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Políticas afirmativas e sua eficácia no Brasil.
AnaLuizaGalvão
Em tempos atuais (1) a sociedade atual precisa buscar entender que sempre houve diversidades e (2) que isso nunca irá mudar e que o governo também deve cuidar dos direitos e dos deveres de todos os cidadãos que votaram em seu governante com a confiança de que não irá desapontar a todos pois algo maiLeia mais
Em tempos atuais (1) a sociedade atual precisa buscar entender que sempre houve diversidades e (2) que isso nunca irá mudar e que o governo também deve cuidar dos direitos e dos deveres de todos os cidadãos que votaram em seu governante com a confiança de que não irá desapontar a todos pois algo mais sério como a fome não é algo que a população quer nos dias de hoje. (3)(4)
See less(5) Negros,pardos,albinos,manchados,brancos (6) uma mistura de várias culturas,vários povos juntos em um só planeta,então porque a (7) tanta briga por essa diversidade,pela cor,pelo jeito, (8) não importando se as pessoas fosse (9) presas ou mortas só matando pela cor sem dar importância ao caráter da mesma,o que também nos atualiza contra a fome não só a essas pessoas mais (10) ao resto do mundo. (11)(12)
No passado,a fome (13) era vista em vários países como algo sério o (14) que levava a várias doenças a aparecerem,e (15) hoje são levadas mais a sério existem vários recursos que (16) para atender a necessidade das pessoas (17) podem ser muito bem usados e o governo ajudando a essas pessoas que tem (18) poucas condições e não conseguem um trabalho digno para ajudar a família pela má vontade das pessoas.
(19) É importante lembrar de ações (20) uma é o (21) bolsa família,que (22) ajudam as pessoas com menos renda a terem um modo de vida mais adequado para se viver como uma casa melhor.a (23) distribuição de cestas básicas para a população e a ação de nutricionistas nas redes de pouco acesso a (24) população com baixa renda para evitar de crianças criarem a obesidade (25) uma doença totalmente compulsiva mortal se não tratada rápido.
1: Deveria haver uma vírgula pelo uso do adjunto adverbial deslocado.
2: Troca-se o “e” por uma vírgula, para não haver repetições.
3: Queísmo no parágrafo inteiro, contei 5 “que”, tente articular melhor os pronomes relativos, usando cujo, cuja, o qual, a qual, etc.
4: Um parágrafo inteiro em um período não é bom, vamos articular melhor isso ai.
5: Faltou iniciar o parágrafo com um articulador coesivo, como “mormente”.
6: Aqui, seria melhor um dois-pontos (:), ficaria assim com eles: “Negros, pardos, albinos, manchados, brancos: uma mistura de várias culturas, vários povos juntos em um só planeta”
7: Há*, do verbo haver, não um artigo definido.
8: Está sendo feita uma pergunta, então deveria haver um ponto de interrogação (?).
9: fossem*, o verbo deve concordam com o sujeito “pessoas”, que está no plural.
10: mas* aí deve haver uma conjunção adversativa e não uma adicional.
11: Problema com uso das vírgulas em todo o parágrafo, lembre-se do espaço! Corrigido ficaria assim: “Negros, pardos, albinos, manchados, brancos”
12: Novamente houve o problema de fazer um parágrafo inteiro em um período.
13: No passado, a* Lembre-se do espaço da vírgula.
14: Aqui, poderia ficar “como algo sério, o que levava a várias doenças a aparecerem” OU “como algo sério e que levava a várias doenças a aparecerem”
15: Não deveria haver essa vírgula aqui, pois já há a conjunção aditiva “e” e não houve troca de sujeito ou coisa do tipo.
16 e 17: Pelo uso da oração subordinada adverbial deslocada, devem haver vírgulas nesses locais.
18: têm* deve ficar assim pelo acento diferenciativo de plural.
19: Pela terceira vez, faltou o uso do articulador coesivo adequado.
