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A relação entre o individuo e a beleza na contemporaneidade
Laísramalhodeoliveira
Boa noiteee, concordo com a outra correção. Sugiro que vc treine a extrutura da redação como um todo. Adorei o uso dos repertórios. Se atente para os 5 elementos da conclusão, pois se conseguir colocar esses elementos, vc garante pontuação nessa competência. Ademais, adorei as ideias que vc levantouLeia mais
Boa noiteee, concordo com a outra correção. Sugiro que vc treine a extrutura da redação como um todo. Adorei o uso dos repertórios. Se atente para os 5 elementos da conclusão, pois se conseguir colocar esses elementos, vc garante pontuação nessa competência. Ademais, adorei as ideias que vc levantou, muito boas
See lessNovos modelos familiares (nota pfvr)
Laísramalhodeoliveira
Boa noiteee, não sou muito boa em correção de redação. Mas vou apontar algumas coisas: A introdução já começa muito boa. Só na parte "a popularidade dos novos modelos familiares não tornam mais fáceis o processo de aceitação da sociedade", parece que vc diz que só não há aceitação da sociedade pq osLeia mais
Boa noiteee, não sou muito boa em correção de redação. Mas vou apontar algumas coisas:
A introdução já começa muito boa. Só na parte “a popularidade dos novos modelos familiares não tornam mais fáceis o processo de aceitação da sociedade”, parece que vc diz que só não há aceitação da sociedade pq os novos modelos de famílias estão ficando populares. Eu entendi o que vc quis dizer, mas talvez foi uma interpretação errada minha kkkkkkk.
O desenvolvimento sempre precisa ter: Argumento, Repertório, Explicação e Conclusão, os três primeiros não necessariamente nessa ordem.
No seu D1, vc apresenta o repertório, da o argumento mas não o explica(dar mais informações sobre ele) e nem conclui o parágrafo (dizer o que o repertório ajudou na conclusão do seu argumento).
Considere a mesma dica para o D2.
Adorei o uso dos conectivos! Isso vai ajudar muito na competência. Mas tente trazer, na finalidade, coisas que vc já acordou no texto. Pois em nenhum momento vc sustentou a ideia de que “família é quem ama, independente do modelo”, essa frase não soa muito comum nos padrões de redação.
Ademais, adorei as ideias que vc apresentou, muito bom mesmo.
See lessValorização do esporte no desenvolvimento escolar
Laísramalhodeoliveira
Muito boa sua redação !!! Sou nova aqui na plataforma e não sei muito bem como corrigir. Mas adorei seus repertórios e citações. Gostei que na tese vc antecipou cada argumento do desenvolvimento. Só fiquei com medo da conclusão pq tá muuuuuito grande. Talvez a letra tão pequena possa atrapalhar a leLeia mais
Muito boa sua redação !!!
See lessSou nova aqui na plataforma e não sei muito bem como corrigir. Mas adorei seus repertórios e citações. Gostei que na tese vc antecipou cada argumento do desenvolvimento.
Só fiquei com medo da conclusão pq tá muuuuuito grande. Talvez a letra tão pequena possa atrapalhar a leitura do corretor. Mas vi que tem como resumir bem e dar uma enxugada nessas informações. Ademais sua redação é muuuuuito boa.
Evasão escolar no Brasil
Laísramalhodeoliveira
Boa tardee! Gostei muito da sua redação, amigo. Sou iniciante, mas vou tentar dar minha correção. Primeiramente, na introdução, sugiro que comece com uma estratégia de abertura usando outra área do conhecimento. Depois, relacione esse repertório com o tema, como vc colocou na primeira frase "CertameLeia mais
Boa tardee! Gostei muito da sua redação, amigo.
Sou iniciante, mas vou tentar dar minha correção.
Primeiramente, na introdução, sugiro que comece com uma estratégia de abertura usando outra área do conhecimento. Depois, relacione esse repertório com o tema, como vc colocou na primeira frase “Certamente o problema da evasão escolar no Brasil é extremamente importante..’ OK?
Mas deixe pra falar do governo no final da intro, pois ele pode ser colocado aqui: “Nesse sentido, medidas devem ser tomadas e analisadas pelo Governo Federal para que os alunos não abandonem o ensino.”
Nessa parte: ‘ Ademais, muitas dessas saídas do estudante da escola são motivas ora pela escola, ora pelas desigualdades sociais’. Quando vc cita dois tópicos assim, vc nos faz pensar que irá falar deles em cada parágrafo de desenvolvimento. Exemplo:
D1: Escola que influencia na saída dos alunos da escola.
D2: Desigualdades sociais que influenciam na saída dos alunos da escola.
Mas vc não deixou isso claro.
