Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A necessidade de implementar uma educação financeira no Brasil
anailsonjose
Não raro, os acontecimentos na sociedade brasileira têm fomentado debates acerca da necessidade de implementação de uma educação financeira no Brasil. Nesse viés, nota-se que se trata de uma problemática que assola o cotidiano pós moderno e urge por soluções imediatas. Tendo isso em vista, não só oLeia mais
Não raro, os acontecimentos na sociedade brasileira têm fomentado debates acerca da necessidade de implementação de uma educação financeira no Brasil. Nesse viés, nota-se que se trata de uma problemática que assola o cotidiano pós moderno e urge por soluções imediatas. Tendo isso em vista, não só o descontrole financeiro e, consequentemente o endividamento, como também os transtornos psicológicos causados pela falta de dinheiro endossam a importância de se resolver o problema.
Em primeira análise, é válido salientar que muitos adultos não têm um controle financeiro e isso pode gerar dívidas no futuro. Segundo a Serasa Experian a cada dez jovens no Brasil, quatro estão inadimplentes. O principal motivo é a necessidade de contribuir com as despesas domésticas – principalmente com os estudos – associado ao descontrole com as finanças pessoais. Por conseguinte, isso só piorou com a crise da pandemia, com o aumento do desemprego e a alta da inflação. Sem o poder de compra o setor de serviços sofre com a falta de clientes.
Em segunda análise, é indubitável dizer que a falta de dinheiro pode trazer impactos no comportamento e nas emoções. De acordo com o estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL), dois em cada três entrevistados disseram se sentir deprimidos, tristes ou desanimados por não conseguirem quitar a dívida. Diante disso, 16,8% recorreu a vícios como comida, cigarro ou álcool. Autoestima mais(Não raro, os acontecimentos na sociedade brasileira têm fomentado debates acerca da necessidade de implementação de uma educação financeira no Brasil. Nesse viés, nota-se que se trata de uma problemática que assola o cotidiano pós moderno e urge por soluções imediatas. Tendo isso em vista, não só o descontrole financeiro e, consequentemente o endividamento, como também os transtornos psicológicos causados pela falta de dinheiro endossam a importância de se resolver o problema.
Em primeira análise, é válido salientar que muitos adultos não têm um controle financeiro e isso pode gerar dívidas no futuro. Segundo a Serasa Experian a cada dez jovens no Brasil, quatro estão inadimplentes. O principal motivo é a necessidade de contribuir com as despesas domésticas – principalmente com os estudos – associado ao descontrole com as finanças pessoais. Por conseguinte, isso só piorou com a crise da pandemia, com o aumento do desemprego e a alta da inflação. Sem o poder de compra o setor de serviços sofre com a falta de clientes.
Em segunda análise, é indubitável dizer que a falta de dinheiro pode trazer impactos no comportamento e nas emoções. De acordo com o estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL), dois em cada três entrevistados disseram se sentir deprimidos, tristes ou desanimados por não conseguirem quitar a dívida. Diante disso, 16,8% recorreu a vícios como comida, cigarro ou álcool. Autoestima mais baixa, insegurança em não conseguir pagar, angústia, ansiedade e estresse foram outros pontos levantados.
Por tudo isso, é notório que medidas são necessárias para solucionar tal problemática. Para tanto, urge que o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Economia implemente educação financeira nas escolas como parte da carga horária dos alunos. Ademais, é imperioso que o Estado incentive pessoas de baixa ou média renda a investir – mesmo que pouco – por meio de palestras e cursos grátis. Por tudo isso, é necessário implementar uma educação financeira no Brasil) baixa, insegurança em não conseguir pagar, angústia, ansiedade e estresse foram outros pontos levantados.
