Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Importância da leitura na infância
Ace
Bom dia, Júlia! É uma pena que não haja correções para sua redação, e espero que não seja muito tarde para eu te ajudar com minha avaliação! C1: 120 (Há alguns erros de pontuação e escrita) C2: 80 (Eu diria que você divergiu um pouco do que foi pedido. O tema é "Importância da Leitura na Infância",Leia mais
Bom dia, Júlia! É uma pena que não haja correções para sua redação, e espero que não seja muito tarde para eu te ajudar com minha avaliação!
C1: 120 (Há alguns erros de pontuação e escrita)
C2: 80 (Eu diria que você divergiu um pouco do que foi pedido. O tema é “Importância da Leitura na Infância”, mas você abordou mais a falta do incentivo do que justificou o porquê é importante nos preocuparmos com essa problemática. Sua citação de Pitágoras é um bom exemplo do modo certo de abordar o tema; todavia, essa mesma abordagem deveria ter sido implementada no resto do texto.)
C3: 120 (Senti falta de argumentos mais convincentes para seu ponto de vista. Por exemplo, ao falar do papel dos pais no incentivo literário da criança, você não explicou porquê os pais têm esse dever. Por que não deixar a educação acadêmica toda para a escola, correto? Entendo que seja senso comum que é dever dos pais educar os filhos, mas você deve demonstrar uma linha de raciocínio clara e fora do padrão. Continuando neste exemplo dos pais, você poderia mencionar sobre como a família é um grupo social primário de acordo com Charles Horton Cooley, e isso significa que esta é a maior responsável quando se trata do desenvolvimento da criança.)
C4: 120 (O texto tem frases muito longas, o que atrapalha o fluxo da leitura. Além disso, há os erros de pontuação mencionados na primeira competência.)
C5: 200 (A conclusão atendeu a todos os requisitos da redação estilo Enem.)
TOTAL: 640
See lessEnergia e sustentabilidade no Brasil: desafios na diversificação da matriz energética.
Ace
Boa noite, Matheus! Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nessa redação! Está bem escrita e demonstra bem seus conhecimentos. Dito isso, passemos às observações. Em questão de conteúdo, diria que está tudo perfeito. Sua bagagem cultural foi explorada o suficiente, seu vocabulário é extenso e sLeia mais
Boa noite, Matheus!
See lessPrimeiramente, parabéns pelo seu desempenho nessa redação! Está bem escrita e demonstra bem seus conhecimentos.
Dito isso, passemos às observações.
Em questão de conteúdo, diria que está tudo perfeito. Sua bagagem cultural foi explorada o suficiente, seu vocabulário é extenso e sua conclusão possui uma proposta de intervenção bem elaborada. Logo, nas competências I, III e V, você provavelmente gabaritaria, ou ao menos alcançaria uma nota altíssima.
Por outro lado, seu texto não bate direito com o tema. Sim, você falou da energia e sustentabilidade no Brasil e na diversificação da matriz energética, mas sua tese foi que “deve diversificar a matriz energética dispondo-se a combater a pobreza: com incentivos em inovação na produção de energia sustentável.”
A tese é boa, e sua redação faz um bom trabalho defendendo-a. O problema é que sua tese foca em um tópico não relevante ao tema (o combate à pobreza).
Para facilitar a conexão do tema com a tese e ter certeza de que os dois sempre dialogarão entre si, pense neles como uma pergunta e uma resposta, respectivamente.
A pergunta proposta pelo tema, como reforçado pelos textos de apoio, é mais ou menos esta:
“quais são os desafios na diversificação da matriz energética no Brasil que dificultam a sustentabilidade (desenvolvimento), e como eles podem ser resolvidos? (conclusão)”
Sua resposta precisa ser algo parecido com: “os desafios são X e estes podem ser resolvidos se Y for feito.”
Como você focou em resolver a pobreza, sua redação falhou em responder a pergunta.
Sua resposta ainda poderia conter o tópico da pobreza, mas em posição de causa do problema (o desafio vêm da pobreza, e se ela for resolvida, a energia brasileira será mais sustentável), não posição de problema principal, como você escreveu.
