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A sub-representação da mulher na política brasileira
DanielVM
Pessoal!!! Corrigindo de antemão. Sei que o certo é perspectiva. Eu tive um infarto quando vi"perpectiva".😮 Reviso o texto muitas e muitas vezes e ainda assim não detectei. Quanto à palavra última* foi meu teclado. Enfim, desde já muito obrigado pelas correções, me ajudam bastante!!!!
Pessoal!!! Corrigindo de antemão. Sei que o certo é perspectiva. Eu tive um infarto quando vi”perpectiva”.😮
See lessReviso o texto muitas e muitas vezes e ainda assim não detectei.
Quanto à palavra última* foi meu teclado.
Enfim, desde já muito obrigado pelas correções, me ajudam bastante!!!!
{ENEM} A conservação dos patrimônios históricos e culturais no Brasil
DanielVM
Olá! Fiz a correção parágrafo por parágrafo. 1°: *Você iniciou com um excelente repertório, mas faltou desenvolver sua introdução. Segundo o ‘’Blog do Enem’’, ela tem o contexto, tema e tese. Assim, você inicou com o contexto, depois o resumiu e deixou a tese de lado, o que é fundamental. *Cuidado cLeia mais
Olá! Fiz a correção parágrafo por parágrafo.
1°: *Você iniciou com um excelente repertório, mas faltou desenvolver sua introdução. Segundo o ‘’Blog do Enem’’, ela tem o contexto, tema e tese. Assim, você inicou com o contexto, depois o resumiu e deixou a tese de lado, o que é fundamental.
*Cuidado com o vício de linguagem chamado de eco (promoção/ preservação/governamental/social)!
*Ocorre em razão de algo/ em vista de (pede preposição);
*Você repetiu muito as palavras, um exemplo foi a palavra patrimônio, então já perderia pontos na competência 4 que trata dos mecanismos de construção do texto.
Uma sugestão, mantendo seu ponto de vista: ‘’Segundo a Constituição de 1988, é dever do Estado preservar o patrimônio cultural e histórico brasileiro. (TEMA) Entretanto, essa garantia não é concretizada tendo em vista que muitos monumentos históricos, como o Parque Estadual de Monte Alegre- que fica no Pará- se encontram degradados devido ou ao vandalismo ou à ação do tempo. (MOSTREI COMO É VÍSIVEL) Isso ocorre em razão da inoperância governamental e da ausência de conscientização da sociedade. (TESE/ PONTO DE VISTA) Assim, é nítido o descaso quanto ao assunto em questão.’’
2° O segundo parágrafo ficou mais desenvolvido, mas se atente:
* Redundância: (…) “Os quais deveriam ser conservados, sofrem com a falta de conservação.’’ Se deveriam ser conservados, então já dá para deduzir o resto;
* (..)” É comum constatar que diversos artefatos (…)” Faltou exemplificar;
*já que (sem vírgula);
* Coerência: ‘’Tal fato promove o desgaste dos bens culturais’’ (..) Essa afirmação causou estranheza, pois ‘’tal fato’’ retoma a falta de conservação, aí em seguida vem o verbo ‘’desgaste’’.
*O restante ficou muito bom!!!
3° O trecho teve os mesmos problemas anteriores, como eco (individualismo/ altruísmo/social/patrimonial), além de ideias que não foram bem desenvolvidas.
*Atos de.
4° Você apresentou os elementos da conclusão (agente,ação modo e finalidade);
*Ao falar do governo já está implícita sua função;
*Finalizo com a seguintr observação: Se concentre em apenas uma proposta. É uma dica importante, porque evita gasto de tempo e linhas focando em duas. Além disso, lendo as redações nota 1000 dá para perceber que o pessoal se foca em detalhar apenas uma.
Vá no Blog do Enem, pois tem muitas dicas que me ajudaram. Sucesso na prova!!!!
See lessEstratégias para mitigar as problemáticas das cracolândias no Brasil
DanielVM
Olá, já te parabenizo pelo farto vocabulário e uso de conectivos. Além disso, você teve muitos repertórios. *Correção em cada parágrafo* 1° parágrafo: Errinho de ortografia. 1.1: Seguiu a fórmula que é contextualização, tema, tese- o que é ótimo; 1.2: Talvez tenha sido a digitação, mas a letra ‘’o’’Leia mais
Olá, já te parabenizo pelo farto vocabulário e uso de conectivos. Além disso, você teve muitos repertórios.
*Correção em cada parágrafo*
1° parágrafo: Errinho de ortografia.
1.1: Seguiu a fórmula que é contextualização, tema, tese- o que é ótimo;
1.2: Talvez tenha sido a digitação, mas a letra ‘’o’’ tinha que estar minúscula.
2° parágrafo: Estruturação/coerência/ uso da vírgula
2.1: Leio bastante redações nota mil e nos parágrafos de desenvolvimento eles afirmam (argumentos), explicam, dão exemplos e concluem. Observe: ‘’Diante desse quadro, é válido evidenciar, antes de tudo que as leis vigentes (INDICE NO TEXTO PELO MENOS UMA LEI) que tratam do tópico são carentes de aplicação no caso concreto, fato que corrobora a perpetuação dos pontos urbanos de uso da substância.” (POR QUE A CARÊNCIA DAS LEIS INTERFERE?)
2.2: A expressão ”no caso concreto” soou estranha.
2.3: Você usou o pronome ‘’dessa’’ que retoma cracolândia e não a droga em si. Então, ficaria incoerente.
2.4: *, Porque*
Sugestão geral: “Diante desse quadro, é válido evidenciar, antes de tudo, que as leis vigentes que tratam do tópico são carentes de aplicação mais efetiva, fato que aumenta o número de cracolândias. *Isso porque elas resolvem temporariamente o problema, como é o caso da nova Lei de Drogas sancionada em 2019 que prevê, inclusive, a internação compulsória. Sob essa ótica, no Brasil, 97% dos municípios tem centros de consumo do entorpecente, apesar do decreto que proíbe seu uso, que por sua vez causa dependência e prejudica o cérebro, coração, pulmões e rins.”
