Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See lessA influência da Publicidade no Mercado
_Nekkoya_
Oiii :D Introdução: •» Revolução Industrial, por se tratar de um episódio histórico, deve-se escrever "Revolução Industrial" com iniciais maiúsculas. •» "infustrial" está errado, cuidado com a ortografia. Pode resultar na diminuição da nota na competência 1. •» Senti falta de uma motivo que levou voLeia mais
Oiii :D
Introdução:
•» Revolução Industrial, por se tratar de um episódio histórico, deve-se escrever “Revolução Industrial” com iniciais maiúsculas.
•» “infustrial” está errado, cuidado com a ortografia. Pode resultar na diminuição da nota na competência 1.
•» Senti falta de uma motivo que levou você a escolher citar a revolução industrial. Ou seja, “Desde a Revolução Industrial, as empresas administram seus negócios baseando-se na publicidade.”. Ok, mas porque isso começou na Revolução Industrial? O que possibilitou que isso acontecesse? Entende? Poderia estar escrito algo do tipo “Desde a Revolução Industrial, que possibilitou a criação de tal coisa, as empresas administram seus negócios baseando-se na publicidade.”
•» “Mas a influência”, que influência? Tudo bem que o tema é “A influência da publicidade”, mas isso deve estar implícito no seu texto também, ok? Você diz que a influência pode provocar um custo alto, mas não diz a influência do que.
•» “acpitalismo” está errado, cuidado com a ortografia. Pode resultar na diminuição da nota na competência 1.
•» Acredito que o parágrafo poderia ser melhor desenvolvido.
Desenvolvimento 1:
•» Você deve começar o desenvolvimento com um conetivo, como “De início”, “Em primeiro lugar” etc.
•» Você repetiu “artistas”, “cores”, “letras” no mesmo parágrafo, tente trocar um deles por sinônimo. Pode perder nota na competência 4.
•» Acredito que “de que o jornalista falou”, seja aposto, logo, precisa estar entre vírgulas.
•» “centavo à menos” não possui crase.
•» Senti falta de um repertório que confirmasse o que você está falando, para passar maior credibilidade ao texto. Pode perder nota na competência 2 e 3.
•» Acredito que o parágrafo poderia ser melhor desenvolvido.
Desenvolvimento 2:
•» Senti falta de um repertório que confirmasse o que você está falando, para passar maior credibilidade ao texto. Pode perder nota na competência 2 e 3.
•» “Auto agrado” não existe e, mesmo se existisse, deveria ser junto, por “auto” só é separado por hífen quando a próxima palavra começa com “o” ou “h”. Pode perder nota na competência 1.
•» “encontar” está errado, cuidado com a ortografia. Pode perder nota na competência 1.
•» Acredito que não é necessário iniciar um novo período com “Fatores esses que são fáceis de se encontrar no Brasil.”, uma vírgula antes disso, invés do ponto final bastava.
•» Esse parágrafo está melhor desenvolvido que o anterior. Parabéns!
Conclusão:
•» Começou com conectivo, ótimo!
•» “possibilidade futura, de que haja mais clientes” não precisa de vírgula. Pode perder nota na competência 1.
•» Não encontrei todos os 5 elementos necessários para tirar nota máxima na competência 5. Ou seja, o agente (quem fará a ação), ação (o que será feito[Esse eu encontrei!]), modo (como será feito), efeito (o resultado dessa ação) e detalhamento(alguma especificidade das competências anteriores).
•» Seria legal, também, você retomar um repertório anterior na conclusão, isso deixa o texto com um aspecto mais completo e fechado.
Apesar dos erros, não se desmotive. Consigo ver potencial no escritor. Tenho certeza que com o tempo só haverá evolução. Continue praticando! <3
Espero que tenha gostado da minha correção, lembrando que sou apenas uma estudante. Se gostou, marque-me como melhor correção, por favor. :D
See lessAbandono Infantil e suas consequências (ENEM) ME AJUDEM, POR FAVOR
Cristiiina
sua introdução está ok, mas tente gastar menos linhas com o contexto e mais o tema . o primeiro desenvolvimento está bacana e informativo e no segundo faltou a virgula depois de " (ECA) " , cuidado com a repetição de palavras, procure sinônimos . sua conclusão está ótima.
sua introdução está ok, mas tente gastar menos linhas com o contexto e mais o tema .