Na verdade, sinto até que você sabe disso, visto que seu tópico frasal no segundo parágrafo (“Em primeiro plano, a renda é um fator discriminatório ao acesso a fontes de eletricidade que venham de recursos naturalmente repostos”) revela isso. Porém, ao fim do parágrafo, essa ideia parece abandonada para dar espaço à outra, que a popularização de painéis solares resultaria na diminuição da pobreza (note, novamente, que aqui a pobreza foi posta como o problema principal a ser resolvido, e a sustentabilidade, um meio para resolvê-la; No entanto, o mais ideal seria a pobreza ser um fator que *dificulta a sustentabilidade* <– o tópico principal.)
Em suma, sua redação foi excelente, só que não para esse tema.
Como eu disse, ajuda significantemente pensar no tema e na tese como uma pergunta e uma resposta, e recomendo que você sempre converta a proposta de redação numa pergunta. Esse método é sempre possível, pois absolutamente todo texto é fruto de uma pergunta. Por exemplo, o tema da redação do ENEM de 2016 "caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" pode ser convertido para "o que pode ser feito para combater a intolerância religiosa no Brasil?" (perceba que, nesse caso, ainda há a pergunta implícita de quais são as causas para haver intolerância religiosa no Brasil, uma vez que é impossível você resolver um problema sem saber sua raiz); "Publicidade infantil em questão no Brasil," no ENEM de 2014, pode ser "a publicidade infantil é um problema no brasil? por que sim/não? [Se for um problema,] que medidas devem ser tomadas para resolver isto?". Atente-se sempre na conversão do tema para uma pergunta, porque se esta for feita erroneamente, prejudicará sua resposta. Por exemplo, se o tema for "violência policial e racismo" e você converter em "violência policial e racismo é ruim?", sua resposta será irrelevante, pois essa verdade — de que racismo e violência policial é ruim — é axiomática, não é necessário confirmá-la. Neste caso hipotético, a melhor conversão seria para: "qual a relação entre racismo e violência policial, e como estes podem ser resolvidos?".
Tirando isso, há pouquíssimos erros em seu texto.
No segundo parágrafo, o seguinte trecho:
"a renda é um fator discriminatório ao acesso a fontes de eletricidade que venham de recursos naturalmente repostos, pois segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2018, metade da população vivia com renda mensal de pouco mais de R$: 400."
Aqui, deveria haver uma vírgula após o "pois", isolando a passagem "segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)", devido ao fato de que esta informação pode ser retirada do texto e não modificaria seu sentido intrínseco. Isto é, é um aposto.
Ainda nesse parágrafo, há o seguinte trecho:
"[…] porque sob esta condição, torna-se inviável a instalação de painéis solares, por exemplo, dado o atual valor de mercado. (remover por exemplo, não adiciona em nada; o "porque" já é o suficiente)"
"por exemplo", aqui, poderia ser cortado. Além de sua presença não ser significativa, ela distrai o leitor da frase, pois tem mais um "obstáculo" para chegar ao seu fim.
Enfim, como já comentado, seu texto está ótimo, salvo os problemas indicados. Continue escrevendo e experimente implementar as sugestões ao redigir sua próxima redação. Espero que minhas observações tenham ajudado.
Bons estudos!
O perigo das chuvas no Brasil
Ace
Bom dia, Giovana! Algumas coisas que gostaria de comentar sobre sua introdução, na parte no qual você referencia o filme Parasita: primeiramente, quando nos referimos a uma obra indicada a um prêmio, estamos sempre nos referindo àqueles que não ganharam. Parasita ganhou o Oscar de melhor filme, logoLeia mais
Bom dia, Giovana!
See lessAlgumas coisas que gostaria de comentar sobre sua introdução, na parte no qual você referencia o filme Parasita:
primeiramente, quando nos referimos a uma obra indicada a um prêmio, estamos sempre nos referindo àqueles que não ganharam. Parasita ganhou o Oscar de melhor filme, logo o certo seria referir-se a ele como ganhador do Oscar de melhor filme (sempre procure especificar o prêmio!)