20: Mostre quais são as ações de forma mais clara, tipo assim “É importante lembrar de ações: uma é o bolsa família”
21: Não é “o” Bolsa Família, mas sim “a”. Porque você falou de ações, que é substantivo feminino. Assim, o Bolsa Família é UMA ação e não UM ação, conseguiu compreender?
22: Novamente há erros quanto ao espaço que deve ser dado pela vírgula.
23: Aí há dois problemas, que são: depois do ponto há espaço e depois do ponto se usa letra maiúscula.
24: Aqui o “a” deveria estar om acento grave (ou craseado), assim: à. Isso ocorre porque foi unido o “a” exigido pela regência como “a” artigo definido.
25: Aqui deveria haver uma vírgula, para introduzir a oração subordinada adjetiva explicativa.
NOTA
Competência 1: 40 (Presença muito forte de desvios gramaticais).
Competência 2: 40 (Não falou-se sobre as “Políticas Afirmativas” e sim sobre diversidades, mas está presente algumas características do texto dissertativo-argumentativo).
Competência 3: 40 (Os dados expostos não foram contextualizados ou comprovados, foi usado apenas o senso comum).
Competência 4: 120 (Faltam articuladores coesivos entre os parágrafos, mas eles ajudaram a sustentar as dificuldades com a vírgula).
Competência 5: 0 (Não foi feita uma proposta de intervenção, apenas foi citada uma ação já existente).
TOTAL: 240
Olha, seu texto tem muitos problemas, mas dá para melhorar. O meu Gmail é [email protected] pode me enviar redações lá que eu corrijo para você do jeito que puder. O ENEM foi adiado e você tem tempo. Continue treinando!
Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
AnaLuizaGalvão
Ao longo da história latino-americana(1) o Brasil foi colônia de Portugal e também já foi (2) Império até se tornar República. Mas (3) em maior parte desses períodos foi apoiador da Igreja Católica, sendo laico recentemente por lei (4). Mesmo sendo as imigrações para o país algo de bastante tempo, sLeia mais
Ao longo da história latino-americana(1) o Brasil foi colônia de Portugal e também já foi (2) Império até se tornar República. Mas (3) em maior parte desses períodos foi apoiador da Igreja Católica, sendo laico recentemente por lei (4). Mesmo sendo as imigrações para o país algo de bastante tempo, seria então o Brasil neutro como a lei exige e de total liberdade religiosa ou não religiosa. (5)
See less(6) Historicamente as etnias (7) Árabes e muçulmanas tem (8) migrado para o Brasil e se tornado importantes peças na economia do país, assim como os judeus e orientais ateus, (9) ainda assim cada vez mais têm sentido desconforto em relação a como são recepcionados por católicos e evangélicos muitas vezes embasados pelo comportamento do governo, que por muito foi sutil mas recentemente abriu (10) o bordão “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.
Além disso o dinheiro também se manifesta (11), pois ordena (12)Que “Deus seja louvado”,(13) frase que já derrotou uma petição de retirada, comprovando a parcialidade do governo para com a desigualdade de crenças e atos de ódio registrados nação a dentro. (14)
Visto isso, a neutralidade do estado com a religiosidade deve ser revista, e manobras como a simples retirada de uma frase ou a mudança de um slogan poderiam significar e mudar muito na vida de milhões de brasileiros e na sua liberdade. (15)
1: Deveria haver uma vírgula pela presença de adjunto adverbial deslocado.
2: Repetição muito próxima do “foi”, poderia ficar assim: “o Brasil foi colônia de Portugal e também Império até se tornar República”.
3: “mas” não é uma conjunção que inicia períodos, você pode removê-la ou trocá-la por um “porém”.
4: Aqui a construção da oração não ficou boa, que tal “Tornando-se laico, por lei, recentemente”.
5: Erros a esse ponto: uso incorreto da vírgula e o uso do sinal de interrogação. Trecho corrigido: […] seria, então, o Brasil neutro como a lei exige e de total liberdade religiosa ou não religiosa?
6: Ausência de operador coesivo adequado.