See lesso primeiro desenvolvimento está bacana e informativo e no segundo faltou a virgula depois de ” (ECA) ” , cuidado com a repetição de palavras, procure sinônimos .
sua conclusão está ótima.
as novas tecnologias ao ensino-aprendizagem no Brasil : desafios e perspectivas
Cristiiina
gostei bastante da sua introdução já no 1 desenvolvimento você poderia ter falado mais sobre o problema em si e não focar tanto no dado que você trouxe. o 2 desenvolvimento está bacana, mas senti falta de conectivos. e a conclusão está ok.
gostei bastante da sua introdução já no 1 desenvolvimento você poderia ter falado mais sobre o problema em si e não focar tanto no dado que você trouxe.
See lesso 2 desenvolvimento está bacana, mas senti falta de conectivos.
e a conclusão está ok.
Origens e soluções para o problema dos relacionamentos abusivos na sociedade brasileira
Analaura06012005
Olá, antes de tudo quero deixar claro que não sou corretora profissional, sou apenas uma aluna tentando evoluir como você! INTRODUÇÃO: No geral, eu adorei sua introdução. Você trouxe um repertório sociocultural, relacionou com o tema e expôs seus dois problemas de forma objetiva e clara. A única coiLeia mais
Olá, antes de tudo quero deixar claro que não sou corretora profissional, sou apenas uma aluna tentando evoluir como você!
INTRODUÇÃO:
No geral, eu adorei sua introdução. Você trouxe um repertório sociocultural, relacionou com o tema e expôs seus dois problemas de forma objetiva e clara. A única coisa que eu incluiria é uma maior explicação do seu tema em relação ao repertório.
Erro gramatical: Visto que (entre vírgulas)
DESENVOLVIMENTO 1:
Seu tópico frasal ficou bem colocado, mas, acredito que você poderia acrescentar o motivo de o Brasil ser um país tão machista, tente imaginar que o corretor não faz ideia de qual é o tema, então, o exponha sempre que possível. Logo após o tópico frasal, você citou uma obra e a relacionou com o tema, mas, senti falta da sua marca de autoria, você simplesmente jogou uma obra e a relacionou com uma obra parental, mas o que isso tem a ver com seu tema? Você deixou muito implícito seu argumento, e não registrou marca de autoria.
DESENVOLVIMENTO 2
Neste desenvolvimento, você não iniciou com o tópico frasal e ele é de extrema importância para o corretor saber com que está lidando, você somente o iniciou jogando um dado estatístico mas não o contextualizou antes. Novamente, você não registra marca de autoria, você apenas afirma o que o dado/citação já disse.
CONCLUSÃO:
Apesar de ser uma conclusão, ela também necessita de um tópico frasal, e você não o colocou. De maneira geral, sua conclusão está bem completa, com agente, modo, como, finalidade e detalhamento. Ao final, retornou a sua primeira citação o que é extremamente necessário.
DICAS:
· Quando você usa a palavra “tipo”, ela não é considerada uma palavra da língua formal, então, tende muda-las.
· Tópico frasal: Uma pequena linha que exponha de forma breve o que será discutido em um determinado parágrafo.
NOTA:
C1: 160 (poucos desvios gramaticais)
C2: 160 (domina um texto disertativo argumentativo)
C3: 120 (não registra marca de autoria)
C4: 200 (apresentou vários repertórios)
C5: 200 (ótima conclusão)
FINAL: 840
See lessCaminhos para se combater o impacto negativo do lixo eletrônico no Brasil
Analaura06012005
Olá, antes de tudo quero deixar claro que não sou corretora profissional, sou apenas uma aluna tentando evoluir como você! INTRODUÇÃO: No geral, sua introdução está bem completa só encontrei alguns desvios de concordância e alguns errinhos gramáticas. 👇 "...A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandLeia mais
Olá, antes de tudo quero deixar claro que não sou corretora profissional, sou apenas uma aluna tentando evoluir como você!
INTRODUÇÃO:
No geral, sua introdução está bem completa só encontrei alguns desvios de concordância e alguns errinhos gramáticas. 👇
“…A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wild pode ser facilmente encaixada (essa palavra não flui muito bem, troque por “atribuída”) aos caminhos para se (tire o “se”) combater o impacto negativo do lixo eletrônico, (“os impactos negativos do lixo eletrônico”, no plural pois não é só um problema, são vários) já que é justamente a falta de incômodo (“do incômodo” o “do” deve concordar com incômodo) social que a consolida como um regresso para a nação brasileira.”
Mais uma coisa, no final do seu parágrafo não dívida seus dois argumentos em duas frases, escreva ambos em uma frase só.
“Nesse sentido, tal situação de indiferença tem como origem a negligência governamental além da insuficiência legislativa.”
Não precisa desenvolva-las por agora, apenas exponha e deixe para explicar em seus desenvolvimentos.
DESENVOLVIMENTO 1:
Primeiro erro, você citou primeiro a negligência governamental, por que seu primeiro desenvolvimento foi sobre a insuficiência legislativa? Troque de posição seus argumentos na introdução.