Outra coisa a comentar é o termo “cenas paradoxais”. “paradoxo” quer dizer “ações opostas que cancelam uma a outra”, como dizer, por exemplo, que “tenho certeza absoluta de que toda certeza é relativa”. O que você quis dizer, no contexto da frase, é “cenas antitéticas” (vem de “antítese”, que consta em duas ideias opostas juntas, mas não interferem uma na outra que nem o paradoxo. Vide os exemplos: sol e chuva, alegria e tristeza, amigo e inimigo, etc.)
Acerca do texto na íntegra, reparei muitos erros de pontuação, em especial erros de vírgula. Também notei erros de continuação. Por exemplo:
“a falta de saneamento básico afeta não apenas moradias devido à propagação de fortes chuvas,como na falta de planejamento em zonas urbanas,ocasionando deslizamentos de terra e acidentes de trânsito.” (trecho do segundo parágrafo)
Aqui, você usou “afeta não apenas…”, que demanda que você use “como também” ou uma expressão parecida para a frase fazer sentido. Nesse caso, Deveria haver um “como também ocasiona deslizamentos…”
Para a necessidade de usar essa expressão fique mais clara, veja como uma frase mais simples fica estranha com sua falta:
Elas disseram que compraram não apenas sapatos, experimentando algumas roupas.
Esquisito, certo? Olhe como melhora ao ter a expressão:
Elas disseram que compraram não apenas sapatos, como também experimentaram algumas roupas.
Ainda no segundo parágrafo, adorei a menção às “piscinas”. De qualquer modo, acho que você poderia ter desenvolvido melhor para tornar a problemática mais evidente. Você poderia falar como há pessoas que se banham nas “piscinas”, que demonstra o descaso daqueles que fazem isso, tanto com a própria saúde quanto com as obras sanitárias.
Seu terceiro parágrafo está bom, mas achei ele desproporcionalmente pequeno em relação aos outros. Como é um parágrafo de desenvolvimento, espera-se que seja maior ou de mesmo tamanho que o de introdução e de conclusão.
Mais uma coisa no terceiro: porque você escreveu água parada entre aspas? Lembre-se que seu uso é pra citar fala de alguém ou quando expressar algo não literal. Neste caso, água parada não precisava de nenhumas aspas.
Sua conclusão tá ótima, só vou dar uma sugestão que é mais opinativa e subjetiva — isto é, se fosse dar uma nota não descontaria ponto —
No trecho:
” Assim,seguindo os caminhos propostos,um dia de de chuva pode não ser mais um problema para a sociedade brasileira.”
Soaria muito melhor escrever que “um dia de chuva não será…”
A versão que eu propus é mais assertiva. O uso do “pode” muitas vezes enfraquece a mensagem da sua frase.
Espero ter ajudado!
Tenha um ótimo final de semana.
A demarcação de terras e impactos na cultura indígena
Ace
Bom dia, Pedro! Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nesta redação. Acerca do primeiro parágrafo, não compreendi direito qual a relevância da menção a substituição da escravidão indígena pela africana. Isso não tem muito impacto na dominação de suas terras pelos europeus, pois suas terras forLeia mais
Bom dia, Pedro! Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nesta redação.
See lessAcerca do primeiro parágrafo, não compreendi direito qual a relevância da menção a substituição da escravidão indígena pela africana. Isso não tem muito impacto na dominação de suas terras pelos europeus, pois suas terras foram dominadas bem antes desse fato. Do jeito que foi exposto, me pareceu que você quis dizer que por esse motivo (os índios serem substituídos por africanos) tem relação direta com a dominação de suas terras, o que está errado.
De forma geral, acho que você deu ênfase demais na escravidão indígena. Na verdade, a escravidão deles foi um resultado da dominação de suas terras, já que o que sabemos de sua escravidão é que eles trabalharam na construção de estruturas em suas próprias terras. Enfim, para sua tese, a escravidão tem pouco impacto; como um adendo não há problema, mas achei a insistência em falar desse tema fora de foco.
