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Desafios para a valorização da herança africana no Brasil. – ENEM 2024
AdryelTheOne
C1 (Competência 1) – Nota: 160 Observações: A redação apresenta uma estrutura gramatical sólida, mas há alguns deslizes menores. "Desse modo, percebe-se que um Estado incapaz de implantar legislações eficazes acaba por suprimir direitos fundamentais do indivíduo." Essa frase poderia ser melhor articLeia mais
C1 (Competência 1) – Nota: 160
Observações: A redação apresenta uma estrutura gramatical sólida, mas há alguns deslizes menores.
“Desse modo, percebe-se que um Estado incapaz de implantar legislações eficazes acaba por suprimir direitos fundamentais do indivíduo.” Essa frase poderia ser melhor articulada, pois “desse modo” e “percebe-se” são termos um pouco redundantes aqui.
No trecho “sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino”, o termo correto é “Santo Tomás de Aquino”.
Em “a população que segue a herança africana”, a expressão pode soar imprecisa. Melhor seria “a população que preserva a herança africana” ou “a população afrodescendente.”
Dica: Evite redundâncias e garanta precisão nas expressões para melhorar a clareza do texto.
C2 (Competência 2) – Nota: 200
Observações: A citação de filósofos como John Locke, Santo Tomás de Aquino e Pitágoras demonstra repertório sociocultural diversificado e bem inserido no contexto do tema. As referências enriquecem o argumento e tornam o texto mais persuasivo.
C3 (Competência 3) – Nota: 160
Observações: A argumentação é coesa, mas poderia ser mais desenvolvida em alguns pontos:
No primeiro parágrafo, ao falar sobre a falta de leis, uma breve exemplificação de quais políticas públicas faltam para a valorização da cultura africana tornaria o argumento mais concreto.
A ideia de que atitudes preconceituosas são ensinadas em casa poderia ser ampliada, explorando como a educação formal e campanhas sociais podem mitigar esse efeito.
Dica: Expanda a análise para reforçar a relevância da proposta, conectando-a diretamente às consequências sociais da desvalorização cultural afro-brasileira.
C4 (Competência 4) – Nota: 180
Observações: Conectivos bem usados, o que torna o texto claro e bem articulado.
No entanto, algumas transições entre ideias poderiam ser mais fluidas. Por exemplo, ao introduzir Pitágoras, poderia ser utilizado um conectivo que indicasse continuidade ou reforço, como “da mesma forma” ou “além disso”.
Dica: Usar conectivos como “além do mais” e “nesse sentido” em transições ajudará a fazer o texto fluir ainda melhor.
C5 (Competência 5) – Nota: 200
Observações: A proposta de intervenção é completa e abrange a questão, com a ação (campanhas de conscientização e festivais culturais), o agente (Prestação de Contas da União e Governo Federal), e a finalidade (ensinar sobre cultura e consequências do preconceito). Está bem detalhada e viável, atendendo aos requisitos do ENEM.
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AdryelTheOne
C1 (Competência 1) – Nota: 160 Observações: O texto está bem escrito e apresenta poucos erros, mas há algumas falhas de acentuação e ortografia que podem ser corrigidas. Por exemplo: "inadimissível" deveria ser "inadmissível". Em "à todos os cidadãos", o correto é "a todos os cidadãos", sem o acentoLeia mais
C1 (Competência 1) – Nota: 160
Observações: O texto está bem escrito e apresenta poucos erros, mas há algumas falhas de acentuação e ortografia que podem ser corrigidas. Por exemplo:
“inadimissível” deveria ser “inadmissível”.
Em “à todos os cidadãos”, o correto é “a todos os cidadãos”, sem o acento grave.
Em “não sejam apagadas”, o verbo deveria estar na negativa, como “não sejam apagadas”.
Dica: Uma revisão cuidadosa antes de finalizar o texto ajudará a eliminar esses pequenos deslizes que podem comprometer a clareza.
C2 (Competência 2) – Nota: 200
Observações: Você utiliza referências pertinentes, como a obra de Saramago e a Constituição Federal de 1988, que reforçam a análise do tema. Essas referências estão bem alinhadas com a proposta de valorização da herança africana no Brasil.
A conexão entre o “apagamento cultural” e a crítica literária de Saramago é interessante e ajuda a dar profundidade ao texto.
C3 (Competência 3) – Nota: 160
Observações: O texto é bem equilibrado, mas a argumentação poderia ser mais desenvolvida. A tese não está claramente estabelecida, o que enfraquece o eixo central do texto.
Na introdução, a afirmação sobre o “apagamento da herança africana” poderia ser mais específica, mencionando o impacto desse apagamento na identidade cultural e no racismo estrutural, por exemplo.
O terceiro parágrafo aborda o apagamento cultural no âmbito digital, o que é uma boa ideia, mas poderia ser melhor explorado e ligado mais claramente ao objetivo geral do texto.
Dica: Para fortalecer a tese, você poderia explicitar logo na introdução quais aspectos da herança africana são mais apagados ou negligenciados no Brasil, como os valores religiosos, estéticos ou a influência na formação social e política.
C4 (Competência 4) – Nota: 180
Observações: Os conectivos são variados e bem utilizados, proporcionando uma boa articulação entre os parágrafos e mantendo a coesão do texto.
A frase “Dessa forma, é indispensável que tais contribuições sejam apagadas” parece ter uma falha de sentido; talvez quisesse dizer que tais contribuições “não sejam apagadas”.
Dica: Reforce a transição entre ideias principais e detalhes, como nos parágrafos de argumentação. Por exemplo, ao introduzir a Constituição, um conector como “conforme previsto” ou “em cumprimento à Constituição” ajudaria a ligação com a ideia anterior.
C5 (Competência 5) – Nota: 200
Observações: A proposta de intervenção está bem estruturada e detalhada, propondo medidas práticas, como palestras e workshops para promover o letramento cultural. A ideia de envolver o Ministério da Educação e implementar atividades que promovam a cultura africana é positiva.
A proposta atende aos requisitos do ENEM, incluindo uma ação, os agentes responsáveis (Ministério da Educação) e a finalidade.
Dica: Você poderia acrescentar o impacto positivo que essas medidas terão a longo prazo, enfatizando a importância de uma educação contínua e inclusiva.
860 – 900
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