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Redação sobre a importância da vacinação no Brasil
hellohgon
O texto, em geral, está legal. Apresenta apenas algumas irregulares de escrita (principalmente erros de acentuação). A contextualização, achei um pouquinho incoerente com o resto do texto, mas eu daria um 800 fácil. Acho que faltou investir um pouquinho na proposta de intervenção também. C1: 120 C2:Leia mais
O texto, em geral, está legal. Apresenta apenas algumas irregulares de escrita (principalmente erros de acentuação). A contextualização, achei um pouquinho incoerente com o resto do texto, mas eu daria um 800 fácil. Acho que faltou investir um pouquinho na proposta de intervenção também.
See lessC1: 120
C2: 160
C3: 200
C4: 160
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A problemática da evasão fiscal no Brasil
analuciaa
C1: 200 C2: 200 C3 : 120 C4:160 C5: 200 Total: 880 Adorei seu texto!! Você soube direcionar, sem enrolar. DISSERTOU MUITO BEM O TEMA, PORÉM CUIDADO COM O NUMERO DE LINHAS! NÃO SEI COMO ESCREVE, MAS SE FOR O ENEM DIGITAL, ATENTE-SE! Os pontos importantes, os comentários acima já pontuaram.
C1: 200
C2: 200
C3 : 120
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C5: 200
Total: 880
See lessAdorei seu texto!!
Você soube direcionar, sem enrolar.
DISSERTOU MUITO BEM O TEMA, PORÉM CUIDADO COM O NUMERO DE LINHAS! NÃO SEI COMO ESCREVE, MAS SE FOR O ENEM DIGITAL, ATENTE-SE!
Os pontos importantes, os comentários acima já pontuaram.
Soluções para o sistema carcerário no Brasil
analuciaa
Geovana, olha, não tenho nem o que falar. Poderia apontar erros , mas sairia mais errada ainda kkkk pois, não corrigiria como uma expert , oque no caso nem sou... Então, só lhe digo: você arrasou!!!! Parabéns! E continue escrevendo lindamente assim... Somente um professor qualificado mesmo, que podeLeia mais
Geovana, olha, não tenho nem o que falar. Poderia apontar erros , mas sairia mais errada ainda kkkk pois, não corrigiria como uma expert , oque no caso nem sou… Então, só lhe digo: você arrasou!!!! Parabéns! E continue escrevendo lindamente assim…
See lessSomente um professor qualificado mesmo, que poderia corrigir corretamente. No entanto, no que eu li já daria os 1000 pontos
Internet: a Cultura do Cancelamento
analuciaa
Olá! Não sou expert mas tentarei ajudar da melhor maneira! Uma coisa que reparei é na sua introdução é que faltou destacar os 2 problemas, um para ser discutido no D1 e outro no D2. Outrossim, não consigo encontrar sua tese. D1: uma dica é se puder sempre citar um fato, dado, pesquisa. Assim, você cLeia mais
Olá! Não sou expert mas tentarei ajudar da melhor maneira!
Uma coisa que reparei é na sua introdução é que faltou destacar os 2 problemas, um para ser discutido no D1 e outro no D2.
Outrossim, não consigo encontrar sua tese.
D1: uma dica é se puder sempre citar um fato, dado, pesquisa. Assim, você consegue comprovar sua idéia.
D2: Fico legal!!! Citou uma questão e relacionou a um pensamento de um filósofo.
Conclusão: faltou o “Como?” e o “para que?”
Como isso vai ser realizado?
Para que finalidade??
Sempre responda as perguntas:
Oque?
Quem?
Como ?
Para que?
Espero ter ajudado!!!
See lessEntraves da alfabetização digital na terceira idade
analuciaa
Olá! Não sou expert , mas a partir dos meus conhecimentos vou te ajudar! Enfim, gostei da temática e da sua defesa, mas acredito que na introdução falte os dois problemas, para que o corretor saiba do que você irá falar. É ótimo apontar isso! Segundo, toda intervenção tem quem? Oque? Como? E para quLeia mais
Olá! Não sou expert , mas a partir dos meus conhecimentos vou te ajudar!
