Estudante

Por que o Brasil não conseguiu superar as desigualdades de gênero e raça?

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A sociedade brasileira carrega consigo o peso do patriarcado e as consequências do escravismo. Pode-se inferir que, em função dessas estruturas, mulheres e negros foram vinculados a esteriótipos e significados os quais sustentam a ideia de que eles não poderiam ocupar espaços educacionais e, principalmente, de trabalho digno. Hoje, porém, ainda que de modo contestável sejam inseridos nesses locais, as construções sociais amparadas naqueles sistemas fazem com que a desigualdade perdure.
A priori, é importante assentir que o machismo cristalizado é um artefato operativo para a manutenção de ideias as quais limitam a inclusão de mulheres em determinados ambientes. A exemplo disso tem-se a tardia integração feminina no espaço estudantil, a categorização de trabalhos como feminino e masculino e, entre outros casos, a disparidade salarial entre homens e mulheres que prestem a mesma função. Dessa forma, é possível perceber uns dos motivos de o Brasil não superar as diferenças.
Além disso, a população negra reiteradamente depara-se com limitações herdadas de uma lógica fundamentada, ao longo da história, na visão do homem branco em relação ao negro. Ainda que parte das pessoas melânicas tenham acesso às salas de aula, a maioria não consegue manter-se no sistema, devido às condições vividas. Segundo a Rede Brasil, o estudante Gustavo Coelho voltou a estudar pelo EJA e conta que precisou abrir mão dos estudos pelas dificuldades em conciliá-los com as tarefas domésticas e os cuidados com os irmãos. Nesse contexto, percebe-se como as limitadas oportunidades afetam esses indivíduos.
Depreende-se, à vista disso, que os cidadãos, capazes de suscitar uma reforma social, falem sobre a importância de superar os sistemas estruturais, por meio de depoimentos na internet ou plataformas como o youtube, a fim de empoderar mais pessoas. Sendo assim, a longo prazo, será possível a desconstrução desse pensamento que limita e segrega.

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2 Correções

  1. Boa tarde!!
    Introdução
    *Apesar de você citar o escravismo, acredito que poderia aprofundar um pouco a explicação sobre isso, antes de fazer a ligação com sua tese;
    D1
    *Você falou do machismo e as consequências que ele traz, no entanto, para demonstrar mais conhecimento, seria interessante colocar algum dado, ou argumento de autoridade(um especialista no assunto, por exemplo);
    D2
    *Ótimo!
    Conclusão
    *Sua proposta de intervenção está abstrata,se você acrescentar outra medida,talvez os resultados sejam mais fáceis de se alcançar.Ou se não quiser, tente detalhar e moldar melhor essa parte;
    C1-200
    C2-160
    C3-200
    C4-200
    C5-120
    TOTAL:880
    Você tem um excelente vocabulário, ortografia e pontuação, também perfeitos.Atente-se, apenas na conclusão e no uso de repertório para compor a redação.De resto, parabéns!
    Espero ter ajudado!!

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  2. NOTA
    Competência 1: 200
    – Português impecável, dando ênfase ao perfeito uso das vírgulas.
    Competência 2: 200
    – Foi mantida a linha de raciocínio do tema.
    Competência 3: 200
    – Faltaram dados para comprovar o repertório sociocultural do segundo argumento, mas como, claramente, é algo verídico e de conhecimento amplo, não retirei pontos.
    Competência 4: 200
    – Uso impecável dos articuladores coesivos.
    Competência 5: 120
    – Dei essa nota pois há ação, agente, modo, efeito e detalhamento, mas é uma proposta muito genérica, voltada à conscientização. Você elaborou, de forma mediana, uma proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto, mas pouco cabível.
    TOTAL: 920

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