Por tudo isso, é notório que medidas são necessárias para solucionar tal problemática. Para tanto, urge que o Ministério da Educação juntamente com(Pleonasmo. Substitua por: Sugestões: com) o Ministério da Economia implemente educação financeira nas escolas como parte da carga horária dos alunos. Ademais, é imperioso que o Estado incentive pessoas de baixa ou média renda a investir – mesmo que pouco – por meio de(
See less‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou através de. Sugestões: por, através de) palestras e cursos grátis. Por tudo isso, é necessário implementar uma educação financeira no Brasil
O papel da escola e da família na luta contra o preconceito (estilo UNESP – prop. de intervenção não obrigatória)
anailsonjose
No filme “Minari” de 2020, é retratada a história de uma família coreana que se muda para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. No longa-metragem, o casal e seus dois filhos têm de lidar com uma espécie de discriminação silenciosa, expressada pelos olhares inquisitórios e intrigaLeia mais
No filme “Minari” de 2020, é retratada a história de uma família coreana que se muda para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. No longa-metragem, o casal e seus dois filhos têm de lidar com uma espécie de discriminação silenciosa, expressada pelos olhares inquisitórios e intrigados dos fiéis da igreja à qual passam a frequentar. Comum à ficção, a perpetuação dos diferentes espectros do preconceito ainda é realidade no Brasil, sendo a família e a escola os agentes principais na luta contra essa problemática, ação que é dificultada pela falta de inclusão e de pautas sobre diversidade.
Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a família e a escola correspondem aos dois mecanismos primários de socialização dos seres humanos. Nesse sentido, ambas as instituições sociais se responsabilizariam por introduzir os indivíduos a diversas culturas e costumes, estimulando a compreensão quanto às distintas religiões, físicos, sociedades e nações existentes. Todavia, o atual cenário não condiz com a concepção proposta pelo estudioso francês, em virtude da carência de projetos e práticas nos ambientes familiar e escolar que induzam a conscientização e a empatia, viabilizando assim a manutenção de estigmas de segregação no país.
Outrossim, a falta de inclusão nas escolas brasileiras também contribui para a persistência do problema. De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante à lei, sem distinção de qualquer natureza. Contudo, apesar do que é garantido pelo código de direito e deveres nacional(Possível erro de concordância de número. Sugestões: dever nacional, deveres nacionais, deveres, nacional), muitas crianças e jovens portadores de condições especiais ainda têm dificuldade de ser inseridas no sistema educacional brasileiro, fator corroborado por falas preconceituosas com a do Ministro da Educação Milton Ribeiro, que em agosto de 2021 afirmou que “há crianças com um grau de deficiência que torna impossível a convivência”. Assim, sem o suporte escolar e estatal e com a falta de compreensão das famílias quanto ao contexto hediondo, mantém-se a discriminação.
Portanto, depreende-se que ambas as instituições sociais exercem funções primordiais na formação dos indivíduos, cabendo a elas a atuação na luta contra o preconceito. Esse papel pode ser desempenhado a partir da inclusão social nos espaços educacionais e da organização de discussões nas escolas e no espaço familiar a respeito das diferentes matrizes culturais do país. Logo, reconhecendo e atestando os deveres da escola e da família, espera-se evitar o cenário retratado em “Minari”.
See lessINVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL
anailsonjose
No livro “Os miseráveis”, de Victor Hugo, retrata-se o cotidiano de indivíduos marginalizados e invisíveis aos olhos do Estado, tendo em vista a exacerbada preocupação governamental apenas com os cidadãos da elite. Dessa forma, tal situação está em consonância com a realidade do Brasil hodierno, poiLeia mais
No livro “Os miseráveis”, de Victor Hugo, retrata-se o cotidiano de indivíduos marginalizados e invisíveis aos olhos do Estado, tendo em vista a exacerbada preocupação governamental apenas com os cidadãos da elite. Dessa forma, tal situação está em consonância com a realidade do Brasil hodierno, pois, milhares de sujeitos sem registro civil estão imperceptíveis, e privados da plenitude da cidadania. Portanto, são imprescindíveis resoluções quanto à inclusão deste grupo no corpo social, como também a sua garantia de direitos.
Nessa perspectiva, nota-se que o Brasil tem excluído pessoas em situação de vulnerabilidade desde a abolição da escravatura. Pois, ao serem libertos, os que antes eram escravos não tiveram amparo de políticas públicas e continuaram a margem da sociedade sem a mínima esperança de alcaçarem(Encontrado possível erro de ortografia. Sugestões: acaçarem, alcançarem, falcaçarem, acalçarem) a cidadania. Sendo assim, tal cenário caótico perpassa os séculos e assola ainda a contemporaneidade, mesmo que a legislação vigente, através da Constituição Federal, garanta a inclusão social de qualquer pessoa. Por conseguinte, faz-se necessário reverter esse escopo para que esses sujeitos não continuem vivendo tal qual os mizeráveis(Encontrado possível erro de ortografia. Sugestões: miseráveis, mineráveis) de Victor Hugo.
