto de descontar da nota), além do uso de conectivos como as conjunções (foram empregadas várias conjunções, o que contribui para conexão entre e dentro dos parágrafos).
C5- A proposta apresenta todos os elementos.
Notas por competência:
C1- 120
C2- 200
C3- 160
C4- 200
C5- 200
Nota final: 880
A super exposição de crianças e adolescentes na internet
Carlos Eduardo
Boa noite!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem. Comentários por competência: C1- Sempre observe a separação de expressões explicativas por meio das vírgulas, a frase "do escritor inglês Thomas More" deveria estar isolada por meio de vírgulas. Seria melhor trocLeia mais
Boa noite!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem.
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C1- Sempre observe a separação de expressões explicativas por meio das vírgulas, a frase “do escritor inglês Thomas More” deveria estar isolada por meio de vírgulas. Seria melhor trocar o “ele retrata” por “é retratada”. Um ERRO frequente que venho percebendo entre os candidatos é o uso incorreto dos pronomes ESTE e ESSE, você fez o uso incorreto deles algumas vezes, recomendo rever o estudo dos pronomes demonstrativos, mas só para tirar a dúvida, na grande maioria das vezes o pronome ESSE é o “mais correto” para se encaixar na redação, pois o ESTE faz referência a algo que ainda está por ser dito ao longo do texto. Releia essa : “é fulcral pontuar que as práticas de humilhação, a partir de uma exposição em meios online por parte dos pais, torna-se um fator primordial no crescimento saudável para a criança,”, percebeu?? Pelo menos eu havia entendido que para o crescimento saudável da criança é necessário a humilhação como fator primordial, entende? cuidado nessas construções frasais:). ONDE= referência a lugar, AONDE= referência à ação. “predadores online”?? cuidado no uso dessas expressões do senso comum, deixa o seu texto com marcas de informalidade.
C2- O texto respeita os limites da estrutura dissertativa-argumentativa, contudo, é necessário a inserção de mais dados de outras áreas do conhecimento, principalmente nos parágrafos de desenvolvimento, além da discussão desses dados em favor da opinião que está sendo defendida.
C3- Apesar do texto possuir o uso de informações de autores, o que constitui repertório sociocultural, faltou a marca de autoria na redação, o que significa uma visão mais crítica do problema em questão. Geralmente, o uso de expressões como “lamentavelmente, infelizmente, inadmissível etc” ajudam a demonstrar a marca de autoria, e essa também pode apresentar-se ao final de cada parágrafo como uma visão crítica e insatisfeita do autor.
C4- O repertório de vocabulários e conjunções mostrou-se muito bem utilizado. “fulcral”, gostei kkk.
C5- A proposta de intervenção apresenta todos os elementos.
Notas por competência:
C1- 120
C2- 160
C3- 160
C4- 200
C5- 200
Nota final: 840
O fenômeno das “dark kitchens” e seus impactos na sociedade contemporânea
Carlos Eduardo
Boa noite!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem. Comentários por competência: C1- Sempre observe o uso de adjuntos adnominais, eles devem, preferencialmente, estar isolados por meio de vírgulas como em: "....sendo substituída, gradativamente, pelas empresas....Leia mais
Boa noite!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem.
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C1- Sempre observe o uso de adjuntos adnominais, eles devem, preferencialmente, estar isolados por meio de vírgulas como em: “….sendo substituída, gradativamente, pelas empresas….”. Esse trecho “Porém, o uso diário e constante gera, portanto —uma vida não saudável — além disso, existe a crescente desigualdade entre os entregadores” ficou um pouco sem sentido, quem e por qual motivo gera uma visão não saudável? o que tem haver o crescimento das empresas de fast food e desigualdade entre os entregadores (pelo menos diretamente)? Ao fim de toda introdução sempre procure apontar um encaminhamento argumentativo que te auxilie no desenvolvimento dos demais parágrafos e, claro, que possa melhorar a introdução. Não deveria ter colocado ponto final após “dark kitchens”, pois, na frase seguinte já está sendo usado o “visto que” e isso quebra a progressão textual.
C2- O texto respeita os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, também emprega as áreas de outros conhecimentos, no entanto, é preciso organizar melhor as ideias expostas, contribuindo para a construção dos seus argumentos. Releia sua redação, e observe quais são as melhores informações que você pode utilizar e descarte aquelas menos importantes.