Além disso, achei seu repertório cultural fraco. Você pode acrescentar mais coisas que te ajudem a fortalecer sua argumentação.
O segundo parágrafo não acrescenta em nada na redação. Foi puramente expositivo. Como você continua o raciocínio dele no parágrafo seguinte, minha sugestão seria juntar os dois parágrafos num maior e escrever outro parágrafo argumentando. Não vejo problema nisso pois sua redação está bem curta, então suponho que não prejudicaria seu texto ao adicionar mais coisas.
Sua conclusão foi boa! De fato, a melhor parte do texto. A proposta aborda tudo que é preciso ser mencionado ao final de uma redação dissertativa.
Enfim, gostei bastante da sua redação. Outro elogio é o fato de haverem pouquíssimos, se não nenhum, desvios gramaticais. Continue exercitando usa escrita e boa sorte nos estudos! ;)
Economia vs meio ambiente
Ace
Bom dia, Barbara! Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nessa maravilhosa redação. Tudo parece estar perfeito. Não consigo notar quaisquer erros de língua portuguesa, seus argumentos são sólidos e você apresenta fatos e conceitos concretos que os sustentam efetivamente. Sua conclusão, nem se fLeia mais
Bom dia, Barbara!
See lessPrimeiramente, parabéns pelo seu desempenho nessa maravilhosa redação.
Tudo parece estar perfeito. Não consigo notar quaisquer erros de língua portuguesa, seus argumentos são sólidos e você apresenta fatos e conceitos concretos que os sustentam efetivamente. Sua conclusão, nem se fala! A proposta de intervenção está muito boa e detalhada.
Em relação ao que disse sobre o tamanho do primeiro parágrafo, não vejo qualquer problema neste tamanho; acho que você escreveu exatamente o que precisava ser informado ao leitor. Claro, isso pode se tornar um problema se você não tiver mais espaço, mas acredito que, se sua letra for pequena, tudo cabe no limite das 30 linhas :)
Suas vírgulas não tiveram muitos erros, por isso irei abordar os casos isoladamente:
“ele afirmou que a primeira missão de seu governo seria, “não atrapalhar quem quer produzir”.” — neste trecho, não deve haver vírgula antes da citação, pois esta faz ligação direta com o que fora dito antes. Isto é, não deixe que o fato de um trecho ser uma citação faça você encará-lo de forma diferente. Ignorando as aspas, você colocaria a vírgula depois do “seria”? Não, pois seria incorreto. Fique com isso em mente.
” Dessa forma, a negligência contra o meio ambiente se mostra explícita no contexto atual e de maneira inacreditável, o governo que deveria ser o principal apoiador das causas ambientais se tornou o principal obstáculo contra essa luta.” — Aqui há mais problemas de vírgula. Primeiramente, “de maneira inacreditável” deve estar entre vírgulas por ser um adendo, um aposto; O mesmo vale para “que deveria ser o principal apoiador das causas ambientais”. Lembre-se: aposto sempre será entre vírgulas ou após dois pontos.
“observa-se que os regulamentos importantes para a segurança, tanto dos trabalhadores, quanto do ambiente são desconsiderados por grande parte das empresas brasileiras.” — A segunda vírgula foi posicionada de forma errada. Corretamente, a vírgula deveria estar após “ambiente”. Isso se deve porque ao usar a expressão “Tanto X quanto Y”, não deve-se cortar com vírgula. As vírgulas, neste caso, exercem novamente a função de isolar o aposto da frase principal.
” e as péssimas condições de trabalho levam aos grandes desastres ambientais, como os ocorridos recentemente.” — Não tenho tanta certeza sobre esse trecho quanto aos outros citados, mas não acho que há vírgula após “ambientais”. Se este for um caso que pode ser escrito de ambas as formas, sugiro que opte por não colocar vírgula neste caso porque o resto da frase já possui outras vírgulas. O excesso de vírgulas, mesmo quando usadas corretamente, podem cansar o leitor com as pausas, assim como um motorista irrita-se em parar em todos os semáforos de minuto em minuto.