Outrossim, sendo excluído por não possuir registro civil esse indivíduo está impedido de exercer seus direitos. E consequentemente, alguém nessa condição está fadado a ser como os indivíduos comuns da Grécia Antiga que só tinham deveres, enquanto apenas os cidadãos da elite ou “Eupátridas”, exerciam sua cidadania. Ou seja, ao ignorar esse impasse, o sujeito pertencente a essa parcela de pessoas comuns não poderá ter acesso a direitos como educação e emprego, impossibilitando-o de se estabelecer socialmente e economicamente.
Infere-se, assim, que o Ministério da cidadania junto ao IBGE busque levantar dados acerca de onde encontram-se(Certos pronomes relativos, conjunções subordinativas e advérbios devem ser seguidos de próclise.Sugestões: onde se encontram) essas pessoas invisíveis, e lhes alertem sobre a importância do registro civil e assista-os no processo de cadastramento da documentação, para que possam finalmente usufruir de seus direitos e sejam vistos pela sociedade. E prossigam exercendo sua plena cidadania, assim como os Eupátridas na Grécia Antiga.
See less“Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira” (para a UNESP)
anailsonjose
Referente ao artigo 6° da Constituição Federal, um dos direitos sociais citados é a saúde, tendo como garantia esse acesso através do documento mais importante, contudo é evidente que essa promissão não chega à toda a população brasileira. No que concerne sobre o saneamento básico no Brasil, é notórLeia mais
Referente ao artigo 6° da Constituição Federal, um dos direitos sociais citados é a saúde, tendo como garantia esse acesso através do documento mais importante, contudo é evidente que essa promissão não chega à toda a população brasileira. No que concerne sobre o saneamento básico no Brasil, é notório a precariedade de algumas regiões com relação a(Neste contexto utiliza-se a crase. Sugestões: com relação à) água canalizada, que pode ter ocorrências mais graves na saúde pública.
Em primeira análise, é certo ressaltar a ausência de medidas governamentais para o combate da falta de saneamento básico e a proliferação de doenças causadas pelo consumo da agua(Erro ortografia. Sugestões: água) contaminada. Além disso, na Lei 11.445/07 constituída pela Federação brasileira é previsto que o saneamento básico seja a junção de serviços como infraestrutura, limpeza urbana e abastecimento de água potável para a população, tendo como idealização água de qualidade aos moradores, o que não acontece no Brasil.
Ademais, há números crescentes de pessoas que adoecem por causa da(‘por causa da’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer devido à ou pela. Sugestões: devido à, pela) falta de cuidados necessários com a água, no ano de 2019 o estudo de Saneamento e Doenças de Veiculação Hídrica do Instituto Trata Brasil resultou mais de 200 mil internações de doenças por ingerir água contaminada.
Com isso essa problemática tem tido como resultante também além de pessoas infelizmente doentes os gastos pela a(Possível fragmento. Sugestões: pela, a, pela, a) incidência de internações e gastos hospitalares das pessoas que que(Possível erro de escrita: você repetiu uma palavra. Sugestões: que) queriam apenas seus direitos garantidos por completo.
See lessMundo real versus mundo virtual: deve haver limites entre ambos?
anailsonjose
É fato que a internet(Os estrangeirismos devem estar entre aspas ou ser italizados. Sugestões: ‘internet’, “internet”) transformou o mundo e ressignificou termos que antes só eram cabíveis em um mundo real, o que desagradou a muitos, mas também favoreceu a vários. Desde o invento da internet(Os estrLeia mais
É fato que a internet(Os estrangeirismos devem estar entre aspas ou ser italizados.
Sugestões: ‘internet’, “internet”) transformou o mundo e ressignificou termos que antes só eram cabíveis em um mundo real, o que desagradou a muitos, mas também favoreceu a vários. Desde o invento da internet(Os estrangeirismos devem estar entre aspas ou ser italizados. Sugestões: ‘internet’, “internet”), é praticamente incabível desconectar um mundo do outro. Mas deve se ter em vista que todo o extremismo é prejudicial, a todos os fatores, e deve saber o momento certo do ponto final.
