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Os desafios da convivência familiar em tempos de pandemia
Abigail
Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema e foi usado de forma produtiva. Acho que ficaria melhor juntar a segunda e terceira frase para deixar a leitura mais fluida sem a interrupção do ponto final: "Fora da ficção, esse cenário não é o mesmo atualmente, visto que a importância daLeia mais
Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema e foi usado de forma produtiva. Acho que ficaria melhor juntar a segunda e terceira frase para deixar a leitura mais fluida sem a interrupção do ponto final: “Fora da ficção, esse cenário não é o mesmo atualmente, visto que a importância da família – base de uma sociedade – vem sendo esquecida, e essa situação aumentou durante a pandemia devido a certos fatores.” Para demonstrar que houve um bom planejamento de texto, é aconselhável apresentar na introdução os argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos.
See lessDesenvolvimento 1: Ao apresentar o tópico frasal, você poderia ter sido mais específica e deixado claro quais são os problemas que a pandemia provocou, assim o texto não pareceria superficial. Evite a repetição de termos (problemas). O repertório tem relação com o tema, mas não foi bem aproveitado, já que você apenas citou os dados. Achei que o parágrafo ficou muito descritivo e pouco argumentativo, procure expor indiretamente sua opinião em relação ao problema.
Desenvolvimento 2: O tópico frasal e o repertório foram bem apresentados. Só achei que o parágrafo ficou meio curto, o que fez com que outras questões sobre o tema não fossem exploradas; você poderia citar, por exemplo, a relação entre os pais e os filhos que estudaram em casa com o EAD, e sobre como a violência doméstica aumentou durante a pandemia.
Conclusão: A primeira proposta de intervenção está completa com os 5 elementos. Há alguns erros de escrita: deve (dever) e continuara (continuará).
Nota: 880
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Tema: O abuso sexual infantil em questão no Brasil.
Abigail
Introdução: Achei que o repertório não foi bem relacionado ao tema; para fazer um uso mais produtivo, você poderia escrever porque o pensamento do filósofo não é visto no Brasil, ou seja, quais direitos estão sendo negados às crianças. O tema e os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimenLeia mais
Introdução: Achei que o repertório não foi bem relacionado ao tema; para fazer um uso mais produtivo, você poderia escrever porque o pensamento do filósofo não é visto no Brasil, ou seja, quais direitos estão sendo negados às crianças. O tema e os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos foram apresentados, o que contribui para o projeto de texto.
See lessDesenvolvimento 1: O tópico frasal introduziu de forma concisa o que será abordado no parágrafo. O repertório sociocultural é pertinente e foi feito um uso produtivo. Achei que o parágrafo ficou meio repetitivo, já que só é abordado que o silenciamento gera desinformação, mas não explica como a falta de informação contribui para a problemática. Você poderia escrever, por exemplo, sobre como a maioria dos abusos são cometidos por pessoas da própria família da vítima, de forma que é importante que professores e outras pessoas percebam os sinais da ocorrência de tal crime e o denunciem. O parágrafo ficou mais expositivo que argumentativo, procure dar mais autoria ao texto inserindo indiretamente sua opinião.
Desenvolvimento 2: Você cita uma informação (…o número de denúncias e casos solucionados é inversamente …), mas não indica a fonte. Assim como o parágrafo anterior, esse ficou muito expositivo, tente argumentar mais e procure desenvolver as ideias expostas para dar progressão ao texto e não deixá-lo superficial.
Conclusão: A primeira proposta de intervenção apresenta os 5 elementos.
Nota: 880
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Descarte de medicamentos de forma inadequada no Brasil
Abigail
Introdução: O tema foi apresentado e problematizado. Os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos foram inseridos, o que contribui para o projeto de texto. Por uma questão de organização, para deixar a leitura mais fluida sem tantas vírgulas, acho que ficaria melhor ter dividido a seguLeia mais
Introdução: O tema foi apresentado e problematizado. Os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos foram inseridos, o que contribui para o projeto de texto. Por uma questão de organização, para deixar a leitura mais fluida sem tantas vírgulas, acho que ficaria melhor ter dividido a segunda frase em duas: “…é mister ações de mitigação. Acerca disso, tal realidade está acontecendo no país por duas causas principais:…”.
Desenvolvimento 1: O tópico frasal resumiu bem o que será abordado no parágrafo. Na segunda frase, ao usar o “seja” faltou você dar continuidade a ideia: “Tal descaso do Estado ocorre seja por _____________ ou por _______________.” Foi feito um uso produtivo do repertório sociocultural. A terceira frase ficou bem longa, prefira usar períodos mais curtos para não deixar a leitura complicada. Você cita “políticas públicas energéticas”, mas não entendi a relação disso com o problema do descarte de medicamentos, o mais adequado seria algo relacionado ao tratamento das águas e do lixo. Para encerrar o parágrafo, é aconselhável fazer uma breve conclusão do que foi escrito.