7: árabes* letra minúscula em adjetivos!
8: têm* acento diferenciador de plural
9: Aqui deveria haver um ponto.
10: criou* nada foi aberto.
11: É inapropriado utilizar figuras de linguagem em concursos, tente “é representativo” no lugar de “se manifesta”.
12: que* cuidado com o uso de maiúsculas e minúsculas.
13: Que tal um ponto? Então você começa o segundo período com “Essa frase já…”
14: O parágrafo ficou estruturado em apenas um período e isso não é bom. Para completá-lo, corrija o item 12 e acrescente uma conclusão, mostrando que para combater a intolerância religiosa no Brasil, é necessário acabar com representações religiosas como essa.
15: Entendi e adorei a proposta, mas falta agente e meio, além de detalhamento. Por fim, poderia ter sido feito uma conclusão maior.
NOTA
Competência 1: 120
Competência 2: 80
– Falou mais sobre a questão do país ser laico que da intolerância religiosa em si e não relacionou muito bem a tese com o tema a ponto de isso não ser considerado um problema. Além disso, os argumentos não estão bem desenvolvidos, faltando o pensamento crítico.
Competência 3: 200
– Ótimos argumentos.
Competência 4: 160
Competência 5: 80
Total: 640
Boa sorte e continue praticando. Vai dar tudo certo!
TEMA: As dificuldades para um Enem igualitário após a pandemia- modelo enem
AnaLuizaGalvão
As dificuldades para um Enem igualitário após a pandemia, vai (1) muito além de um problema educacional. Porém(2), a questão se torna ainda mais grave devido aos desafios para transformar o exame em um método justo, já que muitas universidades utilizam a nota para o ingresso. Nesse contexto, é evideLeia mais
As dificuldades para um Enem igualitário após a pandemia, vai (1) muito além de um problema educacional. Porém(2), a questão se torna ainda mais grave devido aos desafios para transformar o exame em um método justo, já que muitas universidades utilizam a nota para o ingresso. Nesse contexto, é evidente que com a pandemia muitos alunos ficaram completamente desnorteados, principalmente os que frequentam escolas públicas,(3) logo, as chances de um futuro melhor são ainda menores. Além disso, deve-se levar em consideração o fato de o adiamento da avaliação não ter sido condizente com a duração do isolamento social. (4) Devido a isso, é necessário ampliar medidas sociopolíticas com a finalidade de amenizar a desigualdade entre os estudantes. (5)
See less(6) É incontestável que a educação muda a vida de muitas pessoas. (7) No entanto, devido a pandemia os estudantes irão sair muito prejudicados, principalmente os que não possuem meios alternativos para aprender, ou seja, os menos favorecidos financeiramente. Como dizia Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, melhor dizendo, é impossível (8) jovens, em especial negros, periféricos e pobres conseguirem transformar sua estrutura social sem o acesso à educação, uma vez que não possuem acesso a ela durante a quarentena. (9) Dessa forma, os mais ricos continuariam se sobressaindo e acentuando a desigualdade.
Ainda convém lembrar que o Enem teve um adiamento errôneo (10). Com base nas pesquisas realizadas sobre a melhor data para a aplicação, na opinião dos estudantes, a melhor data seria maio. Entretanto, o INEP optou por marcar o exame em janeiro, data cujo não se tem certeza se terá condições sanitárias favoráveis para fazer a prova e, principalmente, é completamente desproporcional ao período que milhões de jovens ficarão sem aulas presenciais, visto que destes, muitos não possuem acesso aos meios alternativos. (10)
Portanto, é irrefutável que são enormes as dificuldades para um Enem igualitário após a pandemia, dado que as condições dos alunos são muito discrepantes. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação criar medidas cabíveis e fornecer meios para que todos os alunos, sem exceção, tenham acesso ao (11) ensino preparatório para a prova (12). Além disso, é dever do INEP rever as datas de aplicação, tornando-as justas e seguras para os estudantes. Desta maneira, o Enem poderá ser mais igualitário, diminuindo assim, a desigualdade social e, consequentemente, transformando vidas. (13)
1: Deveria ser “vão”, para concordar com o sujeito “dificuldades”
2: Uso de conectivo adequado, você está acrescentando uma informação e não contradizendo a já exposta. Simplesmente retirando o “porém”, já ficaria melhor.