Então dou essa dica: Coloque na Introdução uma prévia do argumentos que vc usará no desenvolvimento
Adorei a citação de Elite, amo essa série!! kkkkk
Na conclusão, sempre coloque todos esses pontos:
Agente
Ação
Modo
Finalidade
Detalhamento
Não esqueça! Isso vai ajudar muito na pontuação.
See lessAdemais, adorei suas ideias da redação.
Os desafios da reciclagem no Brasil do século XXI (Não é Enem)
Laísramalhodeoliveira
Não sou muito boa em corrigir redações, até pq esse modelo é um pouco diferente. Mas gostei muito da sua redação, não conhecia esse tipo de redação. Adorei a citação do filme Wall-e. Cuidado com o fecha aspas. Sua tese concorda com o repertório e é muito boa. No D1, qual lei é deturbada? Ademais, adLeia mais
Não sou muito boa em corrigir redações, até pq esse modelo é um pouco diferente.
See lessMas gostei muito da sua redação, não conhecia esse tipo de redação.
Adorei a citação do filme Wall-e. Cuidado com o fecha aspas. Sua tese concorda com o repertório e é muito boa.
No D1, qual lei é deturbada?
Ademais, adorei sua escrita!
A evasão escolar em questão no Brasil
Laísramalhodeoliveira
Oii, sou estudante ainda, mas vou tentar dar minha avaliação. Na introdução, tente usar mais sinônimos, para substituição da palavra "importante", por exemplo. Adorei o tópico frasal na intro e a tese por contraste. Gostei de vc ter citado a gravidez na adolescência, que é uma triste realidade. Na cLeia mais
Oii, sou estudante ainda, mas vou tentar dar minha avaliação.
See lessNa introdução, tente usar mais sinônimos, para substituição da palavra “importante”, por exemplo. Adorei o tópico frasal na intro e a tese por contraste.
Gostei de vc ter citado a gravidez na adolescência, que é uma triste realidade.
Na conclusão, talvez dê pra vc detalhar melhor sobre as palestras.
Na conclusão, vc não retoma um repertório da introdução, e sim do desenvolvimento, achei diferente, gostei kkkkk
Ademais, adorei os argumentos que você usou.
Meios para a educação ambiental
Laísramalhodeoliveira
Bom, sou estudante e não sei muito como corrigir, mas segue minha avaliação: Adorei sua redação! Vc faz uma crítica, principalmente ao capitalismo, que influencia drasticamente no meio ambiente. A introdução atende ao tema, pois sua tese é por antecipação da proposta de intervenção, que é justamenteLeia mais
Bom, sou estudante e não sei muito como corrigir, mas segue minha avaliação:
Adorei sua redação! Vc faz uma crítica, principalmente ao capitalismo, que influencia drasticamente no meio ambiente.
See lessA introdução atende ao tema, pois sua tese é por antecipação da proposta de intervenção, que é justamente o que o tema fala -meios para…-
No tópico Frasal vc cita a ECO-92, o que é isso? talvez possa colocar uma breve explicação. Sei que é difícil por causa do espaço, mas pode ficar mais claro pro leitor.
Você traz bons repertórios na introdução e no desenvolvimento. Senti falta de um repertório no D2, mas acho que não é uma regra.
Sua conclusão traz o que se pede e termina brilhantemente retomando o tópico frasal.
Democratização do acesso ao cinema no Brasil
[email protected]
Oiiii, sua redação está muito bom. Pontuarei, alguns aspectos que pode ser melhorados com base em redações que faço (notas altas) e nas correções que recebo da minha plataforma. C1: 200 (Demonstrou bem o domínio da norma culta, porém preste um pouco mais de atenção nas repetições de palavras (p1: diLeia mais
Oiiii, sua redação está muito bom. Pontuarei, alguns aspectos que pode ser melhorados com base em redações que faço (notas altas) e nas correções que recebo da minha plataforma.
C1: 200 (Demonstrou bem o domínio da norma culta, porém preste um pouco mais de atenção nas repetições de palavras (p1: direito social; direito – p2: democracia;)
See lessC2: 120 (Desenvolveu o tema, mas deu umas escapadinhas durante o texto; faltou argumentar e aproveitar os repertórios )
C3: 120 (trouxe dados muito bons, mas faltou algum dado mais específico sobre cinema;),
C4: 160 ( usou bem os conectivos, mas faltou ligar alguns pontos e saber argumentar)
C5: 120 (Você não deixou muito claro os elementos da proposta de intervenção (Quem? O que? Meio? detalhe e o motivo.). Tente montar uma estrutura que eles fiquem em beeem a mostra, exemplo: …. Cabe ao Ministério da Cultura tornar os cinemas mais democrático na sociedade atual, por meio da realização de instalações de cinemas em comunidades com a ajuda dos governos municipais, que ofereçam entradas gratuitas ou até mesmo reduzidas para os espectadores, a fim de garantir que essa parte da população tenha lazer e cultura ….)