Desenvolvimento 2: Acho que ficaria melhor terminar a citação com um ponto e iniciar uma nova frase: “… humana. Nessa perspectiva,…”. O parágrafo em nenhum momento cita a questão dos medicamentos ou como a população contribui para esse impasse (talvez descartando medicamentos em vasos sanitários), e isso acabou deixando essa parte do texto superficial.
Conclusão: O certo seria: “…tendo em vista o…”. O Enem exige uma proposta de intervenção com 5 elementos: agente, ação, modo, finalidade e detalhamento. Como você colocou três agentes e três ações no início, deu a impressão de que iam ser apresentadas três propostas distintas. Apesar de ter apresentado os 5 elementos, recomendo você colocar uma proposta completa com um agente sozinho ou em parceria com outro, e em seguida (se precisar) outra proposta que não precisa ter os 5 elementos.
Nota: 900
See lessCompetência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4:180
Competência 5: 200
COMBATE A VIOLÊNCIA POLICIAL NO SÉCULO XXI
Abigail
Introdução: A segunda frase ficou bem longa, prefira usar períodos mais curtos para facilitar a leitura e evitar que as ideias fiquem confusas. Em "combate à violência" deve usar crase. "Entrave" é um substantivo masculino, então o correto seria: "esse entrave é marcado...". Você fez um uso produtivLeia mais
Introdução: A segunda frase ficou bem longa, prefira usar períodos mais curtos para facilitar a leitura e evitar que as ideias fiquem confusas. Em “combate à violência” deve usar crase. “Entrave” é um substantivo masculino, então o correto seria: “esse entrave é marcado…”. Você fez um uso produtivo do repertório. Achei que a frase: “Assim, torna-se claro que esse panorama…” meio desnecessária, já que na frase seguinte você também aponta o Estado como agravante do problema. Evite repetir palavras: “sociedade”, use sinônimos. Foram apresentados os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes, o que contribui para o projeto de texto.
See lessDesenvolvimento 1: O tópico frasal apresentou a ideia que será abordada e o repertório sociocultural foi bem usado. Nesse caso: “atenção às pessoas” não se usa crase. Há um erro de concordância em “notá-las”, o certo seria “notá-lo”, já que o sujeito é o substantivo problema. Achei que o parágrafo ficou muito expositivo, para dar mais autoria ao texto procure expor mais sua opinião em relação à problemática.
Desenvolvimento 2: Em relação ao parágrafo anterior, nesse você já argumentou mais e o texto não ficou tão expositivo. O repertório foi bem utilizado. Para encerrar os desenvolvimentos, é aconselhável fazer um conclusão do que foi escrito.
Conclusão: Acho que você quis dizer: “a adoção de medidas capazes de combater a mazela descrita.”, e não “assegurar”. Como são dois ministérios diferentes, o correto seria: “Ministério da Educação e o da Justiça”. A primeira proposta de intervenção está bem completa e detalhada.
Nota: 900
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 140
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Geração de Quase Visionários
Abigail
Introdução: O correto seria: "A grande facilidade de acesso à informação", faltou você escrever "acesso" e o sinal da crase é virado para o lado oposto. O problema e os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes foram apresentados, o que contribui para o projeto de texto. SentiLeia mais
Introdução: O correto seria: “A grande facilidade de acesso à informação”, faltou você escrever “acesso” e o sinal da crase é virado para o lado oposto. O problema e os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes foram apresentados, o que contribui para o projeto de texto. Senti falta de conectivos entre as frases; conjunções como: “nesse sentido”, “dessa forma”, são importantes para relacionar as ideias.
See lessDesenvolvimento 1: Para iniciar os parágrafos de desenvolvimento, é aconselhável usar algum conectivo. Evite usar expressões coloquiais: “está fazendo tudo de forma corrida”, prefira termos mais adequados à norma padrão, como: “vive em um ritmo acelerado”. O verbo preferir tem a regência: preferir uma coisa a outra, então o correto seria: “preferindo o superficial ao profundo”. Depois do tópico frasal, você apresenta exemplos de como o problema ocorre, mas devido à falta de conectivos, as informações não parecem ter relação entre si. Também achei que, exceto pela última frase, o parágrafo ficou muito expositivo, procure dar mais autoria ao texto expondo indiretamente sua opinião em relação à problemática.