Enfim, gostei da temática e da sua defesa, mas acredito que na introdução falte os dois problemas, para que o corretor saiba do que você irá falar. É ótimo apontar isso!
Segundo, toda intervenção tem quem? Oque? Como? E para que?
Sempre use essas perguntas para descrever uma solução.
No seu faltou o desenvolvimento da finalidade, ou seja o para que?
Olha sua oração está longa demais. É necessário sempre colocar um ponto (.)
See lessTipo nessa parte :
“O Ministério da Cidadania por meio da criação de uma programa de inclusão, promoverá, por todos os estados, aulas grátis para alunos com mais de 50 anos com o intuito de os ensinar a usar as diversas funções de computadores e smartphones, para evitar, assim, os entraves da alfabetização digital na terceira idade.”
Dê nota, urgente
analuciaa
Olá! Destaco aqui alguns pontos interessantes do seu texto, porém, não sou expert! Na introdução, procure sinônimo de indústria para não ficar muito repetitivo. Entretanto, a repetição pode acontecer mas deve estar entre 4 ou 3 linhas, eu acho. Eu acredito que na segunda parte da introdução ficariaLeia mais
Olá! Destaco aqui alguns pontos interessantes do seu texto, porém, não sou expert!
See lessNa introdução, procure sinônimo de indústria para não ficar muito repetitivo. Entretanto, a repetição pode acontecer mas deve estar entre 4 ou 3 linhas, eu acho.
Eu acredito que na segunda parte da introdução ficaria melhor com a troca do conectivo. Pois, ficaria mais conectado e claro. Por exemplo :
“Analogamente, a contemporaneidade,”
Mas ela está ótima! Bem alinhada.
D1: Quando você cita um filme ou qualquer série, para relacionar ao tema nunca utilize “dessarte” até porque ela dá ideia de conclusão e no sentido do tema, você quer é contextualizar e dar uma relação.
Logo, utilize nesse sentido / nesse viés / diante disso , ta bom?
Tirando isso, seu D1 está otimo!
D2: outro fator que reparei não só no D2 como em todo texto que você cita o “homem” . Não sei se você fala do “Homem” como o conjunto de toda espécie humana, ou do “homem” como do sexo masculino. Seria muito importante destacar isso. Até porque o seu tema fala sobre o “Homem”.
Fora isso tá legal.
Conclusão: Impecável! Respeitou as perguntas condizentes a intervenção.
Não sei dá nota, mas vamos lá!
C1: 200
C2: 200
C3 : 180
C4 : 160
C5 : 200
N : 940
Rafa, você é excelente e vai longe com toda certeza! Uma dica pra você arrasar mais do que arrasa, é baixar uma cartilha de redações nota mil, a partir dele eu me organizo e ainda uso alguns conectivos. Bjos!
Tema: Trabalho informal no Brasil
lanaP
Bom dia Raquel Dionísio! 1. No geral, percebo uma falta de organização estrutural da sua redação, lembre-se que os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos e, na sua redação, a conclusão se apresenta como o maior (o que é errado). Além disso, sua introdução e o desenvolvimento 1 parecem curtLeia mais
Bom dia Raquel Dionísio! 1. No geral, percebo uma falta de organização estrutural da sua redação, lembre-se que os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos e, na sua redação, a conclusão se apresenta como o maior (o que é errado). Além disso, sua introdução e o desenvolvimento 1 parecem curtos demais em relação aos outros parágrafos.
See less2. Introdução: Sugiro que utilize algum repertório sociocultural na sua introdução, além de te ajudar a argumentar, também te ajuda na competência 2. Na sua introdução, a tese deve estar explícita, ou seja, você deve colocar a sua opinião de forma subjetiva com dois argumentos, os dois argumentos serão desenvolvidos nos desenvolvimentos seguintes, isso é algo obrigatório então sugiro que pesquise mais a respeito.