Ok, você citou a Constituição Federal de forma muito breve, tente explica-la de maneira mais clara, imagine que o corretor que está lendo sua redação não tenha ideia do tema, você deve explicar de forma bem explícita. Outra coisa, logo após você citar a constituição você a relacionou com o tema (de forma bem implícita) o que é ótimo e está correto, porém, foi só isso? Cade sua marca de autoria? Acrescente uma frase explicando do seu ponto de vista o que o descarte de lixo eletrônico implica em meio a sociedade.
DESENVOLVIMENTO 2:
Sendo bem sincera, se eu não soubesse o tema, não saberia sobre o que você está escrevendo, na sua primeira frase: “Ademais, a falta de debate acerca da problemática pode ser entendida como um impasse para a resolução do problema.” A falta de debate é por parte de quem? De qual problemática você se refere? Quais impasse estão impedindo a resolução do problema?
O restante do parágrafo está bom, trouxe um argumento sociocultural e o relacionou com o tema, mas, novamente, cadê a SUA opinião?
CONCLUSÃO:
Quando você diz que o poder legislativo deve fiscalizar as leis, de quais leis você está falando? É uma lei ja existente? Ele deve criar uma nova lei?
Vamos lá, você citou os agentes, o que eles devem fazer, como eles devem fazer, porque eles devem fazer, mas, cade o detalhamento? Ficou muito vaga sua conclusão e o último parágrafo é o mais importante, é nele que você da a solução pros problemas, você escreveu o clichê.
Mais uma coisa, você não fez a retomada de texto. Nao sei se você tem conhecimento sobre ele, mas ela é a chave de ouro da sua redação, porque, aparenta que você sabe o que fazer. Então no final do parágrafo, acrescente uma frase, do tipo: ” Somente assim, a afirmação do dramaturgo Oscar Wild, será verificada na prática.”
NOTA:
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 120
Nota final: 640
See lessPrincipais entraves para a redução das queimadas no Brasil. (ENEM)
Cristiiina
gostei bastante da sua redação e sua introdução está ok. seus desenvolvimentos estão bem informativo, porém cuidado com a repetição de palavras, você repetiu algumas no decorre da redação. procure sinônimos a conclusão está ótima .
gostei bastante da sua redação e sua introdução está ok.
See lessseus desenvolvimentos estão bem informativo, porém cuidado com a repetição de palavras, você repetiu algumas no decorre da redação. procure sinônimos
a conclusão está ótima .
POSSÍVEIS AÇÕES DE COMBATE AO SEDENTARISMO INFANTIL NO BRASIL
_Nekkoya_
Oiii :D Introdução: •» o acento circunflexo na palavra "francês" vai no "e". •» Faltou vírgula antes de "visto". •» "atingi" só é usado quando há "eu" antes, como em "eu atingi aquela garota". Nesse texto, o correto seria "atinge". Desenvolvimento 1: •» "podes-se" está errado. O certo seria "pode-seLeia mais
Oiii :D
Introdução:
•» o acento circunflexo na palavra “francês” vai no “e”.
•» Faltou vírgula antes de “visto”.
•» “atingi” só é usado quando há “eu” antes, como em “eu atingi aquela garota”. Nesse texto, o correto seria “atinge”.
Desenvolvimento 1:
•» “podes-se” está errado. O certo seria “pode-se”.
•» “locais” é masculino, logo, a parte “locais voltadas” deveria ser substituída por “locais voltados”
•» Acredito que “de que o jornalista falou”, seja aposto, logo, precisa estar entre vírgulas.
Desenvolvimento 2:
•» “resaltar” está errado. O certo seria “ressaltar”.
•» “e andar juntamente com a obesidade” está errado. O certo seria “e anda juntamente com a obesidade”.
•» “sedentarismno” está escrito errado.
•» Não se usa crase entre idades, como em “de 10 à 12 anos”.
•» “sedentarias” possui acento agudo no primeiro “a”.
•» “hábitos” possui acento agudo no “a”.
•» “tecnológicos” possui acento agudo no “o”.
•» “combinados á alimentação” está errado, pois deveria haver uma crase no lugar do acento agudo.
•» Faltou vírgula após “Logo”.
Conclusão:
•» “portanto” deve estar entre vírgulas, pois ele foi deslocado do começo do texto para o meio dele.
•» “prática” possui acento agudo no primeiro “a”.
•» Acredito que “incentivar jovens e crianças a prática esportiva” tenha crase antes no “a” depois de “crianças”, pois quem incentiva, incentiva à alguma coisa e “prática” é uma palavra feminina, resultando em crase.
