Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Evasão escolar

Evasão escolar

Texto 1

Evasão escolar: i) O mesmo que deserção escolar. 1. Fenômeno que expressa o número de educandos de um grau de ensino ou de uma série escolar, que abandonam definitiva ou temporariamente a escola (México, 1969); ii) Pessoa que se afastou do Sistema de Ensino, por haver abandonado o estabelecimento, do qual era aluno frequente, sem solicitar transferência. Educandos que por razões financeiras de inadaptação, entre outras, não completaram um determinado período de formação. A Evasão escolar ocorre por motivos geralmente atribuídos às dificuldades financeiras, ao ingresso prematuro no mercado de trabalho, à troca de domicílio, à doença, à falta de interesse do aluno ou de seus responsáveis, às dificuldades de acesso à escola, aos problemas domésticos, à separação dos pais ou à reprovação do aluno (I GLOSED); iii) Sérgio G. Duarte caracteriza a evasão como uma expulsão escolar, porque a saída do aluno da escola não é um ato voluntário, mas uma imposição sofrida pelo estudante, em razão de condições adversas e hostis do meio (cf. DBE, 1986); iv) A grande maioria dos estudantes evadidos deixa a escola no segundo semestre por se considerar incapaz de passar de ano (Fontes em educação, O que é…? COMPED, 2001). Abandono escolar: Abandono de curso ao término de um ano letivo. Desistência de atividades escolares por parte do aluno. A desistência supõe afastamento do estabelecimento de ensino, não-atendimento às exigências de aproveitamento e de assiduidade e não solicitação de transferência para outro estabelecimento (cf. I GLOSED) (Disponível em SILVA FILHO e ARAUJO. Evasão escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. In: Educação Por Escrito, 2017)

 

Texto 2

A MULTIDÃO DE FORA O PREÇO DA EVASÃO: valores anuais

Um em cada três estudantes pode abandonar as aulas

10,3 milhões

total de jovens entre 15 e 17 anos no Brasil

3,4 milhões

podem não concluir o Ensino Médio

1,5 milhão

Não se matricula

1,2 milhão

Reprovado

700 mil

Abandonam

100 bilhões*

custo com a evasão

18 bilhões*

custo para acabar com a evasão

Gastos ao longo da vida com cada um que não se forma (em R$)

18 mil

Custos com violência

28 mil

Custo com saúde

48 mil

Perda de investimento no trabalho

(Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/10566/o-abandono-que-envergonha-o-brasil. Acesso em 07 de set. 2020)

 

Texto 3

“Larguei duas vezes por causa do trabalho”
RENATO, 26 anos, ex-aluno da rede pública em São Paulo (SP)

Sou filho de mãe faxineira e pai pedreiro. Eu e meus quatro irmãos sempre precisamos trabalhar para ajudar nas despesas da casa. No 1º ano do Ensino Médio, arranjei um emprego como frentista e não consegui conciliar trabalho e estudo. Abandonei pela primeira vez, voltei cerca de um ano depois e entrei no pet shop em que estou até hoje. Ganho 1.430 reais por mês e em algumas semanas trabalho de segunda a segunda. Fiquei sem estudar até que minha namorada me incentivou. Prestei o Encceja neste ano. Estou esperando o resultado. Se me arrependo de largar a escola? Oxi! Até hoje minha mãe briga comigo. Diz que foi a pior coisa que fiz na vida. Meus quatro irmãos terminaram o Médio. Dois querem fazer faculdade. (Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/10566/o-abandono-que-envergonha-o-brasil. Acesso em 07 de set. 2020.)

Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira

Conteúdo relacionado

1 Comment

Comente