*Usei sinônimos para evitar repetir.*
*Mudei alguns termos, mas a originalidade permanece.
3° parágrafo: Estruturação.
3.1: Mesmo erro do p.2!
4° parágrafo: Somente ortografia e uma observação breve.
4.1: O termo policiais complementa instituições, logo o pronome tem que ficar no feminino: ‘’estas’’.
*Observação: usar o termo dependentes químicos mais acima situa o leitor: “(… ) nas áreas onde se concentram os dependentes químicos. Ademais, o setor de Assistência Social deve elaborar campanhas divulgadas por meio das mídias digitais a fim de oferecer a esses indivíduos uma reabilitação financiada pelo Estado, para reverter esse cenário e evitar o aumento de suas taxas no país. “
Bons estudos!!!!!
See less[CORREÇÃO MODELO ENEM COM NOTA) A insuficiência de políticas assistencialistas para garantir o bem-estar social da sociedade brasileira
Gojiberry
Boa tarde flor, tudo bem? Vou tentar fazer uma correção bem bacana pra você e qualquer dúvida entre em contato 😀 Desde a Revolução Francesa, entende-se que os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade são fundamentais para uma sociedade justa e igualitária. Entretanto, diversas vezes há uma faltLeia mais
Boa tarde flor, tudo bem? Vou tentar fazer uma correção bem bacana pra você e qualquer dúvida entre em contato 😀
Desde a Revolução Francesa, entende-se que os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade são fundamentais para uma sociedade justa e igualitária. Entretanto, diversas vezes há uma falta de medidas que visem garantir o bem-estar do corpo social brasileiro no contexto hodierno. Dessa maneira, é necessário medidas para superar esse impasse, o qual tem como causas a não resolução de problemas sociais em sua raiz e também a falta de empatia.
Nesse sentido, a não-resolução de mazelas sociais antigas torna insuficiente novas políticas assistencialistas atuais. Isso ocorre, [[1.1]] devido [[2]] a ausência de medidas para garantir a qualidade de vida do cidadão, já que[[1.2]] essas necessitam ser profundas, indo na raiz do problema. Diante disso, conforme [[4]] Nicolau Maquiavel, “governantes devem promover o bem universal”, independente da forma que isso será efetuado, seja através de altos investimentos[[1.3]] ou de pequenas alternativas. Assim, enquanto problemas sociais enraizados não forem resolvidos, difícil será garantir totalmente o bem-estar dos brasileiros.
Observa-se, além disso, a falta de empatia como peça-chave da baixa execução de formas de auxílio para efetivar o bem-estar na realidade do Brasil. Sob esse viés, tal situação pode ser ilustrada pelo romance “Ensaio sobre a cegueira” do autor José Saramago, em que a sociedade é marcada pelo egoísmo, ou seja[[1.2]] por uma mentalidade individualista. Desse modo, os governantes devem ser mais empáticos para com seu povo e não agir abundantemente em benefício próprio, isso se faz fundamental para a revisão da problemática.
[[A]]É preciso, portanto, que o Ministério da Cidadania invista em políticas públicas adequadas para prestar assistências aos indivíduos privados do pleno bem-estar social, fazendo antes pesquisas para montar o plano de ação, de modo a entender os maiores estorvos. [[B]] Com isso, o problema da insuficiência de políticas assistencialistas será atenuado e o Brasil tomará uma iniciativa para a efetivação plena do lema da Revolução Francesa.
CORREÇÕES DA GRAMATICA/SEMÂNTICA
1 – Uso de vírgulas
[1.1] – Locuções verbais não podem ser separadas por vírgula e “ocorre devido” caracteriza uma locução verbal.
[1.2] – Locuções conjuntivas explicativas (+ de 2 palavras como “isto é”, “já que”, “uma vez que”) devem vir entre vírgulas
[1.3] – Orações coordenadas sindéticas alternativas lado a lado exigem vírgula, sabendo disso, analisemos a estrutura que está no texto
1ª Oração – seja através de altos investimentos – Conjunção: SEJA
2ª Oração – ou de pequenas alternativas – Conjunção: OU
As duas são sindéticas, por isso exigem vírgula entre si
2 – Crase
Nesse caso, faltou a crase, pois a locução “ocorre devido” exige preposição “a”
DICA: para evitar esse engano troque por um substantivo masculino e, se o resultado for “ao”, a crase deve ser colocada
Ex.: Isso ocorre devido AO senso comum das pessoas
3 – Não tem tanto a ver com o texto, mas eu percebi que você tem colocado espaço antes das vírgulas na hora de digitar, e isso é gramaticalmente incorreto.
4 – Não está exatamente errado, mas poderia ser mais contundente (evitar brechas) se você adicionasse a obra ou palavras como “escreveu” “o pensamento” ou troca-se o termo conforme por “Segundo” “De acordo”, lembrando, esse são apenas palpites para ajuda na escrita
CORREÇÃO DA ESTRUTURA:
A – Antes de iniciar a proposta de intervenção, tente recapitular em outras palavras o que você disse anteriormente
B – Faltou explicitar para qual finalidade, pois eu, enquanto colega de estudo entendo que vai ser para evitar a insuficiência de políticas públicas, mas como o raciocínio foi cortado por ponto final e não há conjunção final (para que, a fim de que, com a finalidade…) ela acaba não ficando explícita e dando a impressão de ser apenas mais um arremate do seu texto
IMPRESSÕES PESSOAIS
[] Seu texto está excelente!!!! Continue assim, faltam poucos obstáculos até o 1000
[] No segundo parágrafo eu senti que Maquiavel não bate tanto com o argumento por se tratar de mazelas antigas, sendo assim, dê uma olhadinha sobre Sérgio Buarque de Holanda e o livro “Raízes do Brasil” acho que seria um ótimo argumento para esta redação e ainda para as próximas.