Há outro trecho que quero comentar que não tem relação com vírgulas nem é algo que prejudicaria sua nota, mas sim um fator mais subjetivo:
Você finaliza sua redação com a frase “Dessa forma, talvez , futuramente o país esteja livre de impactos da natureza provocados pela ação humana.” Neste caso, eu diria que o trecho ficaria melhor sem o “talvez”. Ele enfraquece um pouco sua mensagem, por usa natureza incerta. Sem essa palavra, a frase soaria mais assertiva e confiante, tonalidade ideal a um texto dissertativo ou persuasivo.
Espero que minha correção tenha lhe ajudado! Independente dos erros mencionados, seu texto está ótimo, como já mencionado. Continue exercitando sua escrita ;)
Tema: Saúde mental e automedicação.
Ace
C1 -- 160 C2 -- 200 C3 -- 160 C4 -- 200 C5 -- 200 TOTAL -- 920 Primeiramente, bom dia e parabéns pelo seu desempenho nesta redação! Seu texto está muito bom, seus argumentos são fortes e pertinentes, e sua conclusão satisfaz todos os critérios. Algo que me incomodou foi o uso da vírgula. Em alguns lLeia mais
C1 — 160
See lessC2 — 200
C3 — 160
C4 — 200
C5 — 200
TOTAL — 920
Primeiramente, bom dia e parabéns pelo seu desempenho nesta redação!
Seu texto está muito bom, seus argumentos são fortes e pertinentes, e sua conclusão satisfaz todos os critérios. Algo que me incomodou foi o uso da vírgula. Em alguns lugares ela não deveria estar aí (como depois de “para assim”) e em outros, sua adição torna as frases mais maçantes, longas e de difícil compreensão. Neste último caso, tente dividir seus períodos com pontos continuativos, ou apenas estruture novamente as frases de uma maneira que “soa” melhor ( ex: “Dessa forma, quanto maior este número, maior o nível de vícios na nação, pois se uma pessoa se beneficia de automedicamento uma vez, cada vez mais ela vai usar desse recurso” pode ser mudada para: “Dessa forma, maior será o nível de vícios na nação quanto maior for este número, pois uma pessoa tende a usar cada vez mais de automedicamento se ela beneficiar-se desse recurso”. Note que a frase não diminuiu, continua sendo tão longa quanto a primeira. A diferença é que, com menos vírgulas e, consequentemente, menos pausas, sua afirmativa soa mais assertiva.)
Por fim, outra coisa que achei fraca foi seu primeiro argumento. Você poderia desenvolver um pouco melhor sobre a animação. Não sei o que ajudaria melhor, adicionar ou remover informação. Eu, pessoalmente, fiquei muito confusa com a informação de haver “personagens ratos”. Esse fato acabou me distraindo do seu ponto principal no parágrafo. Eu pesquisei a animação para me informar mais sobre o curta, e vi que era uma sociedade de ratos. Você poderia ter contextualizado mais o “universo” da animação para a atenção do leitor não pular fora do texto. Ou, se não quiser ocupar muitas linhas tratando de um assunto que não é tão crucial a redação, omite essa informação. Fale só sobre as soluções rápidas pra saúde mental, já que é o que interessa.
Outra coisa que queria notar é que, mesmo que “happy” seja com y, usamos “i” ao escrever “happiness”. Não sei se um corretor avaliaria isso, até porque nem se trata da língua portuguesa. Mesmo assim, algo para ter em mente.
Como disse anteriormente, sua redação está muito boa. Continue escrevendo assim! Espero que minha correção tenha ajudado e desejo-lhe bons estudos.
Publicidade infantil em questão no Brasil
Ace
Parabéns pelo seu desempenho nesta redação! A conclusão e a introdução são fortes, e o resto do texto mostra um ponto de vista com argumentos fortes e coerentes do início ao fim. Dito que o texto em geral está bom, só tenho algumas sugestões e alguns erros específicos que notei, que poderiam melhoraLeia mais
Parabéns pelo seu desempenho nesta redação! A conclusão e a introdução são fortes, e o resto do texto mostra um ponto de vista com argumentos fortes e coerentes do início ao fim.
