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O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira – ENEM 2020
Ismael87
Olá! Tu está no caminho, porém, te dou a dica de estudar mais a estrutura do texto dissertativo argumentativo, em específico, a redação estilo Enem. Vê vídeo aulas de análises de redações nota mil, isso ajuda muito. Na tua introdução, para min, tua tese ficou muito vaga, fraca, eu como leitor, até dLeia mais
Olá!
Tu está no caminho, porém, te dou a dica de estudar mais a estrutura do texto dissertativo argumentativo, em específico, a redação estilo Enem.
Vê vídeo aulas de análises de redações nota mil, isso ajuda muito.
Na tua introdução, para min, tua tese ficou muito vaga, fraca, eu como leitor, até desanimei em ler o que estaria por vir… hehe Mas, tu começou contextualizando algo, que por sinal, é ótimo. Nos desenvolvimentos, tu também trouxe repertório, porém, pecou na organização do parágrafo.
Na conclusão, a proposta, ao meu ver, está incompleta. Só consegui identificar 3 elementos.
A nota com base nas competências ficaria em torno de 700!
See lessContinue praticando, como te disse, se preocupa primeiro em produzir de forma organizada e vai aperfeiçoando os detalhes menores! Abraço!
estigma associado às doenças mentais
lucasgueller
Competência 1 - 160 > Poucos erros, mas são o suficiente para não fechar essa competência Competência 2 - 160 Competência 3 - 120 > o texto apresenta repertório, porém não explora bem o tema, além de o repertório do segundo desenvolvimento estar solto no meio do parágrafo Competência 4 - 160Leia mais
Competência 1 – 160 > Poucos erros, mas são o suficiente para não fechar essa competência
Competência 2 – 160
Competência 3 – 120 > o texto apresenta repertório, porém não explora bem o tema, além de o repertório do segundo desenvolvimento estar solto no meio do parágrafo
Competência 4 – 160 > usa bons conectivos, mas muitas frases soltas no meio do texto
Competência 5 – 120 > proposta de intervenção incompleta (faltou finalidade, como e o detalhamento)
Nota: 720
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
lucasgueller
Competência 1 - 160 › Poucos erros de português, mas são suficientes para não tirar 200. Ex ( 1ª linha > não existe crase nesse "a"; 9ª linha > "pode se"; 10ª linha > o certo seria "às" e não "às" Competência 2 - 160 Competência 3 - 120 › Poderia ter argumentado melhor, por exemplo, no seguLeia mais
Competência 1 – 160 › Poucos erros de português, mas são suficientes para não tirar 200. Ex ( 1ª linha > não existe crase nesse “a”; 9ª linha > “pode se”; 10ª linha > o certo seria “às” e não “às”
Competência 2 – 160
Competência 3 – 120 › Poderia ter argumentado melhor, por exemplo, no segundo parágrafo de desenvolvimento, mostrado causas, consequências ou, até mesmo, explorado mais o tema em questão.
competência 4 – 120 › Poderia ter utilizado mais conectivos para melhorar a coesão do seu texto.
competência 5 – 80 › sua proposta de intervenção ficou incompleta, pois vc optou por duas ações diferentes e não detalhou nenhuma delas
Nota: 660
See lessO CRESCIMENTO DO COMÉRCIO VIRTUAL NO BRASIL
Ismael87
Caramba! Yane vai escrever bem assim lá longe kkk Sou nem digno de corrigir tua redação. Para mim, tá impecável. Sem dúvidas um nota altíssima no Enem. Muito bem dividida, tese certinha. Muuuuiitto repertório e todos muito bem encaixados no tema. Argumentação deslumbrante. Conclusão completa. RedaçãLeia mais
Caramba! Yane vai escrever bem assim lá longe kkk
See lessSou nem digno de corrigir tua redação.
Para mim, tá impecável. Sem dúvidas um nota altíssima no Enem.
Muito bem dividida, tese certinha.
Muuuuiitto repertório e todos muito bem encaixados no tema. Argumentação deslumbrante.
Conclusão completa.
Redação digna de 960 pra lá.
Eu, daria os 1000!
Meus parabéns. Continua nessa pegada que ti vai longe irmã.
Que Deus abençoe!