O mundo real é visto muito como tempos atrás, ou então antigamente, já se perdeu a certeza de que se vive em um mundo onde pessoas se encontram, ou vão a uma festa e não se tem a vontade de compartilhar, já que pouco se vive e muito se posta. O futuro nada mais é do que o agora, é retratado isso no filme “De volta para o futuro” já que se imaginava o que viria por vir de forma muito mais fantasiosa e pouco acessível. Não é possível desvendar o que está por vir, mas o que se sabe é que dependerá da tecnologia para poder se desenvolver.
A internet(Os estrangeirismos devem estar entre aspas ou ser italizados. Sugestões: ‘internet’, “internet”) revolucionou a tudo o que somente a minoria tinha acesso ou conhecimento, assim ressignificando como a maioria, já que hoje basta ter um aparelho conectado a internet(Os estrangeirismos devem estar entre aspas ou ser italizados.
Sugestões: ‘internet’, “internet”) que tudo é possível. Quanto mais cedo ultimamente as pessoas tem( Possível erro de concordância verbal. Sugestões: as pessoas têm) acesso a informações e exposição. As crianças já nascem tendo o contato precoce com o mundo, sendo essa uma das maiores preocupações da maioria dos pais. O perigo das visualizações é grande já que está cada vez mais acessível para ser transparente a localização de cada um em tempo real.
Quanto mais conforto e praticidade melhor e mais popular é, porém a(Esta conjugação deve ser separada por vírgulas. Sugestões: porém, a) partir do momento que atrasa a vida e as atualizações cotidianas, ou então põem em risco a integridade física do ser humano é hora de parar. Deve-se ter um equilíbrio e uma linha tênue entre a realidade e a virtualidade, sendo responsáveis: o governo e os criadores, os líderes e os desenvolvedores.
See lessinvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania n Brasil
anailsonjose
No conto o sonho de um homem ridículo de Dostoievski apresenta-se a história de um narrador que sonha com uma sociedade perfeita a qual é marcada pela ausência de mazelas sociais. Fora da ficção, a nação brasileira destoa do enredo supracitado, uma vez que a ausência de registro civil é um empecilhoLeia mais
No conto o sonho de um homem ridículo de Dostoievski apresenta-se a história de um narrador que sonha com uma sociedade perfeita a qual é marcada pela ausência de mazelas sociais. Fora da ficção, a nação brasileira destoa do enredo supracitado, uma vez que a ausência de registro civil é um empecilho a ser superado. Desta maneira, são vislumbrados o descaso governamental e a banalização e desinformação(Sempre que possível, deve utilizar só um ‘e’ nas enumerações. Caso contrário, segmente a frase com pontuação ou considere utilizar a ‘Oxford Comma’. Sugestões: governamental, a banalização e desinformação, governamental e a banalização, e desinformação) do problema social aliada(Possível erro de concordância de género. Sugestões: problema social aliado, problema social, aliada) a alienação midiática como causas originárias dessa problemática.
See lessÉ de fulcral atenção o descaso governamental no enlance(Encontrado possível erro de ortografia. Sugestões: em lance, enlace, elance, enrance, enlanze) retratado ao assunto apresentado. Com reverberância(ortografia. Sugestões: reverenciaria,reverberatória, reverenciara, reverenciar, reverencial, reverdecência, reverencia, revertência, exuberância, reverência, beligerância, reverberatório), Zigmund Bauman expõe a existência de instituições zumbis em sua teoria que demonstram a ineficácia do governo para o saneamento de dificuldades sociais, logo o poder público torna-se defasado por não garantir a cidadania existencialmente. De forma análoga, a ausência de registro civil perante a população potencializa em consequências desastrosas em um futuro próximo, seja na questão educacional ou econômica, acaba deixando de garantir como um todo(‘como um todo’ é uma frase-feita. É preferível dizer todo, na totalidade ou APAGAR
Sugestões: todo, na totalidade, APAGAR) a cidadania descrita em lei.