See lessDito que o texto em geral está bom, só tenho algumas sugestões e alguns erros específicos que notei, que poderiam melhorar o texto:
Na argumentação, você poderia ter se aproveitado de comerciais infantis que existiram que poderia reforçar ainda mais seu ponto de vista. Principalmente no final do terceiro parágrafo, quando você diz que a criança concluirá “que a felicidade só existirá se ela possuir tal brinquedo”. Nessa parte em específico, seria interessante mencionar, por exemplo, o comercial de tesourinha do Mickey dos anos 90, que consiste numa criança repetindo, durante toda a propaganda, a frase: “eu tenho, você não tem”. Esse foi só um exemplo de um comercial infantil que veio agora à minha cabeça que reforça seu ponto, mas aposto que, numa rápida pesquisa, você pode achar muitos outros que se encaixam na categoria.
No primeiro parágrafo, você diz “problema 1” e “problema 2”. Eu não sei ao certo se isso realmente faria alguma diferença drástica no texto, mas procure escrever números por extenso (com exceção de dados como porcentagens, etc.). Experimente usar “primeiro problema”,”segundo problema”… soa mais estético e profissional. Novamente, não tenho certeza se isso de fato é um problema, então considere mais uma sugestão.
Por fim, a parte “exemplo determinado produto sobre um desenho” soou, na minha opinião, um pouco estranha e até mesmo ambígua. Compreendi a ideia que você quis passar, mas acho que é válido reescrever essa frase para melhorá-la. “um exemplo seria um determinado produto de um desenho animado” pode ser mais fluído na leitura do texto.
Além disso, queria dar uma sugestão de argumento: quando você falou sobre propaganda de produtos referentes a desenhos animados ou personagens cuja fama já foi estabelecida entre o público infantil, seria bacana falar sobre como as propagandas vão tão longe ao ponto de existirem desenhos e filmes criados exclusivamente para vender produtos –vide He-Man, Monster High, Hello Kitty, que criaram desenhos animados para convencer as crianças de comprar seus brinquedos. Se for de seu interesse, dê uma olhada no documentário “Toys that made us”, que fala sobre brinquedos clássicos e como eles conseguiram conquistar seu sucesso. Muitos dos episódios focam na propaganda que as empresas precisaram fazer para vender seus produtos, então combinaria com o seu texto!
Novamente, sua redação foi muito boa. As coisas que eu mencionei aqui são só sugestões e nitpicks. Continue escrevendo textos maravilhosos assim! Desculpe pelo texto longo, mas devo admitir que o tema e sua redação me deixaram animada! :’)
O vicio em games como distúrbio mental e suas aplicações
Ace
A redação é bem estruturada e demonstra o conhecimento do autor sobre a língua portuguesa, assim como sua bagagem cultural. A comparação entre videogames e cassinos é ótima, chamando ainda mais atenção para os vícios dos games (que muitas vezes é subestimado) utilizando-se de um problema que já é beLeia mais
A redação é bem estruturada e demonstra o conhecimento do autor sobre a língua portuguesa, assim como sua bagagem cultural. A comparação entre videogames e cassinos é ótima, chamando ainda mais atenção para os vícios dos games (que muitas vezes é subestimado) utilizando-se de um problema que já é bem estabelecido em nossa sociedade, o vício de jogos de cassino.
See lessOs poucos problemas no texto estão relacionados à pontuação.
Por exemplo, o trecho:
“Historicamente, jogos de azar sempre estiveram presentes na realidade brasileira, com o advento da revolução tecnocientífica…”
melhoraria significantemente se fosse redigido como: “
“Historicamente, jogos de azar sempre estiveram presentes na realidade brasileira; com o advento da revolução tecnocientífica…”
Há outros erros pequenos de pontuação no texto, mas nada alarmante. Aconselho dar uma revisada na gramática na área de pontuação, assim como alguns exercícios rápidos para fixar seus princípios, e seus textos melhorarão prontamente.