C3- Você selecionou as informações para defender seu ponto de vista, contudo, é preciso deixar mais claro a sua presença dentro do texto, o que chamamos de marca de autoria. Isso pode ser alcançado través de um posicionamento mais crítico a respeito do tema em questão, utilizando expressões como: “lamentavelmente, infelizmente, dessa forma, é inaceitável que, …”.
C4- Você utilizou bastante conjunções ao longo do seu texto, isso é muito produtivo. Elas servem não só para iniciar cada parágrafo, mas também podem ser usadas dentro do próprio parágrafo, por exemplo, quando você usou o “visto que” e o “além disso”. Nessa competência também avalia-se a repetição de palavras, então muito cuidado:)…
C5- Na proposta de intervenção ficou difícil de identificar qual seria o meio/modo e o detalhamento da ação. Recomendo utilizar sempre termos como: “por meio de, por intermédio de, através de” para sinalizar o meio/modo, e termos como: “com isso, como, com auxílio de” para indicar o detalhamento da ação.
Notas por competência:
C1- 160
C2- 120
C3- 160
C4- 200
C5- 160
Nota final: 800
Desafio acerca do saneamento básico no Brasil: como resolver esse problema?
Carlos Eduardo
Bom dia!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem. Comentários por competência: C1- O correto seria "Entretanto, no Brasil, .....". Ao invés de "estando então expostos", seria melhor trocar por "o que as expõem a diversos...". Cuidado com os usos dos pronomes demonLeia mais
Bom dia!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem.
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C1- O correto seria “Entretanto, no Brasil, …..”. Ao invés de “estando então expostos”, seria melhor trocar por “o que as expõem a diversos…”. Cuidado com os usos dos pronomes demonstrativos “esses” e “estes”, você está utilizando-os de forma inadequada, dificilmente os o pronome “este” aparece nas redações, pois o “esse” é mais frequente nos textos do tipo dissertativo. Não existe crase em “à toda”, visto que “toda” representa um pronome indefinido. Ausência de crase em “a problemas”, deveria ser “ligadas à problemas”. Esse “visto que” depois de saúde pública quebrou a coerência do período, você interrompeu o período com ponto final o que causou a quebra de continuidade da leitura. “regiões mais carentes”.
C2- o candidato compreendeu a proposta de intervenção e respeitou os limites do texto dissertativo-argumentativo.
C3- O candidato aplicou as informações de outras áreas do conhecimento para formar seu ponto de vista, apresentando também sua marca de autoria.
C4- Cuidado com a repetição de palavras como em “poderem”, “pessoas”, sendo esse último possível de substituir por “indivíduos”. O candidato emprega termos conectivos como “Ademais, portanto, etc.”
C5- Faltou o Detalhamento e Meio/modo de como seria executada a proposta de intervenção.
Notas por competência:
C1- 120
C2- 200
C3- 200
C4- 160
C5- 120
Nota final: 800
PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA – Obs: se puderem dê uma nota.
Carlos Eduardo
Bom dia!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem. Comentários por competência: C1- Seria mais adequado colocar "O filme" ao invés de "No filme" para não haver problemas de concordância. Talvez esse "então" em "até então" seja desnecessário. Em "a situação", o "a"Leia mais
Bom dia!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem.
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C1- Seria mais adequado colocar “O filme” ao invés de “No filme” para não haver problemas de concordância. Talvez esse “então” em “até então” seja desnecessário. Em “a situação”, o “a” deve ser craseado, lembrando que erro de crase já retira 40 pontos da C1 no 1º momento. Falta de acento agudo em “miseria”. Observe o uso adequado dos pronomes demonstrativos “esses” e “estes”, há diferença de sentido entre eles, “este” se refere a um termo mais próximo de quem fala, enquanto “esse” já se refere ao objeto mais distante de quem fala. “por exemplo” deve ser entre vírgulas. Em “as populações” deve ter o “as” craseado.
C2- A candidata soube compreender a proposta de redação respeitando os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
C3- O candidato selecionou, organizou e interpretou fatos e opiniões em defesa de seu ponto de vista. Contudo, vale lembrar que toda informação que for inserida no texto deve ser adequadamente contextualizada e relacionada ao tema, caso contrário constitui um tipo de repertório improdutivo, foi o que aconteceu em “Segundo o IBGE, 13 milhões de pessoas desempregadas’, deveria ter inserido mecanismos que assegurassem a contextualização da citação antes e depois de inseri-la.
C4- O candidato fez o uso de vários termos coesivos e que contribui para progressão do texto, por exemplo : Diante disso, por isso, contudo, destarte etc.