De forma secundária a banalização/desinformação coligada a alienação midiática tem papel decisório no tema. Em ensaio sobre a cegueira de José Saramago existe a exposição de uma sociedade moralmente cega, marcada pelo egoísmo e alheia aos problemas sociais, na questão midiática a escola de Frankfurt em Indústria Cultural demonstra que há uma massificação da população a condutas midiáticas empobrecidas. Nesta perspectiva, tais visões filosóficas são retratadas na realidade(‘na realidade’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer APAGAR. Sugestões: APAGAR), ao ter a cidadania que é um direito constitucional um papel desprezado pela sociedade e pelos meios de comunicação, sem ter a devida atenção.
Destarte, é necessário que(‘é necessário que’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer deve. Sugestões: deve) o governo por meio de(‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou através de. Sugestões: por, através de) ações de conscientização trabalhe juntamente com(Pleonasmo. Substitua por: Sugestões: com) os meios de comunicação para o fito de divulgar a importância da garantia de cidadania ao povo. Logo assim, tendo a proximidade com a sociedade citada inicialmente em um contexto geral.
A invisibilidade, vcs já sabem, enem, me ajudem !! Pf
anailsonjose
Na série “irregulares de Backerstreet”, produzida pelo serviço de stream “Netflix”, é observada a vida de um grupo de órfãos que tenta sobreviver nas ruas de Londres, sem qualquer documento ou forma de identificação, somada à extrema pobreza que eles se encontram, vivem as margens da sociedade, inviLeia mais
Na série “irregulares de Backerstreet”, produzida pelo serviço de stream “Netflix”, é observada a vida de um grupo de órfãos que tenta sobreviver nas ruas de Londres, sem qualquer documento ou forma de identificação, somada à extrema pobreza que eles se encontram, vivem as margens da sociedade, invisíveis e sendo ignorados como pessoas, deixadas a mercê da própria sorte e esforço. Apesar de ficcional, a realidade dos brasileiros nessa situação são forçadas a passar. Cabe declarar, que a população segregadora, na falta de solidariedade coopera para o apagamento dessa parcela marginalizada, oque ainda é agravado pelo governo que nada faz para intervir na situação de quase inexistência desses habitantes.
Em primeiro lugar, vale ressaltar, que o preconceito que os não documentados sofrem, tem sua raiz firmada nos seus iguais documentados, que por sua vez(‘por sua vez’ é uma frase-feita. É preferível dizer , ou no que lhe concerne. Sugestões: ,no que lhe concerne), apesar de não serem responsáveis pelo cenário dos sem identidade, coexistem friamente com eles, gerando um estigma psicológico, onde quem faz parte do corpo social identificado, é superior, separado do resto. Segundo à socióloga Hanna Arendt, “o Brasil é um país que foi macificado(Encontrado possível erro de ortografia. Sugestões: massificado, pacificado) de problemas constantemente a tanto tempo, que os brasileiro(Possível erro de concordância de número. Sugestões: o brasileiro, os brasileiros, os, brasileiro) perderam a sensibilidade até para perturbações graves”, seguindo essa linha intelectual, não é complexo compreender o comportamento das grandes massas.
Em segundo lugar, resgatando a constituição federal, em seu artigo 6 assegura os direitos inafiançáveis a todo cidadão indiferentemente de classe social ou credo, vemos o tamanho descaso que o governo imbuído de seus deveres, não os exerce é muito menos cumpre a constituição, deixando ao acaso os já penalizados pelo corpo social privilegiado, que os extinguem da vivência comum de alguém que tem sua alteridade respeitada. Mediante a isso, em uma pesquisa realizada pelo “estúdio r7”, ainda existe uma média de quase 3 milhões de pessoas que precisam ser retiradas do mapa da invisibilização(Encontrado possível erro de ortografia. Sugestões: invisibilidade).
Nesse sentido, medidas emergências são necessárias para sanar a problemática.
See lessO ministério da economia, aliado ao “IBGE”, instituto brasileiro e estatística, com a liberação de verbas, para por meio da criação do “CCD”, campanha de cadastramento de não documentados, possam dar os primeiros passos para a primeira documentação dessa população esquecida(Insira a preposição ‘de’ após o verbo. Sugestões: esquecida de) pelo Brasil, inserindo-os no grupo social devido, respeitando a constituição e fazendo com que situações como dos irregulares se mantenham apenas na ficção.