Educação alimentar no Brasil
Ismael87
Tua redação está boa, mas pode ficar melhor! Segue às dicas! Na introdução, vc usou repertório, muito bem. Porém deve deixar mais clara tua tese. Isso contribui inclusive para todo o resto do texto. Tenta dividir a tese em duas partes, fala de cada uma nos respectivos parágrafos 1 e 2. Tbm, poderiaLeia mais
Tua redação está boa, mas pode ficar melhor! Segue às dicas!
See lessNa introdução, vc usou repertório, muito bem. Porém deve deixar mais clara tua tese. Isso contribui inclusive para todo o resto do texto. Tenta dividir a tese em duas partes, fala de cada uma nos respectivos parágrafos 1 e 2.
Tbm, poderia usar mais repertório, principalmente para legitimar teus argumentos.
Senti falta tbm de conectivos.
A tua conclusão está ok.
Comp 1: 160
Comp 2: 160
Comp 3: 120
Comp 4: 120
Comp 5: 200
Nota: 760
Inserção do deficiente intelectual no mercado de trabalho brasileiro
Ismael87
Fala irmão. Posso te ajudar com umas dicas! Vejo que tu conhece um pouco a estrutura, mas ainda está muito desorganizada tua red. Na introdução, tu começou com algum repertório que por sinal é muito bom iniciar assim... Porém sugiro que detelhe mais e deixe mais clara sua tese para que o leitor sejaLeia mais
Fala irmão. Posso te ajudar com umas dicas!
Vejo que tu conhece um pouco a estrutura, mas ainda está muito desorganizada tua red.
Na introdução, tu começou com algum repertório que por sinal é muito bom iniciar assim… Porém sugiro que detelhe mais e deixe mais clara sua tese para que o leitor seja orientado sobre o que vc vai defender ao longo do texto.
A asgumentação no meu ponto de vista é fraca, pois tu não trouxe repertório o suficiente para legitimá-lo. A Conclusão está confusa e a proposta de intervenção está incompleta.
Além de vários erros grmaticais e muita carência de elementos construtivos que dão coesão ao texto (conectivos)
Nota:
Comp: 1 (120)
Comp 2 (120)
Comp 3 (120)
Comp 4 (120)
Comp 5 (120)
Total 600!
Dica, estuda primeiro a estrutura, e vai treinando e adquirindo repertório. Depois vai focando nos detalhes menores. Agradeço a compreenção. Abraço!
See lessA DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA DAS GRANDES TELAS
Cidalove
Olá, você desenvolveu bem seu texto, porém, a estrutura da redação em si ficou incompleta e cometeu poucos desvios gramaticais. 1)Na introdução, você fez uma ótima contextualização ao citar a Constituição de 1988, apresentou a tese, mas faltou o projeto de texto, que é um spoiller do que vai ser aboLeia mais
Olá, você desenvolveu bem seu texto, porém, a estrutura da redação em si ficou incompleta e cometeu poucos desvios gramaticais.
See less1)Na introdução, você fez uma ótima contextualização ao citar a Constituição de 1988, apresentou a tese, mas faltou o projeto de texto, que é um spoiller do que vai ser abordado nos parágrafos de desenvolvimento.
2)Já no D1, você gastou muitas linhas com a retomada e não colocou nenhuma citação que exemplificasse seus argumentos, como uma notícia, um autor, etc., que pontua na parte de repertório sociocultural. Além disso, faltou também a sua marca de autoria para fechar o parágrafo, que é a frase que critica o que foi apresentado anteriormente.
3)No D2, você fez uma ótima citação ao trazer o filme O Poço como repertório, no entanto, faltou a marca de autoria para fechar o parágrafo. Te aconselharia a fazer parágrafos com a média de linhas iguais, pois um texto organizado pontua na estrutura.
4)Na conclusão, você apresentou apenas três elementos: agente, ação e finalidade, dos cinco que o projeto de texto deve ter, faltou o meio/modo e o detalhamento, para arrasar na conclusão.
Vamos a minha nota:
COMPETÊNCIA 1: 160
COMPETÊNCIA 2: 120
COMPETÊNCIA 3: 120
COMPETÊNCIA 4: 180
COMPETÊNCIA 5: 120 TOTAL:700
Espero ter ajudado! ;)
Tema: Trabalho informal no Brasil
lanaP
Bom dia Raquel Dionísio! 1. No geral, percebo uma falta de organização estrutural da sua redação, lembre-se que os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos e, na sua redação, a conclusão se apresenta como o maior (o que é errado). Além disso, sua introdução e o desenvolvimento 1 parecem curtLeia mais
Bom dia Raquel Dionísio! 1. No geral, percebo uma falta de organização estrutural da sua redação, lembre-se que os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos e, na sua redação, a conclusão se apresenta como o maior (o que é errado). Além disso, sua introdução e o desenvolvimento 1 parecem curtos demais em relação aos outros parágrafos.