Agora vamos à PONTUAÇÃO!
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 180 😀
Você tem alguns desvios gramaticais no texto, mas ainda que pouco reincidentes, acho injusto que sua nota caia para 160 como o descritor do ENEM prevê.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 180 😀
Ainda há alguns desvios estruturais que já foram comentados, mas novamente, nada que faça sua nota cair para o descritor 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200 😀
Você elabora um texto que apresenta, claramente, uma ideia a ser defendida e seus argumentos justificam a posição que você assume em relação ao tema da proposta da redação e isso é INCRÍVEL, PARABÉNS.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200 😀
Os seus erros gramaticais, por serem mínimos, não comprometem em nada seu texto, dá pra perceber o seu potencial!!! PARABÉNS.
5. Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos – 160 😊
Infelizmente, como foram 2 erros cometidos na estrutura, precisei tirar alguns pontinhos a mais por causa da falta de detalhamento (a retomada geral) e de um elemento essencial que é a finalidade que, no caso, foi mesclada com o arremate, o que não ficou de bom tom, mas pode ser melhorado.
Qualquer dúvida ou contestação, pode mandar no privado que estarei de prontidão para respondê-la
See less#RumoAoMil #QuaseLa
Meio Ambiente com sustentabilidade
Gojiberry
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT, somente no Brasil o setor produz 170 mil toneladas de lixo por ano, o que tem afetado severamente o meio ambiente. Sem a conta real de dados estatísticos, em proporções mundiais, esse tipo de resíduo sólido tem númerosLeia mais
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT, somente no Brasil o setor produz 170 mil toneladas de lixo por ano, o que tem afetado severamente o meio ambiente. Sem a conta real de dados estatísticos, em proporções mundiais, esse tipo de resíduo sólido tem números bem maiores. Infelizmente, no Brasil, [[1]]nos grandes centros industriais,[[2.1]] utilizam-se, ainda, dos lixões urbanos para depositar essa espécie de dejeto. Nisso,[[3]] essa velha prática configura-se[[4]] como transtorno para o meio ambiente por causa da contaminação do solo e água, [[5.1]]mas também do comprometimento da saúde pública.
Em primeira análise, a contaminação do solo e das águas subterrâneas acontece também pela deposição do lixo têxtil em áreas de grande concentração de pessoas. Nesse contexto, para minimizar os riscos dos contaminantes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as estações de tratamento de água têm orientado a reciclagem dessa[[6]] espécime de dejetos para não atingir o lençol freático e, assim, garantir a potabilidade da água. Isso faz da prática errada e intensa de recolhimento de resíduos têxteis, [[2.2]] em lugar inadequado, uma fonte de contaminação do solo e das águas subterrâneas. É, portanto, inaceitável que as autoridades públicas não tratem adequadamente aterros para a deposição de detritos dessa espécie, [[2.3]] e, assim, não haja combate à distribuição possível de água contaminada.
Em segundo plano, destaca-se [[7.1]] impacto do lixo têxtil na saúde pública pelos danos causados pelo seu descarte incorreto em lixões. Nesse sentido, o Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio/SP considera o despojo inadequado desses detritos uma questão de saúde pública, pois, além de causar alagamentos e inundações, podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar. Isso tem prejudicado a saúde de[[7.2]] pessoas e a degradação [[6.2]] do meio ambiente. Nessa visão, os lixões geram novos problemas ao ecossistema, à saúde pública e aos cofres públicos. É, portanto, inaceitável que as autoridades ambientais não fiscalizem o refugo correto do lixo de tecido sintético [[8]] e, assim, não haja compromisso com a saúde da comunidade.
[[A]] Portanto, devem-se buscar ações que enfrentem as ameaças provocadas ao meio ambiente pelo [[10.31]] lixo têxtil. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a exigência da erradicação dos lixões e [[6.3]]a reciclagem dos resíduos sintéticos, por meio de leis ambientais destinadas às administrações municipais, [[9]] onde há polo industrial. Também deve propor métodos e hábitos sustentáveis às indústrias têxteis como desenvolver roupas de maior duração temporal [[5.2]]e possam ser recicladas e reutilizadas, a fim de diminuir os impactos nocivos à população que depende do meio ambiente para viver. Dessa forma, poderá se evitar a contaminação do solo e água, [[5.1]]mas também fortalecer o comprometimento com a saúde pública.
[1] Erro da colocação de contração:
A contração “nos” (em + os) está irregular pois “em” introduz os advérbios de lugar e nesse caso “os grandes centros industriais” faz função de sujeito ;D
[2] Vírgulas mal colocadas:
[2.1] – Como “nos grandes centros industriais” faz papel de sujeito, essa vírgula está separando sujeito e verbo, o que nunca deve acontecer ;D
[2.2] – Essa vírgula não deveria ser colocada aqui, pois “em lugar inadequado” pertence à mesma oração, além de ser restritivo, não explicativo. Afinal, se fossem levados ao local adequado, não seria errado. Os termos “errada” e “inadequado” também caracterizam pleonasmo pois têm o mesmo sentido :D
[2.3] – Nunca se deve colocar vírgula antes do “e”
Comentário: Pleonasmos são termos como “subir pra cima”
[3] Erro na colocação de pronomes demonstrativos
É bom evitar a colocação de pronomes demonstrativos lado a lado, principalmente se um deles estiver com o papel de conectivo, afinal “esse” já retoma perfeitamente a ação supracitada ;D
[4] Erro na colocação de pronomes oblíquos
Esse caso demanda uma próclise, pois o pronome demonstrativo “puxa” o pronome para antes do verbo
Dica: Não só os demonstrativos, mas os relativos e indefinidos também “puxam” ;D
[5] Erro na colocação de conjunção
1. Nesse caso o “mas também” está indevido, pois indica termos que se aliam e contrapõem ao mesmo tempo, você poderia substituir por termos como “bem como” “além de”
Ex.: Não queria noivar, mas também não queria ficar sem o rapaz.
