Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Desafios e perspectivas do ensino à distância em tempos de isolamento social.
AdrielyVirtuoso
Vou colocar abaixo alguns pontos. A Constituição Federal, (Retire a vírgula) garante o (esse "o" não é necessário) acesso a recursos como saúde, lazer, alimentação e educação a todos os indivíduos de forma gratuita e igualitária. No entanto, no contexto da pandemia de 2020, a negligência de tal códiLeia mais
Vou colocar abaixo alguns pontos.
A Constituição Federal, (Retire a vírgula) garante o (esse “o” não é necessário) acesso a recursos como saúde, lazer, alimentação e educação a todos os indivíduos de forma gratuita e igualitária. No entanto, no contexto da pandemia de 2020, a negligência de tal código foi evidenciada, em destaque na área educacional. Nesse sentido, nota-se a falta de acesso aos meios tecnológicos, bem como despreparo dos discentes e docentes.
A princípio, vale destacar a dependência aos meios tecnológicos que ocorreu em virtude do cenário de isolamento social. A Quarta Revolução Industrial, caracteriza pela influência da internet na área industrial e social ainda não é concerta, apesar de sua acessão mostrar-se próxima. Todavia, o acesso aos meios necessários para tal mudança não é homogêneo, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos estudantes com rede de internet e aparelhos eletrônicos necessários para a aprendizagem (Contradição). Desse modo, evidencia-se uma fragilidade na inclusão digital, como também na garantia do direito à educação.
Ademais, a falta de acesso aos meios tecnológicos acarreta uma ineficiência no uso deles por parte dos alunos e profissionais da educação. Criada no período da Guerra Fria, a internet inicialmente havia apenas fins militares, sendo hoje presente nas mais diversas áreas. Apesar de ser inclusa na educação, através da modalidade EAD (Educação a Distância), a habilidade para o uso da internet e dos meios utilizados no ensino remoto não são presentes em todos os estudantes e educadores, tendo em vista a dificuldade para adaptação a esse novo modelo. Nesse viés, faz-se necessário medidas que corroborem com a mudança de tal contexto.
Infere-se, portanto, a clareza dos desafios presentes na modalidade de ensino remoto no contexto brasileiro. Logo, o Ministério da Educação, deve garantir a homogenEização do acesso aos meios tecnológicos como forma de não mais negligenciar a Constituição Federal. Tal ação, deve ocorrer por meio do mapeamento das áreas com maiores carências de acesso aOS aparelhos eletrônicos e A rede de internet, sendo ofertado as ( trocaria por “ofertando-o”, faltou o acento “às”) áreas em destaque ( “em destaque”? Isso ficou meio solto no texto.) lanhouses públicas e wifi livre, aliado a cursos de informática gratuitos. Assim, será possível minimizar os impactos das desigualdades no cenário educacional brasileiro.
Seu vocabulário é rico, porém, pode melhorar, não basta apenas usar da norma culta e deixar algumas coisas soltas pelo texto, acredito que faltaram dados e mais aprofundamento no assunto.
See less