C5- A sua proposta de intervenção apresenta 2 agentes, lembrando que apenas é considerada uma proposta. Faltou os elementos Detalhamento e Meio/Modo em ambas as propostas. Como forma de destacar o meio/modo da proposta você pode usar termos como: “por meio de” ou “através de”.
Notas por competência:
C1- 120
C2- 200
C3- 160
C4- 200
C5- 120
Nota final: 800
Vícios da sociedade: tecnologia (Redação modelo ENEM)
Carlos Eduardo
Olá, analuciaa. Pode deixar que eu vou corrigir sua redação. Em relação a essa "suposta" proposta de intervenção no desenvolvimento, eu a considero como sendo mais um aspecto relativo à marca de autoria do que uma proposta de intervenção deslocada. Meu professor orientou sobre isso também, mas segunLeia mais
Olá, analuciaa. Pode deixar que eu vou corrigir sua redação. Em relação a essa “suposta” proposta de intervenção no desenvolvimento, eu a considero como sendo mais um aspecto relativo à marca de autoria do que uma proposta de intervenção deslocada. Meu professor orientou sobre isso também, mas segundo ele, desde que a redação contenha uma parte específica que componha a proposta (conclusão) não há problemas em inserir uma visão mais crítica ao fim dos parágrafos. Depende também da visão de cada corretor, no entanto, observe que quando eu fiz a marca final do parágrafo, inicialmente parece sim uma proposta de intervenção deslocada, contudo, não é caracterizada dessa forma pois não apresenta meio/modo ou detalhamento específicos.
See lessRacismo e Descriminação Social
Carlos Eduardo
Boa tarde!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem. Comentários por competência: C1- O candidato apresenta uma ótima escrita ao longo do texto, usando as vírgulas para isolar termos explicativos, e como forma de manter a progressão textual. No entanto, há apenas aLeia mais
Boa tarde!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem.
See lessComentários por competência:
C1- O candidato apresenta uma ótima escrita ao longo do texto, usando as vírgulas para isolar termos explicativos, e como forma de manter a progressão textual. No entanto, há apenas algumas observações no que se refere aos detalhes na escrita: Falta de acento agudo em “alem”, o termo “descriminação” foi usado erroneamente ao invés do correto “discriminação”, falta de vírgula após “infelizmente”, falta de vírgula após “recentemente”, “Thelma Regina” deve ser entre vírgulas, falta de vírgula após “pardos e negros”, ausência de crase em “acesso as (às deve ser craseado) universidades públicas”, em “tendo em vista à carência de recurso financeiro” não existe esse “a” craseado, falta de acento em “publicas”.
C2- O candidato soube compreender a proposta de redação e utilizou o conhecimento de outras do saber para elaboração do seu texto, contudo, no que compete à estrutura do texto, quase sempre, impreterivelmente, as redações do enem apresentam apenas 4 parágrafos, o que gera uma discordância entre essa redação e os outros modelos, recomendo adotar a estrutura de 4 parágrafos como os demais textos.
C3- O candidato selecionou, organizou e interpretou fatos, informações e argumentos em defesa de seu ponto de vista, todavia, percebe-se a falta de mais marcas de autoria, expressando, de forma clara, a opinião do autor e sua indignação, por exemplo, diante do contexto de discriminação racial existente no país.
C4- O candidato fez pouco uso de termos conectivos e coesivos para manutenção da coerência e coesão textual, tais termos podem ser notados ao aplicar palavras como: “dessa forma, contudo, além disso, outrossim, destarte, nesse sentido, tendo em vista, dessa maneira, inicialmente, sob tal ótica etc.”, percebeu-se apenas o uso do “portanto” como conectivo, o que implica mais atenção nesse quesito.
C5- A sua conclusão apresenta 2 propostas de intervenção (apenas 1 é corrigida pela banca). Em ambas as propostas faltou o meio/modo pelo qual a ação seria executada, além do detalhamento que requer nesses quesitos. Quero chamar atenção para seguinte frase: “principalmente em escolas publicas onde a maioria dos alunos são negros”, além de constituir uma generalização no que se refere à questão dos alunos negros nas escolas públicas, também não foram citadas fontes que comprovassem tal afirmação. Recomendo evitar esse tipo de generalização, principalmente na conclusão do texto.
Notas por competência:
C1- 120 (lembrando que erros de crase, mesmo ocorrendo apenas uma única vez, são responsáveis por descontarem 40 pontos da competência 1),
C2- 160
C3- 160
C4- 160
C5- 120
Nota final: 720 (isso é apenas um valor, pratique bastante e alcançarás, com certeza, a tão sonhada nota 1000)