2. A conjunção correta nesse caso é o “que” pois é uma Oração Subordinada Adverbial Restritiva, não uma coordenada aditiva
Outra alternativa é optar pelo “não só” [primeiro item] “mas também” [segundo item] o que tornaria o termo completamente aditivo
[6] Erro de concordância
1. Espécime é um substantivo masculino, por isso deveria ser usado o termo “desse”, ou o termo “espécie
2. A forma correta derivada de “degradação” e transformada em verbo, nesse contexto, é “degradado” pois deveria estar como locução verbal do verbo “tem”, observe que se separarmos as sentenças que você tentou unir com o verbo “tem”, “a degradação” se apresenta como complemento de “tem prejudicado”
Isso tem prejudicado a saúde de pessoas e a degradação do meio ambiente
1º Complemento: a saúde de pessoas
Oração completa: Isso tem prejudicado a saúde de pessoas
2º Complemento: a degradação do meio ambiente
Oração completa: Isso tem prejudicado a degradação do meio ambiente
Agora com a mudança, não há erro de semântica, observe:
Isso tem prejudicado a saúde das pessoas e degradado o meio ambiente
1ª Oração: Isso tem prejudicado a saúde das pessoas
2ª Oração: Isso tem degradado o meio ambiente
3. Se no complemento “da erradicação dos lixões” precisou da contração “da” (de + a), “a reciclagem dos resíduos sintéticos” também deve ter “da”
[7] Erro no uso de artigo
1. Faltou o artigo “o”
2. Sem o artigo e, contração no caso, o texto acaba ficando vago, por isso deve usado o “das” pois não são quaisquer pessoas e sim pessoas prejudicadas
8 – Erro de coesão textual:
Evite informações não específicas que ainda não foram citadas, pois a essa altura do campeonato não compensa especificar, isso tira a credibilidade do seu texto, nesse caso por exemplo, é possível entender que todo o seu discurso anterior foi baseado só nos tecidos sintéticos.
9 – Erro em oração subordinada adverbial restritiva
Perceba que no trecho “por meio de leis ambientais destinadas às administrações municipais, onde há polo industrial” há duas orações:
A principal: por meio de leis ambientais destinadas às administrações municipais
E a subordinada adjetiva: onde há polo industrial
Perceba também que essas leis devem ser destinadas APENAS às cidades que têm polo industrial, certo? O “APENAS” é algo restritivo, logo se é restritivo, não há vírgula, pois vírgulas são usadas em explicativas.
10 – Repetição de palavras, vou mostrar a lista e os possíveis substitutos, claro que exigindo mudança de estrutura das orações ;D
Saúde 8x – Bem estar, Sanitarismo, sadio, saudável, salubre, são
Água 8x – bem natural (derivação poética), recurso hídrico, lençol freático (no caso de águas subterrâneas), esgoto (no caso de tratamento)
Pelo (a, os, as) 7x – Por, por causa, Através… (em alguns casos não é nem necessário repetir alguns termos como no ponto que marquei o 10.31)
Pública (as) 7x – Do povo, pertencente/comum à população, dos cidadãos brasileiros, do estado, dos habitantes, da nação (Não tão usual, visto que o Brasil é um país, não uma nação)
Meio ambiente 6x – Recursos naturais, cadeia ecológica, ecossistemas, (pode-se colocar também só meio ou só ambiente, assim se economiza, já que o termo é um pleonasmo por si, visto que meio é o mesmo que ambiente)
Contaminação e suas variantes 6x – poluição, fonte residual, destruição, alteração,
Têxtil 6x – Tecidos, roupas, resíduos sólidos da tecelagem
Solo 5x – Terreno, terra, superfície dos ecossistemas
Portanto 3x / assim x3 – Logo, dessarte, desse modo,
Inaceitável 2x e autoridades 2x – Mesmo que apenas duas vezes, eles foram colocados em situações idênticas estruturalmente: Na conclusão dos desenvolvimentos
ERRO DE ESTRUTURA
[A] – Quando for iniciar a conclusão faça uma breve resenha do que já foi dito anteriormente antes de iniciar a proposta de intervenção
DESCRITIVOS ENEM – Não gosto muito de pontuar, mas vou fazer uma aproximação do meu parecer
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – =~~ 140 (Entre 120 e 160 seguindo os descritivos do ENEM) 😊
Você não escreve medianamente, como se lê no descritivo de 120 pontos, mas ainda há um número de erros gramaticais e palavras reincidentes que não podem ser ignorados, o que o impede de alcançar os 160 pontos
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200 :D
Você desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200 :D
Você apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de maneira consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 :I
Eu percebi que seu ponto fraco ainda são os recursos coesivos, tente estudar sobre o assunto para aplica-lo na redação, vai compensar muito 😉
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos.-180 :D
Ainda que sua proposta esteja completa faltou articular com o restante do texto, o que encaixa na parte de detalhamento, só por isso não dei total, mas espero que na próxima já esteja fresquinho na mente ;)
E bom, é isso, qualquer dúvida ou contestação pode me chamar no privado, bora junto que a gente vai mais longe :D
See lessE ah! Espero que com essas dicas você possa ajudar outros estudantes também :D Abraço
#RumoAo1000
Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde
DanielVM
Olá! Ressalto que entendi que tem o olhar crítico. Além disso usou vários repertórios. Mas, se atente: *O Enem cobra os temas no contexto do Brasil, tanto é que as soluções estão dentro do mesmo. Logo, vou considerar isso na correção, 1) Você mostrou os argumentos. Mas, ressalto que deixe um espaçoLeia mais
Olá! Ressalto que entendi que tem o olhar crítico. Além disso usou vários repertórios. Mas, se atente:
*O Enem cobra os temas no contexto do Brasil, tanto é que as soluções estão dentro do mesmo. Logo, vou considerar isso na correção,
1) Você mostrou os argumentos. Mas, ressalto que deixe um espaço para informar sua tese. Por exemplo: ”(…) desigualdade de gênero e a falta de incentivo para que as mulheres ocupassem lugares nas ciências da saúde. Dessa forma, é imprescindível debater tal situação e encontrar medidas que visem mitigá-la NO PAÍS.”