TOTAL: 720
Parabéns, sua redação foi muiiito boaaa, só faltou realmente argumentar mais. : )
O aumento de casos de ansiedade no Brasil. (Com nota pfvr <3)
Fryda
Olá Ana, vamos lá? C1_ 160 impõem * erro de concordância.Visto que a palavra se refere a famílias brasileiras. tenha como consequência vários * Erro de concordância. Consequência está se referindo a “ um transtorno" a fim* - gramática ensino do país, profissionais * retirar essa vírgula. Separa verbLeia mais
Olá Ana, vamos lá?
C1_ 160
impõem * erro de concordância.Visto que a palavra se refere a famílias brasileiras.
tenha como consequência vários * Erro de concordância. Consequência está se referindo a “ um transtorno”
a fim* – gramática
ensino do país, profissionais * retirar essa vírgula. Separa verbo e complemento.
C2- 120
Perfeita abordagem do tema! Falou sobre o tema de forma clara e objetiva, apresentou bem as teses e utilizou ótimos repertórios para embasamento, pertinentes ao tema; contudo, vc não fez uso produtivo do repertório. Falta de planejamento textual. APOSTE EM FAZER UM PROJETO DE TEXTO.
Ex: A série “13 reasons why” da “Netflix”, conta a história de Hannah Backer, uma adolescente que cometeu suicídio e gravou fitas explicando os motivos que levaram a garota a comenter o triste acontecimento, sendo alguns desses a depressão e a ansiedade que assolavam a vida da protagonista. Fora da ficção, no Brasil hodierno, vários são os casos semelhantes ao de Hannah que muitas vezes passam despercebidos ao olhos da sociedade, levando ao aumento de casos de ansiedade em todo o país. Logo, é imperioso analisar como a pressão constante imposta pelos familiares e a falta de apoio psicológico afeta o cotidiano dos jovens.( uma ideia de melhora para a introdução, não esta 100% mas notou a diferença ?)
UMA FORMA DE TORNAR SEU REPERTÓRIO PRODUTIVO É RETOMAR A IDEIA CENTRAL DELE ( PALAVRAS-CHAVE)
C3- 120
D1-
“ seja por arrumar emprego ou passar em um vestibular” – pq as familias impõem tais responsabilidades sobre os filhos? é uma questão com raízes mais profundas ? Como a desigualdade econômica ?
“a vários problemas tanto físicos quanto mentais” – quais seriam esses problemas físicos e mentais ? dê um exemplo de cada e estaria ótimo.
“Sua dedicação e compromisso diário se entrelaçam por várias questões que potencializam seu sentimento de incapacidade,” – várias questões ?Descreva! Como a familia contribui para esse sentimento de incapacidade? Não ficou claro! Seria o fato de a familiar julgar como errado tudo que o jovem faz?Não incentivando para que ele corra atrás de seus sonhos ou ainda, por ter de colocar necessidades básicas como a alimentação, saúde e moradia como prioridade sendo incubido ao jovem o cargo de trabalhador para sustentar a casa? Enfim… pense mais no assunto antes de escrever, selecione informações e faça uma uma espécie de funil , escolhendo as melhores e mais importantes para a sua argumentação.
D2-
“todas as especificações” – Quais especificações seriam essas ? Não entendi direito!
“ainda há pessoas que menosprezam o transtorno de ansiedade devido à falta de informação” – O que indica que elas menosprezam ? e pq pela falta de informação ? vc não fez um paralelo/uma ligação entre esse dois argumentos. Tá vendo como tem várias informações no seu texto que vc não desenvolve, deixando tal responsabilidade a cargo do corretor ? Isso não deve ocorrer, vc deve ser o mais clara possível naquilo que quer passar .
Em especial nesse parágrafo é claro que vc não planejou uma estrutura. Vc colocou um tópico frasal ( que poderia ter sido mais curto e melhor elaborado) e um repertório. E o restante do parágrafo ?Argumentação e fechamento crítico. Vc poderia ter desenvolvido melhor as informações não só nesse parágrafo, mas ao longo de todo o texto.
C4- 120
Apesar de apresentar ótimos conectivos no início dos seus parágrafos, ao longo da dissertação, entre os períodos, é evidente a falta de elementos que conectem o texto dando continuidade à escrita. Em todos os locais onde que sinal com (!) deveria ter sido colocado um conceito ou algum elemento de ligação para deixar o texto com maior fluidez.