3: Aqui deveria ter um ponto e não uma vírgula, pois houve a conclusão do raciocínio.
4: Não é necessário antecipar a ideia da proposta na introdução, isso deixou-a muito prolixa.
5: Há períodos demais e muito variados, tente utilizar o modelo padrão, com 3 períodos, aproximadamente.
6: Falta de articulador coesivo
7: Primeiro período muito curto e tópico frasal em dois períodos. Não havia necessidade disso.
8: Não generalize!
9: Conclusão do parágrafo muito bem elaborada.
10: O período mesclou a validação do argumento com a conclusão dele e se estendeu muito.
11: a junção do “a” preposição + o “o” artigo definido dá a entender que é uma preparação específica para a prova. Seria melhor apenas o “a”, de forma que se referisse apenas a uma preparação, sem especificar. Até porque, que preparação seria essa?
12: Como fazer isso? Observei que há duas propostas, mas uma está incompleta. Não tem problema, mas tente fazê-la por inteiro.
13: Minha dica para você é que treine outras propostas de intervenção, pois, quando o ENEM ocorrer, essas propostas não serão mais aplicáveis.Tente fazer uma proposta cabível para o dia da prova.
NOTA
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Total: 920
Por que o Brasil não conseguiu superar as desigualdades de gênero e raça?
AnaLuizaGalvão
NOTA Competência 1: 200 - Português impecável, dando ênfase ao perfeito uso das vírgulas. Competência 2: 200 - Foi mantida a linha de raciocínio do tema. Competência 3: 200 - Faltaram dados para comprovar o repertório sociocultural do segundo argumento, mas como, claramente, é algo verídico e de conLeia mais
NOTA
See lessCompetência 1: 200
– Português impecável, dando ênfase ao perfeito uso das vírgulas.
Competência 2: 200
– Foi mantida a linha de raciocínio do tema.
Competência 3: 200
– Faltaram dados para comprovar o repertório sociocultural do segundo argumento, mas como, claramente, é algo verídico e de conhecimento amplo, não retirei pontos.
Competência 4: 200
– Uso impecável dos articuladores coesivos.
Competência 5: 120
– Dei essa nota pois há ação, agente, modo, efeito e detalhamento, mas é uma proposta muito genérica, voltada à conscientização. Você elaborou, de forma mediana, uma proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto, mas pouco cabível.
TOTAL: 920
Os desastres ambientais no Brasil, MODELO ENEM
AnaLuizaGalvão
COMENTÁRIOS - A tese ficou muito direta, poderia ter sido desenvolvida melhor. - Na primeira linha, após a palavra "meio", dois-pontos (:), se aplicariam melhor que uma vírgula. - Na 6ª linha do segundo parágrafo, não deveria ter uma vírgula após o "visto que", pois é introduzida uma oração subordinLeia mais
COMENTÁRIOS
See less– A tese ficou muito direta, poderia ter sido desenvolvida melhor.
– Na primeira linha, após a palavra “meio”, dois-pontos (:), se aplicariam melhor que uma vírgula.
– Na 6ª linha do segundo parágrafo, não deveria ter uma vírgula após o “visto que”, pois é introduzida uma oração subordinada substantiva objetiva direta, e não se deve separar verbo do complemento.
– Operadores coesivos muito bem articulados.
– Proposta de intervenção bem detalhada.
-Ótima estrutura, realmente impecável.
– Argumentação incrível, com alusão histórica e citação filosófica.
– Gramática muito bem trabalhada, a qual é observada no uso dos pronomes oblíquos átonos, mas ainda há o que melhorar.
NOTA
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Total: 960