3. Desenvolvimento 1: Erros ortográficos e gramaticais – vinhesse (a palavra não existe), ” chegando á atingir” – acento agudo utilizado de forma errada, “ao trabalho informal, avançou em grande escala” – sem necessidade da vírgula. Bom repertório (dados), no entanto, não está argumentativo, apenas expositivo. Gerundismo (ndo) – chegando, fazendo – evite ao máximo sua utilização.
4. Desenvolvimento 2: Erro gramatical – previdênciria e estado (que deve ser escrito com letra maiúscula quando representa o órgão governamental. Seu parágrafo não possui tópico frasal – pontos finais.
5. Conclusão: Sua conclusão apresenta mais de uma solução, isso não é obrigatório se a sua tese problematizar apenas um argumento, no entanto, você não fez uma tese, então não soube como melhorar o problema, visto que, a conclusão resolve os problemas citados na tese. Uma solução apresenta o agente, a outra não. Ambas apresentam o modo (o que será feito). Falta o meio (por qual meio a sua solução será feita), o detalhamento e a finalidade.
Logo, Competência 1: 80 (erros gramaticais, ortográficos, má utilização de tópicos frasais).
Competência 2: 80 (utilização de apenas um repertório (dados) + não argumentou o suficiente).
Competência 3: 120 (má organização do texto).
Competência 4: 40 (utilização de apenas 1 conectivo) – sugiro que a cada ponto final (lembre-se de coloca-lo) insira um conectivo, faça isso ao iniciar cada parágrafo também (menos o 1°).
Competência 5: 120 (falta de detalhamento e finalidade – resulta na perda de 80 pontos).
Total: 440 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
A progressiva marcha brasileira ao colapso ambiental
lanaP
Boa tarde FelipeReZ! 1. Notei que sua redação está bem grande, sugiro que você escreva em uma folha própria de redação para melhor se adequar à ela, caso já faça isso, desconsidere a sugestão. 2. Introdução: Na frase "respostas negativas. Visto que, ainda está presente no país" - não se deve colocarLeia mais
Boa tarde FelipeReZ! 1. Notei que sua redação está bem grande, sugiro que você escreva em uma folha própria de redação para melhor se adequar à ela, caso já faça isso, desconsidere a sugestão.
See less2. Introdução: Na frase “respostas negativas. Visto que, ainda está presente no país” – não se deve colocar um ponto final se não terminou sua argumentação, nota-se que ao colocar a pontuação você utiliza o conectivo “visto que”, no entanto, o conectivo dá a ideia de causa/consequência e nesse caso, sua utilização não é recomendada para iniciar uma nova argumentação. “conduzindo – inevitavelmente – consigo novas doenças” – cuidado ao utilizar o “traço”, ele é necessário quando o escritor deseja colocar um frase de sua opinião de forma subjetiva, não é recomendado para palavras soltas/advérbios: correção: conduzindo consigo, inevitavelmente, novas doenças.
3. Desenvolvimento 1: Cuidado com palavras repetidas de forma próxima: ” é inegável que o contexto supracitado” e “é inegável que a expansão exacerbada”, novamente em “à exacerbação do problema” e “expansão exacerbada “. Na frase “demandando, sim, ” – a vírgula não é necessária e o “sim” entra como confirmação, não como consequência, dessa forma, ficaria melhor se você utilizasse o “demandando assim”. A palavra “identificamos” dá o sentido de “nós”, a redação não deve ter a generalização pessoal, ela deve ser escrita em 3° pessoa. Boa argumentação, mas sugiro a utilização de palavras não tão conhecidas pode te ocasionar problemas, visto que, a leitura se torna cansativa, isso é apenas uma sugestão, não necessariamente você deve utilizar :).