* O verbo enunciar pode ser transitivo ou bitransitivo. Na sua redação é bitransitivo, pois algo é enunciado em algum lugar. Como você inverteu, o adjunto adverbial se deslocou, portanto vem acompanhado com vírgulas.
”Declarada em 1988, a Constituição Federal enuncia, *em seu artigo 6°,* o direito à educação, à saúde e ao trabalho como essencial a todo indivíduo no Brasil.”
*Se quisesse poderia usar o travessão também.
*Porém,* *tristemente, nos dias de hoje e diariamente são termos clichês. Evite-os. Como substituí-los? Explore o repertório que você já tem, assim mostra que o problema é atual;
2) Você tem bases argumentativas, mas é o que te falei. O tema tem que ser explorado dentro do contexto brasileiro. Óbvio que o repertório não precisa ser nacional, mas deve seguir uma lógica.
*Outra questão: tanto o 2° parágrafo quanto o 3° estão muito pouco desenvolvidos.
*´Para não se perder mais, siga essa dica: nos parágrafos de desenvolvimento, comece pelo que quer defender. Depois explique, dê exemplos e retome. Por exemplo: ”Em primeiro lugar, vale ressaltar que o patriarcado consoante à Grécia clássica não era inclusivo quanto às mulheres nessas ciências. Isso porque…” Percebeu a diferença? Não mudei seu repertório, mas desenvolvi um possível começo.
*Use termos estrangeiros quando for muito necessário. No seu caso não houve excesso, mas fique atento;
3) *Mesmo problema do 2°.
*falta de*
*”Marie Curie, famosa cientista de *física e *química do século 20, para ter acesso ao ensino superior precisou mudar-se da Polônia para a França devido a uma proibição política que negou o ensino superior às mulheres polonesas.”
*Cuidado com repetições. Houve muita repetição do termo mulheres, por exemplo. Para evitar isso use sinônimos ou pronomes.
*Se invés de repetir ensino superior você usasse ”esse ensino” soaria melhor também;
4) *Seria mais viável substituir o ”status quo” por um termo brasileiro, já que há formas mais claras de falar sobre uma situação. Quando há um termo estrangeiro que tem equivalência evite-o.
*A redação já é voltada à reflexão, portanto fica muito redundante essa forma de iniciar.
*O Enem-para a conclusão- exige agente, ação, modo, e finalidade;
No geral, indico que deixe seu texto mais coerente com os repertórios que você já tem.
Dica: O ”blogdoEnem” me ajudou bastante no desenvolvimento. Vá lá!!! Sucesso!!!!
See lessO combate ao assédio moral no mercado de trabalho em discussão no Brasil
Herbert_Allen01
ANÁLISE GERAL * Bom dia Bia, tudo bem?? Primeiramente, gostaria de explanar os principais problemas e acertos que encontrei no seu texto, e depois farei uma análise individual de cada parágrafo. 1. Principal problema: * Acredito que houve um tangenciamento do tema em seu texto, pois ele pede que vocLeia mais
ANÁLISE GERAL
* Bom dia Bia, tudo bem?? Primeiramente, gostaria de explanar os principais problemas e acertos que encontrei no seu texto, e depois farei uma análise individual de cada parágrafo.
1. Principal problema:
* Acredito que houve um tangenciamento do tema em seu texto, pois ele pede que você discuta o COMBATE ao assédio moral no trabalho, e não sobre o assédio moral propriamente dito. (Ex: o tema de 2015 do Enem pedia uma dissertação argumentativa sobre a PERSISTÊNCIA da violência contra a mulher na sociedade brasileira, mas muitos estudantes fugiram do tema ao discutir sobre a violência contra a mulher ao invés da sua persistência no cenário nacional). Ou seja, você teria que, por exemplo, apontar se esse combate existe, não existe ou é insuficiência, formas de combater tal problemática ou até obstáculos que impedem o seu combate (Ou outras ideias, vai de sua criatividade e de seu conhecimento acerca do tema, mas tem que estar relacionado sempre ao combate).
2. Pontos positivos:
* Ótimo uso dos conectivos interparagrafais e interperiodais ao longo do texto, tornando a leitura bastante fluida.
* Repertórios socioculturais pertinentes com seus argumentos, enriquecendo seu texto e mostrando seu domínio de conhecimentos gerais acerca do assunto (Repertório cultural na introdução, histórico no D1 e citação de uma autoridade no D2)
ANÁLISE INDIVIDUAL
1. Introdução:
* Repertório pertinente e bem manipulado.
* Tente utilizar as palavras do tema de forma direta na introdução, evitando os sinônimos nesse primeiro momento, pois o corretor tende a buscar tais palavras temáticas para fins de avaliação.
* Infelizmente, o tangenciamento começa aqui, onde você não comenta em momento algum sobre o COMBATE a problemática (O corretor perceberia isso ao buscar as palavras temáticas, mostrando a ausência desse principal elemento do tema)
2. Desenvolvimento 1:
*Linha 1: evite a repetição de termos, como o “na”, substitua por outra palavra.
* Ótimo uso dos conectivos
* Ausência da abordagem do combate (continuação do tangenciamento)
* Linha 4: utilização do termo “essas” aponta o controle dos empregados e a hierarquia de funções como atitudes degradantes e humilhantes. A primeira pode até ser, mas a hierarquia de funções é algo que ocorre em qualquer instituição do país e do mundo, não sendo algo necessariamente humilhante, o problema estaria no abuso dessa hierarquia, que creio eu, foi o que você quis dizer, mas não desenvolveu essa ideia, e o erro está ai.
3. Desenvolvimento 2:
* Linha 2: A antropóloga fez o quê?? Falta um conectivo antes da palavra existe para relacionar os elementos desse período. (Sugiro “afirma que existe…”)
*Embora a inoperância estatal possa indicar a ausência de um combate por parte do governo, você não desenvolveu o parágrafo com base nesse pensamento, pois há a falta de elementos que relacionem seu argumento a essa ideia central.