See less2. Introdução: Sugiro que utilize algum repertório sociocultural na sua introdução, além de te ajudar a argumentar, também te ajuda na competência 2. Na sua introdução, a tese deve estar explícita, ou seja, você deve colocar a sua opinião de forma subjetiva com dois argumentos, os dois argumentos serão desenvolvidos nos desenvolvimentos seguintes, isso é algo obrigatório então sugiro que pesquise mais a respeito.
3. Desenvolvimento 1: Erros ortográficos e gramaticais – vinhesse (a palavra não existe), ” chegando á atingir” – acento agudo utilizado de forma errada, “ao trabalho informal, avançou em grande escala” – sem necessidade da vírgula. Bom repertório (dados), no entanto, não está argumentativo, apenas expositivo. Gerundismo (ndo) – chegando, fazendo – evite ao máximo sua utilização.
4. Desenvolvimento 2: Erro gramatical – previdênciria e estado (que deve ser escrito com letra maiúscula quando representa o órgão governamental. Seu parágrafo não possui tópico frasal – pontos finais.
5. Conclusão: Sua conclusão apresenta mais de uma solução, isso não é obrigatório se a sua tese problematizar apenas um argumento, no entanto, você não fez uma tese, então não soube como melhorar o problema, visto que, a conclusão resolve os problemas citados na tese. Uma solução apresenta o agente, a outra não. Ambas apresentam o modo (o que será feito). Falta o meio (por qual meio a sua solução será feita), o detalhamento e a finalidade.
Logo, Competência 1: 80 (erros gramaticais, ortográficos, má utilização de tópicos frasais).
Competência 2: 80 (utilização de apenas um repertório (dados) + não argumentou o suficiente).
Competência 3: 120 (má organização do texto).
Competência 4: 40 (utilização de apenas 1 conectivo) – sugiro que a cada ponto final (lembre-se de coloca-lo) insira um conectivo, faça isso ao iniciar cada parágrafo também (menos o 1°).
Competência 5: 120 (falta de detalhamento e finalidade – resulta na perda de 80 pontos).
Total: 440 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
A progressiva marcha brasileira ao colapso ambiental
lanaP
Boa tarde FelipeReZ! 1. Notei que sua redação está bem grande, sugiro que você escreva em uma folha própria de redação para melhor se adequar à ela, caso já faça isso, desconsidere a sugestão. 2. Introdução: Na frase "respostas negativas. Visto que, ainda está presente no país" - não se deve colocarLeia mais
Boa tarde FelipeReZ! 1. Notei que sua redação está bem grande, sugiro que você escreva em uma folha própria de redação para melhor se adequar à ela, caso já faça isso, desconsidere a sugestão.
See less2. Introdução: Na frase “respostas negativas. Visto que, ainda está presente no país” – não se deve colocar um ponto final se não terminou sua argumentação, nota-se que ao colocar a pontuação você utiliza o conectivo “visto que”, no entanto, o conectivo dá a ideia de causa/consequência e nesse caso, sua utilização não é recomendada para iniciar uma nova argumentação. “conduzindo – inevitavelmente – consigo novas doenças” – cuidado ao utilizar o “traço”, ele é necessário quando o escritor deseja colocar um frase de sua opinião de forma subjetiva, não é recomendado para palavras soltas/advérbios: correção: conduzindo consigo, inevitavelmente, novas doenças.
3. Desenvolvimento 1: Cuidado com palavras repetidas de forma próxima: ” é inegável que o contexto supracitado” e “é inegável que a expansão exacerbada”, novamente em “à exacerbação do problema” e “expansão exacerbada “. Na frase “demandando, sim, ” – a vírgula não é necessária e o “sim” entra como confirmação, não como consequência, dessa forma, ficaria melhor se você utilizasse o “demandando assim”. A palavra “identificamos” dá o sentido de “nós”, a redação não deve ter a generalização pessoal, ela deve ser escrita em 3° pessoa. Boa argumentação, mas sugiro a utilização de palavras não tão conhecidas pode te ocasionar problemas, visto que, a leitura se torna cansativa, isso é apenas uma sugestão, não necessariamente você deve utilizar :).