Desenvolvimento 2: O Enem exige o uso de elementos coesivos no início de pelo menos dois parágrafos. Novamente, evite o uso de expressões coloquiais: ” muda de opinião como se fosse roupa”, prefira, por exemplo: “muda de opinião rapidamente”. Nesses casos, o “se” vem após o verbo: “tornou-se”, “tornaram-se”. Achei que o parágrafo ficou muito descritivo e as ideias não foram bem conectadas. No Enem, você precisa usar pelo menos um repertório sociocultural (dados, citações, alusões históricas) de forma produtiva para comprovar seus argumentos.
Conclusão: Como você disse que essa é uma redação que não precisa de proposta de intervenção, achei que resumiu bem o que foi abordado no texto. Faltou uma vírgula em: “Logo,”.
Já que não é uma dissertação modelo Enem, não posso avaliar com as 5 competências, então só vou pontuar algumas observações:
Use mais conectivos para que as ideias estejam bem relacionadas entre si e sigam uma progressão lógica.
Evite expressões coloquiais.
Para dar mais autoria ao texto, use adjetivos e expressões como: “é imprescindível”, “cabe ressaltar”, “é intolerável”.
Invisibilidade do idoso no Brasil
Abigail
Introdução: Para evitar repetir duas vezes a palavra "avanços", você poderia ter escrito: "Com o advento da Revolução Industrial, vários avanços importantes assolaram a sociedade moderna, um deles foi o da medicina". Como não há nenhum conectivo entre a primeira frase e a segunda, elas ficaram meioLeia mais
Introdução: Para evitar repetir duas vezes a palavra “avanços”, você poderia ter escrito: “Com o advento da Revolução Industrial, vários avanços importantes assolaram a sociedade moderna, um deles foi o da medicina”. Como não há nenhum conectivo entre a primeira frase e a segunda, elas ficaram meio soltas no texto; você poderia ter usado “nesse sentido”, por exemplo. O tema e os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes foram bem apresentados, o que demonstra que houve um planejamento de texto.
See lessDesenvolvimento 1: O tópico frasal resumiu bem a ideia que será apresentada. A citação é pertinente ao tema, mas achou que faltou desenvolver melhor uma argumentação a partir disso, e para encerrar o parágrafo é aconselhável concluir a ideia que você construiu.
Desenvolvimento 2: Para evitar repetir “de acordo”, use algum sinônimo, como “segundo”. Como o parágrafo não ficou muito longo, acho que você poderia ter explorado mais o assunto.
Conclusão: No lugar de “através”, que deve ser usado quando uma coisa literalmente atravessa outra, use “mediante” ou “por meio de”. Na primeira proposta de intervenção, faltou mais detalhamento e para mim a finalidade não foi apresentada de forma tão explícita (para deixar mais claro, use “com o fito de” ou “para”. Na segunda proposta, faltou como isso vai ser feito.
Nota: 880
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Os desafios no processo de alfabetização no Brasil
Abigail
Introdução: O repertório sociocultural foi bem inserido e relacionado ao tema. Há um erro de concordância: como o núcleo do sujeito é "desafios", o verbo deveria ficar no plural: "impossibilitam". O tema e os dois argumentos que serão abordados nos desenvolvimentos foram bem apresentados, o que demoLeia mais
Introdução: O repertório sociocultural foi bem inserido e relacionado ao tema. Há um erro de concordância: como o núcleo do sujeito é “desafios”, o verbo deveria ficar no plural: “impossibilitam”. O tema e os dois argumentos que serão abordados nos desenvolvimentos foram bem apresentados, o que demonstra que houve um bom planejamento de texto.
See lessDesenvolvimento 1: A segunda frase ficou bem longa, o que dificultou um pouco a fluidez da leitura. O uso de ” muitas delas”, apesar de pelo contexto ser possível entender que se refira às crianças e aos adolescentes, cria um dupla interpretação já que “instituições” também está no feminino e no plural. Para relacionar melhor as frases, use mais conectivos.
Desenvolvimento 2; O parágrafo foi bem estruturado, mas no final, é aconselhável fazer um resumo do que foi escrito, e não acrescentar informações novas.
Conclusão: A proposta de intervenção apresenta os 5 elementos e está bem detalhada.
Nota: 940
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Combate ao Fumo: Autoritarismo ou Dever do Governo?