* A relação entre o repertório e o argumento poderia ser melhor desenvolvida.
4. CONCLUSÃO
* Contém os 5 elementos válidos, contribuindo para que você atinja a pontuação máxima na competência 5.
ANÁLISE FINAL
See less* Se o tema fosse “O assédio moral no trabalho em discussão no Brasil” tu teria uma nota maravilhosa, pois no geral ela está muito bem escrita, coesa, coerente e com ótimos repertórios socioculturais, apenas com uns errinhos aqui e ali. Mas já que não é, o tangeciamento comprometeu bastante seu texto por inteiro, afetando sua nota significativamente.
* Recomendo que você separe sempre as palavras principais do tema e em cada parágrafo lembre de aborda-las, evitando assim a fuga do tema.
* Desejo uma boa sorte nas suas próximas redações. Sucesso, Bia!!!
Os efeitos do preconceito linguístico na sociedade brasileira
Herbert_Allen01
ANÁLISE GERAL Boa tarde Daniel, tudo bem?? Gostaria de primeiro pontuar algumas principais incongruências em seu texto que podem afetar significativamente sua nota. 1. Senti que você acabou fugindo da proposta do tema, que era sobre os efeitos do preconceito linguístico e não sobre os fatores que coLeia mais
ANÁLISE GERAL
Boa tarde Daniel, tudo bem?? Gostaria de primeiro pontuar algumas principais incongruências em seu texto que podem afetar significativamente sua nota.
1. Senti que você acabou fugindo da proposta do tema, que era sobre os efeitos do preconceito linguístico e não sobre os fatores que corroboram com tal problemática, como você abordou nos parágrafos de desenvolvimento.
2. Há uma má articulação de ideias ao longo do seu desenvolvimento 1 e 2, pois há uma abordagem de tópicos variados que não estão bem relacionados entre si, evidenciando uma falta de coerência e planejamento de texto (Ex: no D1 você começa falando sobre poder do capital, depois parte para favelas, e em seguida comenta sobre um tópico histórico de segregação entre elite e escravos, e finaliza abordando políticas educativas, sem atribuir um foco principal ou relação entre todos esses elementos)
TÓPICOS POSITIVOS
1. Sua introdução é coerente, manipulando o elemento externo (presença de diversas culturas) muito bem, tornando seu parágrafo mais rico e contextualizado com o tema.
2. Sua conclusão possui os 5 elementos válidos (agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento), o que é excelente para alcançar a pontuação máxima na competência 5.
ANÁLISE DETALHADA
Introdução:
* Linha 1: em vista da PRESENÇA daS culturaS (O uso da palavra “presença” traria maior coesão para seu período, pois do jeito que está, não fica evidente a relação dessas culturas com o Brasil/ Faltou colocar as palavras no plural, pois se trata de mais de uma cultura)
* Linha 2: se constitui UM entrave
* Em sua tese, você deveria ter abordado os efeitos do preconceito linguístico, sendo recomendado dividir em 2, um para cada parágrafo de desenvolvimento
Desenvolvimento 1:
* Como mencionado na exemplificação da análise geral, há uma ausência de planejamento de texto, sem foco no efeito do preconceito linguístico mencionado ( a exclusão de quem está fora dos estereótipos e padrões linguísticos impostos pela indústria de massa), provavelmente tangenciando o tema.
* Ocorre a ausência de repertório sociocultural para fortalecer seu argumento.
Desenvolvimento 2:
* Linha 1: ausência de um conectivo interparágrafo, dando início ao terceiro parágrafo de seu texto.
* Linha 4: 84º lugar aonde?? (Informação incompleta)
* Linha 5: uso inadequado do ponto de continuação
* Não foi abordado algum efeito no preconceito linguístico neste parágrafo, tangenciando o tema.
* Há a presença de dados que contribuem com o fortalecimento de seus argumentos, porém, o de Habermas foi pouco desenvolvido, não contribuindo muito com suas ideias (O corretor não tem a obrigação de ir pesquisar sobre o repertório para saber do que ele se trata, então sua explicação e relação com o argumento precisam estar explícitos no texto, contribuindo com o seu entendimento completo)
Conclusão:
* Linha 4: “Estados” deve ser iniciado com letra minúscula. ( Estado com letra maiúscula apenas quando se referir ao país)
ANÁLISE FINAL:
See less* Daniel, você parece entender o tipo de texto pedido e tem uma ótima criatividade quanto a elaboração de ideias para inserir nos seus argumentos. Mas é preferível que você condense elas, buscando apenas o necessário e desenvolva mais ele, relacionando melhor com o tema proposto.
* Indico que tu leia redações de nota 1000 para treinar melhor o seu planejamento de texto nos parágrafos de desenvolvimento
* Cuidado com o tangenciamento, foque apenas no que é pedido pelo tema.
* Boa sorte nas próximas redações. SUCESSO!!!
Impactos positivos e negativos do avanço tecnológico na vida moderna
Gojiberry
Boa noite Golias!! Vou fazer sua correção detalhadamente!! E, não gosto de dar nota mas vou me basear no portal do MEC pra tentar ser o menos injusta possível, afinal, você me parece ter muito conteúdo mas ainda pouco domínio de como se expressar, então vamos lá, vamos evoluir juntos! 1. Domínio daLeia mais
Boa noite Golias!! Vou fazer sua correção detalhadamente!! E, não gosto de dar nota mas vou me basear no portal do MEC pra tentar ser o menos injusta possível, afinal, você me parece ter muito conteúdo mas ainda pouco domínio de como se expressar, então vamos lá, vamos evoluir juntos!