RASCUNHO: Invisibilidade e registro civil
anailsonjose
Na produção “Round 6”, uma das personagens relata que sua filha mais nova ainda não possui certidão de nascimento e que a mesma não possui um nome definido. Fora da ficção, tendo em vista a contemporaneidade brasileira, o mesmo caso se repete em várias famílias, visto que milhares de pessoas nascemLeia mais
Na produção “Round 6”, uma das personagens relata que sua filha mais nova ainda não possui certidão de nascimento e que a mesma não possui um nome definido. Fora da ficção, tendo em vista a contemporaneidade brasileira, o mesmo caso se repete em várias famílias, visto que milhares de pessoas nascem sem registro de nascimento. Por conseguinte, a certidão de nascimento é o primeiro e mais importante documento, pois nele, a existência de um ser é reconhecida pelo estado.
Em primeiro plano, a lei que garante o registro de nascimento gratuito foi uma vitória em partes, pois, a falta deste documento não implica somente na falta de condições para pagar por ele, revelando assim que essa exclusão é mais complexa do que se imagina. Entretanto, não é de conhecimento um fato concreto para que não seja de posse a certidão de nascimento, mas sim um conjunto derivado de fatores, como por exemplo(Esta locução deve ser separada por vírgulas, e só deve ser utilizada no ínicio duma frase para efeitos de estilo. Sugestões: como, por exemplo), a dificuldade de acesso à cartórios(Possível erro de concordância de género. Sugestões: à (cartórios)), o abandono paterno, entre outros.
Outrossim, é indubitável dizer que nem todas as ações governamentais são relativamente eficazes, tendo em vista a desvalorização de diversos povos, classes sociais ou até mesmo, refugiados de outros países que ainda são situações recorrentes para que ainda gere um alto índice de pessoas não reconhecidas pelo estado como cidadãos.
No entanto, é necessária medidas(Possível erro de concordância de número. Sugestões: necessária medida, necessárias medidas, necessária, medidas) mais eficazes para que a situação relatada na série “Round 6” não seja recorrente no Brasil. Para isso, é de extrema importância que o governo manifeste a importância deste documento, através de campanhas publicitárias, também faz-se necessária a mobilização de postos de saúde e maternidades, para que nenhuma gestante tenha seu filho sem certidão de nascimento. Espera-se que essas medidas garantam o direito à cidadania para a população brasileira.
See lessInvisibilidade e registro civil…
anailsonjose
Zé Ramalho em sua canção chamada O Cidadão, descreve a realidade de um homem que, apesar de construir prédios e escolas, não é permitido sua entrada neles, por o motivo de ser pobre e de não ter o reconhecimento de cidadão. De maneira similar, muitas pessoas devido a(devido a' é uma expressão prolixLeia mais
Zé Ramalho em sua canção chamada O Cidadão, descreve a realidade de um homem que, apesar de construir prédios e escolas, não é permitido sua entrada neles, por o motivo de ser pobre e de não ter o reconhecimento de cidadão. De maneira similar, muitas pessoas devido a(devido a’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer devido a, por, pela, pelo, pelas ou pelos. Sugestões: devido a, por, pela, pelo, pelas, pelos) invisibilidade social e a falta de registros civis, sofrem com o mesmo problema. Pode-se analisar, em síntese, alguns pontos: a pouca ação dos governos e a falta de amparagem (Encontrado possível erro de ortografia. Sugestões: amparamento, amaragem, aparagem, amperagem, ampararem) social dada essas pessoas.
Diante desse cenário, é notório o pouco investimento e ação que os governos têm dado(Em certos contextos, esta perífrase pode ser simplificada. Sugestões: dão) a essa problemática. Isso fica visível quando a última lei visando tal tema foi de 1997, no qual deixava o registro de nascimento gratuito. Ademais, deputados federais e estaduais também tem sua parcela de responsabilidade, visto que eles são uma das principais vias quando o assunto é criação de leis e manutenção das mesmas.