4. Desenvolvimento 2: Gostei do parágrafo, simples, objetivo e além de tudo, de fácil compreensão. Apenas uma sugestão, não copie frases que já foram citadas: ” trazendo, consequentemente, consigo novas doenças”, caso queira enfatizá-las, reescreva de uma nova forma.
5. Conclusão: Olha, o seu “fruto do problema” citado foi “a não fiscalização das leis que objetivam proteger o meio ambiente”, na qual, as consequências foram “forçam a atração dos animais às grandes cidades”, nesse contexto, você deve solucionar o seu problema, visto que, dessa forma as consequências serão solucionadas. Em sua conclusão você solucionou as consequências, mas enquanto o fruto acontecer as consequências não irão se resolver. Dessa forma, você deve fazer com que as leis sejam fiscalizadas. No entanto, apresenta todos os meios de correção da competência 5, mas você perde ponto na competência 2, dado que demonstrou não entender/solucionar o real problema.
Logo, Competência 1: 160 pontos (utilização errônea de pontuação + utilização do traço responsável por separar frases e não palavras).
Competência 2: 160 pontos (não solucionou o real problema).
Competência 3: 200 pontos.
Competência 4: 160 pontos (palavras repetidas de forma próxima)
Competência 5: 200 pontos (no entanto, tome cuidado com a solução).
Total: 880 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
VALORIZAÇÃO DO SUS
lanaP
Boa tarde Emily Santos! 1. Introdução: Sua tese não está explícita e contêm apenas um argumento: consequência da desvalorização do SUS citado em "hospitais lotados, escassez de equipamentos e profissionais desqualificados". Ademais, foi uma boa introdução. 2. Desenvolvimento 1: Seu primeiro desenvolLeia mais
Boa tarde Emily Santos! 1. Introdução: Sua tese não está explícita e contêm apenas um argumento: consequência da desvalorização do SUS citado em “hospitais lotados, escassez de equipamentos e profissionais desqualificados”. Ademais, foi uma boa introdução.
See less2. Desenvolvimento 1: Seu primeiro desenvolvimento foi baseado acerca do desvio de verbas, no entanto, isso não consta na sua tese, o que é errado e te prejudica na competência 2. “visto que o mal funcionamento deste órgão, pode acarretar a morte de milhares de pessoas” – sem obrigatoriedade da vírgula, não separe o sujeito (órgão) do predicado (acarreta a morte de milhares). Tal erro se repete em ” trazendo prejuízo aos cidadãos, que são os que usufruem destes três pilares.” – correção: trazendo prejuízo aos cidadãos que usufruem destes três pilares. Sugiro que após cada ponto final você coloque um conectivo, as palavras que foram colocadas não funcionam com esse propósito, logo, você não pontua muito bem na competência 4.
3. Desenvolvimento 2: “que cometem erros constantemente com os pacientes,” – sua frase apresenta uma ambiguidade acerca da palavra “constantemente” – corrigindo: que cometem, constantemente, erros com os pacientes. “Outro fator é a super lotação dos hospitais” – o correto é “superlotação”. Na frase ” os pacientes são obrigados a ficarem nos corredores e até mesmo, chegam a óbito” – você misturou o futuro do subjuntivo (ficarem) com o presente (chegam), cuidado com essa troca próxima de flexação de verbos. Ademais, parágrafo bem argumentado, mas ao falar sobre o Coronavírus 2019 coloque este em seu nome oficial e não em abreviatura, caso queira, coloque esta em parênteses.
4. Conclusão: “O governo ” – qual governo? Lembre-se que é necessário a especificação do agente. Falta o meio, o detalhamento e a finalidade de ambas as propostas.
Logo: Competência 1 – 120 (erro ortográficos apresentados + erro gramatical “superlotação”).
Competência 2: 160 (não apresentou a má distribuição de verbas na tese – erro grave).
Competência 3: 200.