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 120 :I
Eu achei mais de 20 erros na sua escrita, alguns até graves, contudo, não se preocupe eu vou pontuar cada um deles depois da correção geral :)
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 180 :D
Eu AMEI seus argumentos, mas o segundo parágrafo ainda não está tão bom, seria bom preenchê-lo com fatos mais delimitados, uma citação, um filme, porque por mais que saibamos que isso acontecia os corretores oficiais gostam desses contornos alusivos.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 :) Ainda que consistentes, tente selecioná-los melhor, pois a impressão que tenho é que suas ideias vieram no meio da sua produção textual já pronta e você não soube encaixá-las tão bem, então selecione melhor o que e como defender, pois sabemos que há um universo de informação a ser colocada mas infelizmente o dissertativo argumentativo é muito superficial para incluí-las :/
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 :I
Houve muitos erros quanto aos conectivos e um deles até contrapõem fatos que não deveriam ser contrários dentro do mesmo parágrafo e isso acarretou prejuízos ao seu texto
5. Conclusão e proposta de intervenção – 40 ;-;
Você apenas conclui e relaciona ao tema porém não apresenta a proposta de intervenção (uma solução para o problema), o que é essencial para o texto dissertativo, que deve apresentar:
Agente: quem?
Ação: o que?
Meio/modo: Como? Através de que(m)?
Finalidade: Para que isso? Qual a finalidade?
Nota geral: 620
Correção da gramática:
O educador Paulo Freire dizia em uma de suas maiores obras “A Pedagogia do Oprimido” que “o homem é um ser inacabado” [1.1] essa frase é muito pertinente em nossos dias em um mundo com tantos avanços tecnológicos, principalmente nas comunicações, pois é momento de analisar qual é o produto desse grande fluxo de informações e desinformação. O acesso a [2.1] informação possui um fluxo jamais visto, mas, [3] mesmo [4.1] elas possuem o lado bom e o ruim. Este pode ser visto principalmente na propagação de ideias que fazem apologia a [2.2] violência [1.2] historicamente [4.2] condenadas em nossa sociedade [1.2] enquanto aquele é o resultado de um maior acesso as [2.1] informações para o exercício da cidadania e a conexão entre pessoas.
See less[5] Por um lado, temos o avanço de grupos nazistas e [6] neofacistas em todos os países.[7] Pessoas que, usando da prerrogativa constitucional do direito de expressão, abusam de tal direito [8] para expor aquilo que a própria carta magna protege como o bem mais [11] preciso,[9] o direito [2.3] a vida. É de conhecimento de todos que o nazismo foi um momento muito sombrio para a humanidade e que aquele [10] episódio foi base para a criação da Declaração dos Direitos Humanos. Mas, não é incomum, mesmo [11]na nos canais abertos de televisão expressões do tipo: “Os direito[11] humanos só servem para [11]banidos”; “A polícia prendeu, mas os [11] diretos humanos ajudam o bandido” e outros mais. Essas afirmações, em bem da verdade, não são informação, pois elas trazem para a população [11] um ideia errada do que seria os “ [11] Diretos Humanos”, esse tipo de desinformação só favorecem ao aumento da violência.
Mas [13] temos também muitas [20] coisas boas com a era da informação. Um bom exemplo disso é o acesso que as pessoas tem [15] aos portais de transparência, isso facilita o exercício da cidadania, já que, é possível verificar onde e como está sendo aplicado os recursos públicos. Saber para onde o nosso [13] dinheiro está indo é essencial para o exercício da cidadania. [14] Por outro lado, a comunicação entre pessoas tornou-se mais acessível, enquanto que na década de 90 [1.3] para se comunicar com um ente que residia em outro estado [1.3] era necessário gastar valores absurdos às [2.4] operadoras de telefonia ou em fichas telefonicas [11] [16] hoje o processo tem custo muito menor e com direito a fotos e videochamadas. [17] O sentimento de proximidade que isso trouxe é um ganho fenomenal.
Tudo [11] Isso mostra que realmente vivemos [13] em uma grande aldeia global. Muitos de nós [13] estamos aproveitando toda essa evolução tecnológica para sermos cidadãos e ainda conhecer e reconhecer o outro, mas outras pessoas estão usando todo o potencial de fluxo de informação para [18] se afastar do civilizado rumo à barbárie. Essa aproximação ou distanciamento talvez seja [19] o acabamento do que diz o [11] Patrono da Educação, pois a escolha de como usar a avanço tecnológico que dirá se [13] seremos um povo mais unido ou grupos mais distantes.
[1] Explicações devem estar entre vírgulas
1. Como você foi explicar o uso da citação, o trecho deveria estar entre vírgulas, nesse caso, basta adicionar uma no começo
2. A explicação sobre a violência também deveria vir entre vírgulas
3. Não é bem uma explicação, mas uma informação adicional, ou seja, você poderia seguir com a oração principal sem perda de coerência.
[2] – Faltou crase pois:
1. a palavra “acesso”, rege a preposição a e somado ao artigo a(s), exige preposição, afinal as pessoas tem de ter acesso A algo.
2. Assim como acesso, apologia também rege preposição “a” pois quem faz apologia, faz apologia a algo ou a alguém.
3. Direito também rege a preposição “a” Ex: Eles têm direito ao salário mínimo e à aposentadoria.
4. Esse caso é oposto, aqui não tem crase, pois o verbo gastar rege a preposição “com”, logo a preposição “a” não existe, junto dela cai por terra a acentuação.
Dica: Quando tiver em dúvida onde há crase ou não, substitua por um substantivo masculino e se o resultado for “ao” é porque há crase, ou apenas se lembre que à = a+a.
Ex: Fez apologia AO crime / Não teve acesso AO local.
[3] – Por incrível que pareça, “mesmo” usado como retomada é registro de fala coloquial e o modelo ENEM não aceita, :/ além do fato que não faria diferença ele estar ou não ali, a não ser que seja para ênfase, o que transformaria a oração para “Mas, mesmo ele possuindo lado bom e ruim…” o que causaria grande mudança no seu texto e, em terceira e melhor hipótese você poderia colocar “até mesmo”.
