A demarcação de terras e impactos na cultura indígena

  • 2

Após a substituição da escravidão indígena pela africana, os índios passaram a ser chamados de ”preguiçosos”, perdendo suas terras e sendo obrigados a seguir a cultura portuguesa. Ademais, no Brasil atual, eles se encontram novamente em risco, devido ao aumento dos garimpos ilegais e do agronegócio sobre terras demarcadas.

No período pré-colonial os índios foram a principal força de trabalho portuguesa, sendo mortos e escravizados pelas terras que ocupavam. Contudo, nos dias atuais, a demarcação de terras é feita pela FUNAI (Fundação nacional do índio), com o intuito de garantir a preservação e proteção das áreas ocupadas por eles.

Apesar disso, as áreas demarcadas não são totalmente respeitadas. Assim como divulgado pelo jornal nacional no ano de 2020, o aumento de garimpos ilegais e de conflitos com grileiros, tem causado a morte de chefes das comunidades que lutam contra os invasores, assim como no período colonial pela defesa das suas terras e cultura.

Diante do exposto, cabe ao Governo federal  maior destinação de verbas públicas a FUNAI, que aumentará a fiscalização das terras demarcadas, além de promover campanhas nas redes sociais e meios televisivos, com o intuito de alertar sobre a importância da cultura indígena na sociedade brasileira, visando desta forma garantir a preservação das terras demarcadas e da cultura dos povos indígenas do Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, Pedro.
    Senti falta uma tese mais forte e você poderia ter trazido uma contextualização mais consistente.
    A vírgula fez falta em alguns momentos.
    Desenvolveu pouco os parágrafos, explora mais a sua escrita. Sua redação precisa ser argumentativa.
    O repertório precisa ser produtivo no texto
    A sua proposta ficou genérica, tenta fugir um pouco do senso comum.
    Pedro, você tem uma linha de pensamento muito boa, mas lhe falta prática. Redação é treino.

    • 1
  2. Bom dia, Pedro! Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nesta redação.
    Acerca do primeiro parágrafo, não compreendi direito qual a relevância da menção a substituição da escravidão indígena pela africana. Isso não tem muito impacto na dominação de suas terras pelos europeus, pois suas terras foram dominadas bem antes desse fato. Do jeito que foi exposto, me pareceu que você quis dizer que por esse motivo (os índios serem substituídos por africanos) tem relação direta com a dominação de suas terras, o que está errado.
    De forma geral, acho que você deu ênfase demais na escravidão indígena. Na verdade, a escravidão deles foi um resultado da dominação de suas terras, já que o que sabemos de sua escravidão é que eles trabalharam na construção de estruturas em suas próprias terras. Enfim, para sua tese, a escravidão tem pouco impacto; como um adendo não há problema, mas achei a insistência em falar desse tema fora de foco.
    Além disso, achei seu repertório cultural fraco. Você pode acrescentar mais coisas que te ajudem a fortalecer sua argumentação.
    O segundo parágrafo não acrescenta em nada na redação. Foi puramente expositivo. Como você continua o raciocínio dele no parágrafo seguinte, minha sugestão seria juntar os dois parágrafos num maior e escrever outro parágrafo argumentando. Não vejo problema nisso pois sua redação está bem curta, então suponho que não prejudicaria seu texto ao adicionar mais coisas.
    Sua conclusão foi boa! De fato, a melhor parte do texto. A proposta aborda tudo que é preciso ser mencionado ao final de uma redação dissertativa.
    Enfim, gostei bastante da sua redação. Outro elogio é o fato de haverem pouquíssimos, se não nenhum, desvios gramaticais. Continue exercitando usa escrita e boa sorte nos estudos! ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.