Competência 4: 120 (falta de conectivos ao decorrer da redação, sugiro que a cada ponto final você insira um conectivo e também no início do 2°, 3° e 4° parágrafo. OBS: sugiro a utilização de repertórios pelo menos em dois parágrafos).
Competência 5: 80 (falta de meio + detalhamento + finalidade + lembre-se que você deve resolver os problemas da tese, e a questão da verba não foi citada, logo, sua solução acerca se torna inválida).
Total: 680 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
Consumo de álcool pelos adolescentes.
lanaP
Boa noite Elianacust! 1. Gostaria de deixar claro que não corrigi nenhuma redação anterior, porém, há erros que merecem ser notados. Em geral, seus parágrafos estão bem curtos, sendo que o seu 1° desenvolvimento está extremamente pequeno, quando na verdade, deveria ser o maior (os desenvolvimentos dLeia mais
Boa noite Elianacust! 1. Gostaria de deixar claro que não corrigi nenhuma redação anterior, porém, há erros que merecem ser notados. Em geral, seus parágrafos estão bem curtos, sendo que o seu 1° desenvolvimento está extremamente pequeno, quando na verdade, deveria ser o maior (os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos).
See less2. Introdução: Sua introdução não apresenta a tese, você apenas acrescentou um repertório sociocultural e não desenvolveu sua tese. Além disso, sugiro que ao colocar algum repertório sociocultural, coloque-o entre aspas, para separá-lo da argumentação. “adolecentes” – erro gramatical. Excesso da palavra “álcool”, o que leva a entender que você não possui um vasto conhecimento linguístico.
3. Desenvolvimento 1: Lembre-se que a tese irá te guiar nos desenvolvimentos e quando você não a apresenta, seu texto perde a estrutura, foi exatamente isso que aconteceu no seu 1° desenvolvimento, você colocou o repertório mas não o dissertou-argumentou. Sugiro que neste parágrafo você desenvolva acerca dos frutos do problema.
4. Desenvolvimento 2: Você colocou dados estatísticos nos 3 primeiros parágrafos, a competência 2 avalia, principalmente, a utilização de “várias áreas do conhecimento”, além disso, utilizar dados estatísticos nos 3 primeiros parágrafos revela que você não possui domínio amplo de conhecimento, sugiro que alterne entre livros/filmes/séries/alusão histórica/músicas, ou que for de sua preferência.
5. Conclusão: Para que sua conclusão siga uma estrutura bem feita, deve conter em ordem, o agente (quem irá realizar a ação), o modo (o que será feito), meio (por qual meio será feito), detalhamento e finalidade (o que se espera com essa ação). A sua conclusão está desorganizada, desse modo, sem uma tese, sua proposta de intervenção perde a validade. Basicamente, a sua tese deve ser apresentada na introdução, deve conter dois argumentos (os quais serão desenvolvidos nos desenvolvimentos) e na conclusão, sua proposta de intervenção irá se basear em resolver os problemas da tese.
OBS: Sugiro que a cada parágrafo, no início, você coloque um conectivo, o mesmo vale para cada após de ponto final.
Logo, Competência 1: 120 pontos (alguns erros gramaticais, mas poucos, visto que sua redação está bem pequena para poder ser avaliada de acordo com o padrão + sua introdução não apresenta nenhum ponto final).
Competência 2: 80 pontos (3 parágrafos contendo dados estatísticos + falta de argumentação necessária + falta de tese).
Competência 3: 80 pontos (seus parágrafos estão curtos, faltam argumentação acerca da tese (que não está presente + falta de organização da conclusão).
Competência 4: 40 pontos (nenhum parágrafo contem conectivo no início + apenas 2 parágrafos apresenta conectivos após o ponto final (desenvolvimento 1 e 2).
Competência 5: 80 pontos (falta agente, meio, detalhamento e finalidade + sem a tese, a sua conclusão não pode ser feita, pois a proposta baseia-se na mesma).
Total: 400 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!