[4] Erros de concordância
1. Você não poderia ter retomado o termo com o pronome “elas” pois o sujeito é “o acesso à informação” e o acesso é “ele”, por isso deveria ser “ele possui o lado bom e o ruim”.
2. Em “condenadas”, o termo a ser retomado é “violência” então deveria ser colocado no singular 😉
[5] – “Por um lado” é um adjunto adverbial, esse elemento, quando é deslocado e possui 3 palavras ou mais, deve ser separado por vírgula, dois-pontos também seria uma boa, pois daria ênfase :D
[6] – O prefixo “Neo” deve ser colocado sempre junto à palavra.
[7] – O tópico frasal não precisa sempre vir separado por ponto, nesse caso era necessária vírgula.
[8] – (Dica :D) daria pra “economizar” a palavra direito nesse caso, pois “tal” já dá ideia de retomada, e só no seu 2º parágrafo há 5 palavras “direito”.
[9] – (Sugestão) – uso de dois pontos seria como “um pouso do herói” pelo forte argumento que tem em mãos.
[10] – “O nazismo” deve ser retomado por “esse”, por não estar distante no texto e já ter sido citado.
[11] – Erros de digitação, imagino eu :D
[12] Atenção para a repetição (aquelas que aparecem + de 2 vezes) das palavras:
Direito – 8 repetições
Mas – 5 repetições
Informação – 4 repetições / derivados: desinformação – 2 repetições; informações (2 repetições)
Acesso – 3 repetições / derivados: acessível uso único
Pessoas – 5 repetições
Exercício da cidadania – 3 repetições
Comunicação – uso único / derivados: comunicar, comunicações – uso único
Avanço – 2 repetições / derivados: avanços – uso único
[13] É terminantemente proibido qualquer menção ou alusão à primeira pessoa (eu ou nós) no texto dissertativo argumentativo, mesmo que seja pronome possessivo :/
[14] Além de repetido, o adjunto foi mal empregado nesse caso, pois não há contraposição no meio desse parágrafo, sim uma continuação, 😉 que poderia ser substituída por “Ainda comentando os benefícios” “Outrossim” “Além do fato que” entre outras locuções que conectem, não contraponham.
[15] O verbo “ter” em seu plural é flexionado com acento, Eles(as) tÊm.
[16] Ponto Final, pois o assunto sobre o acontecimento passado foi encerrado para que pudesse iniciar a conclusão do parágrafo/argumento.
[17] Nessa ocasião deveria ser usada a vírgula, pois é a frase conclusiva da sua última proposição, ou seja, “mesmo assunto”.
[18] O pronome “se” está mal posicionado, este é um caso de próclise, ou seja, o correto seria “afastar-se”.
[19] Nunca use talvez ou palavras que deixem dúvida em seu texto, principalmente na conclusão, eu como colega de estudos entendo o sentido, mas um corretor real interpreta como vício de linguagem ou que você não tem certeza do que está falando e isso torna fraco qualquer argumento.
[20] “Coisas” também é considerado marca de oralidade, evite usar esse termo, nesse exemplo seria possível empregar substitutos como “benefícios”
Os problemas do saneamento básico no Brasil
DanielVM
Olá! É notável que você sabe usar conectivos que interligam parágrafos, mas se atente: 1) Cuidado com repetições. Por exemplo, se você mencionasse somente ideal, já daria para saber que era democrático. Você também mencionou muito a palavra ‘’saneamento’’ e ‘’ brasileiros’’ no decorrer da sua redaçãLeia mais
Olá! É notável que você sabe usar conectivos que interligam parágrafos, mas se atente:
1) Cuidado com repetições. Por exemplo, se você mencionasse somente ideal, já daria para saber que era democrático. Você também mencionou muito a palavra ‘’saneamento’’ e ‘’ brasileiros’’ no decorrer da sua redação. Para evitar isso, use sinônimos ou conectivos;
*Cuidado com o eco. Percebeu a rima que dá ao ler o trecho que tem as palavras democrático/ básico/ qualidade/atualidade? Eco é vício de linguagem. No texto em prosa, isso é despontuado.
*Quanto ao trecho: (..) São problemas na atualidade’’, pense que se está caindo no Enem, então é um problema… Sugestão: ‘’(…) Isso porque, os desafios em oferecer um saneamento eficaz à população perpassam a esfera governamental, o que por sua vez, recai nos gastos públicos. Em consequência disso, aumenta-se a desigualdade que atinge, sobretudo, crianças de periferia, o que fere a Carta Magna. Por isso, convém (..) ‘’
*Dessa forma, você fala que o problema é atual, mas mostrando repertório. Além disso, citar a desigualdade explora mais da introdução e fortalece o seu texto.
2) Você explicou bem como funciona a negligência na primeira parte. Mas, quanto à parte do impasse, faltou explorar um pouco mais. Observe: ‘’(…) Se transforma em um impasse mais complexo de se combater quando começa a envolver esferas tangíveis da saúde brasileira (…)’’ Quais esferas? Em seguida, você fala de consequências, mas quais?
*Eco em estrutural/ nacional/ qualidade/sociedade/ nacional/ municipal/.
*Cuidado com períodos longos. Prejudicam a a clareza do texto.*
3) No Enem são usados dois argumentos. Mas, você usou apenas um, já que você usou os gastos públicos como consequência. Além disso, o período também ficou extenso.
*Teve bastante eco também*.
* Esses termo ‘’dias atuais’’ é muito clichê, porque a redação é justamente para falar disso.
4) A conclusão tem agente, meio, modo e finalidade. Mas, organize melhor a coerência e coesão. Pois, respectivamente, dizer que a falta de saneamento deve ser ‘’combatida’’, assim como o tamanho do período prejudicou a clareza.
*, de uma forma mais assertiva, *
*Fechou com a retomada da citação. Muito bom!!!
Dica: Explore mais o tema, os conectivos, sinônimos e siga a estrutura (introdução, argumento, argumento, conclusão). Sucesso!!!!!
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