Por outro lado, a pouca amparagem (Encontrado possível erro de ortografia. Sugestões: amparamento, amaragem, aparagem, amperagem, ampararem) social que as pessoas de baixa renda recebem, dificulta ainda mais o processo de cidadania delas. Segundo o IBGE, só no sudeste soma-se 1,15 milhões de pessoas sem o registro de nascimento. Em posse dessa informação, é evidente que, tendo conhecimento de que o registro de nascimento é um dos principais documentos que é recebido ainda criança, verifica-se que muitas pessoas vivem em situação de rua ou não tem acesso a informações. Todavia, grupos sociais poderiam auxiliar as pessoas a ter sua cidadania comprovada.
Em suma, o acesso à informação é um dos caminhos a ter para tirar as pessoas da invisibilidade social. Com isso, o Ministério da Cidadania, na condição de garantir os direitos da população, estabeleça leis e projetos de cunho inclusivo, por meio de(
See less‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou através de. Sugestões: por, através de) consultas e pesquisas. Tudo isso afim de(Pretende dizer “a fim de”? Esta expressão pode ser interpretada de forma informal. Considere alternativas. Sugestões: semelhante a, de modo a, para, a fim de) garantir a cidadania da população, bem como os seus direitos. Ademais, os governos estaduais, atendendo as necessidades de seus estados, invistam em projetos sociais, por meio da escola e de propagandas, como projeto Agrinho. Com o tempo a invisibilidade social e a falta de registro civil diminuiria um ritmo abrupto, distanciando-nos da realidade da música O Cidadão.
Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
anailsonjose
Na obra “Utopia”, do inglês Thomas More, é retratado na sociedade perfeita que padroniza-se(Certos pronomes relativos, conjunções subordinativas e advérbios devem ser seguidos de próclise.Sugestões: que se padroniza) pela ausência de conflitos e adversidades. No entanto, é possível observar que a reLeia mais
Na obra “Utopia”, do inglês Thomas More, é retratado na sociedade perfeita que padroniza-se(Certos pronomes relativos, conjunções subordinativas e advérbios devem ser seguidos de próclise.Sugestões: que se padroniza) pela ausência de conflitos e adversidades. No entanto, é possível observar que a realidade brasileira contemporânea diverge do que o autor prega, uma vez que não existe garantia de acesso cidadania no Brasil apresentando obstáculos que dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da dificuldade de obtenção do registro civil, como também da negligência governamental. Nesse contexto, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. Primordialmente, deve-se ressaltar que muitos indivíduos excluídos da sociedade tem dificuldade em obter a certidão de nascimento sendo esse o principal catalisador da falta de acesso à cidadania. De fato, ocorre que a demora para a emissão desse documento, induz essa parcela da população marginalizada a não adquirir seus direitos. Desse modo, constata-se que sem o fornecimento desse documento, de forma integral, não há garantia da visibilidade e de benefícios sociais para quem enfrenta a problemática. Outrossim, é imperativo destacar a baixa atuação dos setores governamentais potencializando a persistência de cidadãos não reconhecidos pelo Estado. Segundo Gilberto Dimenstein, na obra “Cidadão de Papel”, a legislação brasileira é ineficaz, visto que apesar de ser completa na teoria, não se concretiza na prática. Prova disso, é a escassez de políticas públicas, voltadas para a garantia da cidadania, que possam orientar a população a cerca da deficiência de recursos sociais para aqueles que não possuem o registro civil. Nessa perspectiva, para completa refutação da teoria e mudança da realidade, faz-se necessária uma intervenção estatal. Depreende-se, portanto, medidas que possam conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cidadania, por meio de (por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou através de Sugestões: Por, através de) verbas governamentais, formule um projeto de distribuição de postos de atendimento ao cidadão, com intuito de assegurar, em um curto período, a emissão da certidão de nascimento. Ademais, criar campanhas de conscientização que possam informar, ao público em geral (‘público em geral’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer público. Sugestões: público), sobre a necessidade de adquirir esse documento obtendo, assim, o acesso a (Possível erro de crase. Sugestões: acesso à) benefícios sociais. Dessa maneira, será possível atenuar os impactos nocivos diante da dificuldade de acesso a cidadania no Brasil, e almejar a coletividade retratada na “Utopia” de More.
nota:920
See less