Abigail
Introdução: A alusão histórica foi bem inserida, mas acho que poderia ter sido feita de uma forma mais sucinta. Faltou a problematização da tese (caso seja uma redação modelo enem, sempre é cobrado um problema, que precisa estar claro na introdução). No final do parágrafo, ao escrever: "... os fatorLeia mais
Introdução: A alusão histórica foi bem inserida, mas acho que poderia ter sido feita de uma forma mais sucinta. Faltou a problematização da tese (caso seja uma redação modelo enem, sempre é cobrado um problema, que precisa estar claro na introdução). No final do parágrafo, ao escrever: “… os fatores que levaram a mudança…”, como disse o comentário acima, foge do tema. Seria mais adequado escrever duas causas que influenciam as pessoas a começarem a fumar ou a continuarem como fumantes, por exemplo.
See lessDesenvolvimento 1: Para iniciar o parágrafo, use algum conectivo, como: “Em primeiro lugar”. Você apresentou um dado, mas não citou a fonte. A primeira frase ficou bem longa, seria melhor dividí-la em duas menores, para facilitar a leitura. O parágrafo ficou muito expositivo, procure dar mais autoria a seu texto.
Desenvolvimento 2: Para iniciar o parágrafo use algum conectivo, como: “Ademais”, “Outrossim”. Faltou algum dado ou citação para comprovar seus argumentos e, assim como no anterior, ficou expositivo. Acho que ficaria melhor usar “os quais” em “onde somente…”, uma vez que “onde” dá ideia de lugar. Para encerrar o parágrafo é melhor fazer uma breve conclusão do que foi escrito.
Conclusão: A proposta de intervenção apresenta bem os 4 elementos, mas o detalhamento não ficou muito desenvolvido e não é aconselhável o uso de gerúndio (conscientizando).
Nota: *Não sei se o seu texto todo receberia 0 por ser muito expositivo ou se só perderia muitos pontos nas competências 2 e 3, mas avaliei como se ele fosse pontuado. 560
Competência 1: 160
Competência 2: 0
Competência 3: 80
Competência 4: 160
Competência 5: 160
A importância do reconhecimento das novas famílias brasileiras
Abigail
Introdução: A alusão histórica foi bem colocada, mas faltou deixar claro a problematização do tema. O primeiro argumento citado: "grande número dessas famílias" não representa em si um problema, então acho que ficaria melhor ter escolhido apresentar alguma causa para o preconceito, como por exemplo,Leia mais
Introdução: A alusão histórica foi bem colocada, mas faltou deixar claro a problematização do tema. O primeiro argumento citado: “grande número dessas famílias” não representa em si um problema, então acho que ficaria melhor ter escolhido apresentar alguma causa para o preconceito, como por exemplo, a lenta mudança da mentalidade social.
See lessDesenvolvimento 1: O parágrafo ficou muito expositivo e um pouco repetitivo, já que se refere apenas às formas como essas novas famílias podem ser constituídas. No final do parágrafo, recomendo que faça uma conclusão do que foi escrito.
Desenvolvimento 2: Esse parágrafo foi bem desenvolvido. Entre todas as frases do texto, procure usar um conectivo para relacionar todas as suas ideias.
Conclusão: A proposta de intervenção está bem completa.
Nota: 880
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Os desafios para combater a pirataria digital no Brasil no século XXI.
Abigail
Introdução: A alusão histórica foi bem inserida e relacionada ao tema, você problematizou e deixou claro os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes. A última frase ficou um pouco desconectada do resto, recomendo o uso de algum conectivo, como: "Nesse sentido". Acho que faltaLeia mais
Introdução: A alusão histórica foi bem inserida e relacionada ao tema, você problematizou e deixou claro os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes. A última frase ficou um pouco desconectada do resto, recomendo o uso de algum conectivo, como: “Nesse sentido”. Acho que faltaram vírgulas em: “No contexto atual, essa ideia…” e “Essa prática, apesar de criminosa, traz benefícios …”.
See lessDesenvolvimento 1: Você apresentou suas ideias de forma muito clara e concisa e relacionou as frases com um sequenciamento lógico. Só senti falta de algum dado estatístico ou citação para comprovar seus argumentos.
Desenvolvimento 2: Tente não repetir palavras, como “ideia” e “pirataria”, procure usar sinônimos ou retomar o termo de outra forma. As frases ficaram meio soltas no parágrafo, você poderia usar conectivos como: “Sob tal perspectiva”, “destarte”, “logo”. Há alguns erros de concordância na frase: “O motivo do público da pirataria ser difundida (difundido) e composta (composto) de( ) principalmente por pessoas com menor condição financeira…”.
Conclusão: Nas duas propostas de intervenções faltou como isso vai ser feito. Acho que há ausência de vírgulas em : “de forma correta e efetiva, primeiramente é preciso que o Estado, em especialmente (especial) o ministério da Economia, em conjunto com o ministério da Cidadania, …”.
Nota: 880
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 160