Cuidado com a repetição de palavras ( ansiedade 4x )
Abuse dos conectivos, mas de forma moderada e correta. ;)
C5- 120
A proposta de intervenção respeita os direitos humanos e apresenta 3 dos 5 elementos exigidos; não estando presente na proposta o meio/modo e o detalhamento de um dos elementos da proposta.
Total- 640
Boa sorte, pratique e vc irá conseguir ! : )
See lessBjs!
A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores.
Fryda
Olá Ana, Vamos lá. Como o correção gramatical do Lucas.B foi excelente, concordo com todos os levantamentos feito por ele, não farei a correção gramatical do seu texto. Faça as correções sugeridas pelo Lucas e seu texto texto ficará ótimo e atente-se a esses mesmos erros para que eles não ocorram coLeia mais
Olá Ana,
Vamos lá. Como o correção gramatical do Lucas.B foi excelente, concordo com todos os levantamentos feito por ele, não farei a correção gramatical do seu texto. Faça as correções sugeridas pelo Lucas e seu texto texto ficará ótimo e atente-se a esses mesmos erros para que eles não ocorram com tanta frequência em seus textos. :)
Repetição das palavras fome, problema, desperdício/desperdiçar e do conectivo “de acordo com ” e ” por meio de ” ambos repetidos 2x. Cuidado com repetições de modo geral, elas custam 40 pontos na C4. Recorra ao uso de sinônimos, hipônimos e hiperônimos. Isso deixará o texto menos repetitivo e cansativo de se ler.
Logo, faz-se necessário evitar o desperdício nas casas com leis que controlem a quantidade e qualidade dos alimentos desperdiçados ( Aqui vc sugere uma outra ação com leis, mas não diz quem e nem como ela será aplicada) . A mídia( AGENTE) deve influenciar as pessoas a terem consciência do que jogam (AÇÃO) , por meio de propagandas informativas acerca do assunto ( MEIO/MODO) , uma vez que o corpo social são também responsáveis. Além disso, o governo(AGENTE) deve oferecer condições para que o cidadão tenha mais possibilidade de se auto sustentar(AÇÃO) por meio de trabalho e uma remuneração digna ( MEIO/MODO).
Como vc já sabe, a proposta de intervenção sozinha vale 200 pontos. Então ao invés de fazer várias propostas dispersas, foque em uma ou duas que solucione as duas teses que vc apresentou ao longo do seu texto. A proposta não precisa ser grande só deve ser completa. Foque nisso. Vc não precisa propor muitas formas para solucionar seu problema, seja direta e objetiva.
Com relação ao tema vc abordou ele de forma completa e fez uso de bons repertórios, pertinentes ao tema, contudo, vc não fez uso produtivo do seus repertórios em nenhum momento do texto. Por exemplo : “De acordo com o IBGE, 25,4% da população vive na linha da pobreza e o maior índice se dá no Nordeste onde 43,5% da população se enquadra na situação por falta de distribuição de renda e de educação.” Vc colocou esse dado no fim do D1, vc simplismente colocou ele lá e não fez mais nada com ele, parece que ele está lá a título de curiosidade, mas não! O repertório deve embasar a sua argumentação, dar veracidade àquilo que vc está dizendo. “De acordo com o IBGE, 25,4% da população vive na linha da pobreza” e aí ? qual a relação com tese que vc está defendo ? Vc deveria ter deixado claro, por mais que pareça óbvio, de exemplos; cite como a pobreza é geradora da fome, que as pessoas trabalham horas para conseguir um simples prato de comida( isso quando conseguem)…
No D2 eu senti falta da argumentação, vc colocou 2 repertórios ( dados estatísticos) e praticamente não argumentou nada. Eu recomendo que vc estabeleça uma estrutura para os desenvolvimentos contendo Tópico frasal, repertório, argumentação ( relacionada ao repertório) – a ordem entre argumento e repertório vc deve estabelecer a forma em que vc mais se identifica- e finalize com uma crítica acerca do asunto. O que está bem precário no seu texto, vc não realiza um fechamento dos parágrafos e deixa de lado a criticidade ( onde vc irá de fato expressar sua indignação em relação ao tema )
Falta explicar mais, dê mais exemplos do cotidiano ( exemplos curtos e diretos)
C1- 80 – Estrutura sintátiva deficitária e muitos desvios
C2- 160 – Abordagem completa do tema, repertório pertinente, mas sem uso produtivo)
C3- 120 Falta estabelecer uma melhor relação entre seus argumentos.
C4- 160 – Repetição de palavras e de conectivos
C5-120 – Ausência da finalidade e detalhamento da proposta de intervenção
Boa sorte, continue estudando!
Vc consegue : )
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