Texto 1
Evasão escolar: i) O mesmo que deserção escolar. 1. Fenômeno que expressa o número de educandos de um grau de ensino ou de uma série escolar, que abandonam definitiva ou temporariamente a escola (México, 1969); ii) Pessoa que se afastou do Sistema de Ensino, por haver abandonado o estabelecimento, do qual era aluno frequente, sem solicitar transferência. Educandos que por razões financeiras de inadaptação, entre outras, não completaram um determinado período de formação. A Evasão escolar ocorre por motivos geralmente atribuídos às dificuldades financeiras, ao ingresso prematuro no mercado de trabalho, à troca de domicílio, à doença, à falta de interesse do aluno ou de seus responsáveis, às dificuldades de acesso à escola, aos problemas domésticos, à separação dos pais ou à reprovação do aluno (I GLOSED); iii) Sérgio G. Duarte caracteriza a evasão como uma expulsão escolar, porque a saída do aluno da escola não é um ato voluntário, mas uma imposição sofrida pelo estudante, em razão de condições adversas e hostis do meio (cf. DBE, 1986); iv) A grande maioria dos estudantes evadidos deixa a escola no segundo semestre por se considerar incapaz de passar de ano (Fontes em educação, O que é…? COMPED, 2001). Abandono escolar: Abandono de curso ao término de um ano letivo. Desistência de atividades escolares por parte do aluno. A desistência supõe afastamento do estabelecimento de ensino, não-atendimento às exigências de aproveitamento e de assiduidade e não solicitação de transferência para outro estabelecimento (cf. I GLOSED) (Disponível em SILVA FILHO e ARAUJO. Evasão escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. In: Educação Por Escrito, 2017)
Texto 2
A MULTIDÃO DE FORA | O PREÇO DA EVASÃO: valores anuais |
Um em cada três estudantes pode abandonar as aulas 10,3 milhões total de jovens entre 15 e 17 anos no Brasil 3,4 milhões podem não concluir o Ensino Médio 1,5 milhão Não se matricula 1,2 milhão Reprovado 700 mil Abandonam |
100 bilhões* custo com a evasão 18 bilhões* custo para acabar com a evasão Gastos ao longo da vida com cada um que não se forma (em R$) 18 mil Custos com violência 28 mil Custo com saúde 48 mil Perda de investimento no trabalho |
(Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/10566/o-abandono-que-envergonha-o-brasil. Acesso em 07 de set. 2020)
Texto 3
“Larguei duas vezes por causa do trabalho”
RENATO, 26 anos, ex-aluno da rede pública em São Paulo (SP)
Sou filho de mãe faxineira e pai pedreiro. Eu e meus quatro irmãos sempre precisamos trabalhar para ajudar nas despesas da casa. No 1º ano do Ensino Médio, arranjei um emprego como frentista e não consegui conciliar trabalho e estudo. Abandonei pela primeira vez, voltei cerca de um ano depois e entrei no pet shop em que estou até hoje. Ganho 1.430 reais por mês e em algumas semanas trabalho de segunda a segunda. Fiquei sem estudar até que minha namorada me incentivou. Prestei o Encceja neste ano. Estou esperando o resultado. Se me arrependo de largar a escola? Oxi! Até hoje minha mãe briga comigo. Diz que foi a pior coisa que fiz na vida. Meus quatro irmãos terminaram o Médio. Dois querem fazer faculdade. (Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/10566/o-abandono-que-envergonha-o-brasil. Acesso em 07 de set. 2020.)
Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
Consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira
Quer ter sua redação corrigida?
Kleverson Silva
.