4. Desenvolvimento 2: Gostei do parágrafo, simples, objetivo e além de tudo, de fácil compreensão. Apenas uma sugestão, não copie frases que já foram citadas: ” trazendo, consequentemente, consigo novas doenças”, caso queira enfatizá-las, reescreva de uma nova forma.
5. Conclusão: Olha, o seu “fruto do problema” citado foi “a não fiscalização das leis que objetivam proteger o meio ambiente”, na qual, as consequências foram “forçam a atração dos animais às grandes cidades”, nesse contexto, você deve solucionar o seu problema, visto que, dessa forma as consequências serão solucionadas. Em sua conclusão você solucionou as consequências, mas enquanto o fruto acontecer as consequências não irão se resolver. Dessa forma, você deve fazer com que as leis sejam fiscalizadas. No entanto, apresenta todos os meios de correção da competência 5, mas você perde ponto na competência 2, dado que demonstrou não entender/solucionar o real problema.
Logo, Competência 1: 160 pontos (utilização errônea de pontuação + utilização do traço responsável por separar frases e não palavras).
Competência 2: 160 pontos (não solucionou o real problema).
Competência 3: 200 pontos.
Competência 4: 160 pontos (palavras repetidas de forma próxima)
Competência 5: 200 pontos (no entanto, tome cuidado com a solução).
Total: 880 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
VALORIZAÇÃO DO SUS
lanaP
Boa tarde Emily Santos! 1. Introdução: Sua tese não está explícita e contêm apenas um argumento: consequência da desvalorização do SUS citado em "hospitais lotados, escassez de equipamentos e profissionais desqualificados". Ademais, foi uma boa introdução. 2. Desenvolvimento 1: Seu primeiro desenvolLeia mais
Boa tarde Emily Santos! 1. Introdução: Sua tese não está explícita e contêm apenas um argumento: consequência da desvalorização do SUS citado em “hospitais lotados, escassez de equipamentos e profissionais desqualificados”. Ademais, foi uma boa introdução.
See less2. Desenvolvimento 1: Seu primeiro desenvolvimento foi baseado acerca do desvio de verbas, no entanto, isso não consta na sua tese, o que é errado e te prejudica na competência 2. “visto que o mal funcionamento deste órgão, pode acarretar a morte de milhares de pessoas” – sem obrigatoriedade da vírgula, não separe o sujeito (órgão) do predicado (acarreta a morte de milhares). Tal erro se repete em ” trazendo prejuízo aos cidadãos, que são os que usufruem destes três pilares.” – correção: trazendo prejuízo aos cidadãos que usufruem destes três pilares. Sugiro que após cada ponto final você coloque um conectivo, as palavras que foram colocadas não funcionam com esse propósito, logo, você não pontua muito bem na competência 4.
3. Desenvolvimento 2: “que cometem erros constantemente com os pacientes,” – sua frase apresenta uma ambiguidade acerca da palavra “constantemente” – corrigindo: que cometem, constantemente, erros com os pacientes. “Outro fator é a super lotação dos hospitais” – o correto é “superlotação”. Na frase ” os pacientes são obrigados a ficarem nos corredores e até mesmo, chegam a óbito” – você misturou o futuro do subjuntivo (ficarem) com o presente (chegam), cuidado com essa troca próxima de flexação de verbos. Ademais, parágrafo bem argumentado, mas ao falar sobre o Coronavírus 2019 coloque este em seu nome oficial e não em abreviatura, caso queira, coloque esta em parênteses.
4. Conclusão: “O governo ” – qual governo? Lembre-se que é necessário a especificação do agente. Falta o meio, o detalhamento e a finalidade de ambas as propostas.
Logo: Competência 1 – 120 (erro ortográficos apresentados + erro gramatical “superlotação”).
Competência 2: 160 (não apresentou a má distribuição de verbas na tese – erro grave).
Competência 3: 200.
Competência 4: 120 (falta de conectivos ao decorrer da redação, sugiro que a cada ponto final você insira um conectivo e também no início do 2°, 3° e 4° parágrafo. OBS: sugiro a utilização de repertórios pelo menos em dois parágrafos).
Competência 5: 80 (falta de meio + detalhamento + finalidade + lembre-se que você deve resolver os problemas da tese, e a questão da verba não foi citada, logo, sua solução acerca se torna inválida).
Total: 680 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!