•» Na última palavra do texto, está “Duckeim”, enquanto que no começo dele está “Dukheim”. Escreva ambas da mesma forma (você não perde ponto por escrever o nome errado, mas você tem que escrevê-lo da mesma forma durante a redação).
De resto, está legal! Apesar dos erros, não se desmotive. Consigo ver potencial no escritor. Tenho certeza que com o tempo só haverá evolução. Continue praticando! <3
Espero que tenha gostado da minha correção, lembrando que sou apenas uma estudante. Se gostou, marque-me como melhor correção, por favor. :D
See lessTema: Possíveis ações de combate ao sedentarismo infantil no Brasil
_Nekkoya_
Oiii :D Introdução: •» "Em um período da pré-história" dá a impressão forte de que você esqueceu em qual período os povos se sedentarizaram. Eu aconselharia trocar por "Durante o período pré-histórico". Não é exatamente um erro, mas pode causar uma má impressão logo de cara ao texto. •» Achei inteliLeia mais
Oiii :D
Introdução:
•» “Em um período da pré-história” dá a impressão forte de que você esqueceu em qual período os povos se sedentarizaram. Eu aconselharia trocar por “Durante o período pré-histórico”. Não é exatamente um erro, mas pode causar uma má impressão logo de cara ao texto.
•» Achei inteligente a forma como contrastou o repertório com o cenário atual. Parabéns!
Desenvolvimento 1:
•» “com o desenvolvimento tecnológico, as pessoas tornaram mais sedentárias”. Deixa a dúvida: as pessoas tornaram o que mais sedentárias? Elas tornaram-SE mais sedentárias.
Desenvolvimento 2:
•» Tudo certo!
Conclusão:
•» Em “cabe a família”, há a necessidade de crase. Pois cabe A alguém e esse alguém é A, logo, ao juntarmos esses “a”‘s, resulta no “à”.
•» Depois de “cabe à família”, “cabe ao Estado” etc, não se usa vírgula, ficando “cabe à família gerencias as atividades dos filhos…”
•» Há algumas repetições da palavra “atividade”, palavra esta que não está no tema, logo, não pode ser muito usada. Aconselho trocar algumas delas por “ocupações” (Exemplos: administração de ocupações; gerenciar as ocupações dos filhos etc.), ou “práticas”, que só é usada 2 vezes no começo do texto.
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 200
Nota final: 920
De resto, está excelente! Espero que tenha gostado da minha correção, lembrando que sou apenas uma estudante. Se gostou, marque-me como melhor correção :D
See lessPossíveis ações de combate ao sedentarismo infantil no Brasil
_Nekkoya_
Oiii :D Introdução: •» Repetição de "brincadeira(s)" e "atividades", tente trocar por sinônimos, como "passatempo". Pode diminuir nota da competência 4. Desenvolvimento 1: •» Mais um "atividades" perto dos anteriores. Pode diminuir nota da competência 4. Desenvolvimento 2: •» acredito que faltou umaLeia mais
Oiii :D
Introdução:
•» Repetição de “brincadeira(s)” e “atividades”, tente trocar por sinônimos, como “passatempo”. Pode diminuir nota da competência 4.
Desenvolvimento 1:
•» Mais um “atividades” perto dos anteriores. Pode diminuir nota da competência 4.
Desenvolvimento 2:
•» acredito que faltou uma vírgula após “futuro diatópico”, ficando “onde, num futuro diatópico, a população[…]”
•» Em “percebemos que devido a comodidade[…]”, evite utilizar a 1º pessoa, pois você pode perder pontos. Prefira “percebe-se que […]”
•» Em “devido a comodidade” necessita de crase.
•» Em “uma população esta sedentária”, o “esta” deve conter vírgula, pois é do verbo “ser”.
•» Se você iniciou com “De certo”, não precisa colocar “certamente”, pois ambos significam a mesma coisa. É redundante.
•» Faltou vírgula entre “passar dos tempos” e “afetando”, ficando: “há diversas doenças que podem certamente aparecerem ao passar dos tempos afetando mais gravemente a saúde.
•» “Há diversas doenças que podem certamente aparecerem”, o correto seria o verbo “aparecer” ficar no infinitivo, ou seja: “Há diversas doenças que podem aparecer.”
Conclusão:
•» Sempre que for citar um Ministério, instituição ou algo do tipo, escreva com as iniciais em maiúsculo, como “Ministério da Saúde”.
•» Acredito que faltou um detalhamento melhor.
De resto, está bom! Espero que tenha gostado da minha correção, lembrando que sou apenas uma estudante. Se gostou, marque-me como melhor correção :D Continue praticando!
See less